Últimas publicações do quadro “Pernambuco”
O Governo de Pernambuco entregou mais uma rodovia ao povo sertanejo. Ontem (20/03), o governador Eduardo Campos esteve no Sertão de Itaparica para a entrega simbólica da PE-360, que teve seus 100 quilômetros totalmente restaurados. Os investimentos na via, que liga o município de Floresta a Ibimirim (este, último, no Sertão do Moxotó), foram na ordem dos R$ 40 milhões.
A PE-360 era uma antiga demanda da população local, colocada ainda no seminário de ausculta Todos por Pernambuco. “Essa via estava praticamente destruída e religamos os municípios de Floresta e Ibimirim, e fizemos o mesmo com várias outras estradas. Desde 2007, foram quase dois mil quilômetros de rodovias construídas e refeitas, melhorando a rede de logística e animar também a economia de toda a região. Houve um tempo em que as obras chegavam só a uma parte do Estado, agora é para todos”, afirmou o governador, durante a solenidade, realizada em Floresta, a 435 quilômetros do Recife.
Já o secretário de Infraestrutura, João Bosco, ressaltou que o viajante, ao passar na PE-360, terá uma via mais confortável e segura. “Essa foi uma das obras de logística mais importantes do Governo. Nos últimos sete anos, foram investidos R$ 3,5 bilhões, o que dá uma média de R$ 505 milhões investidos por ano, demonstrando a capacidade desse governo de mobilizar recursos e realizar os compromissos assumidos com a população, entre eles, de que nenhum município pernambucano ficaria sem acesso asfaltado à malha rodoviária”, destacou Bosco.
MAIS AÇÕES – O primeiro compromisso do governador Eduardo Campos no Sertão de Itaparica foi no município de Petrolândia, onde inaugurou o Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e a cobertura da quadra da Escola Maria Cavalcanti Nunes. O Posto será subordinado administrativamente ao 3º Grupamento de Bombeiros, com sede em Serra Talhada. Ao todo, 13 bombeiros atuarão no local em atividades de Combate a Incêndio, Atendimento Pré-Hospitalar, Salvamento, Vistorias Técnicas. O investimento foi de R$ 1 milhão. “Esse projeto é fruto do Pacto pela Vida e nasceu também da necessidade de interiorização do Corpo de Bombeiros”, destacou o coronel Carlos Casa Nova.
As obras de reforma da quadra da Escola Maria Cavalcanti Nunes foram de ampliação e construção, recebendo investimentos de R$ 1,5 milhão. Além dos estudantes, será beneficiada toda a comunidade, que passa a contar com novo espaço para práticas esportivas e reuniões.
O governador Eduardo Campos garantiu, ontem (19/03), a posse do terreno da comunidade 21 de Abril, que fica na Várzea, Zona Norte do Recife. A área de cerca de 28 mil metros quadrados foi adquirida pelo Governo de Pernambuco por R$ 7,2 milhões. Deste total, R$ 1 milhão foi pago com recursos do Tesouro e R$ 6,2 milhões em troca de áreas pertencentes ao Estado. Em dois anos, será construído um habitacional que abrigará as 352 famílias da comunidade 21 de Abril.
“A aquisição deste terreno não foi singela. O processo, que envolvia diversos herdeiros, era tão complicado que mesmo que tivéssemos o dinheiro, não conseguiríamos comprar. Hoje, estou feliz em entregar essa escritura e garantir o acesso à moradia dessas famílias que tanto lutaram”, disse o governador, explicando que, até a entrega dos novos apartamentos, os moradores vão receber o auxílio-moradia.
Ainda durante a solenidade, que aconteceu no gabinete do governador, o secretário das Cidades, Danilo Cabral, ressaltou que essa é uma etapa importante no processo de acesso à moradia dessa comunidade, pois nada poderia ser feito sem a escritura do local. “Agora, é só questão de tempo para que essas famílias estejam em seus apartamentos”, disse, explicando que o valor do auxílio-moradia também foi reajustado. Agora, o benefício, que atinge a duas mil famílias, passou de R$ 151 para R$ 200.
A recepcionista Vera Brito, que mora com o marido e as filhas na comunidade, não escondeu a emoção durante o anúncio. “Foram quase 10 anos de luta e hoje nós só temos a agradecer pelo empenho dessa equipe”, disse. O novo habitacional terá nove blocos, totalizando 352 unidades, contratadas através do Programa Minha Casa, Minha Vida. O projeto, orçado em R$ 25 milhões, já está tramitando na Caixa Econômica Federal.
O prefeito do Recife, Geraldo Julio, ressaltou a sensibilidade do Governo do Estado na condução desse processo. “Esse tipo de ação, muitas vezes, parece ser tão pequeno diante das iniciativas do Governo do Estado, mas é uma mudança tão grande na vida dessas famílias”, contou, salientando que nesse processo predominou a luta da comunidade, que nunca desistiu.
LUTA – Em 21 de abril de 2004, 352 famílias do Recife se organizaram e ocuparam o terreno localizado no bairro da Várzea. Desde então, começou a luta dessas famílias pela legitimação da moradia.
Presidida pela deputada estadual Laura Gomes (PSB), a comissão permanente de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco se reuniu na manhã de ontem (19), para apreciar seis Projetos de Leis Ordinárias e um de Lei Complementar.
A socialista e o deputado Gustavo Negromonte, do PMDB, foram favoráveis a todas as proposições. Entre os projetos, está o do deputado Waldemar Borges (PSB), que denomina de Rodovia Prefeito Eutrópio Monteiro Leite a PE-200, que liga a PE-197 ao distrito de Mutuca, em Pesqueira.
Além desse, outro de destaque foi o proposto pelo deputado Odacy Amorim (PT), que propõe a criação do Cadastro Estadual de Amamentados Carentes Intolerantes a Lactose e ao Glúten – CEACILG. “A criação de um cadastro como esse é de fundamental importância para que possamos desenvolver políticas públicas a esse grupo”, defendeu Laura Gomes.
O senador Armando Monteiro (PTB) foi recebido pelo presidente da Companhia de Desenvolvimentodos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz Bastos de Matos, nesta quarta-feira (19) para discutir questões de interesse para Pernambuco. Entre os assuntos tratados, temas como a instalação de poços artesianos e de sistemas simplificados de abastecimento à população de diferentes regiões do Estado, além da definição da instalação do escritório da Codevasf em Ouricuri.
Segundo Armando, será assinada a ordem de instalação do escritório da Codevasf em Ouricuri e também anunciada a autorização para que o projeto do Canal do Sertão possa ser alterado de modo a estender o alcance do projeto, podendo, inclusive, chegar a Ouricuri já na primeira etapa. “Foi um encontro extremamente produtivo onde discutimos vários assuntos pertinentes a Pernambuco, de obras a ações da Codevasf de grande importância”, afirmou Armando Monteiro, após a reunião.
O senador se colocou à disposição da companhia para trabalhar na viabilização de recursos orçamentários que garantam a instalação de poços e sistemas simplificados de abastecimento. De acordo com Armando, não adianta somente fazer a perfuração dos poços, é preciso, sobretudo, saber se esses poços estão instalados. “Os poços e os sistemas simplificados de abastecimentos são a única forma do benefício chegar às comunidades. Perfurar o poço e não instalá-los é não realizar o objetivo da obra plenamente, portanto, queremos recursos para que se instale os poços e os sistemas simplificados para que o benefício chegue às comunidades mais necessitadas”, disse.
Dados da Codevasf indicam que mais de 400 poços foram perfurados em diferentes regiões de Pernambuco. Até o início do mês de abril, a companhia deverá publicar um edital para a instalação de pelo menos 230, no âmbito do programa Água para Todos, do governo federal, e executado pela Codevasf em sua área de atuação.(Foto: Ana Luiza Sousa)
Não demorou muito para o governador de Pernambuco e pré-candidato a presidente da República pelo PSB, Eduardo Campos (PSB), responder a comparação que Lula teria feito em reserva com empresários do Paraná o comparando com Fernando Collor de Mello. Nesta quarta-feira (19), por meio da sua assessoria, Campos respondeu afirmando que estão tentando colocar “medo no coração do povo”.













