Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Manuca de Zé do Povo : Do sertão para o protagonismo em Pernambuco

Por: Conectado com a Notícia

Tem gente que ocupa cargo e tem gente que ocupa espaço na história ,Manuca escolheu o segundo caminho.

Ex-prefeito de Custódia, ele não apenas administrou a cidade reorganizou, modernizou e deu ritmo a uma gestão que virou referência no Sertão. Ao fim do mandato, saiu maior do que entrou e o reconhecimento veio rápido com convite direto da governadora Raquel Lyra para assumir a pasta de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE).

Com isso poderia ter feito o básico ou poderia ter feito política de gabinete, mas não preferiu fazer política de resultado.

Os números que hoje colocam Pernambuco com a menor taxa de desemprego em mais de uma década não surgiram por acaso. São fruto de articulação, planejamento, incentivo ao empreendedorismo, qualificação profissional alinhada ao mercado e presença ativa onde as decisões realmente acontecem. Manuca não transformou a secretaria em palanque transformou em trincheira de trabalho.

Há algo simbólico nisso tudo. Um custodiense, filho do Vale do Moxotó, ajudando a redesenhar o mapa econômico do Estado. É o Sertão mostrando que não é apenas resistência, é competência é visão e é gestão.

Enquanto Pernambuco comemora crescimento na renda, queda no desemprego e recuperação econômica consistente, há também uma construção política silenciosa acontecendo, Manuca tem se consolidado como uma representação legítima do interior alguém que conhece a realidade da região, mas dialoga com o Estado inteiro.

Não é apenas sobre números é sobre método , não é apenas sobre cargo é sobre entrega. E quando o Sertão começa a ocupar os espaços de decisão com essa postura, a pergunta deixa de ser “quem é Manuca?” e passa a ser: até onde ele pode chegar? Porque trabalho consistente gera resultado e resultado, cedo ou tarde, vira projeto maior.

Pernambuco encerrou 2025 com a menor taxa de desocupação desde 2014: 8,7%. O dado da PNAD Contínua, divulgada pelo IBGE, confirma uma queda de 2,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior e uma redução de 25% no índice de desemprego. São cerca de 74 mil pernambucanos a menos fora do mercado de trabalho.

 

Em Surubim, governadora Raquel Lyra prestigia Desfile das Virgens e faz balanço do Carnaval de Pernambuco

Ainda prestigiando eventos de Carnaval, a governadora Raquel Lyra participou, neste domingo (22), do tradicional Desfile das Virgens de Surubim, no Agreste Setentrional. Ao lado do prefeito Cléber Chaparral, a gestora acompanhou a festa e destacou a força do Carnaval pernambucano em todas as regiões. A Folia de Momo foi a mais segura desde 2004, com reduções significativas nos principais índices de criminalidade do Estado, com destaque para os roubos de celulares (-51%), assaltos (-40,1%), furtos (-16,8%) e homicídios (-5%).

“Temos a alegria de ter realizado o maior e melhor Carnaval da nossa história, e também o mais seguro da série histórica. Em Pernambuco, o Carnaval até termina oficialmente, mas a festa continua. A quarta-feira de cinzas chegou, mas aqui em Surubim o Carnaval seguiu na sexta, no sábado e neste domingo de festa. Quase três milhões de pessoas vieram para o Carnaval em Pernambuco, movimentando a nossa economia e a cultura popular”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Para a festa em Surubim, a Secretaria de Defesa Social (SDS) reforçou o policiamento ostensivo e as ações integradas de prevenção e resposta rápida. Foram destinados 341 policiais militares para a operação, sob responsabilidade do 22º Batalhão da Polícia Militar, com reforço de unidades especializadas. A atuação ocorreu por patrulhamento com viaturas, policiamento a pé e efetivos motorizados. Já a Polícia Civil, teve reforço operacional, com 56 servidores. O Corpo de Bombeiros esteve em regime de prontidão, disponibilizando uma unidade de auto resgate (ambulância) no evento, além de atendimento pelo 193.

Segundo o prefeito Cléber Chaparral, o apoio do Governo do Estado foi fundamental para ampliar a movimentação econômica do município. “Aqui já é uma festa tradicional, muito participativa e que reúne toda a região. Contamos com o apoio total do Governo do Estado, principalmente na segurança, que é um ponto muito importante e que a gestão tem investido para proteger os pernambucanos. Agradecemos esse apoio na área de segurança e também o incentivo cultural”, afirmou o gestor municipal, acompanhado da prefeita de Casinhas, Juliana Chaparral.

O Desfile das Virgens é um dos maiores carnavais de rua do interior de Pernambuco. Realizada ao longo de três dias, a festa movimenta a economia e fortalece a cultura local. A programação contou com atrações nos trios elétricos e no palco principal, além de desfiles de diversos blocos, cortejos de cultura popular e apresentações que celebram as tradições do município.

Acompanharam a agenda os secretários estaduais André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Túlio Vilaça (Casa Civil): os deputados estaduais Doriel Barros e Edson Vieira; os prefeitos Histênio Sales (Vertente do Lério) e Lindonaldo (Frei Miguelinho); entre outras lideranças políticas. Fotos: Miva Filho/Secom

Salgueiro teve crescimento de 4,4% no estoque de trabalhadores com carteira assinada em 2025

O município de Salgueiro registrou tendência de crescimento do mercado formal de trabalho em 2025. Ao longo do ano, o estoque de pessoas trabalhando com carteira assinada teve um aumento de 4,4%, subindo de 7.092 no início do ano para 7.401 vínculos ao término. Segundo dados do Novo Caged, ao longo do ano Salgueiro criou 309 vagas de empregos formais, o que indica um crescimento consistente no mercado de trabalho da maior cidade do Sertão Central.

Informações consolidadas do Caged mostram que os setores que mais empregaram em 2025 foram Serviços, Construção e Indústria, fazendo o município terminar o ano com saldo positivo. Apesar de algumas oscilações no primeiro trimestre em relação ao estoque de trabalhadores atuando pelo regime CLT, Salgueiro apresentou um crescimento sólido a partir do segundo trimestre, registrando sucessivos aumentos no número de trabalhos formais, até alcançar 7.401 em dezembro (maior nível já computado pelo cadastro).

O desempenho indica fortalecimento gradual do mercado formal durante o ano, com destaque para o resultado registrado no segundo semestre. O aumento do estoque em 2025 reforça a trajetória positiva dos empregos com carteira assinada no município em médio prazo, ressaltando o protagonismo de Salgueiro no Sertão Central, como polo regional de serviços, comércio e atividades públicas, o que confere maior resiliência ao seu mercado de trabalho.

Prefeitura de Sertânia rebate ação do MP e diz que sua gestão reformou o canil

A Prefeitura Municipal de Sertânia enviou ao blog, sua versão para  prestar esclarecimentos sobre o Canil Municipal diante de informações divulgadas nesta sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026, relacionadas a supostos maus-tratos, superlotação, sujeira e falta de alimentação.

A administração municipal esclarece que não há registro que confirme as acusações como foram apresentadas. O Canil Municipal mantém rotina de alimentação, cuidados básicos e acompanhamento necessário aos animais abrigados, conforme a estrutura disponível e os procedimentos adotados.

Registra-se que o tema vem sendo explorado por vereadores de oposição na tentativa de criar factoide e promover atos politiqueiros, usando um assunto sensível para gerar desgaste. O que se busca apresentar hoje como “denúncia” ignora que parte dos problemas apontados se refere a condições encontradas no início da atual administração, herdadas de período anterior, que esses mesmos grupos costumam defender politicamente.

A demanda relacionada a animais em situação de abandono é histórica e envolve desafios estruturais acumulados ao longo do tempo. Nos últimos períodos, foram adotadas medidas e realizadas melhorias no Canil Municipal para qualificar as condições de abrigo, organização do espaço e bem-estar animal.

A Prefeitura informa que possui registros, relatórios e fotografias do “antes e depois” que demonstram as condições encontradas e as melhorias executadas. Também permanece à disposição para visitas e fiscalizações por órgãos competentes, dentro dos procedimentos adequados.

A Prefeitura de Sertânia reafirma o compromisso com a transparência, a responsabilidade na gestão pública e a proteção animal, mantendo trabalho contínuo para aprimorar os serviços e atender à população.

Prefeitura Municipal de Sertânia
Assessoria de Comunicação

João Campos e Tábata Amaral se casam na presença de autoridades de todas as esferas da República

Geraldo Alckmin, Alexandre de Moraes e ministros do Governo Federal participaram da cerimônia

Por Anthony Santana e Betânia Santana/Folha PE

O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, e a deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP) selaram o casamento na tarde deste sábado (21), na Praia de Carneiros, em Tamandaré, Litoral Sul de Pernambuco. A cerimônia iniciou às 15h e foi presidida pelo monsenhor Luciano Brito, vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife e padre na Paróquia das Graças, na Zona Norte da capital pernambucana.

O enlace teve entre os cerca de 500 convidados figuras ilustres da política nacional e local. Estiveram presentes o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, além dos ministros da Defesa, José Mucio Monteiro, de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), da Previdência, Wolney Queiroz (PDT) e do Empreendedorismo, Márcio França (PSB).

“Um dia de alegria casar os amigos João e Tabata. Viemos deseja felicidades ao casal”, declarou o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, ao chegar para o evento.

A festa também contou com a participação dos senadores petistas Teresa Leitão e Humberto Costa, além do presidente do PT estadual, o deputado federal Carlos Veras, o deputado federal Pedro Campos (PSB), e a deputada federal Maria Arraes (SD), que faz parte da família do noivo.

A política local também esteve bem representada na cerimônia, com a presença do vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), assim como deputados estaduais e vereadores do Recife aliados ao prefeito.

A ex-deputada federal Marília Arraes (SD), foi mais uma a se fazer presente ao lado da família. Prima de João Campos, ela disputa com Humberto Costa, Silvio Costa Filho e Miguel Coelho (UB) uma vaga de candidata ao Senado na provável chapa de João Campos para o governo estadual. Miguel não participou da cerimônia por estar de luto pelo falecimento do filho Rafael.

Campos é pré-candidato ao governo de Pernambuco e deve enfrentar uma disputa acirrada com a governadora Raquel Lyra (PSD), candidata natural à reeleição.

Conforme já tinha adiantado nas redes sociais, Tabata envergou um vestido assinado pela estilista paulistana Julia Pak, que já confeccionou outras peças para a parlamentar. João Campos foi conduzido ao altar pela mãe, a ex-primeira dama de Pernambuco, Renata Campos. Os irmãos Pedro, Eduarda e Miguel, além do vice-prefeito Victor Marques, foram padrinhos da união.

Tábata entrou na igreja acompanhada do irmão Allan. Os dois começaram a namorar em 2029, após se conhecerem na Câmara dos Deputados. À época, João Campos era deputado federal e participava de comissão ao lado de Tábata. Eles anunciaram o noivado no fim de 2025.

Recepção
Após a cerimônia, foi realizada uma recepção aos convidados, em uma área ao lado da Igreja. O bolo encomendado para o evento foi confeccionado pela doceira pernambucana Jéssica Pires. O evento teve entrada restrita até mesmo para a imprensa. Carros da Polícia Federal (PF) isolaram a entrada dos convidados, que só ingressavam ao local do evento com código QR e após recebrem pulseira de identificação.

Banco do Nordeste participa da 5ª Corrida Contra o Câncer e reforça apoio à Fundação Napoleão Laureano

A 5ª Corrida Contra o Câncer, iniciativa promovida pela Fundação Napoleão Laureano com patrocínio do Banco do Nordeste, ocorre neste domingo, 22, com largada prevista às 6h. O evento já é consolidado no calendário socioesportivo da Paraíba. Com a ação, o Banco reforça o compromisso institucional com eventos que impactam diretamente a qualidade de vida da população e fortalecem o envolvimento comunitário.

“Por meio do esporte, saúde e solidariedade, apoiamos a causa do combate ao câncer. O Banco do Nordeste é parceiro dessa ação que promove hábitos de vida saudáveis e amplia a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento humanizado”, destacou o superintendente do BNB na Paraíba, Rudrigo Araújo.

Durante a entrega dos kits, os inscritos também entregarão 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias assistidas pelo Hospital Napoleão Laureano, referência no atendimento oncológico na Paraíba.

Além de apoiar a mobilização solidária, a presença do Banco do Nordeste contribui para fortalecer o vínculo com a Fundação Napoleão Laureano e ampliar a visibilidade da importância da prevenção e do cuidado contínuo com a saúde.

Recife abre consulta pública para revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico

Elaborado em 2014, o instrumento é atualizado a cada quatro anos; serviço é de responsabilidade da Compesa e Prefeitura atua de forma complementar, garantindo investimentos acima de R$ 450 milhões no setor

A Prefeitura do Recife inicia, nesta segunda-feira (23), a consulta pública para revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), na etapa que corresponde à atualização do Diagnóstico Socioeconômico. Elaborado em 2014, o PMSB passa por atualizações a cada quatro anos e representa um instrumento estratégico de planejamento que orienta a elaboração de projetos, execução de serviços e investimentos no setor. O atual processo de revisão tem o objetivo de adequar o PMSB ao Novo Marco Legal do Saneamento, garantindo conformidade legal e eficiência na gestão.

“Prevista na legislação federal, a revisão do PMSB é fundamental para garantir que os serviços estejam alinhados às exigências legais e às necessidades da população”, afirma o secretário de Saneamento do Recife, Miguel Ricardo. A consulta vai até o dia 14 de março e inclui a realização de audiência pública, prevista para o dia 4 do próximo mês. Para contribuir, a população deve acessar o site da Secretaria de Saneamento do Recife (Sesan), no link sesan.recife.pe.gov.br/pmsb-2026.

“É importante destacar que a Compesa é a concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico e abastecimento de água no Recife.  Mesmo assim, para ampliar a rede de saneamento, a Prefeitura atua de forma complementar e vem cumprindo seu papel para garantir os investimentos necessários. O conjunto de intervenções do município em obras de urbanização e saneamento integrado chega a patamares acima de R$ 450 milhões”, acrescenta o gestor.

OBRAS EM ANDAMENTO – Através do programa ProMorar, a Prefeitura do Recife já iniciou obras de urbanização integrada em diversas comunidades da cidade, que incluem a implantação de redes de saneamento básico, com projetos executivos elaborados pela Secretaria de Saneamento. Além disso, a Sesan está realizando investimentos de cerca de R$ 55 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário da Bacia do Beberibe. As obras consistem na execução de 70 km de rede coletora nos bairros de Dois Unidos, Linha do Tiro, Beberibe, Porto da Madeira e  Fundão.

Estão em andamento também as obras de implementação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Cordeiro (SES Cordeiro), na Zona Oeste da cidade. As intervenções beneficiarão 76 mil moradores da região com redes coletoras de esgoto, ramais de calçada, uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) e seis estações elevatórias. O investimento total é da ordem de R$ 196 milhões.

Pernambuco fecha 2025 com a menor taxa de desemprego dos últimos 11 anos, diz IBGE

Estado encerrou o último ano com redução de 25% na taxa de desocupação, na comparação com 2024

Pernambuco encerrou 2025 com o menor percentual de desocupação desde 2014. O estado registrou 8,7% da força de trabalho desocupada no ano passado, resultado 25% inferior ao observado em 2024. O índice representa uma queda de 2,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O resultado da PNAD Contínua é o espelho de um Estado que só avança. Fechamos o ano de 2025 com a menor taxa de desocupação em mais de uma década, e isso não é por acaso. Esse quadro é fruto do trabalho de uma equipe engajada em garantir que Pernambuco seja uma terra atrativa para empreendedores e geradora de oportunidades. Hoje temos menos pessoas desempregadas e o maior crescimento médio da renda no Brasil. Isso materializa a transformação na vida das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, “os dados confirmam que Pernambuco está no caminho certo”. E completa: “Temos trabalhado para fortalecer o ambiente de negócios, atrair investimentos e ampliar as oportunidades de qualificação profissional. A redução do desemprego é resultado de uma política consistente de desenvolvimento econômico e geração de empregos”,observou.

O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Manuca, ressaltou o que a evolução dos números representa na vida prática da população. “Os dados da PNAD mostram que Pernambuco está reagindo com força. Reduzimos o desemprego de 16% para 8,7% — a maior queda do Brasil — e isso significa milhares de pernambucanos voltando a ter dignidade, renda e esperança. Esse resultado é fruto do trabalho sério do Governo de Pernambuco, com qualificação profissional alinhada ao mercado, apoio ao empreendedorismo e políticas públicas que colocam as pessoas no centro”, disse.

De acordo com a pesquisa, o número de pessoas desocupadas no Estado teve redução de 16,9% no último ano, entre o quarto trimestre de 2024 e o quarto trimestre de 2025. Em números absolutos, isso representa aproximadamente 74 mil pernambucanos a menos em situação de desemprego em relação ao ano anterior.

Ao longo de 2025, a tendência de melhora se confirmou trimestre a trimestre. Nos últimos três meses do ano, a taxa ficou 2,8 pontos percentuais abaixo da registrada no primeiro trimestre, o que representa uma redução acumulada de 24% ao longo do ano.

OCUPAÇÃO – Segundo o IBGE, o número de pessoas ocupadas em Pernambuco passou de 3.637.000 no quarto trimestre de 2024 para 3.768.000 no quarto trimestre de 2025. O aumento representa 130.980 pessoas a mais com emprego formal ou informal no período.

RENDIMENTO – O rendimento médio habitual também apresentou avanço. Em 2025, o salário médio no Estado foi de R$ 2.666,00, um crescimento de 6% (R$ 152,00 a mais) em relação ao ano anterior.

Na comparação com o início da gestão, o crescimento acumulado chega a 31% — o maior do Brasil — representando R$ 633,00 a mais no rendimento médio dos pernambucanos. A PNAD também revela queda no número de pessoas que haviam desistido de procurar emprego por falta de oportunidades. Esse contingente caiu 8,6% em relação ao ano anterior, passando de 225.874 para 207.927 pessoas.

PNAD CONTÍNUA – Conforme define o IBGE, a pesquisa acompanha as flutuações trimestrais e a evolução da força de trabalho no curto, médio e longo prazos, além de produzir informações essenciais para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país. A unidade de investigação é o domicílio, e os dados geram indicadores trimestrais sobre o mercado de trabalho, além de informações anuais sobre temas suplementares permanentes.

PSB quer eleger bancada forte para garantir governabilidade da próxima gestão, afirma Sileno

O presidente do PSB de Pernambuco, deputado Sileno Guedes, declarou, nesta sexta (20), que o partido estará empenhado na eleição de uma bancada que garanta governabilidade ao próximo chefe do Executivo estadual. Segundo o dirigente, o prefeito João Campos, nome defendido pela sigla para disputar o cargo de governador, tem demonstrado diálogo com os vereadores e capacidade de unir em sua gestão à frente da Prefeitura do Recife, o que gera expectativas positivas sobre uma sintonia dele também com os deputados estaduais a partir de 2027, em um eventual novo governo do PSB no estado.

“João Campos demonstrou a capacidade de unir, de aglutinar, de não ter preconceito com a política. A política é que reúne, a política é que dialoga”, afirmou Sileno, em entrevista à Rádio Jornal. “A relação que ele tem com a Câmara é de respeito, de muita cumplicidade no sentido de trazer benefícios para a cidade. Assim é que deve funcionar o Poder Legislativo com o Poder Executivo. Eu tenho certeza de que a nova formação da Assembleia, se o governador for realmente João Campos, vai ter, junto a ele, uma condição de fazer os seus trabalhos de forma muito harmônica com o Poder Executivo”, completou.

Sileno também destacou que “o projeto maior, o nosso foco, é a eleição de João Campos como governador”, mas reiterou a atenção do partido com a montagem da chapa proporcional tendo em vista a grande probabilidade de vitória do PSB, como indicam as pesquisas. “A gente está se organizando para ter uma bancada forte, que represente todas as regiões do estado: a Mata, o Agreste, o Sertão, a Região Metropolitana. O PSB elegeu 13 deputados estaduais em 2022. A gente vai procurar fazer uma chapa que dê ao futuro governador João Campos uma tranquilidade para garantir a sua governabilidade. Agora, a gente precisa ter uma base aliada na Assembleia, para não acontecer o que está acontecendo hoje”, argumentou.

Na avaliação de Sileno, que é líder do PSB na Assembleia Legislativa (Alepe), partiram da governadora Raquel Lyra (PSD) os fatores que geraram falta de governabilidade nos últimos três anos. “Todo mundo sabe disso. Todo mundo sabe a dificuldade que a governadora tem de dialogar com o presidente Álvaro Porto, de dialogar com os deputados estaduais, de trafegar pela Assembleia com tranquilidade, embora a Assembleia nunca lhe tenha negado nenhuma proposição que foi enviada pelo Poder Executivo. A falta de diálogo, a falta de entendimento, a intransigência e a intolerância fizeram com que, mesmo com maioria na Assembleia, a governadora não tivesse uma relação política amistosa com a Casa de Joaquim Nabuco”, concluiu.

Convocação de 727 analistas de psicologia educacional garante presença de psicólogos em todas as escolas estaduais de Pernambuco

O Governo de Pernambuco convocou 727 analistas de psicologia educacional aprovados em seleção simplificada para atuar nas escolas da rede estadual, garantindo a presença de um psicólogo em cada unidade de ensino. A lista foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (20). Com a chegada dos profissionais, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) amplia as ações do projeto EntreLaços, voltado à promoção da saúde mental e à prevenção e ao enfrentamento das diferentes formas de violência no ambiente escolar.
 
Com a convocação, a rede estadual de ensino salta de 361 para 1.088 psicólogos, distribuídos entre as escolas da rede estadual, os Núcleos de Atenção Psicossocial às Escolas (Napse), o Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS) e a sede da SEE. “Esse é mais um importante investimento do programa Juntos pela Educação e toda escola da nossa rede vai contar com um psicólogo à disposição para ajudar os estudantes, professores e todos os profissionais de educação no seu desenvolvimento e bem-estar. Nós, do Governo do Estado, damos às boas-vindas aos novos servidores que ajudarão a fazer a educação de Pernambuco ainda melhor”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
Os psicólogos atuarão diretamente na criação de espaços de escuta, orientação e prevenção, apoiando estudantes, famílias e equipes escolares em situações de vulnerabilidade ou conflitos. As escolas indígenas, que adotam modelo de gestão próprio, serão contempladas conforme manifestação de interesse, com a designação de analistas de psicologia educacional apenas às unidades escolares que considerarem necessária a atuação desse profissional.
 
“Os profissionais convocados vêm fortalecer a rede estadual em mais uma ação do Programa Juntos pela Educação e serão distribuídos nas escolas de todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GRE) do Estado”, reforçou a secretária executiva de Gestão de Pessoas da SEE, Rafaela Ramos. 
 
Os candidatos convocados deverão comparecer à GRE para a qual realizaram a inscrição, em até cinco dias úteis, para apresentação da documentação de contratação, descrita no edital de seleção. Os convocados que não apresentarem a documentação no prazo estabelecido serão considerados desistentes, sendo automaticamente excluídos do processo seletivo simplificado. 
 
A seleção foi realizada por meio de Avaliação de Títulos e Experiência Profissional, conforme critérios estabelecidos no edital, publicado em outubro de 2025. A iniciativa integra o programa Juntos pela Educação, que contempla um investimento de mais de R$ 5,5 bilhões no setor e tem como foco a ampliação e qualificação do quadro de profissionais da rede estadual.