Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

TORNEIO DE FUTEBOL DO INTERIOR FARÁ HOMENAGEM AO EX-GOVERNADOR MIGUEL ARRAES

 
Stand da federação de Futebol de Pernambuco no Congresso da AMUPE

Em ano de Copa do Mundo no Brasil, o futebol está presente em toda parte. Não foi diferente no encerramento do Congresso Pernambucano de Municípios nesta quarta-feira (19). O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE), Evandro Carvalho, esteve no evento e anunciou que criará a Copa do Interior, envolvendo cem localidades do estado. O torneio será batizado como Copa Miguel Arraes e começara em 2015.
De acordo com Evandro, o nome da Copa não tem nenhuma conotação política uma vez que o ex-governador Miguel Arraes, falecido em agosto de 2005, é neto do governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB). “O nome é um reconhecimento ao grande estadista que foi Miguel Arraes”, explicou.
De acordo com o presidente da FPF-PE, a Copa Miguel Arraes vai ajudar a promover cidadania e inclusão social nas cidades estaduais por meio do esporte. “Pernambuco recebeu o aval da Fifa e da CBF e será o primeiro estado do Brasil a buscar a integração dos municípios através do futebol. O time vencedor do torneio terá ajuda de custo para se profissionalizar e no ano seguinte poderá disputar o Campeonato Pernambucano”.
O prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), comemorou a iniciativa, classificada por Evandro Carvalho como “maior competição estadual com cidades do interior”. “As cidades pernambucanas ficarão com a bola cheia”, destacou Patriota.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE SERÁ LANÇADA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Nesta quinta-feira (20) o legislativo pernambucano terá a oportunidade de debater a Campanha da Fraternidade de 2014, com o tema Fraternidade e Tráfico Humano e o lema É para a liberdade que Cristo nos libertou. O evento é aberto para quaisquer interessados.
O Grande Expediente Especial, de iniciativa das deputadas estaduais Teresa Leitão (PT) e Terezinha Nunes (PSDB) será às 10h, no Plenário da Assembleia Legislativa, em Recife.
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, estará presente na cerimônia, na qual também será divulgada mensagem do papa Francisco para a Campanha da Fraternidade e haverá uma palestra sobre o tema. Também está confirmada a presença de representantes do judiciário, das várias esferas de governo e de entidades dos direitos humanos.
O objetivo geral da Campanha da Fraternidade é identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal.
Grande Expediente Especial sobre a Campanha da Fraternidade 2014
Quinta-feira, 20 de março às 10h
Plenário da Assembleia Legislativa, Rua da Aurora, s/n, Boa Vista, Recife-PE
Informações: (81) 3183.2442
Aberto ao público

PEDRO EUGÊNIO DISCUTE INVESTIMENTO NO AEROPORTO DE SERRA TALHADA COM A MINISTRA IELI SALVATTI

Na tarde desta quarta-feira (19), em Brasília, o deputado federal Pedro Eugênio (PT-PE) se reunirá com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para discutir a liberação de recursos financeiros para a construção de um aeroporto de grande porte em Serra Talhada. O encontro contará com a participação do prefeito do município, Luciano Duque.

A demanda foi solicitada pela população e pelos empresários locais. A construção do aeroporto viabilizará voos domésticos, o que deverá atender 26 cidades e beneficiar cerca de 500 mil pessoas.

CONGRESSO DE MUNICÍPIOS TERMINA COM PREMIAÇÃO ÀS BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO

 Um sonho de todos os defensores do municipalismo em Pernambuco. Foi assim que o Presidente da AMUPE e Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, definiu a realização do primeiro Congresso Pernambucano dos Municípios. Diversos Estados do Brasil já vão realizando seu vigésimo congresso. “É inadmissível um Estado como Pernambuco, com a representatividade política e importância econômica e cultural que tem, não haver realizado ainda um congresso dessa magnitude,” destacou Patriota.

Segundo Patriota, juntar pessoas, partidos e interesses diferenciados em um só lugar, com um só objetivo, foi uma grande conquista de todos os que defendem os interesses dos municípios. “Aqui chegamos a ter mais de duas mil pessoas inscritas. Mais de 20 oficinas realizadas, abordando todos os temas do dia a dia dos municípios,” finalizou o Presidente da AMUPE.

O Vice-Governador João Lyra Neto, esperado para a solenidade de encerramento do Congresso, não pode comparecer devido a compromissos referentes à transição, enviando o Secretário Estadual de Agricultura Aldo Santos, como seu representante.

Foram sorteadas bolas de futebol e kits de livros doados pela Federação Pernambucana de Futebol e pela Editora Positivo.

O Presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkovski, telefonou a Patriota solicitando uma cópia do Projeto de lei que institucionalizou o FEM – Fundo de apoio ao desenvolvimento dos municípios – em Pernambuco. Segundo o Presidente da CNM, o projeto será colocado no site da CNM como forma de incentivar outros Estados da Federação a copiar a iniciativa.

A Federação Pernambucana de Futebol informou no encerramento do congresso que a CBF já autorizou a FPF a realizar a maior competição de caráter regional, com mais de 100 cidades participantes: a copa do interior Miguel Arraes de Alencar. Segundo o Presidente, Evandro Carvalho, eles receberam autorização especial da FIFA para a profissionalização da equipe campeã sem o pagamento de qualquer taxa, incluindo o direito da equipe disputar o Pernambucano do ano seguinte.

A AMUPE selecionou 34 práticas de gestão municipal inovadoras de centenas de experiências inscritas. O Presidente José Patriota informou que a associação irá publicar uma revista com todas elas, divulgando as boas práticas para o conjunto da sociedade pernambucana. Confira os premiados:

6º lugar – Olinda (Prêmio: um computador) – 100 votos
5º lugar – Arcoverde (Prêmio: um computador) – 106 votos
4º lugar – Tacaratu (Prêmio: um sistema simplificado de abastecimento d’água) – 150 votos
3º lugar – Carnaíba (Prêmio: um sistema simplificado de abastecimento d’água) – 185 votos
2º lugar – Ingazeira (Prêmio: um veículo tipo van) – 198 votos
1º lugar – Quixaba (Prêmio: um projeto de pavimentação de rua ) – 252 votos

QUIXABA, INGAZEIRA E CARNAÍBA GANHARAM OS PRÊMIOS DE “PRÁTICAS INOVADORAS DE GESTÃO MUNICIPAL”, NO CONGRESSO DA AMUPE

 
Orquestra Sanfônica de Carnaíba – Foto: Cláudio Gomes

Os municípios de Quixaba, Ingazeira e Carnaíba, foram os ganhadores dos prêmios de “Práticas Inovadoras de Gestão Municipal” que aconteceu no Congresso Pernambucano de Municípios.
Os três municípios que apresentaram os projetos, e ganharam os seguintes prêmios:: 1º Lugar; Quixaba, um projeto de calçamento no valor de até R$ 200 mil  2º Lugar Ingazeira, ganhou uma van; e em 3º Lugar, Carnaíba,  um sistema de abastecimento de água no valor de R$ 139 mil.

GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS E SECRETÁRIO DA FAZENDA PAULO CÂMARA ESTARÃO AMANHÃ EM FLORESTA

O governador Eduardo Campos e o secretário da Fazenda e pré-candidato a governador do Estado, Paulo Câmara, estarão em Floresta nesta quinta-feira (20). Eles irão anunciar ações para região e inaugurar obras.

O deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), que tem uma proximidade antiga com o pré-candidato, tendo sido gestor jurídico quando Câmara foi secretário de Administração, diz que será um prazer recebê-lo, pela primeira vez, em sua região.

Novaes esteve com o secretário ontem (19), na companhia dos prefeitos de Tacaratu (Gerson – PSB) e Parnamirim (Nininho – PSD), para tratar de assuntos da região.

ARMANDO MONTEIRO TEM REUNIÃO COM A PRESIDENTE DILMA

O senador Armando Monteiro (PTB) foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, no início da noite desta terça-feira (18), para uma reunião de trabalho sobre projetos de interesse de Pernambuco. Na pauta da audiência, que durou mais de uma hora, foram tratados temas como infraestrutura, mobilidade urbana e educação.

“Foi um encontro extremamente produtivo. A presidenta Dilma está muito atenta aos investimentos do governo federal nas mais diversas regiões de Pernambuco”, afirmou Armando Monteiro, após a reunião.
O senador aproveitou o encontro para levar o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), para também despachar com a presidenta projetos que serão implantados no município do Sertão do São Francisco.
O prefeito sugeriu à presidenta a criação de um curso de qualificação, por meio do PRONATEC, para profissionais da área de educação infantil. A presidenta Dilma mostrou interesse por conhecer detalhes do programa de creches Nova Semente, desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina e que já atende mais de seis mil crianças de 0 a 6 anos.
Júlio Lóssio ainda presenteou a presidenta com um exemplar do livro Plantas Ornamentais da Caatinga, de autoria da professora Lucia Kill, da Embrapa Semi-árido.

MUNICÍPIOS APRESENTAM PRÁTICAS INOVADORES EM GESTÃO MUNICIPAL

No segundo dia do Congresso de Desenvolvimento de Municípios, no Centro de Convenções, os municípios inscritos, apresentaram as Práticas Inovadoras em Gestão Municipal.  Eles concorrem aos seguintes prêmios: 01 Van no valor e R$ 90.000,00; Um convênio de R$ 200.000,00 para pavimentação e R$ 139.000,00 para abastecimento d’água. (Fotos: Júnior Finfa)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 





TODOS OS HOLOFOTES PARA PAULO CÂMARA NO LANÇAMENTO DO FEM 2

Escolhido pelo governador Eduardo Campos (PSB) para disputar a sucessão estadual, o secretário da Fazenda, Paulo Câmara (PSB), foi escalado para apresentar os detalhes da segunda edição do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios, anunciado ontem durante o Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções.
Apesar de a Secretaria da Fazenda ter participado da concepção do FEM, é na Secretaria de Planejamento (Seplag) onde estão concentradas as atividades envolvendo o Fundo. 
No ano passado, o secretário de Planejamento, Frederico Amâncio, foi o responsável por detalhar as diretrizes do FEM. Ontem, ele também foi citado pelo governador Eduardo Campos como o principal envolvido na empreitada. Mas foi Paulo Câmara, pré-candidato ao governo estadual, o escolhido para anunciar os detalhes do FEM.
Questionado, Eduardo Campos negou qualquer intenção eleitoral na apresentação do FEM.
“Isso é feito para todos os prefeitos, não como tradicionalmente era feito pela política, onde só correligionários recebiam. Estamos fazendo um debate com a direção da Amupe há algum tempo. Estamos fazendo um debate às claras. Agora, não posso negar que quem montou essa coisa do FEM, estruturou a proposta foram exatamente Paulo Câmara e Fred Amâncio”, justificou.

ALIANÇA COM ARMANDO NA PAUTA DE ENCONTRO COM O PT NACIONAL

A Executiva estadual do PT desembarca amanhã, em Brasília, para uma reunião com o presidente nacional do partido, Rui Falcão. Na pauta, a aliança com o senador e pré-candidato ao governo Armando Monteiro (PTB). O encontro será exclusivo para tratar da questão em Pernambuco. A cúpula petista já deu sinalizações de que a legenda deve caminhar com o petebista. Porém, no Estado, alguns dirigentes ainda resistem em declarar apoio a Armando.
Os petistas pernambucanos permanecerão na capital federal até a quinta-feira (20), quando ocorre a reunião nacional da legenda. 
A ala sindicalista do partido quer promover um debate com os líderes estaduais, mas, devido à viagem a Brasília, a data está indefinida. A corrente Democracia Socialista, liderada pelo ex-secretário executivo de Agricultura do Estado, Oscar Barreto, organiza um “adesivaço” com a militância em prol de uma candidatura própria petista.
O PT terá uma semana decisiva para a legenda no Estado. No sábado (22) e domingo (23), cerca de 300 delegados do partido participarão da reunião da tática eleitoral, que vai definir se à legenda irá apoiar Armando Monteiro ou lançar candidato próprio ao governo.
No final de semana, a presidente estadual do PT, a deputada estadual Teresa Leitão, participou de plenárias em Salgueiro e Palmares. No Sertão, estavam representantes do partido de 14 municípios. Na Mata Sul, reduto de Armando Monteiro, foram integrantes da legenda de dez cidades.
Para Teresa, ambas as reuniões foram favoráveis à formação da aliança com o PTB. “Foram debatidas as duas soluções, mas há uma predominância pela escolha da aliança”, disse.
Oscar Barreto, no entanto, rebateu Teresa Leitão e disse que o tom nas reuniões não foi para aliança. “Mas sim pelo lançamento da candidatura própria. Isso aconteceu em Palmares, em Salgueiro, e em plenárias realizadas no Agreste, outras do Sertão, na Mata Norte e na Região Metropolitana”, disparou.