Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

GONZAGA PATRIOTA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO SANTACRUZENSE

Numa recepção festiva, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) recebeu, neste sábado 22, o Título de Cidadão Santacruzense na Câmara Municipal de Santa Cruz.  A sessão solene reuniu políticos, empresários e admiradores do parlamentar de várias cidades da região. O público lotou a galeria.

O projeto de decreto Legislativo, que concedeu esta homenagem ao deputado Gonzaga Patriota, foi elaborado pelo vereador Luciano Nunes Gomes em agradecimento ao trabalho realizado pelo deputado para o desenvolvimento do município. A proposta foi aprovada por unanimidade pela Câmara dos Vereadores.

“A iniciativa dessa homenagem é para agradecer ao grande responsável pela emancipação de Santa Cruz. Foi Gonzaga Patriota que apresentou o Projeto de Lei na Assembleia Legislativa solicitando ao Estado que emancipasse o distrito de Cruz da Malta para que ele se tornasse cidade. De lá pra cá, o deputado tem construído amizades e feito muitos investimentos em Santa Cruz”, afirmou Luciano Nunes.

Ao fazer o pronunciamento durante à homenagem concedida, o deputado Gonzaga Patriota agradeceu aos vereadores pelo Título de Cidadão, principalmente pelo carinho que recebeu do município. “A Câmara Municipal e os moradores da cidade podem ter a certeza que, o que eu puder, vou trabalhar para nós viabilizarmos as reivindicações de Santa Cruz”, disse.

Como Cidadão Santacruzense, Gonzaga Patriota ressaltou que tem obrigação de contribuir com o desenvolvimento do município e reafirmou o compromisso com Santa Cruz. O parlamentar foi bastante aplaudido pelo público que acompanhava a sessão solene.

EDUARDO CAMPOS VAI REGULAMENTAR LEI QUE CRIA O PROJETO AGENTE PROTEGIDO

Os agentes comunitários de saúde de Pernambuco terão condições de trabalhar mais protegidos. Convidado pelo deputado Waldemar Borges, o governador Eduardo Campos participou, nesta sexta-feira (21.03), em Petrolina, de uma reunião com a categoria, na qual comunicou que vai regulamentar a Lei nº 14.545, de 21 de dezembro de 2011, que cria o Projeto Agente Protegido no estado.

A lei estabelece incentivo financeiro para os Agentes Comunitários de Saúde em atividade, com a finalidade de aquisição de equipamentos e produtos de proteção individual. O projeto tem por objetivo propiciar meios financeiros para que os agentes possam adquirir esses equipamentos, a fim de reduzir a ocorrência de patologias relacionadas às suas atividades. 
“Fui procurado pelo vereador de Petrolina, Manoel da Acosap, que também é agente comunitário de saúde, a fim de trabalharmos para que a lei fosse cumprida. Conversei então com o governador, que na reunião determinou que se tomasse as providências necessárias para que a lei fosse regulamentada”, explicou Waldemar Borges.
Abastecimento – O líder do Governo também participou da agenda do governador em Petrolina. Borges acompanhou a visita do governador ao empreendimento do Sistema Vitória, obra de ampliação da rede de água em execução. “A partir de maio, serão 60% a mais na capacidade de abastecimento da região. Devemos isso a esta cidade e ao seu povo, que terá mais conforto em meio a esse sofrimento de falta d’água”, afirmou Eduardo.
Para a ampliação do sistema de abastecimento, o investimento é de R$ 57 milhões. Estão sendo implantados 80 quilômetros de tubulações e cinco novos reservatórios estão sendo finalizados, além da instalação de novos equipamentos para controle das operações. A obra, que será entregue à população em maio, vai beneficiar mais de 270 mil pessoas. O projeto recebe recursos do Ministério das Cidades, do Governo do Estado e da Compesa.(Foto: Aluisio Moreira/SEI)

GOVERNADOR GARANTE POSSE DO PRÉDIO DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA PAZ EM DORMENTES

Com objetivo de fortalecer a saúde pública do Interior, o governador Eduardo Campos entregou, ontem (21/03), no município de Dormentes, no Sertão, o prédio do Hospital Nossa Senhora da Paz. A unidade pertencia à Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami), mas era utilizada pela prefeitura há 18 anos. O Governo de Pernambuco comprou o prédio, ao custo de R$ 1,2 milhão, e hoje repassou a unidade para a prefeitura. Além disso, o governador entregou a pavimentação da PE-635, trecho de 45 quilômetros que vai até o distrito de Lagoas. A intervenção custou R$ 20 milhões.

“Durante anos, o Hospital de Dormentes funcionou em um prédio alugado e todo o dia 15 era uma verdadeira luta. Para garantir mais qualidade no atendimento, o Estado comprou o prédio e entregou ao município. Desta forma, a prefeitura terá tranquilidade para investir”, explicou o governador, revelando que no mês de abril começará uma obra da Compesa, no valor de R$ 3,5 milhões, que vai reforçar o abastecimento de água da região.

O secretário Estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, ressaltou que a ação no prédio do hospital era um pleito antigo. “É uma alegria está aqui concretizando esse sonho da população. Este é um governo que tem colocado a questão social em primeiro lugar dentro das suas decisões”, disse o secretário, lembrando que os investimentos do Governo de Pernambuco na saúde superam as expectativas. “Hoje, 17,5% dos recursos do Estado vão para a saúde, onde o percentual exigido pela legislação é de apenas 12%”, reforçou o secretário.

 INFRAESTRUTURA –  O governador aproveitou sua passagem pelo município de Dormentes para entregar à população a pavimentação da PE-635, um trecho de 45 quilômetros que vai até o distrito de Lagoa. “É uma alegria está em Dormentes para entregar a pavimentação dessa rodovia, que liga o município ao distrito de Lagoas. Essa integração vai fortalecer esse polo de caprinocultura e desenvolver ainda mais a região do São Francisco”, finalizou. Eduardo também visitou as barragens de Vila Nova e da Prensa, que fica às margens da PE-635.

CÔRTE REAL LAMENTA ESTRATÉFIA DO GOVERNADOR EM DESCREDITAR O GOVERNO DILMA

O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) lamenta o discurso do governador presidenciável Eduardo Campos (PSB) que tem descreditado o Governo Dilma. Côrte Real lembra que o Governo Federal trouxe investimentos para o país, que o salário está acima da inflação, o brasileiro ainda tem poder de compra, a geração de emprego está a todo vapor e que muitas obras de Pernambuco foram custeadas com verbas federais. “A crise mundial continua, mas o Brasil ainda se destaca entre as economias mundiais”, diz.

De acordo com Côrte Real, o governador está se perdendo no discurso. “A estratégia do governador não está dando certo, pois, as pesquisas mostram que Dilma como a sucessora do presidente Lula desponta nas pesquisas divulgadas, com 43%, então o povo sabe o que ela e o presidente Lula fizeram pelo país. Bater no governo não vai adiantar”, lembra.

O parlamentar, que apoia o senador Armando Monteiro (PTB) para o Governo de Pernambuco, já se coligou com o PROS e PSC, e espera a coalização com PT, PDT e PP para dar peso ao palanque do nacional e estadual.

“Para fortalecer o palanque da presidente Dilma, candidata à reeleição, estamos em entendimento com o PT estadual – um partido de luta e de peso-. Até domingo tudo estará sacramentado. Estamos esperando o pronunciamento de todas as instâncias da legenda, porque, diferentemente, de outros partidos, que tem quem mande e diga como é, e como vai ser; o PT e PTB são partidos democráticos. A gente ouve realmente todos que fazem o partido, e todos nós participamos das decisões. Estamos negociando com o PDT. Com o PP acredito que o deputado federal Eduardo da Fonte se alinhará no âmbito estadual com PT, assim como já fez no cenário nacional. Tenho esperanças”, disse.

Côrte Real acredita que a eleição para governador de PE será definida ainda no primeiro turno, assim como, para a Presidência da República, no próximo mês de outubro.

PEEMEDEBISTAS DO SERTÃO ADEREM A ARMANDO

Os membros do PMDB de Petrolina, Dormentes, Afrânio, Araripina e Salgueiro, no Sertão do Estado, anunciaram nesta sexta-feira (21) a adesão ao pré-candidato ao Governo do Estado, Armando Monteiro (PTB). Os peemedebistas também decidiram, por unanimidade, apoiar as candidaturas à reeleição da presidente Dilma Rousseff e a indicação de João Paulo ao Senado, ambos do PT.

A reunião dos peemedebistas em Petrolina foi coordenada pela primeira-dama e presidente da Executiva municipal do partido, Andrea Lossio. O prefeito Julio Lossio e os vereadores Elismar Gonçalves, Alvorlande Cruz e Edinaldo Lima (licenciado) também participaram do evento. O vereador Pérsio Antunes deu seu voto através de um manifesto escrito.

De acordo com Andrea Lossio, a decisão de hoje reflete o racha que há no PMDB estadual. “Assim fica evidenciado um grande racha no PMDB estadual, pois os diretórios das principais cidades do sertão – Petrolina, Salgueiro e Araripina – marcharão ao lado do prefeito Julio Lossio na aliança de Dilma, Armando e João Paulo”, destacou.

O senador Armando Monteiro recebeu a adesão do PMDB do Sertão como um grande reforço e destacou a qualidade dos apoios. “Isto reforça muito a nossa posição em área estratégica e, sobretudo, nos motiva pela qualidade dos apoios, a expressividade destes companheiros, a exemplo da figura destacada do prefeito Julio Lossio, uma das mais jovens e expressivas lideranças do cenário político de Pernambuco”, afirmou. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

INOCÊNCIO OLIVEIRA ANUNCIA NOVAMENTE SUA APOSENTADORIA

Foto: Júnior Finfa
Em um comunicado enviado à imprensa, o deputado federal Inocêncio Oliveira (PR) voltou a afirmar que não concorrerá à reeleição em outubro deste ano. O parlamentar destacou que vai apoiar Eduardo Campos à Presidência da República e Paulo Câmara à sucessão estadual.
Inocêncio enfatizou ainda quais serão os candidatos do PR ao Legislativo. “O Partido da República, do qual sou presidente em Pernambuco, terá quatro candidatos a deputado federal: Sebastião Oliveira, Anderson Ferreira, Ulisses Felinto (de Timbaúba) e pastor Ezequias, de Abreu e Lima. Para deputado estadual são também quatro candidatos: Rogerio Leão, Alberto Feitosa, Henrique Queiroz e Jânio Gouveia”. 
Veja abaixo texto de despedida
“Com lágrimas nos olhos e após diagnóstico de especialistas sobre terapia do joelho, comunico minha decisão definitiva de não ser mais candidato à reeleição de deputado federal. O doutor Osmar Couto, presidente da Sociedade Brasileira de Fisioterapia, e o doutor Rogerio Antunes apresentaram o diagnóstico de que a maratona física que desenvolvo em minhas atividades políticas impossibilitam minha recuperação do joelho. Irei, portanto, dedicar-me com mais intensidade ao tratamento de saúde. Ao final deste 10º mandato, irei escrever um livro relatando minhas atividades políticas desde que fui eleito deputado federal em 1974. Revelarei, inclusive, fatos sobre a campanha das Diretas em 1983-1984, quando votei a favor da emenda Dante de Oliveira e fui considerado um dissidente do partido governista. Toda minha trajetória política foi dedicada às causas da democracia, do desenvolvimento de Pernambuco, da interiorização do desenvolvimento e universalização da educação”.

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA OBRAS DE ABASTECIMENTO D’ÁGUA E TRATAMENTO DE ESGOTO EM PETROLINA

Petrolina a um passo de ser o primeiro município de Pernambuco 100% saneado. Nesta sexta-feira (21/03), o governador Eduardo Campos visitou as obras de ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto da cidade. São R$ 65 milhões investidos para a construção de uma nova estação de tratamento de esgoto. A obra prevê a implantação e substituição de 56 quilômetros de redes coletoras e instalação de oito estações elevatórias, que são as unidades de bombeamento do sistema. “Alcançar os 100% será uma marca muito importante para uma cidade pioneira como Petrolina”, disse Eduardo, durante vistoria das obras.

No município, também está sendo construída uma estação de tratamento de esgoto, no bairro Cohab VI. As duas estações  de tratamento de esgoto vão tratar 300 litros de dejetos por segundo. Ainda em Petrolina, o governador visitou ainda o empreendimento do Sistema Vitória, obra de ampliação da rede de água em execução. “A partir de maio, serão 60% a mais na capacidade de abastecimento da região. Devemos isso a esta cidade e ao seu povo, que terá mais conforto em meio a esse sofrimento de falta d’água”, afirmou Eduardo.

Para a ampliação do sistema de abastecimento, o investimento é de R$ 57 milhões. Estão sendo implantados 80 quilômetros de tubulações e cinco novos reservatórios estão sendo finalizados, além da instalação de novos equipamentos para controle das operações. A obra, que será entregue à população em maio, vai beneficiar mais de 270 mil pessoas. O projeto recebe recursos do Ministério das Cidades, do Governo do Estado e da Compesa.

Esse conjunto de ações vai garantir a regularidade do abastecimento de Petrolina até 2031. “São investimentos fundamentais para o presente e o futuro de Petrolina. Juntas, são obras de quase R$ 120 milhões, enfrentando dois dos maiores problemas hoje no Brasil, que são o abastecimento de água e o tratamento de esgoto”, explicou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

PREFEITO DE ÁGUAS BELAS GENIVALDO MENEZES REALIZA CONTATOS DURANTE CONGRESSO DA AMUPE

O Município de Águas Belas foi destaque durante o Congresso Estadual da AMUPE. É que além de mostrar parte das potencialidades culturais de Águas Belas através de um estande montado no Centro de Convenções, o Prefeito Genivaldo Menezes Delgado (PT) ainda manteve importantes contatos durante o Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela AMUPE nesta semana.

Durante o Encontro, que reuniu praticamente todos os Prefeitos dos municípios Pernambucanos, Genivaldo Menezes manteve contato com o senador Armando Monteiro (PTB). Numa breve conversa, o Prefeito atualizou o Senador sobre atual quadro político de Águas Belas e discutiu melhorias para a população do Município, no tocante a disponibilidade de recursos para obras e ações governamentais. O Governante águas-belense também manteve importantes contatos com membros do seu partido, o PT.

“Eventos dessa natureza são importantes para que possamos difundir a cultura indígena do nosso Município e ampliar os contatos políticos visando conquistar novos recursos, que certamente se tornarão em obras para a nossa população”, registra o Prefeito Genivaldo Menezes Delgado, que se mostrou bastante a vontade quando participou de debates e oficinas temáticas durante o Evento Estadual.(ASCOM)

ARAMANDO E CÂMARA: FOCO NAS MICROS

Pequenos empresários viraram alvo de uma briga que antecipa os embates eleitorais entre os candidatos ao governo Armando Monteiro (PTB) e Paulo Câmara (PSB). Em entrevistas a rádios na semana passada, o senador inaugurou “críticas fiscais” à gestão Eduardo, território do ainda secretário da Fazenda. Atacou as políticas tributárias que oneravam as micros e pequenas empresas com a cobrança antecipada de imposto estadual (ICMS), anulando os benefícios previstos pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Eis que, na quarta-feira (19), a Fazenda publicou decreto introduzindo benefícios diretos a 160 mil pequenos negócios pernambucanos, abrindo mão de R$ 3,7 milhões por ano em arrecadação.
O Decreto nº 40.488 do Fisco estadual determinou que os Microempreendedores Individuais, que faturam até R$ 60 mil anuais, não serão mais alvo de antecipação tributária – quando, em alguns segmentos, são obrigados a recolher um imposto “projetado” na hora que compram produtos e não quando os revendem. Já o grupo de microempresas optantes do Simples Nacional beneficiadas com imposto reduzido (de 5%) para compras fora do Estado foi ampliado. O limite de faturamento para ser enquadrado na medida, que era de R$ 240 mil, subiu para R$ 360 mil.
Para Armando Monteiro, “as medidas que foram anunciadas, de qualquer forma, representam um benefício, mas para uma faixa muito limitada. Os pequenos empresários de Pernambuco precisam de mais. O alcance dessa medida está longe de contemplar toda a comunidade empresarial que está no Simples, no regime simplificado de tributação. Portanto, eu me congratulo, mas é um passo ainda muito insuficiente. Vamos continuar a luta, vamos além”.
Já o presidente da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro), José Tarcísio da Silva, classificou as “novidades” de “alarme falso”. Ele ressaltou que, desde 2012, o governo federal sancionou uma lei que amplia o teto para o benefício de alíquota reduzida em compras interestaduais. Como os Estados têm a prerrogativa de aplicar um limite próprio, Pernambuco manteve até então o teto de R$ 240 mil.
“Não tem qualquer novidade que vai favorecer os pequenos empresários. Pelo contrário, o governo, tardiamente, está se atualizando”, reclamou José Tarcísio.
Com Paulo Câmara cumprindo agenda administrativa e sendo apresentado ao eleitorado do interior, coube ao secretário-executivo da Receita Estadual, Oscar Victor, fazer a defesa do governo. Ele disse que a mudança era “atrasada” e “parece casuísmo”, mas, desde 2012, após receber pedidos dos empresários, a gestão Eduardo trabalha para poder conceder os benefícios.
“As demandas não são acatadas de imediato. Quando recebemos uma demanda, temos que ver o impacto na receita, mostrar ao secretário, ao governador. Tenho documentos que mostram que desde 2012 estamos trabalhando nisso”, contou o auxiliar.
Segundo ele, ao desonerar a alíquota de antecipação tributária, o Estado abriu mão de R$ 3,7 milhões anuais, o que foi possível porque a gestão aumentou o controle com o recolhimento totalmente automático. Com isso, a arrecadação registrou um aumento médio de 10%, passando de aproximadamente R$ 152 milhões (em novembro) para R$ 165 milhões (em janeiro).