O Secretário de Governo de Flores e pré-candidato a Deputado Estadual, Marconi Santana, cumpre agenda intensa nesta terça-feira (24) na capital federal. Integrando a grande mobilização convocada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), Marconi está ao lado do prefeito Gilberto Ribeiro para barrar o avanço de propostas que tramitam no Congresso Nacional e que podem asfixiar as finanças municipais.
A concentração na sede da CNM reúne gestores de todo o país preocupados com a retomada das atividades legislativas. O foco principal é evitar a aprovação de medidas que criam novas despesas obrigatórias sem o devido repasse de recursos, o que compromete a capacidade de investimento das cidades, especialmente as de pequeno e médio porte.
Durante as articulações nas bancadas, Marconi Santana destacou que a luta não é isolada, mas de todo o estado. “Estamos aqui para defender o equilíbrio fiscal e a autonomia dos nossos municípios. A situação de Pernambuco nos preocupa muito, pois nossas prefeituras já operam no limite para manter serviços essenciais. Não podemos permitir que decisões tomadas em Brasília ignorem a realidade das cidades pernambucanas, que são quem realmente cuida das pessoas na ponta”, afirmou o secretário.
Além de monitorar os projetos de lei que tratam de novos pisos e encargos previdenciários, a comitiva reforça o apoio à PEC 25/2022. A proposta busca aumentar em 1,5% o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de março, garantindo um fôlego financeiro crucial para o fechamento das contas e a manutenção do desenvolvimento regional no Pajeú e em todo o Sertão, bem como, em Pernambuco.
A mobilização segue com audiências e reuniões estratégicas, reafirmando o compromisso de Marconi com a sustentabilidade da gestão e o fortalecimento do municipalismo pernambucano frente aos desafios de 2026.



Medida compensa supressão pontual para obra de implantação da rede coletora de esgoto
A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta segunda-feira (23), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), a solenidade de posse do desembargador Erik Simões como novo vice-presidente e corregedor da Corte. A cerimônia reuniu magistrados, autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes do sistema de Justiça. A vice-governadora Priscila Krause também acompanhou a solenidade.
O Governo de Pernambuco segue ampliando o acesso das mulheres aos serviços especializados por meio das Carretas da Mulher Pernambucana, que já somam 76.316 atendimentos desde o início das atividades, em maio de 2025. A estratégia leva consultas, exames e encaminhamentos para diversas regiões do estado, reduzindo o tempo de espera e facilitando o diagnóstico precoce.

A programação da PrefTV, emissora afiliada da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em Caruaru, ganha uma novidade a partir desta segunda-feira (23). Às 13h30 estreia o “Caruaru visto de cima”, com exibição diária.
Por JC
A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos (Siosp), segue com o atendimento às demandas provocadas pelas chuvas registradas na tarde do sábado (21), que causaram danos à infraestrutura urbana do município.