Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Centro de Qualificação Profissional da Mulher realiza conclusão de curso de cabeleireira

Ao todo, 25 profissionais se formaram nesta semana

O Centro de Qualificação Profissional da Mulher realizou, nesta semana, a primeira conclusão do ano. A turma de 25 mulheres encerrou a formação de cabeleireira, voltada para o incentivo à autoestima e a conquista de autonomia financeira. Com uma metodologia de ensino prática, o curso visa melhorar a qualidade de vida do público feminino.

“Essa profissão é cheia de altos e baixos, mas o que eu levo desse curso é que a gente tem que ser persistente e não pode desistir. Meu salão foi uma conclusão, com muito esforço, e eu estou muito grata por ter conseguido e por estar tudo ficando do jeito que eu quero. Eu agradeço ao Centro de Qualificação por tudo”, comemorou Julyanna Silva, que inaugurou o próprio salão ao longo do curso.

A secretária da Mulher, Luana Marabuco, destacou a importância da iniciativa. “Essa ação mostra o compromisso da gestão com a cidadania e autonomia econômica das mulheres. Caruaru conta com um centro exclusivo para elas, que podem aprender uma nova profissão ou ainda iniciar a empreender individualmente, sendo, muitas vezes, uma porta de saída da violência. Durante 2026, o planejamento da secretaria da mulher é ampliar o número de qualificações, em diversas áreas, como beleza, culinária, mecânica, tecnologia, dentre outras”, afirmou.

Promovida pela Secretaria da Mulher (SEMU), em parceria com o Ministério das Mulheres, a formação aconteceu entre os dias 10 de novembro de 2025 e 10 de janeiro de 2026. Outras turmas serão realizadas ao longo do ano. As inscrições serão disponibilizadas por meio do site: https://profissionalizamais.caruaru.pe.gov.br/.

Governo de Pernambuco leva a Caravana das Juventudes a Camaragibe com serviços de cidadania e qualificação

A ação promovida pela SCJ-PE reúne emissão de documentos, oficinas educativas e orientação sobre programas estaduais e municipais nesta sexta-feira (16).

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ-PE), realiza mais uma edição da Caravana das Juventudes, desta vez no município de Camaragibe. A ação itinerante acontece nesta sexta-feira (16), das 8h às 12h, e conta com oferta de serviços essenciais voltados principalmente à população jovem, promovendo acesso facilitado à direitos básicos, informações e oportunidades.

O evento, que será sediado na Escola Municipal Imaculada Conceição, localizada em Bairro Novo, integra uma série de iniciativas da SCJ-PE em diferentes regiões do estado e foca em facilitar a vida dos jovens pernambucanos ao descentralizar serviços públicos e aproximar programas estaduais da população.

Entre os atendimentos disponíveis estão a emissão de documentos, como carteiras de identidade (RG) e segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, cadastro e orientação para o ID Jovem, atualização do CadÚnico e do Bolsa Família, além de oficinas educativas e de qualificação, como ações de reciclagem e oficinas voltadas a fazedores de cultura. A programação também inclui orientações do Procon e da Sala do Empreendedor, atividades recreativas, serviços de saúde, como vacinação, aferição de pressão arterial e teste de glicose, orientações para mulheres, com divulgação de serviços e atuação da Brigada Maria da Penha, além de ações educativas do Detran e atendimento de programas como o Mamãe Coruja.

A secretária da pasta, Yanne Teles, ressalta a importância da iniciativa para ampliar a presença do Estado junto às juventudes: “A Caravana das Juventudes é uma estratégia técnica para ampliar o alcance das políticas públicas estaduais. Ao levar serviços integrados e informação qualificada diretamente às comunidades, criamos canais efetivos de inclusão social, fortalecendo a capacidade de jovens acessarem direitos, qualificação e programas que podem transformar trajetórias de vida.”

A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Pernambuco em ampliar o acesso das juventudes às políticas públicas, garantindo atendimento próximo, informação qualificada e encaminhamentos práticos. Ao concentrar diferentes serviços em um único espaço, a Caravana contribui para reduzir barreiras, estimular a participação social e fortalecer a presença do Estado nos territórios.

Estão abertas as inscrições para o 15º  Concurso da  Rainha  e  do  Rei  do  Baile  Municipal  da  Pessoa  Idosa  do  Recife

Iniciativa valoriza tradição, alegria e protagonismo da pessoa idosa na Folia de Momo. Inscrições seguem até o dia 20 de janeiro

Os recifenses 60+ podem começar a se preparar para a Folia de Momo. Já estão abertas as inscrições para o 15º Concurso da Rainha e do Rei do Baile Municipal da Pessoa Idosa do Recife até o próximo dia 20 de janeiro. O edital com todos os detalhes pode ser acessado na edição nº4 do Diário Oficial do Recife, publicado nesta terça. Os vencedores receberão um prêmio no valor de R$ 5 mil cada.

“Estamos na década do envelhecimento saudavel, seguimos fortalecendo a politica 60+ e no Carnaval, que é uma das maiores expressões culturais do Recife, colocamos na rua o bloco da inclusão, socialização e participação social. Garantir que esse público participe ativamente dessa festa é uma forma de reconhecer sua trajetória, seu direito ao lazer e seu protagonismo na cidade. O concurso da Rainha e do Rei do Baile Municipal da Pessoa Idosa reafirma esse compromisso com a inclusão, o bem-estar e a valorização das nossas tradições populares”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.

Para participar é preciso ter 60 anos ou mais, ser residente do Recife, e vinculado a grupos ou instituições dedicadas às pessoas idosas, ou à Academia da Cidade do Recife. As inscrições devem ser realizadas de segunda à sexta, das 9h às 16h, na sala da Gerência da Pessoa Idosa, no 6º andar da sede da Prefeitura da Cidade do Recife. É necessário que os interessados apresentem documento oficial com foto, comprovante de residência e declaração de participação em entidade ligada ao tema no ato da inscrição.

A desenvoltura (postura, simpatia e elegância) e a coreografia da dança do Frevo (Criatividade e empolgação) serão os critérios da comissão julgadora. O 15º Concurso da Rainha e do Rei do Baile Municipal da Pessoa Idosa do Recife ocorrerá no próximo dia 26 de janeiro, às 9h, no Centro de Convivência Maria da Conceição Guedes Pereira, 20, Avenida Conselheiro Rosa e Silva. Já o Baile Municipal da Pessoa Idosa, com o desfile da Rainha e do Rei, será realizado no dia 10 de fevereiro, no Classic Hall, das 14h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 3355-8534 ou 99285-1317.

Concurso de Rei e Rainha do Carnaval do Recife terá 31 concorrentes na final

As eliminatórias, que abriram as prévias carnavalescas de 2026, na noite de ontem (13), no Teatro do Parque, com muita torcida e muita emoção, classificaram 18 candidatos a Rei e 13 postulantes a Rainha. Final será no próximo dia 30, no Pátio de São Pedro

Com calorosa torcida, muito brilho, grandes performances, pompa, circunstância, frevo no pé e emocionadas declarações de amor ao Carnaval pernambucano, a Prefeitura do Recife estreou ontem (13) o extenso calendário de prévias momescas de 2026, no Teatro do Parque, com as eliminatórias do Concurso de Rei e Rainha da folia.

As disputas, embaladas pelos acordes e clarins da Orquestra Popular do Recife, sob a regência indefectível do Maestro Formiga, registraram uma atípica maioria de candidatos a Rei e classificaram, para delírio das efusivas torcidas que compareceram para apoiar seus candidatos, todos os aspirantes ao trono de Momo: 18 concorrentes ao cargo de Rei e 13 postulantes à coroa de Rainha.

A banca, formada por sete jurados, avaliou desenvoltura, postura, animação e simpatia de cada um dos candidatos, que se apresentaram em grupo e em seguida individualmente.

Teve de tudo no palco da majestosa estreia das prévias: muitos saltos e passos, homenagem ao Homem da Meia Noite, figurinos caprichados, plumas e paetês, estreantes e veteranos, tradição, inovação e até declamação, que confirmaram a disputa uma celebração comovida e comovente ao Carnaval que só Pernambuco sabe brincar.

“O nível dos participantes superou muito nossas expectativas. As eliminatórias confirmaram, mas também ressignificaram algumas tendências que temos observado há alguns anos, como a dos concorrentes cativos, que sonham com a coroa e se inscrevem no concurso há vários carnavais, a adesão de pessoas trans, que atualizam a disputa, renovam e confirmam seu sentido e sua importância social, a participação de estudiosos do frevo e da cultura popular, além da adesão de públicos espontâneos e diversos, não necessariamente ligados às agremiações que fazem e desfilam o Carnaval do Recife”, celebrou Albemar Araújo, coordenador do concurso. “Tradição só se confirma assim: com um palco cheio de sonhos antigos e esperanças novas”, concluiu.

A final será realizada na noite do dia 30 de janeiro, no Pátio de São Pedro, quando o Recife conhecerá as majestades do Carnaval 2026. Cada monarca eleito para o prestigioso trono do maior Carnaval de rua em linha reta do mundo receberá o prêmio de R$ 30 mil, além de ganhar a enorme responsabilidade de prestigiar uma multidão de alegrias, celebrações e tradições que se encontram para formar o vasto e democrático calendário carnavalesco recifense.

Próxima agenda das prévias momescas será no dia 20 de janeiro, com a estreia dos ensaios dos maracatus para o tradicional espetáculo Tumaraca, que celebra o sagrado rítmico, percussivo, cultural, popular e ancestral do maracatu pernambucano. A primeira nação a ensaiar será a Tupinambá, cuja sede fica no Córrego do Genipapo.

18º Baile Municipal abre o Carnaval de Arcoverde com vendas de mesas já disponíveis

A Prefeitura de Arcoverde realiza, no dia 31 de janeiro, o 18º Baile Municipal, evento que abre oficialmente o Carnaval no município. As vendas de mesas e ingressos individuais já estão disponíveis para o público. Ao todo, estão sendo comercializadas 200 mesas.

Os foliões podem adquirir mesas de forma online, por meio do site oficial da Prefeitura, com acesso ao link da Virtual Ticket, ou presencialmente na Secretaria de Turismo, Esportes e Eventos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A orientação é garantir a compra antecipada, considerando a alta procura registrada na edição anterior.

O Baile Municipal integra a programação do Nosso Carnaval 2026 e é promovido pela Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Eventos, em parceria com a Secretaria de Cultura. Em 2025, a 17ª edição registrou público recorde, com o Esporte Clube Municipal completamente lotado, consolidando o evento como um dos mais tradicionais do calendário da cidade.

A secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Nerianny Cavalcanti, destacou o início da preparação para a festa. “Já estamos prontos para o nosso Baile Municipal. As vendas começam a partir de hoje, tanto pelo site da Prefeitura quanto na Secretaria. Será uma noite animada, feita para abrir o Carnaval de Arcoverde”, afirmou.

“Pernambuco precisa de uma repaginada, de um ‘sangue novo’ no governo, de pessoas que sejam realmente da política”, diz prefeito de Petrolândia

O prefeito da cidade de Petrolândia, Fabiano Marques, do Republicanos, concedeu entrevista  ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier. Ele ocupa papel de destaque na cena política do Sertão de Itaparica e falou sobre vários temas, dentre eles, eleições 2026.

Fabiano falou sobre a pré-candidatura a deputado estadual do seu filho, Bruno Marques, que desponta como um dos projetos mais bem estruturados da política estadual para este ano. “O projeto de Bruno nasceu em 2022, com a ida de Rodrigo Novaes para o Tribunal de Contas do Estado, pois abriu-se um vácuo de representatividade política para a nossa região. Hoje ele tem presença forte em 43 municípios, de todo o estado. São 6 prefeitos apoiando sua pré-candidatura, vários vice-prefeitos e centenas de vereadores. Trata-se de um projeto encorpado e que atende a uma demanda antiga do povo do Sertão de Itaparica”, disse ele.

Para finalizar, o prefeito defendeu a pré-candidatura de João Campos, prefeito do Recife, ao cargo de governador. “Apoiamos João Campos por entender que Pernambuco estagnou. Pernambuco precisa de uma repaginada, de um ‘sangue novo’ no governo, de pessoas que sejam realmente da política, que saibam o que é política e João Campos já mostrou isso, afinal de contas ele é neto de Miguel Arraes e filho de Eduardo Campos. Ele hoje é uma liderança a nível nacional”, finalizou.

Prefeitura de Caruaru conclui entrega de cestas básicas para famílias atingidas pela estiagem

Ação coordenada pela Secretaria de Segurança Municipal reforça compromisso social e apoio às comunidades rurais em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Caruaru concluiu, nesta terça-feira (13), a entrega de cestas básicas destinadas a famílias afetadas pela estiagem no município. A iniciativa foi realizada por meio da Secretaria de Segurança Municipal (SSM), com alimentos enviados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, após solicitação da Defesa Civil de Caruaru, dentro do decreto municipal de desastre reconhecido pelo Governo Federal.

A ação beneficiou cerca de 3.500 famílias nos quatro distritos do município, fortalecendo a rede de proteção social em um período crítico para a população rural. Os trabalhos tiveram início no dia 5 de janeiro e foram finalizados dentro do cronograma, garantindo celeridade e organização na distribuição dos alimentos.

A operação contou ainda com a parceria das Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), de Assistência Social (SAS) e de Educação (Seduc), atuando de forma integrada para assegurar que os alimentos chegassem às comunidades mais impactadas pela estiagem.

Moradora da Vila Peladas, Dona Josefa Dijanira, de 80 anos, destacou a importância da ação para as famílias da zona rural. “Isso é uma bênção de Deus. Tenho 13 filhos vivos, dos 23, e muitas vezes divido com eles o alimento. Essa ajuda chega em um momento muito necessário”, relatou.

Para o secretário de Segurança Municipal, Coronel Patrício Filho, a operação reafirma o papel estratégico da gestão municipal no cuidado com quem mais precisa. “Essa ação demonstra o compromisso da Prefeitura em atuar de forma integrada, garantindo dignidade e apoio às famílias atingidas pela estiagem. Seguimos trabalhando para que a ajuda chegue com rapidez e eficiência a todos os distritos”, destacou o secretário.

Rua Mauro Borrione passa por obras de drenagem e pavimentação pelo Programa Rua Tinindo

Intervenção realizada pela Prefeitura do Recife melhora a mobilidade e o escoamento das águas pluviais na Ilha do Retiro

A Prefeitura do Recife entregou nesta terça-feira (13), mais uma obra de requalificação de vias do Programa Rua Tinindo, desta vez no bairro da Ilha do Retiro. Executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), a intervenção na Rua Mauro Borrione contou com a implantação de nova rede de drenagem e pavimentação. A ação vai melhorar a circulação de pessoas e o escoamento das águas pluviais, trazendo mais conforto e qualidade de vida para os moradores e frequentadores da área. O prefeito João Campos e o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, participaram da entrega.

“Estamos inaugurando mais uma obra do Programa Rua Tinindo. Faço questão de estar em cada ação que fazemos na cidade. Vemos aqui que não importa se a rua é muito grande ou um pouco menor, pois toda rua importa na cidade. Temos um compromisso de realizar um conjunto de obras no entorno e tantas outras ruas também serão calçadas. Vamos seguir trabalhando e fazendo o que deve ser feito. Ninguém fez mais na história do Recife do que o nosso time, principalmente pela periferia da cidade”, afirmou o prefeito João Campos.

Na Rua Mauro Borrione o trecho contemplado possui uma extensão total de 141,90 m. A obra compreendeu a execução de 780,34 m² de pavimento em asfalto, 294,93 m de meio-fio, 727,76 m² de passeio em piso de concreto e 48,25 m² de piso tátil. Além disso, a drenagem contou com a implantação de 97,36 m de tubos e nove caixas enterradas. A obra, que teve um investimento de R$ 409.649,38, foi iniciada em 10 de março e concluída em 15 de outubro de 2025.

Tereza Alves, 61, moradora da rua há mais de 9 anos, falou sobre a felicidade em ver a rua calçada. “Alagava muito em dias de chuva, tinha bastante lama e fazia muita poeira em dias de sol. Agora eu me sinto bem e valorizada por ter uma rua calçada, bonita e digna de se viver”, disse ela.

As obras do Programa Rua Tinindo já foram concluídas em 158 ruas e iniciados os serviços de pavimentação e drenagem em cerca de 32 vias distribuídas nas seis RPAs da cidade, melhorando as condições de tráfego e levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores.

Prefeitura de Condado divulga programação das festividades de São Sebastião, com show de Padre Fábio de Melo

A Prefeitura de Condado divulgou a programação oficial das festividades em homenagem a São Sebastião, celebrado neste mês de janeiro e considerado co-padroeiro do município. A tradicional festa religiosa e cultural marca os 155 anos de devoção ao santo na cidade, reunindo fé, cultura e participação popular.

O ponto alto da programação acontece no dia 25 de janeiro, quando o padre Fábio de Melo comanda as comemorações com um show de fé e louvor, a partir das 20h, na Praça de Eventos. O momento promete emocionar fiéis e visitantes, reforçando a importância da data para a história e a identidade do povo condadense.

De acordo com o prefeito Albino Silva (PP), a celebração vai além do aspecto religioso. “A Festa de São Sebastião faz parte da nossa história e da nossa identidade como povo. Celebrar esses 155 anos é valorizar a fé, a cultura e a união da nossa cidade. Estamos preparando tudo com muito carinho para receber a população e os visitantes em um momento de paz, devoção e alegria”, destacou o gestor.

A gestão municipal destaca que a festa é realizada com organização e segurança, garantindo conforto para todo público presente. A festividade será realizada em parceria com o Governo do Estado, através da Empetur.

Procon Recife promove no sábado (17) fiscalização na orla da cidade

Segunda etapa da ação “Procon na Praia: seu direito não tira férias” de 16 de janeiro a 9 de fevereiro, na faixa de areia, orientando o público sobre os direitos dos consumidores

A partir do próximo sábado (17), o Procon Recife realiza a segunda etapa da ação “Procon na Praia: Seu direito não tira férias”, realizando a fiscalização dos barraqueiros, permissionários e comerciantes da orla marítima da cidade. Equipes do órgão de defesa do consumidor também distribuirão abanadores para o público, contendo informações fundamentais sobre o que o pode ou não ser cobrado na praia. Essa etapa acontece de 16 de janeiro a 9 de fevereiro.

A primeira etapa da ação foi realizada hoje (13) com uma palestra educativa voltada aos comerciantes da orla de Boa Viagem. O objetivo da palestra foi orientar sobre o que pode e não pode ser cobrado dos consumidores de acordo com a lei. Mais de 120 permissionários e comerciantes lotaram o auditório do Compaz Leda Alves, no Pina, e assistiram a apresentação da secretária executiva de Defesa do Consumidor do Recife, Cristiane Moneta, e puderam tirar suas dúvidas com o Procon Recife.

Além dos direitos e deveres nas relações de consumo nas praias, a gestora deu orientações práticas sobre a legislação vigente e as responsabilidades dos comerciantes e permissionários que atuam em áreas públicas. “A ideia é evitar conflitos , esclarecer dúvidas e mostrar que respeitar o Código de Defesa do Consumidor é bom para o cliente, para o comerciante e para a imagem da cidade”, enfatizou Cristiane Moneta.

Um dos principais destaques da palestra foi a obrigatoriedade do cardápio (no ponto comercial deve pelo menos existir um físico). Ele precisa estar visível e informar todas as regras da relação de consumo , funcionando como um contrato com o cliente. “O consumidor tem que saber antes de consumir: se existe diferença de preço por forma de pagamento, que a taxa de serviço de 10% é opcional, quais são os preços e características do produto, como por exemplo, informar a média de peso ou quantas pessoas um prato serve, e os valores cobrados pelo uso de mesa, guarda-sóis e cadeiras, quando não houver consumo”, completa Cristiane.

Não pode ter a cobrança de consumação mínima, nem taxa por perda de comanda, nesse caso, o consumidor paga apenas pelo que consumiu.

Para reclamações, o consumidor pode acessar o procon.recife.pe.gov.br e para denúncias o canal é fiscalizacaoproconrecife@recife.pe.gov.br. Em caso de dúvida ou precisando de orientação tem o 0800 281-1311 ou a sede do Procon Recife – Rua do Imperador Dom Pedro II, 491 – Sto Antônio – Recife.