Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Quarta edição do Alepe Folia reúne parlamentares e servidores em “baile” na Rua da União

A quarta edição da prévia do bloco carnavalesco da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o Alepe Folia, transformou, nesta terça-feira (10.02), trecho da Rua da União num concorrido “baile”, que reuniu parlamentares, servidores e  colaboradores da Casa.

Comandado pelo presidente do Legislativo, deputado Álvaro Porto, e o 1º secretário, deputado Francismar Pontes, o evento cresceu em relação às edições anteriores e contou até mesmo com um mini trio-elétrico na abertura da programação. Entre as atrações que animaram os foliões estiveram os cantores Almir Rouche, Mayara Dias, Marquinhos Balada e a banda Chama do Brega.

De acordo com Porto, a Alepe Folia é momento de congregar parlamentares e servidores para festejar a riqueza cultural da maior festa popular do estado. “A alegria, a musicalidade e a criatividade do povo pernambucano tem a sua expressão máxima no carnaval. E a Assembleia, como já é tradição, promove sua prévia inspirada pela grandeza desta manifestação”, disse.

Na avaliação do deputado, além de celebrar e reverenciar o genuíno carnaval pernambucano, o Alepe Folia tem como marca promover a confraternização entre os que fazem a Casa. “Que todos possamos aproveitar bem o espírito festivo e brincar o carnaval num clima de alegria e tranquilidade”, salientou Álvaro Porto.

Ubuntu transforma a Avenida Rio Branco em terreiro a céu aberto no Carnaval do Recife

A 7ª edição acontece no dia 11 de fevereiro e celebra a ancestralidade negra com fé, música e tradição no Carnaval do Recife

A ancestralidade ganha centralidade quando os afoxés tomam as ruas do Bairro do Recife. É nesse encontro entre memória e futuro que o Ubuntu chega à 7ª edição, com o tema “Deixando legado, pensando no futuro!”, reunindo 28 grupos de afoxé e integrando a programação oficial do Carnaval do Recife, promovido pela Prefeitura do Recife. No dia 11 de fevereiro, a tradicional lavagem da Avenida Rio Branco, com as águas de Oxalá, convida o público a viver um momento de fé, celebração e pertencimento. A edição deste ano também conta com participações especiais de Zezé Motta e Altay Veloso.

Idealizado por Dona Carmem Virgínia, iabassê do Afoxé Ogbon Obá e proprietária do Altar Cozinha Ancestral, o Projeto Ubuntu nasceu da articulação com lideranças dos afoxés e se consolidou como um espaço coletivo e democrático. A coordenação é realizada por uma comissão representativa que integra o Comitê dos Afoxés do Recife e RMR (COAFRE) e a União dos Afoxés de Pernambuco (UAPE), reunindo nomes como Marcos Silva, Jorge Féo, Dario Júnior, Vanessa Silva, Inaldo Costa, Lorival Santos e Mãe Fátima d’Oxum.

Homenageada no Carnaval do Recife 2026, Dona Carmem tem a trajetória reconhecida por fortalecer a valorização da cultura negra. O evento celebra quem segue na luta e reverencia quem construiu caminhos para a preservação das tradições afro-brasileiras. “O Ubuntu é um ato de amor e de afirmaação do povo negro no Carnaval e na cidade. A gente vai às ruas para honrar quem veio antes, ocupar espaços com respeito e lembrar que a cultura afro-brasileira é fundamento da nossa identidade e precisa ser reconhecida, protegida e valorizada. A lavagem com as águas de Oxalá também é um pedido de paz, proteção e caminhos abertos, para que esse legado siga vivo, forte e presente no futuro”, afirma Dona Carmem Virgínia.

A programação começa cedo, às 6h, no Núcleo da Cultura Afro, no Pátio do Terço, no bairro de São José, com a preparação do banho de ervas. A sacralização tem início ao som de oríkì, cânticos ancestrais e litúrgicos entoados por ialorixás e babalorixás dos afoxés. A cerimônia é coordenada por Mãe Fátima d’Oxum e Pai Marquinhos d’Ossaiyn. À tarde,a partir das 16h,  os afoxés se reúnem para a lavagem da Avenida Rio Branco e seguem em cortejo até o Marco Zero, conduzindo o público em um ritual de purificação. No caminho, os ogãs, músicos dos terreiros de diferentes nações das religiões de matriz africana, marcam o ritmo que faz as saias girarem e embalam o cortejo com proteção e boas energias para os dias de folia. As crianças, conhecidas como erês, também ganham destaque, encantando o público e reafirmando a alegria que atravessa a tradição. Os cânticos seguem o ritmo ijexá, são entoados em iorubá e exaltam entidades como Iemanjá, Exu, Oxóssi, Xangô, Ogum, Nanã, Oxum e Iansã.

A chegada ao Marco Zero dialoga com outra grande apresentação do Carnaval, o Tumaraca, reafirmando o Recife como um dos principais palcos da cultura afro-brasileira. “O Ubuntu não é apenas uma celebração; é um chamado à resistência, à fé e à ancestralidade. Quando os afoxés tomam as ruas, é a história do nosso povo que ecoa em cada toque de tambor, em cada corpo que dança. Convidamos todos a estarem conosco nesse grande ato de força, união e axé, abrindo os caminhos para um Carnaval que honra a cultura negra e suas raízes”, afirma Dona Carmem Virgínia.

Entre os destaques, o Ubuntu presta homenagem a Mãe Beth de Oxum, Patrimônio Vivo de Pernambuco, ao Afoxé Alafin Oyó, também Patrimônio Vivo de Pernambuco, e ao Afoxé Ylê de Egbá, Patrimônio Vivo da Cidade do Recife, reconhecendo trajetórias fundamentais para a preservação e continuidade das tradições afro-brasileiras.

Itapetim realiza Jornada Pedagógica 2026

Nesta terça-feira (10), o Governo Municipal de Itapetim, por meio da Secretaria de Educação, realizou a Jornada Pedagógica 2026, com o objetivo de preparar os profissionais da educação para o início do ano letivo. O encontro reuniu professores, gestores e equipes escolares em um momento de formação e alinhamento das ações educacionais para 2026.

A programação contou com a palestra “Bem-estar do Educador: o professor como pilar, bem-estar e seus impactos na educação”, ministrada por Ricardo Pires Cantarelli, consultor credenciado pelo Sistema S. Durante a exposição, foram abordados temas relacionados ao cuidado com o educador.

Durante o evento, também foi realizada a entrega da premiação do projeto “Minha Prática é 10”, que reconheceu professoras da rede municipal, premiadas com uma impressora, como forma de incentivo e valorização das práticas pedagógicas.

Prefeitura de Garanhuns promove programação especial no Carnaval 2026

Além do tradicional Bloco da Virgens, foliões poderão curtir também o Garanhuns Jazz Festival e o Carnaval nos Bairros pela cidade


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, promove uma extensa e diversificada programação de Carnaval pela cidade. Com início a partir da sexta (13/02), com mais uma edição do tradicional Bloco das Virgens. A programação contempla ainda o Carnaval nos Bairros, em polos descentralizados, com atrações nos bairros Cohab II, Magano, Cohab I e Boa Vista. Para quem busca tranquilidade durante o período, o município realiza também mais uma edição do Garanhuns Jazz Festival, com shows na Praça Mestre Dominguinhos.

O Bloco das Virgens, que acontece na sexta-feira (13), a partir das 18h, terá como principal atração o cantor André Marreta, com concentração na Avenida Rui Barbosa, nas proximidades do Polo Heliópolis.

Já o Carnaval nos Bairros começa sempre a partir das 14h. No sábado (14), a folia chega à Cohab II, na Avenida Deolinda Silvestre, com shows de Oz Playboyzinhos e Mônica Almeida. No domingo (15), o bairro do Magano recebe as atrações Nego Júnior, Mirelly Araújo e a banda Fogo de Menina, na Avenida Sátiro Ivo.

Na segunda-feira (16), o polo da Cohab I, nas proximidades do antigo ponto final, terá shows de James Bonde e Gilbertto e Banda. Encerrando o Carnaval nos Bairros, na terça-feira (17), a programação acontece na Praça Dom Pedro II, no bairro da Boa Vista, com Rayssa Danielle, Anderson e Romário e o grupo Amor Eterno.

Durante os intervalos das apresentações, o público continuará aproveitando a folia: nos polos do Magano e da Boa Vista, a animação fica por conta da Orquestra Frevo Art, enquanto nos bairros Cohab I e Cohab II os intervalos serão comandados pelo DJ Luciano Matias.

GJF – Durante os quatro dias de Carnaval, Garanhuns também se consolida como o maior polo alternativo de Pernambuco com mais uma edição do Garanhuns Jazz Festival. Os shows acontecem na Praça Mestre Dominguinhos, a partir das 19h. Estão na programação: Nosso Jazz, Izzy Gordon, Gui Schwab, Pepeu Gomes, Revoredo, Bruno Marques, Marcelo Dai, Prado Brothers, Wilson Sideral, Jefferson Gonçalves, Guilber Lucena, Lorenzo Thompson, Fernando Anitelli, Trio Corrente, Joabe Reis, Igor Gnomo, Ana Cañas, Eric Assmar e Chico Chico.

Sessão solene celebra 46 anos do PT na Câmara dos Deputados


O Deputado federal Carlos Veras (PT/PE), primeiro-secretário da Câmara, presidiu a sessão e destacou o legado do partido na transformação do Brasil.

Nesta terça-feira, 10 de fevereiro, no Plenário Ulysses Guimarães, a Câmara dos Deputados realizou sessão solene em homenagem aos 46 anos do Partido dos Trabalhadores. A cerimônia foi presidida pelo deputado Carlos Veras, primeiro-secretário da Casa e presidente do PT Pernambuco.

Durante seu pronunciamento, Carlos Veras destacou o papel histórico do partido na inclusão social e na democratização do País. “Elegemos o primeiro presidente operário e a primeira presidenta mulher. Foi o PT que tornou possível que um filho de agricultores familiares chegasse a esta Casa e tivesse a honra de presidir esta sessão. Levamos ao centro do poder grupos historicamente excluídos. Isso é transformação concreta da política brasileira”, afirmou.

O presidente do PT pernambucano também lembrou de conquistas recentes possíveis a partir do retorno do PT ao governo. “A gente segue teimando porque nascemos para dar vez e voz a quem nunca teve vez nem voz. E os resultados falam por si, o Brasil voltou a crescer com inclusão: recorde de investimentos estrangeiros, o menor desemprego da história, a maior renda média já registrada para a classe trabalhadora”.

A mesa da solenidade foi composta pelas ministras Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais; Márcia Lopes, do Ministério das Mulheres; e Macaé Evaristo, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, pela deputada constituinte Benedita da Silva, pelo deputado José Guimarães, líder do Governo; além do presidente nacional do PT, Edinho Silva, e do líder do PT na Câmara, deputado Pedro Uczai.

A solenidade reafirmou o legado do PT na defesa da democracia, da soberania nacional e de um Brasil mais justo e igualitário.

Carnaval do Recife promove inclusão com 5º Concurso de Rei e Rainha com Deficiência

Nesta edição, evento promovido pela Prefeitura valoriza o protagonismo de pessoas com deficiência auditiva e premiará vencedores com R$ 5 mil cada

O 5º Concurso do Rei e da Rainha com Deficiência do Carnaval do Recife, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude (SDHJ), em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUD), será realizado nesta quarta-feira (11), a partir das 13h, na APAE Recife. O evento estava previsto para acontecer no sábado passado (7), no local do projeto Praia Sem Barreiras, mas foi adiado em virtude das chuvas.

O objetivo da realização, gratuita e aberta ao público, é valorizar o potencial das pessoas com deficiência e integrá-las à festividade mais democrática do Brasil. Nesta edição, os candidatos são pessoas com deficiência auditiva, que vão concorrer ao prêmio de R$ 5 mil cada. A Comissão Julgadora avaliará  Desenvoltura (alegria, simpatia, entusiasmo e carisma), Ritmo, Adereços e, Frevo no pé dos participantes.

“O Carnaval do Recife pertence a toda a população e deve ser vivido por cada cidadão. Ao consolidar o Concurso de Rei e Rainha da Pessoa com Deficiência, a gestão municipal reforça sua responsabilidade com a inclusão social, o reconhecimento das potencialidades desse público e a garantia de participação ativa nos ambientes culturais da cidade”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho.

Em paralelo, no mesmo local, a APAE Recife realizará o Bloco carnavalesco Me Segura Senão Eu Caio, com apoio da SDHJ e do COMUD.

No Recife, governadora Raquel Lyra entrega nova quadra da Escola Rotary Alto do Pascoal e anuncia construção de duas escolas na comunidade

Em mais uma ação do programa Juntos pela Educação, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta terça-feira (10), a nova quadra da Escola Estadual Rotary Alto do Pascoal, no Recife, com investimento de R$ 690 mil do Governo do Estado. Com esta entrega, são 225 quadras construídas desde 2023, além das reformas, ampliações e manutenção de quadras antigas. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual anunciou a construção de dois novos equipamentos educacionais na comunidade: a nova escola Estadual Rotary e a nova Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Gabriela Mistral, com investimento de R$ 36 milhões de reais.
 
“Estamos entregando um espaço de quadra totalmente reformado, com iluminação, coberto e que funcionará aos finais de semana, atendendo à comunidade. Ainda anunciamos a construção das novas escolas do Alto Pascoal, a Rotary e a Gabriela Mistral, para que estudantes, professores e trabalhadores possam ter um lugar decente para desenvolver seus sonhos. Vamos construir essas escolas com carinho e qualidade, para que todos os estudantes tenham o direito de sonhar e realizar todos os seus desejos”, enfatizou a governadora Raquel Lyra. 
 
As obras anunciadas seguirão padrões arquitetônicos definidos pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) e contarão com um conjunto composto por um bloco principal de três pavimentos. Os espaços abrigarão salas de aula, laboratórios, biblioteca, setores administrativos, além de outras dependências acadêmicas e áreas de apoio. 
 
Presente no evento, a vice-governadora Priscila Krause falou sobre as mudanças que o Governo de Pernambuco está fazendo na educação em todo o Estado. “Estamos reconstruindo a educação de Pernambuco, chegando em todos os lugares, trazendo dignidade para todas as comunidades escolares. É dessa forma que mudamos a vida das pessoas, chegando na vida de cada um e mudando a realidade de cada pernambucano”, afirmou a gestora.
 
O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou o trabalho de modernização das unidades de ensino do Estado. “A quadra era um sonho antigo da comunidade. Cada escola tem que ter sua área de lazer e entretenimento, isso traz dignidade para todos. Além disso, estamos trazendo o projeto das novas escolas da comunidade. Com isso, a gente moderniza os equipamentos e, após a mudança, começamos a ajustar essas escolas que são um pouco mais antigas, mas que precisam de todo o cuidado”, reforçou o titular da pasta.
 
O deputado estadual Renato Antunes falou sobre o trabalho do Governo de Pernambuco na educação. “Vemos diversos investimentos na educação de Pernambuco, como por exemplo a climatização das escolas e o Pix Tênis. Fica evidente que a atual gestão atende as necessidades de quem mais precisa, sempre com muita responsabilidade com o dinheiro público”, pontuou. Já a vereadora do Recife Flávia de Nadegi destacou que a entrega é um momento histórico. “Porque não estamos entregando só uma nova quadra, mas um centro de lazer para a escola e toda a comunidade”, celebrou a parlamentar.
 
A estudante do 3º ano da Rotary e moradora do Alto do Pascoal, Mariane Malheiros, de 17 anos, destacou o impacto do novo equipamento no cotidiano escolar. “A quadra é um espaço impactante na nossa vida, tanto na comunidade quanto na nossa escola, sendo um ambiente que todos podem estar juntos. Ter uma quadra reformada com piso e coberta, depois de tanto tempo, é muito gratificante”, ressaltou a aluna.
 
O novo ano letivo da Rede Estadual, iniciado na primeira semana de fevereiro, tem foco na formação de estudantes mais conscientes e responsáveis no uso das tecnologias com o tema: “Educação para a Cidadania Digital e Midiática: formando cidadãs e cidadãos críticos e responsáveis”. Ao longo do ano letivo, serão debatidos temas como “O papel da escola na construção da cidadania digital” e “Impactos dos algoritmos, da exposição digital e das redes sociais na identidade e na saúde mental dos jovens”. A escolha reforça o compromisso do Governo do Estado com a promoção de uma atuação ética, segura e cidadã no ambiente digital.
 
Também estiveram presentes no evento o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Daniel Coelho, e o vereador do Recife Agora é Rubem.
 
Foto: Miva Filho/Secom

Prefeitura de Garanhuns divulga ruas que serão pavimentadas após envio à licitação

Assinado pelo prefeito na última quarta-feira (04), durante as comemorações pelos 147 anos de Garanhuns, o encaminhamento para licitação de pavimentação de diversas vias da cidade que deverão beneficiar milhares de moradores. As obras devem ser executadas em duas modalidades: paralelepípedos graníticos e asfalto. Além da pavimentação, o projeto garante a implantação de sinalização e drenagem pluvial. Um investimento superior aos R$ 7 milhões.

ASFALTO – No bairro Boa Vista, 10 vias receberão serviços de implantação asfáltica. São elas: Avenida Humberto de Melo Granja; Deocleciano Soares da Rocha; Joseval Vicente da Silva; Oscar Jacinto Godoy; Restauração Pernambucana; Rua dos Farrapos; e as travessas 01; Deocleciano Soares da Rocha; Restauração Pernambucana; e Rio de Janeiro.

PARALELEPÍPEDO – Na Cohab 3, comunidade pertencente ao bairro Dom Hélder Câmara, a autorização contempla o trecho de acesso ao distrito de São Pedro, além das ruas Professor José Geceraldo Teixeira Costa e Projetada. No bairro Dom Thiago Postman, a Rua Geraldo Silva será beneficiada. Já na comunidade Jardim Petrópolis, em Heliópolis, as obras ocorrerão nas vias Mário Quintana (trechos 1 e 2) e na Travessa dos Emboabas. No bairro São José, a Rua Fernando de Noronha receberá pavimentação. No Severiano Moraes Filho, as melhorias incluem as ruas Marta de Abreu, as travessas 01 e 02, além da Rua Ananias Calado, na Vila do Quartel.

Governadora Raquel Lyra destaca integração entre os poderes durante premiação do Juntos pela Segurança

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta segunda-feira (9), a premiação do Juntos pela Segurança, iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), que reconheceu gestores, comandantes, delegados, juízes e promotores de Justiça que se destacaram, em 2025, pela redução da violência e pela melhoria dos principais indicadores criminais do Estado. A solenidade ocorreu durante a primeira reunião do ano do Juntos pela Segurança, reunindo representantes das forças de segurança, do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, em mais um momento de integração entre as instituições. A premiação aconteceu na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag), na área central do Recife.

“Essa premiação é, acima de tudo, um reconhecimento ao trabalho sério, dedicado e comprometido dos trabalhadores que atuam diariamente na linha de frente da segurança pública em Pernambuco. O enfrentamento à violência exige responsabilidade, planejamento e, sobretudo, união entre as instituições. Ao integrar as forças de segurança, o sistema de Justiça e a gestão pública em torno de metas e indicadores monitorados permanentemente, estamos construindo uma política consistente, baseada em resultados”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Ao todo, 15 prêmios foram entregues a comandantes, delegados, secretários-executivos, juízes e promotores de Justiça, reconhecidos pelo trabalho estratégico e pelos resultados alcançados na condução das políticas de segurança pública. Outras premiações serão concedidas nas próximas ocasiões. “Esse momento faz parte de um trabalho coletivo, construído com diálogo, responsabilidade e compromisso público, que se reflete nas entregas e nos avanços que hoje chegam à população”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Presente ao evento, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Francisco Bandeira de Mello, ressaltou o compromisso do Poder Judiciário com o fortalecimento da segurança pública. “Reafirmo o compromisso do poder judiciário, no que lhe compete, em atuar em prol do sistema de segurança em Pernambuco”, disse. O procurador-geral de Justiça, José Paulo Xavier, parabenizou os resultados alcançados. “Esses resultados são fruto de uma integração dos poderes. Seguiremos cobrando, propondo e atuando para que Pernambuco consolide a redução das mortes violentas”, afirmou. Já o defensor público-geral, Henrique Seixas, pontuou os investimentos realizados pela atual gestão. “Estamos vendo o investimento massivo do governo nas forças de segurança. Isso permite que os poderes atuem de forma ainda mais integrada”, finalizou.

Na série histórica, Pernambuco registrou em 2025 a menor taxa de vítimas de Mortes Violentas Intencionais (MVI) por 100 mil habitantes, além do segundo menor número absoluto de vítimas desse indicador. Na comparação entre 2024 e 2025, houve redução de 329 vítimas, o que representa uma queda de 9,5%, com diminuição registrada em 17 Áreas Integradas de Segurança (AISs). No ano de 2025, Pernambuco também alcançou o menor índice de roubos dos últimos 15 anos em todo o Estado.

Durante a reunião, a governadora informou que não haverá qualquer suspensão das convocações em concursos da área de segurança pública. A chefe do Executivo estadual afirmou que não há qualquer decisão nesse sentido e que o Governo de Pernambuco mantém o compromisso com o fortalecimento das forças de segurança, seguindo o planejamento e o cronograma estabelecidos.

Também acompanharam a reunião os secretários Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Juliana Gouveia (Mulher), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais) e Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco); a Procuradora-Geral do Estado, Bianca Teixeira; o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Francisco Cantatarelli, o Delegado-Geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro Costa, o Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco, Coronel Ivanildo Torres, e o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, Coronel Clóvis Ramalho; assim como Daisy Andrade, Desembargadora Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Confira abaixo todos os agraciados:

– Delegada Beatriz Leite (Delegada-Geral Adjunta – PCPE)
– Coronel Cláudio Ricardo Gonçalves Lopes (Subcomandante-Geral – PMPE)
– Fernanda Rodrigues Porto (Diretora Integrada De Polícia Científica)
– Coronel João Barros Correia Júnior (Diretor-Geral De Operações – PMPE)
– Ricardo Luiz De Albuquerque Moreira Filho (Secretário Executivo De Planejamento E Gestão)
– Coronel Iremberg Barros (Subcomandante do CBMPE)
– Eugênio Oliveira Filho, Juíz da Vara Criminal da Comarca de Araripina
– Lucas do Monte, Juíz da Única Vara Criminal da Comarca de Brejo da Madre de Deus
– Osvaldo Lobo Júnior, Juíz da 1 Vara Criminal da Comarca de Afogados da Ingazeira
– Romero Melo Filho, promotor de Justiça de Afogados da Ingazeira
– Samuel Farias, promotor de Justiça de Itapetim
– Israel Dias, Defensor Público do Núcleo Reginal de Araripina
– Kleyner Abreu, Defensor Público do Núcleo Regional de Arcoverde
– Rafael Bento Neto, Defensor Público da Subdefensoria Cível e Criminal do Interior
– José Wilker Neto, Subdefensoria Criminal da Capital

Com homenagem a João Campos, PSB vai marcar presença no Carnaval de Pernambuco

O PSB de Pernambuco vai marcar presença nos dois maiores polos do Carnaval do estado. Por mais um ano, o bloco Mamas Saudáveis e a Troça Carnavalesca Mista Segura a Pomba estarão nas ruas do Recife e de Olinda para levar alegria, mobilizar a militância em torno de temáticas de importância social e reforçar o compromisso do partido com a tradição e a cultura. Um dos destaques será uma homenagem ao prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos.

A festa começa com o Mamas Saudáveis, que desfila no Bairro do Recife nesta quarta-feira (11). A concentração ocorrerá às 16h, em frente ao Bar do Poeta, na Avenida Rio Branco. A iniciativa é beneficente e, todos os anos, arrecada kits de higiene pessoal femininos, que são trocados pelas camisas do bloco. Os donativos serão encaminhados a uma instituição de apoio a mulheres em tratamento de câncer de mama. O desfile será promovido pela Secretaria Estadual de Mulheres do PSB.

Já a troça Segura a Pomba, que ganhará as ruas na terça-feira (17) de Carnaval, terá como homenageado o prefeito João Campos e a professora e militante Socorro Malta, falecida no início deste ano. A concentração ocorrerá na Praça do Fortim do Queijo, às 14h, e a saída está prevista para as 16h40. A realização do evento será da militância do PSB de Olinda.