Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Prefeitura de Caruaru inaugura nova UBS no Nina Liberato

A Prefeitura de Caruaru inaugurou, nesta terça-feira (27), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nina Liberato, localizada na Avenida Ariano Suassuna, nº 389. A unidade vai beneficiar cerca de 3.500 moradores do bairro e de comunidades vizinhas, fortalecendo a Atenção Primária à Saúde no município.

A UBS funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, atuando como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuindo para a redução da demanda nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais.

Durante a inauguração, o prefeito Rodrigo Pinheiro destacou os investimentos da gestão na saúde. “A entrega desta UBS é mais uma demonstração do nosso compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Caruaru. Desde o início da nossa gestão, temos investido de forma contínua na Atenção Básica, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde. Implantamos sete novas Equipes de Saúde da Família em diversos bairros da cidade, ampliamos equipes em territórios estratégicos e criamos novos pontos de apoio na zona rural. Tudo isso para garantir um atendimento mais próximo, humanizado e de qualidade para quem mais precisa”, disse.

A unidade conta com estrutura completa, incluindo consultórios, sala de vacinação, sala de procedimentos, farmácia básica, além de Equipes de Saúde da Família e equipe multiprofissional, sendo o primeiro equipamento público de saúde entregue no bairro integrando um conjunto de ações para ampliação dos serviços do SUS no município.

Para os moradores, a entrega representa uma conquista histórica. “Essa UBS é resultado de uma luta de mais de 13 anos. Antes, não tínhamos estrutura nem atendimento. Hoje, é gratidão e mais dignidade para a população do Nina Liberato”, destacou o morador José Ricardo.

João Campos diz que Frente Popular vai anunciar chapa até março

Por Márcio Didier

O presidente nacional do PSB e prefeito do Recife, João Campos, afirmou que a Frente Popular de Pernambuco deve apresentar até o mês de março as candidaturas ao Governo do Estado e ao Senado. A declaração foi dada em entrevista à CNN Brasil, nesta terça-feira (27).

“Aqui no Estado, nós temos a Frente Popular de Pernambuco, que deve apresentar, até o mês de março, as candidaturas ao Governo e ao Senado, no âmbito estadual”, disse.

A sinalização de calendário ocorre enquanto partidos aliados organizam as chapas majoritárias e proporcionais para as eleições. João Campos também informou que pretende antecipar os entendimentos com lideranças partidárias e possíveis pré-candidatos, mesmo antes do prazo legal para eventual desincompatibilização do cargo de prefeito, que termina em 4 de abril caso venha a disputar o Governo de Pernambuco.

Pesquisas eleitorais
Com o nome frequentemente citado como potencial candidato ao governo estadual desde a reeleição no Recife, João Campos comentou o desempenho em levantamentos eleitorais.

“E eu fico muito feliz pelo reconhecimento que eu tenho tido quando aponta o nosso nome com uma vantagem importante no cenário eleitoral, mesmo antes de ter qualquer movimento de anúncio, de candidatura ou coisa do tipo”, afirmou.

Apoio do PSB à reeleição de Lula
Durante a entrevista, João Campos reiterou o apoio do PSB à reeleição do presidente Lula e destacou a atuação do vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

“Estou muito animado com o cenário eleitoral, não só no Estado de Pernambuco, mas também no Brasil. Eu hoje presido nacionalmente o PSB e nós já declaramos apoio à reeleição do presidente Lula. Temos o vice-presidente Geraldo Alckmin ao seu lado, que tem feito um grande trabalho na vice-presidência e, também, no Ministério do Desenvolvimento, e eu reafirmo que a gente está muito animado com o cenário”, declarou.

Ao comentar a relação do partido com o Palácio do Planalto, o dirigente destacou que o vínculo político vai além do calendário eleitoral. “É importante também essa relação com o presidente Lula, uma relação que não é circunstancial ou eleitoral. Mas repito, o principal partido a apoiar o presidente na sua eleição em 2022 foi o PSB, tanto é que teve a vice-presidência e a gente está diante de uma construção de País, não apenas de uma conveniência eleitoral”, disse.

João elogia Simone Tebet
João Campos também confirmou que o PSB mantém diálogo para atrair a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, atualmente filiada ao MDB e citada como possível candidata ao Governo de São Paulo.

“Simone Tebet é um grande nome. Alguém que tem preparo, seriedade, tem uma grande postura decente na política. Não tenho nenhuma dúvida que, em qualquer lugar que ela for candidata ou para qualquer cargo que ela dispute, ela tem uma capacidade de desempenho muito grande”, afirmou.

Segundo o presidente do PSB, as articulações estão concentradas na direção estadual do partido em São Paulo. “O nosso partido em São Paulo é presidido pelo Márcio França e na capital pela deputada Tabata Amaral. Os dois têm tratado desse assunto e têm me reportado essa condução”, disse.

Prefeito Zeca Cavalcanti anuncia reajuste de 5,4% para professores da rede municipal de Arcoverde

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, anunciou, nesta terça-feira (27), o reajuste de 5,4% no salário dos professores da rede municipal de ensino, reafirmando o compromisso da gestão com a valorização de quem está diariamente em sala de aula, formando as novas gerações do município.

Arcoverde foi o primeiro município a aderir à atualização do piso nacional do magistério, definida pelo Governo Federal por meio da Medida Provisória nº 1.334/2026, garantindo, de forma imediata, o cumprimento da legislação e a preservação dos direitos dos profissionais da educação. A iniciativa demonstra responsabilidade administrativa e respeito aos servidores públicos.

Ao anunciar o reajuste, o prefeito Zeca Cavalcanti destacou a prioridade que a educação ocupa na gestão municipal. “A educação sempre foi prioridade em nossa gestão, e quem faz a educação acontecer todos os dias são os nossos professores. Por isso, anunciamos com alegria esse reajuste de 5,4%, garantindo que Arcoverde acompanhe o piso nacional. Aqui, além de reajuste, os salários são pagos em dia, com respeito e compromisso com o servidor”, afirmou.

O anúncio reforça a política permanente de valorização do magistério em Arcoverde, assegurando estabilidade, reconhecimento profissional e respeito a quem constrói o futuro da cidade. A ação integra o conjunto de iniciativas da Prefeitura voltadas ao fortalecimento da educação pública, consolidando um modelo de gestão que prioriza responsabilidade, diálogo e investimento contínuo no ensino municipal.

Comunidade do Bem ganha primeiras 11 ruas beneficiadas pelas obras de urbanização integrada do ProMorar

Prefeitura do Recife está investindo mais de R$ 100 milhões em obras para transformar a área, envolvendo infraestrutura urbana, saneamento, habitação, saúde, assistência social e equipamentos públicos

A Prefeitura do Recife entregou, nesta terça-feira (27), as primeiras 11 ruas beneficiadas pelas obras de urbanização integrada e infraestrutura da Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira. A área vem passando por uma grande transformação urbana, com investimentos de mais de R$ 100 milhões em ações integradas que envolvem infraestrutura urbana, saneamento, saúde, assistência social, habitação do Minha Casa Minha Vida e equipamentos públicos.

Durante a inauguração das vias, o prefeito João Campos destacou o processo de regularização da área e a entrega das melhorias. “Aqui era um grande terreno ocupado, que não pertencia às pessoas que moravam na área, e conseguimos adquirir o espaço para fazer a urbanização integrada de toda a comunidade”, afirmou.

O prefeito também ressaltou a estrutura entregue nas primeiras ruas. “Estamos entregando hoje 11 ruas com drenagem, pavimentação, calçadas, coleta de esgoto e distribuição de água, tudo com investimento da Prefeitura. É um compromisso que firmamos e estamos cumprindo”, completou. Ele ainda destacou que as ações incluem habitação, saúde da família e creche, transformando a área junto com a comunidade.

No total, o ProMorar vai executar obras de urbanização integrada em 32 ruas da Comunidade do Bem, que receberão saneamento, abastecimento de água, pavimentação, calçadas, drenagem e sinalização. As primeiras 11 vias entregues são a Travessa Nova Rua B; Rua B; Rua E; Rua F; Rua J; Rua Z; Travessa 26; Travessa 27; Travessa 28; Travessa 29 e Estrada Velha do Frigorífico. O percentual da obra é de 43%, com o objetivo de promover inclusão, reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida da população local.

As obras de urbanização integrada e infraestrutura do ProMorar na Comunidade do Bem somam R$ 34 milhões em investimentos diretos, incluindo a implantação de um novo sistema viário, estação de tratamento de esgoto, sistema de abastecimento de água, redes de saneamento básico, além da pavimentação, drenagem, calçadas e sinalização. Na área de saneamento, as intervenções garantem mais de mil ligações domiciliares e intradomiciliares à rede de esgoto, promovendo melhorias significativas nas condições sanitárias, na saúde pública e no meio ambiente.

As ações também ampliam a resiliência da comunidade frente a eventos climáticos extremos, como alagamentos, integrando infraestrutura urbana e proteção ambiental. “Para além das obras físicas, a urbanização integrada conecta serviços, reduz riscos e fortalece o direito das pessoas a viverem em um bairro estruturado e cuidado”, destaca a secretária de Projetos Especiais, Marília Dantas. A entrega da obra está prevista para o final do primeiro semestre de 2026.

Dentro do pacote de mudanças promovidas pela Prefeitura do Recife na Comunidade do Bem, já foi entregue o Arrecifes da Cidadania, primeiro equipamento do tipo no Recife. O espaço integra a estratégia de urbanização social do ProMorar e funciona como um “hub” de serviços públicos, fortalecendo a presença do Estado no território e ampliando o acesso da população a políticas de assistência social, inclusão produtiva e cidadania. O equipamento beneficia diretamente moradores das áreas de Irmã Dorothy, Beira da Maré/Nova Esperança e Aritana e foi construído com investimento de R$ 3,4 milhões, com capacidade de atendimento para até 5 mil famílias.

O ProMorar também viabilizou a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) da Comunidade do Bem, com investimento de R$ 10,2 milhões. A unidade já está em funcionamento e tem capacidade para realizar mais de 26 mil atendimentos por ano, atendendo cerca de 12 mil moradores, com consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, dentro do modelo da Estratégia de Saúde da Família.

O conjunto de intervenções prevê ainda a construção de uma creche, garantindo acesso à educação infantil para todas as crianças de 0 a 5 anos da comunidade, e a implantação de um parque linear às margens do rio Jordão, que terá papel fundamental na contenção de alagamentos, recuperação ambiental e criação de novos espaços de lazer e convivência.

HABITAÇÃO – Além da entrega das 11 ruas, o prefeito João Campos vistoriou as obras dos dois conjuntos habitacionais que estão sendo construídos na Comunidade do Bem, em parceria entre a Prefeitura do Recife e o Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida-FAR. O investimento total é de R$ 59,4 milhões, sendo R$ 57,1 milhões da União e R$ 2,3 milhões do Município. Estão sendo erguidos 336 apartamentos (além de 234 unidades de três conjuntos habitacionais que contarão com chamamento público). As 336 unidades já sendo construídas beneficiarão aproximadamente 1,7 mil pessoas com moradia digna.

Durante a visita às obras, o prefeito destacou que todas as famílias beneficiadas são moradoras da própria comunidade. “Ao todo, serão 560 unidades destinadas a famílias que viviam em casas precárias, em barracos e palafitas, e que agora vão morar em apartamentos. Estamos urbanizando toda a área remanescente, com drenagem, coleta de esgoto, abastecimento de água, calçadas, vias e praças em toda a Comunidade do Bem”, afirmou.

Ele também ressaltou que todas as áreas da comunidade serão contempladas. “Beira da Maré, Aritana, Irmã Dorothy e Nova Esperança: todas as famílias vão ser atendidas. Estamos chegando com mais de R$ 100 milhões em investimento público para urbanizar toda a área”, completou.

As obras ficam a cargo da Caixa Econômica Federal, com acompanhamento da Secretaria de Habitação do Recife. Os apartamentos terão dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda, distribuídos em 19 blocos. O projeto também inclui centro comunitário, parquinho, áreas verdes, estacionamento e sistemas de sustentabilidade, como energia solar e pisos drenantes. “As intervenções na Comunidade do Bem são especiais porque representam uma completa transformação social para os moradores da área”, afirma o secretário Felipe Cury.

As obras do primeiro habitacional estão com 15,58% de execução. Já foram finalizados a montagem do canteiro e a terraplenagem, e estão em andamento os serviços de fundação profunda (estaqueamento). O segundo empreendimento chegou a 20,62% de execução, com canteiro, terraplenagem e fundação profunda concluídos. Atualmente, estão em andamento os trabalhos de fundação rasa (radier), estrutura (alvenaria e laje) e instalações elétrica e hidráulica.

Também para a Comunidade do Bem, está em andamento na Secretaria de Habitação o chamamento público para a construção de mais três conjuntos habitacionais, que somarão 234 unidades, beneficiando cerca de 1.170 moradores. Os empreendimentos estão inseridos no programa Minha Casa, Minha Vida-FAR, com investimento federal previsto em torno de R$ 41 milhões. Os três novos conjuntos terão, respectivamente, 88, 74 e 72 apartamentos, na tipologia térreo mais um.

A política habitacional desenvolvida pela Prefeitura do Recife desde 2021 já viabilizou a construção de mais de 6 mil unidades habitacionais, entre obras concluídas, em andamento, em fase de chamamento público, aprovadas junto ao Governo Federal e garantidas na PPP Morar no Centro. Foram entregues sete conjuntos, totalizando 1.736 moradias.

Estão em andamento as obras dos habitacionais Vila Esperança, no Monteiro; Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro; Comunidade do Bem 1 e 2; São José, na Rua Imperial; Vila Aeronáutica 1 e 2, em Boa Viagem; e Caiara 2, Maria Felipa e Maria Elvira, entre os bairros do Cordeiro e da Iputinga.

Arena GO Recife abre calendário de 2026 na Feira de Empregabilidade do Grau Técnico

Primeira edição do ano leva serviços gratuitos de orientação profissional e inovação ao Centro do Recife, nesta quarta-feira (28)

A Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia e de Trabalho e Qualificação Profissional, realiza, nesta quarta-feira (28), a primeira edição de 2026 do projeto Arena GO Recife, integrando a programação da Feira de Empregabilidade do Grau Técnico e Profissionalizante. A ação vai ocorrer na Avenida Conde da Boa Vista, nº 1234. A iniciativa amplia o alcance do evento ao levar ao público uma atuação integrada que conecta serviços públicos, orientação profissional, inovação e qualificação voltadas ao mundo do trabalho.

Durante a manhã, das 9h às 13h, o Arena GO Recife realiza atendimentos com a Agência de Emprego do Recife, cadastro na plataforma de empregabilidade GO Recife e com a Sala do Empreendedor, além de ações de orientação e encaminhamento para vagas de emprego, estágio e programas de aprendizagem profissional. A atuação conta com a parceria de instituições como CIEE, IEL, ABRE, Rede Cidadã e Instituto da Oportunidade Social (IOS), fortalecendo a rede de apoio à inserção produtiva e ao desenvolvimento profissional da população.

No período da tarde, das 15h às 16h, a programação contará com a palestra “Marketing do Futuro Recife”, que abordará tendências, inovação, transformação digital e as novas competências exigidas pelo mercado contemporâneo.

Para o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha, a presença da prefeitura na feira de empregabilidade do Grau Técnico  reforça a estratégia do município de aproximar políticas públicas da população recifense. “A Arena GO é um espaço onde tecnologia, conhecimento e políticas públicas se encontram para gerar oportunidades reais. Integrar uma feira de empregabilidade como esta é garantir que a transformação digital chegue às pessoas, conectando talentos às demandas do mercado e preparando profissionais para os desafios e as profissões do futuro”, afirma.

“Nosso Arena GO é uma oportunidade de criar conexões e abrir novos caminhos. É uma estratégia efetiva do poder público para quem acredita em seu potencial e está buscando ampliar seus horizontes neste ano de 2026”, reforça a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Isabella de Roldão.

Morre o sanfoneiro Agostinho do Acordeon, pai do cantor Josildo Sá

Blog do Magno Martins

Morreu nesta terça-feira (27), aos 86 anos, o sanfoneiro Agostinho Inácio Gomes, conhecido como Agostinho do Acordeon, pai do cantor, compositor e também sanfoneiro Josildo Sá. Pernambucano, Agostinho construiu uma trajetória ligada ao forró e à cultura popular nordestina. Referência musical, teve influência direta na formação artística do filho.

O velório ocorre nesta terça-feira (27), das 12h às 18h, no Cemitério Santo Amaro, no Recife. Em seguida, o corpo será levado para o município de Floresta, onde haverá novo velório na quarta-feira (28), das 8h às 16h, no Cemitério São Miguel. O sepultamento será realizado no mesmo local.

BNB e BID iniciam projeto de PPP para modernização da infraestrutura urbana com prefeituras

Com parceria do BID, projeto em Barbalha (CE) terá até US$ 350 mil destinados à fase de estruturação

A Prefeitura de Barbalha, município do interior do Ceará, lançou nesta terça-feira (27) o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública e Cidades Inteligentes. A iniciativa marca o começo da fase de estruturação de um modelo voltado à modernização da infraestrutura urbana, com parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apoio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e do Banco do Nordeste (BNB).

O projeto prevê a modernização e a expansão do parque de iluminação pública, além da incorporação de soluções tecnológicas voltadas à gestão urbana, com impactos esperados na segurança, eficiência energética, mobilidade e qualidade de vida da população. Trata-se da primeira PPP de iluminação pública e cidades inteligentes da região do Cariri, no sul do Ceará, e da segunda do estado.

Para a fase de estruturação, o BID aportará até US$ 350 mil, destinados à realização de estudos técnicos, jurídicos, ambientais e econômico-financeiros. O valor total da futura PPP será definido ao final dessa etapa, a partir da modelagem do projeto e da definição do escopo dos serviços.

O Banco do Nordeste participa da iniciativa como parceiro institucional do BID, atuando no apoio técnico, na governança e na articulação entre os entes envolvidos, por meio do seu Escritório de Projetos de PPPs e Concessões.

De acordo com o diretor de Planejamento do Banco do Nordeste, Aldemir Freire, o projeto reflete uma tendência de qualificação da gestão pública municipal, por meio de parcerias estruturadas, que tem contado com apoio crescente do BNB. “O projeto de Barbalha é apenas um dos primeiros que ajudaremos a estruturar. Queremos ser parceiros em projetos inovadores como esse, voltados a melhorias de serviço público essenciais, com o propósito final de elevar a qualidade de vida da população”, afirmou.

Já o diretor de Negócios do BNB, Vandir Farias, destacou o papel das PPPs na ampliação da capacidade de investimento dos municípios. “Projetos bem estruturados criam segurança jurídica e econômica para o setor privado e contribuem para viabilizar investimentos de longo prazo em infraestrutura urbana”, disse.

O modelo
Segundo o prefeito de Barbalha, Guilherme Sampaio Saraiva, o crescimento urbano do município exige serviços públicos mais modernos e eficientes, o que motivou a adoção de um modelo de parceria voltado a investimentos de longo prazo. Ele ressaltou que a PPP será estruturada como concessão, com o município mantendo a titularidade do serviço e dos ativos públicos, e que a empresa privada será remunerada com base em indicadores de desempenho, assegurando qualidade, transparência e controle público. O prefeito destacou ainda que a PPP não representa privatização, mas um contrato de prestação de serviços com fiscalização rigorosa.

Pelo modelo proposto, a empresa privada a ser selecionada por licitação ficará responsável pela modernização, expansão, operação e manutenção do sistema de iluminação pública. O escopo do projeto poderá incluir ainda serviços como videomonitoramento, centro de controle integrado, wi-fi público e outras soluções digitais.

O lançamento do projeto contou ainda com a participação dos superintendentes do BNB, Eliane Brasil (Estadual) e Hailton Fortes (Negócios de Governo). Participaram ainda, pelo BID, o especialista técnico em modelagens de PPPs, Ramiro Zinder, e, pelo PPI, o assessor técnico André Arantes.

Próximas etapas
Após o lançamento, o projeto avança para a fase de estruturação, que inclui diagnósticos e estudos de viabilidade, definição do modelo da PPP e elaboração das minutas de edital e contrato. O processo prevê consultas e audiências públicas, além de diálogo com o mercado e órgãos de controle, antes da publicação do edital e da realização da licitação.

Ampliação da Creche Escola Alcides Restelli Tedesco cria 80 novas vagas na Madalena

Prefeitura do Recife ampliou unidade em 33% e passará a atender 325 crianças na Educação Infantil

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, entrega a ampliação da Creche Escola Municipal Alcides Restelli Tedesco, localizada no bairro da Madalena. Com a intervenção, a unidade passa a atender 325 estudantes, após ampliar em 33% a sua capacidade, o que representa a criação de 80 novas vagas na Educação Infantil. O investimento total foi de R$ 1,5 milhão, reforçando a política de expansão e qualificação da rede municipal de ensino.

O prefeito do Recife, João Campos, visitou a unidade nesta terça-feira (27) e destacou a importância da obra para ampliar o acesso à educação na primeira infância. “Com a ampliação, entregamos quatro novas salas de aula e criamos mais 80 vagas de creche em tempo integral. Investimos cerca de R$ 1,5 milhão para ampliar a estrutura existente, com salas integradas e banheiros individualizados, garantindo mais conforto e qualidade no atendimento às crianças”, afirmou.

A creche escola passa a contar com 15 turmas, distribuídas entre o Berçário e os Grupos I ao V, fortalecendo o atendimento à primeira infância e garantindo mais acesso das crianças à rede municipal de ensino. As obras incluíram a construção de um novo bloco com quatro salas de aula, quatro banheiros infantis integrados, ampliação dos solários e melhorias internas na unidade, como a implantação de piso tátil, promovendo mais acessibilidade, conforto e segurança para estudantes e profissionais da educação.

De acordo com a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, a entrega reafirma o compromisso da gestão com a expansão da Educação Infantil. “Ampliar o número de vagas em creches é uma prioridade da nossa gestão. Estamos garantindo mais acesso, mais qualidade no atendimento e mais cuidado com as crianças desde os primeiros anos de vida”, destacou.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Rede Compaz promove programação especial de Carnaval nos seis equipamentos do Recife

A partir de amanhã (28), a Rede Compaz, vinculada à Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz do Recife (SECPAZ), realiza uma programação especial de Carnaval em seus seis equipamentos espalhados pela cidade. As atividades são gratuitas e abertas ao público. A iniciativa inclui um bloco carnavalesco unindo todos os Compaz da cidade.

As ações acontecem nos dias 28, 29 e 30 de janeiro e 4, 5 e 6 de fevereiro, com uma programação que valoriza a cultura popular e a convivência comunitária. O público poderá acompanhar apresentações de orquestras de frevo, participar de concursos de fantasia, além de atividades de maquiagem carnavalesca e confecção de adereços. Para amenizar o calor, haverá também banho de mangueira.

Em clima de bloco, as atividades sairão dos equipamentos e percorrerão o entorno dos Compaz, promovendo cortejos pelos bairros antes do retorno ao ponto inicial. Como novidade para 2026, a SECPAZ lança o Bloco Compaz e Sem Juízo, que reunirá colaboradores e usuários dos seis equipamentos em um grande encontro carnavalesco. O desfile acontece no dia 11 de fevereiro, às 16h, na Praça do Arsenal.

Para o secretário de Cidadania e Cultura de Paz do Recife, Túlio Arruda, a iniciativa amplia a atuação do Compaz nos territórios. “O Carnaval do Compaz vai além da festa. É a ocupação dos espaços com alegria, cultura e paz, fortalecendo os vínculos comunitários e garantindo que todas as pessoas vivenciem essa tradição de forma gratuita, segura e inclusiva”, destaca.

Não é necessária inscrição prévia para participar das atividades. Basta comparecer no horário e aproveitar a programação, pensada para todas as idades, promovendo lazer, cultura e integração comunitária.

Quatro nações de maracatu participam dos ensaios do Tumaraca até domingo

De hoje (27) até domingo (1º), os ensaios reunirão as nações do Almirante do Forte, Encanto da Alegria, Raízes de África e Encanto do Pina, que protagonizarão o Tumaraca, junto com outros nove grupos da Região Metropolitana do Recife

Começa hoje (27), a segunda semana de ensaios das nações de maracatu participantes da 23ª edição do espetáculo Tumaraca, que vai celebrar o baque ancestral e sagrado da cultura popular pernambucana, num uníssono percussivo dos tambores de 13 nações, no Marco Zero. O espetáculo, que será apresentado na quinta-feira da semana pré, 12 de fevereiro, data em que o Recife abre oficialmente o Carnaval, terá mais quatro cinco ensaios até o próximo domingo (1º de fevereiro): quatro nas comunidades-sede dos maracatus Almirante do Forte, Encanto da Alegria, Raízes de África e Encanto do Pina, além de um ensaio coletivo, no Pátio de São Pedro.

Nesta edição de 2026, o Tumaraca, seus mestres e mestra irão reverenciar o sagrado feminino, com o tema “Empoderamento e Protagonismo Feminino: Canto para Iyabás” e contarão com as participações especiais de Luedji Luna, Gabi do Carmo e Karynna Spinelli, três artistas ligadas a religiões de matrizes afro-ameríndias e que vão somar suas vozes ao espetáculo que ressalta a ancestralidade e a força das Iyabás, lembrando ao mundo que o feminino sempre foi protagonista da criação. O grupo vocal Voz Nagô, formado exclusivamente por mulheres, conduzirá também o espetáculo, que contará ainda com a participação do grupo Bacnaré.