Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Carnaval e cinema: Governo de Pernambuco lança campanha para o Carnaval 2026 inspirada no filme O Agente Secreto

Unindo a potência das manifestações culturais do Estado à força do cinema pernambucano, o Governo de Pernambuco lançou, nesta quinta-feira (22), a campanha para o Carnaval de Pernambuco 2026. Convidando a todos para conhecer e festejar a cultura do estado, com a máxima “A gente é festa”, a iniciativa faz uma homenagem ao filme O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho, que foi indicado ao Oscar em quatro categorias. Protagonizada pela atriz e artesã Tânia Maria, a campanha reforça a identidade, o orgulho e a criatividade que fazem do carnaval de Pernambuco uma festa única, reconhecida no Brasil e no mundo.

“O Carnaval de Pernambuco atrai turistas de várias partes do Brasil e do mundo. E, neste ano, temos a atriz Tânia Maria como nossa anfitriã, para fazermos uma homenagem ao filme O Agente Secreto, que já é motivo de muito orgulho. Convidamos a todos para curtirem com muita alegria e paz, o Pernambuco Meu País no Carnaval”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Tendo como cenário as ladeiras de Olinda, a campanha traz o convite da atriz e artesã Tânia Maria, 79 anos, que conquistou o país e o mundo como Dona Sebastiana. É na voz dela que Pernambuco anuncia: A gente é festa! “Com essa campanha, o Governo de Pernambuco fortalece o turismo e a cultura do Estado ao exaltar o filme O Agente Secreto em meio a uma grandiosa festividade no ano em que Pernambuco é destaque nas telas. Esperamos todos de braços abertos, pernambucanos e turistas”, destacou o secretário de Comunicação, Rodolfo Costa Pinto.

O filme da campanha celebra a riqueza cultural de Pernambuco ao reunir referências marcantes do estado, como o Frevo, os Caretas de Triunfo, os Caboclos de Lança, Maracatu, Papangus e tantas outras expressões populares.

Com humor, irreverência e diversidade, a produção que será divulgada na TV faz uma referência ao filme, evidenciando a pluralidade cultural que transforma Pernambuco em um território único de tradição e criatividade. “O cinema é uma vitrine poderosa para o turismo e transformamos essa visibilidade em estratégia, conectando cultura, identidade e promoção do nosso estado, ainda mais no maior palco popular que é o Carnaval”, aponta o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

Casa de Acolhimento Acalanto passa a funcionar em novo espaço no Arruda para atender crianças da primeira infância

Equipamento da Prefeitura do Recife amplia a qualidade do atendimento a crianças de 0 a 6 anos, com 20 vagas e funcionamento 24 horas

O prefeito do Recife, João Campos, entregou nesta quinta-feira (21), por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), o novo imóvel da Casa de Acolhimento Acalanto, localizada na Rua do Triunfo, 568, no bairro do Arruda. O espaço, focado na primeira infância, já existia, mas agora passa a funcionar em um imóvel mais adequado, garantindo melhores condições de cuidado, proteção e desenvolvimento para crianças de 0 a 6 anos que tiveram seus direitos violados. O ambiente residencial foi planejado para o cuidado, a convivência e o desenvolvimento infantil, com brinquedoteca, bebeteca e sala de leitura.

Durante a entrega, o prefeito destacou a finalidade da unidade no acolhimento de crianças pequenas. “Aqui é para crianças de 0 a 6 anos que estão sob acolhimento da Prefeitura, desde recém-nascidas até a primeira infância. O espaço foi requalificado e pensado para cuidar e proteger”, afirmou João Campos.

O gestor também ressaltou a ampliação da rede municipal de acolhimento. “Estamos reformando nossas unidades, como a Casa Acalanto, que hoje funciona em um espaço muito maior, para cuidar da cidade e, principalmente, de quem mais precisa”, completou.

O investimento total foi de aproximadamente R$ 150 mil, aplicado em obras de adequação e aquisição de mobiliário, proporcionando mais conforto, segurança e melhores condições de trabalho para a equipe.

Presente na entrega, a secretária em exercício de Assistência Social e Combate à Fome do Recife, Edivania Arcanjo, destacou a importância do novo espaço para a garantia de direitos. “Nosso principal objetivo é assegurar um ambiente seguro, acolhedor e digno, onde crianças afastadas temporariamente do convívio familiar possam ser cuidadas enquanto aguardam a resolução judicial de sua situação, seja pela reintegração familiar ou pela colocação em família substituta. Todo o trabalho é voltado para garantir o atendimento às suas necessidades materiais e psicossociais básicas, possibilitando um desenvolvimento sadio”, afirmou.

A Casa Acalanto tem capacidade para receber até 20 crianças na primeira infância, de 0 a 6 anos, de ambos os gêneros, que tiveram seus direitos violados. O serviço funciona 24 horas por dia, de forma ininterrupta, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), oferecendo proteção integral, cuidado contínuo e acompanhamento psicossocial, em articulação com a rede socioassistencial, incluindo saúde e educação. O acolhimento é realizado enquanto são construídas alternativas que garantam o direito à convivência familiar e comunitária, como a reintegração à família de origem ou o encaminhamento para família substituta por meio da adoção, sempre priorizando o melhor interesse da criança.

O novo imóvel foi estruturado em conformidade com as orientações técnicas do Governo Federal e conta com quartos, salas de estar e de refeições, ambiente para estudo, banheiros, cozinha, área de serviço e área externa para lazer. A estrutura inclui ainda brinquedoteca, bebeteca e sala de leitura, ambientes pensados para favorecer o brincar, fortalecer vínculos afetivos e estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças. Além disso, há salas destinadas à equipe técnica, coordenação, atividades administrativas e reuniões.

A unidade atende aos parâmetros exigidos para os serviços de acolhimento institucional e passa por avaliações periódicas de órgãos de controle, como o Poder Judiciário e o Ministério Público de Pernambuco, que realizam fiscalizações regulares para garantir o cumprimento das normas e a qualidade do atendimento oferecido.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Obras de pavimentação asfáltica de avenidas e ruas estratégicas de Salgueiro são concluídas pela prefeitura

Por meio de uma parceria com a Codevasf, viabilizada por emenda parlamentar do deputado Fernando Filho, a Prefeitura de Salgueiro concluiu nessa terça-feira, 20, as obras de pavimentação asfáltica de avenidas e ruas estratégicas da cidade. Foram aplicados quase 50.000 m² de asfalto nos bairros Cohab, Divino Espírito Santo, Copo de Cristal, Centro e Santa Margarida, totalizando 5.188,86 metros.

A ação começou no dia 6 de janeiro pela Avenida Central, que dá acesso ao bairro Cohab, seguiu para a Av. Audísio Rocha Sampaio, no Copo de Cristal, e chegou ao Divino Espírito Santo na semana do dia 12 a 16 de janeiro. Depois, o governo municipal atendeu a uma demanda antiga dos moradores do bairro Santa Margarida, asfaltando os dois principais acessos da comunidade, abrangendo ainda um trecho do Centro, em uma ação histórica.

Nas avenidas Central e Audísio Rocha Sampaio, as obras de pavimentação representam uma melhoria significativa na mobilidade e modernização da infraestrutura urbana. O revestimento asfáltico com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBQU) tem maior durabilidade e proporciona mais segurança no trânsito. Outra vantagem é a eliminação de todos os buracos e falhas nas vias, tornando o fluxo de veículos mais fluido e suave.

Divino Espírito Santo

No Divino Espírito Santo, a prefeitura cruzou o bairro com o asfalto. O recapeamento começou na Rua Otoniel Alves da Silva e se estendeu até o acesso à UPA 24h, passando pelas ruas São Vicente (Colina), Presidente Washington Luiz e José Duperron de Alencar. Ao todo, a pavimentação contemplou uma extensão de quase 2 km no bairro, alegrando a população local. “Estou muito feliz! Nunca pensei de ver esse asfalto aqui, porque o povo dizia que não iria acontecer. Hoje nós estamos aqui numa felicidade maior do mundo”, expressou Dona Guiomar.

Santa Margarida

Os moradores do bairro Santa Margaridas foram contemplados pelo recapeamento das duas ladeiras da comunidade, partindo das laterais do Estádio Cornélio de Barros Muniz (Salgueirão). De um lado, a pavimentação começou na Rua Romão Bem Sampaio e subiu pela Antônio Filgueira Soares até a entrada do Loteamento Asa Branca, somando 1.322,96 metros. Do outro, foi iniciada na Rua Antônia Raimunda Matias, subindo pela Evergisto de Menezes, conhecida como ‘ladeira de Rolando’. Esse trecho somou 578 metros de asfalto.

O comerciante Rolando Alencar Ferreira, personalidade icônica da localidade, manifestou a satisfação de enxergar o asfalto saindo do sonho para a realidade. “Quero falar da felicidade de ver o bairro Santa Margarida ser contemplado com asfalto, aqui na Rua Evergisto de Menezes. Estamos aqui há 30 anos com o meu comércio, a Mercearia do Rolando, e eu falo sinceramente, não tinha esperança de ver nunca esse acesso principal do bairro asfaltado. O serviço está sendo bem-feito, com muito carinho e a população agradece”, disse.

O projeto foi além do que estava previsto, atendendo também as ruas Sete de Setembro, sentido Avenida Aurora de Carvalho, no Centro, e a Maria José Angelim, onde fica localizada a Escola Ceraque. Com isso, as três vias públicas que ficam ao redor do Parque das Crianças agora estão asfaltadas e requalificadas

Governo de Pernambuco anuncia mudanças na Adepe

O Governo de Pernambuco anuncia, nesta quinta-feira (22), que a advogada Roberta Andrade Figueirôa vai assumir a diretoria Geral de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), respondendo interinamente também pela presidência do órgão. A advogada substituirá Ana Luiza Ferreira, que deixa o Governo para voltar a se dedicar à iniciativa privada.
 
“Guiada e inspirada por duas forças da natureza, Raquel Lyra e Priscila Krause, vivi um período transformador, sempre ao lado de pessoas extraordinárias. Juntos, ajudamos a dar uma nova cara ao desenvolvimento sustentável de Pernambuco, integrando economia, meio ambiente e justiça social”, destacou Ana Luiza em mensagem enviada aos servidores da Adepe.
 
A governadora agradeceu a dedicação de Ana Luiza reforçando que “desde o início do nosso governo, como secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha e em seguida como a primeira mulher presidente da Adepe, Ana Luiza teve compromisso com Pernambuco que tenho certeza que levará para seus novos projetos na iniciativa privada”, destacou.
 
CURRÍCULO – Advogada, Roberta Andrade é especialista em contratos pela Universidade Federal de Pernambuco, em Direito Contratual e em Direito e Mercado Imobiliário pelo Instituto Luiz Mário Moutinho.
 
Foto: Divulgação

Fala que Alimenta mobiliza juventude do Recife com aulas no Compaz Dom Hélder Câmara

Formação promovida pela Prefeitura fortalece o protagonismo juvenil por meio da comunicação popular e da valorização das memórias alimentares dos territórios

Neste sábado (24), das 9h às 16h, a Prefeitura do Recife promove a primeira aula presencial do Projeto Fala que Alimenta – Formação em Comunicação e Engajamento sobre Alimentação Adequada e Saudável para Juventudes, reunindo 60 jovens da periferia da cidade em uma formação voltada à comunicação e à promoção da alimentação saudável. A iniciativa, pioneira no Brasil, é realizada pelo município, com apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Umane, e execução da Angola Comunicação.

Voltada para as juventudes moradoras de bairros e comunidades da periferia do Recife, a formação propõe o reconhecimento do território, da memória e das experiências de vida como fontes legítimas para a produção de conteúdo, fortalecendo o protagonismo juvenil na promoção da alimentação adequada e saudável. O primeiro encontro presencial contará com a participação da jornalista e comunicadora Martihene Oliveira, integrante do coletivo Sargento Perifa, que irá compartilhar vivências do território onde cresceu e refletir sobre as relações cotidianas com a alimentação.

A proposta destaca as memórias afetivas ligadas à comida, como refeições em família, encontros com amigos e amigas e práticas alimentares do dia a dia, como ponto de partida para a construção de narrativas e produtos de comunicação conectados às realidades comunitárias. “As memórias afetivas ligadas à comida dizem muito sobre quem a gente é e de onde a gente vem. Eu cresci com um pé de manga no quintal, então era suco de manga, salada com manga, manga com farinha… A gente até vendia pra conseguir comprar outras coisas. Teve uma época em que a manga foi, literalmente, o sustento e a sobrevivência da minha família”, conta Martihene Oliveira.

Segundo a comunicadora, essas vivências ajudam a refletir sobre as transformações dos territórios, onde muitos quintais deram lugar às comunidades, e sobre seu próprio percurso até se tornar formadora de jovens, utilizando a comunicação como ferramenta de expressão e fortalecimento das realidades periféricas.

“A ideia é preparar esses jovens para produzir conteúdo sobre alimentação adequada, contar suas próprias histórias e ocupar espaços nas redes digitais e nos espaços públicos, a partir de suas vivências e realidades nos territórios onde vivem”, acrescenta a secretária em exercício de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), Edivania Arcanjo.

FUNDAMENTAÇÃO TÉCNICA E TEÓRICA – O encontro presencial terá duração de seis horas e apresentará os fundamentos da comunicação popular e comunitária como prática de expressão, narrativa e transformação social, tendo a alimentação adequada e saudável como eixo central. O primeiro módulo do projeto foi realizado em dezembro de 2025, em plataforma virtual, dando início a um percurso formativo de seis meses, em formato híbrido, com atividades presenciais e online.

Ao longo da formação, as juventudes participam de atividades teóricas e práticas que abordam técnicas de linguagem, escrita e imagem, uso de ferramentas de inteligência artificial, produção audiovisual, planejamento estratégico em comunicação e atuação em redes sociais. Os participantes também têm acesso a materiais pedagógicos, acompanhamento de monitores e suporte individualizado, que auxiliam no esclarecimento de dúvidas e incentivam a participação ao longo de todo o curso.

Governadora Raquel Lyra celebra indicação de O Agente Secreto ao Oscar e destaca protagonismo de Pernambuco no cinema

 
A governadora Raquel Lyra celebrou, nesta quinta-feira (22), a histórica indicação do filme O Agente Secreto em quatro categorias do Oscar 2026, fato histórico para o Brasil: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Elenco. A indicação consolida Pernambuco no topo do cenário audiovisual, evidenciando sua potência criativa, a excelência de seus artistas e o protagonismo cada vez mais expressivo do Estado no cinema brasileiro e no reconhecimento internacional.
 
“Hoje é um dia histórico para a arte e cultura pernambucana. O cinema do nosso Estado, com o filme O Agente Secreto, vai disputar quatro estatuetas no Oscar. Brindamos a Kléber Mendonça Filho, Wagner Moura e a todos aqueles que participaram da construção do filme e permitiram que, mais uma vez, nossa cultura e a cena do cinema pernambucano sejam vistos no Brasil e no mundo. Estaremos de dedos cruzados, torcendo, para que essas estatuetas venham para Pernambuco”, comemorou a governadora Raquel Lyra.
 
O Agente Secreto é estrelado por Wagner Moura, vencedor do prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2025 e do Globo de Ouro 2026 na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama. Ambientada no Recife de 1977, as filmagens da obra ocorreram em locais icônicos da capital pernambucana, como o Cinema São Luiz, a sede da Fundarpe e o Ginásio Pernambucano.
 
A gestora também ressaltou os investimentos do Governo de Pernambuco na preservação e modernização dos equipamentos culturais. O Cinema São Luiz já recebeu R$ 4,9 milhões, por meio da Fundarpe e da Lei Paulo Gustavo, destinados à recuperação do forro de gesso decorado, ao sistema de escoamento de águas pluviais e à modernização dos equipamentos de projeção e som. Atualmente, está em andamento uma nova etapa, com investimento de R$ 2,9 milhões, voltada para melhorias prediais, acessibilidade e implantação de um novo sistema de combate a incêndio, com conclusão prevista para fevereiro de 2026.

“Quem tem que se explicar, que não bote a culpa nos outros”, diz João Campos

Blog Dantas Barreto – O prefeito João Campos (PSB) evitou polemizar, nesta quinta-feira (22), a respeito das declarações da governadora Raquel Lyra (PSD) e da líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputada Socorro Pimentel (UB), que veem como cortina de fumaça da oposição o pedido de impeachment apresentado na Assembleia Legislativa pelo aliado dele, o deputado Romero Albuquerque (UB). Segundo Raquel e Socorro, é uma tentativa de encobrir o pedido de impeachment contra Campos que o vereador Eduardo Moura (Novo) apresentou na Câmara Municipal.

“Acho que quem tem de falar não sou eu. Mas a responsável é quem tem que falar sobre isso. Eu não tenho nenhuma relação com isso. Quem tem que se explicar, que não bote a culpa nos outros”, respondeu João Campos, ao ser questionado sobre como vê essas declarações de Raquel e Socorro.

Na Assembleia, o pedido de impeachment é devido à denúncia de que a Logo Caruaruense passou três anos transportando passageiros sem a devida fiscalização por parte da EPTI. A transportadora pertence ao ex-governador João Lyra Neto e está encerrando as atividades. A oposição acusa Raquel Lyra de ter beneficiado o pai e ainda ter colocado em risco a vida dos passageiros. Ontem, a governadora exonerou Antônio Carlos Reinaux da presidência da EPTI e nomeou o advogado Yuri Coriolano para o cargo.

Já o pedido de impeachment contra João Campos ocorre por causa da nomeação de um procurador que foi aprovado no concurso público em 63º lugar, porém três anos depois apresentou diagnóstico de autismo e passou para a 1ª colocação. Houve reações ao ser revelado que o procurador é filho de uma procuradora do TCE e do juiz responsável pela Vara Regional de Crimes Contra a Administração Pública, Ordem Tributária, Lavagem de Dinheiro e de Delitos de Organizações Criminosas do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE). João Campos anulou a nomeação e o caso está judicializado.

Brejinho antecipa salários e injeta R$ 1,2 milhão na economia durante Festa de Janeiro

A Prefeitura de Brejinho realizou nesta quinta-feira, dia 22, o pagamento antecipado dos salários dos servidores municipais, referentes ao mês de janeiro. A medida acontece em meio às festividades da tradicional Festa de Janeiro, que será realizada hoje (22) e amanhã (23), fortalecendo ainda mais a economia local.

Com o pagamento da folha salarial, a gestão municipal injetou aproximadamente R$ 1,2 milhão na economia do município, beneficiando diretamente o comércio, os prestadores de serviços e toda a população que participa do evento festivo.

O prefeito Gilson Bento destacou que a antecipação dos salários foi resultado de um esforço da administração municipal, com o objetivo de valorizar os servidores e garantir que todos possam aproveitar o período festivo com mais tranquilidade.

> “Nossa gestão fez um grande esforço para que os funcionários recebessem seus salários durante a festa. Isso melhora muito a economia do município. Nossa responsabilidade com os funcionários da gestão é fundamental, pois sabemos dos compromissos que cada um tem”, afirmou o prefeito.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Brejinho com o funcionalismo público e com o desenvolvimento econômico local, especialmente em um período de grande movimentação cultural e financeira para o município.

CasaBloco estreia no Recife com show de Elba Ramalho amanhã (23/01) e o encontro inédito entre o Cordão do Bola Preta e Galo da Madrugada no sábado (24/01)

Evento realizado em parceria com a Prefeitura do Recife terá 14 horas de duração e 40 atrações, incluindo grupos de maracatu, blocos líricos, caboclinhos, afoxés e orquestras. Toda a programação é gratuita e inaugura o Cortejo Leda Alves de Cultura Popular e os Acertos de Marchas de Blocos Líricos

A CasaBloco aterrissa pela primeira vez no Recife, com programação gratuita. O festival, que traduz a essência dos carnavais do Brasil, realiza a 7ª edição com várias novidades. Nos dias 23 e 24 de janeiro, a CasaBloco vai receber a cantora paraibana Elba Ramalho, e promover o encontro dos maiores blocos de Carnaval do Brasil, o Cordão do Bola Preta, que arrasta uma multidão no Centro do Rio de Janeiro, e o tradicional Galo da Madrugada, um dos ícones do Carnaval brasileiro. O projeto que mistura o frevo com o samba vai ocupar a Praça do Arsenal.

A programação da CasaBloco Recife também inaugura os Acertos de Marcha de Blocos Líricos e o Circuito Leda Alves de Cultura Popular, programações que irão se estender ao longo de janeiro e fevereiro e que que incluem apresentações de blocos líricos, grupos de maracatu, caboclinhos e outras manifestações culturais de Pernambuco. Na sexta-feira, dia 23 de janeiro, a partir das 17h, a Orquestra de Pau e Corda Evocações e Flabelistas em Cortejo, a Turma de Palhaços Periquitos do Zumbi e a Orquestra Frevo Mix abrem a programação. No sábado, dia 24, a abertura acontecerá às 15h, com um grande cortejo cultural, com 24 grupos, incluindo o Maracatu Nação Baque Forte, o Afoxé Ylê Xambá, Bloco de Samba, Orquestra Itinerante Meu Frevo e Tribo do Caboclinho Tupi.

Considerados os dois maiores blocos do Brasil, dois dos ícones do carnaval, o Cordão da Bola Preta e o Galo da Madrugada têm um encontro marcado para o dia 24 de janeiro. A expectativa é enorme e os presidentes dos dois blocos estão ansiosos por um momento que vai entrar para a história do Carnaval.

A CasaBloco Recife conta com patrocínio master da Petrobras e parceria institucional da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. O projeto da Tess Ideias e Comunicação é uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei Rouanet.

CasaBloco

Criada em 2018, a CasaBloco foi pensada como um lugar para reunir a multiplicidade de manifestações e a diversidade de grupos e ritmos que fazem parte do carnaval brasileiro. Blocos e artistas de diferentes regiões do país se juntam aos representantes da folia carioca em uma grande festa que celebra a potência do universo artístico e a cultura do carnaval.

Aumento da passagem de ônibus no Grande Recife é homologado

Folha PE – A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Pernambuco (Arpe) homologou o aumento das tarifas de ônibus do Grande Recife. O valor do Anel A (Bilhete Único), o mais utilizado pelos passageiros, foi arredondado de R$ 4,47 para R$ 4,50.

A homologação foi publicada na edição desta quinta-feira (22) do Diário Oficial do Estado de Pernambuco. Os novos valores foram aprovados em votação do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), realizada no dia 15 de janeiro. O reajuste foi de 4,46% e entra em vigor no dia 1° de fevereiro.

  • Anel A (Bilhete único): de R$ 4,47 para R$ 4,50
  • Anel G: de R$ 3,03 para R$ 3,00
  • 041 – SETÚBAL (OPCIONAL): de 5,7754 para 5,80
  • 064 – PIEDADE (OPCIONAL): de R$ 8,66 para R$ 8,70
  • 072 – CANDEIAS (OPCIONAL): de R$ 8,66 para R$ 8,70
  • 160 – GAIBU/BARRA DE JANGADA (VIA PAIVA): de R$ 8,66 para R$ 8,70
  • 191 – RECIFE/PORTO DE GALINHAS (S/AR): de R$ 15,42 para R$ 15,40
  • 195 – RECIFE/PORTO DE GALINHAS (OPCIONAL): de R$ 22,52 para R$ 22,50
  • 214 – UR-02/IBURA (OPCIONAL): de R$ 8,66 para R$ 8,70
  • 229 – MARCOS FREIRE (OPCIONAL): de R$ 8,66 para R$ 8,70
  • 342 – CURADOS (OPCIONAL): de R$ 8,66 para R$ 8,70

Proposta do governo
Na reunião do último dia 15, o Grande Recife destacou que a proposta considerou a inflação de 2026 e que estudos tarifários apresentados no conselho apontaram que, para cobrir integralmente os custos de operação do sistema neste ano, como combustível, salários, manutenção da frota e operação do sistema, a tarifa técnica deveria chegar a R$ 6,14.

“Para evitar que o aumento recaia sobre os usuários, o Governo do estado mantém bilhete único e subsídios ao sistema, com aporte de cerca de R$ 500 milhões, além de isenções fiscais, como a do ICMS sobre o óleo diesel, cobrindo a diferença entre o custo real do sistema e o valor pago pelo passageiro”, destacou.

O Grande Recife também apontou os avanços estruturais em curso no sistema, a exemplo da aquisição de 100 ônibus elétricos com ar-condicionado, que irão reforçar a frota da RMR.