Primeiras estruturas entregues aos foliões serão os palcos da Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro e Cais da Alfândega, na área central, que já servirão de cenário para as prévias. No Marco Zero, o maior palco de todos os carnavais da cidade está sendo montado. Estrutura será concluída nos primeiros dias de fevereiro, quando as pontes também estarão vestidas para a festa, com pórticos cobertos por painéis de LED, chamando até o futuro para brincar o Carnaval recifense
O Carnaval já está mudando a rotina e as paisagens da capital da maior e mais democrática festa de rua do país. Enquanto um extenso calendário com mais de 60 prévias gratuitas espalha os clarins que anunciam a iminência da maior festa do calendário recifense, a cidade começa a se vestir para a folia, com a montagem das primeiras estruturas. Quatro dos maiores palcos da festa já estão em execução, três deles com programação já a partir desta semana. Até o começo de fevereiro, pontes e ruas do bairro do Recife também se enfeitarão, ganhando cores e temas do Carnaval do Futuro.
No Marco Zero, que protagoniza a festa, o palco começou a subir ainda em janeiro. A estrutura deste ano será a maior já montada para a festa da capital pernambucana. O palco terá os mesmos 70 metros de comprimento na fachada, mas ganhará altura: terá 18,5 metros de altura, com moldura toda coberta por painéis de LED. A área coberta do palco será de 32 x 18 metros, com caixa cênica de 19 x por 14 metros. Outra novidade é a inserção de LEDs na cenografia do palco e não só na moldura.
A passarela em frente ao palco do Marco Zero, destinada às apresentações da cultura popular, terá os mesmos 50 x 4 metros do ano passado, garantindo melhor visibilidade às coloridas e efusivas plateias de Momo. E a estrutura suspensa para DJs será novamente montada acima e à esquerda da caixa cênica, assim como no Carnaval passado.
Também com o objetivo de garantir que o público não perca nenhum detalhe dos espetáculos, mesmo estando longe do palco, a house mix, estrutura de apoio técnico que fica posicionada no meio do Marco Zero, será coberta por telões de LED, reproduzindo imagens dos shows para o público que estiver nas extremidades e proximidades da praça. O principal palco da folia recifense deve ficar pronto, para receber os ensaios finais dos espetáculos momescos até o final desta semana.
Já começaram a funcionar os palcos da Praça do Arsenal, do Pátio de São Pedro e da Rua da Aurora, polos protagonistas das prévias. No Arsenal, o palco tem os mesmos 18 x 11 metros da estrutura montada para os festejos de 2025, com a mesma passarela da cultura popular na frente, mas com nova localização, testada e aprovada no último ciclo natalino: na Rua do Observatório, mais próximo à praça, com a boca de cena voltada para o Paço do Frevo.
NOVIDADE NO PÁTIO DE SÃO PEDRO – No Pátio de São Pedro, também tem novidade para as plateias de Momo. Pela primeira vez, o palco foi montado na extremidade leste do Pátio, com a boca de cena aberta para o acesso pela Avenida Dantas Barreto, com a igreja à esquerda, favorecendo a visibilidade do público e também se investindo da importância histórica e estética do casario como cenário.
O palco do Cais da Alfândega, com localização e medidas semelhantes às do ano passado, também já está pronto e sediará uma série de festivais essa semana como o PREAMP, Pré no Reggae, Polo Hip Hop e Cena Peixinhos.
DECORAÇÃO – Embaixo dos palcos, pelas ruas do bairro do Recife e em cima das pontes, o Carnaval também espalhará as cores e formas do futuro que veio anunciar. As quatro pontes que dão acesso à festa – Limoeiro, Buarque de Macedo, Maurício de Nassau e a requalificada Giratória – ganharão pórticos de acesso tecnológicos como nunca, cobertos por painéis de LED, com elementos da identidade visual deste Carnaval, que chama até o futuro para brincar. As pontes ganharão ainda iluminação cênica caprichada, para acender a alegria dos foliões, já na chegada. Ruas e pontes devem ficar prontas para a folia até o dia 7 de fevereiro.
Por todo o bairro histórico, no Cais da Alfândega, na Praça do Arsenal e nas ruas do Bom Jesus, Madre de Deus, Alfredo Lisboa e Marquês de Olinda, serão distribuídos: 330 banners e 13 totens com a identidade visual da festa, além de cordões e fitas coloridos,que também serão utilizados nos pátios de São Pedro e do Terço e em polos espalhados por toda a cidade.


Reunindo docentes, gestores, equipes técnicas e demais servidores da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta segunda-feira, 2, a Jornada Pedagógica 2026, com o tema “Cidadania digital e educação para as relações étnico-raciais: Conectando raízes, programando o futuro”. A abertura aconteceu no auditório do Salgueiro Plaza Hotel, com participação do prefeito do município, Fábio Lisandro, da secretária de Educação, Maysa de Lavor, de diretoras da pasta e vereadores.
Janeiro teve o menor número de Mortes Violentas Intencionais para o mês, nos últimos 23 anos, com reduções expressivas também nos crimes patrimoniais
em 2004, em relação às Mortes Violentas Intencionais. Foram registrados 252 homicídios, o menor número dos últimos 23 anos no mês de janeiro. Comparado com o ano passado, que foram 289 casos, a redução foi de 12,8%.
Em discurso proferido na abertura dos trabalhos legislativos de 2026, nesta segunda-feira (02.02), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), afirmou que não medirá esforços para manter a Assembleia como instituição altiva e independente.
Em 2025, Pernambuco consolidou seu protagonismo no cenário nacional e regional por meio de um salto expressivo em investimentos públicos e gestão fiscal. Após ocupar a 24ª posição em investimentos no Brasil em 2023, o Estado saltou 10 posições em 2024 e manteve uma trajetória de ascensão, alcançando em 2025 o maior volume de investimentos dos últimos 11 anos e ficando entre os 10 estados brasileiros que mais investiram.
A governadora Raquel Lyra participou, na tarde desta segunda-feira (2), da retomada dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Na ocasião, ela realizou um balanço dos primeiros três anos da sua gestão à frente do Governo do Estado, destacou a importância do papel dos demais Poderes e ressaltou que 2026 deve ser um ano de “ainda mais responsabilidade política”, em que as necessidades dos pernambucanos devem estar acima de qualquer disputa, afinal o futuro se constrói com trabalho e união.



O valor da prestação mensal fica limitado a 95% do aluguel do imóvel adquirido. Estão sendo disponibilizados mais de R$ 5 bilhões
O Sertão do Araripe passou a contar com atendimento cardíaco de alta complexidade com a inauguração da unidade de hemodinâmica do Hospital Santa Maria, em Araripina. O serviço foi oficialmente inaugurado nesta segunda-feira (2), após o credenciamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), viabilizado por articulação dos deputados federais Eduardo da Fonte (PP) e Lula da Fonte (PP), e da deputada estadual Roberta Arraes. Os primeiros procedimentos devem ser realizados ainda esta semana.
Empossada nova diretoria do TJPE para o Biênio 2026/ 2028, Francisco Bandeira de Mello, no cargo de presidente, Alberto Nogueira Virgínio, como 1º vice-presidente; Fausto de Castro Campos, para a 2ª Vice-Presidência; e Alexandre Guedes Alcoforado Assunção, no cargo de corregedor-geral da Justiça. Foto: Finfa