Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

TCE EMITE PARECER PRÉVIO RECOMENDANDO A APROVAÇÃO DAS CONTAS DO GOVERNADOR DO ANO DE 2012

O Pleno do Tribunal de Contas aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, a emissão de Parecer Prévio recomendando à Assembleia Legislativa a aprovação das contas do governador Eduardo Campos referentes ao exercício financeiro de 2012.

O relator do processo foi o conselheiro João Campos, que após fazer a leitura do seu relatório propôs que se consignasse em ata um elogio na ficha funcional dos seis técnicos que fizeram a análise das contas.

O Grupo de Trabalho é formado pelos servidores Adriana Maria Frej Lemos, Almeny Pereira da Silva,Gilson Castelo Branco de Oliveira, Nicomedes Lopes do Rêgo Filho, Riva Vasconcelos Santa Rosa e Silvia Maria Vaz Maciel de Moraes.

Na análise das contas do governador, o TCE examina apenas o que é de responsabilidade direta dele, a exemplo da aplicação do limite mínimo constitucional na educação (25% da receita de impostos), na saúde (12%) e na folha de pessoal (48%), além do limite de endividamento. A prestação de contas das unidades gestores estaduais serão analisadas individualmente.

A sessão foi presidida pela conselheira Teresa Duere e teve a participação dos conselheiros Valdecir Pascoal, Carlos Porto, Marcos Loreto, Dirceu Rodolfo e Ranilson Ramos, além da procuradora geral Eliana Maria Lapenda de Moraes Guerra.

CRISTINA BUARQUE É HOMENAGEADA PELA IFPE COM A MEDALHA PAULO FREIRE

A Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, foi homenageada, ontem (17) com a medalha Paulo Freire, concedida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE. Ela recebeu a comenda das mãos da professora Maria José Neves.  Além da secretária, receberam a mesma comanda a Reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Maria José Sena e dois funcionários aposentados da IFPE, Rômulo Carneiro e Noemi Ferreira.

Ao receber a medalha, Cristina Buarque lembrou que a sua mãe trabalhou com o educador Paulo Freire e que teve oportunidade de conviver de perto com ele. A cerimônia ocorreu na Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte, durante solenidade comemorativa aos cinco anos de criação da IFPE. A instituição comemora também o número de mais de um milhão de matérias nestes anos de funcionamento, ofertando cursos que vão da formação inicial ao doutorado. A instituição é resultante da junção do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco e das Escolas Agrotécnicas Federais de Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão.

A mesa de abertura da solenidade foi composta pelas Reitoras do IFPE, Cláudia Sansil, e da UFRPE, Maria José Sena, pela Secretária Cristina Buarque, pelo vice-prefeito da cidade do Recife, Luciano Siqueira, pelo secretário especial de Esportes da Copa da PCR, George Braga, pelo Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Fernando Freire, além do gestor de educação ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Cristiano Carrilho. Estavam presentes ao evento professores e diretores dos campi em todo o Estado.

Inicialmente houve a fala das autoridades, onde o vice-prefeito do Recife Luciano Siqueira comemorou a mudança na face do emprego no País, e em especial em Pernambuco, “o desenvolvimento econômico centrava-se apenas no ciclo da cana de- açúcar, e com a interiorização da educação há novas oportunidades de emprego e rensa em outras atividades”.

Já Cristina Buarque parabenizou a Reitora Claudia Sansil  pelo trabalho que vem realizando frente a IFPE. Ela classificou como ousado o desempenho da instituição, e, segundo a gestora, durante muito tempo a ciência ficou alienada, pois não chegava até a população do interior, “o IFPE leva o conhecimento para lugares mais longínquos, com compromisso e seriedade, inovando na forma de abordar as disciplinas sem as amarras do sexismo, racismo ou da homofobia, alcançando excelência no ensino técnico”.

Fernando Freire, da Fundaj, destacou a importância de se ter as mulheres pernambucanas frente a reitorias e às políticas afirmativas que o governador Eduardo Campos vem executando, “isso mostra que as mudanças vem ocorrendo”. Sobre o IFPE ele disse que o país que não investe em tecnologia está fora do contexto de crescimento.

DILMA AFAGA ARMANDO MONTEIRO NO DISCURSO

Se o virtual adversário em 2014 – o governador Eduardo Campos (PSB) – optou por um discurso político, deixando claro que está no jogo presidencial, Dilma Rousseff (PT) não quis assunto com a pauta política. Sorridente, deu seu recado anunciando a liberação de verbas na casa dos bilhões para Pernambuco, na tentativa de evitar que o concorrente crie no Estado uma versão de que as relações com a União mudaram.

Falou por quase 40 minutos exaltando a retomada da indústria naval. Ao contrário de Eduardo, que a citou diversas vezes em seu discurso, ela apenas o cumprimentou nos agradecimentos iniciais. “Queria cumprimentar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Agradecer a recepção fraterna, o alto nível das relações que sempre pautaram a nossa convivência”.

Com o senador e pré-candidato ao governo, Armando Monteiro (PTB) a tiracolo, ela foi só elogios aos correligionários no Congresso. “Os senadores Armando Monteiro e Humberto Costa têm sido grandes parceiros do governo para que nós possamos aprovar, no Senado, todos os projetos de transformação e de transferência de renda para a população”, afagou.

REVIDE ECONÔMICO
Dilma Rousseff rebateu alguns dos pontos mais presentes ao discurso do adversário: de que a economia pode piorar e o brasileiro pode perder as conquistas sociais recentes. Destacou que em sua atuação como ministra das Minas e Energia, no governo Lula, coube a ela trabalhar pela retomada da construção de navios no Brasil.

“Vemos a capacidade do País gerar emprego e, com emprego gerado, significa mais renda para as famílias, e também a melhoria da qualidade do trabalho”, assegurou.

Antes de encerrar seu discurso, Dilma citou o economista Celso Furtado, destacando que o governo vem trabalhando para combater as desigualdades sociais. “Quero dizer que nós temos tomado decisões fundamentais em favor do desenvolvimento de Pernambuco e do Nordeste. Como afirmava o nosso mestre Celso Furtado, nenhum de nós pode aceitar que a desigualdade e o atraso sejam considerados fenômenos naturais, como a chuva. Desigualdade e atraso dependem da nossa determinação em mudar a realidade”.

E continuou: “A melhor prova disso, aqui para o Estado, para o Nordeste, mas para todo o Brasil é o extraordinário dinamismo desse complexo portuário-industrial que estamos aqui, com a Refinaria Abreu e Lima, com o Estaleiro Atlântico Sul e com todos os outros equipamentos. (Bruna Serra e Adriana Guarda-JC)

EDUARDO ELOGIA PAPEL DOS PERNAMBUCANOS NA RETOMADA DA INDUSTRIA NAVAL BRASILEIRA

“Esse encontro simboliza a contribuição da gente pernambucana à retomada da industria naval brasileira, decisão tomada ainda pelo ex-presidente Lula, em 2003, e que ajudei enquanto fui ministro da Ciência e Tecnologia”. Foi o que disse o governador Eduardo Campos, ao discursar em evento com a participação da presidente Dilma Rousseff, no Complexo Portuário de Suape, nesta terça-feira (17/12).

Eduardo pontuou ainda a importância do encontro com a presidente. “Talvez seja essa a última vez que como governador terei a satisfação de recebê-la em território pernambucano. Essa é uma relação que construímos ao longo de uma caminhada que não foi nada fácil. Esse é um encontro entre uma presidente eleita democraticamente e de um governador reeleito pelo seu povo, que sabem o tamanho da institucionalidade, sabem o dever que têm com o Brasil, e que sabem separar o interesse público de uma disputa política. Tenho muito respeito pela senhora, que é uma brasileira honrada, que ajudou na construção do Brasil que temos hoje”, completou Eduardo.

O governador também lembrou da atuação conjunta do Governo do Estado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que proporcionou a elaboração do projeto do Arco Metropolitano. “Nós tínhamos a clareza da importância dessa obra e tomou suas iniciativas, não esperamos apenas que o Dnit, que teria a competência, fizesse o projeto, mas nos adiantamos para que o povo se beneficiasse o quanto antes. Isso é uma prova de que o poder público deve trabalhar em conjunto para apresentar bons resultados e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou Eduardo Campos.

Eduardo Campos acompanhou a visita presidencial ao Complexo Portuário de Suape, nesta terça-feira (17/12). A comitiva da presidente Dilma Rousseff iniciou sua agenda pela Refinaria Abreu e Lima, e depois seguiu para o Estaleiro Atlântico Sul, onde foi realizada a cerimônia de conclusão das obras da Plataforma P-62. Na ocasião, foi assinado aviso de licitação para a elaboração de projeto para as obras do Anel Viário, conhecido como Arco Metropolitano, com valor estimado em R$ 1 bilhão.

Para o governador, o Arco Metropolitano dialoga com o planejamento estratégico do Governo para mobilidade social. “Complementa uma série de investimentos que temos feito para melhorar a mobilidade na região, para mudar a vida de pessoas que levam hoje três, quatro horas para ir e voltar do trabalho. Temos consciência de que essas parcerias são feitas com recursos públicos não do Estado, do município ou da União, mas que pertencem ao povo, e ao povo têm de voltar em obras para melhoria da qualidade de vida”, ressaltou o governador. (Fotos: Aluisio Moreira/SEI)

GOVERNO DO ESTADO INVESTE R$ 49,2 MILHÕES DO FUNDO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL EM OBRAS NO SERTÃO

Todos os 56 municípios que integram os sertões do Araripe, Central, Moxotó, Pajeú, São Francisco e Itaparica foram beneficiados com liberação de mais  de R$ 49,2 milhões em recursos do Tesouro Estadual para a realização de obras de infraestrutura que impulsionem a melhoria da qualidade de vida das populações das zonas urbanas e rurais. Os investimentos são provenientes do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e foram repassados às prefeituras que apresentaram projetos em áreas estratégicas, como saneamento básico, infraestrutura viária, educação, saúde, desenvolvimento social, meio ambiente e sustentabilidade. Em todo o Sertão estão sendo executadas mais de 125 obras estruturadoras com recursos do FEM.
Em todas as Regiões de Desenvolvimento do Sertão, as obras priorizam a urbanização e pavimentação de ruas e avenidas, construção de praças e áreas de lazer, reforma e ampliação de escolas, postos de saúde, hospitais, pátios de feiras e eventos, abatedouros e sistemas de abastecimento de água. Os benefícios não se restringem às sedes municipais, alcançando distritos, vilas e pequenos povoados. 
Estão sendo investidos mais de R$ 6,4 milhões no Sertão Central, R$ 12,5 milhões no Pajeú, R$ 6 milhões no Moxotó, R$ 8,8 milhões no Araripe, R$ 10,1 milhões no São Francisco e R$ 5,4 milhões no Sertão de Itaparica. O FEM atende todos os 184 municípios pernambucanos. Os investimentos totais chegam a R$ 129,7 milhões distribuídos entre 437 planos de trabalho aprovados.
O Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal totaliza R$ 228 milhões em recursos do Governo do Estado. Foi criado através da Lei 14.921, de março de 2013, após ser anunciado pelo governador Eduardo Campos, durante o Seminário Todos por Pernambuco, realizado em fevereiro, no 
município de Gravatá. O FEM destina investimentos para ações e obras que tragam benefícios diretos à população e impulsionem o desenvolvimento econômico e social em todo o Estado, da Região Metropolitana do Recife ao Sertão.
Todos os projetos enviados pelas prefeituras e aprovados pelo Comitê Estadual de Apoio aos Municípios (CEAM), terão o dinheiro liberado em quatro parcelas: a primeira, correspondente a 30% do total destinado para cada município, foi repassada em maio, e a segunda, também de 30%, após 60 dias. Já a terceira, de 20%, está condicionada a declaração do prefeito de aplicação dos recursos, e a quarta e última, de 20%, mediante a apresentação ao Governo do termo de término da obra. A gestão dos recursos do fundo está sob a responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e as obras são executadas pelas prefeituras.

EM RESPOSTA A PETISTA, EDUARDO CAMPOS AGRADECE A DILMA DINHEIRO PARA MOBILIDADE, MAS LEMBRA QUE RECURSOS SÃO DO POVO BRASILEIRO

Apesar de toda a cordialidade pública demonstrada com a mandatária do País, o governador Eduardo Campos não deixou de dar o recado político, de modo muito diplomático, no evento montado pelo Governo Federal em Suape, ainda há pouco.

Na fala mais contundente, em uma espécie de resposta aos petistas que o acusam de esconder a ajuda Federal, o governador Eduardo Campos foi bem explicito.

“Os recursos públicos são do povo brasileiro. A nova política nos obriga a olhar para a frente, pensar em um futuro onde os recursos públicos não pertencem a partidos políticos e sim ao povo brasileiro”, afirmou, logo depois de citar que hoje os trabalhadores de Suape são obrigados a passar mais de duas horas em engarrafamentos para chegar ao trabalho.

No começo do discurso, Eduardo Campos não deixou de agradecer, antecipadamente, os recursos para mobilidade, não sem antes lembrar que já havia apresentado os mesmos pleitos há cinco anos, tempo que ainda engloba o último ano do governo Lula. A fala pode ser interpretada como uma crítica a lentidão do governo Federal.

O governador também desfechou outra farpa contra a presidente, ao falar de parcerias entre governos. Eduardo elogiou a sua equipe.

“Como diz o poeta, não há vento bom para quem não sabe para onde quer ir”, declarou.

O governador Eduardo Campos arrancou aplausos dos trabalhadores ao dizer que a porta para os nordestinos parece sempre estar mais fechada do que para outros brasileiros. “Somos 28% da população, mas somos apenas 13,5% das riquezas”, lembrou a Dilma. “Temos que trabalhar mais do que os outros, perseverar mais do que os outros”, comparou.(Blog do Jamildo)

CORDIALIDADE NO TRATAMENTO À PRESIDENTE DILMA

O governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) assegurou que o afastamento do PSB do governo federal e o seu projeto nacional não irá afetar a relação “cordial, fraterna e institucional” com a presidente Dilma Rousseff, que cumpre agenda nesta terça-feira em Ipojuca, município da Região Metropolitana do Recife (RMR).

“Ela será tratada como sempre foi: com muita atenção”, afirmou o governador Eduardo Campos, ao descartar ambiente de tensão entre ele e a presidente Dilma Rousseff, na sua primeira visita ao Estado depois da saída do PSB da base aliada do governo. “Estaremos no aeroporto para recebê-la, como sempre fizemos, para tratá-la com o respeito que sempre tivemos”, garantiu.

O socialista frisou que o respeito é “tanto pela pessoa da presidente em quem votamos”, assim como pela presidente de todos os brasileiros. “É próprio da nossa tradição”, ponderou Eduardo.

Indagado se terá um encontro privado com Dilma Rousseff, ele considerou “natural” que eles possam conversar um pouco.

Segundo Eduardo Campos, há a expectativa de que a presidente possa anunciar obras de mobilidade no Recife e na região metropolitana.

NO PT, TODOS CONTRA EDUARDO CAMPOS

O auditório estava repleto de petistas, mas um dos nomes mais citados na posse festiva da nova presidente estadual do PT, Teresa Leitão, nessa segunda-feira foi justamente o do governador Eduardo Campos (PSB), provável adversário da presidente Dilma Rousseff (PT) no corrida eleitoral de 2014. O ato serviu de palco para ataques à gestão do socialista.

Os discursos das principais lideranças políticas presentes no evento destacaram os investimentos do governo federal em Pernambuco e alertaram para a postura do presidenciável em relação à gestão petista. Partiu do senador Humberto Costa (PT) uma das críticas mais ácidas.

O parlamentar citou os governo do PSDB e destacou que a candidatura de Eduardo é “linha auxiliar” dos tucanos. “Temos que ficar numa posição de alerta àqueles que tem discurso aparentemente crítico em relação aos rumos do governo, aparentemente de esquerda, que nada mais é do que uma linha auxiliar dessa outra linha que está aí”, disse, após criticar as gestões do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Presidente estadual do PSC, o deputado Sílvio Costa também esteve no ato e discursou em favor do PT. O parlamentar criticou a defesa do fim do fator previdenciário, feita por Eduardo Campos na última sexta-feira. “Não dá para, em nome da fala fácil, da tentativa de conquistar voto, tentar implantar um debate meio nebuloso. Tem que ter muita responsabilidade com o Brasil para falar de Previdência”, disparou.

Outro presente, o presidente estadual do PTB, Armando Monteiro Neto, também criticou o socialista ao defender a gestão da presidente Dilma Rousseff. “O que aconteceu em Pernambuco diz respeito ao impacto de investimentos. Não podemos interromper esse projeto”, afirmou.

Apesar do tom mais ameno durante o seu pronunciamento, a presidente do PT, Teresa Leitão, afirmou que se for preciso, o partido partirá para o ataque. “Uma coisa é consequência da outra. Estamos defendendo Dilma. A melhor defesa é os pontos nos ‘is’. Se para defender nosso projeto for necessário apresentar contradições, isso vai ser feito. Não somos tão atacados?”, afirmou.

A briga pela paternidade de obras também voltou ao centro das discussões durante o ato. O senador Humberto Costa disse que o sucesso de Eduardo só foi possível graças ao trabalho do PT. “Se alguém, por algum tipo de amnésia, se esquecer do que aconteceu, nós estamos aí para refrescar a memória do povo”, provocou.

Sobre o assunto, Teresa Leitão ironizou. “A paternidade ninguém pode esconder mais, porque tem exames de DNA”.

A primeira reunião do PT estadual será realizada no próximo sábado (21). Segundo a presidente, a formação da Executiva deverá ser decidida neste encontro. Se não houver consenso, haverá votação.(Jumariana Oliveira-JC)

PERNAMBUCO CELEBRA INAUGURAÇÃO DE MAIS UMA FÁBRICA DE ALIMENTOS EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

O Interior de Pernambuco ganhou mais uma planta industrial. Nesta segunda-feira (16/12), o governador Eduardo Campos participou da inauguração da fábrica de margarinas da BRF, em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul do Estado, a 50 quilômetros do Recife. Os investimentos foram de R$ 150 milhões e abrem 150 oportunidades de empregos diretos. A solenidade aconteceu numa área externa da própria unidade.  

A capacidade de produção da nova unidade da BRF é de 16 mil toneladas por mês, produzindo as marcas Qualy, Deline e Claybom. “Estudos da ONU relatam que cabe ao Brasil, nos próximos 20 anos, aumentar sua produção de alimento em 40%. Conseguimos já em 2007 trazer e inaugurar uma planta da Sadia aqui em Vitória. Hoje, inauguramos mais um empreendimento, formando esse complexo de grande importância, que segue gerando empregos e ajudando no desenvolvimento da região e do Estado”, destacou o governador.

Essa é a terceira unidade do grupo BRF exclusiva para a produção de margarinas. O espaço total ocupado pela fábrica é de 14,5 mil metros quadrados. “É um empreendimento que tem tudo a ver com o desenvolvimento aqui de Pernambuco. Queremos crescer sempre e aproveitar cada vez mais as pessoas da região trabalhando aqui”, afirmou o presidente do Conselho da BRF, Abílio Diniz, garantindo que, embora não saiba o produto exato a se produzir, vai continuar ampliando as unidades de Pernambuco. “É uma região estratégica, de boa distribuição para todo o Nordeste”, explicou.

 Eduardo enalteceu ainda a participação da mão-de-obra local na fábrica. “Tivemos de providenciar o gás, a água e a qualificação das pessoas. Essa é uma oportunidade de ver uma geração de pernambucanos fazer um projeto de vida no lugar aonde nasceram. E a cada fábrica que chega, o reconhecimento é o mesmo da qualidade e do entusiasmo de nossa gente, que quando vê uma oportunidade agarra com toda a força”, ressaltou.

O Nordeste hoje é responsável pelo consumo de 30% de toda a margarina produzida no Brasil. A BRF tem ainda uma unidade de embutidos em Vitória, produzindo mortadelas, salsichas e presuntos, e ainda um centro de distribuição para o Nordeste. Estima-se que a marca é responsável pela geração de quase 1,8 mil empregos diretos e mais 1,9 mil indiretos. (Fotos: Eduardo Braga/SEI)

ESTADO INICIA PROCESSO DE TOMBAMENTO DO ACERVO DE EX-GOVERNADOR MIGUEL ARRAES

Legar à posteridade documentos que ajudem a entender um marco na história de Pernambuco, do Brasil e do Mundo. Para atender a este fim, o Governo do Estado deu início, na manhã desta segunda-feira (16/12), ao processo de abertura de tombamento do acervo deixado pelo ex-governador Miguel Arraes. O evento que oficializou o pedido de tombamento contou com a presença do governador Eduardo Campos e da viúva de Arraes, Magdalena Arraes. A solenidade foi realizada no Instituto Miguel Arraes (IMA), no Poço da Panela, Zona Norte do Recife. O ato marcou o início das comemorações pelo centenário do nascimento de Arraes, que acontecerá em 2016.

O acervo é formado por mais de 270 mil itens, entre livros, documentos, correspondências, fotografias, filmes, DVDs, CDs e estudos sobre os mais variados assuntos, que registram a trajetória política de Miguel Arraes, sobretudo durante o regime da ditadura militar. “Em vez de ficar como um patrimônio da família, esse acervo ficará à disposição dos estudantes, universitários, daqueles que querem estudar esse tempo. É também a oportunidade de poder abrir muita coisa que nem mesmo os mais próximos conheciam. Foram descobertas, por exemplo, cartas que Arraes fez para o Papa denunciando a violência dos militares, menções de reuniões e de conversas que ocorreram no exílio ajudando a resistência democrática aqui no Brasil”, destacou Eduardo.

O reconhecimento do Estado ao acervo permite a proteção dos documentos, embora a manutenção e a propriedade permaneçam com a família do ex-governador. O secretário de Cultura, Marcelo Canuto, que assinou o termo de deferimento do tombamento, explicou o trâmite até o término do processo. “Depois desse primeiro deferimento, já podemos enviar os técnicos da Fundarpe para fazerem o detalhamento desse acervo, que resultará em um laudo. Esse laudo é levado ao Conselho Estadual de Cultura, e, se aprovado, será encaminhado para o governador para fazer o decreto permanente de tombamento”, detalhou.

Também estiveram presentes na solenidade o diretor do IMA, Antônio Campos; a ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes; o prefeito do Recife, Geraldo Júlio; o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho; os secretários estaduais Tadeu Alencar (Casa Civil), Antônio Carlos Figueira (Saúde), Aldo Santos (Agricultura), Laura Gomes (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos), Aluisio Lessa (Articulação Social e Regional), Pedro Eurico (Criança e Juventude), Evaldo Costa (Imprensa), Ricardo Leitão (Copa) e Mário Cavacanti (Casa Militar); a secretária da Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Marília Arraes; além de intelectuais, artistas, profissionais liberais, servidores públicos e militantes do movimento social.

“Um dia após o aniversário de Arraes, vivemos essa emoção. Ver esse lugar ser transformado não em museu, mas sim na memória de Magdalena e Miguel Arraes. Porque Arraes jamais será passado, mas já é memória”, destacou Antônio Campos, presidente do IMA. “É uma atmosfera de todo um conjunto de um período de nossa vida que foi muito importante e que está guardado aqui nesta casa”, ressaltou a viúva e presidente do conselho de administração do IMA, Magdalena Arraes, que, ao lado de Miguel Arraes, morou no local de 1982 a 2005, ano do falecimento do ex-governador.

Para o governador Eduardo Campos, o acervo guarda a essência da luta política suprapartidária exercida por Arraes em todos os períodos da sua vida. “É muito importante para a vida brasileira de hoje que possamos compreender a dimensão de como já se fez política nesse País. Compreender a largueza que muitos tentaram dar à vida pública brasileira, colocando sempre o interesse do povo e do País acima dos interesses particulares. Com esses valores que Arraes nunca vacilou na hora de tomar uma decisão, seja ela pequena, média ou grande. E que isso sirva para estimular a juventude a vir para junto da política brasileira para ajudá-la a voltar a ter a dimensão que teve pela ação de quadros como Miguel Arraes de Alencar”, cravou o governador.

ACERVO – Entre as correspondências que fazem parte do acervo do ex-governador, estão cartas trocadas com líderes europeus e africanos e diversas personalidades brasileiras, tais como Alceu Amoroso de Lima, Betinho, Caetano Veloso, Carlos Marighela, Carlos Prestes, Dom Hélder Câmara, Fernando Gabeira, Carlos Drummond de Andrade, Francisco Julião, Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Paulo Freire, Yasser Arafat, Ulysses Guimarães, entre outros. Dentre as peças do exílio, há cerca de 86 mil itens guardados durante anos em Paris e repatriados para o Brasil há 10 anos. Essa parte é inédita e contêm detalhes históricos de um período pouco documentado, incluindo pontos de vista dos perseguidos pelo Regime Militar.

Também fazem parte do acervo cerca de mil discos de vinil, 200 CDs e aproximadamente 5 mil horas de gravações em DVD e VHS. Além de obras de arte ofertadas por artistas e líderes ao ex-governador, assinadas por Cícero Dias, Abelardo Da Hora, Guita Charifker, José Cláudio, além do seu filho, Maurício Arraes. O Instituto Miguel Arraes também guarda presentes recebidos por líderes mundiais, tais como Fidel Castro, Salvador Allende e Óscar Monteiro.(Fotos: Aluisio Moreira/SEI)