Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Alepe debate crise da cana e falta de alimento para o gado no Sertão

Na manhã desta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi realizada uma reunião para discutir a crise do setor canavieiro no Estado e os impactos da estiagem sobre a economia e a produção rural. O encontro contou com a presença do presidente da Alepe, Álvaro Porto, dos deputados estaduais Luciano Duque, Antônio Moraes, Franz Hacker, Jarbas Filho e Henrique Queiroz Filho e de representantes do setor sucroalcooleiro e de outros parlamentares.

Na ocasião, produtores e lideranças do segmento relataram as dificuldades acumuladas nos últimos meses, como queda na produção da cana, aumento de custos, impacto da seca e retração econômica que atinge diretamente milhares de trabalhadores da Zona da Mata. O setor, que tem peso histórico na economia pernambucana, reforçou a necessidade de medidas emergenciais e estruturantes por parte do Governo do Estado para garantir a manutenção da atividade e a preservação de empregos.

Participaram do encontro, o superintendente do Sindaçúcar, Marcelo Guerra; o presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-Açúcar (Sindicape), Gerson Carneiro Leão; e o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar, Alexandre Andrade Lima.

Além da situação enfrentada pela indústria da cana, o debate também abordou a falta de alimento para o rebanho no Sertão, em razão da estiagem. Segundo o deputado Luciano Duque, uma das propostas discutidas foi a aquisição, pelo Governo do Estado, do bagaço da cana-de-açúcar para envio ao interior, como alternativa emergencial para alimentação do gado. “Estamos trabalhando para construir uma saída que fortaleça o setor canavieiro, preserve empregos e, ao mesmo tempo, ajude os criadores do Sertão que sofrem com a falta de alimento para o rebanho. É uma articulação que une desenvolvimento econômico e apoio ao interior”, destacou Luciano Duque.

Ao final, ficou definida uma nova reunião nesta quinta-feira (12) com o secretário estadual de Planejamento, Fabrício Marques, e os participantes do encontro de hoje, para avançar na construção de soluções concretas para o setor e para os produtores do interior.

Prefeitura de Garanhuns concede reajuste salarial de 5,4% aos professores da Rede Municipal

A Prefeitura de Garanhuns garantiu um reajuste salarial de 5,4% para todos os professores da Rede Municipal de Ensino, percentual igual ao instituído pelo Governo Federal. O aumento é linear e passa a ser pago a partir do mês de fevereiro, beneficiando todos os profissionais do magistério.

O projeto de lei que autoriza o reajuste foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Garanhuns e agora segue para sanção do prefeito Sivaldo Albino. Com a medida, o município reafirma o compromisso com a valorização dos profissionais da educação, assegurando que 100% dos professores da Rede Municipal recebam o piso salarial da categoria, conforme determina a legislação vigente.

A valorização do magistério é uma das prioridades da gestão municipal, reconhecendo o papel fundamental dos professores na construção de uma educação pública de qualidade e no desenvolvimento social de Garanhuns.

Carnaval no Bairro do Recife: Arena Gastronômica, Central de Serviços e Central do Artesanato funcionarão em novos locais

Para facilitar a circulação do público e fomentar os cortejos de agremiações e blocos, os serviços ficarão localizados perto da Ponte Giratória, recentemente aberta à circulação; outra novidade é o Polo Samba, que ganhou muito mais estrutura e destaque no local conhecido como Parador

Os foliões que vão curtir o Carnaval no Bairro do Recife, a partir desta quinta-feira (12), poderão contar com as tradicionais Arena Gastronômica e Central de Serviços, que agora ficam no Armazém 14, e a Central do Artesanato, transferida para o Mirante do Paço. Os novos locais são próximos à Ponte Giratória, já liberada à circulação, para garantir mais conforto e facilitar a mobilidade. Outras grandes novidades são o Polo Samba, que sai da Rua da Moeda e passa para o local mais conhecido como Parador, e o corredor de alimentação, com mais de 30 barracas, situado na Rua Domingos José Martins.

A nova localização da Arena Gastronômica garante uma estrutura totalmente climatizada, oferecendo mais conforto e diversão ao público. Em parceria com a Abrasel-PE, o espaço funcionará entre os dias 12 e 17 de fevereiro, das 16h às 2h, reunindo gastronomia, serviços e programação cultural em um único ambiente. Além dos 14 restaurantes, oferecendo menus variados e acessíveis para atender aos foliões, a “Arena Gastrô” contará com serviços como caixa eletrônico 24 horas e ponto de achados e perdidos. O espaço também terá uma área dedicada ao público infantil, com fraldário, espaço para amamentação e área de recreação, reforçando o caráter inclusivo e familiar do evento.

“A nova Arena Gastronômica representa um salto de qualidade no Carnaval do Recife. Estamos entregando um espaço público de alto padrão e estrutura comparável à de grandes shoppings, algo inédito. Depois de anos, evoluímos muito e agora damos um passo ainda maior, oferecendo mais conforto, climatização, serviços e uma experiência gastronômica à altura da grandiosidade do nosso Carnaval”, afirma o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Thiago Angelus.

A programação será ampliada com um palco interno, que receberá atrações culturais diversas, incluindo atividades voltadas para o público infantil. A Arena também abrigará o Espaço de Proteção contra o Trabalho Infantil, com ações de conscientização e prevenção, além da Sala de Direitos Humanos, voltada ao acolhimento e apoio a crianças e adolescentes desaparecidos.

Ao todo, a Arena Gastronômica reunirá 14 restaurantes, oferecendo menus variados e acessíveis para atender aos foliões. Em 2025, a parceria com a ABRASEL-PE resultou em um faturamento recorde de R$ 1,2 milhão, crescimento de 20% em relação ao ano anterior, com um público estimado de 56 mil pessoas atendidas.

O impacto econômico e social do espaço também é expressivo. Mais de 3,3 mil empregos diretos e indiretos foram gerados nas etapas de montagem e desmontagem da estrutura, além das contratações de atendentes, equipes dos restaurantes, seguranças e profissionais de limpeza.

ARTESANATO – Funcionando a partir da quinta-feira (12), das 14h às 2h, a Central do Artesanato do Carnaval do Recife 2026 vai contar com 60 expositores, reunindo o melhor da produção artesanal local para turistas e foliões. No espaço, será possível encontrar fantasias, acessórios, roupas com temática carnavalesca e diversas peças de artesanato em couro, cerâmica, madeira, crochê, pintura, macramê e bordados, entre outras tipologias. Além da comercialização, a Central disponibilizará serviços como customização de abadás e fantasias, pequenos consertos e o Espaço Beleza, com produção de maquiagens carnavalescas com muito brilho e criatividade, além de penteados — oferecendo ainda mais praticidade para quem vai cair no frevo.

Com foco em qualidade e acolhimento ao público, as expositoras e os expositores selecionados por meio da curadoria do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Recife, o Prodarte, participarão de capacitações promovidas pela Escola de Empreendedorismo do Recife, órgão vinculado à Secretaria de Trabalho e

Qualificação Profissional do Recife (STQP). Para a secretária da pasta, Isabella de Roldão, o Carnaval é um momento estratégico para valorização da cultura e dinamização da economia. “O Carnaval é um momento especial da nossa arte e cultura e a Central do Artesanato chega para integrar ainda mais essa sinergia de alegria, divulgando e fortalecendo o trabalho dos nossos criativos e gerando renda para as expositoras e os expositores, movimentando toda a cadeia produtiva do Carnaval”, afirma.

SAMBA – Um palco amplo, em local extremamente arejado, à beira do estuário do rio Capibaribe, de fácil acesso, com banheiros femininos e masculinos, espaço para lounge e mais de dez bares. Essas são algumas das comodidades e mimos que os amantes do mais brasileiro dos ritmos poderão desfrutar no Polo Samba. A programação do ziriguidum começa na sexta (13) e se estende até a Terça-feira Gorda (17), com início dos shows sempre às 18h. Ao longo do período, 39 atrações irão estrelar o palco, sendo 38 talentos locais como Aborto do Cavaco, Mesa de Samba Autoral, Grupo Terra, Gabi do Carmo, Gerlane Lops e Pagode do Didi, entre outros. Na segunda (16), os cariocas do Grupo Revelação fazem a apoteose da noite.

A mudança do palco visa não só promover maior visibilidade para o samba local, com maior infraestrutura, espaço para 2,4 mil pessoas no público, baterias de bares, banheiros e quatro quiosques de alimentação, além de um palco bem maior: 16 x 11 metros. A transferência de local, ao mesmo tempo em que contempla sambistas de todos os locais da cidade, libera a Rua da Moeda para que passe a fazer parte do Circuito de Cultura Popular Leda Alves, que acontece diariamente pelas ruas do Bairro do Recife nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

Avenidas Dantas Barreto e do Forte recebem Concurso de Agremiações do Carnaval do Recife 2026

Desfile, promovido pela Prefeitura do Recife, reunirá mais de 230 agremiações carnavalescas em 11 modalidades entre os dias 13 e 17 de fevereiro

As avenidas Dantas Barreto, no Bairro de Santo Antônio, e do Forte, no bairro de Torrões, voltam a brilhar no calendário momesco do Carnaval do Recife 2026 com a realização do Concurso de Agremiações, promovido pela Prefeitura do Recife. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o evento reúne 232 agremiações, distribuídas em 11 modalidades, oferecendo ao público recifense e aos turistas a chance de acompanhar de perto a diversidade e a força da cultura popular pernambucana, em um amplo panorama das tradições que compõem a identidade cultural da cidade.

Ao longo de quatro dias de programação, desfilam Troças Carnavalescas Mistas, Blocos de Paus e Cordas, Clubes Carnavalescos Mistos, Bois, Ursos, Caboclinhos, Tribos Indígenas, Clubes de Boneco, Escolas de Samba, Maracatus de Baque Solto e Maracatus de Baque Virado. O concurso contará com a participação de cerca de 5 mil desfilantes e mobilizará aproximadamente 200 profissionais, entre funcionários e trabalhadores terceirizados, responsáveis pela operação do evento.

As apresentações acontecem em dois polos. A Avenida do Forte receberá os desfiles das agremiações dos grupos de acesso, 02 e 01, enquanto a Avenida Dantas Barreto será o palco dos desfiles das agremiações do Grupo Especial, com apresentações distribuídas ao longo do dia e da noite.

A avaliação das agremiações ficará a cargo de cinco comissões julgadoras, cada uma composta por 10 a 11 jurados, totalizando 52 profissionais, distribuídos conforme as modalidades, ritmos e suas especificidades. As comissões são formadas por especialistas com ampla atuação na cultura popular, entre eles artesãos, estilistas, artistas plásticos, dramaturgos, escritores, músicos, coreógrafos, bailarinos, atores, diretores de teatro, produtores culturais, carnavalescos e quadrilheiros.

Real Time Big Data: João Campos tem 51% para governo de PE; Raquel, 31%

O prefeito de Recife, João Campos (PSB), lidera a disputa para o governo de Pernambuco com 51% das intenções de voto, de acordo com um levantamento do instituto Real Time Big Data divulgado nesta quarta-feira (11).

Já a atual governadora do estado, Raquel Lyra (PSD), aparece como segunda colocada, com 31% dos votos.

Na sequência da disputa, o vereador Eduardo Moura (Novo-PE) é escolhido por 8% dos eleitores pernambucanos. Em seguida, o vereador Ivan Moraes (PSOL-PE) tem 3% dos votos.

Um outro cenário indica que Campos mantém a liderança com 55% das intenções de voto, enquanto Raquel, tem 36%.

Votos nulos e brancos somam 5%. Os que não sabem ou não responderam são 4%.
A pesquisa Real Time Big Data entrevistou 2.000 eleitores de Pernambuco, entre os dias 9 e 10 de fevereiro, por meio de entrevista presencial. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos do próprio instituto e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo PE-09944/2026.

Rede Municipal de Caruaru prorroga matrículas para a EJA 2026

Está prorrogado, até o dia 27 deste mês, o processo de matrículas 2026 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Caruaru. As vagas são destinadas a jovens, adultos e idosos que não concluíram a Educação Básica e desejam retornar à escola.

Para realizar a matrícula, os interessados devem procurar a unidade de ensino mais próxima, munidos dos documentos pessoais. Além do ensino dentro da sala de aula, os estudantes EJA realizam também cursos profissionalizantes dentro do calendário curricular, o que amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e de geração de renda.

Prefeitura de Garanhuns promove programação especial no Carnaval 2026

Além do tradicional Bloco da Virgens, foliões poderão curtir também o Garanhuns Jazz Festival e o Carnaval nos Bairros pela cidade

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, promove uma extensa e diversificada programação de Carnaval pela cidade. Com início a partir da sexta (13/02), com mais uma edição do tradicional Bloco das Virgens. A programação contempla ainda o Carnaval nos Bairros, em polos descentralizados, com atrações nos bairros Cohab II, Magano, Cohab I e Boa Vista. Para quem busca tranquilidade durante o período, o município realiza também mais uma edição do Garanhuns Jazz Festival, com shows na Praça Mestre Dominguinhos.

O Bloco das Virgens, que acontece na sexta-feira (13), a partir das 18h, terá como principal atração o cantor André Marreta, com concentração na Avenida Rui Barbosa, nas proximidades do Polo Heliópolis.

Já o Carnaval nos Bairros começa sempre a partir das 14h. No sábado (14), a folia chega à Cohab II, na Avenida Deolinda Silvestre, com shows de Oz Playboyzinhos e Mônica Almeida. No domingo (15), o bairro do Magano recebe as atrações Nego Júnior, Mirelly Araújo e a banda Fogo de Menina, na Avenida Sátiro Ivo.

Na segunda-feira (16), o polo da Cohab I, nas proximidades do antigo ponto final, terá shows de James Bonde e Gilbertto e Banda. Encerrando o Carnaval nos Bairros, na terça-feira (17), a programação acontece na Praça Dom Pedro II, no bairro da Boa Vista, com Rayssa Danielle, Anderson e Romário e o grupo Amor Eterno.

Durante os intervalos das apresentações, o público continuará aproveitando a folia: nos polos do Magano e da Boa Vista, a animação fica por conta da Orquestra Frevo Art, enquanto nos bairros Cohab I e Cohab II os intervalos serão comandados pelo DJ Luciano Matias.

GJF – Durante os quatro dias de Carnaval, Garanhuns também se consolida como o maior polo alternativo de Pernambuco com mais uma edição do Garanhuns Jazz Festival. Os shows acontecem na Praça Mestre Dominguinhos, a partir das 19h. Estão na programação: Nosso Jazz, Izzy Gordon, Gui Schwab, Pepeu Gomes, Revoredo, Bruno Marques, Marcelo Dai, Prado Brothers, Wilson Sideral, Jefferson Gonçalves, Guilber Lucena, Lorenzo Thompson, Fernando Anitelli, Trio Corrente, Joabe Reis, Igor Gnomo, Ana Cañas, Eric Assmar e Chico Chico.

A programação completa está disponível no Instagram (@garanhunsjazzfestival)

João Campos destaca sintonia e alinhamento com Lula

Após uma conversa com o presidente Lula sobre o fortalecimento da aliança entre o PT e o PSB para as eleições deste ano, o prefeito João Campos destacou, nesta terça-feira (10), a sintonia e o alinhamento com o chefe do Executivo Federal.

“Saio da reunião muito animado e seguro com a parceria que o PSB e o PT têm no Brasil inteiro, nas eleições estaduais, nos palanques estaduais que serão montados, em candidaturas que serão lançadas à majoritária, nas chapas proporcionais feitas. (…) Então, essa construção do Brasil inteiro será muito harmônica, vai dar certo, e os dois partidos estarão lado a lado”, afirmou João Campos, que é presidente nacional do PSB.

Além disso, perguntando sobre a possível manutenção de Geraldo Alckmin na vice-presidência da República, João mencionou a relação criada pelos chefes do Executivo Federal ao longo dos anos deste mandato. “Tive a oportunidade de externar o nosso desejo de seguir na vice-presidência da República e tenho absoluta tranquilidade de que eles vão conduzir isso da melhor forma possível, o vice-presidente Alckmin e o presidente Lula”, destacou.

O jovem gestor também tem o seu nome consolidado nas pesquisas eleitorais sobre o Governo de Pernambuco. Em todas as amostras feitas até agora ele aparece sempre liderando o primeiro lugar com folga, inclusive com números que lhe mostram vencendo o pleito no primeiro turno.

Com investimento do Governo de Pernambuco, Hospital Santa Maria realiza procedimentos cardíacos inéditos no Sertão do Araripe

O Hospital e Maternidade Santa Maria, situado em Araripina, deu um passo decisivo na ampliação da assistência no Sertão do Araripe. Com o investimento do Governo de Pernambuco, nesta terça-feira (10/02), a unidade realizou os dois primeiros procedimentos no setor de hemodinâmica: um cateterismo cardíaco em um paciente de Araripina e uma angioplastia em um paciente de Petrolina.
A realização dos procedimentos marca o início efetivo dos atendimentos de alta complexidade cardiovascular no hospital, após o credenciamento do serviço pelo SUS. O avanço, que era aguardado havia 12 anos, transformou-se em cuidado para a população da região.
Com o funcionamento da hemodinâmica, pacientes que antes precisavam enfrentar longas viagens para centros maiores passam a ter acesso mais rápido a exames e intervenções que podem ser decisivos no tratamento de doenças cardíacas. Isso reduz o tempo de espera, diminui riscos e aproxima o cuidado de quem mais precisa.
Para a diretora do Hospital e Maternidade Santa Maria, Irmã Luíza Mota, o momento é de gratidão e responsabilidade. “É uma alegria ver esse serviço funcionando depois de tantos anos de esforço. Cada procedimento realizado aqui representa mais chances de vida para quem precisa. Nosso compromisso é seguir cuidando das pessoas com seriedade e humanidade”, disse.
O Hospital e Maternidade Santa Maria, mantido pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz (ISMEP), é uma instituição filantrópica com 59 anos de atuação no Sertão do Araripe, referência em atendimentos pelo SUS e no cuidado materno-infantil e hospitalar na região.

Subina do Galo Folião Fraterno

A partir das 18h desta quarta-feira (11), todas as atenções se concentram na Ponte Duarte Coelho, palco da elevação do galináceo mais querido em linha reta da América Latina. Consolidado-se como mais um evento do calendário do maior Carnaval do mundo, a Subida do Galo Folião Fraterno abre oficialmente o Carnaval do Recife, reunindo música, dança e tradição em um espetáculo que celebra identidade, memória e pertencimento. A alegoria reinará absoluta sobre a ponte até o domingo posterior à folia, em 22 de fevereiro.

A programação contará com apresentações de Getúlio Cavalcanti, Bloco das Ilusões, Canindé do Recife, Clarins de Ouro de Pernambuco, Orquestra Som Brasil/Trio Som Brasil e Cia de Dança Perna de Palco, marcando a cerimônia que saúda a chegada da alegoria gigante à cidade.

Em 2026, o Galo presta homenagem a Dom Helder Câmara, figura profundamente ligada ao Recife, às suas gentes e às expressões populares de fé e esperança. Para Dom Helder, o Carnaval também era um ato de comunhão e fraternidade — não por acaso, blocos e agremiações costumavam pedir suas bênçãos nas prévias, às portas da Igreja das Fronteiras, onde viveu até sua morte, em 1999. Esse legado inspira a alegoria deste ano, que se impõe com 32 metros de altura e 8 toneladas, exaltando uma mensagem de paz, diálogo e humanidade.