Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Cayo Albino anuncia novo apoio de liderança regional para sua reeleição

Empresário e pecuarista Toninho da Constrular é mais um nome que se soma ao grupo político do deputado estadual

O deputado estadual Cayo Albino segue atraindo mais lideranças políticas em diversos municípios do estado. Desta vez o anúncio vem de Bom Conselho, agreste do estado, com o apoio do empresário e pecuarista Toninho da Constrular.

Antônio Siqueira, mas conhecido como Toninho da Constrular, gera mais de 100 empregos diretos em suas empresas, além de centenas de empregos indiretos, em Bom Conselho e Terezinha. Toninho é um líder político nato, respeitado na região, e que agrega na campanha de reeleição do deputado Cayo Albino para a Assembleia Legislativa.

Toninho foi recebido na última semana por Cayo Albino e pelo prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, onde debateram os avanços regionais, políticas de incentivo ao setor agropecuário do Agreste, as parcerias com o comércio para impulsionar a economia local e a cena política estadual, alinhando a parceria que se inicia. “O que nos motiva é ver os avanços de Garanhuns nos últimos anos, a forma como o prefeito Sivaldo Albino trata o comércio e os comerciantes, que são geradores de emprego e renda para qualquer município. E ao lado de Cayo Albino, queremos espelhar estas ações de Garanhuns em benefício da população para nossa querida Bom Conselho”, revelou Toninho da Constrular.

O deputado Cayo Albino comentou sobre a parceria. “Estamos visitando amigos, lideranças regionais, e com a força do diálogo e de um projeto de fortalecimento regional, estamos conseguindo agregar novos quadros nesta caminhada, com coerência e entrega de resultados. Estivemos recentemente no Recife, onde recebemos o apoio do vereador Hélio Guabiraba, e agora a gente tem a honra de anunciar nosso amigo Toninho da Constrular, grande liderança do nosso agreste. Vamos assim, ouvindo, trocando ideias e fazendo laços de amizade e políticos baseados em respeito e projetos de desenvolvimento”, encerrou Albino.

Carnaval de Salgueiro movimentou mais de R$ 13 milhões nos polos da folia, diz prefeito Fabinho Lisandro

Em live realizada no início da noite desta quarta-feira, 17, o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, apresentou o balanço oficial do Carnaval de 2026, com números aferidos através de pesquisa feita com uma fatia dos mais de 76 mil foliões que circularam pela cidade nos cinco dias da festa.

Durante a transmissão, o prefeito destacou que o evento gerou um grande retorno econômico para o município, com movimentação de mais de R$ 13 milhões somente nos polos da folia. Segundo a pesquisa, cada folião gastou, em média, R$ 167,39, beneficiando quem estava trabalhando no evento.

“Quando a gente faz com que mais de R$ 13 milhões girem só nos polos do evento, é sinal de que foi um sucesso absoluto. Sem falar quando a gente amplia o aspecto para tudo o que foi investido/consumido nos restaurantes fora dos polos, nos hotéis, que tiveram mais de 95% de sua capacidade ocupada, isso passa a nossa expectativa. Vai ultrapassar a casa dos R$ 20 milhões que circularam na economia de Salgueiro”, ressalta o prefeito.

Fabinho também apresentou os índices de satisfação do público em relação ao evento, com aprovação de 91,6% para o acesso, 86,4% para as atrações, 87,7% para a variedade das atrações, 89,2% para a segurança, 85,5% para a limpeza, 92,2% para a organização, 95,7% para a decoração do evento, 87% para o trânsito e 94,3% para o Carnaval de um modo geral.

A respeito de algumas áreas que não tiveram um índice muito expressivo de aprovação, como a distribuição dos banheiros químicos, aprovada por 73,4% dos foliões, o prefeito disse que o governo vai melhorar na próxima edição do Carnaval. “A gente está muito atento a todos os aspectos para que possa sempre melhorar”, garantiu.

O gestor municipal também agradeceu a todas as equipes da prefeitura envolvidas na organização do evento, citando as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Cultura e Esportes, de Desenvolvimento Social, de Saúde e de Serviços Públicos. Ele ainda fez agradecimentos especiais à Polícia Militar, que se dedicou à segurança dos foliões nos cinco dias da festa, e ao Governo de Pernambuco, que viabilizou a realização do evento.

“Nada disso seria possível sem o apoio do Governo de Pernambuco. Aqui a gente teve um investimento por parte do Governo do Estado de mais de R$ 1 milhão”, destacou, lembrando que a governadora Raquel Lyra prestigiou uma das noites do Carnaval.

Antes da realização da live para a apresentação do balanço das festividades carnavalescas, Fabinho participou do bloquinho dos garis, que fizeram a limpeza da cidade durante todos os dias da folia e tiveram uma merecida manhã de lazer nesta Quarta-feira de Cinzas.

No Recife, governadora Raquel Lyra prestigia a abertura da Campanha da Fraternidade 2026 durante celebração da Missa de Cinzas

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta quarta-feira (18), a abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2026, que tem como tema “Fraternidade e Moradia”. O lançamento foi realizado durante a Missa de Cinzas, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, na Igreja Concatedral do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, a Matriz do Espinheiro, na Zona Norte do Recife. A Campanha da Fraternidade deste ano tem como lema “Ele veio morar entre nós”, inspirado em trecho do livro bíblico de João (Jo 1,14).

“O tema da Campanha da Fraternidade deste ano dialoga diretamente com um dos principais pilares do nosso governo, a garantia de moradia digna a todos os que vivem e trabalham neste chão. Isso é dever de todos os governantes e nosso compromisso desde o início da gestão. Por meio do Morar Bem, maior programa de habitação de interesse social da história do Estado, milhares de pernambucanos têm tido acesso a esse direito tão básico e que por muito tempo lhes foi negado. Apenas dando a mão aos que mais precisam teremos, de fato, uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou a governadora Raquel Lyra, que acompanhou a cerimônia ao lado de familiares e secretários estaduais.

“A Igreja Católica aborda, todos os anos, temas sociais por meio da Campanha da Fraternidade. A questão da moradia já foi abordada em 1993 e agora, em 2026, ela definitivamente precisa entrar na pauta dos governos e das gestões. Temos orgulho de dizer que Pernambuco possui, hoje, uma política habitacional robusta com o Morar Bem”, completou a vice-governadora Priscila Krause.

A escolha do mote da campanha deste ano representa o diálogo da Igreja com o poder público para o desenvolvimento de políticas que tenham como objetivo dar à população acesso ao direito à moradia digna. “O Estado tem papel fundamental na redução do déficit habitacional do nosso país. Nós, como Igreja, temos como dar sinais. Para resolver esse problema precisamos de políticas públicas sérias, que façam frente aos desafios da moradia. A quaresma, que se inicia hoje, deve ser lida e interpretada à luz da Ressurreição. É tempo de penitência com perspectiva de esperança”, declarou o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.

A Campanha da Fraternidade nasceu na década de 1960, no Rio Grande do Norte. A partir de uma organização pastoral e comunitária, foi possível o lançamento de uma campanha nacional visando a evangelização e focada em temas sociais para promover a fraternidade.

MORAR BEM PE – Em Pernambuco, para garantir o acesso à moradia, o Governo do Estado conta com o programa Morar Bem. A iniciativa promove o direito à moradia por meio de quatro eixos, sendo eles Regularização Fundiária; Entrada Garantida, que oferece subsídios de até R$ 20 mil para pagamento da entrada do financiamento do imóvel; Reforma no Lar, que garante obras de até R$ 18 mil em imóveis; e Retomada de Habitacionais, com o objetivo de concluir obras e entregar unidades de moradia.

Arcoverde realiza o maior Carnaval dos últimos anos e reafirma sua força no cenário cultural pernambucano

De 31 de janeiro a 17 de fevereiro, Arcoverde viveu o maior Carnaval dos últimos anos. Foram 18 dias de programação integrando Baile Municipal, Baile da Pessoa Idosa, pré-carnaval, Desfile do Zé Pereira e a Folia dos Bois com polos descentralizados nos bairros Dona Didi, JK e São Cristóvão. Mais de 50 agremiações participaram do tradicional sábado de Zé Pereira, reunindo mais de 900 brincantes incentivados pelo município. Neste ano, o Carnaval homenageou Maestro Josias e Adriano do Sax (in memoriam), além de Deda da Batucada e da Troça do Urso Branco, símbolos da cultura popular arcoverdense.

A descentralização foi um dos grandes destaques da edição 2026. A cultura chegou aos bairros, ampliou o acesso da população à programação e fortaleceu a integração comunitária em diferentes regiões da cidade. A Folia dos Bois consolidou-se como um modelo de valorização das manifestações tradicionais, fortalecendo bois, ursos, troças e artistas da cidade.

A gestão municipal investiu R$ 75 mil em subvenção para 50 grupos culturais e garantiu transporte para 8 agremiações representarem o município no Concurso de Agremiações Carnavalescas no Recife. Durante a Folia dos Bois, mais de 100 artistas e grupos da cidade e da região foram contratados, com investimento total de R$ 275 mil, em parceria com o Governo de Pernambuco, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Sesc Pernambuco. A estrutura contou com mais de 30 profissionais por noite na produção e cerca de 75 pessoas na segurança, entre bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e equipe especializada.

O Carnaval também movimentou o comércio local e gerou renda para ambulantes e empreendedores durante todo o ciclo festivo. Para o prefeito Zeca Cavalcanti, “Arcoverde mostrou que sabe fazer Carnaval com responsabilidade e valorização das suas tradições.” A secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Nerianny Cavalcanti, destacou a retomada do protagonismo cultural da cidade, e o secretário de Cultura, Pedro Brandão, reforçou que investir nas agremiações é garantir a continuidade da identidade cultural do município. O Carnaval 2026 consolida um novo tempo para Arcoverde e fortalece sua posição no cenário cultural pernambucano.

Carnaval do Recife atrai mais de 3,7 milhões de foliões e injeta R$ 2,8 bilhões na economia

Com 50 polos e mais de três mil atrações, festa gerou 60 mil empregos temporários e foi aprovada por 99% dos foliões; rede hoteleira registrou 97% de ocupação e o movimento no aeroporto chegou a mais de 500 mil passageiros, com 150 voos extras; mais de 10  mil servidores municipais trabalharam para garantir a organização e o sucesso da festa

Em seis dias de programação plural e intensa, o Recife fez mais um Carnaval para nunca mais ser esquecido. Com planejamento e organização, o evento reuniu mais de 3,7 milhões de pessoas e injetou R$ 2,8 bilhões na economia, gerando 60 mil empregos temporários. E o resultado foi sentido nas ruas: 99% dos foliões aprovaram a experiência momesca oferecida pela cidade. O Carnaval só trouxe mais público e fez mais dinheiro girar na economia porque entregou organização, cuidado e respeito com quem foi cair na folia e com quem trabalhou na festa. Chamando até o futuro pra brincar, a folia recifense espalhou, pelas ruas e em cima dos palcos dos 50 polos montados em toda a cidade, mais de três mil atrações, em apresentações e shows, desfiles e cortejos dos mais variados gêneros, tradições e importâncias. Mais de 10 mil servidores municipais trabalharam para garantir o sucesso da festa.

Em coletiva realizada nesta Quarta-feira de Cinzas (18), o prefeito do Recife, João Campos, apresentou o balanço oficial da festa, acompanhado do vice-prefeito, Victor Marques, e de secretários municipais. Ao destacar os resultados do Carnaval 2026, o gestor recifense ressaltou os números históricos alcançados pela cidade. “O Carnaval do Recife nunca decepciona, mas sempre surpreende. Tivemos recorde de público, recorde de movimentação econômica, recorde de ocupação hoteleira. Foram 3,7 milhões de foliões ao longo dos dias de festa e mais de R$ 2,8 bilhões injetados na economia”, afirmou.

João Campos também destacou o alto índice de satisfação do público. “Nas nossas pesquisas, 99% de aprovação e mais de 98% dos foliões disseram que querem voltar ao Carnaval do Recife”, pontuou o prefeito do Recife. O gestor ressaltou ainda os novos serviços implantados na festa. “A nova Arena Gastronômica, a nova Central do Artesanato, o novo Polo do Samba e a ampliação da Praça do Arsenal foram um verdadeiro sucesso. A praça ficou mais organizada, mais ampla e mais confortável para o folião”.

O Carnaval Recife do Futuro gerou 97% de ocupação da rede hoteleira, com mais de 150 voos extras e um total de 502.205 passageiros no aeroporto. Celebrando a tecnologia ancestral da alegria e das manifestações que nos confirmam um povo cheio de passado e de presente, de luta e esperança, a festa fez questão de confirmar o protagonismo de agremiações e artistas da cultura popular, que ganharam este ano mais uma passarela: o Circuito Leda Alves, que iniciou seus desfiles ainda em janeiro, abrindo alas para agremiações de todas as modalidades pelas ruas do Bairro do Recife nas sextas, sábados e domingos, saindo do Cais da Alfândega e desembocando na Praça do Arsenal, tendo a Rio Branco e a Bom Jesus como eixos centrais.

O vice-prefeito Victor Marques destacou o planejamento e o trabalho técnico que garantiram a execução da festa. “Um Carnaval desse tamanho, para tanta gente, não cabe improviso. Cada contrato, cada serviço, cada detalhe é acompanhado com rigor. É um trabalho permanente de planejamento”, afirmou. Ele também ressaltou o sentimento nas ruas. “A gente percorreu a cidade inteira e o sentimento era de satisfação. Se 2026 foi muito bom, 2027 será ainda melhor porque as pessoas confiam no trabalho que está sendo feito.”

Nas ruas, passarelas e palcos recifenses de Momo, os artistas e brincantes pernambucanos foram nada menos que 98% das mais de 3 mil atrações que encontraram e embalaram as plateias foliãs.  Ao todo, mais de 250 blocos, troças, bois, ursos, caboclinhos, afoxés e maracatus participaram dos cortejos, que chamaram até a vizinhança para pular Carnaval no Recife, recebendo o reforço luxuoso de grandes blocos carnavalescos da região metropolitana, como o Eu Acho é Pouco, Ceroula, Pitombeira, Cariri Olindense e Homem da Meia Noite.

A secretária de Cultura, Milu Megale, destacou a descentralização da festa e o fortalecimento da cultura popular. “Circulamos com 3,7 milhões de foliões pela cidade. Tivemos polos em todas as regiões, levando conforto para quem não queria se deslocar ao Centro. Essa descentralização veio para ficar”, afirmou. Ela também ressaltou o protagonismo da cultura local. “Foram mais de 3 mil apresentações, sendo 98% de atrações locais. Criamos o Circuito Leda Alves da Cultura Popular ainda em janeiro, fortalecendo as prévias e trazendo blocos tradicionais de volta ao Centro.”

OPERAÇÕES – O clima de tranquilidade nos principais focos, com baixo registro de ocorrências, foi em grande parte fruto da atuação, pelo terceiro ano consecutivo, do Centro de Operações do Recife (COP), que funcionou presencialmente numa sala no Marco Zero, onde 16 órgãos e secretarias da gestão municipal, além de entidades parceiras, estiveram, todos os dias, coordenando e atuando na resolução de ocorrências e demais serviços oferecidos à população em tempo real. Foram usadas 498 câmeras de monitoramento, que compartilhavam as imagens com as forças de segurança.

O chefe do COP, Anderson Soares, destacou as inovações implantadas. “Com 99% de aprovação, melhorar o Carnaval do Recife é sempre um desafio. Este ano fomos ousados”, afirmou. Entre as novidades, ele citou a nova Arena Gastronômica no Armazém 14 e a mudança da Central do Artesanato. “Levamos os equipamentos para uma área mais ampla e estratégica, garantindo mais conforto, mobilidade e organização para os foliões.”

NOVIDADES – Pela primeira vez, houve 46 banheiros femininos e 8 para famílias e/ou pessoas com deficiência na Avenida Rio Branco. Também de forma pioneira, os foliões que utilizarem os estacionamentos situados no edifício-sede da Prefeitura do Recife, do Tribunal Regional Federal e do Tribunal Regional do Trabalho, no Cais do Apolo, puderam doar alimentos não perecíveis. As mais de 3 toneladas de alimentos arrecadados serão destinados a 22 instituições parceiras, beneficiando mais de 29 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Todas as doações vão para o Banco de Alimentos do Recife, onde serão triados e disponibilizado para as organizações cadastradas junto ao município.

A Prefeitura criou o PIT STOP Fica de Boa, localizado na Avenida Alfredo Lisboa, que funcionou como um ambiente de acolhimento e descompressão, voltado ao cuidado temporário de pessoas que apresentem mal-estar físico ou emocional associado ao uso de álcool e outras substâncias psicoativas. O Palco do Samba, que funcionava na Rua da Moeda, ganhou mais destaque e estreou no espaço do antigo Parador.

CULTURA POPULAR – As agremiações da cultura popular, como o patrimônio vivo do Recife Pierrot de São José, o Bloco da Saudade, o Abanadores do Arruda, o Caboclinho Tupinambá, a Escola Gigante do Samba, o Maracatu Piaba de Ouro, o Afoxé Oxum Pandá e o homenageado Madeira do Rosarinho, entre muitos outros, apresentaram-se em todos os polos de cidade, desfilaram suas tradições no também tradicional Concurso de Agremiações, com 332 brinquedos e milhares de brincantes inscritos, sem falar na passarela Recife Matriz de Cultura Popular, que abriu a programação de todos os dias do Marco Zero, maior palco da festa.

Aliás, maior palco de todos os tempos e carnavais, com 70m de comprimento na fachada e inéditos 18,5m de altura, com moldura toda coberta por painéis de LED, também dispostos na cenografia e na moldura do palco em quantidade recorde, 30% maior que no ano passado. Maiores que o palco, só as histórias que ele deixou para a posteridade carnavalesca recifense, emoldurando shows que já entraram para o imaginário dos mais comentados em linha reta, como a apresentação de Liniker, com direito às participações de Priscila Senna, Amaro Freitas e diversos brincantes da cultura popular, além do apoteótico desfile da boneca gigante da cantora. Teve ainda a estreia de Alok, com efeitos pirotécnicos no palco e espetáculo garantido até no céu, com fogos e a surpreendente coreografia de mais de 200 drones.

Teve também o brega voando alto, na tirolesa e no palco de Neiff e nas apresentações de Priscila Senna, Raphaela Santos e Recife Capital do Brega. Teve ainda o show cheio de sucessos e encontros, abraços e emoções do homenageado Lenine, o samba investido de toda a sua força e sacralidade, nas vozes de artistas daqui e de fora, como Mariene de Castro e Karynna Spinelli; o Dominguinho aclamadíssimo de João Gomes, Mestrinho e Jota.pê. Teve Iza e teve Vanessa da Mata, teve Seu Jorge e Sorriso Maroto. Mas o que mais teve foi Pernambuco, traduzido à perfeição nos acordes e vozes da Ademir Araújo e a Orquestra Popular do Recife, Maestro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Martins, Almério, Flaira Ferro, Gabi do Carmo, Leide do Banjo, Joyce Alane, Spok, Bongar, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, entre muitos outros.

Além de desfilar e confirmar tradições  como o Ubuntu, cortejo liderado pela também homenageada Dona Carmem, abrindo alas e lavando as ruas da festa com as águas de Oxalá, e o Tumaraca, que congrega o baque de 500 integrantes de 13 nações diferentes no Marco Zero, o Carnaval do futuro lançou e aclamou novidades como as novas localizações do Polo do Samba, que saiu da Rua da Moeda e foi para a cabeceira da Ponte Giratória, com programação caprichada e muito prestigiada da sexta-feira (13) até ontem, além da Arena Gastronômica e da Central de Serviços, que migraram do Arsenal para o Armazém 14 e o Mirante do Paço, respectivamente, com o objetivo de garantir mais conforto e mobilidade aos foliões.

No Carnaval do futuro, os pequenos foliões ganharam o reforço de um polo novo, no Parque Eduardo Campos, que se somou a outros seis polos – parques da Tamarineira, Macaxeira, Santana, Jaqueira e Dona Lindu e Cais da Aurora – para convidar o Recife a germinar a folia nas próximas gerações. A festa, que começou em meados de janeiro, com os tradicionais concursos carnavalescos, acertou a marcha dos blocos líricos, elegeu seu Rei e sua Rainha do Carnaval, realizou uma edição histórica do Baile Municipal, comemorando 60 edições da festa, lotou a Aurora para receber o Bicho Maluco Beleza de Alceu, fez o Recife pulsar e pular até poucas horas atrás, quando o Orquestrão comandado por Spok raiou a quarta-feira ingrata, depois de uma terça gorda de acordes e alegrias.

TURISMO – O Carnaval do Recife reafirma, mais uma vez, sua força como um dos maiores eventos culturais e turísticos do país. A pesquisa de satisfação realizada nos últimos dias revela índices expressivos de aprovação do público, reforçando o sucesso da festa em diferentes frentes — da organização à experiência vivida por moradores e turistas.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO – Segundo o levantamento, 99% dos foliões avaliaram o Carnaval como altamente satisfatório, enquanto 95% afirmaram que a festa superou as expectativas. O alto grau de aprovação se reflete também na intenção de retorno: 98,4% dos entrevistados pretendem voltar no próximo ano e recomendariam o Carnaval do Recife a amigos e familiares, consolidando a cidade como destino de referência no período momesco.

O secretário de Turismo do Recife, Thiago Angelus, destacou o impacto econômico e social da festa. “O Carnaval é alegria para quem brinca, mas é também negócio para muitas famílias. Desde quem monta uma barraca na frente de casa até o setor hoteleiro, todos são impactados positivamente”, afirmou.

Shows de Adão Silva, Fabiana Santiago, Kevi Jonny e Patusco encerram Carnaval de Salgueiro

Depois de cinco dias de muita alegria, animação e curtição, o Carnaval de Salgueiro chegou ao fim nesta terça-feira, 17. A programação de encerramento contou com shows de Adão Silva, Fabiana Santiago, Kevi Jonny e Patusco, no trio elétrico e no Polo Bomba, além de cortejos nas ruas da cidade e shows no Beco da Folia (ao lado da Casa da Cultura) e no distrito de Umãs.

Os festejos desta terça começaram no turno da tarde com os blocos dos Sanfoneiros e dos Idosos desfilando pelas ruas e avenidas, acompanhados por passistas de frevo da Cia Groove de Rua, em clima de muita felicidade e diversão.

Em seguida, o artista salgueirense Adão Silva se apresentou no palco do Polo Bomba e Fabiana Santiago, uma das cantoras mais premiadas do Vale do São Francisco comandou o trio elétrico no circuito da folia, entre o Polo Bomba e a Rua Joaquim Sampaio.

A programação teve continuidade com apresentação do cantor e compositor baiano Kevi Jonny, fazendo um show repleto de romantismo para um grande público no palco do Polo Bomba. Ele cantou vários sucessos que marcaram sua carreira em ritmo de arrocha, como “Te Love” e “Moça do Espelho”.

Última atração da noite, a banda pernambucana Patusco finalizou o Carnaval de Salgueiro com muito samba e ainda homenageou o Carcará do Sertão. O vocalista do grupo realizou todo o show vestido com a camisa do time da cidade. Nos minutos finais da apresentação, alguns integrantes da banda desceram do palco e foram para o meio do público fazer uma roda de samba.

Paralelamente, o último dia do Carnaval de Salgueiro teve shows de Jailson Lima e Mateus O Matt no Polo Umãs e apresentações culturais no Polo Multicultural. O evento, que homenageou os 80 anos da Bicharada do Mestre Jaime ficará marcado como um dos maiores e mais movimentados dos últimos anos.

Recife encerra Carnaval 2026 celebrando diversidade cultural e organização

Como manda a tradição, o frevo reinou absoluto no último dia de festa, embalando o público com apresentações de Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Alceu Valença.  O orquestrão entrou em cena para encerrar oficialmente o Carnaval do Recife 2026
O Recife se despediu, nesta terça-feira, 17, de mais um Carnaval consagrado pela celebração da diversidade cultural e pela força das manifestações populares que tomaram conta da cidade. No último dia de festa, o prefeito João Campos vistoriou a Central do Artesanato e a Central da Mulher, além de conferir de perto a programação nos polos de Jardim São Paulo, Ibura e Casa Amarela. O gestor encerrou a noite, conferindo a programação no Marco Zero, principal palco da folia.
Em coletiva de imprensa realizada no Marco Zero, o prefeito João Campos ressaltou o êxito da festa. “Chegamos a mais uma terça-feira de Carnaval marcada pelo espetáculo e pela grandiosidade que é o Carnaval do Recife, superando expectativas. Ultrapassamos a marca de 3,5 milhões de foliões que passaram pela cidade, distribuídos em mais de 50 polos funcionando de forma simultânea, assegurando uma festa democrática, gratuita, animada e muito bem estruturada. Recebemos muitos retornos positivos sobre a organização e a limpeza, e esse é um aspecto que buscamos aperfeiçoar a cada ano”, destacou.
O gestor enfatizou ainda o empenho dos trabalhadores que garantiram a realização do evento. “São milhares de pessoas atuando diariamente. Fizemos a varrição e a lavagem das ruas todos os dias, mantendo os espaços preparados para que todos pudessem aproveitar com tranquilidade. O Recife também seguiu inovando, com o sucesso da Arena Gastronômica, a nova Central de Artesanato, a nova Central das Mulheres. São ações bem avaliadas pela população, como mostram a ouvidoria e as pesquisas. Por isso, agradeço a todos que contribuíram para a realização deste Carnaval”, completou.
Antes de acompanhar os shows no palco principal, o prefeito João Campos vistoriou a nova Central do Artesanato, instalada no Bairro do Recife, onde acompanhou o funcionamento dos estandes e conversou com artesãos. Em seguida, esteve na Central da Mulher no Carnaval, iniciativa que ampliou e integrou, em um único espaço, ações de prevenção, acolhimento, orientação e incentivo à economia criativa, reforçando o compromisso da gestão municipal com a segurança e o enfrentamento à violência contra a mulher durante a festa.
Após as visitas, o gestor acompanhou o último dia de programação nos polos descentralizados. Em Jardim São Paulo, passaram pelo palco nomes como Mônica Feijó, André Rio e Fafá de Belém. No Ibura, atrações como Michelle Melo e Molejo arrastaram uma multidão. Já em Casa Amarela, Tavara Andreza, Nando Cordel e Luca de Melo comandaram o encerramento da noite.
No palco do Marco Zero, como manda a tradição, o frevo reinou absoluto, com apresentações de Nena Queiroga, Geraldo Azevedo e suas majestades Elba Ramalho e Alceu Valença. Com o espaço ainda tomado pelo público, o Orquestrão entrou em cena para encerrar oficialmente o Carnaval do Recife 2026.
“A gente brincou todos os dias. O que mais nos deixa satisfeitos é que quem não pode vir ao Marco Zero tem perto de casa um lugar para festejar também. Curtimos no nosso bairro e viemos ao Marco Zero para sentir essa energia que só esse trio tem. Já estamos indo embora com saudade e contando os dias para o próximo Carnaval”, contou o casal de foliões Mário e Fernanda, moradores de Casa Amarela.

Marco Zero fecha o Carnaval do Recife 2026 com a nata da MPB nordestina e frevo do Orquestrão até o amanhecer

Na terça de encerramento, ícones como Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo comandaram a despedida da maior folia do mundo; Maestro Spok coroou a celebração já de madrugada

A terça-feira (17) reservou ao Recife a despedida que a capital pernambucana merecia: uma celebração memorável no Marco Zero, com seis atrações que percorreram do maracatu ao frevo, passando pela MPB e pelo brega recifense. Abrindo o dia, o Encontro de Maracatus de Baque Solto inaugurou a data com espiritualidade e tradição; depois, Nena Queiroga entregou energia e carisma para aquecer os festeiros. A sequência ficou por conta de Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Alceu Valença, que tomaram o espaço com toda a magnitude de sua obra. Para coroar a madrugada, o Maestro Spok e o Orquestrão assumiram os trabalhos, transformando o encerramento num frenesi coletivo que se prolongou até o sol raiar.

O Encontro de Maracatus de Baque Solto abriu a programação com um espetáculo que transcende o calendário carnavalesco. Nações das mais diversas regiões do estado desfilaram exibindo seus caboclos de lança, rainhas majestosas e o ritmo cadenciado que distingue o baque solto do baque virado. A manifestação congregou admiradores da cultura popular pernambucana e reafirmou que o Carnaval do Recife é, antes de tudo, uma celebração de identidade. Nena Queiroga, na sequência, injetou irreverência e talento ao início da noite, animando os presentes com seu repertório vibrante.

A assistente social Renata Holanda, 41, moradora de Petrolina chegou ao Marco Zero às 15h30 com a mãe, 63, e a filha, de 14 anos. O Encontro de Maracatus de Baque Solto foi o gatilho da emoção logo no início. “Me sinto contemplada cada vez que assisto ao baque solto, é espiritualidade pura. Mas ficar para Elba e Alceu foi o que me arrebatou definitivamente. Tenho apreço especial por esses dois ícones. Ver minha filha cantando ‘Morena Tropicana’ junto comigo pela primeira vez… isso não tem preço”, declarou.

Geraldo Azevedo e Elba Ramalho transformaram o espaço num reencontro com a memória afetiva do Nordeste. Alceu Valença, porém, foi o responsável por levar a euforia ao seu ponto mais alto. O engenheiro Lucas Santana, 32, veio de Caruaru com quatro amigos especialmente para a celebração de encerramento. Eles se articularam assim que a programação foi divulgada. “Quando Alceu sobe no palco, aquilo tem um peso completamente diferente. Mas o que me impressiona é a diversidade: maracatu, MPB nordestina, frevo… É Pernambuco inteiro num único espaço. Daí vem a nossa admiração por esse festejo”, afirmou.

O Orquestrão, que coroou a madrugada sob a regência do Maestro Spok, no que representa a síntese do que o Carnaval do Recife tem de mais grandioso: uma tradição secular que se reinventa sem abrir mão das raízes. O professor aposentado Severino Ramos, 68, morador de Natal-RN, garante não ter faltado a um único encerramento nos últimos 15 anos. “Isso representa a nossa essência. Sou bairrista, regionalista convicto, danço frevo desde pequeno. Enquanto houver música nesse espaço, permanecerei até o final. Tenho dó de quem se ausentou dessa terça, porque perdeu algo que não volta mais este ano. Mas quem esteve aqui sabe: o Recife sempre entrega”, declarou, com um sorriso que não saía do rosto.

Fotos: Marcos Pastich/PCR (Geraldo Azevedo e Elba Ramalho) e Wagner Ramos/PCR (Alceu Valença)

Música pernambucana protagoniza última noite de carnaval em Jardim São Paulo

André Rio e Mônica Feijó agitaram o público na última noite de folia no Polo da Zona Oeste. E a paraense Fafá de Belém fez bela versão do hino do Estado

A última noite de carnaval no bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife, foi de aclamação ao frevo e à cultura popular. Na noite desta terça-feira (17), o grande público que compareceu ao Polo se despediu da folia sob o som de canções que estão no coração e na ponta da língua de quase todos os recifenses, como Voltei Recife, Frevo Mulher e A Praieira.

O frevo começou a dar o tom da festa com a subida de André Rio ao palco. Pernambucano e com uma forte ligação com o carnaval, o artista botou os foliões pra cair no passo desde o primeiro instante. O show eletrizante arrastou centenas de foliões da região, como Maria Amélia, 64, que é fã declarada do artista. “Eu amo André Rio, gostaria que ele viesse sempre para cá, porque ele é pura alegria. É muito frevo, é muita simpatia, gosto demais”. A aposentada contou ainda que nem mesmo um problema de saúde a impediu de curtir o show “Eu amo carnaval, eu estou aqui com um probleminha de saúde, mas ‘frevei’ até não aguentar mais. A Prefeitura está de parabéns por esse palco, muito organizado, muito seguro, está de parabéns.” finalizou.

Com Mônica Feijó no comando da folia não foi diferente: a música pernambucana continuou sendo a protagonista da noite. Com participações de Isaar, a artista visitou o manguebeat, o samba e também cantou muito frevo. Para quem veio com a família, uma oportunidade para curtir uma boa música sem precisar sair do próprio bairro. “Eu moro aqui mesmo, do outro lado da rua, e vim todos os dias trazer minha filha. Aqui é bom porque é perto de casa, não precisa pegar ônibus, ela pode brincar sossegada com as amiguinhas. É muito bom pra quem tem criança e gosta de curtir o carnaval perto de casa.” O depoimento é de Liliane Belarmino, 34, que levou a filha, Evellyn Valentina,4, para brincar carnaval no Polo Jardim São Paulo.

O ponto alto da noite ficou por conta da paraense Fafá de Belém, que abriu seu show cantando o hino de Pernambuco. Emocionado, o público acompanhou a letra em uníssono, abrilhantando ainda mais o espetáculo. “Eu amo o carnaval do Recife. As pessoas fantasiadas nas ruas, as crianças fantasiadas, as ruas coloridas… tudo isso me lembra minha infância em Belém. É lindo o carnaval do Recife, o melhor carnaval do Brasil.” disparou Fafá.

Também passaram pelo palco a Ciranda Terno da Mata, Vambora e banda Q Brega, que encerrou a noite de festejos no bairro.