Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Parque Governador Eduardo Campos ganha novos espaços de esporte e lazer no Pina

Com obras em andamento, Prefeitura do Recife amplia equipamentos públicos e áreas verdes na Zona Sul da cidade

As obras da segunda etapa do Parque Governador Eduardo Campos, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, seguem em ritmo acelerado, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2026. Nesta fase, estão sendo construídos dois novos setores voltados ao esporte, ao lazer e à convivência da população. O prefeito do Recife, João Campos, esteve no local nesta quarta-feira (28) para vistoriar o andamento dos trabalhos.

Durante a visita, o gestor destacou a dimensão e a importância do novo espaço para a cidade. Segundo ele, a área da segunda etapa é ainda maior que a primeira e deverá ser entregue já no mês de março. “É extraordinário ver um espaço desse tamanho sendo utilizado de forma livre, gratuita e democrática por crianças, jovens, idosos e pessoas de todas as idades”, afirmou o prefeito, ressaltando que o parque contará com diferentes áreas esportivas e de convivência.

As intervenções são coordenadas pela Secretaria de Projetos Especiais (SEPE). Com quase 25 mil metros quadrados, o setor 3 será dedicado ao esporte e ao lazer, reunindo duas quadras, áreas cobertas, pista de caminhada e brinquedos, ampliando as opções para públicos de diferentes idades.

Já o setor 4, com cerca de 24 mil metros quadrados, será a principal entrada do parque e contará com um pórtico de acesso. O espaço vai reunir ciclovia, pista de caminhada, parques infantis com brinquedos inclusivos, Parcão, parque aquático e um espaço em homenagem ao governador Eduardo Campos. Também estão previstos bicicletário, quiosques, bancos e áreas verdes.

O projeto completo prevê ainda o plantio de mais de 1.200 árvores, ampliando as áreas verdes e contribuindo para o conforto térmico da região. Com investimento total de R$ 120 milhões, o parque será um dos maiores da cidade, fortalecendo as opções de lazer, esporte e bem-estar da população.

A primeira etapa do equipamento foi entregue em dezembro do ano passado e conta com parque infantil, pista de caminhada, espaço memorial e fontes com jatos d’água. A obra integra um conjunto de investimentos da gestão municipal no Pina, que somam R$ 223,2 milhões.

Entre as intervenções já entregues estão os habitacionais Encanta Moça 1 e 2, o Compaz Leda Alves e a transformação de uma antiga passarela em biblioteca pública digital. Também seguem em andamento os demais setores do parque e a construção de uma nova creche. Ao todo, as iniciativas beneficiam mais de 170 mil pessoas.

Crédito do Banco do Nordeste para microempreendedores urbanos cresce 11% e supera R$ 13 bilhões em 2025

O Crediamigo Banco do Nordeste, maior programa de microcrédito produtivo e orientado da América do Sul, encerrou 2025 com resultados históricos. Ao longo do ano, o programa aplicou R$ 13,42 bilhões na economia regional, o que representa crescimento de 11,37% em relação a 2024, reforçando seu papel estratégico na promoção do empreendedorismo e da inclusão financeira de sua área de atuação, que compreende todos os estados do Nordeste e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O Crediamigo contabilizou mais de quatro milhões de operações realizadas em 2025, com uma média diária de 16,2 mil empréstimos, pulverizados em operações com ticket médio de R$ 3.252,42.

O programa encerrou o ano com 2,2 milhões de clientes ativos. Com isso, a carteira ativa do Crediamigo alcançou R$ 6,4 bilhões, refletindo a expansão sustentável da base de empreendedores apoiados pelo BNB. Estes clientes também tiveram acesso a todo o portfólio de produtos financeiros do Programa, como capital de giro, o novo fundo de investimentos InvestAmigo, conta corrente, cartões, seguros e maquininhas de pagamento.

Acredita no Primeiro Passo

Um dos destaques do ano foi a atuação do Crediamigo no Programa Acredita no Primeiro Passo, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A iniciativa visa capacitar e inserir cidadãos no mercado de trabalho por meio do empreendedorismo, oferecendo microcrédito orientado e apoio à criação de negócios sustentáveis para microempreendedores inscritos no CadÚnico. Entre janeiro e dezembro de 2025, foram investidos R$ 1,6 bilhão no Acredita, beneficiando 177 mil pessoas, das quais 68,3% são mulheres empreendedoras.

Pernambuco cresce 15,7%
Os microempreendedores urbanos que atuam em Pernambuco contrataram com o Banco do Nordeste (BNB) R$ 1,04 bilhão em 2025. O volume representa um aumento de 15,7% em relação ao crédito concedido no ano anterior. Os valores correspondem a mais de 305 mil operações realizadas pelo programa Crediamigo Banco do Nordeste em todo o estado. Alta de cerca de 9,2% na comparação com 2024.

De acordo com o superintendente estadual do BNB, Hugo Luiz de Queiroz, o crescimento nas aplicações em Pernambuco foi o maior entre os estados do Nordeste. “Vivemos um novo patamar do microcrédito. Em sete anos, passamos de R$ 670 milhões em contratações anuais para mais de R$ 1 bilhão. Um crescimento de mais de 50%. Estamos conseguindo isso devido à demanda por crédito entre os pequenos empreendedores e à ampliação do alcance do programa. Além disso, estamos adotando estratégias importantes com parceiros em datas importantes, a exemplo do Carnaval”, afirma.

Histórico
Desde sua criação, o Crediamigo já beneficiou mais de 9 milhões de pessoas em toda sua área de atuação, fortalecendo a inclusão financeira desde o início da jornada produtiva.

Para o superintendente do Crediamigo, Helton Chagas, os resultados refletem o fortalecimento da gestão e o impacto social do programa. “A gestão é a base para alcançarmos resultados consistentes. Em 2025, mostramos a força do Crediamigo com números históricos e um trabalho que impacta milhões de vidas. Desde sua criação, em 1998, realizamos mais de R$ 148 bilhões em desembolsos, consolidando-nos como referência mundial em microfinanças. Esse legado nos inspira a seguir firmes, com planejamento, geração de oportunidades e inovação, para fazer de 2026 um ano ainda mais transformador”, diz.

Prefeitura de Garanhuns lança projeto Carroceiro Legal

Ação garante a identificação dos carroceiros que atuam no município e visa combater o trabalho infantil nas feiras livres


A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), deu início, nesta segunda-feira (26), no auditório da Aesga, ao projeto Carroceiro Legal. Na ocasião, foi realizada a entrega dos coletes aos carroceiros que atuam no município. O momento contou ainda com a participação da Secretaria de Saúde, que promoveu uma palestra sobre saúde do homem.

A iniciativa integra um projeto mais amplo, o “Garanhuns sem Trabalho Infantil”, que tem como objetivo combater o trabalho de crianças e adolescentes nas feiras livres da cidade. “Mais de 90 carroceiros foram identificados pelo projeto. Nosso intuito é que a população busque apenas os profissionais que estejam utilizando os coletes numerados, contribuindo diretamente com a luta pelo fim do trabalho infantil. Os trabalhadores foram cadastrados com nome completo, CPF, endereço e número de telefone”, destacou a secretária de Assistência Social, Gorete Ferro.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Abastecimento e Defesa Animal é parceira da ação e ficará responsável pela fiscalização do uso do fardamento em todas as feiras livres do município.

Foto: Paula Mayer

Prefeitura de Caruaru oferece aulas gratuitas de futsal para pessoas com Síndrome de Down

Reconhecida como Cidade Americana do Esporte 2026, Caruaru segue fortalecendo políticas públicas que ampliam o acesso ao esporte e à inclusão social. Como parte desse compromisso, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva de Esportes e da Gerência de Paradesporto, oferece aulas gratuitas de futsal para pessoas com Síndrome de Down.

A iniciativa garante um espaço acolhedor, acessível e inclusivo, voltado não apenas para o desenvolvimento esportivo, mas também para o crescimento físico, social e emocional dos participantes. A prática do futsal contribui para a melhoria da coordenação motora, do equilíbrio, da força muscular e da agilidade, além de estimular hábitos de vida mais ativos e saudáveis.

No aspecto social e emocional, o esporte promove integração, convivência em grupo, cooperação e fortalecimento da autoestima, incentivando a autonomia e a confiança dos alunos. As atividades são desenvolvidas em turmas mistas, com propostas lúdicas adaptadas, respeitando as individualidades e potencialidades de cada participante. A idade mínima para participar das aulas é de 6 anos.

As aulas acontecem no Ginásio Municipal Professor Erlandsen Rodrigues, localizado no Complexo Olímpico Rei Pelé, às quartas e sextas-feiras, das 14h às 15h, com vagas livres. As inscrições devem ser realizadas de forma on-line, por meio do site caruaru.digital.esp.br, com a obrigatoriedade de anexar o laudo do atleta. O retorno das atividades está previsto para o dia 4 de fevereiro.

“Caruaru tem avançado de forma concreta na construção de uma cidade mais inclusiva, humana e acessível. Projetos como o Futsal Down mostram que o esporte vai além da competição: ele promove autoestima, convivência e transformação social, envolvendo não só os alunos, mas também suas famílias.”, comentou o Secretário Executivo de Esportes, Adson Leonel.

Senador Dueire articula com a CNM projetos estruturantes para impulsionar os municípios brasileiros

O senador Fernando Dueire (MDB-PE) se reuniu na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, com o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, para avançar na construção de soluções estruturantes voltadas ao fortalecimento dos municípios brasileiros. O encontro reforçou a atuação do parlamentar na defesa da pauta municipalista e no diálogo permanente com as entidades que representam as gestões locais.

Reconhecido por prefeitos pernambucanos como o senador dos municípios, Dueire destacou sua atuação permanente em defesa do municipalismo e afirmou: “É nos municípios que a vida acontece e é lá que as políticas públicas precisam chegar com eficiência, respeito e previsibilidade. Fortalecer as cidades é fortalecer o Brasil”, disse.

Durante a reunião, o senador apresentou a inclusão de dois novos projetos estratégicos na pauta da CNM no Congresso Nacional, sendo um de sua autoria. Entre as propostas, destacou a criação de um Plano Nacional de Recuperação das Estradas Vicinais, iniciativa considerada fundamental para o escoamento da produção agropecuária, o fortalecimento das economias locais e a integração das regiões rurais.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, elogiou a iniciativa e destacou a atuação do parlamentar. “O senador Fernando Dueire é municipalista e esse projeto vai ao encontro das necessidades dos municípios”, afirmou.

Também foi debatida uma proposta elaborada pela CNM para revisar os critérios de distribuição das emendas parlamentares, com o objetivo de direcionar mais recursos a municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e historicamente menos contemplados. Fernando Dueire se colocou à disposição para contribuir com o avanço da matéria no Congresso Nacional, reforçando seu papel como um dos principais interlocutores dos municípios no Senado e defensor de uma agenda federativa mais justa e equilibrada.

A Confederação Nacional dos Municípios é a principal entidade municipalista do país, congregando mais de 5 mil municípios e atuando na defesa dos interesses das gestões locais junto ao Congresso Nacional e aos demais Poderes da República.

Após caso Orelha, proposta de Anderson Correia se une à atuação de Eduardo da Fonte e endurece o ECA contra maus-tratos a animais

O vereador de Caruaru e pré-candidato a deputado estadual Anderson Correia (PP/UPB) levou ao deputado federal Eduardo da Fonte uma sugestão legislativa para alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), incluindo atos de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de animais como hipótese para aplicação de medida socioeducativa de internação. A proposta foi acolhida e transformada em projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, com o objetivo de aperfeiçoar o sistema de responsabilização socioeducativa e suprir uma lacuna existente na legislação atual.

A iniciativa ganhou força após o caso do cachorro Orelha, que morreu depois de sofrer sucessivos maus-tratos praticados por adolescentes, gerando grande comoção social e reacendendo o debate sobre a responsabilização em situações de extrema crueldade contra animais. Embora a legislação ambiental já trate os maus-tratos como crime, o ECA não prevê expressamente esse tipo de violência como fundamento para a medida de internação, o que, segundo a justificativa do projeto, enfraquece a resposta do Estado diante de condutas graves e recorrentes.

Para Correia, a apresentação do projeto representa um avanço importante. “Agradeço ao deputado federal Eduardo da Fonte por ter acolhido nossa sugestão e transformado essa pauta em um projeto de lei. Atualmente, o ECA prevê internação apenas quando há violência grave contra pessoas, mas não contempla, de forma clara, atos de extrema crueldade contra animais. O caso Orelha mostrou que precisamos evoluir na forma de lidar com atos de extrema violência, garantindo responsabilização adequada e fortalecendo a proteção aos animais. Essa é uma proposta de avanço para toda a sociedade”, destacou o parlamentar caruaruense.

“O que estamos propondo é uma resposta firme e responsável a atos de extrema crueldade. A violência contra animais não pode ser tratada como algo menor. Ela é um alerta sério e precisa ser enfrentada com os instrumentos adequados da lei”, enfatizou Eduardo da Fonte.

De acordo com o texto, a internação continuará sendo aplicada apenas em situações excepcionais, nos termos do art. 122 do ECA, não havendo qualquer ampliação indiscriminada da medida. O objetivo é permitir uma resposta estatal proporcional, pedagógica e protetiva, especialmente em casos que revelam alto grau de periculosidade e risco social.

Hoje e amanhã (28 e 29) – Concurso de Passista agita o Pátio de São Pedro 

O concurso conta com 94 inscritos em diversas categorias. No início de cada um dos dias, se apresentam passistas de até 11 anos, futuros competidores que carregam na ponta dos pés este que é um dos maiores símbolos da cultura popular.

O Concurso de Passista, que faz parte da grade oficial da programação do Carnaval do Recife 2026, começa hoje e acaba só amanhã. Ao todo 94 passistas irão mostrar suas habilidades, técnica e jogo de cintura marcando o passo na passarela montada no Pátio de São Pedro nesta quarta e quinta-feira (28 e 29/01), a partir das 18h.

Os primeiros a se apresentar, tanto na quarta (28) quanto na quinta (29), são os pequenos da categoria Mirim, válida para crianças com até 11 anos. Valendo premiação de primeiro e segundo lugar estão as categorias Juvenil 1 (de 12 a 14 anos, masculino e feminino); Juvenil 2 (de 15 a 17 anos, masculino e feminino); Adulto (a partir de 18 anos, masculino e feminino) e Passista Folião para competidores acima de 18 anos (masculino e feminino). A banca de jurados é formada por profissionais da dança e que integram a cena do Recife. Os participantes serão avaliados segundo as técnicas demonstradas somadas à simpatia, elegância, domínio na marcação dos movimentos entre outros atributos que fazem do frevo uma dança de pura energia.

O Concurso de Passista premia o primeiro e o segundo lugar de cada categoria com valores que variam de R$ 1.260,00 a R$ 2.700,00. Já o Passista Folião premiará apenas o primeiro lugar masculino e o primeiro feminino com o valor de R$ 2.700,00 para cada um dos vencedores.

Confira a programação:

Concurso de Passista (infantil, Juvenil 1 masculino e 2 feminino, Adulto feminino e Passista Folião masculino):

28/01 – Pátio de São Pedro (18h)

Concurso de Passista (infantil, Juvenil 1 feminino e 2 masculino, Adulto masculino e Passista Folião feminino):

29/01 – Pátio de São Pedro  (18h)

Custódia: Irmão do Secretário do Estado Manuca é alvo de tentativa de assalto na sua residência, elementos foram presos com arma de fogo

Uma tentativa de assalto à residência, na cidade de Custódia, de irmão do secretário de Estado, Manuca, foi registrada na madrugada desta terça-feira, dia 28, e terminou com a prisão de três elementos e a apreensão de uma arma de fogo, graças à rápida ação das forças de segurança.

Segundo informações preliminares colhuidas pelo Tribuna do Moxotó, os suspeitos tentaram invadir a casa do irmão do secretário com a intenção de praticar o crime, mas foram surpreendidos pela chegada da polícia, acionada após movimentações suspeitas nas proximidades do imóvel.

Ao perceberem a presença policial, os indivíduos ainda tentaram fugir, mas foram alcançados e detidos.

Durante a abordagem, os policiais encontraram uma arma de fogo em posse do grupo, que teria sido usada para intimidar possíveis vítimas. Nenhum morador da residência ficou ferido durante a ação.

Os três suspeitos foram conduzidos à delegacia de polícia, onde foram autuados em flagrante. A polícia segue investigando o caso para identificar se há outros envolvidos e se o grupo já vinha praticando crimes semelhantes na região.

As autoridades reforçaram que a pronta resposta das forças de segurança foi fundamental para evitar um desfecho mais grave e garantiram o reforço do policiamento para assegurar a tranquilidade da população.

Salgueiro inicia prévias carnavalescas no dia 1° de fevereiro, com arrastão cultural e show de André Rio

As prévias carnavalescas de Salgueiro começam oficialmente no próximo domingo, 1° de fevereiro, com uma programação rica em arte e cultura. A cidade dará ‘play’ na folia com um cortejo cultural pelas ruas e avenidas e show de André Rio no Polo Bomba.

O cortejo reunirá a Bicharada de Mestre Jaime; as orquestras Cultura Pernambucana, do Maestro Paixão e Urbana; passistas de frevo da Cia Soul Dance; e manifestações culturais de outros municípios.

Com apoio da Fundarpe e Secretaria Estadual de Cultura, a cidade receberá o Carnaval de Zé Puluca, de Bom Conselho; o Cortejo Camarão dos Bonecos Mirins, de Olinda; os bonecos Zé Pereira e Vitalina, de Belém do São Francisco; e a Cia Brasil por Dança – Adriana do Frevo, de Olinda.

O arrastão cultural terá concentração no Girador do Prado, a partir das 16h, saindo rumo à Praça da Bomba, onde haverá show carnavalesco de André Rio e sua orquestra. Uma festa que fará a alegria de foliões de todas as idades, demonstrando o que será o Carnaval de Salgueiro em 2026.

Em post nas redes sociais nesta terça-feira, 27, o prefeito Fabinho Lisandro anunciou o evento e convidou a população para participar. “A partir das 4h da tarde sairemos do Girador do Prado num grande arrastão de frevo, de folia, recebendo manifestações culturais de vários cantos de Pernambuco. […] A gente convida vocês para esse arrastão, porque a terra vai tremer”, disse.

Homenagem à Bicharada de Mestre Jaime

Este ano o Carnaval de Salgueiro homenageia os 80 anos da Bicharada de Mestre Jaime, símbolo da folia de Momo do município.

Programa Rua Tinindo requalificará mais uma via na Imbiribeira

Intervenção na Rua Henrique Moser recebe investimento de R$ 368 mil da Prefeitura do Recife e inclui obras de drenagem e pavimentação para melhorar a mobilidade e o escoamento das águas

O prefeito do Recife, João Campos, assina nesta terça-feira (27), junto com o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, a Ordem de Serviço para a execução de mais uma obra de requalificação de vias do Programa Rua Tinindo. Desta vez, as intervenções acontecerão na Rua Henrique Moser, no bairro da Imbiribeira.

Durante a agenda, o prefeito destacou as intervenções já realizadas no bairro e anunciou novas obras voltadas à melhoria da drenagem da área. “Vamos fazer grandes reservatórios de água para ajudar a conter os alagamentos. As obras da Imbiribeira receberam um investimento de R$ 600 milhões. Conversei com os moradores e vamos trabalhar juntos para mudar o patamar da drenagem da cidade”, declarou o prefeito João Campos.

Moradora da Rua Henrique Moser há muitos anos, Vera Vanderley falou sobre a expectativa da comunidade com o início da obra. “A gente passou a vida toda com essa rua empoeirada, esperamos muitos anos por isso. Todo mundo está muito feliz. Minha família toda mora aqui e foi o melhor presente que ganhamos este ano”, afirmou.

Sob a responsabilidade da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), a intervenção na Rua Henrique Moser contará com a implantação de nova rede de drenagem e pavimentação. O trecho contemplado possui extensão total de 152 metros. A obra compreende a execução de 1.002,10 m² de pavimentação em asfalto, 725 m² de passeios em concreto e a implantação de 296 metros de sarjeta. O investimento total da intervenção é de R$ 368.556,10. As obras terão início no dia 2 de fevereiro, com prazo de conclusão estimado em seis meses.

Na região da Imbiribeira, já foram implantadas outras dez intervenções, também voltadas à drenagem e pavimentação. As ações contribuem para melhorar a circulação de pessoas e o escoamento das águas pluviais, trazendo mais conforto e qualidade de vida para moradores e frequentadores da área.

RUA TININDO – As obras do Programa Rua Tinindo já foram concluídas em cerca de 160 ruas e tiveram serviços de pavimentação e drenagem iniciados em mais de 31 vias, distribuídas nas seis RPAs da cidade, melhorando as condições de tráfego e levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores.