Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Procon Recife promove no sábado (17) fiscalização na orla da cidade

Segunda etapa da ação “Procon na Praia: seu direito não tira férias” de 16 de janeiro a 9 de fevereiro, na faixa de areia, orientando o público sobre os direitos dos consumidores

A partir do próximo sábado (17), o Procon Recife realiza a segunda etapa da ação “Procon na Praia: Seu direito não tira férias”, realizando a fiscalização dos barraqueiros, permissionários e comerciantes da orla marítima da cidade. Equipes do órgão de defesa do consumidor também distribuirão abanadores para o público, contendo informações fundamentais sobre o que o pode ou não ser cobrado na praia. Essa etapa acontece de 16 de janeiro a 9 de fevereiro.

A primeira etapa da ação foi realizada hoje (13) com uma palestra educativa voltada aos comerciantes da orla de Boa Viagem. O objetivo da palestra foi orientar sobre o que pode e não pode ser cobrado dos consumidores de acordo com a lei. Mais de 120 permissionários e comerciantes lotaram o auditório do Compaz Leda Alves, no Pina, e assistiram a apresentação da secretária executiva de Defesa do Consumidor do Recife, Cristiane Moneta, e puderam tirar suas dúvidas com o Procon Recife.

Além dos direitos e deveres nas relações de consumo nas praias, a gestora deu orientações práticas sobre a legislação vigente e as responsabilidades dos comerciantes e permissionários que atuam em áreas públicas. “A ideia é evitar conflitos , esclarecer dúvidas e mostrar que respeitar o Código de Defesa do Consumidor é bom para o cliente, para o comerciante e para a imagem da cidade”, enfatizou Cristiane Moneta.

Um dos principais destaques da palestra foi a obrigatoriedade do cardápio (no ponto comercial deve pelo menos existir um físico). Ele precisa estar visível e informar todas as regras da relação de consumo , funcionando como um contrato com o cliente. “O consumidor tem que saber antes de consumir: se existe diferença de preço por forma de pagamento, que a taxa de serviço de 10% é opcional, quais são os preços e características do produto, como por exemplo, informar a média de peso ou quantas pessoas um prato serve, e os valores cobrados pelo uso de mesa, guarda-sóis e cadeiras, quando não houver consumo”, completa Cristiane.

Não pode ter a cobrança de consumação mínima, nem taxa por perda de comanda, nesse caso, o consumidor paga apenas pelo que consumiu.

Para reclamações, o consumidor pode acessar o procon.recife.pe.gov.br e para denúncias o canal é fiscalizacaoproconrecife@recife.pe.gov.br. Em caso de dúvida ou precisando de orientação tem o 0800 281-1311 ou a sede do Procon Recife – Rua do Imperador Dom Pedro II, 491 – Sto Antônio – Recife.

Prefeitura de Caruaru promove ações de cuidado com a saúde mental durante o Janeiro Branco

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando, ao longo do mês de janeiro, uma série de ações em alusão ao Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a importância da saúde mental. A iniciativa reforça a necessidade de falar, escutar e cuidar da mente como parte essencial da qualidade de vida.

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Academias da Saúde e serviços da rede municipal estão promovendo atividades como palestras, rodas de conversa, caminhadas, salas de espera educativas, dinâmicas de grupo, práticas de autocuidado e momentos de acolhimento e escuta qualificada.

Os CAPS contam com programação semanal de cuidados nos turnos da manhã e tarde, com encerramento das ações previsto para o dia 30 de janeiro, reunindo profissionais e usuários em um momento coletivo de reflexão e fortalecimento do cuidado em saúde mental.

De acordo com o coordenador de Saúde Mental do município, Helison Ferreira, o Janeiro Branco é um convite à reflexão e ao compromisso coletivo com o bem-estar emocional. “Falar sobre saúde mental é quebrar tabus e fortalecer o cuidado. Nossas equipes estão mobilizadas para acolher, orientar e promover espaços de diálogo com a população”, destacou.

CPRH realiza fiscalização na praia de Candeias

Equipe de fiscalização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizou, na manhã desta terça-feira (13.01), vistoria na praia de Candeias, no município de Jaboatão dos Guararapes, após receber denúncia de possível lançamento de esgoto sem tratamento, no mar, gerando odor e mudança na coloração da água. De acordo com o diretor de fiscalização da CPRH (em exercício), Luís Cometti, foi constatada a floração de algas em pontos da praia, o que estaria gerando o problema. Além da observação técnica das condições do ambiente, a CPRH também coletou água, para análise laboratorial.

“É importante que os banhistas evitem o banho de mar em áreas onde ocorre a concentração dessas algas. Embora muitas dessas algas não sejam tóxicas, a sua decomposição consome o oxigênio da água, o que pode afetar a fauna marinha local e comprometer a condição de balneabilidade da praia”, alertou o diretor da CPRH. Os resultados da banalidade das praias de Pernambuco são publicados semanalmente, no site da Agência (www.cprh.pe.gov.br)

Ibura recebe obra de contenção definitiva com investimento de R$ 1,8 milhão

Intervenção na Rua Rio Espera beneficia cerca de 150 moradores e integra ações de redução de riscos em áreas de morro

O prefeito do Recife, João Campos, esteve nesta terça-feira (13) no bairro do Ibura para realizar a entrega de uma obra de contenção definitiva de encosta na Zona Sul da cidade. Executada na Rua Rio Espera, a intervenção recebeu investimento de R$ 1,8 milhão, com recursos provenientes de convênio entre a gestão municipal e o Ministério das Cidades, e beneficia diretamente cerca de 150 moradores da área.

Durante a entrega, o prefeito ressaltou a estratégia adotada na intervenção e o impacto direto na segurança da comunidade. “Essa foi uma das primeiras áreas onde utilizamos o solo grampeado, uma técnica definitiva de contenção que reforça a encosta e protege as famílias da Rua Rio Espera”, afirmou João Campos. O gestor também destacou que as ações de proteção em áreas de morro seguem de forma contínua. “Temos obras com recursos próprios, convênios do PAC e financiamentos internacionais, o que permite manter um ritmo permanente de intervenções”, completou.

Os serviços foram executados pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e utilizaram a técnica de contenção definitiva em solo grampeado, que emprega barras de aço e concreto para reforçar o solo e evitar o deslocamento de grandes massas de terra. Iniciada em abril de 2024, a obra incluiu a construção de seis muros de arrimo, totalizando 282 m², além da execução de 444 m² de proteção de talude em concreto projetado e a instalação de 962 metros de grampos.

O gerente geral de Obras de Encostas da URB, Paulo Brito, explicou os serviços realizados no local. “A obra contemplou pavimentação, muros de contenção em pedra, solo grampeado com concreto projetado, além de guarda-corpo, escadaria recuperada e corrimão. As intervenções foram feitas tanto na parte baixa quanto na parte alta da rua, garantindo mais segurança e tranquilidade para a população”, destacou.

A intervenção incluiu ainda a implantação de 179 metros de canaleta de drenagem, 360 m² de pavimentação, 241 m² de piso em concreto, além da construção de uma escadaria com 23 metros de extensão e a instalação de 114 metros de corrimão e guarda-corpo, garantindo mais segurança e acessibilidade para os moradores.

Moradora da Rua Rio Espera há dez anos, Márcia Corrêa relatou a mudança na rotina após a conclusão da obra. “Antes era muito difícil, principalmente quando chovia. A gente vivia com medo e os carros nem conseguiam passar. Hoje é outra realidade: passa carro, passa moto e a gente consegue dormir com mais sossego”, contou.

Desde 2021, a Prefeitura do Recife já realizou 24 obras de contenção definitiva no bairro do Ibura, somando R$ 36,8 milhões em investimentos destinados à proteção de famílias que vivem em áreas de risco. Atualmente, outras quatro intervenções seguem em andamento no bairro, com aporte de R$ 11,1 milhões.

No mesmo período, a Prefeitura do Recife concluiu 150 obras de contenção definitiva em toda a cidade, totalizando R$ 260,5 milhões em investimentos. Outras 18 intervenções estão em execução, com recursos da ordem de R$ 110 milhões.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Com mais de 63 mil atendimentos, Carreta da Mulher leva ações de saúde as pernambucanas

A Carreta da Mulher Pernambucana, inserida na estratégia do Programa Cuida PE Mulher, do Governo do Estado e coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), segue fortalecendo a assistência à saúde feminina em todo o território pernambucano. A iniciativa já percorreu 103 municípios e, nesta semana, de 12 a 17 de janeiro, estará presente nas cidades do Recife, Machados, Correntes, Lagoa do Ouro e Inajá.

Com 63.500 atendimentos realizados, o serviço itinerante tem ampliado o acesso a exames e consultas essenciais. Desde sua implementação, no final do mês de maio do ano passado, já realizou 34.408 exames de mamografia, 12.652 ultrassonografias das mamas e 12.581 consultas com ginecologista, agindo diretamente na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças.

A estrutura das quatro carretas permite a realização de outros procedimentos para mulher, como colposcopias, biópsias de mama guiadas por ultrassonografia e biópsias do colo do útero, assegurando continuidade do cuidado para mulheres com alterações nos exames iniciais.

“É maravilhoso dirigir a carreta e saber que estamos levando saúde e cuidado para tantas mulheres. Tenho muito orgulho de fazer parte desse projeto da governadora Raquel Lyra”, disse emocionada a motorista da Carreta 1, Maria Oliveira.

Para acessar os serviços ofertados pelas Carretas da Mulher Pernambucana, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência. Exames como ultrassonografia, colposcopia e biópsias dependem de encaminhamento médico ou indicação clínica a partir de resultados anteriores.

Confira a agenda da Carreta da Mulher Pernambucana nesta semana:

Carreta 01 – Recife (15 a 17/01)
Local: Macaxeira, Rua Regina, nº 212 (Praça do Buriti)

Carreta 02 – Machados (12 a 14/01)
Local: Av. Gov. Paulo Guerra (Prox a Igreja de São Sebastião)

Carreta 03 – Correntes (12 a 14/01)
Local: Rua Agamenon Magalhães, Centro (Ao lado da Igreja Matriz)

Carreta 03 – Lagoa do Ouro (15 a 17/01)
Local: Rua do Progresso, Centro (Em frente ao posto Izaias)

Carreta 04 – Inajá (12 e 14/01)
Local: Rua Cícero Torres, Centro (Em frente à prefeitura)

Gestão de fundos do BNB cresce 30% e atinge R$ 21,5 bilhões em 2025

Banco amplia inclusão financeira com InvestAmigo, fundo que facilita o acesso de microempreendedores ao mercado de investimentos

O Banco do Nordeste (BNB) alcançou a marca de R$ 21,5 bilhões de patrimônio líquido sob gestão de fundos de Investimento, uma evolução de 30,1% em comparação ao início do ano passado, quando o volume sob gestão da área de Ativos de Terceiros da Instituição era de R$ 16,6 bilhões.

A expansão também se refletiu na base de investidores. A quantidade de cotistas saiu de 175.579 em 1º de janeiro de 2025 para 223.589 no último dia do ano, um crescimento de 27,5%, reforçando o fortalecimento da presença do Banco no mercado de investimentos e a maior capilaridade da distribuição de fundos.

“Os números de 2025 refletem a força da nossa estratégia de crescimento em Ativos de Terceiros, combinando gestão disciplinada, oferta alinhada ao perfil do investidor e iniciativas que democratizam o acesso aos fundos”, destaca o presidente do BNB, Wanger de Alencar.

Um dos marcos de 2025 foi o lançamento do InvestAmigo, iniciativa que impulsionou a adesão de microinvestidores a aplicarem em fundos de investimento, ampliando o alcance do Banco e contribuindo para a inclusão financeira por meio de uma jornada mais simples e acessível para começar a investir.

“Com o InvestAmigo, avançamos para levar investimento a quem antes ficava de fora, transformando milhares de microinvestidores em participantes do mercado e reforçando a confiança na nossa gestão”, salienta o diretor de Ativos de Terceiros, Antônio Jorge.

Voltado para clientes dos programas de microfinanças do Banco, Crediamigo e Agroamigo, o InvestAmigo é classificado como de baixo risco por investir 100% em títulos públicos federais. As aplicações podem ser feitas a partir de R$ 1.

Além do InvesteAmigo, o Banco do Nordeste oferece fundos de investimento alinhados ao perfil de cada investidor, garantindo soluções personalizadas para diferentes objetivos e níveis de risco.

Caruaru reforça ações de enfrentamento à violência contra a mulher e amplia rede de proteção no município

Mesmo diante do cenário nacional de aumento dos casos, o município tem apresentado resultados concretos na prevenção e no atendimento às mulheres

Diante do aumento dos índices de feminicídio registrados em Pernambuco e no Brasil, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher (SEMU), tem reforçado o compromisso com o enfrentamento à violência de gênero e o fortalecimento da rede de proteção às mulheres com ações práticas. Embora o município tenha registrado cinco casos de feminicídio em 2025, o último confirmado em setembro, todos tiveram rápida resposta das forças de segurança.

“A nossa gestão tem compromisso com a vida das mulheres, ampliando as ações em todas as secretarias do município e não só na Secretaria da Mulher, que, além do enfrentamento a violência, ainda atua no foco do cuidado, da cidadania autononia econômica e saúde da mulher”, afirmou a secretária da Mulher, Luana Marabuco.

O cenário reforça a importância de ações preventivas e integradas, que vêm sendo ampliadas no município. Em 2025, o atendimento às mulheres avançou: o Centro de Referência da Mulher Maria Neuma (CRM) registrou 6.173 atendimentos em 2025, crescimento em relação a 2024, quando foram contabilizados 5.606.

Na educação, o projeto Maria da Penha Vai às Escolas alcançou, ao longo do ano, 3.008 estudantes em 39 unidades escolares, consolidando-se como uma das principais estratégias de conscientização e enfrentamento à violência desde a infância e adolescência. As formações sociopolíticas, por sua vez, atingiram 4.704 pessoas, mais que o triplo do público atendido no ano anterior.

Além disso, o município promoveu iniciativas como aulão de defesa pessoal, a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que reuniu 462 mulheres, e o I Congresso do Agreste de Enfrentamento à Violência de Gênero, com 783 participantes inscritos e 87 trabalhos submetidos, consolidando Caruaru como referência regional no debate sobre o tema.

Um dos principais diferenciais da política municipal é o Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ), iniciativa pioneira implantada em 2024. O núcleo garante maior agilidade no cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência, com atuação exclusiva de oficiais de justiça dedicados aos casos de violência doméstica, funcionando na Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Caruaru. A experiência exitosa já se tornou referência e será replicada na Região Metropolitana do Recife.

Sistema prisional de Pernambuco tem 5,7 mil novas vagas em construção

 
O Governo do Estado avança no reforço da infraestrutura do sistema prisional pernambucano com 5.754 novas vagas em construção. Desse total, 2.754 estão sendo implantadas no Complexo de Araçoiaba e 3 mil nas unidades 3, 4 e 5 do Presídio de Itaquitinga. As obras nos presídios desses dois municípios têm previsão de conclusão para ocorrer até agosto deste ano. Em Caruaru, a Penitenciária Juiz Plácido de Souza também será ampliada para ofertar 155 novas vagas. Entre os anos de 2015 e 2022, foram abertas apenas 1.858 vagas.
 
“O investimento em uma melhor estrutura física das unidades prisionais em Pernambuco é necessário, pois só conseguimos alcançar a ressocialização tão almejada pela sociedade se tivermos condições adequadas, com mais vagas e espaços dignos, com respeito aos preceitos da justiça e dos direitos humanos. Estamos lidando com esse tema com coragem e com ações inéditas. Em 2025, por exemplo, desativamos a Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, atendendo a uma demanda histórica da população do Litoral Norte, além de um dos presídios que integravam o Complexo Prisional do Curado. Fechamos presídios, mas estamos investindo na construção de novas vagas. Todas essas ações fazem parte do Juntos pela Segurança”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
A Penitenciária Professor Barreto Campelo começou a ser demolida após 50 anos de funcionamento. A iniciativa foi tomada pelo Governo do Estado devido às suas más condições estruturais, com pavilhões deteriorados, falhas nos sistemas hidráulico e de esgoto, e comprometimento de áreas administrativas e de segurança. Ainda este ano, o Governo do Estado anunciará o projeto de turismo que está sendo elaborado para o espaço. Já a desativação do Presídio Asp. Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), no Complexo Prisional do Curado, no Recife, ocorreu devido às condições precárias do prédio. 
 
Em 2025, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o Governo do Estado desativou 12 cadeias públicas que tinham condições precárias e transferiu os presos para outras unidades. A iniciativa resultou na redução do custo operacional e permitiu um melhor redirecionamento do efetivo da Polícia Penal.
 
“A criação de novas vagas e as melhorias estruturais realizadas em unidades prisionais já existentes, juntamente com os investimentos em efetivo, educação, trabalho e qualificação profissional possibilitam a ressocialização da pessoa custodiada, e é isso que o Governo de Pernambuco vem fazendo: investindo nos pilares da reinserção social”, afirmou o secretário de Administração Penitenciária de Pernambuco, Paulo Paes.
 
Qualificação – As ações do Juntos pela Segurança para o sistema prisional envolvem, ainda, a nomeação de policiais penais – em dezembro do ano passado, mais 300 policiais foram nomeados, e ações de qualificação das Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs), com a instalação das primeiras fábricas do sistema penitenciário de Pernambuco. Além do mais, em setembro de 2025, a Seap inaugurou a 23ª unidade escolar do sistema penitenciário de Pernambuco.
Foto 1: Hesíodo Góes/Secom

Mães de Pernambuco chega a 2026 com mais de 135 mil mulheres beneficiadas

Uma das principais ações assistenciais do Governo do Estado, o Mães de Pernambuco chega ao início de 2026 com resultados de grande impacto. Desde que foi iniciado, o programa já beneficiou mais de 135 mil mulheres, com repasse mensal de R$ 300 por família beneficiada. O investimento ultrapassa R$ 597,5 milhões e contribui para a segurança alimentar, a autonomia feminina e o fortalecimento dos vínculos familiares.

“O Mães de Pernambuco é uma promessa de campanha que tiramos do papel e que vem dando muito certo. Graças a esse importante programa de transferência de renda, que se soma ao Bolsa Família, milhares de mães pernambucanas têm um reforço financeiro para cuidar dos seus filhos e filhas. O Mães de Pernambuco é apenas uma das muitas ações que realizamos com foco na proteção das mulheres e das primeiras infâncias. Junto a ele, há ainda a implantação de 250 creches que iremos seguir entregando ao longo deste ano”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Para participar do Mães de Pernambuco, as mulheres precisam atender simultaneamente a todos estes critérios: residir em Pernambuco; estar com o Cadastro Único atualizado e receber o Bolsa Família; ser responsável familiar; estar gestante e receber o BVG (Benefício Variável à Gestante), ser mãe ou responsável por criança de até 6 anos; e não possuir emprego ou renda formal.

Em caso de dúvidas, as beneficiárias que atendem aos critérios do programa podem comparecer ao CRAS ou CREAS de referência ou entrar em contato com a Ouvidoria Social da SAS pelo e-mail ouvidoria@sas.pe.gov.br ou pelo telefone 0800.081.4421, das 7h às 17h.

Assim como o Bom Prato, responsável pelo cofinanciamento de 252 cozinhas comunitárias, o Mães de Pernambuco integra o programa Pernambuco Sem Fome, que completou dois anos de existência no final de 2025 com resultados significativos. Dados do Ministério da Saúde apontam que, entre 2023 e 2024, o Estado registrou uma redução de cerca de 25% na proporção de pessoas em insegurança alimentar grave. No mesmo período, houve também uma queda de 20% nos casos de internações por desnutrição, alcançando o menor índice da série recente e comprovando a efetividade das ações integradas de proteção social.

“O Governo do Estado faz uma gestão que não deixa ninguém para trás. Os resultados são sentidos pela nossa população mais vulnerável e estamos avançando na garantia da dignidade das famílias pernambucanas”, declarou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas de Pernambuco, Carlos Braga.

Waldemar Oliveira sela parceria com Eduardo Batista em Goiana e Avante oficializa pré-candidatura

O deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) esteve neste sábado (10) em Goiana ao lado do presidente da Câmara Municipal e ex-prefeito Eduardo Batista. No encontro, o Avante oficializou a pré-candidatura de Batista a deputado estadual. A agenda contou também com a presença do presidente estadual da legenda, Sebastião Oliveira.

Além do anúncio, a movimentação consolidou a parceria política entre Waldemar e Batista no município, com alinhamento de atuação em Goiana para o ciclo eleitoral de 2026. “Goiana sabe quem é Eduardo Batista: um homem sério, correto e com serviço prestado à cidade. Vamos seguir juntos, com diálogo e trabalho, fortalecendo Goiana e a região”, afirmou Waldemar.

Eduardo Batista destacou o apoio e a confiança na construção do projeto. “É uma honra caminhar com Waldemar e com Sebastião. Tenho certeza de que essa parceria vai ser vitoriosa e vai trazer resultados com trabalho e presença”, disse.