Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Ampliação da Creche Escola de Afogados reforça rede de educação infantil do Recife

Com investimentos na ordem de R$ 779 mil, a unidade de ensino terá capacidade de atender cerca de 203 estudantes, podendo chegar a até 260 crianças

O prefeito do Recife, João Campos, visitou nesta quinta-feira (8) a ampliação da Creche Escola Municipal de Afogados, localizada na Rua Cerro Negro, no bairro de Afogados, Zona Oeste da cidade. A intervenção integra o conjunto de investimentos da Prefeitura do Recife voltados à ampliação da oferta de vagas na educação infantil e à qualificação da infraestrutura das unidades de ensino da rede municipal.

Em sua fala, o prefeito destacou a ampliação da capacidade da unidade e o impacto direto na oferta de vagas. “Hoje estamos entregando a ampliação de uma creche em Afogados. Foram construídas quatro novas salas e, anteriormente, já havíamos feito outras duas. Esta é a segunda expansão da unidade. Com isso, ampliamos a capacidade de atendimento de 170 para 260 alunos, um aumento de mais de 50% nas vagas existentes”, afirmou João Campos.

O gestor também contextualizou a ampliação dentro da política municipal de expansão da educação infantil. “Quando assumi a prefeitura, nossa rede contava com 87 creches; hoje já são 187, ou seja, 100 novas creches na cidade. Além disso, 41 bairros já contam com creches novas ou com unidades que passaram por ampliação. Isso representa sair do discurso e colocar em prática. Por isso, chegamos à marca de mais de 18 mil alunos que serão matriculados a partir de fevereiro deste ano. Estamos muito próximos de atingir o triplo de vagas em creches, que foi o nosso compromisso. Vamos cuidar do que já temos, construir novos equipamentos e garantir a manutenção das obras, como estamos fazendo aqui”, completou.

Com investimento na ordem de R$ 778.597,41 (setecentos e setenta e oito mil quinhentos e noventa e sete reais e quarenta e um centavos), a Creche Escola Municipal de Afogados tem capacidade para atender cerca de 203 estudantes, podendo chegar a até 260 crianças, do berçário aos grupos I ao V. A ampliação permitirá a expansão do atendimento à educação infantil no bairro, oferecendo um espaço mais moderno, amplo e confortável para estudantes, famílias e profissionais da educação.

A proposta de ampliação contemplou a construção de dois novos blocos, integrados à edificação existente por meio de circulações cobertas. O primeiro bloco é composto por duas novas salas de aula e circulação de acesso. Já o segundo bloco conta com mais duas salas de aula, dois banheiros infantis e um sanitário acessível, garantindo o cumprimento das normas de acessibilidade.

O terreno da unidade possui área total de 1.557,83 m². A área construída existente era de 785,45 m² e recebeu uma ampliação de 204,29 m². Com a conclusão da obra, a creche passou a contar com uma área total construída de 989,74 m².

As novas áreas incluem quatro salas de aula, cada uma com 30 m², dois banheiros infantis, um sanitário acessível e duas novas circulações cobertas, ampliando a funcionalidade e o conforto dos espaços pedagógicos.

A obra teve Ordem de Serviço assinada em 27 de novembro de 2023, com início dos trabalhos em 4 de dezembro do mesmo ano, e foi concluída no final de janeiro de 2025. O investimento reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria da infraestrutura educacional e com a ampliação do acesso à educação infantil no Recife.

Investimento de quase R$ 1 milhão fortalece cirurgias no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa

Recursos do programa federal Agora Tem Especialistas ampliam procedimentos de média e alta complexidade e reduzem filas no SUS

O prefeito do Recife, João Campos, assinou nesta quinta-feira (8), durante visita ao Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), na Estância, o termo de aprovação de proposta do Fundo Municipal de Saúde. Esse acordo com o Governo Federal garante cerca de R$ 1 milhão para a compra de equipamentos cirúrgicos, por meio do programa federal Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde.

“Esse é mais um passo dentro de tantos que estamos dando em parceria com o presidente Lula. Já fizemos um grande investimento no Hospital da Mulher e, agora, iniciamos mais esse avanço, com a perspectiva de confirmar novas ações junto ao ministro Padilha, que deve visitar a nossa cidade”, afirmou o prefeito.

João Campos destacou ainda o impacto da iniciativa para o fortalecimento da rede pública de saúde e para o cuidado com a população idosa. “O SUS é uma estrutura muito bem concebida, mas precisa de esforço de gestão e de decisão política para funcionar na prática. O que o presidente tem feito é garantir que isso aconteça, tratando bem estados e municípios, olhando para os equipamentos, para a produtividade, para a infraestrutura e para a presença de profissionais”, completou.

O anúncio foi feito durante visita técnica ao hospital, com a presença do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, e da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. O investimento permitirá a compra de três equipamentos de média e alta complexidade: um arco cirúrgico móvel com intensificador de imagens, um endoscópio flexível para videoendoscopia e um sistema de vídeo-endoscopia flexível. A iniciativa tem como objetivo ampliar a oferta de procedimentos eletivos, fortalecer a integração das redes de atenção à saúde e reduzir o tempo de espera por cirurgias, especialmente entre a população idosa.

Segundo Mozart Sales, o repasse integra uma estratégia nacional de fortalecimento da atenção especializada no Sistema Único de Saúde (SUS). “Tudo isso faz parte de uma ação estruturada do presidente Lula, por meio do programa Agora Tem Especialistas, com um investimento expressivo na área de média e alta complexidade e foco na integração das redes. É olhar para os equipamentos, para a infraestrutura, para a presença de profissionais e para a produtividade dos serviços, garantindo que essa política pública funcione na prática”, destacou.

O secretário ressaltou ainda que o novo aporte vai potencializar o centro cirúrgico do HECPI, permitindo a realização de procedimentos complexos, como a colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (CPRE), fundamental para o tratamento de doenças da vesícula e das vias biliares. “Com esse equipamento, será possível diminuir a fila, reduzir o tempo de espera e garantir que os pacientes sejam atendidos com mais rapidez e segurança”, afirmou.

Referência no cuidado integral à pessoa idosa, o Hospital Eduardo Campos dispõe de 72 leitos de internamento, sendo 10 de UTI, quatro salas cirúrgicas e estrutura ambulatorial com 13 consultórios especializados. Em 2024, a unidade conquistou a Acreditação Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e passou a integrar a lista dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil.

Para a secretária de Saúde do Recife, o investimento reforça a qualidade da assistência prestada na rede municipal. “Esta iniciativa não é apenas um aporte financeiro, mas a convergência de prioridades dos governos municipal e federal na materialização de uma política pública focada em levar atendimento especializado de ponta para quem mais precisa”, afirmou Luciana Albuquerque.

Residenciais no Centro do Recife dão nova vida à região

_Com incentivo da Prefeitura, por meio do Programa Recentro, imóveis retrofit preservam a história com um toque moderno e criam um ambiente favorável para chegada de outros negócios que vão atender aos moradores e quem trabalha na área central da capital pernambucana

Nesta quinta-feira (8), 251 unidades residenciais foram entregues no bairro do Recife, alterando para sempre a vivência da localidade e promovendo uma ativação na área que antes não existia. Os Silos 215 e 240 do Moinho Recife Business & Life já viraram referência no modelo retrofit do país por transformar silos industriais centenários, que armazenavam trigos, em moradia, preservando a história local. O residencial da iniciativa privada tornou-se viável graças às leis de incentivo estimulado pela Prefeitura do Recife, que isentam parcial ou totalmente tributos como IPTU, ITBI, ISS e ainda garante um adicional construtivo para construir em outra área da cidade. Através do Programa Recentro, novos empreendimentos imobiliários deverão aportar na região nos próximos anos.

De acordo com a chefe do Gabinete do Centro, Ana Paula Vilaça, este não é um exemplo isolado. “O Novotel e o Centro de Convenções já mudaram a lógica do local, revitalizando a área portuária, promovendo o turismo e a geração de emprego. Em fevereiro está prevista a entrega do Motto by Hilton, no coração do bairro do Recife, na rua da Guia, que vai aquecer o comércio local e atrair ainda mais turistas para o nosso Centro Histórico. E ainda teremos o Distrito Guararapes, onde haverá habitação de interesse social e recuperação de espaços públicos. Todos eles, é preciso que se diga, foram beneficiados com a Lei do Recentro que foi criada para promover, de fato, esta revitalização”, explicou a gestora.

Para Diego Villar, CEO da Moura Dubeux, essa conversão representa mais do que a entrega de novos empreendimentos: é a materialização de um novo olhar para o centro histórico. “Os silos têm uma força simbólica muito grande. Eles contam a história do Recife industrial, e transformá-los em moradias é dar um novo capítulo a essa trajetória. É uma obra que ressignifica o bairro e abre caminho para que mais pessoas voltem a viver no coração da cidade”, afirma.

Ao longo do ano de 2025, a Prefeitura do Recife promoveu um evento chamado “Conexão Recentro: um centro de oportunidades”, que apresentou, a empresários e investidores linhas de financiamento para construção de complexos multiusos na linha retrofit em parceria com o Banco do Nordeste, Sudene e Caixa Econômica Federal. Outra conquista para a cidade foi o lançamento do “Centro do Recife na Rota do Futuro”, um plano estratégico de curto, médio e longo prazo para a área central da cidade com o objetivo de criar ações que promovam a reabilitação do Centro do Recife com a atração de investimentos para a região.

Sobre infraestrutura, destaque para a reforma do Pátio Central do Mercado da Boa Vista. Também foi construída a Praça da Infância no Parque Treze de Maio, a maior até hoje construída no Recife, com área aproximada de 3.700 m² e dividida em cinco áreas temáticas. Também foi requalificada a Praça da Alegria, na Boa Vista, e articulação com a Coral para mutirão de pintura nas casas localizadas no entorno da Praça. Mais de 2 milhões de pessoas foram atraídas para os grandes eventos do Centro, entre eles o Carnaval, o São João e o Natal da avenida Rio Branco, O Recentro, em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer e outros órgãos, ainda realizou cinco edições do Viva o Centro em importantes pontos comerciais Centro como a Rua da Imperatriz, Duque de Caxias e Praça Dom Vital, atraindo mais de 50 mil pessoas.

Seleção pública para contratação temporária de 133 profissionais é aberta pelas Secretarias de Administração e de Saúde

As Secretarias de Administração (SAD) e de Saúde (SES) publicaram, no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (08), portaria conjunta que abre seleção pública simplificada para contratação temporária de 133 profissionais de níveis médio e superior, para atuação na SES. As inscrições podem ser realizadas a partir da próxima quinta-feira (15) até o dia 29 de janeiro.
A oportunidade abrange diversos cargos, sendo 38 assessores jurídicos, 32 analistas administrativos, 12 administradores hospitalares, 27 contadores e 24 assistentes administrativos. Para participar, basta acessar o endereço selecionases.saude.pe.gov.br/. As remunerações variam de R$ 1.860,00 até R$ 3.825,00, com jornadas de 40 horas semanais em regime de trabalho de diarista.
A secretária de Administração em exercício, Luciana Pires, destacou a relevância da seleção pública simplificada. “Por meio dessa iniciativa, novos profissionais qualificados contribuirão para a melhoria das atividades desempenhadas pela Secretaria Estadual de Saúde, trazendo mais benefícios para a população”, disse.
O processo seletivo será realizado em etapa única, de avaliação curricular, de caráter classificatório e eliminatório. Pré-requisitos e mais detalhes sobre a seleção pública simplificada podem ser conferidos no edital, disponível no Diário Oficial desta quinta-feira (08).

Inova PE: reforma avança, e Espaço Ciência será reaberto no primeiro semestre de 2026

 
Principal equipamento de promoção do conhecimento científico do Estado, o Espaço Ciência, localizado na divisa entre Recife e Olinda, passa por sua maior obra de requalificação em mais de 30 anos de existência. Ao todo, o Governo de Pernambuco está investindo R$ 8,4 milhões no equipamento, através da secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Com 33% das obras já concluídas, a previsão de entrega do equipamento é para maio deste ano.
 
“Através do Inova PE, estamos investindo mais de R$ 1 bilhão no desenvolvimento da ciência e tecnologia em nosso Estado. O Espaço Ciência é um equipamento que, por anos, ficou esquecido e agora passa por uma requalificação completa para melhor atender, sendo o elo da comunidade científica com nossos estudantes e a população em geral. O cuidado com os equipamentos públicos é prioridade da nossa gestão”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, destaca que a requalificação do Espaço Ciência integra a estratégia do Inova PE de fortalecimento da ciência como política pública no Estado. “Estamos investindo para entregar à população um espaço moderno, seguro, acessível e preparado para dialogar com os desafios atuais da educação científica”.
 
O Espaço Ciência passa por diversas intervenções. Em sua infraestrutura, as obras estão na requalificação da drenagem, pavimentação, instalações elétricas e hidráulicas. Ainda estão sendo construídas duas novas edificações, uma delas será uma oficina para manutenção e preservação dos equipamentos do parque. Além disso, está sendo feita a reforma interna do prédio administrativo e da recepção. Além da construção de um reservatório de água, com capacidade de 40 mil litros para abastecer o equipamento.
 
O diretor do Espaço Ciência, Diego Lopes de Oliveira, falou sobre o espaço de afetividade que o equipamento possui. “O Espaço Ciência é querido por todos em Pernambuco e no Brasil. Em breve, as pessoas vão poder acessar o equipamento novamente, reforçando nosso convite para refletir sobre a ciência, em um local completamente novo”, destacou o gestor. 
 
Já Maurílio Santos, gerente do Espaço Ciência, destacou o que a população pode esperar após a requalificação. “A expectativa é entregar um equipamento de qualidade, com melhor infraestrutura e segurança. Após as obras, vamos cumprir com nossa missão de forma mais assertiva, que é promover a ciência para todos os nossos visitantes. Então, as expectativas com essa requalificação são as melhores possíveis”, pontuou.
 
Foto: Ed Machado/Governo de Pernambuco

Governo do Estado reforça infraestrutura hospitalar e assegura funcionamento da Carreta da Mulher Pernambucana em 2026

O ano da saúde em Pernambuco. É dessa forma que 2026 pode ser definido, devido às ações do Governo do Estado para melhorar a assistência em saúde em todas as regiões. As ações envolvem a melhoria da infraestrutura médico-hospitalar na Região Metropolitana do Recife e no interior, além do reforço de iniciativas como a Carreta da Mulher Pernambucana, que já realizou cerca de 60 mil atendimentos.
 
“Estamos cuidando da saúde das pernambucanas e dos pernambucanos com ações em diversas frentes. Terminamos 2025 celebrando o funcionamento do Hospital da Mulher do Agreste, uma obra que deveria ter sido entregue há pelo menos 10 anos. E estamos avançando nas obras do Hospital da Restauração, a maior emergência de Pernambuco. Isso sem falar nos investimentos em outras unidades e em programas transformadores, como a Carreta da Mulher Pernambucana, por meio dos quais levamos atendimento de qualidade até as mulheres”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
O Governo do Estado está realizando a primeira grande obra do Hospital da Restauração, que foi construído na década de 1960. Parte do sétimo andar já foi entregue e, atualmente, encontram-se em fase de conclusão as obras do sexto andar – que abriga os serviços de Ortopedia e Traumatologia e a Unidade Avançada em Neurocirurgia-, e do oitavo andar, destinado ao setor de Clínica Geral. Quando encerrar a obra no oitavo andar, o Estado começará a do quinto. Quando encerrar a obra no sexto andar, terá início a do quarto. 
 
“Precisamos dizer que está acontecendo uma verdadeira revolução dentro do maior hospital do nosso Estado. Estamos requalificando áreas estratégicas da unidade, como a unidade de trauma, a emergência clínica, entre outras. A Restauração passou a contar com uma nova ressonância magnética, duas novas tomografias, hemodinâmica, diversos aparelhos de ultrassom, além da requalificação completa dos equipamentos do bloco cirúrgico e da área diagnóstica, como os novos aparelhos de endoscopia. É um trabalho contínuo e seguimos trabalhando sem deixar ninguém para trás”, reforçou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
 
Além do Hospital da Restauração, o governo estadual trabalha para garantir a manutenção preventiva de outras cinco grandes emergências do Estado: Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Barão de Lucena, Agamenon Magalhães e Regional do Agreste. O Governo de Pernambuco também investe na manutenção predial, preventiva e corretiva em dez hospitais regionais geridos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), além da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope).
 
MATERNIDADES – Em maio de 2025, o Hospital da Mulher do Agreste (HMA) foi a primeira maternidade entregue de um total de cinco que estão programadas. A unidade recebeu um investimento total de R$ 84,8 milhões e tem capacidade para mais de 700 partos mensais. Haverá, ainda, maternidades em Garanhuns, Serra Talhada, Ouricuri e Igarassu. As quatro unidades representam um investimento de R$ 240 milhões. Quando estiverem prontas, irão garantir 550 novos leitos no Estado.
 
NOMEAÇÕES – Desde 2023, já foram nomeados 2.939 profissionais da saúde, otimizando a qualidade do atendimento médico à população.
 
CUIDA PE e FILAS ZERADAS – Através do Cuida PE, criado para auxiliar na redução de filas de exames, consultas e de procedimentos cirúrgicos, já foram realizadas mais de 250 mil cirurgias eletivas no Estado, desde o começo do programa, em 2023. As filas de ressonância, tomografia e densitometria óssea, que são de alta complexidade, já foram zeradas em 135 municípios, o que representa 62,5% das cidades do Estado. 
 
“A gestão da governadora Raquel Lyra consolida uma mudança concreta na forma como o Estado enfrenta as filas da saúde. Com o Cuida PE, pudemos reorganizar a oferta, ampliar a capacidade assistencial e qualificar a regulação. Com isso, garantimos um acesso mais facilitado a exames e procedimentos que antes representavam longas esperas para a população. Esse avanço fortalece a rede, reduz desigualdades entre os municípios e reafirma o compromisso do governo com uma saúde mais eficiente e humanizada”, afirmou a secretária executiva de Regulação em Saúde da SES-PE, Bruna Dornelas.

Petrolândia lança programa inédito de incentivo financeiro para alunos da EJA

Blog do Magno – A Prefeitura de Petrolândia deu mais um passo estratégico no fortalecimento das políticas educacionais voltadas à inclusão social. O prefeito Fabiano Marques (Republicanos) anunciou o lançamento do programa “Avançar e Transformar”, uma iniciativa inédita no município e região que alia educação e incentivo financeiro para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O anúncio foi feito ao lado da secretária municipal de Educação, Ozita Barros, e reforça o compromisso da gestão em ampliar o acesso à escolarização para pessoas que, por diferentes razões, não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade regular.

De acordo com o prefeito, o programa foi desenhado com foco na valorização do aluno e no estímulo à permanência em sala de aula. “O programa Avançar e Transformar foi pensado especialmente para quem não teve a oportunidade de concluir seus estudos. Além de educação, o programa oferece incentivo financeiro dividido em três parcelas”, destacou o gestor.

O Avançar e Transformar garante um auxílio financeiro total de R$ 650, pago em três etapas ao longo do período letivo:

  • R$ 200 no ato da matrícula, já na primeira semana de aula;
  • R$ 200 no mês de junho;
  • R$ 250 na conclusão do curso.

Com o novo programa, a gestão municipal busca reduzir a evasão escolar na EJA, estimular o retorno de jovens e adultos à sala de aula e promover mais oportunidades de qualificação, cidadania e inclusão social em Petrolândia.

Prefeito Zeca Cavalcanti recebe comando do Tiro de Guerra de Arcoverde e reforça parceria institucional

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, recebeu nesta quarta-feira (07), em seu gabinete, o comandante do Tiro de Guerra de Arcoverde (TG 07/003), Márcio, que encerra seu ciclo de atuação no município, e o novo comandante, Dos Anjos, que assume a função. A reunião contou com a presença do procurador adjunto do município, Dr. Pedro Melchior.

Durante o encontro, o prefeito agradeceu ao comandante Márcio pelo trabalho desenvolvido à frente do Tiro de Guerra e deu as boas-vindas ao comandante Dos Anjos, destacando a importância da parceria entre a Prefeitura e o Exército Brasileiro.

“Desejo sucesso ao comandante Dos Anjos e agradeço ao comandante Márcio pela dedicação a Arcoverde. A Prefeitura segue à disposição para manter e fortalecer essa grande parceria”, afirmou Zeca Cavalcanti.

A atuação conjunta entre a gestão municipal e o Tiro de Guerra contribui para ações voltadas à formação cidadã, apoio institucional e fortalecimento das iniciativas de interesse público no município.

Pernambuco lidera o ranking entre os estados do Nordeste no levantamento dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil

A interiorização da assistência à população promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), já começa a dar resultados. Em levantamento dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil, Pernambuco entrou na lista com seis unidades, sendo quatro delas da rede da SES-PE – e todas localizadas no interior. Com o quantitativo, o Estado lidera o ranking entre as nove unidades da federação do Nordeste. No cenário nacional, Pernambuco contribui com 6% dos 100 hospitais listados, à frente do Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Bahia. E ainda aparece na dianteira em comparação a estados como Paraná, Amazonas, Minas Gerais e Tocantins.

Em Pernambuco, entre as unidades estaduais destacadas, estão o Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina; o Hospital João Murilo de Oliveira (HJMO), em Vitória de Santo Antão; o Hospital Regional Fernando Bezerra (HRFB), em Ouricuri; e o Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde, todos pertencentes à SES-PE. O Hospital das Clínicas e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) – que também pertence à Rede Estadual –, ambos no Recife, completam a lista.

O resultado consta em um estudo nacional inédito realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), o Instituto Ética Saúde (IES), o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A partir da relação preliminar, o estudo passará por uma nova etapa de análise para a definição dos dez hospitais mais bem avaliados, que serão anunciados em maio, durante a cerimônia do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, iniciativa das cinco instituições parceiras.

“É com grande satisfação que destacamos uma conquista que orgulha Pernambuco: hospitais do nosso estado passam a integrar o ranking nacional dos 100 melhores hospitais do Sistema Único de Saúde. Esse reconhecimento reafirma a capacidade do SUS pernambucano de oferecer uma assistência qualificada, resolutiva e humanizada à população. Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo e consistente, sustentado pelos investimentos do Governo de Pernambuco no fortalecimento da rede pública de saúde, na modernização das unidades, na qualificação dos profissionais e no aprimoramento da gestão”, destacou a secretária executiva de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Adriana Bezerra.

O Hospital Dom Malan, localizado em Petrolina, é referência regional em atendimento materno-infantil para 53 municípios do Sertão de Pernambuco e da Bahia. A unidade realiza, em média, 600 partos por mês e cerca de 11 mil atendimentos de urgência, oferecendo serviços especializados como assistência a gestações de alto risco, banco de leite humano, alojamento Canguru e a única UTI pediátrica do Vale do São Francisco. A unidade possui o título de Hospital Amigo da Criança.

Já o Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri, é uma unidade pública estadual de média complexidade e referência do SUS para mais de 350 mil habitantes do Sertão do Araripe, atendendo municípios da IX Gerência Regional de Saúde. A unidade oferece assistência a casos de urgência e emergência, incluindo situações de risco iminente de vida, acidentes e crises agudas, além de contar com equipes qualificadas em cirurgia geral, clínica médica, obstetrícia, pediatria e traumato-ortopedia.

O Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), localizado em Arcoverde, dispõe de 236 leitos e oferece atendimento em especialidades como clínica médica, anestesiologia, cirurgia geral, traumato-ortopedia, pediatria, obstetrícia e ginecologia. Por fim, o Hospital João Murilo de Oliveira (HJMO), localizado em Vitória de Santo Antão, conta com 119 leitos, oferecendo atendimento nas especialidades de clínica médica, obstetrícia, ortopedia e pediatria.

Adriana Bezerra também destaca a importância da interiorização da saúde em Pernambuco. “Ressaltamos a relevância da interiorização da saúde, que amplia o acesso aos serviços de média e alta complexidade, reduz desigualdades regionais e assegura que o cuidado chegue cada vez mais perto de onde as pessoas vivem. Seguimos avançando, com responsabilidade e compromisso, na construção de um SUS cada vez mais forte, público e de qualidade para toda a população pernambucana”, afirmou.

CRITÉRIOS DO ESTUDO – A relação das unidades indicadas ao Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil contempla serviços hospitalares das esferas federal, estadual e municipal, com atendimento exclusivamente pelo SUS, sem qualquer vínculo com operadoras de planos de saúde. Foram considerados hospitais gerais (adultos ou pediátricos) e unidades especializadas em ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade, todos com mais de 50 leitos e com produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH), do Ministério da Saúde, no período de agosto de 2024 a julho de 2025. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência não integraram a seleção.

REQUALIFICAÇÕES E RECONSTRUÇÕES – Em 2025, o Estado destinou R$ 140 milhões à Saúde, o dobro de 2019 e o maior volume dos últimos 10 anos. Entre os destaques estão o Hospital da Restauração, com recuperação de pavimentos e fachada (R$ 37 milhões); o Hospital Getúlio Vargas, com reformas no bloco cirúrgico (R$ 3,2 milhões); e o Hospital Barão de Lucena, com ampla requalificação de serviços como diálise, quimioterapia, UTIs, centro obstétrico e novos espaços assistenciais (R$ 33,7 milhões). Também receberam investimentos o Correia Picanço (R$ 1,2 milhão), o Hospital Otávio de Freitas (R$ 4,6 milhões em áreas internas e mais de R$ 56,5 milhões em obras estruturais e equipamentos), o Hospital Agamenon Magalhães (R$ 1,59 milhão no ambulatório e R$ 14,6 milhões em emergências), além de melhorias no Hospital Inácio de Sá, Hospital Geral de Areias, antiga sede da SES-PE/FUSAM, Hemope, Lacen-PE, Rede de Frios do Programa Estadual de Imunização e Hospital Jaboatão Prazeres. Somadas, as intervenções ultrapassam R$ 328 milhões.

Paralelamente, Pernambuco executa o maior programa de manutenção da história da rede estadual, com investimento superior a R$ 66 milhões, contemplando hospitais como Agamenon Magalhães (R$ 12 milhões), Barão de Lucena (R$ 9 milhões), Getúlio Vargas (R$ 7 milhões), Otávio de Freitas (R$ 13 milhões), Restauração (R$ 15 milhões) e Hospital Regional do Agreste (R$ 10 milhões). Nos hospitais regionais, os aportes superam R$ 41,7 milhões. A rede também recebeu R$ 14,4 milhões para modernização de elevadores, com 33 equipamentos previstos e investimento total de R$ 11,6 milhões.

GRANDES OBRAS – Avançam a reforma do Hospital Regional José Fernandes Salsa (R$ 23 milhões), a requalificação do Hospital Regional do Agreste (R$ 110 milhões) e a construção da nova maternidade de Serra Talhada, do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães e do Hospital Eduardo Campos, somando R$ 72 milhões, além de dois Centros Especializados em Reabilitação (R$ 18 milhões). Na rede materno-infantil, o Hospital da Mulher do Agreste, entregue em maio de 2025, já realizou mais de 3.800 partos até novembro, com 190 leitos. O Estado implanta ainda a primeira UPAE-R, em Areias (R$ 10 milhões), e anuncia cinco novas maternidades em Serra Talhada, Caruaru, Garanhuns, Ouricuri e Igarassu, com 691 leitos e investimento de R$ 629 milhões. Dessas, a de Caruaru já foi entregue à população.

Senador Dueire entrega ambulâncias, equipamentos e reforça investimentos em saúde e infraestrutura em Gameleira

O senador Fernando Dueire (MDB) esteve, nesta quarta-feira, no município de Gameleira, na Mata Sul de Pernambuco, onde cumpriu uma agenda de entregas e vistorias ao lado do prefeito Dr. Leandro Ribeiro. Na ocasião, foram entregues três novas ambulâncias para reforçar o atendimento à população, além de uma retroescavadeira que vai ampliar a capacidade de atuação da prefeitura em obras e serviços. O senador também visitou as obras de ampliação do Hospital Municipal Argemira de Soares do Rêgo Barros, realizadas com recursos viabilizados por seu mandato, e vistoriou 13 ruas que estão sendo calçadas, garantindo mais mobilidade e qualidade de vida para os moradores.

Durante a agenda, o prefeito Dr. Leandro Ribeiro destacou a atuação municipalista do senador e a parceria sólida com a gestão local. “Fernando Dueire é um senador presente, que conhece a realidade dos municípios e trabalha com muito cuidado para que os recursos cheguem onde realmente fazem a diferença. Gameleira tem sido contemplada porque existe compromisso, diálogo e respeito com a nossa gestão e com o povo”, afirmou o prefeito, ressaltando que os investimentos fortalecem especialmente a área da saúde e a infraestrutura urbana.

O senador Fernando Dueire, por sua vez, elogiou a condução administrativa do prefeito e a capacidade da gestão municipal de transformar investimentos em benefícios concretos para a população. “Dr. Leandro é uma referência na região e no estado pela competência e seriedade com que administra Gameleira. Nosso papel no Senado é viabilizar recursos, mas é o trabalho eficiente da prefeitura que faz esse dinheiro chegar na ponta, a quem mais precisa”, destacou Dueire, reafirmando o compromisso de seguir atuando em parceria com o município.