Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Nota de Pesar do PSB/PE pelo falecimento do ex-ministro Raul Jungmann

Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento de Raul Jungmann. Como vereador, deputado e ministro, ele construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a democracia e pela defesa do interesse público. Manifesto minha solidariedade aos familiares, amigos e a todos que compartilharam de sua caminhada.

Sileno Guedes
Deputado estadual
Presidente do PSB de Pernambuco

Governadora emite Nota de Pesar pela morte de Raul Jungmann

Recebi com pesar, neste domingo (18), a notícia do falecimento do ex-ministro, ex-deputado federal e ex-vereador do Recife, Raul Jungmann, que teve uma vida pública dedicada a Pernambuco e ao Brasil. Expresso minha profunda solidariedade aos familiares e amigos neste momento de despedida.

Raquel Lyra
Governadora de Pernambuco

Felipe Carreras participa de grande encontro político em Vertentes ao lado de Zito Barros e Diogo Moraes

Neste domingo (18), o deputado federal Felipe Carreras (PSB) participou de um grande encontro político no distrito de Capela Nova, em Vertentes, ao lado do deputado estadual Diogo Moraes, de Zito Barros, principal liderança da oposição do município, dos vereadores Marcone Moral, Nem Cavalcanti, Saara Siqueira e Natália Miranda, e lideranças locais.

Durante o encontro, organizado por Júnior de Deilson – forte liderança de Capela Nova, Felipe Carreras destacou a importância do diálogo, da união política e do trabalho conjunto para viabilizar investimentos e projetos que atendam às demandas da população.

O deputado também reafirmou seu compromisso com Vertentes e ressaltou que novas ações e iniciativas já estão sendo articuladas para impulsionar o desenvolvimento do município.

O encontro consolidou o alinhamento entre as lideranças e marcou mais um passo na construção de um projeto político voltado para o futuro de Vertentes, em sintonia com o prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos.

Piso do magistério deve ter reajuste em torno de 6,25%; governo publicará MP até o fim de janeiro

Por Mirella Araújo/JC Online

O reajuste anual é calculado com base na variação do valor anual mínimo por aluno do Fundeb, que resultaria em um reajuste de 0,37% em 2026

O governo federal deverá oficializar o reajuste do piso nacional do magistério em aproximadamente 6,25%, percentual que atende à proposta apresentada no Fórum de Acompanhamento do Piso, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC).

A informação foi confirmada pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, à coluna Enem e Educação. Segundo ele, o cálculo levará em conta a recomposição anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), somada a 50% da média do crescimento real das receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb – VAAF) dos últimos cinco anos.

De acordo com a CNTE, o percentual estimado considerou dados preliminares até o mês de novembro de 2025. No entanto, o índice poderá ultrapassar ligeiramente os 6,25%, a depender da incorporação da inflação de dezembro.

Caruaruense e sua contribuição histórica para a mobilidade pernambucana

Por Waldemar Oliveira

O transporte intermunicipal é um dos serviços mais sensíveis e estratégicos para Pernambuco. É ele que garante o deslocamento diário de trabalhadores, estudantes, idosos e famílias que dependem do ônibus para acessar emprego, educação, saúde e serviços básicos. No Interior, muitas vezes, não é alternativa, é necessidade.

É nesse contexto que a Caruaruense se tornou referência. Fundada em 1959, a empresa atravessou décadas operando linhas essenciais, especialmente no Agreste, conectando municípios, encurtando distâncias e ajudando a sustentar a vida econômica e social de milhares de pernambucanos. São mais de 60 anos de presença em um serviço que, para muita gente, é o que torna possível trabalhar, estudar e viver com dignidade.

Uma história desse tamanho não se improvisa. Ela se constrói com continuidade, responsabilidade e relação direta com a população. Por isso, a Caruaruense carrega um peso que vai além do aspecto operacional. Trata-se de um símbolo de tradição e confiança pública, que marcou gerações e ajudou a estruturar a mobilidade do Estado.

Diante de um cenário tão sensível, preocupa quando o debate se desloca do que realmente importa e passa a ser conduzido por ruído, disputa e tentativa de desgaste. Em temas assim, Pernambuco precisa de serenidade e compromisso com soluções, não de um ambiente que amplia instabilidade e incerteza em torno de um serviço essencial.

O resultado desse tipo de instabilidade é conhecido. Ele não recai sobre quem tem carro particular e alternativas de deslocamento. Ele recai sobre quem mais precisa, a população que usa o transporte público todos os dias, que depende de horários, linhas regulares e previsibilidade para manter a própria rotina.

Por isso, mais do que nunca, é hora de reafirmar uma posição clara. O transporte intermunicipal deve ser protegido como política pública e tratado com responsabilidade. E empresas que construíram uma trajetória histórica de serviço ao povo pernambucano merecem respeito institucional e um debate à altura da importância que representam.

No fim, o que deve prevalecer é o interesse coletivo. Porque acima de qualquer disputa está o direito de ir e vir do povo pernambucano, e é ele que não pode pagar a conta de um ambiente que não ajuda a resolver, apenas a desgastar.

 

Prefeitura do Recife entrega primeira etapa da nova rota de saída do Ibura

Intervenção de R$ 12 milhões cria novo corredor viário, melhora a drenagem e amplia opções de mobilidade na Zona Sul da cidade

A Prefeitura do Recife entregou, na manhã deste sábado (17), a primeira etapa da nova rota de saída do bairro do Ibura, na Zona Sul da cidade. Com investimento total de R$ 12 milhões, a obra contempla serviços de pavimentação, drenagem, macrodrenagem e urbanismo social de áreas públicas. Os recursos são provenientes de convênio com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal, além de contrapartida da gestão municipal. O prefeito João Campos e o secretário de Infraestrutura e vice-prefeito, Victor Marques, participaram da entrega.

“Hoje estamos entregando a primeira etapa e, neste momento, a via vai funcionar como um acesso local para atender a comunidade. Em um futuro próximo, com a entrega da segunda e da terceira etapas, a gente vai viabilizar um novo acesso para o Ibura. Quem vem pela Avenida Recife poderá entrar por aqui, sem precisar passar pela Dom Hélder”, destacou o prefeito João Campos.

O prefeito afirmou ainda que a mudança permitirá o alargamento da Dom Hélder, que vai funcionar como uma espécie de mini Via Mangue, com uma grande área de retenção embaixo, para armazenar a água da chuva e evitar alagamentos na Avenida Recife. “Além disso, teremos parques, equipamentos esportivos e uma grande obra de canalização para reforçar a drenagem da região. É um investimento de R$ 12 milhões, que mostra o cuidado com o Ibura e com toda essa área da cidade”, completou João Campos.

Iniciadas em novembro de 2024, as obras devem ser totalmente concluídas ainda neste primeiro semestre. A principal intervenção é a implantação de um novo corredor viário, com aproximadamente 1.100 metros de extensão em sentido único (Ibura–Centro), ligando a Avenida Dom Hélder Câmara à Avenida Recife. A nova rota vai melhorar a mobilidade da região, oferecendo mais uma alternativa de saída do bairro do Ibura e facilitando a conexão com a Avenida Recife e o bairro do Ipsep.

A primeira etapa entregue neste sábado contempla pavimentação, drenagem, calçadas e sinalização das ruas do Conde e Pitimbú, além de trechos da Avenida José Brasileiro Vila Nova e da Rua Manaíra. O projeto prevê ainda a implantação de um novo sistema de macrodrenagem, com a conformação e o desassoreamento de um canal existente, com o objetivo de minimizar os alagamentos na região. Os passeios públicos estão sendo requalificados com rampas de acessibilidade, piso tátil e direcional, além de rebaixamento de meio-fio. Todo o trecho da intervenção receberá arborização e paisagismo.

Maria da Conceição Silva Nascimento mora na comunidade há 55 anos e lembrou das dificuldades enfrentadas ao longo desse período. “Aqui sempre foi muito difícil. A gente era esquecido. A rua não tinha pavimentação, não tinha asfalto, parecia que ninguém se incomodava com a gente. Hoje está tudo asfaltado, pavimentado. Graças ao prefeito, melhorou muito para todo mundo. A gente ganhou dignidade”, contou a moradora.

Além das melhorias viárias, a iniciativa inclui a urbanização de áreas públicas, com a criação de novos espaços de lazer e convivência, como quadra esportiva, parque infantil, campo de futebol requalificado, mesas de jogos, área para piquenique e mobiliário urbano. Na Avenida Recife, será implantado um canteiro central para viabilizar o cruzamento e a conexão com a Rua Aderbal de Melo e o bairro do Ipsep.

A moradora Maria do Carmo, de 63 anos, também falou sobre as dificuldades antes das intervenções. “Eu vim morar aqui com 13 anos. Antes, as ruas eram todas esburacadas. Quando chovia, ficava tudo cheio de lama e era difícil até de sair de casa. Agora ficou bom. Dá pra andar, fazer caminhada. Quando tudo estiver pronto, com a praça que eles dizem que vão fazer, vai melhorar ainda mais. Para quem mora aqui, como eu, é uma mudança grande”, pontuou.

Vereador Eduardo Mota entrega nova rota de saída do Ibura ao lado do prefeito João Campos

O presidente da Comissão de Planejamento e Obras da Câmara de Vereadores, vereador Eduardo Mota (PSB), participou, ao lado do prefeito João Campos, da entrega da primeira etapa da nova rota de saída do Ibura, na Zona Sul do Recife, consolidando sua atuação como representante direto do bairro. A intervenção, de R$ 12 milhões, cria um novo corredor viário ligando a Avenida Dom Hélder Câmara à Avenida Recife, com serviços de pavimentação, drenagem, macrodrenagem e urbanização social, ampliando as opções de mobilidade e melhorando o dia a dia de milhares de moradores.

A etapa inaugurada contempla obras nas ruas do Conde e Pitimbú, além de trechos da Avenida José Brasileiro Vila Nova e da Rua Manaíra, com calçadas acessíveis, piso tátil, drenagem reforçada, sinalização e arborização. A iniciativa também prevê novos espaços de lazer e convivência, como quadra, parque infantil, campo de futebol requalificado, áreas de piquenique e mobiliário urbano, mudando a realidade de uma região historicamente marcada por lama, buracos e alagamentos.

Durante a agenda, Eduardo Mota ressaltou a importância de estar entregando a obra junto com o prefeito. “Entregar esta primeira etapa aqui no Ibura, ao lado do prefeito João Campos, é motivo de muito orgulho. O Ibura sempre foi bairro de gente guerreira, que carrega o Recife nas costas, e agora começa a receber obras do tamanho da sua importância, trazendo dignidade, segurança e mais mobilidade para quem vive aqui”, afirmou o vereador.

Para Eduardo Mota, todo o conjunto de obras na região mostra que o Ibura entrou na rota das prioridades da cidade, e a parceria entre Prefeitura e Câmara é essencial para que as entregas cheguem a quem mais precisa.

Na abertura do PE Meu País Verão em São José da Coroa Grande, governadora Raquel Lyra comemora resultado do turismo na região

O Festival Pernambuco Meu País de Verão chegou ao Litoral Sul nesta sexta-feira (16), aberto pela governadora Raquel Lyra. O município de São José da Coroa Grande recebe o festival até domingo, com uma ocupação na rede hoteleira que supera 95% na cidade, além de grande movimentação nas cidades circunvizinhas, dados consolidados pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Após passar por Camaragibe, Recife e Jaboatão dos Guararapes, o festival transformou a Praça Constantino Gomes, no centro de São José da Coroa Grande, em palco para grandes nomes da música e artistas da cena local e nacional. A governadora acompanhou a festa e cumprimentou o público presente.

“A gente vê o Litoral Sul em festa. O festival movimenta a cidade, com quase 100% da rede hoteleira ocupada, gerando emprego e renda na região. São grandes investimentos realizados pelo Governo de Pernambuco. As estradas que chegam até aqui garantem mais segurança, mais tranquilidade e mais conforto para as pessoas circularem. Tudo isso gera oportunidades e leva alegria ao coração das pessoas. A rede hoteleira está lotada, os bares e restaurantes cheios”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

A noite desta sexta contou com as apresentações do Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos, Ed Carlos, Nena Queiroga, O Grande Encontro, com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, José Augusto e, durante os intervalos, DJ Bode. Após passar por São José da Coroa Grande, o festival chega ao Litoral Norte, na Ilha de Itamaracá, de 30 de janeiro a 11º de fevereiro.

Presente no festival, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, afirmou que, quando se fala do Festival Pernambuco Meu País, não se trata apenas da festividade em si, mas também do desenvolvimento econômico do município. “A cidade está com 95,75% de ocupação hoteleira, o que acaba movimentando também todas as cidades vizinhas. É o Governo de Pernambuco trabalhando de norte a sul, de leste a oeste, levando muita alegria ao povo pernambucano”, destacou o presidente.

O prefeito de São José da Coroa Grande, Barbosa de Andrade, ressaltou a importância da chegada do festival ao município. “Um evento desse porte tem uma dimensão muito grande, porque não movimenta apenas o entretenimento, mas também a economia. Tudo isso nos deixa muito feliz, porque o maior objetivo é servir à população”, frisou o gestor municipal.

Só na edição de inverno, realizada entre julho e setembro de 2025, o festival movimentou mais de R$ 200 milhões nas cidades de Salgueiro, Triunfo, Buíque, Bezerros, Taquaritinga do Norte, Pesqueira, Gravatá, Arcoverde, Riacho das Almas e Caruaru.

Acompanharam a agenda os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); os deputados estaduais Joãozinho Tenório e France Hacker; os prefeitos Diego Cabral (Camaragibe), Mirella Almeida (Olinda), Júnior de Beto (Palmares) e Ridete Pellegrino (Jaqueira); assim como a presidente da Fundarpe, Renata Borba; além de vereadores e lideranças locais.

Programa ‘Conversa boa’ é um sucesso sempre

Acabei de chegar ao Caldinho do Neném, no bairro do Pina, em Recife, e encontrei o amigo radialista da Rádio Jornal, Ciro Bezerra, como de costume apresentando o programa ‘Conversa Boa’, que é apresentado todos os sábados e é um sucesso.

Ciro Bezerra fez questão de registrar, minha presença da minha esposa Wal e do meu filho Nícolas.

Prefeitura de Caruaru amplia oferta de ressonância magnética e avança na redução da fila de espera

Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Caruaru e a Secretaria Municipal de Saúde está ampliando a oferta de exames de Ressonância Magnética, com o objetivo de zerar a fila de espera da Regulação Municipal.

Os agendamentos começaram nesta sexta-feira, 16 de janeiro, contemplando 55 usuários, sendo 42 encaminhados para unidades na cidade do Recife. A iniciativa garante mais agilidade no diagnóstico e no acompanhamento dos pacientes que aguardavam pelo exame.

Para assegurar o acesso ao serviço, o município também irá disponibilizar transporte gratuito até a Região Metropolitana, garantindo segurança, conforto e tranquilidade aos usuários durante o deslocamento.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Matheus Neves, a ação representa um avanço importante na assistência especializada. “Estamos trabalhando de forma integrada com o Governo do Estado para reduzir filas históricas e garantir que a população tenha acesso aos exames no tempo adequado. Além do agendamento, o transporte oferecido pelo município é fundamental para assegurar que nenhum usuário deixe de realizar o exame por dificuldade de locomoção”, destacou.

Os pacientes contemplados foram comunicados diretamente por meio de ligação telefônica. Com o agendamento feito, a Regulação repassará todas as orientações necessárias sobre data, horário e local de embarque.