Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

SENADOR PROMETE TRABALHAR DE MANEIRA INTEGRADA

Com o apoio do PT nas eleições deste ano, o senador Armando Monteiro Neto (PTB), pré-candidato ao Governo do Estado, prometeu trabalhar de maneira integrada com o partido aliado para a construção do programa de governo. Será montada uma comissão para gerir essa área com coordenação de candidatura.

O PT formalizou nesta segunda-feira (24) o apoio ao PTB, partido comandado no Estado pelo senador. No último domingo (23), após dois dias de debates internos, os petistas decidiram por apoiar a pré-candidatura do petebista, que deverá enfrentar o secretário da Fazenda, Paulo Câmara (PSB), candidato da Frente Popular, no pleito deste ano.

Além disso, Armando Monteiro também declarou que pretende realizar imediatamente as agendas com petistas pelo Interior de Pernambuco, em paralelo com a construção do programa de governo. (Com informações de Gilberto Prazeres, editor do Blog da Folha).

DEPUTADO RODRIGO NOVAES TEM SEMANA DE COMPROMISSOS PELO SERTÃO

A semana do deputado Rodrigo Novaes (PSD) foi cheia de compromissos pelo sertão. Petrolândia, Floresta, Serra Talhada, Petrolina, Itacuruba, Belém do São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Terra Nova e Salgueiro.
Na última quinta-feira (20), Novaes esteve acompanhando o governador Eduardo Campos e o secretário da Fazenda e pré-candidato a governador, Paulo Câmara. Eles estiveram em Petrolândia, em Floresta e em Serra Talhada.
Na sexta-feira (21), o parlamentar também esteve com Campos e Câmara em Petrolina e em Floresta para reunião com vereadores e lideranças.
Já no sábado (22), o parlamentar esteve na Câmara Municipal de Itacuruba debatendo os problemas do município com os vereadores Xande (PSD), Sílvio (PTB) e Lucivânia (PSD). No mesmo dia, visitou o assentamento Nova Conquista, em Belém do São Francisco, onde conseguiu, em parceria com o Governo do Estado, uma barragem de médio porte. Depois, Rodrigo prestigiou a vaquejada do Projeto Caraíbas, em Santa Maria da Boa Vista, ao lado dos vereadores de Cabrobó, Claudenor Novaes (PTB), Barná Russo (PSD), Duda Caldas (PTB) e Zé Nilson Novaes (PP).
No domingo (23), o deputado participou de inauguração de barragens e reuniões em Cabrobó e visitou vereadores e amigos no Guarani, em Terra Nova,  com os vereadores Eduardo Callou (PSB) e Márcio Callou (PSB), além de Dinha Mororó, que disputou o último pleito a prefeito. Já hoje, segunda-feira (24), Novaes esteve em Salgueiro fazendo visitas e em entrevista em rádio da cidade. 

PT FORMALIZA APOIO A ARMANDO NESTA SEGUNDA-FEIRA

A direção estadual do PT vai formalizar, logo mais, o apoio que conferiu à pré-candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB) ao Governo do Estado. O ato será realizado, às 15h, na sede do partido no Recife. O petebista e a presidente regional petista, deputada Tereza Leitão, conversam com a imprensa na sequência.
O PT fechou o alinhamento à postulação do senador após dois dias de discussão entre os delegados do partido, no último fim de semana. O partido, agora, reivindica a presença na chapa através da vaga para o Senado. O deputado federal João Paulo é o nome mais cotado.

GOVERNO DO ESTADO CELEBRA DIA INTERNACIONAL DA MULHER E ANUNCIA NOVAS AÇÕES PARA POLÍTICAS DE GÊNERO

O governador Eduardo Campos assinou, nesta segunda-feira (24/03), a ordem de serviço para a construção da Casa Abrigo Modelo Jeruza Mendes. A ação marcou as comemorações do Estado pelo Dia Internacional da Mulher, durante solenidade realizada no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco. O governador também entregou as chaves de uma casa em benefício de uma usuária do serviço de abrigamento, que na solenidade foi representada pela diretora geral de Enfrentamento da Violência de Gênero, Fábia Lopes.

“Este é mais um espaço de casa abrigo, como outros espaços dos quais já dispomos no Estado, que utilizamos para abrigar mulheres que estão sob ameaça de morte. Elas são levadas com seus filhos para esses lugares, que são espaços adequados, com endereços guardados em sigilo, exatamente para a segurança da vida delas. Ao longo desses anos, mais de mil mulheres já passaram por esses espaços, a partir dos quais elas começam a reconstrução de seus projetos de vida. Algumas se mudam para outras cidades, se qualificam, têm apoio psicológico, para que elas possam reconstruir as suas vidas com segurança e cuidando dos seus filhos”, explicou o governador.

Eduardo ressaltou a importância de quebrar os preconceitos com a mulher na sociedade, e a necessidade de se vencer o machismo ainda presente na cultura dos povos. “Precisamos ter a compreensão de que para construirmos um mundo melhor, com paz, com qualidade de vida, precisamos ter respeito às diferenças, ter respeito às mulheres. Não podemos achar que o machismo não está mais presente na sociedade brasileira.

Ele ainda está presente, muitas vezes na linguagem, muitas vezes na atitude, no salário, no acesso ao trabalho. E tudo isso precisa ser vencido dentro de um processo político, um processo histórico, onde cada um pode ajudar fazendo um pouco, com suas atitudes, para construirmos uma sociedade onde o machismo seja coisa do passado”, completou o chefe do Executivo estadual.

Durante a solenidade, a secretária estadual da Mulher, Cristina Buarque, fez um balanço das ações ao longo dos sete anos do Governo Eduardo Campos, e agradeceu à colaboração de todos para as conquistas obtidas nesse período. “É um momento de comemorar e avaliar os avanços que tivemos. Foram sete anos com muitas reuniões, muitos esforços e a consciência de que fizemos muito e que ainda temos muitas lutas a travar. Nunca houve um diálogo como esse por parte de um governo com as mulheres. Isso nos trouxe muita premiações e o reconhecimento pelo esforço e por tanta dedicação”, destacou Cristina. Cerca de duas mil mulheres de todas as regiões do Estado participaram da solenidade, entre elas gestoras municipais de políticas para as mulheres, conselheiras estaduais dos direitos das mulheres e representantes dos colegiados vinculados à Secretaria da Mulher.

JARBAS VAI MESMO SE CANDIDATAR A DEPUTADO

O senador Jarbas Vasconcelos confirmou que irá mesmo disputar eleição para deputado federal. O peemedebista ainda marcará o dia do anúncio oficial em local a ser definido. De acordo com interlocutores, esta candidatura é uma forma de garantir a representação do partido na Câmara, que indicou o atual deputado Raul Henry para compor a chapa da Frente Popular na condição de vice.
Jarbas já esteve no Congresso como deputado por dois mandatos, entre 1975 e 1978 e 1983 e 1985. Ele também exerceu mandato de deputado estadual de 1971 a 1975, além de já ter sido prefeito do Recife por duas ocasiões: em 1986-1988 e 1993-1966. No Senado, o parlamentar está desde 2007, quando encerrou o período como governador de Pernambuco. ( Renata Bezerra de Mello, da Folha de Pernambuco)

“VAMOS AMPLIAR NOSSA ALIANÇA DE FORÇAS”

Em entrevistas a rádios do Estado na manhã desta segunda-feira (24), o senador Armando Monteiro (PTB) comemorou a aliança com o PT para o processo eleitoral em 2014 e para a construção de uma nova agenda para o desenvolvimento de Pernambuco.

“É um momento importante e agora abre-se uma nova etapa nesse processo, vamos ampliar essa aliança de forças para poder oferecer um palanque forte à reeleição da presidente Dilma em Pernambuco e, ao mesmo tempo, um palanque que possa oferecer à Pernambuco uma nova proposta, uma proposta que aponte para o futuro”, afirmou.

Confira abaixo algumas declarações feitas por Armando: 

Decisão do PT
Armando Monteiro – “Tínhamos muita confiança de que, ao final, iriamos confirmar essa aliança e havia muitas razões para confiar nisto ao longo do processo, tendo em vista a manifestação de várias lideranças e o diálogo que fiz com vários setores do partido. Então, ao final, foi confirmada essa nossa expectativa e, o que é mais importante, por uma larga margem e por um processo essencialmente democrático em que todos foram ouvidos, todos puderam se expressar. Houve um calendário que foi rigorosamente observado, ninguém atropelou o calendário. Portanto, fico feliz de verificar que essa decisão se deu de forma democrática, aberta, transparente, e isso é claro que fortalece o projeto porque o PT é um partido que tem um enraizamento na sociedade brasileira, que tem uma trajetória, uma marca.

O PT em Pernambuco
Armando Monteiro – “Os pernambucanos associam muito as conquistas que ocorreram nos últimos anos ao apoio fundamental que recebemos dos governos federais nos últimos 12 anos, no governo de Lula e que teve continuidade no governo de Dilma. Portanto, o Partido dos Trabalhadores está associado a essas conquistas. É um momento importante e agora abre-se uma nova etapa nesse processo, vamos ampliar essa aliança de forças para poder oferecer um palanque forte à reeleição da presidente Dilma em Pernambuco e, ao mesmo tempo, um palanque que possa oferecer à Pernambuco uma nova proposta, uma proposta que aponte para o futuro. O que eu digo sempre é que os pernambucanos se tornaram mais exigentes em relação ao futuro, todos sabem que o Estado avançou, mas sabem também que o Estado tem muitos problemas ainda. E para consolidar esse processo de crescimento, temos muito trabalho pela frente na infraestrutura, na educação, na saúde, na necessidade de fazer um desenvolvimento mais equilibrado, porque há regiões de Pernambuco onde esses investimentos não chegaram. Portanto, é essa agenda desafiadora que nós vamos discutir olhando para o futuro”.

Quem tem condições de conduzir Pernambuco
Armando Monteiro – “O processo está se iniciando agora, vamos ter um processo aberto em que, a partir das convenções, vamos fazer um debate sobre as questões de Pernambuco e então o povo de Pernambuco vai julgar de maneira soberana para decidir quem é que reúne as condições para conduzir Pernambuco nesse novo tempo que, como eu disse, nos desafia. Pernambuco teve um impulso de crescimento nos últimos anos, mas Pernambuco ainda tem muitos problemas. Então, é esse debate que eu espero que se faça, um debate de alto nível, que respeite a opinião pública de Pernambuco e, pra isso, vamos nos colocar com muito entusiasmo”.

PT vai decidir nome ao Senado
Armando Monteiro – “Eu acho que o nome do deputado João Paulo é um nome que tem uma densidade indiscutível pelo que representa, a sua grande liderança popular, a sua experiência como ex-prefeito do Recife tendo largamente aprovadas as suas gestões. Então, é um nome que se coloca com muita força. No entanto, este processo tem que ser definido pelo Partido dos Trabalhadores, que vai nos apontar e indicar o companheiro que se credencia aos olhos do partido para compor a chapa. Estaremos, evidentemente, sempre dispostos a acolher a indicação do PT. Portanto, vamos respeitar essa indicação. Mas não há nenhuma dúvida que o nome de João Paulo se coloca com muita força, desponta como um nome natural”.

O PT e o aumento do tempo de televisão na campanha
Armando Monteiro – “Acho que esse é um subproduto, o primeiro é o conteúdo político da aliança, mais importante que o tempo de televisão é o simbolismo desta aliança de podermos estar juntos com forças que fizeram um papel muito importante nessas transformações que ocorreram no Brasil e em Pernambuco. Então, o conteúdo político é o que tem de mais importante. Agora, há também um subproduto importante que é o fato de que o Partido dos Trabalhadores, como tem uma bancada muito expressiva e numerosa na Câmara, é um dos partidos que tem mais tempo de televisão individualmente, então não teremos problemas de tempo de televisão. Teremos um tempo mais que suficiente pra poder fazer, pra divulgar nossas mensagens e pra fazer uma campanha absolutamente eficiente na comunicação. Quero lembrar que até em episódios passados, mas recentes aqui em Pernambuco, partidos que tiveram até um tempo muito inferior ao que vamos ter, ao final, puderam também de forma eficiente divulgar suas mensagens e até consagrarem-se nas urnas como partidos vitoriosos. Portanto, esta questão do tempo de televisão é muito importante, você precisa ter um tempo mínimo, teremos um tempo muito superior ao tempo mínimo necessário, para que a disputa possa se dar de forma equilibrada em relação à comunicação e a divulgação das mensagens”.(Foto: Alexandre Albuquerque)

PT DE PERNAMBUCO APROVA MOÇÃO DE APOIO À LEGALIZAÇÃO DA MACONHA

Depois de aprovar a aliança com o PTB do senador Armando Monteiro Neto, para as eleições deste ano, o PT de Pernambuco, reunido neste domingo em um hotel de Boa Viagem, aprovou também uma moção de apoio à legalização da maconha, em um indicativo para o Congresso Nacional. A votação foi apertada com 87 votos a favor e 81 contra.
Como o partido não tem uma posição oficial ainda, os jovens em especial pressionam por uma tomada de posição. A votação desta tarde, polêmica, acabou servindo para desanuviar o ambiente tenso das deliberações em torno da tática eleitoral deste ano.
Nenhuma das correntes do partido determinou uma orientação específica. Mas não faltou um coro, a la Mujica.“Partido guerreiro defende os maconheiros”, era o refrão.
Segundo a presidente estadual do PT, Teresa Leitão, a moção não tem poder deliberativo.Ela falou que não saberia como votar, se não fosse apenas observadora, mas que tenderia a ser a favor.
O assunto liberação da maconha é debatido no Congresso Nacional, a partir de sugestão popular, sob a coordenação do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

PT E PTB: “ESTA ALIANÇA TEM A RESPONSABILIDADE DE OFERECER A PERNAMBUCO UM PROJETO QUE APONTE PARA O FUTURO”

 Declaração do senador Armando Monteiro sobre decisão do PT em firmar uma aliança com o PTB para as próximas eleições em Pernambuco:

“Quero destacar o caráter amplamente democrático da decisão do Partido dos Trabalhadores (PT), que se deu de forma aberta e transparente. Esta aliança tem a responsabilidade de oferecer a Pernambuco um projeto que aponte para o futuro. E, para isso, precisamos não apenas construir uma maioria política, mas que esta maioria política expresse também uma maioria social, por meio de alianças com todos os setores que têm compromisso com a ampliação das conquistas e com a consolidação do processo de desenvolvimento de Pernambuco.

Quero manifestar o meu agradecimento e reconhecimento a todas as lideranças do PT. Tudo farei para me colocar à altura dessa manifestação de confiança. E tenho certeza de que nesta luta haveremos de contar também com a participação e o apoio essenciais do ex-presidente Lula e da presidente Dilma, porque eles sempre tiveram um compromisso fundamental com Pernambuco”. (Foto: Alexandre  Albuquerque)

JORGE CÔRTE REAL PRESTIGIA ENCONTROS AMIGOS DE GARANHUNS NO RECIFE

O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) que também é presidente do Sistema S (Fiepe/Sesi/Senai e Iel), marcou presença no evento Encontro Amigos de Garanhuns, realizado ontem (22), no Círculo Militar, no Recife. O parlamentar, que é parceiro do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), cumprimentou os garanhunenses presentes, em sua boa parte, moradores do Recife e prestigiou as apresentações da festa como, Reginaldo Rossi cover.

O encontro reuniu a sociedade, lideranças e políticos, a exemplo do ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz (PSB). “É sempre um prazer participar dos eventos de Garanhuns, uma cidade que aprendi a amar, de grande potencial econômico e cultural. É necessário lembrar que os filhos de Garanhuns estão vivenciando uma nova fase na cidade. De forma moderna e com competência, o prefeito Izaías e sua equipe estão realizando uma gestão com resultados”, disse Côrte Real.

O deputado trabalha na Câmara dos Deputados para levar desenvolvimento sustentado e investimentos para a cidade. Em 2013, foram mais de R$ 3 milhões em emendas para diversas áreas, inclusive para o Turismo, com a liberação do recurso para a construção do Portal de entrada. Este ano de 2014, Côrte Real já alocou mais emendas. R$1,3 milhão para infraestrutura urbana foi indicado no Ministério das Cidades.

PT FECHA QUESTÃO E DECIDE APOIAR ARMANDO MONTEIRO EM PERNAMBUCO

O PT decidiu, neste domingo, apoiar a candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB) ao governo do estado. A decisão foi tomada após uma reunião entre delegados do partido, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem. O ato político contou com a presença de 266 delegados, mas não houve votação fechada. Os presentes levantaram os crachás e a maioria, visivelmente, rechaçou a proposta de candidatura própria que havia sido feita por oito tendências da legenda na semana passada.

Segundo a presidente do PT, Teresa Leitão, não houve contestação do modelo de votação. Ela acredita que houve um consenso progressivo sobre assunto por conta do debate anterior iniciado nas instâncias internas. A prioridade nacional do PT é a eleição da presidente Dilma Rousseff e o partido optou por não dividir o seu palanque em Pernambuco, uma vez que já tinha recebido informações de que o ex-presidente Lula e a própria Dilma querem apoiar Armando Neto.

No encontro, o PT estadual não decidiu, contudo, qual o nome que vai indicar para disputar o Senado. O mais cogitado para a missão é o deputado federal João Paulo, mas a legenda abriu inscrições para outros concorrentes se posicionarem até o dia 5 de abril.

A votação será comunicada ainda hoje ao senador Armando Monteiro, ainda que o presidente municipal da sigla, Oscar Barreto, continue insistindo na tese de candidatura própria – desrespeitando a decisão dos delegados. Segundo Teresa, a sigla vai apresentar ao PTB alguns encaminhamentos sobre programa de governo, eleições proporcionais e estratégias políticas.

Pelo Twitter, uma das principais redes sociais, aliados de Armando comemoram. “O PT governará Pernambuco junto com Armando”, escreveu o senador Humberto Costa. (Com informações de Rosália Rangel-DP)