Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Casa do Carnaval celebra o ciclo carnavalesco com nova exposição

As ruas do Recife ganham protagonismo como espaços vivos de memória, cultura e resistência na exposição “Nosso Carnaval é na Rua”, que será inaugurada no dia 05 de fevereiro de 2026, às 15h, no Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – Casa do Carnaval, localizado no Pátio de São Pedro. O acesso é gratuito. A Casa do Carnaval funciona de segunda a sexta, de 10h às 16h.

A mostra propõe um mergulho na diversidade das expressões culturais que tomam conta da cidade durante o período carnavalesco, reunindo manifestações que atravessam gerações, territórios e temporalidades. Troças, clubes de frevo, blocos de pau e corda, clubes de boneco, maracatus de baque solto e baque virado, ursos, bois, caboclinhos, escolas de samba e afoxés compõem a narrativa expográfica, revelando a multiplicidade de sons, ritmos, cores e tradições que transformam o Recife dos subúrbios ao centro.

O público poderá conferir um acervo formado por estandartes, flabelos, fotografias, adereços, fantasias, bonecos gigantes e cerca de 50 miniaturas produzidas por artistas plásticos locais. As peças evidenciam personagens emblemáticos do carnaval, além da irreverência e da pluralidade que marcam a identidade cultural da cidade.

Com a iniciativa, a Prefeitura do Recife reforça sua política cultural ao ampliar o acesso do público ao entendimento das festas populares como manifestações vivas, dinâmicas e em constante transformação, contribuindo para a valorização, salvaguarda e difusão das tradições culturais recifenses.

2º Baile da Pessoa Idosa celebra cuidado, alegria e valorização da terceira idade em Arcoverde

O Esporte Clube Municipal foi tomado por sorrisos, abraços e muita animação nesta terça-feira (03), durante a realização do 2º Baile da Pessoa Idosa de Arcoverde. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Turismo, Esportes e Eventos, o evento reuniu mais de mil idosos, público alcançado a partir da distribuição antecipada de ingressos pela rede socioassistencial do município. A animação da noite ficou por conta da Opera Banda Show, garantindo música, dança e emoção do começo ao fim.

Presente no evento, o prefeito Zeca Cavalcanti destacou o significado do baile como gesto de respeito e reconhecimento, ressaltando que iniciativas como essa ainda são raras na região e no Estado. “Essa festa é para quem sabe viver. Aqui a gente vê alegria, cuidado, abraço e carinho. É um evento pensado com atenção aos detalhes, algo que não se vê com frequência, mas que faz toda a diferença na qualidade de vida das pessoas. Cuidar da nossa terceira idade é um compromisso da nossa gestão”, afirmou.

A secretária de Assistência Social, Neila Lira, reforçou que o Baile da Pessoa Idosa é resultado de um trabalho contínuo de inclusão e atenção às necessidades desse público. “A Assistência Social atua o ano inteiro criando espaços de convivência e cuidado. O baile nasce dessa escuta: um ambiente próprio para os idosos, com conforto, segurança, músicas que eles gostam e atenção em cada detalhe. A grande procura mostra que esse momento já faz parte da vida deles”, destacou.

Além da programação musical, o evento contou com concurso de fantasias, com premiação para as três melhores, espaço de maquiagem e adereços e estande com orientações sobre os direitos da pessoa idosa. Mais do que uma celebração, o Baile da Pessoa Idosa evidencia uma política pública que pensa a cidade de forma integral, considerando todas as fases da vida e reforçando um cuidado que ainda não é comum no Estado, mas que em Arcoverde já é realidade.

Governadora Raquel Lyra e ministro Renan Filho debatem avanços de obras viárias de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra se reuniu, nesta terça-feira (3), em Brasília, com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar do andamento e da ampliação de importantes obras de infraestrutura viária em Pernambuco. Na pauta, estiveram os avanços das obras do Arco Metropolitano, a travessia urbana de Toritama, na BR-104, e a duplicação da BR-423.

“Estamos avançando em uma agenda estruturante para Pernambuco, com obras que fortalecem a infraestrutura viária, melhoram a mobilidade e garantem mais segurança para quem circula pelas rodovias do nosso Estado. A parceria com o governo federal, através do ministro Renan, tem sido fundamental para tirar esses projetos do papel”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Entre as intervenções estratégicas, foi debatido a construção do Viaduto da Vitarella, na BR-101. A obra, que terá o processo de licitação aberto em breve, é fundamental para a mobilidade e a logística do Estado, ao melhorar a fluidez do tráfego em um dos principais corredores viários de Pernambuco, favorecendo o escoamento da produção e a circulação de veículos. Na reunião, também foi informado que o primeiro trecho do Arco Metropolitano segue em execução. Segundo o ministro, o segundo trecho, sob responsabilidade do governo federal, encontra-se na fase final para a publicação do edital de licitação.

A agenda incluiu ainda o debate sobre a travessia urbana de Toritama, na BR-104. O ministro informou que está firmando um convênio de R$ 35 milhões para destinar ao Governo do Estado para fazer a obra em parceria para o desenvolvimento da região. “A travessia de Toritama é muito importante. Muitos ônibus passam por essa via, que faz parte da economia local”, afirmou o ministro Renan Filho.

Duque articula com Governo do Estado ação emergencial para garantir alimento ao rebanho no interior

O deputado estadual Luciano Duque anunciou, nesta terça-feira (3), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, uma ação emergencial articulada junto ao Governo de Pernambuco para apoiar os criadores de rebanhos, neste período de estiagem que atinge o Agreste e o Sertão.

O parlamentar informou que, após diálogo com a governadora Raquel Lyra, o Estado vai autorizar a compra do bagaço da cana-de-açúcar para servir de alimento aos animais. “A seca tem castigado duramente o interior, e essa iniciativa garante comida para o rebanho e ajuda diretamente os pequenos criadores”, afirmou Duque.

Segundo o deputado, a medida também contribui para amenizar a crise enfrentada pelos fornecedores de cana-de-açúcar. “É uma ação que resolve dois problemas ao mesmo tempo: ajuda quem cria e também os plantadores de cana, que vivem um momento difícil no setor”, destacou. Para viabilizar a iniciativa, foi criado um grupo de trabalho que irá planejar e organizar as ações, sob coordenação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Luciano Duque ressaltou ainda que ações emergenciais como essa dependem de planejamento orçamentário e da capacidade do Governo de remanejar recursos conforme as necessidades da população. Nesse contexto, o deputado destacou a importância da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), instrumento fundamental para garantir agilidade nas respostas do Estado diante de situações como a estiagem prolongada no interior.

Presidente da Comissão de Agricultura da Alepe, Luciano Duque reforçou que seguirá atuando em parceria com o Governo do Estado. “O diálogo e a união de esforços são fundamentais para levar respostas rápidas a quem mais precisa”, concluiu, agradecendo à governadora Raquel Lyra, ao presidente do IPA, Miguel Duque, e ao secretário estadual de Agricultura, Cícero Moraes, pelo compromisso com o interior de Pernambuco.

Rodrigo Pinheiro abre trabalhos na Câmara e destaca parcerias, entregas e novos projetos para Caruaru

O prefeito Rodrigo Pinheiro abriu, nesta terça-feira (3), os trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Caruaru, com um discurso marcado pela defesa do diálogo entre os Poderes, do trabalho conjunto e da união em favor do desenvolvimento da cidade. Diante de vereadores, servidores, imprensa e do público que acompanhou a sessão, o gestor afirmou que a solenidade representa, sobretudo, o início de mais um ano de muito trabalho.

Durante a fala, Rodrigo Pinheiro ressaltou que os avanços recentes de Caruaru são resultado de parcerias institucionais sólidas, citando a governadora Raquel Lyra e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além da relação diária entre o Executivo e o Legislativo municipal. Segundo ele, essas alianças são construídas a partir de projetos e compromissos com a população.

O prefeito reconheceu os desafios de administrar uma cidade em crescimento acelerado, destacando limitações de tempo e recursos, mas reforçou que não falta disposição da equipe para entregar resultados. Como exemplo, citou a inauguração de uma escola de tempo integral e do Complexo de Saúde do Vassoural, além da previsão de novas entregas ao longo do ano nas áreas de educação e saúde.

Rodrigo Pinheiro também anunciou a publicação de decretos como a Lei de Liberdade Econômica, além do envio à Câmara de projetos considerados estratégicos, entre eles a Lei de Incentivo para novos hotéis, a Lei do PDSA, o programa Bolsa Técnico e o aumento do piso salarial dos professores.

Ao encerrar, o prefeito reforçou o respeito ao papel dos vereadores como primeira porta de escuta da população e afirmou que a Prefeitura seguirá de portas abertas para o diálogo. “Vamos continuar juntos, com trabalho sério e transparente, porque Caruaru não pode parar”, concluiu.

TSE nega recurso da Frente Popular e mantém decisão que reconheceu vitória de Pollyana Abreu em Sertânia

O Ministro do TSE Ricardo Villas Bôas Cueva negou seguimento a um Recurso Especial da Frente Popular de Sertânia que pedia análise do Agravo à decisão do TRE, que em dezembro de 2024 de forma unânime afastou a inelegibilidade da gestora e manteve sua vitória sobre Rita Rodrigues.

O TRE negou que tenha havido abuso de poder econômico da empresa de Pollyana a ponto de interferir no resultado do pleito.

A defesa de Rita e da Frente Popular sustentou a existência de “omissão, contradição e obscuridade na decisão embargada, alegando que não foram consideradas provas documentais que demonstrariam a prática de abuso de poder econômico e conduta vedada ao agente público, bem como haveria divergência em relação à jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”.

Mas o Ministro não entendeu assim. “É imperativo reconhecer que a conclusão do TRE/PE está em perfeita sintonia com a diretriz jurisprudencial do TSE, o que faz incidir também o óbice constante do enunciado nº 30 de sua Súmula, “que afasta a alegação tanto de dissídio jurisprudencial quanto de ofensa a dispositivo de lei”.

Nesse contexto, diz não haver violação à lei. “Também não prospera a alegação de divergência jurisprudencial”. E segue em outro trecho: “o que se verifica, portanto, não é divergência na interpretação da norma, mas mera divergência na apreciação da prova e na aferição da gravidade e relevância eleitoral das condutas, circunstância que não configura dissídio jurisprudencial apto a ensejar o conhecimento do recurso especial”.

E negou seguimento ao recurso especial, mantendo a decisão que confirmou a vitória de Pollyana em Sertânia.
Veja a decisão abaixo
Decisão (26)

Brilho e criatividade no Concurso de Fantasias para celebrar o carnaval

Tradição de muitos carnavais, o Concurso de Fantasias 2026 será realizado no dia 04/02, no Clube Português do Recife. Os concorrentes disputam em duas categorias: Luxo e Originalidade.

O tradicional Concurso de Fantasias acontecerá nesta quarta-feira (04/02), no Clube Português do Recife. Dividido em duas categorias, Luxo e Originalidade, a Prefeitura do Recife registrou a inscrição de 23 inscritos que disputam valores que variam entre R$7 mil e R$15 mil. Para participar da disputa, um dos critérios é que as fantasias sejam inéditas, não tendo participado de outros concursos realizados no Recife ou na Região Metropolitana.

Com os portões abertos para o público, o tradicional Concurso de Fantasias acontece no dia 04 de fevereiro, a partir das 20h, e será realizado no Clube Português. O concurso está dividido em duas categorias: Luxo, com cinco inscritos, e Originalidade, com 18 concorrentes. Nas duas categorias, a Prefeitura do Recife premiará primeiro, segundo e terceiro lugares com os seguintes valores: R$ 15 mil, R$ 12 mil e R$ 9 mil, na categoria Luxo; e R$ 12 mil, R$ 9 mil e R$ 7 mil, na categoria Originalidade.

A Categoria Luxo traz como característica o brilho e esplendor do material empregado na sua confecção, como paetês, pedrarias, aljofres, acetato, penas, plumas e outros materiais alternativos, expressando a beleza e a riqueza do tema abordado pelo participante e criador da fantasia.

Já a Categoria Originalidade vem banhada de criatividade caracterizada pelos temas escolhidos, em geral homenageando a cultura local. Também tem como traço importante os tipos de materiais usados na confecção, com plástico, acetato, isopor, couro, papel, sisal, pano rústico, plantas desidratadas, sementes e outros derivados, originais ou reciclados e que, usados em conjunto harmônico reflitam funções originais e a estilização do tema, folclórico ou não, proposto e criado pelo concorrente.

Felipe Carreras apresenta avanço das obras do IFPE em Santa Cruz do Capibaribe e Ministro da Educação projeta entrega ainda este ano

O deputado federal Felipe Carreras se reuniu, nesta terça-feira (3), em Brasília, com o ministro da Educação, Camilo Santana, para tratar do andamento das obras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) em Santa Cruz do Capibaribe.

Durante o encontro, o parlamentar apresentou fotos e vídeos atualizados da obra, registrados em visita recente ao município, onde acompanhou de perto o avanço dos trabalhos, que seguem em ritmo acelerado.

O Ministro informou que a previsão é entregar o campus neste ano, permitindo que a unidade entre em funcionamento o quanto antes para atender estudantes de Santa Cruz e de toda a região.

Em coincidência com o avanço das obras do IFPE, a Câmara dos Deputados aprovou, também nesta terça-feira, o Projeto de Lei nº 5874/25, que cria 16 mil novos cargos no Ministério da Educação, entre professores e técnicos administrativos. De acordo com o Ministro, a medida é fundamental para viabilizar o funcionamento de novos institutos federais em todo o país, e ainda destacou o empenho do deputado Felipe Carreras na aprovação da proposta.

“O deputado Felipe Carreras tem sido um grande defensor da educação na Câmara Federal. Para que esses institutos funcionem, foi aprovada hoje, com o voto do deputado, a contratação de novos professores e técnicos, o que vai possibilitar o funcionamento dos novos Institutos Federais. Em breve, estaremos juntos para entregar esse importante Instituto Federal a Santa Cruz do Capibaribe”, afirmou o ministro Camilo Santana.

A chegada do IFPE ao município é resultado de articulação construída pelo deputado federal Felipe Carreras em parceria com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito Helinho Aragão, o vice-prefeito Flávio Pontes, o ex-prefeito Fábio Aragão, o deputado estadual Diogo Moraes, o ex-prefeito e ex-deputado federal José Augusto Maia e os vereadores.

O Instituto Federal ampliará a oferta de educação pública, gratuita e de qualidade, com cursos técnicos e superiores, beneficiando estudantes de Santa Cruz do Capibaribe e da região.

Eduardo da Fonte e Lula da Fonte votam a favor da MP que institui o Programa Gás do Povo

Os deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte votaram favoravelmente à Medida Provisória nº 1.313/2025, que institui o Programa Gás do Povo, iniciativa do Governo Federal destinada a ampliar o acesso ao gás de cozinha para a população em situação de vulnerabilidade social.

O Programa Gás do Povo tem como objetivo reduzir o impacto do preço do botijão de gás no orçamento das famílias de baixa renda, assegurando condições mínimas de dignidade, segurança alimentar e saúde. De acordo com o Governo Federal, mais de 15 milhões de famílias em todo o país deverão ser beneficiadas pela política pública.

Para os parlamentares, a aprovação da medida representa um avanço expressivo na proteção social, ao enfrentar um dos principais fatores que pressionam o custo de vida das famílias mais pobres. O gás de cozinha é insumo essencial para o preparo de alimentos, e sua elevação de preço afeta de forma desproporcional a população de menor renda.

Eduardo da Fonte e Lula da Fonte destacaram que o voto favorável à Medida Provisória está alinhado com uma atuação parlamentar voltada à redução das desigualdades sociais, ao combate à insegurança alimentar e ao fortalecimento de políticas públicas estruturantes, especialmente nas regiões mais vulneráveis do país.

Com a aprovação pelo Congresso Nacional, a Medida Provisória avança no processo legislativo, consolidando o Programa Gás do Povo como instrumento de amplo alcance social, com potencial de impactar positivamente a vida de milhões de famílias brasileiras.

Hoje: Terça Negra especial de Carnaval terá Reggae, Maracatu e Afoxé

Quartel General do Carnaval, o Pátio de São Pedro é epicentro da exaltação à cultura afro hoje (3), na segunda edição da Terça Negra Especial de Carnaval. O evento está marcado para começar às 19h e  trará cinco atrações que permeiam as mais diversas sonoridades promovidas em chão pernambucano. A iniciativa é uma parceria com o Movimento Negro Unificado (MNU) e busca difundir e estimular reflexões a respeito da influência afro nas expressões artísticas do Estado. O projeto tem apoio da Prefeitura do Recife e, em tempos de festejos de Momo, a Terça Negra Especial ganhou três edições: 27 de janeiro e 03 e 10 de fevereiro, com um total de 15 atrações.

A noite de hoje trará ao palco DJ Hall, que abre o evento. Na sequência, sobe ao palco o Maracatu Nação Encanto da Alegria, da Mangabeira, equipe que também participa do Tumaraca e do Concurso de Agremiações. O Reggae Pop de Preto Jamah é a terceira atração da noite, quando o cantor, compositor e multiinstrumentista sobe ao palco para embalar os que curtem uma pegada mais romântica.  Depois dele, a ancestralidade é evocada através dos toques do Afoxé Omô Nilê Ogunjá, agremiação com mais de 20 anos de atuação e que foi batizada pelos Filhos de Gandhy. Quem coroa a noite é a banda Manga Rosa Reggae Music. Fundada em 2018, o grupo apresenta um repertório composto por músicas autorais e releituras de grandes sucessos do cenário nacional e internacional do Reggae e MPB. Na noite de hoje eles convidam ao palco os artistas Dirceu Melo e Catarina Rosa.

História

A história da Terça Negra começa em 1998, no Pagode do Didi, localizado na Rua Ulhôa Cintra, no bairro de Santo Antônio. Em 2001, o projeto passou a acontecer no Pátio de São Pedro, tornando-se parte do calendário cultural oficial da cidade.

O encontro cultural foi criado pelo Movimento Negro Unificado (MNU), que surgiu no Recife em 1979 e ganhou força na década de 1990. Em seus primeiros passos, o MNU pretendia ir além do chamado samba de raiz, divulgando outras vertentes da cultura negra, como o maracatu, o afoxé, côco de roda e até o reggae e o hip hop.

A Terça Negra tem apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife.