Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Operação nacional combate fraudes em postos de combustíveis em Pernambuco

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) participou, entre os dias 3 e 5 de fevereiro, da Operação Tô de Olho – Abastecimento Seguro, ação nacional coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A ação aconteceu simultaneamente nos estados de Pernambuco, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal com o objetivo de ampliar a efetividade da vigilância de mercado por meio da atuação integrada de órgãos reguladores, de fiscalização e de defesa do consumidor.

Em Pernambuco, as equipes do Ipem verificaram 359 bicos injetores de combustível para examinar se a quantidade entregue ao consumidor corresponde ao volume indicado no painel da bomba, bem como as condições dos componentes de segurança dos equipamentos. Após a análise, 55 bicos foram reprovados, resultando em 29 autuações e 3 interdições.

De acordo com o presidente do Ipem-PE, Ary Morais, a operação reforça o compromisso do órgão com a defesa do consumidor e a justiça nas relações de consumo. “Essa ação integrada fortalece a fiscalização e amplia a segurança para o cidadão. Nosso trabalho é garantir que o consumidor pernambucano receba exatamente o volume de combustível pelo qual pagou, além de coibir práticas irregulares que prejudicam a concorrência leal”, destacou.

A operação faz parte do Plano de Ação 2025-2026 da Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ) e integra o Programa Nacional de Combate às Fraudes Eletrônicas (Profae), coordenado pelo Inmetro.

Em casos de irregularidades, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PE pelo site www.ipem.pe.gov.br ou pelo telefone 0800 081 1526, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Gestão do prefeito Zeca Cavalcanti consolida retomada do Carnaval e lota Arcoverde no terceiro dia do Pré-Carnaval

O Pré-Carnaval de Arcoverde teve neste sábado (07) um dos seus dias mais intensos, reunindo cultura popular, grandes shows e presença de lideranças políticas em um dia marcado por ruas cheias e Pátio de Eventos lotado. Desde cedo, a cidade viveu o Carnaval com a tradicional Troça do Urso Branco, que há 14 anos arrasta gerações pelas ruas.

A programação no Pátio de Eventos começou com Alcymar Monteiro, trazendo o frevo e muita cultura, seguido por Júnior Saigon, artista da terra, que manteve o público em clima de animação. Encerrando a noite, Dilsinho comandou o show mais aguardado do dia, levando centenas de foliões ao delírio do início ao fim, mesmo com a chuva, confirmando a força e o engajamento do público no penúltimo dia do Pré-Carnaval.

O prefeito Zeca Cavalcanti recebeu o deputado estadual Gustavo Gouveia e o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, que prestigiaram a festa. “Já estou em Arcoverde no Nosso Carnaval, uma festa que reúne alegria, cultura e muita música”, destacou o deputado. Marcelo Gouveia também ressaltou a grandiosidade do evento: “É tempo de Carnaval em Arcoverde, prestigiando essa grande e linda festa construída com muito afinco pelo prefeito Zeca Cavalcanti e por toda a equipe que faz esse espetáculo acontecer”.

Para o prefeito Zeca Cavalcanti, o penúltimo dia simboliza o novo momento do Carnaval da cidade. “Arcoverde vive cultura desde cedo, valoriza suas tradições, seus artistas e entrega uma festa organizada, segura e feita para o povo. É isso que estamos reconstruindo com o Nosso Carnaval”, afirmou. Com ruas tomadas pela tradição, Pátio de Eventos lotado, a cidade de Arcoverde confirmou, mais uma vez, a força de um Carnaval que voltou a ocupar seu lugar no calendário cultural do interior pernambucano.

Entre frevo, samba e axé o Pré-Carnaval Multicultural confirma a força da folia em Caruaru

Com Xanddy Harmonia no palco e os trios nas ruas, a programação diversa manteve o público animado até o fim

O prefeito Rodrigo Pinheiro, a vice-prefeita Dayse Silva e o secretariado municipal acompanharam de perto no último sábado (07) do Pré-Carnaval Multicultural de Caruaru, que reuniu os foliões em diversos polos espalhados na Estação Ferroviária. Nem mesmo a chuva afastou os foliões, que permaneceram animados do começo ao fim da programação.

A folia começou ainda pela manhã, com atividades voltadas para as crianças e famílias nos Polos Coreto da Inclusão, Sucata e Eletrônico. Ao longo da tarde, os Polos Alternativo e o Itinerante Mestre Aurino ampliaram a diversidade. O Circuito Aldo Teixeira tomou as ruas com orquestras de frevo, troças de bois, apresentações culturais e trios elétricos comandados por Robson Estilozoz, Juntô e Banda Pinguim.

No Polo Carlos Fernando, principal palco da Estação Ferroviária, o público vibrou com os shows de Azulinho e Lula Viegas, Sambar & Love e, em um dos momentos mais aguardados da tarde, com a apresentação de Xanddy Harmonia, que contagiou a galera com uma apresentação repleta de sucessos do Carnaval baiano.

Encerrando a noite em clima de celebração, Thayse Dias subiu ao palco convidando Colibri Brasil e Elga Nunes, mantendo a energia de um público que mostrou, mais uma vez, que Caruaru abre o período carnavalesco de Pernambuco com segurança, diversidade e muita alegria – faça sol ou chuva.

Prefeitura de Salgueiro divulga programação completa do Carnaval 2026

A Prefeitura de Salgueiro divulgou neste domingo (08), a programação completa do Carnaval de 2026, com tema “80 anos da Bicharada do Mestre Jaime”.

O evento, que será realizado entre os dias 13 e 17 de fevereiro, teve as principais atrações reveladas pelo prefeito Fabinho Lisandro no dia 1° fevereiro, após arrastão cultural pelas principais ruas e avenidas da cidade.

As festividades carnavalescas da maior cidade do Sertão Central terão atrações musicais em trio elétrico e palco, nos polos Bomba e Multicultural (ao lado da Casa da Cultura) e nos distritos distrito de Umãs e Conceição das Crioulas.

Confira abaixo a programação principal na íntegra:

13 de fevereiro – Bloco das Virgens

Trio elétrico: Mari Fernandez

Palco no Polo Bomba: Léo de Luxo, Uayzzee DJ, Auriza, Maricélia e Weslayne

14 de fevereiro

Trio elétrico: Rubynho (ex-Oz Bambaz)

Palco no Polo Bomba: Orquestra Reprise, Zumzum Bamba, A Barka Maluca (matinê infantil) e Dilsinho

15 de fevereiro

Trio elétrico: Pagoguetho

Palco no Polo Bomba: Maestro Forró, Raphaela Santos e Rodriguinho

16 de fevereiro

Trio elétrico: Márcia Felipe

Palco no Polo Bomba: Antunes Alves, Camila Yasmine, Nena Queiroga e Geraldinho Lins

17 de fevereiro

Trio elétrico: Fabiana Santiago

Palco no Polo Bomba: Jameckson, Patusco e Kevin Jonny

No distrito de Conceição das Crioulas o evento será realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro, com shows de Ítalo Ramon, Anão da Pisadinha, Groove Nervoso e Rodrigo Xonado. Em Umãs, o Carnaval será realizado entre os dias 15 e 17, com apresentações da Orquestra Imperial, Cia Soul Dance, Dan Aleixo, Marcílio Kynô, Flay, Júnior Silva, Jailson Lima & Ericka Andrade e Matheus O Matt.

O Polo Multicultural será animado pela Cia de Dança Traço Mágico, Grupo Musical Dó Ré Mirim e banda Milk Shake, no dia 15; o rock das bandas Zerooitosete, Jay Ferri, Batuketos, Sistema em Caos e Old Tape, no dia 16; e a orquestra e passistas de frevo do projeto Groove de Rua e Bastinho e Orquestra Frevo Bronzeada, no dia 17.

As festividades estão sendo realizadas pela prefeitura, através das secretárias de Desenvolvimento Econômico e de Cultura e Esportes, com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe e da Secretaria de Cultura. O evento ainda conta com incentivo do Governo Federal e outros parceiros.

Prefeitura do Recife saúda Dia do Frevo com mais de 30 apresentações por toda a cidade neste 09 de fevereiro

Passistas, orquestras, troças carnavalescas, clubes de bonecos, blocos líricos e as demais expressões do mais recifense dos ritmos irão contagiar a cidade nesta segunda

Neste dia 9 de fevereiro, o Recife vai pulsar ao som de seus acordes mais autênticos para celebrar o Dia do Frevo. A Prefeitura preparou uma programação especial dividida em quatro atos: Alvorada dos Passistas, Almoço com Frevo, Desfile de Agremiações, Orquestras e Passistas e finalizando com a Apoteose dos Alegres Flabelos. A programação festiva e completamente gratuita começa às 8h e se estende até 19h30.

Essa grande saudação ao frevo tem início às 8h, com saída da Alvorada dos Passistas na Praça e Sinal do Derby. Entre 8h e 10h, uma série de companhias de dança, orquestras e passistas irão promover a alegria em um dos pontos mais movimentados da cidade. Participam da Alvorada as Orquestras Frevo Zen, Som Brasil Banda Show e Trilha Nordestina, que irão embalar os passos de grupos como Cia Dança Perna de Palco e Nordeste Cia de Dança, entre outros.

“O frevo é uma forma de expressão que nos promove imenso pertencimento, que cria e gera em nós um processo de revitalização e de resistência, inclusive, da nossa própria cidadania. É uma forma de expressão festiva. É do Carnaval, mas também está fora do carnaval. Está no cotidiano de todos nós e tem essa perspectiva mesmo da resistência do existir. Surge como uma força vital da cidade em movimento e no seu processo de desenvolvimento no final do século XIX e vem até hoje resistindo e existindo como o brincar, como o se expressar, como o embate, inclusive, no cotidiano das nossas vidas”, afirmou Carmem Lélis, pesquisadora e assessora técnica de política cultural da Secretaria de Cultura do Recife.

A partir das 15h é hora de Almoço com o Frevo. Na Praça do Arsenal, irão se encontrar a Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda e o Clube de Boneco seu Malaquias. A eles irão se unir a Cia de Dança Trapiá e a Escola de Frevo do Recife. Ao final da tarde, ainda no Bairro do Recife, é a hora do Desfile de Agremiações, Orquestras e Passistas. Entre 17h e 18h30, mais de dez agremiações e grupos musicais e de dança irão percorrer o circuito Rio Branco – Arsenal. Entre os brinquedos e brincantes, Madeira do Rosarinho, Clube Carnavalesco Misto Pão Duro, Passistas de Zenaide Bezerra e Bloco Carnavalesco Lírico Edite no Cordão. A partir das 18h, a Praça do Arsenal sedia a Apoteose dos Alegres Bandos (Vide programação).

A iniciativa busca convidar a cidade a ouvir, sentir e dançar o frevo, reforçando a identidade cultural recifense e a importância desse Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e da Humanidade. Lélis reforça que, para além da festa, o frevo tem uma importância de cidadania para todos os recifenses e pernambucanos. “Por isso ele merece, ele é um patrimônio e precisa ser celebrado e ser memorado e rememorado sempre”. A festa promete emoção e energia, garantindo um espetáculo vibrante para quem estiver nas ruas e calçadas acompanhando a passagem desse grande cortejo.

DIA DO FREVO
O frevo é celebrado em duas datas distintas. A primeira, comemorada no Recife, Pernambuco, ocorre em 9 de fevereiro e faz referência ao trabalho do pesquisador e escritor Evandro Rabello. Segundo seus estudos, essa foi a data em que o termo “frevo” apareceu pela primeira vez na imprensa, em 1907, no Jornal Pequeno. Na época, a palavra designava uma música criada para uma agremiação carnavalesca chamada Empalhadores do Feitosa.

Já a segunda data, 14 de setembro, é uma comemoração de âmbito nacional. Ela homenageia o jornalista Osvaldo Almeida, responsável por nomear essa manifestação cultural como “frevo”. O termo surgiu da corruptela da palavra “frever”, usada popularmente para descrever a efervescência das ruas durante o carnaval. A partir disso, o frevo passou a englobar todas as expressões ligadas a essa tradição carnavalesca.

Baile Municipal do Recife celebra 60 anos em noite de cultura, frevo e solidariedade

Em clima de festa, frevo e solidariedade, evento celebrou seis décadas de história, valorizou a cultura popular e reafirmou o compromisso social, com renda integralmente revertida para instituições beneficentes

O prefeito do Recife, João Campos, participou do tradicional Baile Municipal do Recife, que celebrou, neste sábado (7), sua 60ª edição, consolidando-se como o baile mais antigo e emblemático da capital pernambucana. Em clima de festa, frevo e solidariedade, a noite foi marcada pela valorização da cultura popular, da música brasileira, e pelo compromisso social do evento, cuja renda é integralmente revertida para instituições beneficentes que prestam serviços à população da capital pernambucana.

O gestor celebrou a noite de festa e destacou a importância histórica do Baile Municipal. “Essa festa tem uma história linda, são 60 edições. A primeira foi idealizada por Miguel Arraes e, naquele ano, meu avô, Maximiliano Campos, compôs com Artur Lima Cavalcanti a música Serpentina Partida, lançada justamente no Baile Municipal. Sessenta anos depois, estar aqui como prefeito, recebendo a cidade para um baile tradicional de Carnaval, mas que reafirma a força da nossa cultura, é motivo de muita alegria”, afirmou João Campos.

Realizado com mais de sete horas ininterruptas de música e mais de 20 atrações, o Baile reuniu grandes nomes da música pernambucana e nacional. A Orquestra Popular do Recife (OPR), sob a regência do maestro Ademir Araújo, abriu a noite de shows recebendo Claudionor Germano, decano do frevo e único artista presente em todas as edições do Baile, além de Nonô Germano.

Na sequência, o maestro Spok assumiu a batuta de sua orquestra e recebeu convidados especiais, como o maestro Duda, que, aos 90 anos, regeu a orquestra, além de Lenine, um dos homenageados do Carnaval 2026. Um dos pontos altos da noite foi a participação inédita de Carlinhos Brown, que promoveu um encontro simbólico entre Pernambuco e Bahia, levando ao palco frevo, axé e percussão, em uma apresentação compartilhada com o Coral Edgar Moraes.

Também participaram da celebração os Guerreiros do Passo, o maestro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH), Otto, Larissa Lisboa, Elba Ramalho, Priscila Senna, Gerlane Lops, Marron Brasileiro, Nena Queiroga e Almir Rouche, garantindo uma noite marcada pela força da cultura popular.

“Participar do Baile Municipal é sempre uma alegria. Eu sempre venho com amigos e com a minha família para viver o que há de melhor da nossa cultura, que é a música: é frevo, é gente de todo canto celebrando junto. A gente sente orgulho de fazer parte dessa festa, de ser recifense”, contou o folião Manoel da Silva.

2° Baile Municipal de Salgueiro é marcado por muita animação e alegria

Realizada na noite desta sexta-feira, 6, adentrando a madrugada deste sábado, 6, a 2ª edição do Baile Municipal de Salgueiro foi um sucesso, com muita animação e alegria dos foliões presentes. A festa solidária arrecadou recursos para a APAE de Salgueiro, através da comercialização de mesas e ingressos.

O evento contou com shows musicais da Banda Freviando, prata da casa, e do cantor pernambucano Geraldinho Lins, que assim como na 1ª edição, em 2025, doou o cachê do show em prol de uma boa causa. As duas atrações fizeram o público cair da folia, ao som de muitos clássicos carnavalescos em ritmo de frevo, caboclinho, maracatu, entre outras sonoridades.

De forma criativa, muitos foliões se fantasiaram e curtiram o evento pré-carnavalesco com muita irreverência e bom-humor, preparando-se para o período oficial de Carnaval, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Jovens, adultos e idosos extravasaram alegria em uma noite de muita descontração.

O prefeito do município, Fabinho Lisandro, prestigiou o evento acompanhado da primeira-dama, Juliana Alves, e dos deputados Fernando Filho (federal) e Joãozinho Tenório (estadual). Também estiveram presentes várias personalidades do município e moradores de diversas partes de Salgueiro.

A realização do Baile Municipal é um resgate dos tradicionais carnavais da cidade, que eram realizados em clubes, além de valorizar a autêntica cultura carnavalesca.

No Recife, governadora Raquel Lyra abre o Carnaval do Estado com o Festival Pernambuco Meu País

Evento ocorre durante todo final de semana no Terminal Marítimo com atrações locais e nacionais

Fomento à cultura e economia, alegria e diversão marcaram a abertura do Carnaval de Pernambuco 2026 com o Festival Pernambuco Meu País comandada pela governadora Raquel Lyra, nesta sexta-feira (6), no Terminal Marítimo do Recife. Na primeira noite do evento, a chefe do Executivo estadual condecorou os homenageados dos Festejos de Momo deste ano, João Gomes, grande atração da noite, Maestro Duda e Nena Queiroga, além de destacar o legado artístico do cantor e compositor Chico Science. A vice-governadora Priscila Krause também participou da abertura.

“Não tem lugar no Brasil e no mundo que tenha tantos artistas extraordinários como a gente tem no nosso Estado. Temos uma grande alegria de poder homenagear pessoas como Maestro Duda, Nena Queiroga e João Gomes, além de celebrar o legado de Chico Science. Hoje, com grandes artistas, abrimos o Festival Pernambuco Meu País no Carnaval, que também abre oficialmente as portas para o maior Carnaval do Brasil”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Além de João Gomes, a noite de shows contou com apresentações de Alessandra Leão e Buhr, Mestre Ambrósio, Mundo Livre S/A, Nação Zumbi com participação especial de Mestre Salu. O Pernambuco Meu País no Carnaval tem programação gratuita e conta com diversas atrações locais e nacionais até o próximo domingo (8). Entre os dias 13 e 17, o Palco Pernambuco Meu País aporta no Jardim do Cais do Sertão, com uma programação que valoriza as manifestações tradicionais da cultura pernambucana.

A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, destacou o impacto do evento para economia e cultura do Estado. ”O Pernambuco Meu País tem rodado o Estado e agora antecipamos a abertura do Carnaval em um final de semana, gerando emprego, renda e movimentando toda a cadeia produtiva desse grande evento. A noite de abertura é um momento de celebrar os homenageados do Carnaval de Pernambuco. Uma noite inesquecível para os pernambucanos”, pontuou.

Durante todo o período carnavalesco, o Governo do Estado está investindo R$ 87,2 milhões em setores estratégicos como segurança, cultura e turismo. A folia no Estado conta 98% dos artistas locais e quase 80% das contratações correspondem a expressões de cultura popular da tradição carnavalesca pernambucana.

“O Festival Pernambuco Meu País traz grandes atrações da cena local e nacional, com muita cultura viva, e isso representa o que é Pernambuco. Estamos prontos para receber turistas e o povo pernambucano e celebrar juntos o maior Carnaval do Brasil”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba

O vocalista do Mundo Livre S/A, Fred Zero Quatro, falou sobre a importância do evento. “Acho fundamental a iniciativa de promover esse intercâmbio de circulação de cultura do Litoral ao Sertão, como o Pernambuco Meu País faz em suas diversas edições. No Carnaval, sempre esperamos tocar em grandes palcos como o dessa noite”, destacou o cantor.

SEGURANÇA E TURISMO – Durante o Carnaval, a segurança pública contará com atuação dos mais de 3 mil servidores recém-nomeados pelo Governo do Estado, que estarão empregados nos mais de 68 mil lançamentos operacionais das forças vinculadas à Secretaria de Defesa Social (SDS). Todas as ações serão integradas entre a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Científica, a Defesa Civil e a Corregedoria. A festa ainda contará com 325 câmeras de videomonitoramento fixas e 360°, distribuídas nos principais polos do Estado, além do uso de drones, totens de observação, reconhecimento facial no Recife e em Olinda, além do fortalecimento do Alerta Celular, que recupera aparelhos roubados e furtados.

No turismo e na economia, a expectativa é que o Carnaval de Pernambuco movimente R$ 3,5 bilhões em receita turística, com a chegada de cerca de 2,5 milhões de visitantes ao Estado, esperando atingir 95% de ocupação da rede hoteleira. Além das ações na Região Metropolitana, o Governo de Pernambuco apoia os tradicionais carnavais de Bezerros, Triunfo e Nazaré da Mata, fortalecendo as diversas linguagens da folia e a circulação da cultura.

Estiveram presentes no evento, os secretários estaduais Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Túlio Villaça (Casa Civil), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação); além do presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo; da presidente da Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba; dos deputados estaduais, Wanderson Florêncio e João de Nadegi; e dos vereadores do Recife, Flávia de Nadegi, Agora é Rubem e Davi Muniz.

Raquel Lyra fortalece PSD no Agreste com filiação da liderança de Gravatá Viviane Facundes e do prefeito Padre Joselito

A governadora de Pernambuco e presidente do Partido Social Democrático (PSD) no Estado, Raquel Lyra, comandou a filiação de importantes lideranças à legenda. No Agreste, foi a vez da liderança política em ascensão e agora pré-candidata a deputada estadual, Viviane Facundes, além do prefeito de Gravatá, Padre Joselito.

“O povo decidiu mudar e escolher uma governadora para Pernambuco. Nunca disse que seria fácil, mas estamos aqui para fazer transformações. Precisamos continuar com a consciência de que mais gente boa precisa estar na política, e Gravatá precisa de uma deputada estadual para chamar de sua, ao lado de um prefeito que é uma liderança política na cidade. Com essa união, vamos juntos continuar mudando o jogo”, destacou Raquel Lyra.

Viviane surge como um dos grandes nomes de Gravatá na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), reforçando a força das mulheres na chapa do partido. “Tenho a certeza de que estou ao lado da pessoa certa para governar Pernambuco e, por isso, decidi, junto com Joselito, tomar a decisão de me filiar ao PSD. Na Alepe, não pretendo ser só mais uma. Trabalharei com coerência, verdade e determinação. Carrego como bandeira o fortalecimento das mulheres”, afirmou Viviane Facundes.

“Me filio ao PSD porque vejo no governo Raquel Lyra a palavra trabalho. Eu e Viviane nos juntamos a esse time por entendermos que a mudança precisa continuar”, ressaltou o prefeito Padre Joselito.

Falando em nome de todos os prefeitos do PSD, Dió Filho, do município de Riacho das Almas, saudou a chegada dos novos filiados. “Eleição se vence no dia a dia, na presença, indo à casa das pessoas. Viviane tem muito a somar a Pernambuco para continuarmos avançando nesse ritmo de mudança”, disse.

Estiveram presentes no ato de filiação os prefeitos Júnior de Irmã Teca (Itapissuma), Sandro Corrêa (Chã Grande) e Araújo (Amaraji). Também participaram o vice-presidente estadual do PSD, André Teixeira Filho; a presidente do PSD em Jaboatão e pré-candidata a deputada estadual, Andréa Medeiros; e o ex-prefeito de Olinda e pré-candidato a deputado estadual, Professor Lupércio.

João estreita laços na Bahia e no Baile Municipal

Por Anthony Santana/Blog da Folha

O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, aproveita o fim de semana para intensificar as articulações. Considerado a principal aposta da Frente Popular para a disputa pelo governo do estado em outubro, o gestor não deve deixar passar a oportunidade de estreitar laços com aliados políticos e ampliar as alianças em torno de uma eventual candidatura.

Na Bahia, em Salvador, onde participa das comemorações pelos 46 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o gestor aproveita o calendário partidário para estreitar os laços com a agremiação aliada. Após a agenda, o prefeito retorna ao Recife para comandar o tradicional Baile Municipal.

O evento carnavalesco pode ser o último que Campos irá participar como gestor da capital pernambucana. Isso porque, caso Campos decida se candidatar ao governo estadual, é necessário que ele renuncie até abril, deixando no cargo o atual vice-prefeito da cidade, Victor Marques (PCdoB).

A festa deve servir como vitrine para o prefeito, que deve aproveitar a ocasião para mostrar força política, posando ao lado de aliados e reforçando a imagem de líder da Frente Popular. Anfitrião do Baile Municipal, João Campos receberá o ex-deputada federal Marília Arraes (SD) e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), que são presenças confirmadas. Também é esperado o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (UB).

Os três disputam vaga de candidatura ao Senado na eventual chapa encabeçada pelo socialista. Outro nome cotado para a chapa é o do senador Humberto Costa (PT), que não participará da festa porque estará nas comemorações do PT em Salvador.