Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Aberta solenidade de posse da nova diretoria do TJPE

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Ricardo Paes Barreto, abriu oficialmente a Sessão Solene de Posse da nova diretoria para o biênio 2026/2028.

Compõem a mesa a governadora Raquel Lyra, prefeito do Recife, João Campos, presidente da Alepe, Álvaro Porto, ministro André de Paula. Foto Finfa

 

Prefeito de Serrita Aleudo Benedito se filia ao PSD

O prefeito de Serrita, Aleudo Benedito, é o mais novo filiado ao Partido Social Democrático (PSD), presidido em Pernambuco pela governadora Raquel Lyra. “Para todos nós serritenses é uma grande satisfação poder fazer parte do time da governadora. O PSD é o maior partido de Pernambuco, e todos vamos nos abraçar para continuar fazendo em Serrita o que Raquel Lyra tem feito em todo o Estado, entregando obras e girando toda a economia. Junto à governadora, e no partido dela, vamos crescer muito mais”, destacou o prefeito.

Com a nova filiação, o PSD passa a contar com 75 prefeitos em Pernambuco. “Recebemos o prefeito Aleudo com muita alegria. Ele é um gestor sério, que tem mostrado na prática, capacidade de entrega e responsabilidade com o povo de Serrita. Sua chegada fortalece ainda mais o PSD no Sertão Central e amplia nossa base de gestores alinhados com o projeto que está mudando Pernambuco”, afirmou a governadora e presidente estadual do PSD, Raquel Lyra.

Recife abre votação para escolher artistas que vão compor programação do Carnaval 2026

Eleição popular ocorre dos dias 3 a 5 de fevereiro, exclusivamente através do Conecta Recife. Foliões poderão escolher até 66 atrações das mais de 1,4 mil habilitadas para se apresentar nos 27 polos descentralizados e comunitários da capital pernambucana

Atenção foliões, a votação vai começar! Do dia 3 a 5 de fevereiro, através da plataforma Conecta Recife – pelo site ou app -, a população poderá escolher as atrações que vão compor parte da programação nos 27 polos descentralizados e comunitários do Carnaval 2026. Cada pessoa terá direito a votar em um único artista/ agremiação e escolher o local para apresentação. Os mais votados em cada polo deverão ser contemplados e participarão da grade do reinado de Momo. O resultado será divulgado no dia 6 de fevereiro, nos canais oficiais da Prefeitura.

A iniciativa consolida, cada vez mais, a participação popular para a montagem da grade de atrações que fazem a beleza do Carnaval do Recife. A votação acontece desde 2023, quando inaugurou o modelo de votação online, ampliando a participação democrática da população. Para o Carnaval 2026, 1.419 atrações divididas em 24 categorias estão habilitadas para participar da votação popular e se apresentar nos 12 polos descentralizados e 15 comunitários: Afoxé, Banda, Bloco Afro, Bloco de Pau e Corda, Bloco de Samba, Boi de Carnaval, Caboclinhos, Cantor/Cantora, Ciranda, Clube de Bonecos, Clube de Frevo, Coquista e Coco, DJ, Escola de Samba, Grupo de Dança, Grupo de Mascarados, Grupo de Percussão, Intervenção Performática, Maracatu de Baque Solto, Maracatu de Baque Virado, Orquestra de Frevo, Tribo de Índios, Troça e Urso.

Assim como nos ciclos anteriores, cada artista e/ou agremiação vencedora terá direito a uma  apresentação nos polos descentralizados ou comunitários do Carnaval. Nos polos descentralizados – Várzea, Poço da Panela, Cordeiro, Lagoa do Araçá, Bomba do Hemetério, Linha do Tiro, Jardim São Paulo, Casa Amarela, Brasília Teimosa, Ibura, Campo Grande e Alto José do Pinho -, a programação carnavalesca ocorrerá dos dias 15 a 17 de fevereiro. As três atrações mais votadas em cada polo deverão ter presenças garantidas no Carnaval.

Já nos polos comunitários – Totó, Barro, Chão de Estrelas, Coelhos, Ipsep, Iputinga, Água Fria, Joana Bezerra/Coque, Jordão Baixo, Mustardinha, Nova Descoberta, Roda de Fogo, Santo Amaro, UR2-Ibura e UR5-Ibura -, os shows serão realizados nos dias 16 e 17 de fevereiro, com exceção do polo de Chão de Estrelas, que a folia vai rolar solta dos dias 15 a 17. Neste caso, as duas atrações mais votadas pelo público deverão compor a grade de programação carnavalesca.

A votação popular para o Carnaval 2026 é uma ação conjunta das secretarias de Articulação Política e Social e de Cultura, da Empresa de Informática do Recife (Emprel) e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

COMO VOTAR – Para participar da votação, o público deve estar cadastrado na plataforma Conecta Recife e acessar a aba da votação popular nos polos, preenchendo as informações de login e senha. Em seguida, a pessoa vai escolher qual polo deseja votar. Logo após, ela opta qual categoria tem interesse e, por fim, seleciona a atração que deseja votar. O resultado será divulgado no Conecta Recife no dia 6 de fevereiro.

Eduardo da Fonte apresenta projeto que fixa prazo máximo de 60 dias para exames no SUS

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UPB) apresentou, na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que estabelece prazo máximo de até 60 dias para a realização de exames essenciais no Sistema Único de Saúde (SUS) e amplia a transparência das filas de espera em todo o país.

A proposta cria um prazo nacional contado a partir da solicitação médica registrada no sistema de regulação. Caso o limite não seja cumprido sem justificativa, o paciente terá garantido o acesso ao exame por meio da rede privada já contratualizada ou credenciada pelo SUS, sem custo adicional.

O texto também prevê a criação de uma fila única e oficial para exames, organizada por tipo de procedimento. As informações deverão ser públicas e atualizadas em painéis eletrônicos, com dados como número de pacientes na fila, tempo médio de espera, critérios de priorização e quantidade de exames realizados, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O prazo de referência será pactuado na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), considerando as realidades regionais. Estados e municípios poderão adotar prazos menores. A proposta se baseia em modelo já aplicado na legislação do tratamento do câncer, que assegura início da terapia em até 60 dias após o diagnóstico.

“O direito à saúde precisa vir acompanhado de prazo e transparência. Nosso objetivo é garantir exames no tempo adequado, com uma fila clara e justa, reduzindo riscos à vida dos pacientes e a judicialização da saúde”, afirmou Eduardo da Fonte.

O projeto ainda prevê sanções administrativas em casos de descumprimento da ordem da fila, como forma de coibir favorecimentos e irregularidades, e reforça a coordenação nacional do Ministério da Saúde, sem retirar a autonomia de estados e municípios.

Foto: Igor Toscano

Baile Municipal abre oficialmente o Carnaval de Arcoverde com tradição, elegância e muita animação

O Carnaval de Arcoverde começou oficialmente na noite da último sábado(31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Esporte Clube Municipal. Em sua 18ª edição promovida pelo município, o evento abriu as portas para o período carnavalesco da cidade, reunindo centenas de foliões em uma noite marcada por cultura, música e celebração da identidade arcoverdense.

Reconhecido como uma das noites mais elegantes e tradicionais da folia local, o Baile Municipal manteve uma marca que atravessa gerações: muitos participantes fizeram questão de comparecer fantasiados e participar do concurso de fantasias. A programação começou com o Grupo Revelação, que colocou o público para sambar e pagodear, seguida pela Orquestra Super Oara, levando ritmos variados à pista, e foi encerrada em grande estilo com SpokFrevo, maestro consagrado e querido pelo público pernambucano.

O prefeito Zeca Cavalcanti ressaltou o papel do Baile Municipal como símbolo do início do Carnaval de Arcoverde. “É uma felicidade enorme ver essa tradição viva, reunindo música, alegria e o nosso povo celebrando junto. O Baile Municipal dá o pontapé inicial no Carnaval da cidade e mostra que Arcoverde sabe fazer festa com organização, cultura e essência”, destacou.

A secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Nerianny Cavalcanti, destacou a alegria de ver o Baile Municipal aprovado pelo público. “Tudo foi pensado e feito com muito carinho. Ver o evento dar certo, com a participação e a alegria das pessoas, mostra que o Carnaval de Arcoverde começou do jeito que a nossa cidade merece”, afirmou.

O Baile Municipal teve início às 21h e seguiu até o amanhecer, quando foliões seguiram em cortejo do Esporte Clube até o Coreto do Bandeirante, ao som da Orquestra Maktub. Com mais um Baile Municipal realizado com sucesso, Arcoverde reafirma sua vocação carnavalesca e dá início a uma folia que já inicia antes mesmo dos dias oficiais.

Fabinho divulga atrações confirmadas no Carnaval de Salgueiro, com Mari Fernandez, Dilsinho, Rubynho, Márcia Felipe e Raphaela Santos na grade

O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, divulgou na noite deste domingo, 1, as atrações já confirmadas no Carnaval de ,2026. A lista de artistas garantidos na festa conta com nomes de sucesso nacional e regional, com destaque para Mari Fernandez, Rubynho (ex-Oz Bambaz). Márcia Felipe, Kevi Jonny, Rodriguinho e Raphaela Santos.

Durante a divulgação, que aconteceu antes de show de André Rio na abertura das prévias carnavalescas da cidade, após um arrastão cultural, o prefeito também anunciou shows de Maestro Forró, Nena Queiroga, Geraldinho Lins, Patusco e A Barca Maluka.

Segundo o prefeito, outras atrações ainda serão anunciadas no próximos dias. Ele destacou que a programação contará com mais de 50 manifestações artísticas e culturais nos polos Bomba, Cultural (ao lado da Casa da Cultura) e nos distritos de Umãs e Conceição das Crioulas.

“Essas são as atrações que já estão confirmadas, mas ainda terão muito mais”, disse Fabinho. “Que tenhamos um Carnaval de paz e de muita alegria”, desejou.

Organizado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Cultura e Esportes, o Carnaval de Salgueiro homenageia este ano os 80 anos da Bicharada do Mestre Jaime.

Realezas do Carnaval 2026 prontas para reinar

A disputa do Concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval do Recife aconteceu nesta sexta-feira (31/01) no Pátio de São Pedro. Dentre os jurados estava bailarino e coreógrafo, José Carlos Arandiba, o Zebrinha.

Não tem mais mistério. Amanda Lira e Valter Ferreira são o novo casal real do Carnaval do Recife 2026. A disputa aconteceu na passarela do Pátio de São Pedro na noite da sexta-feira (31/01).Como reza a tradição, os vencedores foram coroados para uma intensa e rica agenda até a Quarta de Cinzas e permanecem no posto da alegria até o próximo Carnaval. Cada um receberá a premiação de R$ 30 mil e a missão de representar o Carnaval do Recife em eventos diversos numa agenda intensa durante o ciclo momesco.

Vossa Majestade, a Rainha do Carnaval do Recife 2026, Amanda Lira, vem do bairro do Pina, tem 29 anos e vive a cultura popular há duas décadas. “A emoção consome meu corpo nesse momento. É um sonho realizado e eu vou fazer jus a este reinado”, disse a rainha.

Valter Ferreira é o novo Rei Momo do Carnaval do Recife. Aos 43 anos de idade, o dançarino de arte popular esbanjou energia numa performance que arrancou aplausos e gritos de animação da plateia atenta. “Esse será um reinado de luz, esperança e de muita alegria. Eu estou muito emocionado”, disse o monarca.

Ao posto de vossas majestades disputaram a coroa 18 homens e 15 mulheres. Os concorrentes desfilaram em grupo dentro de suas categorias e, em seguida, individualmente ao som da Orquestra Popular do Recife, regida pelo Maestro Ademir Araújo.

Dentre os sete nomes que compuseram a banca de jurados esteve o bailarino e coreógrafo José Carlos Arandiba, conhecido como Zebrinha. Ao lado dele tiveram a missão de eleger o par que forma a nova realeza do Carnaval do Recife a secretária de Cultura do Recife, Milu Megale; o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto; Carmem Virgínia, uma das homenageadas do Carnaval do Recife 2026; Marco Aurélio, secretário de Direitos Humanos e Juventude; Romildo Alves, estilista e designer de moda; e o carnavalesco Pai Messias de Ogum.

Domínio das técnicas do frevo, desenvoltura, elegância, alegria e simpatia foram avaliados. Mas o frevo no pé era o quesito de destaque. A missão agora é reinar na festa mais animada e esperada do Brasil. Evoé e vida longa ao casal momesco.

Juntos Pela Educação: Governo de Pernambuco inicia pagamento do Pix Tênis para alunos da rede estadual

Crédito de R$ 150 é destinado à compra do calçado que faz parte do fardamento escolar desde 2025

O benefício do Pix Tênis já começou a ser pago para os estudantes da Rede Estadual de Pernambuco matriculados no ano letivo de 2026. Inicialmente, recebem o benefício mais de 140 mil estudantes com os registros válidos, entre novatos e veteranos que já prestaram conta do valor recebido em 2025. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), garante a disponibilização de crédito financeiro de R$ 150 para que todos os estudantes da rede estadual possam adquirir um par de calçados como parte do fardamento escolar de Pernambuco.

“Cuidar da educação é, também, garantir que nenhum jovem se sinta diferente pela falta do básico e deixe de ir à escola. Quando garantimos o uniforme completo, inclusive o tênis, estamos dizendo a cada um dos nossos estudantes que ele importa, que pertence à escola e que o governo está ao lado dele para que siga aprendendo, sonhando e construindo um futuro brilhante”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O investimento no Pix Tênis, uma ação do Programa Juntos Pela Educação, pode alcançar R$ 77,5 milhões em 2026, representando mais um avanço nas políticas públicas voltadas à permanência e à valorização dos estudantes na escola e promovendo a igualdade de condições no ambiente educacional. “Esse repasse fortalece a política do Pix Tênis, criada em 2025 para que os estudantes possam ir à escola com mais conforto e dignidade. Ao entregar mais um item do fardamento escolar antes do início do ano letivo, o Governo de Pernambuco reafirma seu compromisso com o cuidado, a inclusão e a atenção às necessidades cotidianas de crianças e jovens da rede estadual”, afirmou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

O benefício será creditado diretamente em conta bancária do estudante maior de 18 anos, ou do responsável legal, no caso de estudantes menores de idade. O pagamento ocorrerá, novamente, em parceria com a Caixa Econômica Federal, instituição responsável pela execução dos depósitos. É importante ressaltar que o valor deverá ser utilizado exclusivamente para a compra do tênis escolar, conforme a finalidade do programa, em lojas físicas ou virtuais que comercializam calçados. Os responsáveis legais e beneficiários maiores de 18 anos deverão prestar contas da aquisição, garantindo a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos.

Para ter direito ao Pix Tênis, é necessário atender aos critérios estabelecidos pelo Decreto nº 59.026, de 22 de julho de 2025, que regulamenta o benefício. Entre as exigências previstas, é fundamental que o estudante esteja regularmente matriculado na rede estadual e com os dados atualizados no Sistema de Informações da Educação de Pernambuco (Siepe). Também é indispensável que o CPF do responsável legal e do estudante maior de 18 anos esteja regular junto à Receita Federal e à gestão da unidade escolar.

Esta é uma etapa obrigatória para a liberação do crédito, pois o CPF será usado como base para a abertura da conta e liberação do crédito por parte da Caixa Econômica Federal. Desta forma, não será necessário que o beneficiário abra uma conta junto ao banco. A própria instituição financeira ficará responsável pela abertura e repasse, a partir das informações que serão disponibilizadas pela SEE.

Prestação de contas
Os beneficiários que receberam o valor em 2025 e ainda não realizaram a prestação de contas ficarão impedidos de receber o novo repasse até que a situação seja regularizada. O prazo máximo para essa regularização é o dia 7 de fevereiro.

Para realizar o procedimento, basta acessar a plataforma www.meutenis.pe.gov.br. O site é o mesmo utilizado para a prestação de contas do Pix Tênis 2026. Os beneficiários que enfrentarem dificuldades no processo on-line ou não tiverem acesso aos meios digitais podem comparecer à secretaria da escola, munidos da documentação necessária.

Caso o estudante ou responsável ainda possua dúvidas sobre o benefício, pode entrar em contato com os canais de atendimento disponíveis, pelo telefone 0800 286 0086, pelo e-mail meutenis@adm.educacao.pe.gov.br ou pelo webchat da plataforma.

Festival Pernambuco Meu País abre Carnaval do Estado com programação no Recife

Nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, no Terminal Marítimo do Recife, a ação do Governo de Pernambuco reúne grandes nomes nacionais e valoriza artistas da terra em programação gratuita que celebra a diversidade cultural e impulsiona a economia criativa

O Festival Pernambuco Meu País abre o Carnaval 2026 do Estado nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, no Terminal Marítimo do Recife, reunindo atrações como Mestre Ambrósio, Orquestra Recife de Bambas, Gabi do Carmo, João Gomes, Alcione, Belo, Glória Groove, Nação Zumbi, Priscila Senna, Raphaela Santos, Mundo Livre S/A, e muitos outros nomes que celebram a diversidade musical local e nacional. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o evento reafirma seu compromisso com a valorização dos artistas da terra e com o acesso democrático à cultura.

“O Carnaval está no coração do pernambucano. Realizar essa edição do Pernambuco Meu País no Recife é reconhecer esse sentimento, fortalecer a nossa identidade cultural, dar visibilidade aos nossos artistas e garantir que a cultura chegue a todo mundo. É uma programação gratuita que também promove encontros entre tradição e inovação, movimenta a economia criativa, gera emprego e renda, fortalece o turismo e reafirma a cultura como política pública de desenvolvimento, inclusão e cuidado com as pessoas em todo o Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A programação aposta em encontros simbólicos e experiências marcantes, como a reunião do Galo da Madrugada com o Homem da Meia-Noite e os Bonecos Gigantes de Olinda, um tributo ao manguebeat com Nação Zumbi recebendo participação especial de Maciel Salú, além da presença de grandes nomes do brega pernambucano e artistas nacionais consagrados.

Para a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, o festival já ocupa lugar cativo no calendário cultural do Estado. “O Pernambuco Meu País já é um evento marcado na agenda do povo pernambucano e dialoga diretamente com uma prioridade da gestão Raquel Lyra, que é fazer cultura e também movimentar a economia. Com essa edição, a gente envolve artistas locais e turistas e fortalece ainda mais esse período tão simbólico para Pernambuco”, disse.

A edição acontece logo após o sucesso do Pernambuco Meu País Verão, que levou programação especial de shows a Camaragibe, Recife, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande e Itamaracá, consolidando o festival como uma das principais vitrines da produção cultural pernambucana.

“O Carnaval de Pernambuco é uma grande celebração da nossa identidade e da força da cultura popular. Ao levar a festa para todas as regiões do Estado e investir em ações como o Brincantes nas Escolas, a gestão Raquel Lyra reforça seu compromisso com a educação patrimonial, a preservação das tradições e a formação de novas gerações que reconhecem e se orgulham da cultura pernambucana”, afirmou Renata Borba, presidente da Fundarpe.

Eduardo Loyo, presidente da Empetur, ressaltou os impactos do Carnaval para o Estado. “O Carnaval 2026 consolida Pernambuco como um dos principais destinos do Brasil nesse período. Com festas em diversas regiões do Estado, cultura forte, turismo estruturado e as ações integradas da gestão, a festa movimenta a economia, gera emprego e renda e reafirma toda nossa identidade”, frisou.

Nesta edição, a programação da sexta-feira (6), a partir das 18h, reúne Mestre Ambrósio, Mundo Livre S/A e show que une Alessandra Leão e Karina Buhr. O dia também conta com uma apresentação especial da Nação Zumbi. O pernambucano e vencedor do Grammy Latino João Gomes também se apresenta na primeira noite do evento.

No sábado (7), o público confere o Cortejo Gigantes de Pernambuco com o Homem da Meia Noite, Galo da Madrugada e Bonecos Gigantes de Olinda; além da Orquestra do Maestro Duda, com participação de Nonô Germano, André Rio e Marron Brasileiro. A programação inclui ainda o espetáculo Frevo Mulheres, de Nena Queiroga, com Isadora Melo, Ylana Queiroga, Natasha Falcão e Laís Senna; haverá ainda os shows de Priscila Senna e Raphaela Santos, em homenagem ao brega pernambucano.

Encerrando a edição, no domingo (8), a programação é dedicada ao pagode, ao samba, à música romântica e ao pop brasileiro, com o Bloco de Samba A Turma do Saberé, o encontro Mulheres no Samba, que reúne a Orquestra Recife de Bambas, Gabi do Carmo, Karynna Spinelli, Maria Pagodinho e Gerlane Lops; além de apresentações de Alcione, Belo e Glória Groove.

*SOBRE O FESTIVAL PERNAMBUCO MEU PAÍS*

Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE), Fundarpe e Empetur, o Festival Pernambuco Meu País ganhou uma edição de verão, que integra um calendário contínuo de ocupação cultural do Estado.

Em dezembro, o festival passou por Camaragibe e pelo Terminal Marítimo de Passageiros, no Recife, além de integrar a programação do Réveillon em Jaboatão dos Guararapes. Em janeiro, a iniciativa esteve em São José da Coroa Grande e na Ilha de Itamaracá, consolidando a estratégia de descentralização das políticas culturais e de estímulo ao desenvolvimento regional a partir da cultura.

Ao levar uma programação cultural gratuita e de grande porte a municípios fora do eixo da capital, o festival materializa a diretriz de democratização do acesso à cultura adotada pela gestão estadual. O projeto impacta diretamente cadeias produtivas como turismo, comércio, serviços, hospedagem e economia criativa, gerando renda, empregos temporários e visibilidade para os territórios.

Reunindo artistas consagrados e novas vozes da cena local e nacional, o evento reforça o papel do Pernambuco Meu País como motor de desenvolvimento econômico, cultural e social. A edição de inverno, realizada entre julho e setembro, movimentou mais de R$ 200 milhões nas cidades por onde passou, evidenciando que a cultura é também um importante vetor de geração de renda e emprego.

Confira a programação:

Sexta-feira (06/02)
Alessandra Leão e Karina Buhr
Mestre Ambrósio
Mundo Livre S/A
Nação Zumbi – Da Lama ao Caos, com participação de Maciel Salú
João Gomes

Sábado (07/02)
Cortejo Gigantes de Pernambuco com o Homem da Meia Noite, Galo da Madrugada e Bonecos Gigantes de Olinda
Orquestra do Maestro Duda, com Nonô Germano, André Rio e Marron Brasileiro
Frevo Mulheres, com Nena Queiroga, Isadora Melo, Ylana Queiroga, Natasha Falcão e Laís Senna
Priscila Senna
Raphaela Santos

Domingo (08/02)
Bloco de Samba A Turma do Saberé
Orquestra Recife de Bambas, Gabi do Carmo, Karynna Spinelli, Maria Pagodinho e Gerlane Lops
Alcione
Belo
Glória Groove