Últimas publicações do quadro “Pernambuco”
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) recebeu, na última sexta-feira (13), a Medalha Mérito Tamandaré, uma das mais expressivas condecorações de paz da Marinha do Brasil e extensiva a civis. Nesta data, comemora-se o nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o almirante Tamandaré, patrono da Marinha Brasileira. Por isso, é celebrado também o Dia do Marinheiro.
Criada pelo Decreto nº 42.111, de 20 de agosto de 1957, a Medalha Mérito Tamandaré distingue autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha.
Além de Gonzaga Patriota, mais 214 personalidades receberam a condecoração. Entre elas, estavam o ministro da Defesa, Celso Amorim; a ministra do Desenvolvimento e Combate à Fome, Tereza Campello; o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, e a ministra da Secretaria de Comunicação da Presidência, Helena Chagas.
Nesta segunda-feira (16), a memória física deixada pelo ex-governador Miguel Arraes será deferida para tombamento: são 270 mil itens formados a partir da década de 30, quando Arraes entrou no serviço público e passou a arquivar livros, documentos e correspondências relacionadas à sua atividade. O deferimento do tombamento será assinado pelo secretário de Cultura, Marcelo Canuto, às 8h, no Instituto Miguel Arraes. A viúva de Arraes, Madalena Arraes, e o governador Eduardo Campos, estarão presentes à cerimônia.
O acervo é composto por correspondências, livros, jornais, revistas, manuscritos, fotografias, filmes, DVDs, CDs, estudos sobre os mais variados assuntos, teses, monografias, entre outros documentos que registram a trajetória política de Miguel Arraes, dentro de um contexto regional e nacional. Uma boa parte deste material é inédita, jamais vista por historiadores e pesquisadores.
O documento que pede a abertura do processo de tombamento foi enviado pelo Instituto Miguel Arraes, que é detentor do acervo e pede pelo seu tombamento. Todo o acervo encontra-se devidamente guardado e catalogado. Entre eles, há 86 mil cartas que foram produzidas durante o exílio de Arraes e que contêm análises da situação política do Brasil.
Primeiro partido a declarar apoio à candidatura do governador-presidenciável Eduardo Campos (PSB), o PPS vai reunir toda sua cúpula, hoje, no Recife para anunciar oficialmente a adesão ao projeto socialista. O ato, que está previsto para as 18h no Recife Praia Hotel, contará com a presença do vereador Raul Jungmann (PPS), que tem uma posição crítica em relação à gestão de Campos e é vice-líder da oposição no Recife, onde o prefeito Geraldo Julio é afilhado político do socialista.
Em Pernambuco, o PPS não decidiu se vai seguir a orientação da Executiva nacional. Contudo, o presidente nacional Roberto Freire (foto), disse que as direções estaduais ficarão livres para definir as posições locais.
Roberto Freire disse que está programando um encontro com a ex-senadora Marina Silva – que recebeu o convite para se filiar ao PPS antes da não viabilização da Rede Sustentabilidade – para conversar sobre a adesão ao projeto do PSB. A agenda está sendo articulada com o governador Eduardo Campos. Durante evento do PSB-Rede, ontem, em Brasília, Marina ressaltou a importância do apoio dos pós-comunistas.
Freire afirmou que quer a participação dos pós-comunistas nas agendas realizadas em conjunto por membros do PSB e Rede, chamadas pelos socialistas de “agendas programáticas”. O pós-comunista disse que o seu partido ainda não pensou na possibilidade de compor a chapa majoritária na eleição presidencial. “Sendo Marina (a vice), estamos contemplados”, finalizou.
EM PERNAMBUCO
Segundo Raul Jungmann, a cúpula do PPS estadual vai se reunir na próxima semana para deliberar se segue a orientação nacional e declara apoio ao PSB ou não. Ele garante que, por ora, continuará com o mesmo discurso de oposição. Porém, alega que a nível nacional vai seguir o projeto da sigla. “Tenho que seguir uma orientação tomada nacionalmente”, afirmou.
Um novo ciclo na educação de Pernambuco já se encontra em curso. Neste domingo (15/12), foi a vez do Programa Travessia mostrar seus frutos: 24 mil estudantes da rede pública de Pernambuco receberam seus certificados de formatura do programa estadual de correção de fluxo escolar. A iniciativa é uma parceira do Governo do Estado com a Fundação Roberto Marinho. Presente no evento, que está na sua sexta edição, o governador Eduardo Campos creditou os bons resultados alcançados “à paixão pela educação que Pernambuco experimenta”.
“Ao cabo dos últimos seis anos, conseguimos os melhores resultados do Brasil na educação. Reduzimos o nosso descasamento idade-série, que girava em torno dos 70%, para 40%. Mas estamos, sobretudo, fechando as torneiras. Ou seja, cuidando da qualidade lá na ponta, para que não se reproduza esse tipo de situação que cuida o Travessia, fazendo desse programa uma política residual”, afirmou o governador.
Ao todo, mais de 168 mil alunos já se formaram através do Travessia. O programa forma estudantes nos ensinos fundamental e médio em 1.041 salas de aulas em todas as 17 regionais do Estado. “O Travessia utiliza uma metodologia que é fazer o fundamental ou o médio em um ano e meio, com material didático produzido para aquela realidade, com o professorado da área, fazendo com que os alunos descubram em si mesmos a capacidade que imaginavam não ter. Porque as pessoas, por repetirem, acabam achando que a dificuldade está nelas, quando, na verdade, está no processo educacional a que foram submetidas”, sublinhou Eduardo.
Concluinte do ensino médio pelo Travessia, Iolanda do Nascimento Pereira, de 17 anos, contou que pensou em abandonar a escola depois de três reprovações consecutivas. “Me sentia desmotivada porque via minhas amigas subindo de série e eu ficando para trás. Achava que não tinha nascido para estudar. Foi aí que conheci o Travessia, e mesmo sem querer, sem muito ânimo, fui percebendo que era possível sonhar com um futuro melhor. Agora, quero cursar uma faculdade de enfermagem”, revelou a jovem, mostrando o certificado de conclusão.
O secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, contou um pouco da sua trajetória para inspirar os jovens a não desistirem de estudar. Revelou que veio de uma família bastante humilde, “de sapateiros, marceneiros e lavadeiras”. “Eu nunca imaginei chegar até esse cargo que ocupo hoje. E digo a vocês que só a educação pode mudar o futuro das pessoas, como mudou o meu destino. O Travessia é uma família, e é uma honra para a Fundação poder participar de uma iniciativa como essa, ao lado de pessoas que amam a educação”, destacou Barreto.(Fotos: Eduardo Braga/SEI)
Em evento da Rede Sustentabilidade, o governador de Pernambuco e provável candidato à Presidência, Eduardo Campos (PSB), afirmou que o capitalismo vive a sua mais profunda crise. “[A crise] se alonga há cinco anos, teve grandes reflexos nos países, nas nações, na vida, no cotidiano do nosso povo”, disse. Eduardo discursou antes da ex-ministra Marina Silva.
Eduardo lembrou que a Justiça não reconheceu como partido político a Rede Sustentabilidade e chamou de “fato político do ano” o casamento da Rede com o seu PSB. Ele afirmou que a Rede transformou “o revés em uma vitória”. “Todo dia percebemos reação ao fato político que marcou o ano de 2013 e com certeza marcará mais ainda 2014”, disse.
Durante o discurso, o governador incluiu o PPS na aliança. “A estratégia da Rede, do PSB e daqui a pouco do PPS, deve ser definida por nós e não pelos outros”, afirmou. “Tudo bem que eles têm força e poder, mas ainda não têm poder de fazer com que a gente faça o que eles querem”, disse, em referência à oposição.
Eduardo afirmou que a decisão tomada por Marina, que se uniu ao PSB depois de não conseguir formar o seu partido, não foi “a decisão mais fácil”. Mas, segundo ele, “tempo e debate” mostrarão a importância da união. “[A união] teve como referência não a ambição de disputar cargos, mas o propósito de fazer um debate muito mais elevado, sobre futuro do país. É a necessidade de fazer política e não só eleição atrás de eleição” disse.
“Aquela decisão tomada pela justiça de não reconhecer formalmente a possibilidade de a Rede fazer disputa em 2014 enquanto Rede, na cabeça de alguns tinha sido uma posição que permitia que o velho debate pudesse dominar a cena política. Era um contrassenso porque a sociedade procurava firmar um debate de conteúdo, de futuro, que pudesse acontecer o que está acontecendo no mundo”, afirmou Eduardo.
Eduardo também fez referência em seu discurso às manifestações de rua que ocorreram neste ano. “Precisamos de mais integração entre a sociedade e a democracia que construímos ao longo de 30 anos. Precisamos de mais participação, de mais canais que mobilizem a energia que está na sociedade.”
Depois de ter ocorrido homenagem a Chico Mendes, que completaria 69 anos hoje, Eduardo Campos mencionou o avô, Miguel Arraes, que segundo ele, estaria completando 99 anos. “É gente que nunca se entregou, nunca se vendeu”, afirmou.(Agência Estado)
Em viagem pelo Sertão do Pajeú, o senador Armando Monteiro (PTB) fez uma avaliação dos desafios de Pernambuco nos próximos anos. Além de defender ações em favor da interiorização do desenvolvimento, avaliou que é preciso fazer mais investimentos em infraestrutura, sobretudo em obras hídricas e de transportes, e na qualificação profissional de jovens e adultos.
![]() |
| Foto: Júnior Finfa |
Durante entrevistas a rádios e blogs da região nesta sexta-feira (13) e sábado (14), Armando defendeu: “Primeiro, devemos reforçar a infraestrutura, a infraestrutura hídrica, o sistema viário. Sem isso, você não pode atrair investimento privado, não pode trazer fábricas. E precisamos investir na capacitação, na qualificação das pessoas. Isso é fundamental. Tem que haver uma ação mais focada nessa questão da interiorização do desenvolvimento de Pernambuco”.
Armando Monteiro está mais uma vez percorrendo os municípios de Pernambuco. Desde o início do mandato, já esteve em cerca de 130 cidades. Desta vez, percorre até domingo (15) dez cidades do Sertão do Pajeú, onde mantém reuniões de trabalho com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, além de representantes de entidades da sociedade civil e lideranças políticas de diversos partidos. Nas reuniões, discute o apoio a projetos de interesse dos municípios. O senador passa por Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Carnaíba, Tabira, São José do Egito, Santa Terezinha, Brejinho, Itapetim, Tuparetama e Iguaracy.
Nas entrevistas que concedeu, Armando também foi questionando sobre o apoio que dará à reeleição da presidente Dilma Rousseff e a pré-candidatura dele a governador de Pernambuco. O senador explicou que “o governador Eduardo Campos não é mais candidato a governador, ele já foi eleito e reeleito” – e, por isso, o Estado vive ”agora um novo momento”. “Não tenham a menor dúvida de que nos 184 municípios de Pernambuco nós teremos palanques fortes”, afirmou.
Ao ser indagado sobre a quantidade de prefeitos que poderão apoiá-lo na campanha ao governo do Estado, explicou: “Teremos palanques fortes em todas as regiões. Se o palanque estará representado pelo prefeito, pela oposição no município, ou se ambos, no futuro saberemos. Mas que nós teremos palanques eu não tenho a menor sombra de dúvida disso. Considero o apoio dos prefeitos muito importante, mas eleição majoritária não é definida pelo número de prefeitos que se aliam às candidaturas, porque se isso fosse verdade nem Eduardo teria sido eleito em 2006, nem Dr. Arraes teria perdido para Jarbas em 1998.
Porque, na época, Dr. Arraes contava com a maioria esmagadora dos prefeitos e, em 2006, a aliança que Jarbas liderava, que apresentou a candidatura de Mendonça, tinha também o maior número de prefeitos. Eleição majoritária não é definida pelo número de prefeitos, embora, volto a dizer, os prefeitos são muito importantes. Eleição majoritária é definida por uma corrente de opinião que vai se formando, é o povo que forma esse opinião. E a liderança política às vezes tem que ir a reboque”.
Trinta e um municípios do Agreste pernambucano passam a contar com uma nova rede para atendimentos especializados. Nesta sexta-feira (13/12), o governador Eduardo Campos entregou a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Caruaru, localizada no bairro de Indianópolis, beneficiando mais de 1,2 milhão de pessoas. Essa é terceira unidade da rede a ficar pronta, do total de 15 UPAEs previstas até 2014. Petrolina e Garanhuns já foram contempladas com o serviço.
“O maior investimento em saúde do Norte-Nordeste está sendo feito aqui em Caruaru, tornando o município o polo médico da região do Agreste. Estamos construindo o Hospital Mestre Vitalino e o Hospital da Mulher do Agreste, além da reestruturação do Hospital do Agreste que já entregamos à população, totalizando um investimento de mais R$ 250 milhões nos equipamentos de saúde do município”, sublinhou Eduardo. Somente na UPAE de Caruaru, foram investidos mais de R$ 22,6 milhões, incluindo a obra física e a aquisição de equipamentos.
Batizada de Ministro Fernando Lyra, a UPAE de Caruaru conta com as especialidades de pneumologia, cardiologia, oftalmologia, dermatologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, endocrinologia, entre outras. A expectativa é realizar uma média de 90 mil consultas médicas por ano. Já o setor de diagnósticos, que contará com exames laboratoriais, oftalmológico, eletrocardiograma, ecocardiograma, raio-X e ultrassonografia, terá capacidade para realizar mais de 278 mil exames por ano. Em relação ao bloco cirúrgico, a unidade terá capacidade para realizar uma média de 2,6 mil procedimentos por ano.
A construção das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada representa um segundo momento no projeto de ampliação e reestruturação da saúde, iniciado em 2007. Após a ampliação da oferta de atendimento de emergência, está sendo implantada uma nova rede de consultas e exames especializados, garantindo a integralidade da assistência à população.
“A UPAE vem para ampliar o acesso da população aos serviços do SUS. Neste equipamento, as pessoas poderão se consultar com o especialista, fazer os exames necessários e, se for preciso, realizar aqui mesmo cirurgias de pequeno e médio porte. Sendo necessário um procedimento maior, o paciente é encaminhado ao serviço de referência”, explica o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. “2014 será o ano da saúde em Caruaru”, cravou o prefeito do município, José Queiroz.
Governador presidenciável, Eduardo Campos (PSB), é o segundo mais bem avaliado do Brasil, conforme constatou o Instituto Ibope, em pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada na manhã desta sexta-feira. Campos tem a aprovação de 58% dos pernambucanos que consideram seu governo ótimo ou bom, perdendo apenas para Omar Aziz (PMN), que governa o estado do Amazonas e é o mais bem avaliado do Brasil com 74%.
“No estado do Amazonas, 84% dos entrevistados aprovam a maneira de governar do governador. O percentual de aprovação também é elevado nos estados de Pernambuco (76%), Acre (70%), Mato Grosso do Sul (66%), Minas Gerais (63%) e Espírito Santo (63%). Os governadores com os menores percentuais de aprovação são os do Rio Grande do Norte (13%), Distrito Federal (16%) e Amapá (26%)”, diz o texto do instituto.
A pesquisa – realizada a cada três meses pela CNI – pela primeira vez englobou todos os estados do Brasil. Até julho deste ano, a avaliação compreendia apenas os 11 estados com maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) industrial. De acordo com a assessoria de imprensa da confederação, a decisão de ampliar o leque de estados pesquisados veio depois de um clamor dos próprios governadores.
Enquanto a pesquisa compreendia apenas os 11 estados com maior participação no PIB industrial, Campos liderava a sondagem realizada em julho deste ano, com 58%. Neste trimestre Campos permanece com o mesmo percentual mesmo com a mudança de metodologia. Ele perdeu a lideranças a medida que a sondagem foi ampliada. No quesito ‘confiança”, o presidenciável também aparece entre os melhores empatado com o governador Tião Viana (PT), do Acre. Ambos detém a confiança de 66% da população de seus estados.




















