Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Quatro nações de maracatu participam dos ensaios do Tumaraca até domingo

De hoje (27) até domingo (1º), os ensaios reunirão as nações do Almirante do Forte, Encanto da Alegria, Raízes de África e Encanto do Pina, que protagonizarão o Tumaraca, junto com outros nove grupos da Região Metropolitana do Recife

Começa hoje (27), a segunda semana de ensaios das nações de maracatu participantes da 23ª edição do espetáculo Tumaraca, que vai celebrar o baque ancestral e sagrado da cultura popular pernambucana, num uníssono percussivo dos tambores de 13 nações, no Marco Zero. O espetáculo, que será apresentado na quinta-feira da semana pré, 12 de fevereiro, data em que o Recife abre oficialmente o Carnaval, terá mais quatro cinco ensaios até o próximo domingo (1º de fevereiro): quatro nas comunidades-sede dos maracatus Almirante do Forte, Encanto da Alegria, Raízes de África e Encanto do Pina, além de um ensaio coletivo, no Pátio de São Pedro.

Nesta edição de 2026, o Tumaraca, seus mestres e mestra irão reverenciar o sagrado feminino, com o tema “Empoderamento e Protagonismo Feminino: Canto para Iyabás” e contarão com as participações especiais de Luedji Luna, Gabi do Carmo e Karynna Spinelli, três artistas ligadas a religiões de matrizes afro-ameríndias e que vão somar suas vozes ao espetáculo que ressalta a ancestralidade e a força das Iyabás, lembrando ao mundo que o feminino sempre foi protagonista da criação. O grupo vocal Voz Nagô, formado exclusivamente por mulheres, conduzirá também o espetáculo, que contará ainda com a participação do grupo Bacnaré.

Projeto piloto da Urban95 leva novo mobiliário pedagógico a creches no Recife

Iniciativa da Prefeitura amplia estímulos à leitura, autonomia e convivência na primeiríssima infância, com equipamentos já instalados em duas unidades da cidade

O Recife iniciou um projeto piloto de implantação de um equipamento pedagógico em creches da rede municipal, voltado ao estímulo à leitura, à autonomia e à convivência na primeiríssima infância, fase que contempla as crianças até os 3 anos de idade. Duas unidades já iniciam o ano letivo com o mobiliário. São elas a Creche Escola Alcides Restelli Tedesco, na Madalena, e a Creche Miguel Arraes, no bairro de Torrões. Nesta terça-feira (27), o prefeito do Recife, João Campos, esteve visitando a unidade dos Torrões.

A iniciativa da Urban95 já está integrada a ações em ambientes pedagógicos desenvolvidas em cinco unidades Compaz, em dois centros Criar – Centro de Referência da Primeira Infância – e agora em duas creches da cidade.

Para o prefeito do Recife, João Campos, o diferencial do projeto está na formação integrada. “É um mobiliário pensado dentro da lógica da Urban95, que propõe fazer a cidade para crianças de até 95 centímetros de altura. O diferencial não é apenas oferecer um espaço adequado para brincar, mas também promover a formação da criança junto aos pais, mães e profissionais, fortalecendo vínculos e o aprender a brincar”, afirmou.

A secretária executiva da Primeira Infância, Luciana Lima, destacou o impacto do projeto nas creches. “Essa metodologia traz mais autonomia para crianças de zero a três anos, muita ludicidade e incentivo à leitura. Além disso, cria um espaço de acolhimento para os responsáveis, fortalecendo a parentalidade positiva e a aproximação entre adulto e criança”, disse.

URBAN95

A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Van Leer, realizada no Brasil pelo CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular. O programa propõe incorporar a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano e nas políticas públicas, apoiando gestores e técnicos na criação de cidades mais inclusivas, seguras e adequadas ao desenvolvimento integral na primeira infância.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Recife abre chamamento público para a construção de mais cinco habitacionais com 1.032 apartamentos

Investimento nos conjuntos dos Coelhos, Sítio Salamanta 2 e Jiquiá I, II e III será da ordem de R$ 180 milhões, dentro do Minha Casa Minha Vida-FAR, em mais uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal

A Prefeitura do Recife publicou, no Diário Oficial do Município, os editais de chamamento público para a construção de mais cinco habitacionais destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social em diversas áreas da cidade. Com investimentos federais previstos da ordem de 180 milhões, serão erguidos os conjuntos dos Coelhos, no bairro do mesmo nome; Sítio Salamanta 2, no Pina; e Jiquiá I, II e III, que totalizam 1.032 unidades, beneficiando mais de 5 mil pessoas. Os empreendimentos farão parte do programa Minha Casa Minha Vida-FAR e serão construídos pelo Governo Federal, com acompanhamento e participação da Secretaria de Habitação do Recife.

“A parceria entre o Governo Lula e a gestão João Campos está viabilizando a maior política habitacional da história do Recife. Desde junho, começamos as obras de nove conjuntos habitacionais, com investimentos da ordem de R$ 350 milhões, somando recursos próprios, federais e de instituições como o BID. Há também empreendimentos em fase final de construção e outros com processos licitatórios em andamento”, aponta o secretário municipal de Habitação, Felipe Cury, explicando que os chamamentos públicos têm o objetivo de selecionar as empresas responsáveis pela elaboração e aprovação dos projetos, licenciamento dos empreendimentos e execução das obras.

Os três habitacionais a serem construídos no bairro do Jiquiá totalizam 480 unidades, com investimento na faixa de R$ 84 milhões, divididos entre os conjuntos Jiquiá I (80 unidades); Jiquiá II (240 unidades) e Jiquiá III (160 unidades). Já o habitacional Sítio Salamanta 2 terá 128 unidades e com investimento previsto de R$ 22,5 milhões. Por sua vez, o conjunto dos Coelhos terá 424 unidades e investimentos em torno de R$ 74 milhões.

INVESTIMENTOS – A política habitacional desenvolvida pela Prefeitura do Recife desde 2021 já viabilizou a construção de mais de 6 mil unidades habitacionais, entre obras concluídas, em andamento, em fase de chamamento público, aprovadas junto ao Governo Federal e garantidas na PPP Morar no Centro. Foram entregues sete conjuntos, totalizando 1.736 moradias.

Estão em andamento as obras dos habitacionais Vila Esperança, no Monteiro; Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro; Comunidade do Bem 1 e 2; São José, na Rua Imperial; Vila Aeronáutica 1 e 2, em Boa Viagem; e Caiara 2, Maria Felipa e Maria Elvira, entre os bairros do Cordeiro e da Iputinga.

Fotos: Crédito indicado em cada arquivo

Prefeitura de Caruaru inaugura nova Sala da Secretaria da Mulher na Maternidade Santa Dulce dos Pobres

A Prefeitura de Caruaru inaugurou, nesta segunda-feira (26), a nova Sala da Secretaria da Mulher na Maternidade Santa Dulce dos Pobres. A iniciativa, realizada por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, representa a integração das políticas públicas voltadas à saúde, ao cuidado humanizado e à garantia dos direitos das mulheres.

A implantação do novo espaço está alinhada à Lei Municipal nº 5.951/2017, conhecida como Lei “Nascer Bem”, que estabelece diretrizes para a humanização da atenção ao parto, ao nascimento e ao cuidado com gestantes, parturientes e puérperas no âmbito do município. A sala funciona como ponto de acolhimento, orientação e escuta qualificada, ampliando o acesso das mulheres à informação sobre seus direitos e aos serviços da rede de proteção.

Localizada dentro da maternidade, a Sala da Secretaria da Mulher fortalece a atuação intersetorial entre saúde e enfrentamento à violência, com foco especial na prevenção e no combate à violência obstétrica, além da promoção da autonomia e da dignidade das mulheres durante a gestação, o parto e o pós-parto. A iniciativa já estava presente desde a inauguração da Maternidade, mas ganhou uma nova estrutura para fortalecer o serviço.

A secretária da Mulher, Luana Marabuco, destacou a importância do equipamento para a política pública municipal. “O espaço funciona como local de acolhimento e integração das políticas para mulheres, com execução de ações de enfrentamento a violências contra a mulher e cuidado com a saúde física e mental. Inaugurar essa nova sala, no Janeiro Branco, é também uma forma de fortalecer a pauta da saúde da mulher em sua integralidade”, celebrou.

João Campos denuncia uso político da Polícia Civil e diz que tomará medidas judiciais

 

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), publicou nas redes sociais um vídeo em que afirma que o debate em curso em Pernambuco não é sobre a realização de investigações, mas sobre a forma como elas estariam sendo conduzidas, ao denunciar o que classificou como uso político da Polícia Civil. Segundo o gestor, reportagens exibidas pela TV Record revelaram desarquivamento de inquéritos por interesse eleitoral, perseguições sem ordem judicial, sem boletim de ocorrência e sem procedimentos formais, além da instalação de rastreador em veículo oficial da Prefeitura sem autorização judicial.

João Campos citou um inquérito arquivado em 2024 após investigação que não apontou irregularidades, posteriormente reaberto durante o período eleitoral e novamente arquivado, e questionou quem teria autorizado a atuação de delegados e agentes em um grupo informal de WhatsApp. O prefeito afirmou que não tolera corrupção nem perseguição política, criticou o que chamou de ações ilegais e imorais, relacionou o caso a uma rede de ataques e desinformação após as eleições municipais e declarou que adotará todas as medidas cabíveis na Justiça para apurar responsabilidades.

Carnaval do Recife 2026: Escolhidos Rainha e Rei do Baile Municipal da Pessoa Idosa

O Concurso ocorreu no recém-inaugurado Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira, no bairro Graças, nesta segunda-feira (26)

A 15ª edição do Concurso da Rainha e do Rei do Baile Municipal da Pessoa Idosa do Recife 2026 foi realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, na manhã desta segunda-feira (26), no Centro de Convivência Maria da Conceição Guedes Pereira, Graças. Aílton Diogo Filho, 62 anos, participante do grupo Caminhando Feliz; e Laudicéia Santos de Oliveira, 65 anos, do Grupo 60+ da Escola Santos Dumont, foram coroados ao som da Orquestra Botelho Frevo e Folia e dos aplausos dos presentes. A seleção contou com 36 inscrições, sendo 25 candidatas e 11 candidatos.

“No Carnaval do Recife, uma das maiores expressões culturais da nossa cidade, lembramos da importância da inclusão, da convivência e da participação social. Garantir que as pessoas idosas ocupem o espaço do Centro de Convivência, e tantos outros, de forma ativa, é reconhecer suas histórias, assegurar o direito ao lazer e reafirmar o protagonismo delas. O Concurso da Rainha e do Rei do Baile Municipal da Pessoa Idosa materializa o compromisso tanto com o bem-estar das pessoas 60+ quanto com a valorização das tradições populares”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.

Os vencedores, ambos aposentados, receberão um prêmio no valor de R$ 5 mil cada. Além disso, a Rainha e o Rei vão mostrar tudo o que sabem de frevo e desfilar simpatia no Baile Municipal da Pessoa Idosa, que será realizado no dia 10 de fevereiro, no Classic Hall, das 14h às 17h.

“A emoção é muito grande. Estou feliz por representar as pessoas idosas. A minha filha, quando viu que o meu número na competição era o 12, a mesma data em que ela nasceu, disse logo que eu seria a vencedora. Eu me inscrevi no último dia e passei a ensaiar em casa mesmo, no intervalo dos afazeres, mas o pernambucano já tem o frevo no pé”, comentou a Rainha Laudicéia.

Já o Rei Aílton contou que participou do concurso pela segunda vez e ficou surpreso com o resultado. “A minha esposa foi a minha grande incentivadora, ela foi a figurinista. Ontem eu ensaiei até meia-noite. Eu sou carnavalesco, tanto que nasci na rua, numa terça-feira de Carnaval”, disse.

A comissão julgadora avaliou os concorrentes em relação à desenvoltura (postura, simpatia e elegância) e à coreografia da dança do Frevo (Criatividade e empolgação). Anna Karla da Silva Pereira, Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, foi uma das juradas. “A gente presenciou alegria, vitalidade, brilhos e sorrisos, uma verdadeira aula, num evento tão organizado e com tanta participação. No Ministério, a agenda das pessoas idosas é uma prioridade. O Brasil está avançando e construindo políticas públicas para diversos grupos e interseccionalidades. A gente viu aqui homens, mulheres, pessoas com deficiência, todas se divertindo, unindo cultura e saúde”, afirmou. Mais informações sobre as iniciativas da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude podem ser obtidas pelo Instagram: @sdhjrecife.

Carretas da Mulher ampliam acesso à saúde feminina e ultrapassam 67 mil atendimentos em Pernambuco

As Carretas da Mulher, estratégia itinerante do Governo de Pernambuco para ampliar o acesso à saúde feminina, já contabilizam 67.883 atendimentos realizados em todo o Estado. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e vinculada ao programa Cuida PE Mulher, percorreu 118 municípios pernambucanos, levando exames e consultas especializadas a mulheres de diferentes regiões.

Os serviços mais realizados foram os exames de mamografia, que somam 36.709 procedimentos, reforçando a importância do rastreamento e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Também foram ofertados 13.544 exames de ultrassonografia das mamas e 13.475 consultas com ginecologista, além de atendimentos por telemedicina com mastologista.

A atuação das carretas está distribuída em quatro unidades móveis, que juntas garantem atendimento contínuo e descentralizado. A Carreta 03 que assiste a região do agreste pernambucano, concentrou o maior volume de atendimentos, com 17.991 registros, seguida pelas Carretas 02 (17.758), 01 (17.181) e 04 (14.953), evidenciando o alcance da estratégia em vários territórios.

Além das ações de rastreamento, as Carretas da Mulher também ofertam procedimentos diagnósticos complementares, como colposcopias, biópsias de mama guiadas por ultrassonografia e biópsias do colo do útero, permitindo que as pacientes tenham acesso à investigação clínica completa sem a necessidade de deslocamento para grandes centros.

Para ser atendida, a usuária deve apresentar documento oficial com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência. Alguns procedimentos exigem encaminhamento médico ou indicação clínica, para a realização dos exames.

Confira a agenda da Carreta da Mulher Pernambucana nesta semana de segunda a sexta 8h às 17h e sábado das 8h às 12h:

Carreta 01 – Recife (26 a 28/01)
Local: Rua Ítauna, Jardim São Paulo (Próximo a praça da vila bancários)

Carreta 02 – Macaparana (26 a 28/01)
Local: Rua Doutor Antônio Xavier (Próximo a Paróquia Nossa Senhora do Amparo)

Carreta 02 – Buenos Aires (29 a 31/01)
Local: Avenida João Teobaldo de Azevedo (Próximo a escola estadual Jaime Coelho

Carreta 03 – São João (26 e 28/01)
Local: Praça de Eventos, centro (Ao lado da antiga estação)

Carreta 03 – Paranatama (29 e 31/01)
Local: Rua Roldão Guimarães (Próximo ao posto de saúde)

Carreta 04 – Bodocó (26 a 28/01)
Local: Rua Antônio Alves de Siqueira, centro (Ao lado da Igreja Matriz)

Carreta 04 – Exu (29 a 31/01)
Local: Rua Zuza Saraiva, centro (Ao lado da Igreja Matriz)

O fenômeno digital de Marconi Santana: experiência política que conquista seguidores e amplia influência

Político de trajetória sólida e reconhecida pela coerência entre discurso e prática, Marconi Santana tem demonstrado, mais uma vez, capacidade de adaptação aos novos tempos da comunicação pública. Com vasta experiência na vida pública e profundo conhecimento da realidade pernambucana, ele vem registrando um crescimento consistente e acelerado nas redes sociais, utilizando essas plataformas como instrumentos estratégicos de diálogo, escuta e construção de ideias.

As publicações de Marconi se destacam pela objetividade, clareza e conexão direta com temas que impactam a vida das pessoas. Longe de mensagens genéricas, seu conteúdo revela visão política, domínio das ferramentas digitais e, sobretudo, intencionalidade. Cada posicionamento é pensado para informar, provocar reflexão e fortalecer vínculos com a população, respeitando a inteligência do público e o papel formador da comunicação política.

Em uma análise superficial dos dados disponíveis, observa-se que o número de seguidores cresce em ritmo avançado, indicando não apenas alcance, mas engajamento qualificado. Comentários, compartilhamentos e interações demonstram que a mensagem transmitida encontra ressonância em diferentes perfis e faixas etárias, um indicativo claro de que o discurso adotado dialoga com as demandas atuais da sociedade.

Em contato com a Assessoria de Marconi Santana, foi informado que esse crescimento não se limita a uma base local. Segundo a equipe, a presença digital do líder político tem conseguido ampliar seu alcance para diversas regiões de Pernambuco, consolidando seu nome como uma referência estadual. Esse avanço é atribuído à combinação entre experiência administrativa, leitura precisa do cenário político e uso inteligente das plataformas digitais como canais de aproximação com a população.

O movimento observado nas redes sociais reflete, na prática, o perfil de um político diferenciado. Marconi Santana demonstra compreender que, nos dias atuais, comunicar bem é tão importante quanto agir bem. Sua atuação digital parte de uma estratégia madura, alinhada a uma visão de futuro e a um projeto político que se constrói com consistência, diálogo e responsabilidade pública.

O crescimento de Marconi Santana nas redes evidencia algo mais profundo: a consolidação de uma liderança que sabe onde quer chegar, entende o seu tempo e utiliza, com inteligência e propósito, todas as ferramentas disponíveis para fortalecer sua mensagem e ampliar sua capacidade de articulação em Pernambuco.

Em nota, Álvaro Porto repudia arapongagem e diz que Governo do Estado deve explicações

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto repudia, em nota abaixo, o uso da estrutura da Polícia Civil de Pernambuco para realizar espionagem contra o secretário de Articulação do Recife, Gustavo Monteiro, como revelou denúncia apresentada, neste domingo (25.01), pelo programa Domingo Espetacular, da Rede Record. Para Porto, a prática remonta a outros tempos, causa indignação e deve ser investigada e explicada pelo Governo do Estado.

Nota à Imprensa:

Como presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, não posso e não devo me silenciar diante de fato tão grave. Precisamos juntos, todos os estamentos da sociedade organizada, repudiar e demonstrar a mais profunda indignação diante do uso de agentes do Estado para perseguirem adversários políticos ao arrepio da lei na mais completa violência contra o estado de direito.

Tenho sido vítima, juntamente com meus familiares, das maquinações perpetradas pelo gabinete do ódio que, segundo resultou provado, tinha um dos seus membros nomeados no coração do governo com a assento e passagem livre no Palácio do Campo das Princesas.

Os pernambucanos se recordam quando fomos à tribuna denunciar a existência dessa organização montada única e exclusivamente para disseminar o ódio, a mentira e injúrias contra pessoas eleitas pelo governo como antagonistas eleitorais. E neste domingo, para tristeza e revolta de todos nós, somos surpreendidos com a notícia das perseguições a funcionários da Prefeitura do Recife, perpetradas por agentes que, ao invés de defenderem a segurança dos pernambucanos, foram usados para fins não republicanos, usando o que existe de mais moderno para bisbilhotar, perseguir e constranger, com dinheiro público, adversários do governo. Isso tem que ter um basta! Esperamos que a governadora tome as providências que o caso requer e que o povo espera.

A título apenas de lembrança, estamos no aguardo das medidas judiciais que a governadora deveria já ter tomado contra a empresa do seu pai, inadimplente do Estado.

Foto: Lucas Patrício

Garanhuns conquista, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Garanhuns reafirma seu protagonismo na educação pública ao conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A certificação reconhece os estados e municípios que se destacam na implementação de políticas e ações voltadas à garantia da alfabetização das crianças na idade certa.

A premiação é resultado do cumprimento das 50 condicionalidades do programa. O município conquistou o Selo Ouro também pelo alcance da meta de alfabetização em 2024 e antecipar a meta prevista para 2027, evidenciando o compromisso contínuo com a melhoria dos indicadores educacionais e com a qualidade do ensino ofertado na Rede Municipal.

O Selo Ouro também reconhece o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância, a formação continuada dos profissionais da educação, a aplicação de avaliações educacionais e o trabalho permanente com foco na equidade, assegurando que todas as crianças tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem.