Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Lula chegará ao Recife na sexta (13) e acompanhará o desfile do Galo no camarote oficial, afirma Carlos Veras

Folha de Pernambuco

A confirmação do dia da chegada de Lula à capital pernambucana foi informada pelo deputado federal e presidente do PT-PE, Carlos Veras, na reunião solene em homenagem aos 46 anos do PT, na Câmara Municipal do Recife.

“O presidente Lula vai estar conosco no Galo da Madrugada. Estará chegando na sexta à noite, dorme aqui [no Recife] e na manhã do Sábado de Zé Pereira, vai estar com a gente no Camarote Oficial do Galo, comemorando”, afirmou.

A estadia de Lula no Galo, no entanto, deve ser curta, por causa de uma agenda que o presidente cumprirá em Salvador, na Bahia, indicou Veras.

“Ele [Lula] fica pela manhã. No início da tarde, ele segue para Salvador, que eu acredito que vai prestigiar o Carnaval ao lado da [ministra da Cultura] Margareth Menezes e demais lideranças”, disse.

Veras ainda destacou a importância da vinda de Lula ao Carnaval do Recife.
“É um orgulho muito grande e uma alegria ter o folião mais amado do Brasil aqui conosco. Pernambuco e Recife tem muito a festejar ao lado do presidente Lula, porque foram feitas muitas entregas para o nosso povo”, afirmou.

Instituto Múltipla: João tem 42%; Raquel, 29%

Blog do Nill Júnior

Na simulação de segundo turno, 47% a 32% pró João

O prefeito do Recife, João Campos, do PSB, lidera as intenções de voto na primeira pesquisa Múltipla com a corrida ao Governo de Pernambuco em 2026.

No cenário estimulado de primeiro turno, ele tem 42% contra 29% da governadora e candidata a reeleição, Raquel Lyra.

Eduardo Moura marca 4% e Ivan Moraes, 2%. Brancos, nulos, indecisos e os que não opinaram somam 23%.

Na pergunta espontânea, João tem 20%, seguido por Raquel Lyra, com 18%. O percentual de indecisos é de 23%, e 28% não opinaram.

No confronto direto de provável segundo turno, João Campos tem 47%, enquanto Raquel Lyra registra 32%.

Comparativo com pesquisa anterior
Em novembro, no primeiro cenário, João Campos tinha 47%. Agora tem 42%. Já a governadora Raquel Lyra tinha 27%. Agora, tem 29%.

Na simulação de segundo turno, em novembro, João tinha 52%. Agora caiu a 47%. Raquel tinha 29%. Foi a 32%.

Rejeição
A rejeição é maior para Raquel Lyra (32%), seguida por Eduardo Moura (22%) e Ivan Moraes (20%). João Campos aparece com 19% de rejeição.

Sobre a possibilidade de reeleição, 44% afirmam que a governadora merece continuar no cargo, enquanto 46% dizem que não.

Avaliação da gestão estadual
A gestão de Raquel Lyra é classificada como ótima ou boa por 35% dos entrevistados. Já 29% consideram ruim ou péssima, e 32% avaliam como regular. A aprovação da governadora é de 51%, contra 41% de desaprovação.

Os números variam conforme a região. No Sertão, a aprovação chega a 64%, enquanto na Região Metropolitana cai para 36%, com 56% de desaprovação.

O levantamento do Instituto Múltipla foi realizado entre os dias 3 e 7 de fevereiro, com 1.200 entrevistas em todas as mesorregiões de Pernambuco. Tem margem de erro de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada sob os números PE–01312/2026 e BR–03057/2026.

Galo da Fraternidade marca a abertura do Carnaval 2026 no Recife

Alegoria gigante instalada na Ponte Duarte Coelho homenageia Dom Helder Câmara, une tradição, tecnologia e sustentabilidade e permanece em exibição entre 11 e 22 de fevereiro

O Recife abriu oficialmente o Carnaval 2026 com a subida do Galo Folião Fraterno. Com 32 metros de altura e oito toneladas, a alegoria passou a dominar o horizonte do centro da capital, anunciando que a cidade entra em tempo de frevo, encontro e esperança. Marcando o início do ciclo momesco, o Galo ficará exposto entre os dias 11 e 22 de fevereiro.

A cerimônia de subida contou com uma programação que reuniu diferentes expressões da cultura carnavalesca recifense. Estiveram presentes Getúlio Cavalcanti, o Bloco das Ilusões, o Canindé do Recife, os Clarins de Ouro de Pernambuco, a Orquestra Som Brasil/Trio Som Brasil e a Cia de Dança Perna de Palco, compondo um espetáculo que uniu música, dança e tradição.

Presente no evento, o prefeito do Recife, João Campos, destacou o simbolismo do momento e a mensagem transmitida pela alegoria. “O Galo sobe representando o começo do Carnaval e, neste ano, traz uma mensagem de paz, amor, compaixão e esperança. É um convite para que todos sejam fraternos durante a folia”, afirmou.

O vice-prefeito Victor Marques celebrou a participação popular e o clima de festa nas ruas. “O pontapé está dado. A cidade já se veste de Carnaval e a Prefeitura trabalhou por meses para fazer uma festa bonita, organizada e para todos. É hora de curtir, mas sempre em paz e com respeito”, disse.

Assinada por Leopoldo Nóbrega, em parceria com Germana Xavier, a escultura mantém o compromisso com a sustentabilidade ao ser produzida integralmente a partir de materiais descartados e recicláveis. Plásticos, lonas, garrafas PET, CDs, tecidos, redes de pesca e conchas compõem a indumentária, que em 2026 adota as cores verde, amarelo, azul e branco, em referência ao Brasil.

O figurino propõe um diálogo simbólico que atravessa Pernambuco, do Sertão ao litoral, combinando referências dos gibões do cangaço com biojoias feitas de resíduos marítimos. Elementos tecnológicos, como estrelas da bandeira brasileira produzidas em impressoras 3D por núcleos comunitários, espirais que remetem ao DNA e um sagrado coração iluminado por LED e descartes tecnológicos, completam a narrativa visual da alegoria.

A secretária de Cultura do Recife, Milu Megale, destacou a emoção e o significado da subida do Galo como marco simbólico do início da folia. “Quando o Galo sobe, o Carnaval começa. A cada ano, vemos mais pessoas participando e celebrando a cultura do Recife. Essa diversidade de manifestações mostra um diferencial que nenhuma outra cidade do Brasil tem”, ressaltou.

A edição de 2026 destaca ainda o cuidado com a saúde mental. Parte da indumentária foi construída em oficinas de arteterapia, com participação de usuários e usuárias de políticas públicas municipais, em articulação com as áreas de saúde e assistência social. Inspirada no pensamento de Nise da Silveira, a proposta reafirma a arte como ferramenta de cuidado, expressão e fortalecimento de vínculos.

O secretário de Turismo do Recife, Thiago Angelus, enfatizou a consolidação da subida do Galo como um grande evento popular e turístico. “Hoje, a subida do Galo faz parte do calendário da cidade, reúne milhares de pessoas e mostra a força de um Carnaval democrático, gratuito e acessível para todos”, afirmou.

Entre os foliões, Eliane Abreu destacou a importância de transformar a subida do Galo em um evento aberto ao público. “Antes ele subia de madrugada e ninguém via. Hoje é um momento especial e emocionante, que todo mundo pode acompanhar”, comentou.

Base do Galo
O Gabinete de Inovação Urbana (GIURB) da Prefeitura do Recife realizou uma intervenção artística nos tapumes laterais da base do Galo da Madrugada e na pintura do chão da área. As obras foram desenvolvidas em parceria com os artistas Marquinhos ATG e Véio e integram os preparativos para o Carnaval 2026.

Os trabalhos dialogam com o tema “Recife, Carnaval do Futuro”, representando a integração entre tradição, tecnologia e inovação. As pinturas reforçam o papel da arte urbana como política pública de valorização cultural e de embelezamento da cidade, além de enriquecer a experiência dos foliões e oferecer aos turistas uma imersão ainda mais rica na identidade cultural recifense.

Futura chapa de deputados estaduais do PSB ganha reforço de Josemi Simões

O ex-vereador Josemi Simões será mais um nome de peso a reforçar a futura chapa de deputados estaduais do PSB. A decisão foi sacramentada nesta quarta-feira (11), durante reunião do pré-candidato com o secretário-geral do partido em Pernambuco, Tarcísio Ribeiro. Simões se une a outros nomes anunciados nas últimas horas como parte da estratégia do projeto político liderado pelo prefeito João Campos (PSB) para eleger bancadas expressivas no pleito de outubro deste ano.

Com forte atuação comunitária na Zona Norte do Recife, Josemi Simões foi eleito vereador para a legislatura iniciada em 2009 e retornou à Câmara Municipal, como suplente, em 2014. Nas últimas eleições municipais, foi candidato ao mesmo cargo pelo PSB. “Tenho uma caminhada com o partido e em defesa do povo do Recife. Com muita satisfação, vamos agora conversar com muito mais gente nessa trajetória como pré-candidato a deputado estadual. Agradeço ao prefeito João Campos e a todos os companheiros do PSB pela confiança no nosso nome”, declarou o pré-candidato.

O secretário-geral do PSB de Pernambuco, Tarcísio Ribeiro, celebrou a chegada de mais um nome ao processo de formação da chapa do partido para deputado estadual. “Sob a liderança do prefeito João Campos, o PSB defende um projeto político conectado com a realidade das pessoas. Por isso, ter uma liderança com a trajetória de Josemi Simões, que é reconhecido pelo trabalho que fez e faz junto às comunidades, engrandece esse propósito”, afirmou.

Caravana de Direitos coloca vans acessíveis nas ruas do Recife

Veículos adaptados vão atender comunidades, emitir documentos e garantir mobilidade inclusiva em grandes eventos

Com o intuito de proporcionar mais acesso a direitos às pessoas com deficiência e descentralizar serviços públicos essenciais, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, lançou, nesta quarta-feira (11), a Caravana de Direitos com vans acessíveis, no estacionamento do seu edifício-sede. A partir dessa iniciativa, a gestão municipal vai utilizar três veículos adaptados para a oferta itinerante de serviços de cidadania, tais como emissão de documentos oficiais de forma gratuita para essa população; divulgação de campanhas contra diferentes formas de discriminação, inclusive o capacitismo; e transporte acessível.

Durante o lançamento, o prefeito João Campos destacou que a iniciativa tem como foco eliminar barreiras e levar os serviços públicos para mais perto da população. “Estamos lançando três vans acessíveis para atender as pessoas com deficiência do Recife, com foco em eliminar barreiras e aproximar os serviços públicos da população. A proposta é levar atendimento presencial para perto das casas das pessoas, permitindo a emissão e a segunda via de documentos, além do acesso a outros serviços da Prefeitura”, afirmou o prefeito.

As vans contam com rampa de acesso, espaços para cadeiras de rodas com cintas de fixação e assentos removíveis. Os veículos vão circular pelos bairros da capital pernambucana, ofertando a emissão da nova carteira de identidade e realizando encaminhamentos para a emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito, de forma gratuita, com o apoio das equipes do Expresso Recife. Além disso, as Caravanas de Direitos vão divulgar campanhas permanentes da SDHJ voltadas à promoção da cidadania e ao enfrentamento das desigualdades. Entre elas estão a “Recife sem Racismo”, dedicada ao combate ao racismo estrutural e institucional; a “Recife sem Preconceito e Discriminação”, que atua no enfrentamento à LGBTfobia, à misoginia e a outras formas de discriminação; a “Recife 60+”, com orientações sobre os direitos da pessoa idosa e a prevenção à violência; e a “Recife sem Barreiras”, voltada à difusão dos direitos da pessoa com deficiência e da legislação de acessibilidade.

Durante grandes eventos, tais como o Carnaval, o São João e a Virada Recife, os veículos adaptados vão realizar o transporte gratuito de pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida, configurando rotas acessíveis. A ideia é garantir o direito à participação social e ao lazer. Já neste Carnaval do Recife 2026, da quinta-feira (12) à terça-feira (17), duas das vans vão circular, no horário das 18h à 0h, entre a Prefeitura do Recife e o Polo Marco Zero, atendendo os usuários do Espaço Acessibilidade do local. Outra van ficará na Praça do Arsenal, na esquina da Rua do Observatório, a serviço da Central de Direitos Humanos e Acessibilidade.

Com esse mesmo objetivo, o projeto Praia Sem Barreiras, iniciativa que oferece banho de mar assistido para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na Praia de Boa Viagem, também vai contar com o apoio das vans acessíveis para o transporte dos usuários.

“A Caravana de Direitos representa uma política pública inovadora, construída de forma intersetorial e com alto impacto social. Ela consolida o compromisso da gestão municipal com a equidade e a efetivação dos direitos humanos, especialmente para a população que ainda enfrenta barreiras de acesso aos serviços e às políticas públicas. Ao implementarmos essa iniciativa, reforçamos o caráter pioneiro da ação e damos mais um passo concreto na construção de um Recife verdadeiramente acessível, mais justo e para todas as pessoas”, destacou o secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho.

A iniciativa está em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto nº 6.949/2009) e com o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite (Decreto nº 11.793/2023). No âmbito municipal, também se alinha ao Decreto nº 30.427, de 5 de maio de 2017, que reafirma o compromisso do Recife com a inclusão das pessoas com deficiência e regulamenta o Comitê Intersetorial da Política Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência (CIPID).

Júnior di Bria anuncia pré-candidatura a deputado federal pelo PSB

Ex-vereador se lançará na disputa em parceria com o deputado estadual Fabrizio Ferraz

O ex-vereador Júnior di Bria anunciou, nesta quarta-feira (11), sua pré-candidatura a deputado federal pelo PSB. A futura postulação terá o objetivo de fortalecer o projeto político liderado pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), além de reforçar a estratégia do partido para eleger uma bancada expressiva em 2026. O deputado estadual Fabrizio Ferraz (Solidariedade), que sacramentou uma aliança com Júnior de Bria para as eleições proporcionais, participou do anúncio.

Júnior di Bria foi vereador do Recife, também pelo PSB, em diversas ocasiões entre 2021 e 2024. Filho do ex-vereador Marcos di Bria e neto do também ex-vereador Severino Gomes da Silva, o Bria, o pré-candidato tem uma trajetória de tradição junto às causas populares. “Na Câmara Municipal, busquei honrar a confiança do povo em um momento em que o Recife já vivenciava a gestão transformadora do prefeito João Campos. Acredito que esse projeto tem muito a entregar ao povo do nosso estado e, por isso, vou colocar meu nome à disposição, agora na Câmara dos Deputados”, disse di Bria.

Já o deputado Fabrizio Ferraz elogiou a caminhada política de Júnior di Bria e demonstrou entusiasmo com a parceria entre os dois. “A história de Júnior di Bria não nega de onde ele veio e os serviços prestados ao povo do Recife. Ele é um político jovem, que deixou sua marca nos momentos em que passou pela Câmara Municipal, e tenho certeza que vamos trilhar uma bonita caminhada nessa parceria, com propostas que façam a diferença para o povo do Recife e de Pernambuco”, afirmou.

O anúncio da aliança e da pré-candidatura ocorreu na sede estadual do PSB, na capital. Também participaram do ato o secretário-geral do partido em Pernambuco, Tarcísio Ribeiro, e o vice-presidente do PSB Recife, Victor Carvalho.

Nordeste respondeu por 27% dos novos postos de trabalho criados no Brasil em 2025

A região Nordeste fechou 2025 com um saldo de 347.940 novos postos de trabalho. O resultado considera a quantidade dos 3.762.087 admitidos, entre janeiro e dezembro, menos os 3.414.147 desligamentos no período. Esse desempenho equivale a 27,2% de todo o saldo do País. Entre as regiões, o Nordeste apresentou o segundo melhor resultado. Além disso, houve crescimento de 6,3% em relação ao saldo conseguido em 2024.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram analisados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) do Banco do Nordeste (BNB). São contabilizados somente empregos formais.

O Sudeste, que possui o maior saldo em números absolutos (504.972), apresentou queda de 34,5% em relação ao saldo de empregos formais em 2024. “Os dados apresentados trazem um panorama muito positivo para o Nordeste no cenário econômico de 2025, especialmente quando contrastados com a desaceleração observada em outras regiões, como o Sudeste”, avalia a pesquisadora do Etene, Hellen Cristina Rodrigues Saraiva Leão.

Em Pernambuco, o saldo entre contratações e demissões registradas, em 2025, foi de 72.565 postos de trabalho. O estado seguiu a tendência de saldo positivo e ainda registrou aumento de 21,4% na comparação com o saldo de 2024.

A pesquisadora reforça que o Nordeste está em um ritmo de aceleração diferenciado, mesmo em um ano no qual o Brasil “pisou no freio” na geração de empregos. O cenário, diz, sugere uma resiliência econômica regional, possivelmente impulsionada por investimentos em infraestrutura, serviços e o fortalecimento do mercado interno.

“Em todos os estados brasileiros houve mais admissões do que demissões, embora alguns desses saldos tenham sido menores do que em 2024. O próprio resultado nacional com saldo de 1,27 milhão de novos postos de trabalho representa diminuição de 23,7% em relação ao saldo do ano anterior. No caso do Nordeste, houve crescimento”, comenta Hellen Cristina Rodrigues Saraiva Leão.

Serviços lideram
O setor de serviços foi o grande motor da economia regional, sendo responsável por mais da metade do saldo total de vagas. Foram 192.807 oportunidades abertas. Entre as atividades que mais contrataram, os serviços de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (+84.795), saúde humana (+34.077) e alojamento e alimentação (+23.084) lideraram.

Secretaria de Educação de Garanhuns lança Protocolo de Combate ao racismo

A Secretaria de Educação de Garanhuns lançou nesta semana o Protocolo de Combate às Situações de Racismo nas Unidades de Ensino da Rede Municipal. O documento traz orientações para as escolas e creches sobre como identificar e proceder em casos que envolvam estudantes ou servidores. O documento foi apresentado para os coordenadores pedagógicos das escolas e creches e municipais para que seja trabalhado junto a toda comunidade escolar.

O protocolo tem como finalidade assegurar que a escola seja um ambiente seguro e acolhedor, baseado nos princípios da educação antirracista. O Protocolo Antirracista está alinhado a um conjunto de marcos legais e históricos, como a Portaria nº 470/2024 do Ministério da Educação, que institui a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). O Eixo 5 da política prevê a criação de protocolos de prevenção e resposta ao racismo no ambiente educacional, fortalecendo ações e programas voltados à promoção da justiça racial nas redes de ensino.

O documento foi apresentado, inicialmente, aos coordenadores pedagógicos, que são ponte entre a Secretaria de Educação e unidades de ensino. Dessa forma, o protocolo será trabalhado junto aos professores, servidores, estudantes e também com as comunidades. A atuação articulada permite transformar a escola em um espaço de respeito, valorização das identidades e construção de um futuro livre de opressões raciais.

A escola analisará cada caso e, quando necessário, mobilizará os parceiros institucionais, de acordo com suas atribuições legais e sociais. São parceiros da Secretaria de Educação no enfrentamento ao racismo: Conselho Tutelar; Vara da Infância e da Juventude; COMDICA; Conselho Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial; Secretarias de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos; CREAS; CRAS; e Ministério Público.

O documento está disponível no site da Prefeitura de Garanhuns (garanhuns.pe.gov.br) na área Serviços Digitais.

Lenine, João Gomes com Jota Pê e Mestrinho e Priscila Senna marcam a abertura do Carnaval do Recife 2026

Ao som dos clarins de Momo, o Palco do Marco Zero começa a brincadeira do carnaval nesta quinta-feira com o tradicional Tumaraca.

O Recife está pronto. É hora de carnavalizar por completo. Nesta quinta-feira (12/02) a Prefeitura do Recife declara aberto o período do reinado de Momo com shows que marcam o início da festa mais colorida, alegre e festiva do ano. Com o tema “Carnaval do Futuro”, o principal palco da cidade faz as honras da casa com o tradicional encontro de nações de maracatu de baque virado no show Tumaraca, a partir das 17h no Marco Zero.

Depois do toque dos clarins de Momo soarem alto pela praça, o palco mais lindo, tecnológico e iluminado em linha reta recebe o show de um dos homenageados deste ano, Lenine, que vem trazendo participações especiais de Ana Vitória, Os Garotin, Bongar, Maestro Spok e Lula Queiroga.

Seguindo o baile é a vez de João Gomes, Jota Pê e Mestrinho trazem para o coração do carnaval do Recife o show Dominguinho, vencedor do Grammy Latino 2025 na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”. A apresentação, que já percorreu todo o país, começa às 22h. Fechando a primeira noite do Palco do Marco Zero, os foliões apaixonados cantam junto com o brega de Priscila Senna ao som das doze badaladas do relógio.

Transmissão on line – Pelo quarto ano consecutivo, a TV Conecta Recife, braço de streaming da Prefeitura do Recife, ancorado na Empresa Municipal de Informática (Emprel), consolida-se como a maior vitrine digital do Carnaval brasileiro. Para 2026, a operação, que já é referência nacional em comunicação pública, ganha novos contornos tecnológicos e uma dinâmica de transmissão ainda mais próxima do folião, garantindo que o mundo acompanhe cada batida do coração do Marco Zero e dos polos descentralizados. Tudo isso chegando na casa das pessoas, ao vivo, através do canal da Prefeitura do Recife no Youtube (https://www.youtube.com/@prefrecife) ou pelo canal da própria TV (www.youtube.com/@tvconectarecife).

Repetindo o modelo de sucesso de “sinal limpo” e pool de imprensa para veículos parceiros, a TV Conecta Recife traz grandes inovações para este ciclo. A cobertura de 2026 levará um repórter para o “olho do furacão”. Nos intervalos entre os shows, uma equipe estará posicionada diretamente no front stage, captando a energia da grade, entrevistando o público em tempo real e trazendo a sensação térmica da multidão para quem assiste de casa.

Outra novidade tecnológica deste ano é a implementação dos Momentos Replay 360°. Através de um sistema avançado de captura, os lances mais marcantes das apresentações, aquele passo de frevo milimétrico ou o ápice da pirotecnia no palco serão reprisados em ângulos imersivos, oferecendo uma experiência visual cinematográfica inédita em transmissões de órgãos públicos.

Para não perder nenhum detalhe do palco mais lindo em linha reta do mundo, a estrutura de captação foi expandida. Agora, 14 câmeras de última geração, incluindo drones e unidades móveis pelo Bairro do Recife, atuarão simultaneamente. Direto do estúdio montado nos bastidores do Marco Zero, entrevistas exclusivas com os artistas que se apresentarão no palco. Entre um show e outros, além dos cantores, cantoras e bandas, serão exibidas matérias sobre a festa, curiosidades carnavalescas, história sobre a vida dos dois homenageados, conteúdo sobre os serviços da Prefeitura, como o esquema de mobilidade, estacionamento, limpeza, entre outros. No Instagram da TV Conecta Recife (@tvconectarecife) uma produção exclusiva pelos bastidores do palco do Marco Zero.

Polos Centralizados – Nos Centralizados a programação começa já nesta quinta. Mas é preciso ficar atento à programação que se inicia em dias diferentes nos seguintes polos: Pátio de Santa Cruz, Praça da Independência, Polo do Samba e Polo do Arsenal.

Polos Descentralizados – O Carnaval do Futuro amplia ainda mais seu alcance, com uma programação robusta em 13 polos descentralizados, no Polo Mercado da Boa Vista, na Terça Negra Especial de Carnaval, que acontece no Pátio do Terço, e no Polo Pátio de Santa Cruz, reunindo shows, cortejos, encontros e celebrações da cultura popular, reforçando a força do Carnaval de Rua. Com 98% da programação formada por talentos locais, das mais diversas vertentes e matizes, faltam menos de dois dias para o início da maior festa popular do Brasil. A programação nesses polos inicia no próximo domingo (15/02).

Programação completa – Para ficar por dentro de tudo que vai rolar no Carnaval do Recife 2026, é só entrar no Conecta Recife no site https://carnaval.recife.pe.gov.br/ ou pelo aplicativo disponível gratuitamente.

Primeiro hotel Motto by Hilton do Brasil é inaugurado no Bairro do Recife

Empreendimento localizado na Rua da Guia integra a política de revitalização do Centro, foi contemplado pela Lei do Recentro e recebeu investimento de R$ 53,2 milhões, com geração de 250 empregos

Nesta quarta-feira (11), véspera da abertura do Carnaval, foi inaugurado, no Bairro do Recife, o primeiro hotel Motto by Hilton do Brasil. Localizado no coração da folia, o empreendimento segue o modelo de condo-hotel, funcionando como condomínio fechado. São 132 apartamentos, com cerca de 15 m² cada, todos com RGI e IPTU individualizados, avaliados em aproximadamente R$ 400 mil por unidade. A inauguração contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos, e do vice-prefeito Victor Marques.

Durante a inauguração, o prefeito do Recife, João Campos, destacou o incentivo da gestão municipal ao empreendimento e a localização estratégica do hotel. “Esse é um empreendimento incentivado pela Prefeitura do Recife, por meio do Recentro, e está localizado no coração do Carnaval. São 132 quartos no padrão da bandeira Hilton, a maior do mundo, entre a Rua da Guia e a Domingos José Martins, a poucos metros da Rua do Bom Jesus, reforçando a presença de um hotel novo no Centro da cidade”, afirmou.

O hotel integra a política de revitalização do Centro da cidade e foi contemplado com benefícios fiscais da Lei do Recentro, iniciativa da Prefeitura do Recife voltada à reocupação e dinamização da área central.

Com nove pavimentos, o hotel possui sete andares de apartamentos, térreo com café gourmet e espaço de coworking, além de um rooftop pub com vista panorâmica para o Bairro do Recife. O projeto de arquitetura e interiores é assinado pela Metro Arquitetura e por Juliano Dubeux, com inspiração em ícones da cultura pernambucana, como Janete Costa e Ariano Suassuna.

De acordo com a Construtora Vertical, responsável pela obra, a área construída é de 3.462,46 m², e o investimento total foi de aproximadamente R$ 53,2 milhões, gerando cerca de 250 empregos diretos e indiretos. O empreendimento é resultado de uma parceria entre Revpar Incorporações, MUV Empreendimentos, Hilton e Atlantica Hotels.

Para a chefe do Gabinete do Centro, Ana Paula Vilaça, a inauguração simboliza a transformação em curso na área central da cidade. “É bonito de ver o nosso Centro mudando de cara, ganhando novos empreendimentos e se adaptando às demandas dos novos tempos. O papel do Gabinete do Centro é atuar como agente facilitador para que empresas e negócios recebam benefícios fiscais e se instalem aqui. Ter o primeiro Motto by Hilton do Brasil no Bairro do Recife reafirma o pioneirismo da cidade e fortalece a experiência de quem vive e visita a capital”, afirmou.

 Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife