Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Aline Gouveia e Jânio Gouveia reforçam apoio a João Campos

O prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, segue ampliando sua base de apoio no interior do estado. Neste sábado (24), ele recebeu a declaração de apoio da ex-prefeita de Amaraji, Aline Gouveia, e do ex-prefeito Jânio Gouveia, consolidando uma aliança com um dos principais grupos políticos do município, localizado na Zona da Mata Sul.

Durante o encontro, Aline Gouveia destacou a confiança no projeto liderado por João: “A gente acredita na juventude com responsabilidade. João tem mostrado que sabe cuidar de gente, que tem gestão e sensibilidade. É por isso que estamos juntos nesse projeto que olha pra frente e pensa em todas as regiões do estado”, afirmou.

O apoio do grupo reforça a presença de João Campos na Mata Sul, somando-se às articulações que vêm sendo costuradas em diversos municípios. O nome do prefeito do Recife vem tendo ampliado seu favoritismo para o Governo do Estado, reunindo apoios importantes e consolidando-se como a principal liderança em ascensão no cenário político estadual.

Grupo de Jane Veloso em Joaquim Nabuco reafirma apoio ao projeto de João Campos para Pernambuco

_Ex-candidata a prefeita reuniu lideranças de oposição no município que reafirmam aliança com o projeto estadual do prefeito do Recife em reunião neste sábado (24)_⁸

O prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, recebeu neste sábado (24) o apoio de importantes lideranças políticas da cidade de Joaquim Nabuco, na Mata Sul do estado. A ex-candidata a prefeita Jane Veloso, que obteve quase 6 mil votos na eleição de 2024 e perdeu por menos de 600, reafirmou seu compromisso com o projeto liderado por João, ao lado de quatro vereadores, suplentes e representantes da oposição local.

Durante a reunião, Jane Veloso destacou sua confiança na liderança do gestor recifense: “Assim como Eduardo Campos fazia, eu tenho certeza de que João não vai deixar Joaquim Nabuco só. Ele tem compromisso com quem mais precisa e com os municípios que foram esquecidos nos últimos anos”, afirmou.

A adesão fortalece a presença de João Campos na Mata Sul e consolida um palanque robusto no município, com base na aliança firmada com o principal grupo de oposição da cidade. A movimentação amplia o arco de apoios que vem se formando em torno do nome do prefeito, que tem sido cogitado para disputar o governo estadual em 2026.

Capacitação técnica fortalece agricultura familiar e segurança hídrica em Caruaru

Parceria amplia assistência técnica, promove autonomia das famílias rurais e impulsiona desenvolvimento no Semiárido

O fortalecimento da agricultura familiar e o enfrentamento aos efeitos da estiagem avançaram em Caruaru com a realização de uma capacitação técnica voltada a agricultores de todos os distritos, entre os dias 19 e 22 de janeiro.

A programação incluiu atividades teóricas e visitas técnicas a propriedades dos 2º e 4º distritos, com capacitação na construção de barragens subterrâneas, tecnologia social que permite o armazenamento da água das chuvas no subsolo e assegura a produção agrícola, mesmo em períodos de estiagem.

A ação integra as políticas municipais de assistência técnica e extensão rural, com foco na convivência sustentável com o Semiárido e foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Caruaru (SDR), em parceria com a Embrapa Solos.

Para a presidente da Associação de Mulheres do Agreste de Pernambuco, Juciara Lima, do Sítio Rafael, a iniciativa representa um avanço concreto para a zona rural. “Aprender novas tecnologias para construir barragens subterrâneas é fundamental para sanar o problema da água na zona rural e dar continuidade ao nosso trabalho no campo”, disse.

Além de fortalecer a segurança hídrica, a ação busca fomentar a geração de emprego e renda, promover a autonomia das famílias rurais e inserir a juventude rural no circuito de tecnologias voltadas à sobrevivência e à produção no Semiárido.

Felipe Carreras visita Jupi, anuncia emenda para aquisição de ambulância e discute novos investimentos

O município de Jupi recebeu, nesta sexta-feira (23), a visita do deputado federal Felipe Carreras, em uma agenda institucional ao lado da prefeita Rivanda Freire, do vice-prefeito Ledson Liberato, de lideranças políticas e dos vereadores Antônio Liberato, Professora Vanderleia, Nal de Roque, Luiz Ricardo, Dielson Miguel e Jeffeton Monteiro. M

Durante a agenda, o deputado anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil para a aquisição de uma nova ambulância. O invesetimento vai fortalecer a rede de saúde do município e garantir mais segurança, agilidade e qualidade no atendimento à população.

Além disso, foram discutidas novas iniciativas, projetos e ações que poderão ser viabilizadas por meio da parceria entre a Prefeitura de Jupi e o mandato do deputado em Brasília.

A agenda consolida o alinhamento político entre o deputado Felipe Carreras e a prefeita Rivanda, fortalecendo uma parceria que segue gerando resultados e abrindo caminhos para novos investimentos e avanços para o município.

Centro de Convivência da Pessoa Idosa e praça 60+ são inaugurados nas Graças

Equipamentos requalificados pela Prefeitura do Recife funcionam em casarão histórico e reforçam as políticas de promoção do envelhecimento ativo na cidade

O prefeito João Campos participou, nesta sexta-feira (23), da entrega do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira e de uma nova praça voltada ao público 60+, no bairro das Graças. Com o objetivo de promover bem-estar, autonomia e protagonismo social para as pessoas idosas do Recife, os novos espaços funcionam em um casarão histórico requalificado, localizado na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, nº 720, e passam a integrar as estratégias do programa “Recife 60+: Recomeço, Respeito e Protagonismo”.

Durante a entrega, o prefeito João Campos destacou o alcance do investimento e a diversidade de serviços oferecidos no novo equipamento. “Com um investimento de mais de R$ 3 milhões, a Prefeitura entrega hoje um espaço que já é realidade e que vai oferecer mais de 13 atividades diferentes para as pessoas idosas. São ações nas áreas de empreendedorismo, letramento, robótica, saúde, práticas integrativas e atividades físicas com a Academia da Cidade, tudo com estrutura de qualidade. Isso traduz o respeito que temos com a população idosa do Recife”, afirmou o gestor.

O equipamento, com capacidade para receber até 150 pessoas por dia, funcionará de domingo a domingo, das 5h30 às 20h. O serviço é voltado para pessoas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, moradoras do Recife — especialmente aquelas em situação de isolamento social decorrente da falta de acesso a serviços e a oportunidades de convivência familiar e comunitária. Também são contemplados beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pessoas idosas oriundas de famílias atendidas por programas de transferência de renda.

O acesso poderá ocorrer por procura espontânea da própria pessoa idosa ou de seus familiares, bem como por encaminhamento da rede de proteção à pessoa idosa.

A iniciativa busca incentivar a melhoria da qualidade de vida da população idosa, prevenir situações de violência e contribuir para o desenvolvimento de novos projetos de vida. O casarão, construído na década de 1920, foi doado ao município com a finalidade específica de abrigar iniciativas públicas e culturais voltadas ao público idoso. A obra foi executada pela Secretaria de Projetos Especiais (SEPE), e o equipamento será coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos e Juventude (SDHJ).

“Lembrando que 17% da população do Recife é formada por pessoas idosas e que a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o período de 2021 a 2030 como a Década do Envelhecimento Saudável, a Prefeitura do Recife entrega um centro com o tamanho, a potência e o valor que o público 60+ da cidade merece. Oficinas em diversas áreas, serviços de saúde, emissão de documentos, práticas esportivas e hortas são algumas das atividades que serão desenvolvidas no âmbito desta iniciativa pioneira, visando o protagonismo e a cidadania dessa população. É um equipamento que nasce a partir do diálogo com o COMDIR, o MPPE e a sociedade civil”, comentou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.

Com 445 m² de área construída, o espaço conta com uma estrutura moderna e multifuncional, distribuída em dois pavimentos. No térreo, estão recepção, copa, área multiuso, banheiros, duas salas de saúde e duas salas de educação. No primeiro andar, o equipamento dispõe de sala de jogos, sala de dança, sala de música, varanda, sala da gerência, sala do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir), sala de reunião, sala de economia criativa e sala de descanso. O investimento nesta etapa da obra foi de R$ 1,9 milhão.

A secretária de Projetos Especiais, Marília Dantas, destacou o significado da requalificação do imóvel histórico. Segundo ela, “mais do que inaugurar um equipamento público, esta entrega reafirma que o Recife valoriza quem construiu sua história e acredita que envelhecer deve ser sinônimo de dignidade, pertencimento e protagonismo”.

A gestora explicou ainda que a recuperação envolveu o restauro das fachadas, da cobertura, de escadas, portas e janelas, além do reforço estrutural e da implantação de acessibilidade com plataforma elevatória.

Os serviços realizados no casarão incluíram a recuperação completa da estrutura e das fachadas, o restauro da cobertura, escadas, portas e janelas, além da reforma do anexo e do muro existente. O espaço recebeu melhorias de acessibilidade, com a instalação de plataforma elevatória, e passou por intervenções internas, como novos revestimentos, pintura, impermeabilização e construção de cisterna. Também foram modernizadas as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, além da implantação de sistemas de segurança, climatização e adequações para prevenção e combate a incêndio.

A área externa foi completamente revitalizada, com investimento de R$ 1,5 milhão, e ganhou uma nova praça pública equipada com parcão, playground, área de piquenique, pátio para eventos, bicicletário, área de jogos e uma unidade da Academia Recife voltada exclusivamente para o público da terceira idade. Os serviços de urbanização incluíram pintura, novos pisos, iluminação, instalações elétricas e hidráulicas, além do restauro de portas e janelas.

Na inauguração, esteve presente Dona Terezinha Barros, de 68 anos, moradora de Brasília Teimosa e atual Rainha do Carnaval do Idoso 2025. Ela contou que pretende participar das atividades oferecidas no centro e afirmou: “Esse espaço vai trazer mais saúde, mais alegria e mais vontade de viver. Quero participar das aulas de dança e de frevo com meu grupo”.

A 15ª edição do Concurso da Rainha e do Rei do Baile Municipal da Pessoa Idosa do Recife 2026 acontecerá no próximo dia 26 de janeiro, às 10h, no Centro de Convivência Maria da Conceição Guedes Pereira.

Confira os serviços ofertados pelo Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira:

1) ACOLHIDA: Recepção e atendimento inicial ao usuário e seus familiares, momento para estabelecimento de vínculos com os profissionais do Centro de Convivência e de informações sobre os serviços oferecidos pelo equipamento.

2) OFICINAS: Serão realizadas formações de curto prazo com o objetivo de possibilitar a construção de novos conhecimentos, desenvolvimento de novas habilidades, ou ainda potencializar aptidões. Áreas: Produção Artística e Literária; Jogos e Memória; Audiovisual; Pintura; Artesanato; Dança; Música; Teatro; Coral; Capoeira; Jardinagem; Grafitagem.

3) EXPRESSO RECIFE: O Centro da Pessoa Idosa terá uma unidade do Expresso Recife para realizar emissões de documentos civis básicos (RG e 2ª ou mais vias de certidões de nascimento, casamento e óbito).

4) EMPREENDEDORISMO PRATEADO: Em parceria com o SENAC,  os idosos também serão capacitados para empreender, garantindo que possam aproveitar suas experiências e competências acumuladas ao longo da vida. Os seus produtos serão comercializados na Feira Recife 60+.

5) UNIDADE DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E CIDADANIA (UTEC): O espaço contará também com uma UTEC, da Secretaria de Educação do Recife. A proposta é de inclusão digital da população idosa do Recife, com laboratórios de informática, estimulando o uso consciente e seguro da internet, com foco em proteção de dados, golpes, fake news e comportamento ético on-line.

6) PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO RECIFE 60+: Em uma ação conjunta com a Secretaria de Educação, será realizada no Centro, uma unidade do programa de alfabetização popular Brasil Alfabetizado. Com 20 vagas iniciais, a proposta é universalizar a alfabetização e estimular a elevação da escolaridade.

7) UNIDADE DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS): O Centro vai contar com uma unidade de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), da Secretária de Saúde do município. Serão ofertadas práticas de caráter coletivo (dança circular e meditação) e individual (auriculoterapia, ventosaterapia, massagem e reflexologia podal).

 

8) ACADEMIA DA CIDADE RECIFE 60+: O equipamento de saúde vai realizar atividades corporais (ginástica, danças, jogos e esportes), visando à melhoria da qualidade de vida da população idosa recifense. No local, também haverá apoio de uma equipe de saúde.

9) CURSO DE LIBRAS: O curso será ofertado pela Central de Acessibilidade Comunicacional (CAC), da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, para pessoas com 60 anos ou mais, residentes no Recife, com interesse em aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras), independentemente de experiência prévia, facilitando a comunicação com a comunidade surda.

10) ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: Serão realizadas palestras, debates e formações com o objetivo de favorecer o desenvolvimento da autonomia, estimular a capacidade de participação, a comunicação e a tomada de decisões, caracterizando o serviço como espaço de transformação social.

11) FEIRA RECIFE 60+: CONVIVÊNCIA, CIDADANIA E EMPREENDEDORISMO: A Feira será realizada semanalmente com a perspectiva de valorizar e integrar a pessoa idosa na cidade. Além de oferecer serviços e entretenimento, a ação fortalece a economia local, promove saúde e bem-estar.

12) PARQUE RECIFE 60+: Recife terá o primeiro Centro de Convivência da Pessoa Idosa conectado a um Parque, visando promover a ocupação ativa e saudável de espaços públicos verdes por idosos e criando um ambiente de convívio intergeracional e comunitário. O espaço conta com Parcão, brinquedos, área de lazer, prática esportiva e espaço verde.

13) HORTA TERAPÊUTICA: Em conjunto com a Secretaria Executiva de Agroecologia Urbana, o Centro terá uma horta comunitária para incentivar a prática de horticultura terapêutica e sustentável e também com atividades de educação ambiental, saúde e nutrição.

14) HORTA DA INCLUSÃO DO AMOR: Buscando promover a inclusão e o consumo de alimentos saudáveis, o Centro terá um horta comunitária mantida por pessoas com deficiência com foco na integração e promoção da qualidade de vida através de consumos de alimentos orgânicos e saudáveis.

Obs: Para cursos e oficinas, os interessados poderão se inscrever presencialmente, a partir de terça-feira (27), nos dias úteis, das 10h às 12h e das 14h às 16h, com uma equipe técnica. Será preciso apresentar RG e comprovante de residência. Uma parte das vagas serão preenchidas por encaminhamentos dos CRAS, e a outra por demanda espontânea. Para as demais atividades externas e coletivas não precisa inscrição, basta comparecer ao local.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife | Hélia Scheppa/Prefeiura do Recife (crédito no arquivo das fotos)

Diogo Moraes acompanha andamento de obras viabilizadas pelo Governo Federal em Santa Cruz do Capibaribe


Representante do Polo de Confecções  na Alepe, o deputado estadual Diogo Moraes (PSDB) acompanhou, na tarde de ontem, o início das obras do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Santa Cruz do Capibaribe, ao lado do deputado federal Felipe Carreras (PSB), do prefeito Helinho Aragão (PSD), vereadores e lideranças locais. O equipamento representa um avanço significativo para a educação, a qualificação profissional dos jovens e o fortalecimento do futuro econômico de toda a região do Agreste.

“O IFPE é um divisor de águas para Santa Cruz do Capibaribe. Esse investimento vai abrir portas, gerar oportunidades e preparar nossa juventude para os desafios do presente e do futuro. É um sonho antigo que começa a se tornar realidade”, destacou Diogo Moraes.

O parlamentar fez questão de registrar o compromisso do Governo Lula, que atendeu ao pleito apresentado por ele e por Felipe Carreras, garantindo os recursos necessários para a implantação da unidade no município. “Essa é a prova de que, quando existe diálogo e responsabilidade institucional, quem ganha é o povo”, reforçou.

Outro avanço importante acompanhado pelo deputado foi o andamento das obras do Residencial Santa Cruz do Capibaribe – Módulo 1, que contará com 144 unidades habitacionais. A iniciativa representa a realização do sonho da casa própria para dezenas de famílias, promovendo dignidade e inclusão social.

“Ver de perto essas obras enche a gente de esperança. São moradias que vão mudar vidas e garantir mais segurança para muitas famílias. Essa parceria com o governo do Brasil, junto com o prefeito Helinho e nosso time, trabalha para fazer Santa Cruz avançar ainda mais”, afirmou o parlamentar.

As iniciativas fortalecem o desenvolvimento de Santa Cruz do Capibaribe e ampliam o acesso da população a políticas públicas voltadas à qualificação profissional, moradia e melhoria da qualidade de vida no agreste pernambucano.

2° Baile Municipal abre as festividades carnavalescas de Salgueiro no dia 6 de fevereiro

Após o sucesso da primeira edição em 2025, o 2° Baile Municipal de Salgueiro já tem data para acontecer. A prefeitura anunciou nesta sexta-feira, 23, que o evento será realizado no dia 6 de fevereiro, abrindo as festividades carnavalescas da cidade.

As vendas das mesas e ingressos individuais já estão disponíveis no quiosque do baile instalado no Salgueiro Shopping. Todo o lucro da festa, que acontecerá na ACS, será destinado às ações da APAE de Salgueiro.

Assim como no ano passado, o cantor Geraldinho Lins doou o cachê e mais uma vez será a principal atração do evento. Ele foi anunciado pelo prefeito Fabinho Lisandro em post nas redes sociais.

“Novamente, o nosso grande artista Geraldinho Lins está doando seu cachê e no dia 6 de fevereiro, na ACS, [vai acontecer] o 2° Baile Municipal”, disse o prefeito, agradecendo ao cantor por doar mais um show ao município.

Entusiasmado com o retorno a Salgueiro, Geraldinho deixou um convite para os foliões do município e região: “Vamos simbora ser feliz, frevar bem muito e ser solidário.”

Cortejos confirmam a tradição do maior Carnaval de rua do país a partir deste fim de semana

Reunindo agremiações de todas as modalidades, cortejos confirmam e reforçam a vocação do Recife para um Carnaval horizontal e democrático, onde sempre cabe mais uma tradição. Além de agremiações de todas as modalidades da cultura popular, cortejos chamarão a vizinhança para brincar, recebendo o reforço luxuoso de grandes blocos carnavalescos da região metropolitana, como o Eu Acho é Pouco, Ceroula, Cariri Olindense e Homem da Meia Noite

Celebrando e fortalecendo a tradição do maior Carnaval de rua em linha reta do Brasil, as tradições da cultura popular e grandes blocos da folia pernambucana se encontrarão nas ruas do Recife Antigo, desfilando suas tradições pelas avenidas da folia, nos terreiros e trincheiras da alegria. O Circuito Leda Alves de Cultura Popular estreia já nas prévias, a partir deste sábado (24), e segue com programação volante e imperdível até a terça-feira de Carnaval.

Durante as prévias, os cortejos acontecerão a partir das 17h nas sextas-feiras e das 15h em diante nos sábados e domingos, reunindo mais de 20 agremiações a cada dia. Nos dias de Carnaval, os desfiles serão das 15h às 20h. Além dos brinquedos da cultura popular, que são os protagonistas do Carnaval recifense, em suas mais diversas modalidades e variações, de urso a maracatu, boi a afoxé, clube de frevo a caboclinho, os cortejos chamarão até a vizinhança para brincar nas ruas do Recife, recebendo o reforço luxuoso de grandes blocos carnavalescos de toda região metropolitana.

A programação começa nesta sábado (24), quando o cortejo desaguará na programação da CasaBloco, na Praça do Arsenal, com a participação especialíssima do Galo da Madrugada, maior bloco do mundo – em linha reta e também no Guinness Book.

No domingo (25), o circuito receberá outro gigante: o aclamado bloco Eu Acho é Pouco, que trará sua alegria vermelha e amarela, com direito até ao Dragão e ao bafo quente de sua majestosa presença, pelas prévias recifenses. Outros grandes convidados das próximas semanas serão: Pitombeira dos Quatro Cantos, que emprestou seu sucesso ao aclamado e premiado filme “O Agente Secreto” e desfilará no próximo sábado (31), seguido de Sambadeiras, que embalará o Bairro do Recife com sua percussão feminina no domingo (01/02).

No fim de semana seguinte, o Recife recebe mais dois vizinhos cheios de história e investidos da maior importância momesca: Ceroula, no sábado (07/02), e Cariri Olindense, no domingo (08/02). Outro grande nome da folia pernambucana que dará o ar da graça nas ruas do Carnaval recifense é o Homem da Meia Noite, que desfila sua majestade no Circuito Leda Alves na terça (17/02).

Nas prévias, o cortejo fará o seguinte percurso: a concentração será no Cais da Alfândega e seguirá pelas ruas Madre de Deus, Moeda, Rio Branco e Bom Jesus, até a Praça do Arsenal. Durante o Carnaval, da sexta até a terça-feira gorda, o roteiro muda um pouco, com encerramento na Rio Branco. A partir do horário de início, as agremiações sairão do Cais da Alfândega 15 a 20 minutos após o início do desfile anterior.

Os cortejos, que consolidam o protagonismo das agremiações da cultura popular no Carnaval recifense, ampliam as passarelas que a festa assegura para as tradições mais ancestrais do povo e da cultura pernambucana.

As agremiações já protagonizam diversas tradições momescas recifenses, como o Tumaraca e o Ubuntu; o Concurso de Agremiações, que este ano será na Dantas Barreto e na Avenida do Forte; os cortejos nos polos descentralizados; além das apresentações de frevo no QG do Frevo, na Praça da Independência; e dos desfiles do Recife Matriz da Cultura Popular, que abrem a programação de shows nos palcos do Marco Zero e do Arsenal, dois maiores polos do Carnaval da cidade.

Outras passarelas que a festa de 2026 vai assegurar e ampliar para as agremiações da cultura popular são o polo do Pátio de Santa Cruz, que ganhará mais dois dias de apresentações durante o Carnaval, com atividades de 11 a 12, 15 a 17 de fevereiro, em horários que variam de 18h às 21h45 e das 15h às 22h, além dos cortejos de Pátio a Pátio, no bairro de São José.

Programação Circuito Leda Alves de Cultura Popular

Dias 24 e 25 de janeiro
Concentração: Cais da Alfândega
Percurso: Ruas Madre de Deus, Moeda, Rio Branco e Bom Jesus até a Praça do Arsenal

Sábado (24)
15h às 20h – Maracatu Piaba de Ouro
Boi Mimoso da Bomba do Hemetério
Caboclinhos 7 Flexas
Cia de Dança no Ritmo do Compasso
Orquestra Itinerante Meu Frevo
Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife
Clarins de Ouro de Pernambuco
Boi Mandingueiro
Boi D’Loucos
Boi Malalá
Boi Mirim de Água Fria
Acorda Recife Orquestra de Frevo
Passistas Zenaide Bezerra
Cia de Dança Recifrevo
Orquestra do Maestro Rildo
Afoxé Ylê Xambá
Maracatu Estrela de Ouro de Aliança
Maracatu Nação Baque Forte
Clube de Bonecos Bochechudos de Areias
Bloco de Samba A Turma do Tradição
Maracatu Leão Teimoso
Yamin Balé Gilê
Maracatu Carnavalesco Misto Leão Coroado
Bonecos Gigantes de Pernambuco
Tribo de Caboclinho Tupi
Maracatu Leão Misterioso de Tracunhaém

19h – Galo da Madrugada

Domingo (25)
15h às 20h – Maracatu Carnavalesco Almirante do Forte
Bloco Afro Obá Nyje
Bloco Afro Lamento Negro
Grupo Deusas do Ébano
Boi Chifre de Ouro
Orquestra de Frevo Rebuliço
Cia de Dança Tradição
Nordeste Cia de Dança
Expresso do Frevo Orquestra de Frevo
Boi de Carnaval – Boi Pintado
Boi Calemba Pernambuco
Maracatu Feminino de Baque Solto Coração Nazareno
Maracatu de Baque Solto Leão da Fortaleza
Bloco de Samba A Turma do Saberé
Boi Mirim de Água Fria
Maracatu de Baque Solto Galo Dourado
Grêmio Recreativo Cultural Gigante do Samba
Tribo Indígena Carijós
Maracatu Infantil Nação Estrelar
Afoxé Omô Nilê Ogunjá

17h – Eu Acho é Pouco

Governadora Raquel Lyra inaugura novos centros de imagem e endoscopia e Complexo Administrativo do Hospital Otávio de Freitas

Com investimento de mais de R$ 55 milhões, a unidade hospitalar também vai  ampliar emergências, UTI, centro cirúrgico e estrutura farmacêutica do hospital
A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (23), um conjunto de novas estruturas no Hospital Otávio de Freitas (HOF), no Recife, marcando as comemorações pelos 70 anos de uma das mais importantes unidades da rede pública estadual de saúde. As entregas incluem o novo Centro de Imagem, a requalificação do Setor de Endoscopia e o novo Complexo Administrativo do hospital.
 
“Nós estamos reconstruindo a saúde pública de Pernambuco. Pegamos um Estado onde a rede hospitalar estava absolutamente deteriorada e estamos construindo um novo Otávio de Freitas. São R$ 80 milhões em infraestrutura e R$ 40 milhões em equipamentos, a construção da nova emergência que vai inaugurar em julho, mas hoje inauguramos o centro de imagem, de endoscopia e o novo centro administrativo. São mais de três mil trabalhadores com disposição de fazer a melhor saúde possível, mas faltava o Governo de Pernambuco colocar a saúde como prioridade e garantir os investimentos adequados”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
Com investimento de R$ 2,4 milhões, o Centro de Imagem recebeu um tomógrafo de última geração, quatro equipamentos de radiografia móvel, dois de radiografia fixa e dois arcos cirúrgicos, ampliando a capacidade de diagnóstico e o suporte aos procedimentos cirúrgicos. O Setor de Endoscopia também foi totalmente reestruturado, com aporte de R$ 1,35 milhão. A unidade passou a contar com equipamentos modernos, como videobroncoscópio pediátrico, videocolonoscópios e novas fontes de luz, garantindo mais precisão, segurança e produtividade nos exames.
 
“A gente caminha pelo hospital e enxerga o verdadeiro estado de mudança que vemos em todos os hospitais da rede. Novos centros e uma área administrativa, com todo mundo junto, em um ambiente só, unindo forças para fazer a complexidade que é a gestão de um hospital público”, enfatizou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti. 
 
Também foi entregue o novo Complexo Administrativo do HOF, que recebeu investimento de R$ 280,8 mil, oferecendo ambientes mais adequados e tecnológicos para fortalecer a gestão e melhorar as condições de trabalho das equipes. “Estamos comemorando 70 anos e essa inauguração vai ser bastante importante para todos os funcionários que vão ter mais conectividade entre eles para fluir melhor o setor e o hospital”, disse o diretor-geral da unidade hospitalar, Rômulo Aquino. 
 
Para o supervisor de radiologia, Edvaldo Santana, que trabalha há 30 anos no hospital, os investimentos na unidade marcam uma nova fase pros funcionários. “A gente trabalhava com equipamentos sucateados e emprestados, quebravam de manhã para serem consertados à tarde, era uma briga eterna para não parar o setor. Hoje, todos os equipamentos são novos, digitais, e estamos de fato no século 21, com a capacidade de fornecer o melhor para os usuários, que realmente precisam do serviço”, disse. 
 
OBRAS – Atualmente o Hospital Otávio de Freitas passa por uma série de obras, incluindo a construção de uma nova emergência, que contará com 118 leitos de emergência adulta e 40 leitos de UTI adulta. Também será realizada a requalificação e ampliação da emergência pediátrica, que passará a contar com 28 leitos, além da implantação de uma nova farmácia e da reforma da UTI, com 20 leitos. O investimento envolve também a construção do Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e de um novo bloco cirúrgico, totalizando um aporte superior a R$ 55 milhões.
 
Também acompanharam as entregas os vereadores do Recife, Agora é Rubem e Davi Muniz.
 
Fotos: Janaina Pepeu/Secom

Duque recebe título de cidadão triunfense e reforça compromisso com o município

Na noite da quinta-feira (23), o deputado estadual Luciano Duque recebeu o título de cidadão triunfense, em solenidade realizada na Câmara Municipal de Triunfo. A honraria foi concedida por meio de proposição do vereador Denis de Canaã, em reconhecimento à atuação do parlamentar e à sua presença constante junto ao município.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, Camilo Ferreira, e contou com a presença a esposa do deputado, Karina Rodrigues, do seu pai e empresário, João Duque de Souza, do ex-prefeito de Triunfo, Eduardo Melo, os vereadores do município Zé Carlos, Bea, Anselmo Martins, Eusébio de Jericó, além do prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Ismael, e vereadores e lideranças de cidades vizinhas.

Em sua fala, Camilo Ferreira destacou o reconhecimento da Casa Legislativa ao trabalho do deputado. “Além de um deputado atuante, Luciano Duque tem uma equipe muito boa, uma equipe que está de parabéns. Esse título é um gesto de reconhecimento pelo que você já fez por Triunfo e pelo que vai continuar fazendo. Temos orgulho de ter você aqui”, afirmou.

Autor da proposição, o vereador Denis de Canaã ressaltou a disponibilidade e o compromisso do parlamentar com o município. “O deputado Luciano Duque vem trabalhando muito por Triunfo. Toda vez que a gente liga e precisa de alguma coisa para o município, ele nunca se opôs. Vem ajudando tanto de forma direta quanto indireta. Fico muito satisfeito de ver meus colegas vereadores aprovando esse título de cidadão”, declarou.

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi a presença do pai do deputado, João Duque de Souza, de 97 anos, que acompanhou a cerimônia. O gesto simbolizou as raízes familiares e os valores que orientam a trajetória política do parlamentar.

Ao agradecer a homenagem, Luciano Duque destacou que o título representa um compromisso ainda maior com a cidade. “Recebo esse reconhecimento com muita gratidão e humildade. A partir de hoje, meu vínculo com Triunfo se fortalece ainda mais, renovando meu compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento do município e pelo bem-estar do seu povo”, afirmou.