Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Vereador Eduardo Mota entrega nova rota de saída do Ibura ao lado do prefeito João Campos

O presidente da Comissão de Planejamento e Obras da Câmara de Vereadores, vereador Eduardo Mota (PSB), participou, ao lado do prefeito João Campos, da entrega da primeira etapa da nova rota de saída do Ibura, na Zona Sul do Recife, consolidando sua atuação como representante direto do bairro. A intervenção, de R$ 12 milhões, cria um novo corredor viário ligando a Avenida Dom Hélder Câmara à Avenida Recife, com serviços de pavimentação, drenagem, macrodrenagem e urbanização social, ampliando as opções de mobilidade e melhorando o dia a dia de milhares de moradores.

A etapa inaugurada contempla obras nas ruas do Conde e Pitimbú, além de trechos da Avenida José Brasileiro Vila Nova e da Rua Manaíra, com calçadas acessíveis, piso tátil, drenagem reforçada, sinalização e arborização. A iniciativa também prevê novos espaços de lazer e convivência, como quadra, parque infantil, campo de futebol requalificado, áreas de piquenique e mobiliário urbano, mudando a realidade de uma região historicamente marcada por lama, buracos e alagamentos.

Durante a agenda, Eduardo Mota ressaltou a importância de estar entregando a obra junto com o prefeito. “Entregar esta primeira etapa aqui no Ibura, ao lado do prefeito João Campos, é motivo de muito orgulho. O Ibura sempre foi bairro de gente guerreira, que carrega o Recife nas costas, e agora começa a receber obras do tamanho da sua importância, trazendo dignidade, segurança e mais mobilidade para quem vive aqui”, afirmou o vereador.

Para Eduardo Mota, todo o conjunto de obras na região mostra que o Ibura entrou na rota das prioridades da cidade, e a parceria entre Prefeitura e Câmara é essencial para que as entregas cheguem a quem mais precisa.

Na abertura do PE Meu País Verão em São José da Coroa Grande, governadora Raquel Lyra comemora resultado do turismo na região

O Festival Pernambuco Meu País de Verão chegou ao Litoral Sul nesta sexta-feira (16), aberto pela governadora Raquel Lyra. O município de São José da Coroa Grande recebe o festival até domingo, com uma ocupação na rede hoteleira que supera 95% na cidade, além de grande movimentação nas cidades circunvizinhas, dados consolidados pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Após passar por Camaragibe, Recife e Jaboatão dos Guararapes, o festival transformou a Praça Constantino Gomes, no centro de São José da Coroa Grande, em palco para grandes nomes da música e artistas da cena local e nacional. A governadora acompanhou a festa e cumprimentou o público presente.

“A gente vê o Litoral Sul em festa. O festival movimenta a cidade, com quase 100% da rede hoteleira ocupada, gerando emprego e renda na região. São grandes investimentos realizados pelo Governo de Pernambuco. As estradas que chegam até aqui garantem mais segurança, mais tranquilidade e mais conforto para as pessoas circularem. Tudo isso gera oportunidades e leva alegria ao coração das pessoas. A rede hoteleira está lotada, os bares e restaurantes cheios”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

A noite desta sexta contou com as apresentações do Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos, Ed Carlos, Nena Queiroga, O Grande Encontro, com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, José Augusto e, durante os intervalos, DJ Bode. Após passar por São José da Coroa Grande, o festival chega ao Litoral Norte, na Ilha de Itamaracá, de 30 de janeiro a 11º de fevereiro.

Presente no festival, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, afirmou que, quando se fala do Festival Pernambuco Meu País, não se trata apenas da festividade em si, mas também do desenvolvimento econômico do município. “A cidade está com 95,75% de ocupação hoteleira, o que acaba movimentando também todas as cidades vizinhas. É o Governo de Pernambuco trabalhando de norte a sul, de leste a oeste, levando muita alegria ao povo pernambucano”, destacou o presidente.

O prefeito de São José da Coroa Grande, Barbosa de Andrade, ressaltou a importância da chegada do festival ao município. “Um evento desse porte tem uma dimensão muito grande, porque não movimenta apenas o entretenimento, mas também a economia. Tudo isso nos deixa muito feliz, porque o maior objetivo é servir à população”, frisou o gestor municipal.

Só na edição de inverno, realizada entre julho e setembro de 2025, o festival movimentou mais de R$ 200 milhões nas cidades de Salgueiro, Triunfo, Buíque, Bezerros, Taquaritinga do Norte, Pesqueira, Gravatá, Arcoverde, Riacho das Almas e Caruaru.

Acompanharam a agenda os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); os deputados estaduais Joãozinho Tenório e France Hacker; os prefeitos Diego Cabral (Camaragibe), Mirella Almeida (Olinda), Júnior de Beto (Palmares) e Ridete Pellegrino (Jaqueira); assim como a presidente da Fundarpe, Renata Borba; além de vereadores e lideranças locais.

Programa ‘Conversa boa’ é um sucesso sempre

Acabei de chegar ao Caldinho do Neném, no bairro do Pina, em Recife, e encontrei o amigo radialista da Rádio Jornal, Ciro Bezerra, como de costume apresentando o programa ‘Conversa Boa’, que é apresentado todos os sábados e é um sucesso.

Ciro Bezerra fez questão de registrar, minha presença da minha esposa Wal e do meu filho Nícolas.

Prefeitura de Caruaru amplia oferta de ressonância magnética e avança na redução da fila de espera

Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Caruaru e a Secretaria Municipal de Saúde está ampliando a oferta de exames de Ressonância Magnética, com o objetivo de zerar a fila de espera da Regulação Municipal.

Os agendamentos começaram nesta sexta-feira, 16 de janeiro, contemplando 55 usuários, sendo 42 encaminhados para unidades na cidade do Recife. A iniciativa garante mais agilidade no diagnóstico e no acompanhamento dos pacientes que aguardavam pelo exame.

Para assegurar o acesso ao serviço, o município também irá disponibilizar transporte gratuito até a Região Metropolitana, garantindo segurança, conforto e tranquilidade aos usuários durante o deslocamento.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Matheus Neves, a ação representa um avanço importante na assistência especializada. “Estamos trabalhando de forma integrada com o Governo do Estado para reduzir filas históricas e garantir que a população tenha acesso aos exames no tempo adequado. Além do agendamento, o transporte oferecido pelo município é fundamental para assegurar que nenhum usuário deixe de realizar o exame por dificuldade de locomoção”, destacou.

Os pacientes contemplados foram comunicados diretamente por meio de ligação telefônica. Com o agendamento feito, a Regulação repassará todas as orientações necessárias sobre data, horário e local de embarque.

Em Jupi, Felipe Carreras confirma nova emenda e fortalece parceria com a prefeita Rivanda

O município de Jupi recebeu, nesta sexta-feira (16), a visita do deputado federal Felipe Carreras, em uma agenda institucional ao lado da prefeita Rivanda Freire, do vice-prefeito Ledson Liberato, vereadores e colaboradores da Prefeitura. O encontro teve como foco o diálogo sobre as principais demandas do município, o fortalecimento da parceria política e o alinhamento de ações e projetos para a cidade.

Durante a agenda, o deputado confirmou a liberação de uma nova emenda parlamentar, anunciada recentemente, que garantirá a aquisição de um caminhão compactador. A medida ocorre após a decisão do Governo de Pernambuco de recolher o equipamento do IPA que estava à disposição do município.

Além da confirmação da emenda, foram discutidas novos projetos e ações dentro de um alinhamento político que compartilha uma visão de futuro para Pernambuco, em sintonia com o projeto liderado pelo prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos.

Carreras confirmou que retornará ao município na próxima sexta-feira (23), dando continuidade às agendas e ao acompanhamento das ações que estão sendo planejadas para Jupi.

Corrida de Rua ‘Corre Garanhuns’ abre inscrições oficialmente nesta sexta (16)

Evento esportivo solidário será realizado no dia 04 de fevereiro, durante a programação alusiva aos 147 anos de Garanhuns

Estão abertas as inscrições para a Corre Garanhuns 2026, que será realizada no dia 04 de fevereiro (quarta-feira), no Aniversário de Garanhuns, com largada às 16h30min, em frente à Prefeitura de Garanhuns, no Centro da cidade. As inscrições podem ser realizadas online, no link: https://eventosesportes.com.br/102/Corre-Garanhuns-2026

Com percurso urbano de 7 quilômetros, a corrida une esporte, lazer e solidariedade. A participação é solidária, mediante a doação de 10 kgs de alimento não perecível, sendo 5kg de arroz e 5 kg de feijão, que serão destinados a instituições sociais de Garanhuns.

Todos os participantes inscritos terão direito a kit com camisa oficial e número de peito, além de medalha de participação para aqueles que concluírem a prova. Haverá ainda pontos de hidratação distribuídos ao longo do percurso, garantindo o bem-estar dos corredores. As informações sobre data, local e horário de retirada dos kits serão divulgadas posteriormente pelos canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Garanhuns.

Secretaria de Esportes realiza entrega de mais de 20 cestas básicas arrecadadas no 1° Arrasta Santa Cruz

 

A solidariedade marcou o 1° Arrasta Santa Cruz, evento realizado pela Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde, por meio da Secretaria Municipal de Esportes. Após o grande sucesso do evento, que levou uma multidão às ruas e arrecadou cerca de 250 quilos de alimentos, a Secretaria efetuou a entrega de mais de 20 cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Os alimentos foram doados de forma voluntária pelos participantes da corrida, reforçando o compromisso comunitário do evento. A arrecadação foi organizada e distribuída em cestas completas e distribuídas com a ajuda do CRAS, responsável por identificar e atender as famílias que mais precisam.

O Arrasta Santa Cruz, totalmente gratuito, uniu esporte, saúde e solidariedade. Os corredores contaram com pontos de hidratação ao longo de todo o percurso e, ao final, receberam lanche para repor as energias. Logo depois, o público ainda pôde aproveitar o show de Cristiano Aboiador e Forrozão Valeu Boi, que encerrou o evento em clima de celebração.

Governo de Pernambuco promove curso gratuito em São José do Egito sobre editais de cultura

São José do Egito recebe, nos dias 16 e 17, uma importante ação formativa voltada para o fortalecimento do setor cultural. O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com o município, promove um curso gratuito sobre os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com o objetivo de descomplicar processos e orientar agentes culturais da região.
A formação acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação e é voltada para artistas, produtores, fazedores de cultura e demais interessados em participar dos próximos editais.
A programação será dividida em módulos:
•Dia 16
•Módulo 1 – a partir das 18h
•Módulo 2 – a partir das 20h
•Dia 17
•Módulo 3 – às 9h
•Módulo 4 – às 14h
Durante o curso, os participantes terão acesso a conteúdos sobre os editais da PNAB, inscrições no Mapa Cultural, elaboração de projetos culturais e prestação de contas, etapas fundamentais para quem deseja acessar recursos públicos para a cultura.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site: buscaativape.com.br/oficinas
A iniciativa busca ampliar o acesso à informação, fortalecer a cadeia produtiva cultural local e preparar os agentes culturais de São José do Egito para as oportunidades que estão se aproximando.

Transforma Petrolina e Prefeitura promovem momento de lazer, inclusão e alegria na pista de gelo

Risos contidos, mãos dadas para vencer o receio do desconhecido e olhares atentos a cada passo sobre o gelo marcaram a experiência vivida por crianças autistas e adolescentes integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) durante uma ação promovida pelo Transforma Petrolina, em parceria com a Prefeitura Municipal. A atividade ocorreu nessa semana na pista de gelo instalada na cidade.

Durante a programação, monitores capacitados, voluntários e familiares acompanharam de perto cada criança e adolescente, respeitando limites individuais, incentivando avanços e garantindo um ambiente seguro e acolhedor. A ação também contou com a participação de mães atípicas, que acompanharam seus filhos, dentro da pista, em momentos de interação, alegria, cuidado e fortalecimento dos vínculos familiares.

A iniciativa teve como objetivo ampliar o acesso ao lazer e proporcionar novas experiências as crianças e adolescentes. A atividade integra o conjunto de ações desenvolvidas pelo Transforma Petrolina em parceria com a gestão municipal, com foco na promoção da cidadania, inclusão social e garantia de direitos.

O Transforma Petrolina segue fortalecendo uma rede de solidariedade que reúne poder público, voluntariado e parceiros, contribuindo para a construção de uma cidade mais solidária e com oportunidades para todos.

Banco do Nordeste integra o Top 5 do Boletim Focus

Fortaleza (CE), 16 de janeiro de 2026 – O Banco do Nordeste (BNB) passou a integrar, em menos de um ano após sua entrada no Sistema de Expectativas de Mercado do Banco Central, o grupo Top 5 do Boletim Focus, que reúne as instituições com maior precisão nas projeções econômicas.

O Banco ficou entre as instituições com melhor desempenho na estimativa da taxa Selic para o final de 2025. O resultado decorre das análises produzidas pela equipe macroeconômica do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene).

Para o economista-chefe do BNB, Rogério Sobreira, o reconhecimento decorre do trabalho desenvolvido pela área econômica da instituição. Segundo ele, integrar o Top 5 indica que “as projeções enviadas ao Banco Central apresentam precisão consistente, baseada nos métodos adotados e na atuação da equipe do Etene”.

Sobreira destaca que o desempenho também reflete a contribuição do Banco do Nordeste ao debate macroeconômico nacional. “As análises partem da realidade regional e dialogam com os indicadores do país, ampliando a diversidade das expectativas de mercado”, afirmou o economista.

A presença no Top 5 decorre unicamente do histórico de acertos das projeções, critério utilizado pelo Banco Central para compor a lista. O economista-chefe avalia que o resultado reforça o trabalho técnico da instituição.

Boletim Focus

O Boletim Focus é uma publicação semanal do Banco Central do Brasil que reúne projeções de instituições financeiras, consultorias, empresas e centros de pesquisa sobre variáveis como inflação, juros, câmbio e crescimento econômico. As informações subsidiam decisões de política monetária, investimentos e planejamento econômico.