Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Usina do Grupo João Santos foi vítima de esquema de fraudes do Banco Master

Atual diretoria tenta recuperar crédito bilionário na Justiça

A principal chamada de capa de um dos mais importantes portais de notícias do país nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, revela como o Grupo João Santos, que já foi o maior conglomerado industrial no Norte-Nordeste, se tornou vítima das fraudes cometidas pelo Banco Master na última década.

A reportagem Usinas falidas viraram ‘fábricas de créditos’ de R$ 8,7 bilhões no Master demonstra que títulos precatórios pertencentes à Companhia Agroindustrial de Goiana, mais conhecida como Usina Santa Tereza, eram a maior dessas “fábricas de crédito” podres mantidas pelo banqueiro Daniel Vorcaro.

Originalmente, o Supremo Tribunal Federal havia decidido, em 2012, que a União deveria pagar mais de R$ 983 milhões à CAIG. No entanto, de forma fraudulenta, quatro anos depois os precatórios chegaram ao poder do Master por menos de 20% do seu valor real. Hoje, esse título ultrapassa R$ 1,78 bilhão, valor que era registrado nos balanços do banco.

A fraude

Em 2017, quando a CAIG já convivia com débitos fiscais, trabalhistas e comerciais milionários, a antiga diretoria do Grupo João Santos repassou os títulos precatórios para vários fundos (Luna, Horizon, Atenas e Dublin), operados pela Reag e Sefer Investimentos, cujos donos estão sendo investigados pela Polícia Federal e foram alvos de mandados de busca e apreensão da Justiça Federal.

Os fundos teriam pago pouco mais de R$ 171 milhões, mas esses recursos não foram usados para amortizar dívidas nem para pagar fornecedores ou salários atrasados. Desse valor, apenas R$ 30 milhões entraram efetivamente nas contas da CAIG.

Hoje, a atual diretoria entrou com ações que tramitam no Tribunal de Justiça de Pernambuco para recuperar o direito sobre os títulos precatórios e impedir a liberação dos recursos para Daniel Vorcaro e seus aliados.

A origem da dívida

O precatório diz respeito a uma indenização devida pela União a várias usinas do país e tem origem na política de controle de preços exercida, durante o regime militar, pelo extinto Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA). Ao longo dos anos 1970 e 1980, o controle de preços provocou distorções que reduziram o preço da cana-de-açúcar e causaram prejuízos às empresas do setor.

Secretaria de Educação de Garanhuns abre inscrições para curso de Tiflologia 2026

A Secretaria de Educação de Garanhuns abre na próxima segunda-feira (23) as inscrições para o Curso de Tiflologia 2026, que oferece formação sobre o sistema de escrita e leitura tátil Braille, voltado para a inclusão e autonomia de pessoas cegas ou com baixa visão. As aulas serão realizadas no Centro de Apoio Pedagógico de Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual (CAP).

Estão sendo oferecidas 40 vagas, destinadas a candidatos com idade acima de 18 anos e Ensino Médio completo. As inscrições serão realizadas presencialmente na sede do CAP, localizado na Avenida Agamenon Magalhães, nº 237, bairro Heliópolis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar cópia dos documentos pessoais, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade.

As aulas terão início no dia 3 de março e se encerrarão em dezembro, com encontros semanais às terças-feiras, nos turnos da manhã, das 8h às 12h, ou da tarde, das 13h às 17h.

Durante o recesso de Rodrigo Pinheiro, Dayse Silva fará missão no Chile e Bruno Lambreta assumirá a prefeitura de Caruaru

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, entrará em recesso de oito dias, a partir deste sábado (21). Durante o período, a gestão municipal será conduzida pela vice-prefeita Dayse Silva.

Dayse assumirá interinamente o comando do Executivo no período de 21 a 25 de fevereiro. No dia 26, ela cumprirá agenda internacional no Chile, em parceria com a URBAN-95, acompanhada pela secretária executiva da Primeira Infância, Iracleide de Araújo.

Em razão da missão oficial no exterior, o presidente da Câmara Municipal, Bruno Lambreta, assumirá interinamente e de forma inédita a Prefeitura de Caruaru por quatro dias, permanecendo no cargo até o retorno do prefeito Rodrigo Pinheiro, previsto para o dia 2 de março.

Ao final do expediente desta sexta-feira (20), o prefeito Rodrigo Pinheiro oficializou em seu gabinete a transição de cargos. E na próxima quarta-feira (25), está prevista na sede do palácio municipal, a assinatura da ata que oficializará o atual presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru como prefeito interino.

Governo de Pernambuco dá início ao recadastramento de cerca de 130 mil servidores do Estado

De maneira mais simplificada, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), dá início ao recadastramento de cerca de 130 mil servidores ativos do Poder Executivo Estadual em 2026. Neste ano, os servidores deverão apresentar apenas documento de identificação (RG civil ou RG militar ou Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Órgão de Classe), comprovante de situação cadastral do CPF emitido pela Receita Federal e a autodeclaração étnico-racial preenchida e assinada, disponível no endereço https://www.sad.pe.gov.br/recadastrar .

Realizado pelo Banco Bradesco, o procedimento segue cronograma de acordo com o mês de aniversário de cada servidor. A partir dessa ação, os dados cadastrais do funcionalismo público serão atualizados com as informações exigidas pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), possibilitando o reconhecimento de direitos.

O recadastramento deverá ser realizado pelos servidores ativos efetivos, comissionados, cedidos, temporários e empregados públicos de órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, além de militares do Estado. Para efetivar a atualização cadastral, basta comparecer a qualquer agência do Bradesco em território nacional, no mês de seu aniversário ou no mês subsequente, de preferência entre os dias 11 e 25, no horário local das 10h às 16h.

De acordo com a secretária de Administração, Ana Maraíza, essa ação é essencial para o funcionalismo público. “A partir do recadastramento, o Governo do Estado reforça seu compromisso com a proteção e o correto reconhecimento de direitos previdenciários e trabalhistas de cerca de 130 mil servidores estaduais, além de aumentar a eficiência governamental”, enfatizou a titular da pasta.

Os servidores terão o mês de aniversário e mais os 30 dias subsequentes para realizar o recadastramento, de acordo com cronograma específico. Na hipótese de a atualização cadastral não ser cumprida, ocorrerá a suspensão do salário, só havendo a liberação do vencimento após a realização do procedimento. Confira abaixo o calendário.

-Aniversariantes de Janeiro: 12/01/26 até 28/02/26
-Aniversariantes de Fevereiro: 01/02/26 até 31/03/26
-Aniversariantes de Março: 01/03/26 até 30/04/26
-Aniversariantes de Abril: 01/04/26 até 31/05/26
-Aniversariantes de Maio: 01/05/26 até 30/06/26
-Aniversariantes de Junho: 01/06/26 até 31/07/26
-Aniversariantes de Julho: 01/07/26 até 31/08/26
-Aniversariantes de Agosto: 01/08/26 até 30/09/26
-Aniversariantes de Setembro: 01/09/26 até 31/10/26
-Aniversariantes de Outubro: 01/10/26 até 30/11/26
-Aniversariantes de Novembro: 01/11/26 até 31/12/26
-Aniversariantes de Dezembro: 01/12/26 até 31/01/27

Micro e pequenas empresas ampliam demanda e movimentam R$ 6,3 bilhões no BNB

As micro e pequenas empresas (MPEs) atendidas pelo Banco do Nordeste (BNB) contrataram R$ 6,3 bilhões em 2025, distribuídos em mais de 44 mil operações. O valor representa crescimento de 3,5% em relação ao ano anterior. A média por contrato alcançou R$ 142 mil, aumento de 12,3% frente a 2024. Os dados correspondem a operações em toda área de atuação do Banco, que engloba estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Em Pernambuco (PE), as MPE contrataram mais de R$ 1 bilhão em quase seis mil operações.

Para o diretor de Negócios do BNB, Vandir Farias, o desempenho reflete maior confiança do empresariado no ambiente econômico regional. “Houve uma expansão do uso dos fundos garantidores FGO, FGI e FAMPE, que ampliaram o acesso das MPEs ao crédito. Além disso, o Nordeste cresceu acima da média nacional em 2025, e o Banco do Nordeste atuou como um dos principais vetores desse movimento”, afirma.

Os fundos garantidores tiveram papel decisivo no avanço das contratações, ao ampliar a cobertura de risco e facilitar a liberação de financiamentos.

“O fortalecimento desses mecanismos contribuiu diretamente para o bom resultado anual do Banco no segmento de MPEs e reforça nossa estratégia de ampliar o acesso ao crédito e apoiar o desenvolvimento produtivo da região. Entre as fontes desses fundos estão o Governo Federal e parceiros como o Sebrae”, completa o diretor.

Segundo o superintendente de MPE e Pessoa Física do BNB, André Bernard Ponte Lima, os setores de comércio (R$ 2,36 bilhões) e serviços (R$ 2,2 bilhões) lideraram as contratações.

“Esses segmentos seguem como os principais demandantes de crédito na região, acompanhando a estrutura econômica predominante nos municípios atendidos pelo Banco. Foram mais de 24 mil empresários beneficiados, contribuindo para geração de emprego e renda”, explica.

Ele destaca ainda que o Banco do Nordeste se consolidou como um dos principais financiadores das atividades de MPE em sua área de atuação por oferecer taxas competitivas, prazos ampliados e linhas especializadas, como FNE Inovação, FNE Saúde e FNE Franquia.

Prefeitura de Sertânia faz balanço positivo do Carnaval 2026

A Prefeitura Municipal de Sertânia fez um balanço do Carnaval 2026, destacando os resultados positivos do evento para a economia local. A festa reafirmou o potencial e o fortalecimento do Carnaval do município, consolidando-se como uma das maiores manifestações culturais da região.

A prefeita Pollyanna Abreu percorreu, durante os cinco dias de festa, mais de 50 blocos de rua. A equipe de mídia realizou a cobertura dos diversos blocos carnavalescos, evidenciando a cultura e a tradição presentes na cidade.

A Prefeitura Municipal ofereceu apoio aos blocos. Os maiores contaram com trio elétrico à disposição, enquanto os blocos menores receberam ajuda de custo. Os foliões puderam aproveitar a programação tanto durante o dia, com os blocos de rua, quanto à noite, com shows gratuitos na Praça de Eventos Olavo Siqueira.

A prefeita ressaltou a importância de manter vivas as tradições culturais do Carnaval em Sertânia e destacou que o Governo Municipal segue trabalhando para oferecer entretenimento de qualidade à população sertaniense.

A festa transcorreu de forma tranquila, desde os blocos de rua até as apresentações na praça. O evento foi encerrado em clima de paz, com destaque para o trabalho das forças de segurança. Além da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e da Secretaria de Mobilidade e Segurança Pública, o Carnaval contou com o reforço da Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento durante todos os dias de festa. Da Assessoria

PF abre inquérito para apurar investigação da Polícia Civil sobre secretário do Recife

Por: Blog Ricardo Barreto

A coluna Radar, da Veja, traz a informação assinada pelo jornalista Daniel Gullino de que a investigação de agentes da Polícia Civil sobre servidores da Prefeitura do Recife será apurada pela Polícia Federal. No final de janeiro, o ministro do STF, Gilmar Mendes, solicitou que a PF analisasse a “existência de elementos mínimos que indiquem a possível prática de infrações penais”. O inquérito será aberto formalmente, conforme a publicação desta quinta-feira (19).

O caso envolve a suspeita de que o secretário municipal de Articulação e Política Social, Gustavo Monteiro, estaria recebendo propina de fornecedores da Prefeitura do Recife. A partir de uma denúncia anônima, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, admitiu ter autorizado a formação de uma equipe com três delegados e sete agentes da Polícia Civil para averiguar a veracidade.

Entre os meses de agosto e outubro de 2025, o veículo funcional de Gustavo Monteiro foi seguido pelos agentes. Sem nada ter sido comprovado, a operação da Polícia Civil foi encerrada.

O fato veio à tona em janeiro deste ano, que a informação sobre essa investigação vazou para a Rede Record. Após a reportagem, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), o próprio Gustavo Monteiro e integrantes da oposição acusaram o Governo do Estado de se valer de “arapongagem” para perseguir adversários políticos.

Durante entrevista coletiva, o secretário Alessandro Carvalho garantiu que a operação foi legal, inclusive a instalação do aparelho de rastreamento no veículo de Gustavo Monteiro. Carvalho também informou que seria aberta uma investigação para descobrir quem vazou as conversas trocadas entre os agentes através de grupos de WhatZap.

 

HRJFS amplia assistência com novo serviço para diagnóstico e tratamento de doenças gastrointestinais O Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRJFS), localizado no município de Limoeiro, no Agreste Setentrional de Pernambuco, deu mais um passo no fortalecimento da assistência especializada. Com um investimento de R$ 900 mil o Hospital conta, agora, com um novo serviço de endoscopia, voltado à investigação e ao cuidado com a saúde gastrointestinal. A unidade hospitalar, gerida pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), já está oferecendo acesso a procedimentos para identificar doenças como gastrite, úlceras e refluxo, além de possibilitar a realização de biópsias e intervenções terapêuticas. Com a implantação, o HRJFS passa a realizar exames de imagem que permitem a visualização detalhada do trato digestivo, contribuindo para diagnósticos mais precisos, agilizando o tratamento adequado. A novidade representa um avanço importante para a rede regional de saúde, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes para outros municípios e ampliando a resolutividade do hospital. Os exames são destinados a pacientes internados no hospital que apresentarem complicações gastrointestinais ou necessitem de exames como auxílio diagnóstico. O atendimento também contemplará, por meio da Central de Regulação do estado, usuários dos 20 municípios que integram a II Gerência Regional de Saúde (Geres), ampliando o acesso ao serviço especializado em toda a região. A oferta do procedimento passa a auxiliar tanto na identificação quanto no tratamento de doenças gástricas, incluindo intervenções em casos de hemorragia digestiva alta, que é uma das urgências mais comuns e que, até então, tinha como principal referência os hospitais localizados na capital. A descentralização do atendimento garante mais agilidade na assistência e mais segurança para os pacientes. “Inicialmente, a média será 120 exames de endoscopias realizados por mês, número que deverá crescer com a consolidação do serviço. A perspectiva de ampliação também está alinhada ao projeto de construção do novo hospital, que contará com uma Central de Diagnóstico e Imagem moderna, estruturada e com maior capacidade instalada, fortalecendo ainda mais a oferta de exames e a qualidade do atendimento prestado à população”, disse o diretor da unidade, Ijaciel Soares.

O Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRJFS), localizado no município de Limoeiro, no Agreste Setentrional de Pernambuco, deu mais um passo no fortalecimento da assistência especializada. Com um investimento de R$ 900 mil o Hospital conta, agora, com um novo serviço de endoscopia, voltado à investigação e ao cuidado com a saúde gastrointestinal. A unidade hospitalar, gerida pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), já está oferecendo acesso a procedimentos para identificar doenças como gastrite, úlceras e refluxo, além de possibilitar a realização de biópsias e intervenções terapêuticas.

Com a implantação, o HRJFS passa a realizar exames de imagem que permitem a visualização detalhada do trato digestivo, contribuindo para diagnósticos mais precisos, agilizando o tratamento adequado. A novidade representa um avanço importante para a rede regional de saúde, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes para outros municípios e ampliando a resolutividade do hospital.

Os exames são destinados a pacientes internados no hospital que apresentarem complicações gastrointestinais ou necessitem de exames como auxílio diagnóstico. O atendimento também contemplará, por meio da Central de Regulação do estado, usuários dos 20 municípios que integram a II Gerência Regional de Saúde (Geres), ampliando o acesso ao serviço especializado em toda a região.

A oferta do procedimento passa a auxiliar tanto na identificação quanto no tratamento de doenças gástricas, incluindo intervenções em casos de hemorragia digestiva alta, que é uma das urgências mais comuns e que, até então, tinha como principal referência os hospitais localizados na capital. A descentralização do atendimento garante mais agilidade na assistência e mais segurança para os pacientes.

“Inicialmente, a média será 120 exames de endoscopias realizados por mês, número que deverá crescer com a consolidação do serviço. A perspectiva de ampliação também está alinhada ao projeto de construção do novo hospital, que contará com uma Central de Diagnóstico e Imagem moderna, estruturada e com maior capacidade instalada, fortalecendo ainda mais a oferta de exames e a qualidade do atendimento prestado à população”, disse o diretor da unidade, Ijaciel Soares.

No Carnaval do Recife, tecnologia conectou foliões e ampliou a experiência

Durante o período de folia, foram enviadas mais de 4,8 milhões de mensagens pelo Conecta Zap. Já o Conecta Folião registrou mais de 396 mil acessos, apresentando informações sobre shows, serviços essenciais, opções de transporte público, entre outras

O Carnaval do Recife 2026 mostrou que a folia também se vive no digital. Com duas grandes iniciativas — o Conecta Recife, transformado em rede social do Carnaval (Conecta Folião), e o Conecta Zap Carnaval, canal oficial da festa no WhatsApp — a Prefeitura do Recife ampliou o acesso à informação, fortaleceu conexões entre foliões e levou a experiência da festa para além das ruas.

Durante o período carnavalesco, o atendimento oficial do Carnaval no WhatsApp registrou 4.889.049 mensagens enviadas, consolidando o canal como uma das principais portas de entrada para informações, serviços e conteúdos da folia. Por meio do Conecta Zap Carnaval, o público teve acesso à programação completa de todos os polos, pôde montar roteiros personalizados, acompanhar transmissões ao vivo dos shows, ativar alertas de artistas favoritos e localizar serviços essenciais, como banheiros químicos, postos médicos e opções de transporte público.

O uso da inteligência artificial foi além da identidade visual no Carnaval do Futuro. A ação no WhatsApp também se destacou pelo uso de IA, que permitiu um atendimento automatizado, ágil e intuitivo, além da possibilidade de interação por mensagens de áudio, facilitando o acesso à informação e simplificando a experiência do usuário. A iniciativa aproximou ainda mais a gestão municipal do público e garantiu que informações oficiais chegassem de forma rápida, prática e confiável aos foliões, tanto para quem estava nas ruas quanto para quem acompanhava o Carnaval à distância.

CONECTA FOLIÃO COM RESULTADO EXPRESSIVO – Já o Conecta Folião apresentou resultados expressivos ao se firmar como uma verdadeira rede social do Carnaval do Recife. A plataforma registrou 396 mil acessos, realizados por 174 mil usuários, evidenciando o alto engajamento do público com a proposta de viver a folia também no ambiente digital. Desse total, mais de 15 mil foliões criaram o Perfil do Folião, personalizaram suas agendas, interagiram com a plataforma e realizaram conexões ao longo do período carnavalesco — um resultado considerado bastante positivo pela gestão, por se tratar da primeira vez que a Prefeitura do Recife apostou nesse tipo de funcionalidade durante o Carnaval.

A iniciativa também reforçou o alcance global do Carnaval do Recife, com acessos registrados a partir de dezenas de países diferentes, principalmente de pessoas que utilizaram a plataforma para consultar a programação oficial e assistir às transmissões ao vivo dos shows, conectando quem vivia a festa nas ruas da cidade a públicos de diversas partes do mundo.

Para o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha, os resultados comprovam o papel da tecnologia como aliada da cultura e da experiência do público. “O Carnaval do Recife mostra que tradição e inovação podem caminhar juntas. Ao integrar serviços, informação, interatividade e conexão humana em plataformas digitais acessíveis, conseguimos ampliar vivências, aproximar pessoas e levar a experiência da nossa maior festa para além das ruas. É a tecnologia a serviço da cultura, da organização da cidade e das pessoas que fazem o Carnaval acontecer”, destaca.

TRANSMISSÃO DA PROGRAMAÇÃO – Além das ações digitais voltadas à interação e ao acesso à informação, a cobertura audiovisual do Carnaval 2026 também teve papel central na ampliação do alcance da festa. Por meio da TV Conecta Recife, a Prefeitura realizou uma cobertura ao vivo do principal polo do Carnaval, o Marco Zero, e de polos descentralizados, somando 48 horas de transmissão em tempo real ao longo dos seis dias de folia.

Todo o conteúdo gerado pelas transmissões — captado por 15 câmeras, com transmissões, reportagens e produções para redes sociais — e também pela publicações nas redes sociais oficiais da Prefeitura alcançaram mais de 149 milhões de visualizações nas mídias digitais institucionais, um crescimento de 11% em relação a 2025, com audiência registrada em 82 países, como Portugal, Estados Unidos e Argentina.

Ao todo, foram transmitidos 24 shows ao vivo, realizadas 38 entrevistas com artistas, autoridades e organizadores, além da produção de 32 reportagens especiais, reforçando o papel da TV Conecta como vitrine do Carnaval do Recife para o Brasil e para o mundo.

Álvaro Porto e Silvio Costa Filho têm encontro no Recife

Em encontro nesta quinta-feira (19.02) no Recife, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, e o ministro de Portos e Aeroportos e deputado federal licenciado Silvio Costa Filho, trataram de assuntos de interesses do estado e também, como não poderia deixar de ser, de questões políticas. Principalmente relacionadas às montagens do projeto majoritário de Pernambuco.

Álvaro e Silvinho construíram relação sólida quando exerceram mandatos simultâneos na Alepe. Inclusive, fizeram dobradinha em alguns municípios em 2022, quando o atual ministro buscava renovar cadeira na Câmara dos Deputados e o presidente da Assembleia concorria à reeleição.

Foto: divulgação