Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Prefeito Sivaldo Albino assina 15 Ordens de Serviço com investimento de quase R$ 15 milhões

Reforma do Caic, pavimentações, construção de quadras poliesportivas e dois novos muncks para auxiliar na iluminação pública estão no pacote

A Prefeitura de Garanhuns autorizou o início de um novo ciclo de obras e investimentos estruturantes no município, com a assinatura de 15 Ordens de Serviço que contemplam áreas como educação, turismo, mobilidade urbana, lazer, infraestrutura e serviços públicos. O pacote soma quase R$ 15 milhões em investimentos, reforçando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida da população.

Na área da Educação, os investimentos são expressivos e contemplam tanto melhorias na infraestrutura escolar quanto o fortalecimento do ensino pedagógico. Entre as autorizações está a contratação de empresa de engenharia para a coberta da quadra poliesportiva e melhorias no pátio da Escola Municipal Professora Amélia Maria, ampliando as condições de uso dos espaços escolares.

Também foi autorizada a implementação do projeto pedagógico Sala Azul no CMEI Girlane Lira, no bairro do Indiano, e na Escola Julião Capitó, no distrito de Iratama. As duas iniciativas, executadas pela empresa Inova Educação, somam mais de R$ 1 milhão em investimentos, fortalecendo ações pedagógicas voltadas à inclusão e ao desenvolvimento educacional.

Ainda no distrito de Iratama, foi assinada Ordem de Serviço para a construção de uma quadra poliesportiva coberta com vestiários na Escola Julião Capitó, ampliando a estrutura para atividades esportivas e escolares. O mesmo tipo de equipamento será construído no Colégio Padre Agobar Valença, com investimento superior a R$ 1,6 milhão, garantindo mais conforto e segurança para estudantes e profissionais da educação.

Outro destaque é a reforma e ampliação da EFITI Francisco Manoel de Torres Filho, localizada na Cohab 3, obra que recebe investimento de quase R$ 1,3 milhão. Já na Escola Municipal Professor Antônio Gonçalves Dias (CAIC), foi autorizada a reforma e construção de três quadras poliesportivas, com aporte de mais de R$ 2 milhões, fortalecendo a estrutura educacional e esportiva da unidade.

Além da Educação, o pacote de investimentos contempla a reforma e ampliação do Centro de Apoio ao Turista, equipamento estratégico para o fortalecimento do turismo local; a reforma da Praça Professor Edvaldo Mattias (Praça do Café), no bairro Aloísio Pinto; e a implantação de pavimentação asfáltica e em paralelepípedos, além de drenagem pluvial, em diversas ruas da Comunidade Massaranduba e a implantação de duas Academia Garanhuns, na Cohab 1 e Viana e Moura.

Outro investimento relevante é a aquisição de dois caminhões munck, que irão reforçar os serviços de iluminação pública do município, trazendo mais agilidade e eficiência na manutenção e ampliação da rede. Já no Parque Euclides Dourado, foi autorizada a construção da estrutura de madeira para a cobertura da Academia Garanhuns, garantindo melhores condições para a prática de atividades físicas.

As Ordens de Serviço assinadas marcam o início de um novo ciclo de obras em Garanhuns, consolidando a política de investimentos da Prefeitura em espaços públicos, infraestrutura e serviços essenciais, com impacto direto no bem-estar da população e no desenvolvimento sustentável do município.

Prefeitura de Salgueiro abre inscrições para curso gratuito de ‘Maquiagem Carnavalesca’ em parceria com o SENAC

No intuito de proporcionar a geração de renda durante o Carnaval de 2026, a Prefeitura de Salgueiro abriu inscrições para o curso gratuito de ‘Maquiagem Carnavalesca’. Quem quiser participar da ação realizada em parceria com o SENAC, pode se inscrever na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua Arcôncio Vieira, n° 129, no bairro Nossa Senhora das Graças.

A capacitação, com vagas limitadas, será realizada entre os dias 26 e 30 de janeiro no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), das 18h às 22h. Ao término, os concluintes receberão certificado do SENAC e estarão aptos a oferecer o serviço de maquiagem voltado para as festividades carnavalescas, obtendo uma renda extra no período da folia.

Prefeitura do Recife realiza audiência pública para avaliação do Plano de Contingência contra desastres

Encontro, que ocorreu no auditório do edifício-sede da Prefeitura, analisou pontos fortes e aspectos a serem aprimorados para fortalecer a resposta da cidade no período chuvoso

A Prefeitura do Recife realizou, nesta quarta-feira (21), uma audiência pública para avaliação do Plano de Contingência para Ações de Resposta a Desastres, Situações Emergenciais e de Calamidade Pública (PLACON) 2025. Promovido pela Secretaria Executiva de Defesa Civil, o encontro aconteceu no auditório Capiba, no 15º andar do edifício-sede da PCR, e reuniu moradores, técnicos e representantes de diversos órgãos municipais. A iniciativa teve como objetivo analisar os resultados do documento e identificar pontos fortes e aspectos que podem ser aprimorados, com foco no fortalecimento das estratégias de prevenção e resposta a desastres no município.

“O PLACON é um documento construído na normalidade para garantir rapidez na calamidade. É um instrumento fundamental para assegurar uma resposta rápida, integrada e eficiente em situações de emergência. Hoje, estamos aqui para apresentar o plano e, principalmente, ouvir a população, porque a nossa ideia é sempre aprimorar esse trabalho”, destacou Giselle Vieira, gerente-geral de Atenção Social da Defesa Civil.

O Plano de Contingência organiza as ações de resposta a deslizamentos de terra, alagamentos e inundações em áreas de morros e planícies do Recife, sobretudo em períodos de altos índices pluviométricos. O documento define o uso de recursos próprios e de parceiros e estabelece atribuições e responsabilidades entre os atores das esferas municipal, estadual e da sociedade civil que integram o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SIMPDEC).

Na prática, o material garante que cada órgão e instituição saiba exatamente como atuar em situações emergenciais. Elaborado de forma integrada e aprovado pelos órgãos parceiros e instâncias superiores da Prefeitura do Recife, o PLACON estabelece procedimentos que vão desde o monitoramento das ameaças e a emissão de alertas até a evacuação de áreas de risco, o socorro às vítimas e o restabelecimento de serviços essenciais.

Durante a audiência pública, os participantes puderam conhecer os principais pontos do plano e apresentar sugestões. Para Adriana de Souza, 36 anos, moradora do bairro de Nova Descoberta, a iniciativa reforça a importância do diálogo entre o poder público e a população. “Eu moro em uma comunidade com muitas barreiras e, para a gente, participar de um momento como esse faz muita diferença. É importante entender melhor as orientações e saber que nossa voz está sendo ouvida”, afirmou.

O Plano de Contingência faz parte da Ação Inverno 2025, que reuniu o maior investimento da história do Recife para o período chuvoso. Ao todo, estão sendo aplicados R$ 322,9 milhões em recursos da gestão municipal em um conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas na cidade. O material está disponível para consulta pública no site oficial da Ação Inverno.

Prefeito Zeca Cavalcanti entrega sala de urgência odontológica e amplia cuidado com a população de Arcoverde

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, inaugurou, nesta quarta-feira (21), a Sala de Urgência Odontológica da Policlínica Dr. José Cavalcanti Alves, ampliando de forma inédita o cuidado com a saúde bucal da população. A entrega consolida Arcoverde como referência regional na atenção à saúde bucal, ao implantar o primeiro serviço de urgência odontológica do Sertão de Pernambuco integralmente custeado com recursos do SUS municipal.

O novo serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e, aos fins de semana, em regime de plantão 24 horas, garantindo assistência nos períodos em que os demais serviços de saúde bucal da rede não estão em funcionamento. A urgência odontológica tem como finalidade acolher e tratar casos que exigem atendimento imediato, como dores intensas, infecções, sangramentos, traumas e outras intercorrências, evitando agravamentos e assegurando dignidade e resolutividade no atendimento à população.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Clara, o serviço foi implantado com planejamento e responsabilidade financeira. “Esse serviço foi muito sonhado e planejado. Só iniciamos quando tivemos a segurança de que conseguiríamos custeá-lo. A saúde não tem hora, a dor não escolhe horário, e agora a população tem para onde recorrer à noite e nos fins de semana. Isso é só o começo”, afirmou.

O prefeito Zeca Cavalcanti ressaltou que a nova sala representa mais do que uma estrutura física, mas um compromisso permanente com o bem-estar da população. “Esse serviço é da população e para a população. Estamos garantindo que ninguém fique desassistido quando a dor aparece fora do horário convencional. Ser o primeiro município do interior de Pernambuco a ofertar uma urgência odontológica em contraturno, custeada com recursos do SUS municipal, demonstra compromisso com uma saúde pública responsável, acessível e humana”, ressaltou.

Com a inauguração da sala de urgência odontológica na Policlínica Dr. José Cavalcanti Alves, Arcoverde amplia a capacidade de resposta da rede pública de saúde e passa a oferecer atendimento em horários estratégicos, garantindo mais acesso, resolutividade e cuidado à população.

Prefeitura de Salgueiro realiza cadastramento de artistas, esportistas e grupos coletivos do município

Entre esta terça-feira, 20, e o dia 20 de fevereiro, a Prefeitura de Salgueiro realiza o cadastramento de artistas, esportistas e grupos coletivos do município, visando fazer um mapeamento para futuros eventos e apoios governamentais.

Os cadastros devem ser feitos por meio dos formulários abaixo ou de forma presencial na Secretaria de Cultura e Esportes, na Biblioteca Municipal, contando com o auxílio da equipe da pasta.

Cadastro Cultural Pessoa física – https://forms.gle/BmHb7RrDG12FAACj9

Cadastro Esportivo – https://forms.gle/nNeeRWNPN5Esoddh9

Cadastro cultural – coletivo – https://forms.gle/dLYiN7Dt4mDFvbDfA

O procedimento é uma oportunidade fundamental para uma melhor organização das atividades culturais e esportivas no município, fortalecendo as ações desenvolvidas pela Secretaria de Cultura e Esportes.

Bruno Marques consolida bases e desponta como favorito à Alepe em 2026

Apostando na construção de bases como estratégia, Bruno Marques, pré-candidato a deputado estadual vem pavimentando seu caminho rumo à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com consistência. São diversas alianças por todo o estado que fazem com que o filho do prefeito Fabiano Marques, de Petrolândia, seja visto como um dos favoritos.

“Tenho andado por todas as regiões pernambucanas, escutando as demandas da população e percebendo cada vez mais o sentimento de esperança através de novos nomes na política”, disse e complementou: “2025 foi um ano especial para mim. Cada encontro que tive reforçou ainda mais o que quero para 2026, que é de construir um futuro bonito para Pernambuco”, afirmou.

Entusiasta do projeto político liderado pelo prefeito do Recife, João Campos, Bruno Marques avalia que o projeto de João representa a afirmação de uma visão administrativa que valoriza o diálogo, o planejamento e o investimento em políticas públicas capazes de promover desenvolvimento, inclusão social e oportunidades.

Fernando Dueire: um senador estratégico para Pernambuco e para os municípios

Pernambuco conta hoje com um senador que reúne competência técnica, sensibilidade política e um histórico consistente de serviços prestados ao Estado. Fernando Dueire construiu sua trajetória pública com coerência, atenção às demandas reais da população e compromisso com o desenvolvimento regional, atributos que fazem dele uma referência na representação pernambucana em Brasília.

Servidor público de carreira e economista, Dueire acumulou mais de três décadas de experiência no setor público antes de assumir o mandato no Senado. Sua atuação sempre esteve ligada à infraestrutura e ao planejamento de longo prazo. Um dos marcos mais lembrados de sua trajetória foi o período em que atuou como secretário no governo Jarbas Vasconcelos, quando teve papel central na duplicação da BR 232, ligando o Recife a Caruaru. A obra transformou a logística do Estado, integrou regiões e impulsionou a economia do Agreste e do Sertão, sendo até hoje uma das mais importantes intervenções estruturantes de Pernambuco.

No Senado, Dueire manteve o mesmo perfil técnico e resolutivo. Tem sido importante para destravar obras, viabilizar financiamentos e apoiar empréstimos estratégicos para Pernambuco, atuando com responsabilidade e foco em resultados. Seu trânsito institucional e sua credibilidade ajudam a transformar demandas em avanços concretos, especialmente quando o Estado precisa acelerar projetos e garantir recursos para obras estruturadoras.

Um dos diferenciais mais reconhecidos de Fernando Dueire é seu perfil municipalista. Ele mantém diálogo permanente com prefeitos de todas as regiões de Pernambuco, ouvindo demandas locais e atuando como ponte entre os municípios e o governo federal. Essa postura prática e acessível reforça sua presença junto às cidades do interior e consolida sua reputação como um senador atento às realidades de quem está na ponta.

Para o deputado federal Waldemar Oliveira, Dueire tem demonstrado, além de competência e atenção, uma coerência rara na vida pública. Segundo o parlamentar, é um senador que conhece Pernambuco, compreende o peso das decisões em Brasília e atua com equilíbrio para contribuir com o desenvolvimento do Estado e com soluções que cheguem aos municípios.

Esse entendimento também é compartilhado pelo Avante. No plano estadual, sob a liderança do presidente Sebastião Oliveira, o partido tem acompanhado de perto a atuação de Dueire e reconhece seu compromisso com pautas que fortalecem Pernambuco. No plano nacional, o presidente Luis Tibé também tem destacado a importância de construir alianças responsáveis e de valorizar quadros que entregam resultados, com diálogo e seriedade.

Pelo conjunto da trajetória e pela atuação no Senado, Fernando Dueire tem portas abertas no Avante como senador e conta com a confiança das lideranças do partido, tanto em Pernambuco quanto no cenário nacional. Em um momento em que o Estado precisa de articulação, previsibilidade e capacidade de diálogo em Brasília, Dueire se consolida como um nome que soma, fortalece a representação pernambucana e mantém o olhar voltado para quem mais precisa, os municípios.

AMC fortalece a segurança viária e a mobilidade urbana com ações diárias nas vias de Caruaru

Intervenções beneficiam condutores, pedestres e ciclistas.

A segurança viária e a mobilidade urbana são extremamente importantes para o desenvolvimento de um município. Visando ampliar estes fatores, Caruaru vem fortalecendo diariamente o trabalho de manutenção nas vias, tanto de calçamento, quanto de asfalto, nos bairros da cidade.

As ações englobam desde a recomposição de trechos danificados de paralelepípedos, utilizando uma técnica inovadora conhecida como “bripar”, que traz, entre as vantagens, a redução no tempo de cura e a liberação praticamente imediata do trecho, até o reparo de vias que sofrem o desgaste natural ou causado pela chuva.

O secretário executivo de manutenção viária, Maurício Lira, destacou o trabalho: “As ações de reparo de pavimentação são de suma importância, tendo em vista que reflete no dia dia do cidadão, seja ele usuário do transporte público, pedestre ou condutor de veículos ou motocicletas. Manter as vias em bom estado de conservação reflete no ganho de tempo para todos”, afirmou.

Essas intervenções viárias são resultado da ação conjunta da Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) e Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) e tem como principal objetivo atender aos mais de 400 mil habitantes de Caruaru, além da população “flutuante” oriunda de outros municípios, que vem diariamente à Capital do Agreste pernambucano.

Recife sedia Conferência Nacional de Slots da Anac

Os participantes chegaram na noite de ontem (20) e foram recebidos com uma apresentação cultural de passistas e uma orquestra de frevo, ritmo símbolo do Recife. O evento começa nesta quarta (21) e vai até a sexta (23) no Novotel Marina

Foi com muito frevo que a Prefeitura do Recife, através da Fundação de Cultura e das secretarias de Cultura, Turismo e Lazer e Desenvolvimento Econômico, recepcionou, na noite de terça-feira (20), os participantes de um dos eventos mais importantes da aviação no Brasil: a Conferência Nacional de Slots – uma autorização para pousos e decolagens – da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O evento acontece pela primeira vez no Recife a partir desta quarta-feira (21) até a sexta-feira (23), no Novotel Marina Recife, no bairro de São José, com apoio da Aena. A escolha do local da conferência se deve ao fato de a capital pernambucana ter consolidado sua importância econômica e turística como hub estratégico no Nordeste, além de apresentar ano a ano um crescimento expressivo de voos e atração de novos destinos internacionais.

“Ter o Recife sediando a Conferência de Slots da Anac, que só acontece duas vezes no ano, com objetivo de ajustar a malha aérea para o verão de 2026 é fruto do trabalho que a Prefeitura do Recife, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Turismo e Lazer do Recife, tem feito. O Recife avança como uma capital que possui um ambiente de negócio moderno, dinâmico, inclusivo e desburocratizado. E isso tem atraído investidores, empreendedores para a nossa cidade que tem uma riqueza cultural, histórica, gastronômica e de inovação singular”, comentou Carlos Andrade Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife.

Para o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Thiago Ângelus, o evento reforça o posicionamento da cidade como um hub estratégico para a aviação e o turismo no Nordeste. “Estar no centro das discussões que definem a malha aérea nacional é fundamental para ampliar a conectividade, atrair novos voos e fortalecer o fluxo de turistas e de negócios para o nosso destino”, afirmou. O secretário ressaltou que, em 2025, o Recife conquistou dois voos internacionais: Recife- Porto (Portugal) e Recife-Buenos Aires (Argentina), que promoveu a expansão de turistas desses dois países no Recife. “Temos também grandes eventos como o Réveillon e o Carnaval, que a cada ano fazemos crescer, e consequentemente colocam o Recife no topo do ranking dos destinos mais procurados do Brasil. Isso tudo aumenta a movimentação aeroportuária, a ocupação hoteleira e a geração de emprego e renda”, comentou.

De acordo com a Anac, o objetivo da Conferência é promover o uso mais eficiente da infraestrutura aeroportuária brasileira, distribuindo e ajustando os horários de pousos e decolagens em todo o território nacional, evitando a saturação em períodos como o verão e o inverno.

Circuito Nacional BYD de Vaquejada terá inclusão social e doações para hospitais públicos, celebra Eduardo da Fonte

O Circuito Nacional BYD de Vaquejada terá sua grande final realizada, pela primeira vez, em uma arena de futebol. A Arena de Pernambuco foi escolhida para receber o evento, que celebra um dos esportes mais tradicionais do Nordeste. O anúncio foi feito durante uma live realizada no Recife, com a presença do deputado federal Eduardo da Fonte, além de lideranças políticas, empresários, vaqueiros e do cantor Wesley Safadão.

Ao todo, o circuito contará com 17 etapas nesta temporada. Pernambuco, estado de forte tradição na vaquejada, sediará oito delas, incluindo a etapa final, marcada para a Arena de Pernambuco. Será o primeiro estádio construído para a Copa do Mundo de 2014 a receber um evento desse porte ligado à vaquejada.

Também participaram do evento os deputados estaduais Pastor Júnior Tércio e Henrique Filho, o secretário de Turismo do estado, Kaio Maniçoba, a presidente da Arena, Michele Collins, os prefeitos Sérgio Colin, de Toritama, e Edmilson Cupertino, de Moreno, e o vereador do Recife Alef Collins.

Durante o anúncio, Eduardo da Fonte destacou a importância cultural e econômica da iniciativa. “A vaquejada é um símbolo da cultura sertaneja, que movimenta o nosso estado, gera empregos e fortalece a economia, especialmente no interior de Pernambuco”, afirmou o parlamentar.

Além do aspecto esportivo e cultural, o circuito também terá um viés social. O evento contará com ações de inclusão, por meio de parceria com o projeto Arena da Inclusão, da Arena de Pernambuco, e promoverá doações para hospitais de câncer que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. “É um evento que une tradição, inclusão social e solidariedade, contribuindo diretamente para quem mais precisa”, ressaltou Eduardo da Fonte.

De acordo com a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), a atividade movimenta mais de R$ 800 milhões por ano em todo o país e gera cerca de 720 mil empregos diretos e indiretos.