Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Sertânia recebe investimento de R$ 15 milhões para ampliação do Sistema Adutor

O município de Sertânia está recebendo um investimento de R$ 15 milhões para a ampliação e modernização do Sistema Adutor, em parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. A obra já está em andamento e tem como objetivo melhorar o abastecimento de água para a população, estimada em pouco mais de 30 mil habitantes.

O projeto prevê o aumento da vazão e a regularização do fornecimento de água bruta a partir da Barragem de Campos, reduzindo perdas ao longo do Açude Barra e garantindo maior eficiência ao sistema.

Entre os serviços executados estão a implantação de um sistema de captação flutuante, a instalação de uma estação elevatória e a construção de 6,7 quilômetros de adutora de água bruta, ligando o Reservatório de Campos, localizado no Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), até a cidade de Sertânia.

A obra também contempla a aquisição de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) por ultrafiltração, com capacidade de 50 litros por segundo, o que permitirá mais qualidade e segurança no abastecimento para a população sertaniense.

Segundo a gestão municipal, a intervenção possibilitará a desativação do Açude Barra, assegurando mais agilidade no fornecimento de água. A prefeita Pollyanna Abreu destacou que o investimento representa um avanço importante para o abastecimento hídrico do município, especialmente nos períodos de estiagem, quando a população enfrenta maiores dificuldades no acesso à água potável. A gestora ressaltou ainda que a administração municipal vem trabalhando para solucionar problemas históricos relacionados ao abastecimento de água em Sertânia.

Allan Kardec, filho de Mestre Jaime, é o homenageado do Carnaval de Salgueiro em 2026

Em 2026 o Carnaval de Salgueiro celebra a arte, a cultura e o legado de Mestre Jaime, um símbolo da folia do município, que morreu aos 98 anos em 2021. Além de homenagear o bloco que ele criou em 1946, com o tema “80 anos da Bicharada do Mestre Jaime”, a prefeitura também escolheu Allan Kardec, um dos nove filhos do artesão e artista plástico, para ser o homenageado vivo da folia em 2026.

Folião de carteirinha, Kardec é ligado ao Carnaval desde criança, quando já acompanhava o pai nos primórdios da Bicharada. Conforme foi crescendo, ajudou a fundar outros blocos na cidade, como o Massa Real e mais recentemente o Pé na Cova, uma divertida agremiação carnavalesca realizada anualmente na entrada do bairro Santa Margarida.

Sobre a relação com o pai, Kardec só tem elogios. “Papai não era um pai, era um irmão. Ele nunca brigou com a gente. Eu amo meu pai, era gente fina, que sempre cuidou da gente com a maior elegância do mundo”, disse.

O anúncio de Allan Kardec como o homenageado do Carnaval de Salgueiro este ano aconteceu durante o 2° Baile Municipal, realizado sexta-feira, 6, no clube ACS.

23º Baile Municipal da Pessoa Idosa será realizado amanhã (10)

Classic Hall será o local da festa gratuita. Maestro Spok, Coral Edgard Moraes e Banda de Pau e Corda estão na programação

Nesta terça-feira (10), o 23º Baile Municipal da Pessoa Idosa deve atrair mais de 10.000 pessoas ao Classic Hall. Muitos deles são dos mais de 100 Grupos de Convivência de Pessoas Idosas do Recife, representantes de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e também convidados da Região Metropolitana e de diversos municípios de Pernambuco. Os portões serão abertos às 14h e a programação contará com Maestro Spok, Coral Edgard Moraes e ainda com a participação especial da Banda de Pau e Corda. A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público em geral.

A iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, vai ter ainda a participação da Rainha e do Rei do Baile Municipal da Pessoa Idosa. Aílton Diogo Filho, 62 anos, participante do grupo Caminhando Feliz; e Laudicéia Santos de Oliveira, 65 anos, do Grupo 60+ da Escola Santos Dumont, foram coroados no último dia 26 de janeiro, no novo Centro de Convivência Maria da Conceição Guedes Pereira, e vão apresentar estilo, desenvoltura e muito frevo durante o evento.

“O 23º Baile Municipal da Pessoa Idosa vai ter muito frevo, alegria e energia positiva. Vamos celebrar a década do envelhecimento saudável, ativo e participativo. Sabemos que 17% da população do Recife é formada por pessoas idosas e, também por isso, a gestão municipal segue comprometida com as políticas públicas para essa população. Foi assim com a inauguração do Centro de Convivência Maria da Conceição Guedes Pereira nas Graças, com a realização do concurso da Rainha e do Rei da Pessoa Idosa e agora com o Baile desta terça”, comentou o secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho, fazendo o convite para a festa.

Governo de Pernambuco anuncia João Batista como secretário executivo da Casa Civil

O advogado João Batista de Melo Alves, que desde 2024 presidia a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), é o novo secretário executivo de Coordenação Estratégica da Casa Civil. O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial, do último sábado (7).
 
“Desejo sucesso a João que assume uma nova missão em nosso governo depois da sua importante atuação na presidência da Jucepe e agora vai continuar contribuindo com Pernambuco em ações estratégicas na Secretaria da Casa Civil”, destacou a governadora Raquel Lyra. 
 
Currículo – João Batista é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também exerceu o cargo de secretário municipal de Saneamento e atuou em diferentes funções no Senado Federal, na Confederação Nacional da Indústria (CNI) e na Câmara dos Deputados, entre outros órgãos.
 
A Jucepe será presidida por Paulo André Rabêlo, que exercia o cargo de vice-presidente da autarquia desde 2023.

Com trabalho de Raquel Lyra e do deputado Gustavo Gouveia, prefeito Fredson recebe mais dois ônibus escolares para São José do Egito

São José do Egito foi contemplado com mais dois ônibus escolares zero quilômetro, reforçando a frota do transporte de estudantes do município. Os veículos foram entregues pelo Governo de Pernambuco, por meio da governadora Raquel Lyra, com articulação do deputado estadual Gustavo Gouveia, ampliando a segurança, o conforto e a qualidade no deslocamento dos alunos da rede pública.

O prefeito Fredson Brito celebrou a conquista e destacou a importância da parceria institucional para fortalecer a educação:

“Receber mais dois ônibus escolares é garantir mais segurança e dignidade para nossos estudantes. Agradeço à governadora Raquel Lyra pela sensibilidade com a educação e ao deputado Gustavo Gouveia pela articulação e pelo compromisso com São José do Egito. Seguimos avançando com trabalho e parcerias que dão resultado.”

O deputado Gustavo Gouveia ressaltou que o apoio ao município já está em curso e enfatizou o impacto de uma frota renovada:

“Já estamos trabalhando por São José do Egito. Investir em uma frota nova de ônibus escolares é investir no futuro, garantindo transporte adequado para os alunos e tranquilidade para as famílias. Essa é uma prioridade.”

Com a chegada dos novos veículos, a gestão municipal fortalece o transporte escolar, melhora a logística das rotas urbanas e rurais e reafirma o compromisso com uma educação mais eficiente e inclusiva para todos os estudantes egipcienses.

Centro Arrecifes de Cidadania é inaugurado em Afogados e amplia rede de proteção social

Novo equipamento fortalece a inclusão social, produtiva e digital no Recife, com capacidade de atendimento para até 5 mil famílias e investimento de cerca de R$ 3,1 milhões

Foi inaugurado nesta segunda-feira (9) o segundo Centro Arrecifes de Cidadania, localizado na Rua Professor Augusto Wanderley Filho, nº 63, no bairro de Afogados. O novo equipamento amplia a rede socioassistencial do município e consolida uma política pública voltada à promoção da inclusão social, produtiva e digital. Participaram da inauguração o prefeito do Recife, João Campos, e o vice-prefeito, Victor Marques.

O espaço garante à população acesso a serviços típicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), como atendimento psicossocial individual e familiar e inclusão em benefícios vinculados ao Cadastro Único. Também serão ofertados cursos de qualificação profissional e inclusão digital, assessoria profissional e de carreira, orientação jurídica, além de atividades culturais e educativas.

Durante a inauguração, o prefeito João Campos destacou a atuação do equipamento no fortalecimento do cuidado social no território. “O Centro Arrecifes de Cidadania de Afogados reúne acolhimento e ações como qualificação profissional, formação em tecnologia, espaço de leitura e atividades educativas, reforçando a garantia de direitos e o cuidado com a população que mais precisa”, afirmou.

O vice-prefeito Victor Marques ressaltou o investimento e a contribuição do equipamento para a rede socioassistencial da cidade. “Estamos entregando o Centro Arrecifes de Cidadania de Afogados, um equipamento que integra o CRAS a ações de inclusão produtiva, digital e social, fortalecendo a rede de proteção do Recife em uma área estratégica”, destacou.

Com investimento de cerca de R$ 3,1 milhões, a obra foi executada por meio da Secretaria de Projetos Especiais (SEPE). A gestão do equipamento ficará sob responsabilidade da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), responsável pela coordenação da política de proteção social básica no município. O Centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e contará com uma equipe multiprofissional formada por 22 trabalhadores, entre assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais, oficineiros, auxiliares administrativos e equipe de apoio técnico.

O Centro Arrecifes de Cidadania – Afogados abriga um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos territórios. A unidade assegura acompanhamento sistemático às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, promovendo o acesso a direitos, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e a inclusão social.

A população também terá acesso a serviços como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), com acompanhamento familiar contínuo, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com atividades voltadas para crianças, adolescentes, pessoas idosas e famílias. O equipamento ainda ofertará atendimento do Cadastro Único, ações de Inclusão Digital e Produtiva, com capacitação tecnológica e profissional, além de Assessoria Jurídica, garantindo orientação e defesa de direitos.

De acordo com a secretária em exercício de Assistência Social e Combate à Fome, Edivania Arcanjo, este é o segundo Centro Arrecifes de Cidadania entregue no Recife — o primeiro está localizado na Comunidade do Bem — e representa uma política pública estruturante. “O equipamento promove a inclusão social por meio da inclusão produtiva e digital, ampliando oportunidades para jovens, adultos e pessoas idosas, fortalecendo a geração de renda, o acesso a direitos e garantindo um atendimento humanizado e contínuo à população que mais precisa”, afirmou.

No local, também foi inaugurado o 6º ponto de leitura da Rede Bibliotecas pela Paz. Integrante do programa Recife Cidade Leitora, o espaço amplia o acesso ao livro, à cultura e à cidadania. O acervo conta com cerca de 350 títulos, entre obras literárias, revistas, livros em Braille, literatura infantil e infantojuvenil, além de publicações de diversas áreas do conhecimento.

Como parte da estratégia de promoção da autonomia e da geração de renda, o Centro Arrecifes de Cidadania – Afogados também irá ofertar cursos voltados à formação cidadã, tecnológica e empreendedora. Para os meses de fevereiro e março de 2026, estão previstas capacitações como Marketing Digital Básico com o Celular, Letramento Digital para a Vida e o Trabalho e Vendendo pelo Celular: Fotos e Textos que Conquistam, além de cursos nas áreas de artesanato e beleza como fonte de renda, incluindo design de sobrancelhas, cuidados com o cabelo, limpeza de pele e produção artesanal sustentável.

Álvaro Porto pedirá intermediação do TJPE nas negociações entre policiais e governo do estado

Iniciativa atende à solicitação feita pelo Sinpol, diante da dificuldade de diálogo com o Executivo

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, vai solicitar ao Tribunal de Justiça (TJPE) que assuma a intermediação das negociações entre o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco e o governo do estado, referentes à implementação da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis e do reajuste salarial de 33,33% decorrente do aumento da jornada de trabalho, já reconhecida pelo próprio tribunal. Os policiais pedem que o TJPE instaure audiência de conciliação e mediação.

A iniciativa do deputado atende a apelo do Sinpol, que aponta indisposição da Administração Pública Estadual em dialogar com a categoria, mesmo após diversas tentativas feitas pelos policiais.

Em encontro com Porto, nesta segunda-feira (09.02), na Alepe, o presidente do sindicato, Áureo Cisneiros, informou que desde agosto do ano passado a categoria cobra a implementação da Lei Orgânica.

“Numa reunião que fizemos com entidades da sociedade e também deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia, representantes do Governo Estadual informaram que o projeto estaria em fase final de elaboração e que seria apresentado ‘nos próximos dias’ à Assembleia. Mas já se passaram mais de seis meses e isso não ocorreu”, diz Cisneiros.

O Sinpol ressalta, em ofício entregue a Porto, que a Lei Orgânica sedimenta as normas gerais de funcionamento, padroniza a estrutura das Polícias Civis nos estados, dentre outras determinações.

O Sinpol informa ainda que no dia 30 de dezembro de 2025 enviou ofício à governadora requerendo reunião para tratar da implementação do percentual de 33,33%, mas que, até agora, não houve resposta. “Estamos sem qualquer sinalização de abertura de diálogo”, enfatiza.

“Não restou alternativa senão requerer à Vossa Excelência que intermedeie junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco a instauração de audiência de conciliação e mediação entre os representantes dos Policiais Civis e a Administração Pública”, informa o Sinpol, no ofício.

De acordo com Porto, o pedido dos policiais é essencial para garantir segurança jurídica, valorização profissional e o cumprimento da legislação nacional. “Estas condições são fundamentais para a estabilidade institucional e o eficiente funcionamento da segurança pública em Pernambuco”, destaca.

O deputado frisou que a Alepe reafirma seu compromisso em ser uma aliada da Polícia Civil, reconhecendo o papel vital dos profissionais de segurança na proteção da sociedade.

“Continuaremos a trabalhar na construção de soluções por meio do diálogo e do respeito às instituições, sempre em prol de uma polícia mais forte e valorizada. Juntos, podemos assegurar um ambiente seguro e justo para todos os cidadãos”.

Foto: divulgação

SCJ-PE leva campanha de proteção à infância ao Festival Pernambuco Meu País

Ação do Governo do Estado reforçou a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes na abertura oficial do Carnaval de Pernambuco

Durante os primeiros dias do Festival Pernambuco Meu País, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ-PE), realizou ações educativas voltadas à proteção de crianças e adolescentes, integrando a campanha “Bloco da Folia Segura – Brincar, Cuidar e Proteger’ à programação cultural do evento, no último final de semana. A iniciativa marcou a abertura das atividades da campanha no período carnavalesco, com atuação direta nos territórios e diálogo com o público presente.

Ao longo dos três dias do festival, realizado de sexta-feira (06) a domingo (08), no Terminal Marítimo do Recife, equipes da SCJ-PE circularam pelos espaços do evento promovendo abordagens educativas com foliões, famílias, comerciantes e trabalhadores informais. A ação teve como foco o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, reforçando orientações sobre prevenção, identificação de situações de risco e acionamento da rede de proteção.

A presença da campanha em um evento de grande circulação popular contribuiu para ampliar o alcance das informações e fortalecer a atuação preventiva do Estado em um período de intensa mobilização social. Materiais informativos foram distribuídos e o diálogo direto com a população buscou estimular a corresponsabilidade na garantia de direitos, especialmente em contextos festivos.

Para a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles, a integração da campanha ao Festival Pernambuco Meu País reforça a diretriz de atuação territorial das políticas públicas estaduais. “É um compromisso da governadora Raquel Lyra assegurar que as ações de proteção à infância e à adolescência estejam presentes onde as pessoas estão. A atuação durante o festival permitiu ampliar o diálogo com a população e fortalecer medidas preventivas em um espaço de grande visibilidade e circulação”, avaliou.

A ação integra as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as políticas públicas estaduais de proteção à infância e à juventude, reafirmando o papel do poder público na prevenção de violações e no fortalecimento da rede de proteção. Durante as abordagens, a população foi orientada sobre os canais oficiais de denúncia e acolhimento disponíveis em todo o estado. Quaisquer denúncias podem ser registradas pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100), pelo WhatsApp da SCJ-PE (81) 98494-1767 ou pelo 190, da Polícia Militar.

Carnaval do Recife amplia experiência do folião com recursos digitais interativos no Conecta Recife

Plataforma reúne personalização, conexões entre pessoas e serviços essenciais para viver a folia na cidade


Em 2026, o Carnaval do Recife passa a contar com uma nova camada de experiência digital, pensada para acompanhar o folião antes, durante e depois da festa. A novidade chega por meio do Conecta Recife, plataforma da Prefeitura que chega no período carnavalesco com funcionalidades interativas, personalização de perfis e estímulo à conexão entre as pessoas. A programação e outras funcionalidades estão disponíveis no Banner ‘Programação Oficial Carnaval 2026’ ou no endereço https://carnaval.recife.pe.gov.br.

Uma das principais inovações é o perfil digital do folião, que permite incluir foto, informações básicas e aplicar temas carnavalescos personalizados, com mensagens bem-humoradas e típicas da festa, como “Tô solteiro” e “Primeiro Carnaval”. Desenvolvida com foco no uso pelo celular, a funcionalidade garante que a identidade digital acompanhe o folião em tempo real ao longo dos dias de folia.
O Conecta Recife também passa a oferecer um sistema de conexão entre pessoas, criado para transformar encontros nas ruas em vínculos digitais. Cada usuário recebe um código exclusivo e um QR Code, que podem ser compartilhados e escaneados pelo celular, facilitando conexões de forma prática, segura e não invasiva. A funcionalidade permite seguir outros foliões, visualizar presenças confirmadas em eventos, receber notificações e controlar a privacidade, com opções de bloqueio e gerenciamento das conexões.

A experiência digital é complementada por um álbum de figurinhas colecionáveis, com 24 artes inspiradas em blocos, personalidades, símbolos e espaços marcantes do carnaval recifense. As figurinhas podem ser conquistadas a partir de interações com amigos na plataforma. Ao fim da festa, o folião poderá acessar uma retrospectiva visual personalizada, reunindo seus melhores momentos no Carnaval do Recife.

Além das novas funcionalidades, o Conecta Recife continua reunindo os principais serviços do Carnaval, incluindo a programação completa dos seis dias de folia, com mais de 3 mil apresentações distribuídas em cerca de 50 polos pela cidade, como Marco Zero, Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro, polos descentralizados e de programação infantil.

A plataforma também concentra as inscrições para o Espaço da Acessibilidade e disponibiliza o Mapa da Folia, ferramenta que ajuda o público a localizar polos e palcos espalhados pelo Recife.

Dia do Frevo, Ubuntu e Subida do Galo marcam última semana de prévias 

Eventos coroam o encerramento de mais de 60 eventos que aconteceram nos meses de janeiro e fevereiro 

A semana que antecede o reinado oficial de Momo começa na próxima segunda com muita malemolência e gingado para a celebração do Dia do Frevo, em 9 de fevereiro. Ao longo de todo o dia, orquestras e passistas irão percorrer a cidade para levar alegria a munícipes e turistas, mantendo acesa a chama da tradição do mais recifense dos ritmos. A partir das 13h, a Praça do Arsenal ganha encontro de agremiações, orquestra e passistas. A partir das 17h, as ruas do Bairro do Recife ganham cortejos de orquestras, agremiações, companhias de dança e passistas.

Na terça (10), às 14h, o Classic Hall vira palco para o Baile Municipal da Pessoa Idosa. Na ocasião, o rei e a rinha da pessoa Idosa do Carnaval 2026, Aílton Diogo Filho, 62 anos, participante do grupo Caminhando Feliz; e Laudicéia Santos de Oliveira, 65 anos, do Grupo 60+ da Escola Santos Dumont, irão desfilar suas majestades no palco. Os salões do Classic Hall devem reunir deve reunir cerca de 10 mil pessoas entre idosos dos mais de 100 Grupos de Convivência de Pessoas Idosas do Recife, representantes de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e convidados da Região Metropolitana e de diversos municípios de Pernambuco.

No final da tarde, a Praça do Arsenal recebe o encontro de Caboclinhos e Índios. Expressões vivas da cultura popular pernambucana, os caboclinhos e as tribos de índios ocupam o palco da Praça do Arsenal  a partir das 17h, durante o Encontro promovido pela Prefeitura do Recife como parte da programação oficial das prévias carnavalescas de 2026. Na mesma noite, o palco do Arsenal sedia o encontro de mestres e mestra de Maracatu Nação.

Na noite, o Pátio de São Pedro abriga a última edição da Terça Negra especial de Carnaval. O evento está marcado para começar às 19h e  trará cinco atrações que permeiam as mais diversas sonoridades promovidas em chão pernambucano. A iniciativa é uma parceria com o Movimento Negro Unificado (MNU) e busca difundir e estimular reflexões a respeito da influência afro nas expressões artísticas do Estado. As atrações da noite serão DJ Armandinho do Reggae, Maracatu Nação Almirante do Forte, Takafire, João Marlevou e a banda Donabagga + Malli + Rico du Janga.

Na quarta-feira, às 17h30, o axé dos afoxés pede bênçãos para o Carnaval com a cerimônia Ubuntu, no Marco Zero. O Carnaval ganha outro sentido quando a ancestralidade toma as ruas. É nesse encontro entre memória e futuro que o Ubuntu chega à sua 7ª edição, com o tema “Deixando legado, pensando no futuro!”, reunindo 29 grupos de afoxé e integrando a programação oficial do Carnaval do Recife, promovido pela Prefeitura do Recife. No dia 11 de fevereiro, quarta-feira, a tradicional lavagem da Avenida Rio Branco com as águas de Oxalá convida o público do Bairro do Recife a participar de um momento de fé, celebração e ancestralidade. Entre dança, música, cores e axé, os cortejos celebram o povo negro e pedem as bênçãos dos Orixás para abrir caminho à festa.

Enquanto tudo isso acontece ao mesmo tempo, agremiações populares tomam conta das ruas do Bairro do Recife através do Circuito Leda Alves, que possui largada a partir das 17h do Cais da Alfândega. Às 19h, todos os olhos ficarão voltados para a ponte Duarte Coelho para saudar o galináceo mais amado em linha reta da América Latina e adjacências. É chegada a hora de erguer o Galo Folião Fraterno na ponte, onde ele reinará absoluto até o domingo posterior à folia, 22 de fevereiro. Este ano a alegoria homenageia Dom Helder, que comungava com o Recife, seus povos e suas gentes, enxergando, também no Carnaval, um ato de fé e esperança e, não raro, os blocos vinham pedir suas bênçãos a ele às portas da Igreja das Fronteiras, local de sua residência até sua morte, em 1985, nas prévias carnavalescas. Em 2026, seu legado de paz e fraternidade será homenageado pela alegoria gigante, cujo peso é de 8 toneladas em seus 32 metros de altura.