Últimas publicações do quadro “Pernambuco”
Na tarde desta quarta-feira (19), em Brasília, o deputado federal Pedro Eugênio (PT-PE) se reunirá com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para discutir a liberação de recursos financeiros para a construção de um aeroporto de grande porte em Serra Talhada. O encontro contará com a participação do prefeito do município, Luciano Duque.
A demanda foi solicitada pela população e pelos empresários locais. A construção do aeroporto viabilizará voos domésticos, o que deverá atender 26 cidades e beneficiar cerca de 500 mil pessoas.
Um sonho de todos os defensores do municipalismo em Pernambuco. Foi assim que o Presidente da AMUPE e Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, definiu a realização do primeiro Congresso Pernambucano dos Municípios. Diversos Estados do Brasil já vão realizando seu vigésimo congresso. “É inadmissível um Estado como Pernambuco, com a representatividade política e importância econômica e cultural que tem, não haver realizado ainda um congresso dessa magnitude,” destacou Patriota.
Segundo Patriota, juntar pessoas, partidos e interesses diferenciados em um só lugar, com um só objetivo, foi uma grande conquista de todos os que defendem os interesses dos municípios. “Aqui chegamos a ter mais de duas mil pessoas inscritas. Mais de 20 oficinas realizadas, abordando todos os temas do dia a dia dos municípios,” finalizou o Presidente da AMUPE.
O Vice-Governador João Lyra Neto, esperado para a solenidade de encerramento do Congresso, não pode comparecer devido a compromissos referentes à transição, enviando o Secretário Estadual de Agricultura Aldo Santos, como seu representante.
Foram sorteadas bolas de futebol e kits de livros doados pela Federação Pernambucana de Futebol e pela Editora Positivo.
O Presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkovski, telefonou a Patriota solicitando uma cópia do Projeto de lei que institucionalizou o FEM – Fundo de apoio ao desenvolvimento dos municípios – em Pernambuco. Segundo o Presidente da CNM, o projeto será colocado no site da CNM como forma de incentivar outros Estados da Federação a copiar a iniciativa.
A Federação Pernambucana de Futebol informou no encerramento do congresso que a CBF já autorizou a FPF a realizar a maior competição de caráter regional, com mais de 100 cidades participantes: a copa do interior Miguel Arraes de Alencar. Segundo o Presidente, Evandro Carvalho, eles receberam autorização especial da FIFA para a profissionalização da equipe campeã sem o pagamento de qualquer taxa, incluindo o direito da equipe disputar o Pernambucano do ano seguinte.
A AMUPE selecionou 34 práticas de gestão municipal inovadoras de centenas de experiências inscritas. O Presidente José Patriota informou que a associação irá publicar uma revista com todas elas, divulgando as boas práticas para o conjunto da sociedade pernambucana. Confira os premiados:
6º lugar – Olinda (Prêmio: um computador) – 100 votos
5º lugar – Arcoverde (Prêmio: um computador) – 106 votos
4º lugar – Tacaratu (Prêmio: um sistema simplificado de abastecimento d’água) – 150 votos
3º lugar – Carnaíba (Prêmio: um sistema simplificado de abastecimento d’água) – 185 votos
2º lugar – Ingazeira (Prêmio: um veículo tipo van) – 198 votos
1º lugar – Quixaba (Prêmio: um projeto de pavimentação de rua ) – 252 votos
O governador Eduardo Campos e o secretário da Fazenda e pré-candidato a governador do Estado, Paulo Câmara, estarão em Floresta nesta quinta-feira (20). Eles irão anunciar ações para região e inaugurar obras.
O deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), que tem uma proximidade antiga com o pré-candidato, tendo sido gestor jurídico quando Câmara foi secretário de Administração, diz que será um prazer recebê-lo, pela primeira vez, em sua região.
Novaes esteve com o secretário ontem (19), na companhia dos prefeitos de Tacaratu (Gerson – PSB) e Parnamirim (Nininho – PSD), para tratar de assuntos da região.
O senador Armando Monteiro (PTB) foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, no início da noite desta terça-feira (18), para uma reunião de trabalho sobre projetos de interesse de Pernambuco. Na pauta da audiência, que durou mais de uma hora, foram tratados temas como infraestrutura, mobilidade urbana e educação.






















