Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Marconi Santana articula contra “pautas-bombas” e defende municípios de Pernambuco

O Secretário de Governo de Flores e pré-candidato a Deputado Estadual, Marconi Santana, cumpre agenda intensa nesta terça-feira (24) na capital federal. Integrando a grande mobilização convocada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), Marconi está ao lado do prefeito Gilberto Ribeiro para barrar o avanço de propostas que tramitam no Congresso Nacional e que podem asfixiar as finanças municipais.

A concentração na sede da CNM reúne gestores de todo o país preocupados com a retomada das atividades legislativas. O foco principal é evitar a aprovação de medidas que criam novas despesas obrigatórias sem o devido repasse de recursos, o que compromete a capacidade de investimento das cidades, especialmente as de pequeno e médio porte.

Durante as articulações nas bancadas, Marconi Santana destacou que a luta não é isolada, mas de todo o estado. “Estamos aqui para defender o equilíbrio fiscal e a autonomia dos nossos municípios. A situação de Pernambuco nos preocupa muito, pois nossas prefeituras já operam no limite para manter serviços essenciais. Não podemos permitir que decisões tomadas em Brasília ignorem a realidade das cidades pernambucanas, que são quem realmente cuida das pessoas na ponta”, afirmou o secretário.

Além de monitorar os projetos de lei que tratam de novos pisos e encargos previdenciários, a comitiva reforça o apoio à PEC 25/2022. A proposta busca aumentar em 1,5% o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de março, garantindo um fôlego financeiro crucial para o fechamento das contas e a manutenção do desenvolvimento regional no Pajeú e em todo o Sertão, bem como, em Pernambuco.

A mobilização segue com audiências e reuniões estratégicas, reafirmando o compromisso de Marconi com a sustentabilidade da gestão e o fortalecimento do municipalismo pernambucano frente aos desafios de 2026.

NOTA – PREVISÃO DE CHUVA MODERADA/FORTE

A Defesa Civil de Garanhuns informa que, de acordo com a previsão divulgada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), há indicação de chuvas com possibilidade de intensidade moderada a forte nas próximas 24 a 72 horas em municípios do Agreste de Pernambuco.

Diante do cenário meteorológico, a Defesa Civil está em estado de atenção, com monitoramento intensificado das condições hidrometeorológicas, especialmente em áreas consideradas vulneráveis a alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.

A população, sobretudo moradores de áreas de risco, deve permanecer atenta a sinais como:

* rachaduras em paredes ou no solo;
* inclinação de árvores, muros ou postes;
* dificuldade de escoamento da água da chuva.

Em caso de qualquer situação de risco ou emergência, a orientação é acionar imediatamente a Defesa Civil pelo telefone (87) 3762-7059 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A Defesa Civil reforça que segue acompanhando os boletins meteorológicos e poderá emitir novos alertas caso haja agravamento das condições climáticas. As informações oficiais serão divulgadas pelos canais institucionais.

A colaboração da população é fundamental para a prevenção de ocorrências e a preservação de vidas.

Prefeitura do Recife realiza plantio de árvores na Orla

Medida compensa supressão pontual para obra de implantação da rede coletora de esgoto

A Prefeitura do Recife vai plantar 23 novas árvores na Orla da cidade. A ação integra as obras de requalificação da área e compensa a supressão pontual e autorizada pela Secretaria de Meio Ambiente de sete árvores do calçadão. A medida foi necessária para viabilizar a implantação da infraestrutura que permitirá a futura conexão com a rede coletora de esgoto. O quantitativo que será plantado corresponde ao triplo das árvores suprimidas.

A supressão das sete árvores foi necessária porque elas estavam no trecho por onde passará a infraestrutura da futura rede de esgotamento sanitário, entre os quiosques 5 e 13 do calçadão. Atualmente, a Orla do Recife não dispõe de rede coletora, cuja implantação é de responsabilidade da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A estrutura executada pela Prefeitura já deixa a área preparada para essa conexão, evitando novas intervenções quando o sistema for implantado.

O replantio integra a estratégia de recomposição e ampliação da cobertura vegetal ao longo da Orla. O projeto prevê o plantio de 730 árvores em toda a extensão – desse total, 226 já foram plantadas. Somadas às 582 árvores existentes, a Orla passará a contar com 1.320 árvores, um aumento de aproximadamente 127% na cobertura arbórea.

Coordenada pela Secretaria de Projetos Especiais, a 4ª etapa do projeto Orla Parque está implantando uma nova infraestrutura urbana ao longo de oito quilômetros de faixa litorânea, com redes de elétrica, dados, gás, drenagem, abastecimento de água e coleta de esgoto, além da ampliação dos passeios, requalificação da ciclovia e substituição do piso por placa cimentícia maciça.

Também estão previstas melhorias como a instalação de 510 postes de iluminação em LED, um aumento de quase 400% em relação aos 130 atualmente existentes, e reforços em acessibilidade e mobiliário urbano. O contrato inclui ainda a requalificação das centralidades Esportes, com 13 quadras para diversas modalidades, e Praia Sem Barreiras, que contará com banheiro e área de apoio permanente para banho assistido.

OBRAS POR ETAPAS – As obras estão sendo realizadas por etapas para minimizar impactos e garantir o avanço seguro dos serviços. Parte da requalificação já foi concluída no trecho em frente ao antigo Clube da Vara e do Primeiro Jardim até a entrada de Brasília Teimosa. Até abril deste ano, mais dois quilômetros serão entregues, e o último trecho, de três quilômetros, tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2026.

Governadora Raquel Lyra prestigia posse do desembargador Erik Simões como vice-presidente e corregedor do TRE-PE

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta segunda-feira (23), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), a solenidade de posse do desembargador Erik Simões como novo vice-presidente e corregedor da Corte. A cerimônia reuniu magistrados, autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes do sistema de Justiça. A vice-governadora Priscila Krause também acompanhou a solenidade.

“Prestigiar a posse do desembargador Erik Simões é reafirmar o compromisso do Governo de Pernambuco com o fortalecimento das instituições e com a democracia. A Justiça Eleitoral tem um papel essencial na garantia do voto livre e na preservação da confiança da população no processo democrático”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) desde 2012, Erik Simões afirmou durante a posse que “o voto livre e consciente é o ciclo máximo da democracia”. E completou: “Vamos proteger a verdade, fortalecer a confiança no processo eleitoral e garantir a participação efetiva dos pernambucanos. A Justiça Eleitoral é um dos pilares para a construção do Brasil, garantindo a efetivação da cidadania e da democracia”.

A partir de maio de 2016, Simões passou a exercer o cargo de Coordenador-Geral da Conciliação do TJPE, atuando no fortalecimento de políticas voltadas à solução consensual de conflitos. Ele também esteve à frente da coordenação das ações de cidadania judiciária no âmbito da Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua (PopRua).

Acompanharam a governadora na posse o secretário Túlio Vilaça (Casa Civil) e a Procuradora-Geral de Pernambuco, Bianca Teixeira. Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Carreta da Mulher Pernambucana fortalece acesso à saúde com mais de 76 mil atendimentos

O Governo de Pernambuco segue ampliando o acesso das mulheres aos serviços especializados por meio das Carretas da Mulher Pernambucana, que já somam 76.316 atendimentos desde o início das atividades, em maio de 2025. A estratégia leva consultas, exames e encaminhamentos para diversas regiões do estado, reduzindo o tempo de espera e facilitando o diagnóstico precoce.

A iniciativa integra o Programa Cuida PE Mulher que é coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). Com estrutura preparada para ofertar desde a avaliação inicial até a investigação diagnóstica, o serviço funciona como porta de entrada para a rede estadual e assegura o encaminhamento das pacientes que necessitam de continuidade no tratamento.

Entre os procedimentos mais realizados estão as mamografias, que somam 41.356 exames, seguidas pelas consultas com ginecologista (15.347), ultrassonografias das mamas (14.960) e teleconsultas com mastologista (2.228). A alta procura reforça a importância da estratégia para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Distribuídos entre as quatro unidades itinerantes, os atendimentos estão organizados da seguinte forma: Carreta 03, com 20.218 atendimentos (26,49%); Carreta 02, com 19.675 (25,78%); Carreta 01, com 19.408 (25,43%); e Carreta 04, com 17.015 (22,3%).

Além dos exames de rotina, a estrutura permite a realização de procedimentos complementares, como colposcopias e biópsias, garantindo resposta rápida para casos com alterações. Quando necessário, as usuárias já saem com o encaminhamento definido para unidades de referência da rede estadual, reforçando o cuidado contínuo e integral.

Para ter acesso aos atendimentos, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência. Exames como ultrassonografia, colposcopia e biópsias são realizados mediante encaminhamento médico ou indicação clínica.

Confira a agenda da Carreta da Mulher Pernambucana nesta semana, de segunda a sexta, das 8h até as 17h, e no sábado das 8h às 12h:

Carreta 01 – Olinda (23 a 25/02)
Local: Estrada do Caenga (Espaço de lazer do Caenga)

Carreta 02 – Ferreiros (23 a 25/02)
Local: Rua São Vicente de Paula (Próximo a policlínica)

Carreta 03 – Toritama (23 a 28/02)
Local: Rua Antônio Soares – às margens da BR 104 (Em frente ao Parque biblioteca Maria dos Anjos)

Carreta 04 – Cedro (23 a 25/02)
Local: Rua da Matriz (Ao lado da Igreja Matriz)

Carreta 04 – Verdejante (26 e 28/02)
Local: Avenida David Jacinto (Ao lado do Bradesco)

CPRH realiza o recolhimento de 246 pássaros no interior do estado

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) recolheu, nesta sexta-feira (20), 246 pássaros que estavam em cativeiro ilegal, no município de Altinho, Agreste pernambucano. Os pássaros, da espécie Canário-da-terra, seriam comercializados em localidades circunvizinhas por R$ 20 cada um. Eles foram trazidos da cidade de Santa Helena, interior de Goiás, e estavam em ambiente residencial, em situação precária, alojados em gaiolas inadequadas e com água e comida insuficientes. A Polícia Civil lavrou Termo Circunstanciado de Ocorrência e posteriormente a CPRH irá autuar os infratores com multa de no mínimo R$ 123 mil. As 246 aves já se encontram no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) da CPRH, localizado no bairro da Guabiraba, Norte do Recife, onde passam por período de recuperação, até a soltura em habitat natural.

Alguns animais apresentam sinais de desnutrição, falta de penas e estão sem condições de voo. Agora, no Cetras, eles começaram a receber cuidados clínicos, medicação e alimentação apropriada até o momento em que estejam em boas condições e possam retornar à natureza. A operação foi realizada pelo 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp) de Caruaru, com Boletim de Ocorrência registrado pelo delegado Bruno Gabriel, da 95ª Delegacia de Polícia de Altinho. Três pessoas foram conduzidas à delegacia e uma delas assumiu a propriedade das aves. Os outros se apresentaram como responsáveis pelo transporte dos pássaros e alegaram que foram informados pelo proprietário de que todos os animais eram legalizados.

Recife oferece 280 vagas em cursos e oficinas gratuitos no Centro Marta Almeida

Interessadas têm até o dia 27 para se inscrever, através do Conecta Recife. Capacitações são destinadas a mulheres residentes na capital pernambucana, a partir dos 16 anos. Carga horária vai de 4 a 40 horas

De 23 a 27  de fevereiro, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, inicia o processo de inscrição para uma nova rodada de cursos gratuitos voltados à capacitação de mulheres no Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida, localizado no bairro do Recife. As oportunidades contemplam as áreas de Gastronomia, Moda e Costura, além de Produção Audiovisual. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela plataforma Conecta Recife, no site https://conecta.recife.pe.gov.br ou app. Ao todo, são disponibilizadas 280 vagas e as aulas têm início no dia 5 de março.

Podem participar mulheres a partir de 16 anos, residentes no Recife. São oferecidos cursos como Edição e tratamento de imagens, bordado, oficinas de “Aprenda a fazer Ovo de páscoa” e “Massas frescas”, curso de moda praia, costura básica, entre outros.  A carga horária varia entre 4 e 40 horas. As candidatas selecionadas receberão a confirmação da matrícula por e-mail e WhatsApp. As inscritas entre 16 a 18 anos, deverão apresentar declaração dos responsáveis legais, autorizando a participação no curso.

CENTRO MARTA ALMEIDA – O Centro Marta Almeida funciona de terça-feira a sábado, das 08h às 17h, e aos domingos, das 10h às 18h, com uma exposição permanente sobre as conquistas das mulheres do Recife. O local conta também com ponto de leitura, com mais de 95% do seu acervo composto por livros de autoras mulheres. O ponto de leitura é aberto ao público.

*Cursos 40 horas:*

  • Curso 40h: Empreenda na Páscoa – TERÇA e QUINTA TARDE (12 vagas)
  • Curso 40h: Fotografia Básica – QUARTA E SEXTA- MANHÃ (Prioridade para iniciante) ( 12 vagas)
  • Curso 40h: Fotografia Básica – QUARTA E SEXTA- TARDE (Prioridade para iniciante) (10 vagas)
  • Curso 40h: Moda Praia – QUARTA E SEXTA TARDE (12 vagas)
  • Curso 40h: Costura Básica – QUARTA E SEXTA MANHÃ (12 vagas)
  • Curso 40h: Produção de podcast – Básico – TERÇA E QUINTA MANHÃ (Prioridade para iniciante) (10 vagas)
  • Curso 40h: Produção de podcast – Básico – TERÇA E QUINTA TARDE  (Prioridade para iniciante) (10 vagas)
  • Curso 40h: Delícias da Páscoa – TERÇA E QUINTA MANHÃ (12 vagas)
  • Curso 40h: Delícias da Páscoa – QUARTA E SEXTA MANHÃ (12 vagas)

*Cursos 16 horas:*

  • Curso 16h: Bordado  – TERÇA E QUINTA MANHÃ (PRIORIDADE PARA INICIANTE) (20 vagas)

*Cursos 10 horas:*

  • Curso 10h (Teoria e prática): DANÇA FREVO – TERÇA E QUINTA TARDE (12 VAGAS)
  • Curso 10h (Teoria e prática): DANÇA FREVO – TURMAS PARA MULHERES 50+ QUARTA E SEXTA MANHÃ (12 VAGAS)

*Oficinas- 4 horas:*

14/03- MANHÃ:

Oficina ‘Zíper Sem Mistério: Aprenda e Faça!” –  12 vagas

-Oficina “Fotografia e feminismos na América Latina”- 10 vagas

-Oficina “ Aprenda a fazer Ovo de páscoa”– 12 vagas

-Oficina VEM DANÇAR – 12 vagas

  • 14/03- TARDE:

Oficina “ Aprendendo a fazer Massas frescas”- 12 vagas

-Como usar o chatgpt para criar textos- 10 vagas

  • 21/03- MANHÃ:

-Oficina “Aprenda a fazer Acabamentos básicos”– 12 vagas

-Oficina “Orientação para projetos culturais”– 10 vagas

-Oficina “ Sobremesa que vira renda extra: Torta de chocolate”- 12 vagas

  • 21/03- TARDE:

-Oficina “ Introdução a Cozinha contemporânea”– 12 vagas

– Oficina “Edição básica de vídeo no Capcut”– 10 vagas

  • 28/03- MANHÃ:

-Oficina VEM DANÇAR– 12 vagas

Atenção as inscritas entre 16 a 18 anos, deverão apresentar declaração dos responsáveis legais, autorizando a participação do curso.

“Caruaru visto de cima” estreia na PrefTV nesta segunda-feira (23)

A programação da PrefTV, emissora afiliada da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em Caruaru, ganha uma novidade a partir desta segunda-feira (23). Às 13h30 estreia o “Caruaru visto de cima”, com exibição diária.

A proposta do programa é de contar a história de Caruaru sob um novo ponto de vista, com imagens aéreas. O “Caruaru visto de cima” sobrevoa, na primeira semana, diversos bairros da Capital do Agreste e mostra detalhes do Monte Bom Jesus, do Centenário, do Alto do Moura e da Serra dos Cavalos.

O projeto é realizado com texto e narração do professor e analista político Marco Aurélio Freire, que conta detalhes de cada localidade, como suas histórias, personagens importantes de cada bairro, dados econômicos e demográficos.

É possível acompanhar essa novidade sintonizando no canal 6 na televisão ou no YouTube da PrefTV (youtube.com/preftvof).

Morre o filho de Jorge de Altinho, aos 41 anos

Por JC
Segundo o cantor e compositor Jorge de Altinho, o filho estava em investigação médica devido a uma doença cardíaca descoberta recentemente

Faleceu, neste domingo (22), o filho do cantor e compositor Jorge de Altinho. Ivan Lima de Assunção tinha 41 anos. A morte foi confirmada pelo pai, por meio das redes sociais.

“É com profunda dor, difícil de colocar em palavras, que comunicamos o falecimento de Ivan Lima de Assunção. Ele deixa uma marca doce e verdadeira em todos que tiveram o privilégio de estar ao seu lado. Seu jeito e sua presença seguem vivos na memória de cada um de nós. A ausência dói profundamente, mas o amor construído jamais será apagado”, escreveu

Ainda segundo a publicação de Jorge de Altinho, o filho estava em investigação médica devido a uma doença cardíaca descoberta recentemente. “Ele já havia realizado exames e tinha, inclusive, retorno agendado pra amanhã, a fim de dar continuidade ao acompanhamento”, informou.

“Ontem, ele passou mal e, na manhã de hoje (domingo), sofreu uma parada cardíaca súbita e nos deixou. Em nome de toda família, agradeço todo o carinho e as orações recebidas neste momento tão difícil”.

O velório foi iniciado na noite deste domingo, no Memorial Guararapes Cemitério e Crematório, em Jaboatão dos Guararapes. O sepultamento acontece nesta segunda-feira, às 11h30.

Prefeitura de Garanhuns emite Nota sobre chuvas no município

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos (Siosp), segue com o atendimento às demandas provocadas pelas chuvas registradas na tarde do sábado (21), que causaram danos à infraestrutura urbana do município.

De acordo com a Defesa Civil, foi registrado um acumulado de 50mm de precipitação. Felizmente, não houve ocorrência de desalojados, desabrigados ou vítimas. As equipes permanecem de prontidão e atuam de forma integrada com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para eventuais necessidades.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão indica chuvas de fraca a moderada intensidade até a próxima sexta-feira (27), com volumes estimados entre 30 e 55 mm, podendo haver variações ao longo do período.