Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Hospital da Mulher do Recife realiza mutirão com mais de mil atendimentos

Ação da Prefeitura do Recife ampliou acesso a consultas, exames e métodos contraceptivos no fim de semana

O Hospital da Mulher do Recife (HMR) realizou, neste fim de semana, um mutirão de saúde voltado ao cuidado integral da população recifense. Foram disponibilizados mais de mil atendimentos, das 7h às 17h, com o objetivo de ampliar o acesso a serviços médicos, exames e orientações de saúde, reforçando a importância da prevenção e do acompanhamento regular.

O prefeito João Campos acompanhou a ação ao lado da secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, e destacou a diversidade de atendimentos oferecidos. “Conseguimos atender mais de mil pessoas, com serviços que vão desde a urologia para os homens até diversos procedimentos voltados à saúde da mulher, como ultrassonografias, tomografias, mamografias e a colocação de DIU e Implanon”, afirmou.

Durante os dois dias de mutirão, foram realizados atendimentos médicos, consultas em nutrição, exames de imagem, procedimentos odontológicos e aplicação de vacinas do calendário municipal. A ação também incluiu a oferta de métodos contraceptivos de longa duração, como DIU e Implanon, fortalecendo as ações de planejamento reprodutivo e de atenção à saúde da mulher.

Thayza Kethelen, de 23 anos, foi uma das usuárias atendidas para a colocação do Implanon e destacou a facilidade do acesso. “Foi muito fácil marcar pelo mutirão, sem burocracia. Para mim, é importante poder ter uma gravidez planejada e evitar o uso mensal de hormônios. Além disso, o fato de ser gratuito fez toda a diferença”, afirmou ela que realizou o procedimento acompanhada pelo namorado Marcelo Everton.

Um dos destaques da ação foi a oferta, pela primeira vez no HMR, de atendimento urológico voltado ao público masculino, ampliando o cuidado à saúde do homem e incentivando a busca por acompanhamento especializado.

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, ressaltou que a iniciativa faz parte de uma estratégia contínua para reduzir o tempo de espera na rede. “Estamos realizando mutirões nos fins de semana para ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias. A meta é reduzir as filas e garantir que a população do Recife tenha atendimento em tempo oportuno”, afirmou.

Para a diretora do Hospital da Mulher do Recife, Ana Karla Góes, o mutirão reforça o papel da unidade como referência na rede pública. “Nosso objetivo é ampliar o acesso aos serviços, promover a prevenção e garantir atendimento qualificado e humanizado para mulheres e homens. Essa ação fortalece nosso compromisso com a promoção da saúde e da qualidade de vida”, concluiu.

A ação é realizada por meio do programa federal Agora Tem Especialistas, atendendo a uma demanda da Secretaria de Saúde do Recife, com o objetivo de ampliar a oferta e o acesso às ações e serviços de atenção especializada, por meio da expansão de procedimentos eletivos.

Policiais de Pernambuco são acusados de espionar secretário em Recife

Por Nill Júnior

Domingo Espetacular da Record trouxe uma reportagem de nove minutos indicando que Policiais civis de Pernambuco monitoraram Gustavo Monteiro, secretário de administração de Recife, e seu irmão Eduardo, assessor na prefeitura gerida por João Campos.

Mensagens revelam que um rastreador foi instalado no carro de Eduardo. A operação “nova missão” compartilhava informações em um grupo de agentes e delegados.

Estado nega abuso

A secretaria de defesa social alegou ter recebido uma denúncia anônima sobre recebimento de propina por parte de um servidor, mas que não houve inquérito devido à falta de evidências de crime.

Prefeitura do Recife repudia arapongagem

A prefeitura de Recife repudiou o uso indevido das forças policiais, considerando a ação ilegal. Gustavo Monteiro, visivelmente abalado, classificou o monitoramento como um absurdo e cogita acionar a Polícia Federal.

Sindicato dos Policiais Civis diz que membros são pressionados

O sindicato dos policiais afirmou que seus membros são pressionados a seguir ordens ilegais, apesar do risco de retaliações.

A versão que você vê abaixo sofreu edição. A matéria na íntegra está no endereço que você vê clicando aqui. 

 

Ao lado do prefeito Marivaldo Pena, Álvaro Porto participa da festa de São Sebastião em Altinho

O presidente da Assembleia Legislativo de Pernambuco, deputado Álvaro Porto participou, neste domingo (25.01), da Festa de São Sebastião, padroeiro do município. Ao lado prefeito Marivaldo Pena, do vice, Adnailson Barbosa, e lideranças políticas, dentre as quais o deputado federal Pedro Campos, Porto acompanhou a procissão pelas ruas centrais da cidade.

“A festa de São Sebastião é a mais relevante expressão de fé do povo de Altinho e uma das das importantes manifestações religiosas do Agreste. Presenciar a reunião de tanta gente celebrando a fé em São Sebastião nos enche de esperança e ânimo para um ano que será de trabalho intenso”, disse Porto.

O deputado parabenizou o prefeito Marivaldo, o vice Adnailson e os altinenses pela grandiosidade e organização da festa. “Foram três dias de participação popular, de valorização da religiosidade, de confraternização e movimentação a economia e da vida cultural do município”, completou.

Programa Parceria entrega obra de contenção no Ibura e amplia segurança em área de risco

Intervenção realizada pela Prefeitura do Recife beneficia duas residências em Lagoa Encantada e reforça ações de prevenção na Zona Sul

O prefeito do Recife, João Campos, participou, neste domingo (25), da entrega de mais uma obra realizada por meio do Programa Parceria, iniciativa sob responsabilidade da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec). Desta vez, a intervenção contemplou duas residências na Travessa Deputado Joaquim Coutinho, na localidade de Lagoa Encantada, no bairro do Ibura, Zona Sul da cidade.

Durante a entrega, o prefeito destacou o modelo de cooperação entre o poder público e os moradores. “Aqui a Prefeitura entra com projeto, material e supervisão, e a comunidade participa da execução. É uma parceria que garante obras de qualidade e mais segurança para as famílias”, afirmou João Campos.

Os serviços tiveram início em agosto do ano passado e receberam investimento de cerca de R$ 25 mil. Em uma área de aproximadamente 100 metros quadrados, a obra incluiu o tratamento de encosta com alvenaria armada e aplicação de tela argamassada, garantindo mais segurança para os moradores da localidade.

O secretário executivo de Defesa Civil, Cássio Sinomar, explicou que a área apresentava alto grau de risco e passou por avaliação técnica antes da execução. “Identificamos risco elevado nas barreiras superior e inferior, elaboramos o projeto e construímos uma solução de baixo custo, mas com grande impacto social, eliminando o risco para as casas do entorno”, afirmou. Segundo ele, além das duas residências diretamente atendidas, outras três a quatro casas também passaram a contar com maior proteção.

Morador da travessa desde 2013, José Belivaldo, conhecido como Thiago, relatou a mudança após a obra. “Antes, quando chovia, era lama no portão e muita preocupação. Hoje estou tranquilo para enfrentar o inverno. A parceria realmente traz segurança”, disse.

Já Taciana Flor, moradora há 22 anos da localidade, lembrou a situação anterior da barreira. “Era cheia de buracos e com risco de cair. A casa já estava rachada. Hoje a gente sente segurança de verdade. Foi uma das melhores coisas que poderiam ter acontecido”, afirmou.

Por meio do Programa Parceria, a Prefeitura do Recife fornece projeto, materiais e orientação técnica, enquanto a população contribui com a mão de obra. A iniciativa já viabilizou mais de 5,1 mil obras desde 2021, beneficiando cerca de 11 mil famílias, com serviços como tratamento de encostas, implantação de acessos, microdrenagem, corrimãos e melhorias habitacionais.

Sobre o funcionamento do programa, o secretário Cássio Sinomar explicou que o processo tem início com uma vistoria técnica e social. “A equipe avalia o grau de risco, verifica a viabilidade do projeto e, depois, constrói a solução junto com a comunidade. A Prefeitura entra com projeto, materiais e acompanhamento técnico, e os moradores participam com a mão de obra”, concluiu.

Progresso assume linhas de ônibus após encerramento da Logo Caruaruense

A empresa Auto Viação Progresso assumiu, neste sábado (24), as quatro linhas de ônibus que eram administradas pela Logo Caruaruense, ligada ao ex-governador e pai da governadora Raquel Lyra (PSD), João Lyra Neto. A Logo Caruaruense encerrou as atividades após a revelação de que não era fiscalizada há três anos.

A Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI), que gerencia o sistema, informou por nota que assinará um Termo de Autorização e Compromisso para que a Progresso siga administrando as linhas. As quatro linhas são: Recife/Caruaru (executivo e convencional), Caruaru/Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru/Bezerros e Caruaru/São Caetano.

Nas redes sociais, circulam vídeos do último dia de operação da Logo Caruaruense. Motoristas fizeram um buzinaço ao levar os ônibus para a garagem da empresa pela última vez. Em nota de anúncio do encerramento das atividades, a empresa informou que todos os funcionários receberão integralmente os direitos trabalhistas e que fará o pagamento dos tributos devidos.

Irregularidades e crise

Um relatório técnico da EPTI apontou que os veículos da Logo Caruaruense passaram pela última inspeção em 2022, ano em que Raquel Lyra foi eleita governadora. Os veículos devem ser submetidos a vistorias técnicas anualmente.

O Diário Oficial do Estado da última quarta-feira (21) trouxe a exoneração “a pedido” do então presidente da EPTI, Antônio Carlos Reinaux. Yuri Coriolano, que era secretário-executivo da Casa Civil, foi nomeado para a função.

A denúncia também motivou o pedido de impeachment de Raquel. O autor, deputado Romero Albuquerque (UB), argumenta que a governadora agiu com interesses pessoais ao liberar a Logo Caruaruense para transportar passageiros em situação irregular. Além disso, o Governo do Estado vinha subsidiando a transportadora.

O pedido será avaliado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), que faz oposição à governadora.

Na terça (20), na reunião com prefeitos no Agreste, a governadora reagiu ao pedido de impeachment apresentado na Assembleia Legislativa. Ao discursar diante de 70 prefeitos e outras lideranças políticas na Assembleia Extraordinária da Amupe, Raquel afirmou que tem um legado de caráter e retidão na família e não tem qualquer receio de discutir qualquer assunto.

“Apresentaram um pedido de impeachment. A trajetória da minha família fala por mim. Eu não tenho nenhum receio de responder sobre tudo aquilo que diz respeito à minha vida e à minha gestão. Não tenho receio de falar sobre isso. Você pode olhar no meu olhar e saber que eu estou tranquila, que eu continuo tranquila, mas sabe o que é que não vão tirar o meu foco um minuto sequer? É daquilo que eu tenho pactuado com o povo de Pernambuco, é para o trabalho que eu tenho que entregar a esse povo. Não vou esmorecer, não vou chorar, não vou me desgastar”, declarou. As informações são do Diário de Pernambuco.

João Campos recebe apoio do oposição de Iati liderada por Maria Augusta

Ex-candidata a prefeita, que teve mais de 5 mil votos, reforça pré-campanha ao governo com grupo político de oposição no município

O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, recebeu nesta terça-feira (16) a adesão do grupo de oposição de Iati, no Agreste Meridional, liderado pela ex-candidata a prefeita Maria Augusta (Avante). Com mais de 5 mil votos obtidos na disputa de 2024, Maria Augusta se consolida como uma das principais lideranças políticas da região e anunciou o apoio ao projeto liderado por João Campos para Pernambuco.

Durante o encontro, realizado no Recife, João Campos destacou a importância do gesto político vindo de um grupo representativo do interior. “Receber o apoio de Maria Augusta e do grupo de oposição de Iati é motivo de muita alegria e responsabilidade. Ela tem história, força política e representa milhares de pessoas que querem ver sua cidade avançar. Nosso compromisso é com quem quer trabalhar por Pernambuco, e estará sempre aberta para esse time que quer ver Iati crescer.”

Maria Augusta, por sua vez, falou da confiança no projeto que vem sendo construído por João Campos no estado. “João tem mostrado que sabe fazer, tem energia e sensibilidade para liderar um novo tempo em Pernambuco. Assim como Eduardo Campos fez no passado, eu acredito que João não deixará Iati de lado. Ele sabe a importância dos pequenos municípios e vai caminhar com a gente para levar desenvolvimento ao nosso povo”, afirmou.

João Campos lança pré-candidatura de Rinaldo Júnior a deputado federal

Vereador do Recife pelo PSB entra na disputa com apoio do presidente nacional do partido; anúncio foi feito neste sábado (24)

O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, lançou neste sábado (24) a pré-candidatura do vereador recifense Rinaldo Júnior (PSB) a deputado federal. O anúncio foi feito durante um encontro com aliados, em que João exaltou a lealdade, o compromisso e a trajetória do parlamentar, destacando sua força como liderança popular.

“Rinaldo é um amigo, companheiro de partido e uma liderança comprometida com o povo. Fiz hoje um convite especial para que ele entre nessa nova missão, como pré-candidato a deputado federal pelo PSB, e fiquei feliz com a resposta. Tenho certeza de que ele vai representar bem o povo de Pernambuco e que Brasília vai conhecer sua força na tribuna, sempre defendendo os trabalhadores”, afirmou João Campos.

Motivado com o novo desafio, Rinaldo Júnior agradeceu a confiança e reforçou seu compromisso com a população:
“Recebo esse convite com alegria e responsabilidade. Vamos caminhar ao lado do povo de Pernambuco, com coragem, compromisso e vontade de fazer mais por quem mais precisa. João, convite aceito. Vamos juntos!”, declarou.

Eleito vereador do Recife em 2024 com 12.664 votos, Rinaldo Júnior tem atuação destacada na Câmara Municipal e agora dá um novo passo em sua trajetória política com o apoio do PSB para representar Pernambuco no Congresso Nacional.

Jane Veloso sacramenta aliança com Sileno Guedes e Pedro Campos para eleições 2026

Além de sacramentar apoio ao projeto político conduzido pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), o grupo de oposição de Joaquim Nabuco, liderado pela ex-candidata a prefeita Jane Veloso (PSB), também confirmou, neste sábado (24), que vai marchar com o deputado estadual Sileno Guedes (PSB) e com o deputado federal Pedro Campos (PSB) nas próximas eleições. A decisão reforça uma parceria que vinha sendo construída nos últimos meses e que já trouxe frutos para a cidade.

“Uma alegria contar com o apoio de Jane, Eraldo Veloso e do grupo que eles representam. A gente esteve junto em 2024, naquela bonita campanha de Jane, seguimos trabalhando juntos em 2025 e, agora, chegamos a mais um momento decisivo no processo eleitoral. Tenho certeza de que essa parceria vai continuar fazendo bem a Joaquim Nabuco”, declarou Sileno.

No ano passado, os deputados Pedro Campos e Sileno Guedes realizaram agendas de entregas no município, a exemplo da que ocorreu em outubro, com a entrega de um caminhão para contribuir com o trabalho de cerca de 100 integrantes da Associação dos Pequenos Agricultores do Engenho Estrela do Norte.

Novo Complexo Educacional da Várzea terá 810 vagas e investimento de R$ 14,5 milhões

Prefeitura do Recife inicia obras de equipamento integrado que garante ensino da creche ao 9º ano em educação integral

O prefeito do Recife, João Campos, esteve neste sábado (24), no bairro da Várzea, para assinar a ordem de serviço que marca o início das obras do Complexo Educacional da Várzea, por meio da Secretaria de Educação. O equipamento público foi pensado para cuidar das crianças desde a primeira infância até a adolescência, garantindo acesso à educação de qualidade, mais segurança para as famílias e novas oportunidades para a comunidade. Ao todo, o novo complexo vai beneficiar 810 estudantes, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. O vice-prefeito Victor Marques também esteve presente.

Durante a visita, o prefeito destacou a importância do equipamento para a formação contínua dos estudantes. “Serão mais de R$ 14 milhões em investimentos, com 30 salas de aula em educação integral. A criança poderá chegar aqui ainda no berçário e seguir até o 9º ano, garantindo uma trajetória educacional completa”.

Ainda em seu discurso, o prefeito reforçou os avanços da atual gestão na área da educação. Segundo ele, metas como a ampliação das vagas em creches, a criação do maior programa de alfabetização da história da cidade e o aumento da educação integral nos anos finais já foram cumpridas. “Tudo o que eu prometi na educação foi realizado, e fomos além, ampliando ainda mais o número de vagas e os investimentos na rede municipal”, destacou.

O equipamento será formado por duas unidades integradas: uma Creche Municipal e uma Escola Municipal, no mesmo endereço, permitindo que as crianças iniciem sua trajetória educacional ainda bebês e sigam, de forma contínua, até o final do Ensino Fundamental. A proposta traz mais tranquilidade para mães, pais e responsáveis, que passam a contar com um espaço único, estruturado e acolhedor, acompanhando o desenvolvimento dos filhos ao longo dos anos.

O investimento total previsto é de R$ 14,5 milhões, sendo R$ 3 milhões da Prefeitura do Recife, em parceria com a Caixa Econômica Federal e com apoio do Governo Federal. Sobre a aplicação dos recursos, o vice-prefeito Victor Marques destacou o impacto do projeto para a população da Várzea. “Serão quase 900 alunos atendidos no mesmo espaço, da creche ao 9º ano. Vamos ter uma creche bem estruturada, uma escola com quadra poliesportiva e toda a infraestrutura necessária. Investir em educação é a decisão mais importante, e esse é um grande investimento realizado com recursos da Prefeitura e do Governo Federal”, afirmou.

Moradora das proximidades de onde será construído o novo complexo, Maria Elizabeth dos Santos comemorou a chegada do equipamento para a comunidade. Para ela, investir em educação é fundamental para mudar realidades. “A educação vem em primeiro lugar, principalmente para as crianças, que são o futuro. Uma escola como essa ajuda a tirar as crianças da rua e dar a elas a chance de crescer com educação e com um futuro melhor”, afirmou.

A Creche Municipal terá capacidade para atender 262 crianças, do berçário ao Grupo 5, com ambientes planejados para cada fase da infância, como salas de aula, berçários, biblioteca, sala multiuso, sala de recursos multifuncionais, refeitório e espaços de cuidado e acolhimento. Já a Escola Municipal contará com 548 vagas, do 1º ao 9º ano, oferecendo salas de aula, biblioteca, laboratório, quadra poliesportiva e espaços voltados à inclusão, ao esporte e ao desenvolvimento integral dos estudantes.

“Esse complexo representa muito mais do que novas vagas. Ele garante uma trajetória educacional contínua, segura e de qualidade, desde os primeiros anos de vida até a adolescência. Para as famílias, é a certeza de que seus filhos estarão bem cuidados, aprendendo e crescendo em um espaço preparado para cada etapa do desenvolvimento”, destaca a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz.

Este é o segundo complexo educacional implantado pela atual gestão. O primeiro foi inaugurado no bairro da Mangabeira, em fevereiro de 2025. Ao todo, a gestão municipal assumiu o compromisso de construir cinco complexos educacionais, ampliando o acesso à educação e fortalecendo a rede em diferentes territórios da cidade.

Para a secretária Cecília Cruz, o impacto vai além da estrutura física. “Investir em educação é investir no presente e no futuro das crianças e das famílias. Equipamentos como esse transformam realidades, fortalecem comunidades e ajudam a reduzir desigualdades”, reforça.

Itamaracá volta a ser cartão postal de Pernambuco

Com investimentos em infraestrutura, turismo e políticas sociais, Ilha de Itamaracá vive novo momento, impulsiona a economia local e se consolida como destino estratégico do Litoral Norte de Pernambuco

Prestes a receber o Festival Pernambuco Meu País no próximo dia 30, a Ilha de Itamaracá retoma seu posto como um dos principais destinos do Litoral de Pernambuco, impulsionando a economia local e ampliando a circulação de visitantes de diversas regiões do Estado e do país. Praias movimentadas e alta ocupação de casas de veraneio têm refletido diretamente no comércio, com bares, restaurantes e quiosques registrando crescimento nas vendas. Para transformar esse movimento sazonal em desenvolvimento duradouro, o Governo de Pernambuco está realizando investimentos estratégicos em áreas como mobilidade, saneamento, segurança, cultura e educação.

“É um compromisso do nosso governo com o Litoral Norte, que sempre teve um grande potencial de crescimento turístico e de turismo sustentável, mas um destino só é bom para quem visita se for bom para quem mora. Em Itamaracá, estamos investindo em estradas, saneamento, segurança, cultura e políticas públicas para garantir que o desenvolvimento chegue de forma estruturada, gere oportunidades, fortaleça a economia local e melhore a qualidade de vida da população, ao mesmo tempo em que valoriza a identidade e as belezas da ilha”, ressalta a governadora Raquel Lyra.

As melhorias já são perceptíveis desde o acesso à ilha. A restauração da PE-001, no trecho entre o Forte Orange e a rotatória da PE-035, foi concluída com investimento de R$ 18,8 milhões, beneficiando mais de 24 mil pessoas. Já a PE-035, principal corredor de entrada de Itamaracá, ultrapassou 91% de execução em um trecho de 9,6 quilômetros, com aporte de R$ 31,7 milhões, impactando positivamente cerca de 50 mil usuários. As intervenções integram o PE na Estrada, considerado o maior programa de recuperação viária da história do Estado, que já restaurou mais de 1.500 quilômetros de rodovias.

Outro destaque é a implantação da Ponte Porto Brasilis, integrada ao circuito histórico da Trilha dos Holandeses, com um investimento da gestão estadual de R$ 1,3 milhão. A ilha também recebeu a ampliação da iluminação pública em LED, com 930 pontos instalados em 2025 e outros 400 previstos para 2026, incluindo áreas do circuito turístico.

Quem mora em Itamaracá já percebe o impacto dos serviços no cotidiano. “Quando eu era criança, era muito bom. Aí a pista começou a ficar esburacada, a água começou a faltar nas torneiras. Agora ajeitaram a estrada, os turistas estão vindo, são muitos carros. Hoje estamos vendendo mais. Melhorou muito”, relata a comerciante Zuleide Tavares, de 64 anos, moradora da ilha desde a infância.

“Itamaracá vive hoje um novo momento do turismo, impulsionado pelos investimentos garantidos pela governadora Raquel Lyra. Receber entre 250 mil e 270 mil visitantes neste início de verão confirmou que o nosso município vem se reafirmando como um dos principais destinos do Litoral Norte de Pernambuco. Esse resultado é fruto de planejamento, investimentos em programação cultural, organização dos espaços públicos e cuidado com a cidade”, comemora o prefeito Paulo Galvão.

O Governo do Estado também avança em investimentos no abastecimento de água e no saneamento básico. A Compesa aplica atualmente R$ 1,16 milhão na modernização do sistema de abastecimento e elabora projeto para a perfuração de dois poços profundos, com investimento superior a R$ 8 milhões. Na área de esgotamento sanitário, estão previstos R$ 5,5 milhões para a ampliação da infraestrutura do município.

A Prefeitura de Itamaracá confirma que o destino vem sendo cada vez mais escolhido para estadias prolongadas, lazer em família e como segunda residência temporária. Segundo dados da gestão municipal, a maior parte dos visitantes é de Pernambuco, especialmente da Região Metropolitana do Recife, além de turistas de outros estados do Nordeste e da Região Sul, reforçando o alcance nacional da ilha e estimulando setores como hospedagem, transporte, alimentação e entretenimento.

“As ações que foram realizadas pelo Governo de Pernambuco abrangem investimentos em infraestrutura, como a melhoria das estradas do Litoral Norte, além da retirada do presídio de Itamaracá, medidas que atrai mais turistas para a região. O Festival Pernambuco Meu País movimenta a economia e beneficia tanto o turista quanto os moradores de Itamaracá e dos municípios vizinhos, que podem participar de um evento multicultural com artistas nacionais e locais”, destaca o secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.

Entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, a ilha recebe o Festival Pernambuco Meu País – Verão, realizado pelo Governo do Estado, que reúne ritmos tradicionais e populares e conta com a presença de artistas como Lia de Itamaracá, Gaby Amarantos, Raphaela Santos, Thiaguinho, Araketu, É o Tchan e Xanddy Harmonia. A comerciante Silvana Andrade, de 45 anos, torce para que os investimentos sigam e o turismo cresça. “Itamaracá melhorou cerca de 80% com essa estrada feita, e a tendência é melhorar muito mais. Quero que o turismo continue crescendo, tanto no verão quanto no inverno”, conta.

Entre outros destaques, estão a construção do Centro Educacional Unificado da Cultura, com investimento de R$ 2,2 milhões; e a desativação da Penitenciária Barreto Campelo, em 2025, atendendo a uma antiga reivindicação da população da ilha. Como parte da reorganização territorial e da melhoria da qualidade de vida, o Estado também investiu no reforço da segurança, com patrulhamento intensificado, presença permanente nas áreas turísticas e aumento do efetivo do 26º Batalhão da Polícia Militar, que atende à área, em 55%, com a incorporação de novos oficiais.

Pernambuco também mantém investimentos contínuos em políticas sociais que beneficiam, principalmente, quem mora em Itamaracá. Estão em andamento obras da primeira creche do município, aquisição de cinco ônibus escolares e melhorias em unidades de ensino. Na área da assistência social, o município conta com uma cozinha comunitária em funcionamento e outra em fase de instalação; com programas de transferência de renda, como o Mães Pernambuco, que atende atualmente 327 mulheres no município, dentro de um total estadual superior a 135 mil beneficiárias, com investimentos que ultrapassam R$ 597,5 milhões; além de políticas específicas para as mulheres, com incentivo ao empreendedorismo, capacitação e atendimento especializado.

Itamaracá é um exemplo de que, com planejamento e ações integradas, o crescimento do turismo no município acontece de forma estruturada, promovendo desenvolvimento sustentável, geração de renda e melhoria da qualidade de vida para moradores e visitantes, reafirmando a ilha como referência no Litoral Norte pernambucano.