Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Recife lança licitação para criar mais de 1 mil moradias no Centro

Parceria Público-Privada Morar no Centro prevê investimentos mais de R$ 213 milhões ao longo de 25 anos e visa estimular retrofit e construção de novas edificações com foco prioritário em estimular a moradia na área central do Recife

A Prefeitura do Recife publicou, no Diário Oficial deste sábado (31), o edital de licitação para o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) Morar no Centro. Com essa iniciativa, o município projeta criar mais de 1 mil habitações na área central da cidade, com obras de retrofit e de construção de novas edificações localizadas nos bairros de São José, Santo Antônio, Boa Vista e Cabanga, com investimento de total, ao longo de 25 anos de concessão, de mais de R$ 213 milhões. O projeto da PPP é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento.

A proposta da PPP Morar no Centro está alinhada com os objetivos do programa Recentro, que busca articulações capazes de promover a revitalização da área central da cidade, quer seja por meio do incentivo à moradia ou com foco na retomada das atividades econômicas tão características daquela região.

“A volta da dinamicidade do centro da cidade encontra reforço na PPP Morar no Centro. O nosso olhar para o centro da cidade é estratégico a partir de edificações já identificadas, assim como localidades com potencial construtivo. A PPP soma-se a outras frentes, como o projeto Distrito Guararapes e as legislações urbanísticas, como é o caso da revisão da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo e a Desapropriação por Hasta Pública”, explica Felipe Matos, secretário de desenvolvimento Urbano e Licenciamento do Recife.

Faz parte da proposta da PPP Morar no Centro seis empreendimentos, sendo quatro deles destinados a edificações para locação social e os outros dois destinados à habitação para população de baixa renda e ao mercado popular. O projeto já passou pela fase de escuta pública, realizada em 2023, e foi aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) no final de 2025. Todo o processo de licitação ocorrerá por meio da B3, com entrega dos envelopes e o leilão previsto para abril deste ano.

“A apresentação na B3, no final do ano passado, marcou uma nova fase do processo da PPP Morar no Centro. Para além da questão da habitação de interesse social e popular, o projeto está alinhado com os objetivos do Programa Recentro. Estamos falando de uma área central do Recife que precisa ter sua dinamicidade retomada e a moradia, a partir de edificações e localidades já identificadas, têm todo o potencial para restabelecer a vivacidade naquela região somada, obviamente, a outras iniciativas que fazem parte do trabalho da Prefeitura do Recife”, pontua Matos.

“É a primeira vez na história do Recife que se implanta uma PPP de locação social, um novo eixo da nossa política habitacional. Vamos priorizar a população que se encaixa até a faixa 2 do programa Minha Casa Minha Vida, que já trabalha no Centro e sofre com o ônus excessivo com aluguel. Os empreendimentos ficam em áreas regularizadas, com boa infraestrutura urbana e acesso ao transporte público. É mais uma parceria da Prefeitura do Recife com o Governo Lula”, acrescenta o secretário de Habitação do Recife, Felipe Cury.

POLÍTICA HABITACIONAL – A política habitacional desenvolvida pela Prefeitura do Recife desde 2021 já viabilizou a construção de mais de 6 mil unidades habitacionais, entre obras concluídas, em andamento, em fase de chamamento público, aprovadas junto ao Governo Federal e garantidas na PPP Morar no Centro.

Foram entregues sete conjuntos, totalizando 1.736 moradias. Estão em andamento as obras dos habitacionais Vila Esperança, no Monteiro; Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro; Comunidade do Bem 1 e 2; São José, na Rua Imperial; Vila Aeronáutica 1 e 2, em Boa Viagem; e Caiara 2, Maria Felipa e Maria Elvira, entre os bairros do Cordeiro e da Iputinga.

Somada às ações da Secretaria de Habitação do Recife, a PPP Morar no Centro reforça uma série de mecanismos adotados pela gestão municipal que visa, sobretudo, incentivar a moradia no centro e a construção de habitação de interesse social e popular. Entre eles estão:

NOVA LPUOS – A nova Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, sancionada em setembro de 2025, estabelece mecanismos para compatibilizar densidades construtivas e demográficas com a infraestrutura existente, estimulando que mais pessoas vivam e trabalhem no centro. A nova LPUOS reafirma o combate à ociosidade e subutilização dos imóveis urbanos, vinculando-os à política habitacional do Recife, com a classificação inédita de Imóveis Especiais de Interesse Social e sua regulamentação, em conformidade com o Plano Diretor. Também é permitida a conversão de áreas de estacionamento existentes em edifícios em habitação, ampliando a oferta residencial na cidade.

DESAPROPRIAÇÃO POR HASTA PÚBLICA – Esta é outra frente acionada pela Prefeitura do Recife. A proposta foi apresentada também em 2025 ao Poder Legislativo Municipal. Com isso, a cidade passa a contar com um dispositivo legal específico conferindo segurança jurídica e efetividade na aplicação da DHP como instrumento indutor em relação à função social da propriedade urbana. Assim, o instrumento complementa os instrumentos urbanísticos de Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios (PEUC) e ao IPTU Progressivo no Tempo, compondo um pacote de medidas para combater a ociosidade e o subaproveitamento de imóveis urbanos.

DISTRITO GUARARAPES – O projeto é de uma Parceria Pública-Privada (PPP) lançada em outubro de 2025 voltada para revitalização urbana ao longo e em áreas próximas às Avenidas Guararapes e Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio. Com prazo de vigência contratual de 30 anos, quando celebrado, esta área da cidade terá investimento na ordem de R$ 604 milhões. Com esta PPP, que visa a revitalização urbana da Guararapes e seu entorno, a Prefeitura do Recife busca viabilizar condições para a requalificação de uma das mais pujantes e importantes áreas do centro da cidade.

Governadora Raquel Lyra abre Festival Pernambuco Meu País Verão em Itamaracá e reforça o compromisso de requalificar a Estrada do Sossego

Impulsionando o desenvolvimento econômico e cultural da Mata Norte do Estado, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta sexta-feira (30), a abertura do Festival Pernambuco Meu País Verão, em Itamaracá. Última parada desta edição, a festividade consolida o projeto como uma política cultural descentralizada e contínua do Governo de Pernambuco. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual anunciou que o Governo do Estado irá elaborar, em breve, o projeto de requalificação da estrada de acesso à Praia do Sossego, no município, reforçando o compromisso com a infraestrutura e o desenvolvimento local.

“É uma grande alegria estar aqui, ao lado do Forte de Itamaracá, realizando um festival lindo e encerrando a edição de verão do Festival Pernambuco Meu País, que foi um sucesso absoluto. É muito especial vir a esta ilha e perceber que não se trata apenas de um festival, mas do resgate da autoestima de um povo do Litoral Norte do Estado, que por muito tempo careceu de investimentos e não era visto pelo Governo de Pernambuco. Aproveito para reafirmar o compromisso de realizar a obra da Estrada do Sossego”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Realizado pela gestão estadual, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundarpe e da Empetur, com apoio da prefeitura, o evento reúne, até o próximo domingo (1º), apresentações de artistas consagrados da música pernambucana e nacional. Ao longo da temporada, o festival percorreu os municípios de Camaragibe, Recife, Jaboatão dos Guararapes e São José da Coroa Grande, levando grandes atrações e valorizando expressões culturais locais.

Ao avaliar o alcance e os impactos do Festival Pernambuco Meu País, a secretária de Cultura, Cacau de Paula, fez um balanço da edição. “Todo esse percurso pelas cinco cidades mostrou que o festival tem alcance em todo o nosso Estado e que temos diversos momentos festivos ao longo do ano, que movimentam a economia e fortalecem a nossa cultura. O festival veio para ficar”, afirmou a titular da pasta.

A iniciativa integra a diretriz da gestão estadual de tratar a cultura como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, social e turístico. O Festival Pernambuco Meu País Verão movimenta cadeias como comércio, serviços, turismo e economia criativa, ampliando o fluxo de visitantes, gerando renda e fortalecendo a identidade cultural dos territórios por onde passa.

O prefeito de Itamaracá, Paulo Galvão, enfatizou que a cidade está vivendo um momento histórico. “Esse é o maior evento já realizado em nossa cidade em todos os tempos. Vai ficar na história e vai ser replicado”, finalizou o gestor municipal.

Com a chegada do festival, Itamaracá se consolida como um dos polos culturais do Litoral Norte, reafirmando o potencial da ilha para receber grandes eventos e integrar o calendário permanente de ações culturais e turísticas de Pernambuco.

No primeiro dia de festa, subiram ao palco do festival Natanzinho Lima, Douglas Joan, Caninana e Priscila Senna. A cantora pernambucana Priscila, que participa pela segunda vez desta edição do Pernambuco Meu País, celebrou o reencontro com o público. “Eu estou me sentindo em casa. É uma honra e um privilégio poder entregar muito brega ao meu Estado”, afirmou.

Nos próximos dias, o público ainda poderá conferir apresentações de artistas consagrados da música pernambucana e nacional, como Lia de Itamaracá, Thiaguinho, Raphaela Santos, Gaby Amarantos, Almir Rouche e Xanddy Harmonia. Moradora do município há cinco anos, Jacira Gomes, de 55 anos, destacou os investimentos que Itamaracá vem recebendo. “Nossa ilha vinha sofrendo com o abandono, mas agora o Governo do Estado tem tirado obras e projetos do papel. Só temos a agradecer”, afirmou.

Também estiveram presentes na festividade o secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e André Teixeira (Mobilidade e Infraestrutura); o deputado federal Guilherme Uchôa Jr; os prefeitos Elcione Ramos (Igarassu), Jogli Uchôa (Araçoiaba), Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Patrick Moraes (Itaquitinga), Júnior de Irmã Têca (Itapissuma) e Armando Pimentel (Itambé), além de vereadores da região.

O Sertão Faz História: Petrolina, Altino Ventura e a Voz do Blog do Finfa no Vale do São Francisco

Por Rinaldo Remígio*

Petrolina viveu, na manhã de ontem, um daqueles dias que não se apagam da memória coletiva. Um dia emblemático, histórico, carregado de significado não apenas para a população petrolinense, mas para todo o Sertão do São Francisco e suas vastas fronteiras humanas.

E é justamente em momentos como este que se torna indispensável reconhecer o papel dos veículos que preservam e divulgam a memória regional. O Blog do Finfa, parceiro permanente das grandes notícias do nosso Vale do São Francisco, cumpre essa missão com responsabilidade, proximidade e compromisso, registrando cada acontecimento que marca a vida política, social e institucional do Sertão.

Porque Petrolina não é apenas uma cidade. Petrolina é um polo, um farol, uma vanguarda permanente dos acontecimentos do Nordeste. É daqui que muitas transformações partem. É daqui que o Sertão se reinventa.

E hoje, mais uma vez, a história foi escrita com letras de esperança.

Foi lançada a pedra fundamental do futuro Hospital de Olhos da Fundação Altino Ventura, em um espaço destinado à construção da unidade — terreno doado pelo município e aprovado pela Câmara Municipal de Petrolina. Um passo gigantesco para ampliar o acesso à saúde oftalmológica especializada em nossa região.

A chegada da Fundação Altino Ventura ao Sertão representa muito mais do que uma obra física: representa um compromisso com o bem-estar da população sertaneja, envolvendo não apenas Pernambuco, mas também municípios do Piauí, Bahia, Ceará e tantos outros estados nordestinos que reconhecem em Petrolina um centro de referência e acolhimento.

O evento contou com a presença de grandes lideranças, como o Dr. Marcelo Carvalho Ventura Filho, vice-presidente da Fundação, além de figuras públicas que reforçam a importância desse momento.

Mas para mim, particularmente, este dia teve um sabor ainda mais profundo.
Voltei no tempo.

Recordei-me do ano de 1974, quando eu tinha apenas 14 anos de idade. Naquele tempo, eu me preparava para ser empossado como menor aprendiz do Banco do Brasil, em Afogados da Ingazeira.

Foi justamente naquele período que fiz meu primeiro exame de vista com o inesquecível Dr. Altino Ventura, em sua clínica no bairro da Boa Vista, em Recife.

Um médico que não apenas examinava olhos — mas enxergava pessoas. Um homem cuja missão ultrapassou o consultório e se transformou em legado.

E hoje, décadas depois, tive o privilégio singular de conhecer um de seus filhos, o Dr. Marcelo Ventura.

Foi, sem dúvidas, um momento muito importante. Um encontro simbólico entre passado e futuro. Entre a memória de um adolescente sertanejo em 1974 e a esperança concreta de milhares de sertanejos que agora terão, em Petrolina, uma nova porta aberta para a saúde, para a dignidade e para a visão.

A Fundação Altino Ventura chega como quem planta luz no Sertão.

E Petrolina, mais uma vez, confirma sua vocação: ser ponte, ser referência, ser chão firme onde grandes projetos se tornam realidade.

Hoje não foi apenas o lançamento de uma pedra fundamental.

Hoje foi o lançamento de um novo tempo.

*Professor universitário aposentado e memorialista.

Hospital Infantil Palmira Sales adere ao Programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal

Com o objetivo de reduzir filas de espera para cirurgias, instituição filantrópica de Garanhuns fecha acordo com o Ministério da Saúde para ofertar vagas via SUS

Nesta sexta-feira (30), a saúde de Garanhuns ganhou um incentivo importante na redução das filas de espera. O Hospital Infantil Palmira Sales (HIPS) aderiu oficialmente ao Programa Agora tem Especialistas (ATE), do Governo Federal, na modalidade Crédito Financeiro. Com isso, serão destinadas mais vagas em procedimentos cirúrgicos através do Sistema Único de Saúde (SUS). O HIPS foi o primeiro do interior de Pernambuco a aderir ao programa.

A assinatura do termo aconteceu durante visita do Secretário de Assistência Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales, às obras do Hospital de Amor. “A modalidade do Crédito Financeiro no ATE cria a possibilidade de trocar os impostos dos hospitais e serviços de saúde por serviços, gerando mais atendimentos para a população”, explica Mozart Sales. “Aqui em Garanhuns, o Hospital Palmira Sales foi pioneiro na iniciativa e terá um aporte inicial de R$ 639 mil”, completa.

Para a secretária de Saúde de Garanhuns, Catarina Tenório, a medida representa um avanço no atendimento especializado da população de Garanhuns: “O programa Agora Tem Especialistas já demonstrou sua efetividade com a Carreta da Saúde da Mulher. Agora, damos mais um passo importante ao ampliar a oferta de cirurgias em parceria com o Hospital Infantil, fortalecendo o compromisso com uma saúde cada vez mais ampla e resolutiva para os garanhuenses”.

Inicialmente, serão 300 vagas oferecidas anualmente por meio do programa. Dentre os procedimentos ofertados, estão as cirurgias de laqueadura, histerectomia e hernioplastia, que poderão ser acessados através da regulação municipal.

Com investimento de R$ 100 milhões, governadora Raquel Lyra e ministro Silvio Costa Filho autorizam dragagem do Porto do Recife

A obra permitirá maior movimentação de cargas e passageiros

Garantindo o fortalecimento da economia portuária de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinaram, nesta sexta-feira (30), o contrato para a execução da obra de dragagem de readequação da infraestrutura aquaviária do Porto do Recife. A intervenção conta com investimento de R$ 100 milhões de recursos federais e irá ampliar de forma significativa a capacidade operacional do equipamento, permitindo a atracação de navios de maior porte, impulsionando a logística, o setor produtivo e o turismo marítimo no Estado. A vice-governadora Priscila Krause também acompanhou a cerimônia.

“Autorizamos o início das obras da dragagem do Porto do Recife, que vai permitir o aprofundamento do calado e, com isso, navios de grande porte possam atracar na capital pernambucana. Tudo isso permitirá mais movimentação de cargas, geração de receita para o estado, ampliando nossa competitividade. Agradeço a parceria com o governo federal para realizar esta obra tão importante”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

A obra, com prazo de conclusão previsto para março de 2027, é estratégica para a ampliação da movimentação de cargas e passageiros, geração de empregos diretos e indiretos, além de impulsionar o turismo marítimo, especialmente no segmento de cruzeiros.

“Essa é uma obra sonhada há mais de dez anos. O Porto do Recife tem uma grande capacidade de operação. Assim, vamos poder receber navios maiores, mais cargas, mais movimentação, gerando mais desenvolvimento econômico e renda para o povo pernambucano”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvo Costa Filho.

A dragagem dos canais externo e interno vai aprofundar o canal de acesso e os berços de atracação, permitindo calados de até 12 metros e a operação de navios de maior porte. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, o Porto do Recife é estratégico para o Estado. “O Terminal do Recife hoje tem um papel fundamental na nossa economia, principalmente na parte de cevada, malte, do próprio açúcar, na importação de arroz e uma série de outros produtos”, afirmou.

Acompanhando a cerimônia, o deputado estadual France Hacker destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado. “O Governo de Pernambuco trabalha em todas as áreas da infraestrutura, dando essa demonstração nos portos de Suape e do Recife. Além disso, investimentos na saúde e na educação”, destacou o parlamentar.

A cada metro dragado no calado operacional, o porto passa a comportar um acréscimo médio de 2.400 toneladas de carga geral e 500 toneladas de granéis sólidos por navio. Já o presidente do Porto do Recife, Paulo Nery, destacou outros investimentos realizados no Terminal. “Temos em andamento uma expansão dos armazéns da empresa Fertini, a maior do Brasil de fertilizantes. Também estão acontecendo os investimentos da Linkport na formação de um novo terminal, com foco em malte e cevada”, comentou.

Compareceram o deputado federal Ossesio Silva, o estadual Mário Ricardo, o presidente da CPRH, José Anchieta, além dos vereadores do Recife Davi Muniz, Jô Cavalcanti e Rodrigo Coutinho.

Presidente da EPTI pede demissão após denúncias de falas racista e misóginas de 2012 serem divulgadas

Por: André Luis/Blog do Nill Júnior

A revelação das mensagens ocorre enquanto governo estadual enfrenta denúncias sobre a falta de fiscalização da empresa de ônibus Logo Caruaruense, pertencia ao pai da governadora Raquel Lyra

O recém-empossado presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), o advogado Yuri Coriolano, deixou o cargo após a repercussão de e-mails com declarações racistas e misóginas escritos por ele em 2012. As mensagens vieram a público nesta sexta-feira (30). Em nota de retratação, ele apontou que a divulgação das mensagens fariam parte do “vale-tudo” da política.

Os e-mails, trocados com uma colega da Faculdade de Direito no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 2012, foram divulgados pelo portal Vero Notícias, de Brasília. Em uma das mensagens, Coriolano escreveu de forma explícita que “preto é a praga da humanidade”.

Yuri Coriolano foi nomeado para a presidência da EPTI no último dia 21 de janeiro. O órgão é responsável pela regulação e fiscalização do transporte intermunicipal em Pernambuco. A revelação das mensagens acontece enquanto governo estadual enfrenta denúncias sobre a falta de fiscalização da empresa de ônibus Logo Caruaruense, que pertencia ao pai da governadora Raquel Lyra (PSD).

Leia na íntegra a nota à imprensa da EPTI, confirmando sua saída da presidência:

“Apresentei, nesta sexta-feira, 30, meu pedido de exoneração do cargo de presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI).

As frases divulgadas hoje na imprensa não deveriam ter sido ditas e não refletem meus valores, minha trajetória pessoal nem profissional. Reconheço o erro e peço desculpas por qualquer interpretação ou impacto causado.

Minha vida e minha atuação sempre foram pautadas pelo respeito às pessoas e pela rejeição a qualquer forma de preconceito — valores que fazem parte da minha formação pessoal, familiar e profissional.

Entendo que, neste momento, a decisão de deixar o cargo é a medida mais responsável para preservar a instituição, o governo e o regular funcionamento da administração pública, evitando que questões de natureza individual produzam ruídos indevidos.

Reitero meu respeito ao Governo de Pernambuco, à governadora Raquel Lyra, aos

servidores públicos e à sociedade pernambucana”.

Em uma primeira nota de retratação divulgada antes de entregar o cargo, Yuri reconheceu seu erro e disse que suas falas vão de encontro a pessoa que é: “filho de pai preto, casado com uma mulher preta e advogado militante”. Segundo ele, as frases foram escritas há 14 anos, quando tinha 19 anos e ainda era estudante.

Coriolano afirmou ainda que a divulgação das mensagens faz parte de um “vale-tudo da velha política” e classificou o episódio como uma “tentativa de assassinato de reputação”.

Antes de assumir a EPTI, Yuri Coriolano ocupava, desde outubro de 2023, o cargo de secretário executivo de Coordenação Estratégica da Casa Civil. Ele também foi o advogado da campanha eleitoral de Raquel Lyra em 2022, quando teria recebido um montante de R$ 36 mil, segundo o portal Metrópoles.

Prefeitura e TJPE firmam cooperação para agilizar soluções sobre imóveis no Centro do Recife

Convênio fortalece atuação conjunta na preservação do patrimônio histórico e na requalificação da área central da cidade

A Prefeitura do Recife e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) assinaram, nesta sexta-feira (30), um Acordo de Cooperação Técnica com foco na preservação do patrimônio histórico e na busca por soluções mais ágeis para imóveis abandonados no Centro da cidade. O documento foi firmado pelo prefeito João Campos e pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a atuação integrada entre a Prefeitura do Recife e o Poder Judiciário, permitindo maior celeridade nos processos judiciais que envolvem edificações abandonadas, muitas delas há décadas sem uso, contribuindo para a requalificação urbana e a valorização do Centro.

Durante a assinatura, o prefeito João Campos destacou que a parceria representa um avanço importante para a cidade, especialmente no enfrentamento de problemas históricos relacionados ao abandono de imóveis. “Estamos assinando um convênio com o objetivo de atuar no Centro da cidade, na preservação do patrimônio histórico e no enfrentamento dos imóveis abandonados, garantindo soluções judiciais mais rápidas e de interesse público”, afirmou o gestor recifense.

João Campos também ressaltou a importância do diálogo institucional construído ao longo da gestão do presidente do TJPE e agradeceu a sensibilidade do magistrado para as pautas urbanas do Recife. “Quero agradecer ao presidente Ricardo Paes Barreto pela postura sempre aberta ao diálogo e pela sensibilidade em ações tão importantes para o Centro da cidade”, completou o prefeito do Recife.

O acordo firmado prevê o intercâmbio de informações, apoio técnico e institucional, além da articulação de medidas que permitam acelerar decisões judiciais relacionadas a imóveis abandonados, sempre observando o interesse público, a preservação do patrimônio histórico e a função social da propriedade.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, reforçou a relevância da cooperação entre os poderes para viabilizar soluções efetivas para prédios abandonados e áreas degradadas da capital. “É fundamental que o Poder Judiciário atue com diálogo para ajudar a resolver a situação desses imóveis, que há muitos anos aguardam uma solução efetiva”, declarou.

Segundo ele, a parceria contribui para fortalecer políticas públicas voltadas à recuperação do Centro, região que concentra equipamentos históricos, administrativos e a própria sede do Judiciário estadual.

A iniciativa integra o conjunto de ações da Prefeitura do Recife voltadas à requalificação do Centro da cidade, que inclui investimentos em habitação, ordenamento urbano, preservação do patrimônio, estímulo à moradia e fortalecimento da convivência no território, além do programa Recentro.

Secretária de Educação de Salgueiro apresenta nova mochila para o ano letivo 2026

Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Salgueiro receberão uma mochila mais robusta e moderna para o ano letivo de 2026. As aulas começam na próxima quinta-feira, 5, em todas as escolas municipais.

A nova mochila foi apresentada pela secretária municipal de Educação, Maysa de Lavor, em post nas redes sociais nesta sexta-feira, 30.

“Vem aí a nova mochila escolar, pensada com cuidado, qualidade e carinho para acompanhar nossos estudantes em cada aprendizado”, publicou a secretária.

As mochilas estão chegando e serão distribuídas em breve a todo os alunos da Rede Municipal de Ensino.

SES-PE promove em Serra Talhada aula inaugural de Especialização Multi em Transtornos do Neurodesenvolvimento com ênfase em TEA

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou, na quinta-feira (30/01), a aula inaugural da turma 3 do Curso de Especialização Multi em Transtornos do Neurodesenvolvimento com ênfase em TEA. O curso vai ser realizado ao longo do ano no campus da Universidade de Pernambuco (UPE) de Serra Talhada para profissionais de saúde dos municípios das Gerências Regionais de Saúde do Sertão, tais quais VI, VII, VIII, IX, X, e a XI Geres, que sedia os trabalhos.

“Esses encontros são muito importantes porque é uma iniciativa que reafirma o compromisso da SES-PE e das Regionais de Saúde com valorização dos trabalhadores do SUS, com a gestão regional articulada e com a garantia do direito a um cuidado humanizado e de qualidade para a população pernambucana”, ressalta Karla Millene, gerente da XI Geres.

A iniciativa integra a política estadual de cuidado aos transtornos do desenvolvimento e dialoga com o programa PE Acessível, reafirmando o compromisso com a inclusão, a equidade e a ampliação do acesso ao cuidado às pessoas com deficiência em todo o estado. Ao investir na qualificação das equipes multiprofissionais, o Estado fortalece redes de cuidado mais acessíveis, integradas e sensíveis às necessidades das pessoas com TEA e de suas famílias.

O curso é uma jornada de 12 meses e 360 horas, com encontros mensais de imersão na Universidade de Pernambuco (UPE). A meta é formar 200 profissionais nos 185 municípios de Pernambuco, com uma diversidade que inclui psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e outras categorias.

Eduardo da Fonte entrega a Jaime Amorim trator para o Assentamento Normandia, em Caruaru

Em agenda pelo Agreste nesta sexta-feira (30), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UPB) participou da cerimônia de entrega de um trator para o Assentamento Normandia, em Caruaru. A máquina foi adquirida por meio de uma emenda parlamentar destinada ao fortalecimento da agricultura familiar na região.

Eduardo da Fonte foi recebido pelo integrante da Direção Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Jaime Amorim. Com mais de 30 anos de existência, o Assentamento Normandia é referência em agricultura familiar e agroecologia, abrigando cerca de 40 a 41 famílias em uma área de 545 hectares. O espaço se destaca pela produção de alimentos orgânicos, pelo cooperativismo e pelo Centro de Formação Paulo Freire.

Durante a entrega, o parlamentar ressaltou a importância do investimento para o desenvolvimento sustentável da comunidade. “Esse trator chega para fortalecer a agroecologia, garantir mais produtividade e melhorar as condições de trabalho das famílias que vivem da agricultura familiar. Nosso mandato tem o compromisso de apoiar quem produz alimento com responsabilidade social e ambiental”, afirmou Eduardo da Fonte.

“Em nome do MST Pernambuco, agradecemos ao deputado Eduardo da Fonte pela destinação deste trator, que vai fortalecer a nossa produção de milho criolo não transgênico e garantir mais dignidade ao trabalhador e à trabalhadora do campo”, disse Jaime Amorim.