Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Maria Arraes cobra investigação sobre suposta espionagem política pela Polícia Civil de Pernambuco

A deputada federal Maria Arraes usou as redes sociais na manhã desta segunda-feira (26) para questionar quem teria dado ordem para que a Polícia Civil de Pernambuco espionasse adversários políticos da atual gestão do Governo do Estado.

A denúncia, revelada pelo programa Domingo Espetacular, exibido na noite do último domingo (25), aponta a existência de um grupo formado por delegados e agentes da Polícia Civil de Pernambuco que teria monitorado o secretário de Administração da Prefeitura do Recife, Gustavo Monteiro, e seu irmão, Eduardo Monteiro, que também é servidor municipal.

Para Maria Arraes, há indícios claros de espionagem. “A Polícia Civil, que deveria estar investigando crimes e protegendo a população, está sendo utilizada para coletar informações e perseguir adversários políticos, sem qualquer ordem judicial. O que estamos vendo lembra práticas da ditadura e o mesmo tipo de atuação da chamada Abin paralela do governo Bolsonaro”, declarou a parlamentar.

A deputada ressaltou ainda que os policiais não teriam agido por iniciativa própria. “É evidente que não se trata de uma ação isolada. Eles não agiram sozinhos, sem ordens superiores”, disse.

Por fim, Maria Arraes defendeu a apuração imediata do caso por órgãos federais. “A Polícia Federal precisa investigar isso imediatamente. Os mandantes devem ser identificados e responsabilizados. É algo grave demais para ficar impune”, concluiu.

Inscrições abertas para seleção para preenchimento de vagas do Ingresso 2026.1

Estão abertas a partir desta segunda (26), as inscrições para o Processo Seletivo Complementar para preenchimento de vagas remanescentes do Ingresso 2026.1 do IFPE Afogados da Ingazeira. Para concorrer, o/a candidato/a deve baixar e ler atentamente o edital correspondente ao curso escolhido e seguir as instruções contidas no documento. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 30 de janeiro, exclusivamente por meio do formulário eletrônico de cada modalidade de curso.

Confira os cursos:

Cursos Técnicos Subsequentes:
Agroindústria (noite)
Eletroeletrônica (noite)
>> Edital Técnicos Subsequentes
>>Link para Inscrições (abertas até 30/01)
Seleção por análise de histórico escolar – candidato/a anexa histórico escolar do ensino médio no momento da inscrição (será considerado o coeficiente de rendimento escolar de Língua Portuguesa e Matemática do ensino médio).

Cursos Superiores:
Engenharia Civil (tarde)
Licenciatura em Computação (noite)
>> Edital Cursos Superiores
>>Link para Inscrições (abertas até 30/01)
Seleção por Nota do Enem – candidato/a anexa Boletim Individual do Enem (uma das últimas 5 edições) no formulário de inscrição.

Aferição de Condições Autodeclaradas
Candidatos/as que se autodeclaram Pretos, Pardos, Indígenas ou Quilombolas que concorrerem às vagas dos códigos LB_PPI, LI_PPI, LB_Q e LI_Q, deverão participar do procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras (direcionado aos candidatos pretos e pardos) e de verificação da condição de indígena ou quilombola autodeclarada (para os candidatos indígenas ou quilombolas), observando o item 7 do edital e o cronograma no Anexo B, ao final do documento.

O procedimento de heteroidentificação de pessoas Pretas e Pardas consiste na gravação e envio de um vídeo do/a candidato/a, já o de Indígenas ou Quilombolas, na apresentação da documentação comprobatória, ambos os procedimentos estão descritos no item 7 do edital.

Resultados
A Lista Preliminar de Classificação sairá no dia 05/02, a partir das 12h. O prazo para interposição de recurso contra esta lista será no dia 06/02/2026 (0h até as 23h59), por meio de formulário disponível no edital. A Lista de Classificação após Recursos será divulgada no dia 09/02 (a partir das 12h). A Relação dos Aprovados sairá no dia 10/02.

Confira o cronograma completo da seleção e todas as informações nos editais correspondentes a cada modalidade de curso.

Dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail: processocomplementar@afogados.ifpe.edu.br

Esta terça-feira (27) é o último dia de inscrições para o 5º Concurso do Rei e da Rainha com Deficiência do Carnaval do Recife 2026

Neste ano, candidatos com deficiência auditiva podem concorrer ao título e ao prêmio de R$ 5 mil. Inscrições seguem até o dia 27 de janeiro

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, promoverá o 5º Concurso do Rei e da Rainha com Deficiência do Carnaval do Recife. O objetivo é valorizar o potencial das pessoas com deficiência e integrá-las à festividade mais democrática do Brasil. As inscrições estão abertas até esta terça-feira, dia 27 de janeiro. Nesta edição, os candidatos serão pessoas com deficiência auditiva, que vão concorrer ao prêmio de R$ 5 mil cada.

“O Carnaval do Recife é uma festa de todos e para todos. Ao fortalecer o Concurso do Rei e da Rainha com Deficiência, a Prefeitura reafirma o compromisso com a inclusão, a valorização das pessoas com deficiência e o direito de ocupar, com protagonismo, os espaços culturais da cidade. Mais do que um concurso, essa é uma ação de reconhecimento, respeito e visibilidade”, comentou o secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho.

Para concorrer, além de ter deficiência auditiva, é preciso ter pelo menos 18 anos de idade e ser residente do Recife. As inscrições devem ser realizadas através do email  reirainhapcdrecife@gmail.com ou do WhatsApp (81) 99488-6570. No ato da inscrição, os candidatos terão que apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante da deficiência auditiva, contato telefônico e email. Todos os detalhes estão disponíveis na edição nº 3 do Diário Oficial do Recife, publicada no último dia 10 de janeiro.

O concurso será realizado em duas etapas no próximo dia 30 de janeiro, no Paço do Frevo, Praça do Arsenal, a partir das 10h. A Comissão Julgadora avaliará  Desenvoltura (alegria, simpatia, entusiasmo e carisma), Ritmo, Adereços e, Frevo no pé dos participantes.

Ao longo do Carnaval do Recife 2026, o Rei com Deficiência e a Rainha com Deficiência farão apresentações nas agendas carnavalescas oficiais ligadas ao Carnaval do Recife, organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Juventude. Mais informações podem ser obtidas pelo mesmo email e WhatsApp das inscrições, no horário das 9h às 16h.

Serviço – 5º Concurso do Rei e da Rainha com Deficiência do Carnaval do Recife 2026

Quem pode participar: Pessoas com deficiência auditiva, com 18 anos ou mais, residentes no Recife

Período de inscrições: Até 27 de janeiro

Informações e incrições: E-mail: reirainhapcdrecife@gmail.com | WhatsApp: (81) 99488-6570

Fotografias – Hélia Scheppa – PCR Imagem 

Deputado Felipe Carreras acompanha obras de pavimentação e prestigia Festa de Janeiro em Orocó

O deputado federal Felipe Carreras esteve em Orocó neste domingo (25), cumprindo agenda ao lado do prefeito Ismael Lira para acompanhar de perto o andamento das obras de pavimentação nas ruas Arueira e José Pedro, executadas com recursos destinados por meio do parlamentar.

Durante a visita, o prefeito Ismael Lira destacou a importância da parceria com o deputado e o impacto dos investimentos viabilizados para Orocó. “Ninguém faz nada sozinho. Tudo que a gente está realizando é também através da sua força, do seu compromisso e da sua dedicação em Brasília. Estamos conseguindo investir muito na saúde, na educação, na infraestrutura e na cultura e mudando de verdade a vida do nosso povo”, afirmou o prefeito.

Felipe Carreras ressaltou a satisfação em ver os recursos chegando à ponta e sendo bem executados. “Nosso compromisso é garantir que cada recurso chegue para as pessoas que mais precisam. Ver as obras sendo executadas com responsabilidade, cuidado e zelo nos enche de orgulho”, destacou o deputado.

O parlamentar também prestigiou a tradicional Festa de Janeiro do município, reforçando seu compromisso com a valorização da cultura local e com a presença ativa junto à população.

Prefeitura de Arcoverde anuncia os homenageados do Carnaval 2026 e celebra a cultura como memória viva da cidade

A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Eventos e da Secretaria de Cultura, anunciou, nesta segunda-feira (26), os homenageados do Nosso Carnaval 2026. O anúncio foi feito pela secretária Nerianny Cavalcanti e pelo secretário de Cultura, Pedro Brandão, e marca oficialmente o início do ciclo carnavalesco no município. Em Arcoverde, o Carnaval é construído a partir da história, da tradição e das pessoas que ajudaram a formar a identidade cultural da cidade.

Para o Baile Municipal, a homenageada será Sueli da Troça do Urso Branco, figura tradicional do Carnaval de Arcoverde e símbolo de resistência cultural e dedicação à folia popular. Já o Nosso Carnaval 2026 prestará homenagem a Deda da Batucada, ao Maestro Josias e a Adriano do Sax, estes dois últimos celebrados em memória por suas trajetórias e contribuições à cultura arcoverdense.

A Troça do Urso Branco simboliza a irreverência e a tradição do carnaval de rua arcoverdense. Deda da Batucada é reconhecido pela contribuição marcante à musicalidade e aos ritmos que embalam a festa. O maestro Josias permanece como referência artística e cultural profundamente enraizada na história do município. Já Adriano do Sax é lembrado pela musicalidade que marcou épocas e segue presente na memória coletiva da cidade.

Como gesto de gratidão e reconhecimento, a homenagem ao Maestro Josias e a Adriano do Sax será recebida por Dona Maria José, esposa e mãe, que representa a memória, a trajetória e o legado cultural deixado por ambos para Arcoverde. O momento simboliza o respeito do município àqueles que dedicaram suas vidas à cultura e ajudaram a construir a identidade do Nosso Carnaval.

Com este anúncio, o município reafirma seu compromisso com a valorização da cultura, a preservação das tradições e a construção de um Carnaval que vai além da festa, mantendo viva a identidade e o orgulho do povo arcoverdense.

Brejinho conquista Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e celebra avanço histórico na Educação

O município de Brejinho tem muito o que comemorar. O município foi reconhecida com o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma conquista que reforça o compromisso da gestão municipal com a qualidade da educação e enche toda a população de orgulho.

O reconhecimento ganha ainda mais destaque diante do avanço nos critérios de avaliação. Em 2024, foram analisados 20 critérios pelo programa nacional. Já em 2025, esse número saltou para 50 critérios avaliados, tornando o processo ainda mais rigoroso. Mesmo com esse aumento significativo de exigências, a Educação de Brejinho manteve seu desempenho de excelência e garantiu o Selo Ouro.

O resultado evidencia um crescimento sólido, construído com compromisso, dedicação e amor pela educação, refletindo o esforço diário de quem faz a educação pública acontecer no município.

O prefeito Gilson Bento e o secretário municipal de Educação, Abrahão Filho, parabenizaram todos os envolvidos nessa conquista: professores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e familiares. Destacando a importância do trabalho coletivo. “Esse resultado é fruto do trabalho coletivo e da união de todos por uma educação cada vez melhor, que acolhe, respeita e renova”. Afirmou o prefeito Gilson Bento.

Hospital da Mulher do Recife realiza mutirão com mais de mil atendimentos

Ação da Prefeitura do Recife ampliou acesso a consultas, exames e métodos contraceptivos no fim de semana

O Hospital da Mulher do Recife (HMR) realizou, neste fim de semana, um mutirão de saúde voltado ao cuidado integral da população recifense. Foram disponibilizados mais de mil atendimentos, das 7h às 17h, com o objetivo de ampliar o acesso a serviços médicos, exames e orientações de saúde, reforçando a importância da prevenção e do acompanhamento regular.

O prefeito João Campos acompanhou a ação ao lado da secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, e destacou a diversidade de atendimentos oferecidos. “Conseguimos atender mais de mil pessoas, com serviços que vão desde a urologia para os homens até diversos procedimentos voltados à saúde da mulher, como ultrassonografias, tomografias, mamografias e a colocação de DIU e Implanon”, afirmou.

Durante os dois dias de mutirão, foram realizados atendimentos médicos, consultas em nutrição, exames de imagem, procedimentos odontológicos e aplicação de vacinas do calendário municipal. A ação também incluiu a oferta de métodos contraceptivos de longa duração, como DIU e Implanon, fortalecendo as ações de planejamento reprodutivo e de atenção à saúde da mulher.

Thayza Kethelen, de 23 anos, foi uma das usuárias atendidas para a colocação do Implanon e destacou a facilidade do acesso. “Foi muito fácil marcar pelo mutirão, sem burocracia. Para mim, é importante poder ter uma gravidez planejada e evitar o uso mensal de hormônios. Além disso, o fato de ser gratuito fez toda a diferença”, afirmou ela que realizou o procedimento acompanhada pelo namorado Marcelo Everton.

Um dos destaques da ação foi a oferta, pela primeira vez no HMR, de atendimento urológico voltado ao público masculino, ampliando o cuidado à saúde do homem e incentivando a busca por acompanhamento especializado.

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, ressaltou que a iniciativa faz parte de uma estratégia contínua para reduzir o tempo de espera na rede. “Estamos realizando mutirões nos fins de semana para ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias. A meta é reduzir as filas e garantir que a população do Recife tenha atendimento em tempo oportuno”, afirmou.

Para a diretora do Hospital da Mulher do Recife, Ana Karla Góes, o mutirão reforça o papel da unidade como referência na rede pública. “Nosso objetivo é ampliar o acesso aos serviços, promover a prevenção e garantir atendimento qualificado e humanizado para mulheres e homens. Essa ação fortalece nosso compromisso com a promoção da saúde e da qualidade de vida”, concluiu.

A ação é realizada por meio do programa federal Agora Tem Especialistas, atendendo a uma demanda da Secretaria de Saúde do Recife, com o objetivo de ampliar a oferta e o acesso às ações e serviços de atenção especializada, por meio da expansão de procedimentos eletivos.

Policiais de Pernambuco são acusados de espionar secretário em Recife

Por Nill Júnior

Domingo Espetacular da Record trouxe uma reportagem de nove minutos indicando que Policiais civis de Pernambuco monitoraram Gustavo Monteiro, secretário de administração de Recife, e seu irmão Eduardo, assessor na prefeitura gerida por João Campos.

Mensagens revelam que um rastreador foi instalado no carro de Eduardo. A operação “nova missão” compartilhava informações em um grupo de agentes e delegados.

Estado nega abuso

A secretaria de defesa social alegou ter recebido uma denúncia anônima sobre recebimento de propina por parte de um servidor, mas que não houve inquérito devido à falta de evidências de crime.

Prefeitura do Recife repudia arapongagem

A prefeitura de Recife repudiou o uso indevido das forças policiais, considerando a ação ilegal. Gustavo Monteiro, visivelmente abalado, classificou o monitoramento como um absurdo e cogita acionar a Polícia Federal.

Sindicato dos Policiais Civis diz que membros são pressionados

O sindicato dos policiais afirmou que seus membros são pressionados a seguir ordens ilegais, apesar do risco de retaliações.

A versão que você vê abaixo sofreu edição. A matéria na íntegra está no endereço que você vê clicando aqui. 

 

Ao lado do prefeito Marivaldo Pena, Álvaro Porto participa da festa de São Sebastião em Altinho

O presidente da Assembleia Legislativo de Pernambuco, deputado Álvaro Porto participou, neste domingo (25.01), da Festa de São Sebastião, padroeiro do município. Ao lado prefeito Marivaldo Pena, do vice, Adnailson Barbosa, e lideranças políticas, dentre as quais o deputado federal Pedro Campos, Porto acompanhou a procissão pelas ruas centrais da cidade.

“A festa de São Sebastião é a mais relevante expressão de fé do povo de Altinho e uma das das importantes manifestações religiosas do Agreste. Presenciar a reunião de tanta gente celebrando a fé em São Sebastião nos enche de esperança e ânimo para um ano que será de trabalho intenso”, disse Porto.

O deputado parabenizou o prefeito Marivaldo, o vice Adnailson e os altinenses pela grandiosidade e organização da festa. “Foram três dias de participação popular, de valorização da religiosidade, de confraternização e movimentação a economia e da vida cultural do município”, completou.

Programa Parceria entrega obra de contenção no Ibura e amplia segurança em área de risco

Intervenção realizada pela Prefeitura do Recife beneficia duas residências em Lagoa Encantada e reforça ações de prevenção na Zona Sul

O prefeito do Recife, João Campos, participou, neste domingo (25), da entrega de mais uma obra realizada por meio do Programa Parceria, iniciativa sob responsabilidade da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec). Desta vez, a intervenção contemplou duas residências na Travessa Deputado Joaquim Coutinho, na localidade de Lagoa Encantada, no bairro do Ibura, Zona Sul da cidade.

Durante a entrega, o prefeito destacou o modelo de cooperação entre o poder público e os moradores. “Aqui a Prefeitura entra com projeto, material e supervisão, e a comunidade participa da execução. É uma parceria que garante obras de qualidade e mais segurança para as famílias”, afirmou João Campos.

Os serviços tiveram início em agosto do ano passado e receberam investimento de cerca de R$ 25 mil. Em uma área de aproximadamente 100 metros quadrados, a obra incluiu o tratamento de encosta com alvenaria armada e aplicação de tela argamassada, garantindo mais segurança para os moradores da localidade.

O secretário executivo de Defesa Civil, Cássio Sinomar, explicou que a área apresentava alto grau de risco e passou por avaliação técnica antes da execução. “Identificamos risco elevado nas barreiras superior e inferior, elaboramos o projeto e construímos uma solução de baixo custo, mas com grande impacto social, eliminando o risco para as casas do entorno”, afirmou. Segundo ele, além das duas residências diretamente atendidas, outras três a quatro casas também passaram a contar com maior proteção.

Morador da travessa desde 2013, José Belivaldo, conhecido como Thiago, relatou a mudança após a obra. “Antes, quando chovia, era lama no portão e muita preocupação. Hoje estou tranquilo para enfrentar o inverno. A parceria realmente traz segurança”, disse.

Já Taciana Flor, moradora há 22 anos da localidade, lembrou a situação anterior da barreira. “Era cheia de buracos e com risco de cair. A casa já estava rachada. Hoje a gente sente segurança de verdade. Foi uma das melhores coisas que poderiam ter acontecido”, afirmou.

Por meio do Programa Parceria, a Prefeitura do Recife fornece projeto, materiais e orientação técnica, enquanto a população contribui com a mão de obra. A iniciativa já viabilizou mais de 5,1 mil obras desde 2021, beneficiando cerca de 11 mil famílias, com serviços como tratamento de encostas, implantação de acessos, microdrenagem, corrimãos e melhorias habitacionais.

Sobre o funcionamento do programa, o secretário Cássio Sinomar explicou que o processo tem início com uma vistoria técnica e social. “A equipe avalia o grau de risco, verifica a viabilidade do projeto e, depois, constrói a solução junto com a comunidade. A Prefeitura entra com projeto, materiais e acompanhamento técnico, e os moradores participam com a mão de obra”, concluiu.