Últimas publicações do quadro “Pernambuco”
Acabei de almoçar aqui em Brasília, com o prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, que me confirmou que nesta quinta-feira (26), todos os servidores da Prefeitura, efetivos, aposentados, contratados e comissionados, estarão recebendo neste 62 meses da sua administração, seus salários antecipados.
“Desde que assumir a gestão da minha terra, tenho um compromisso com nossos funcionários, que merecem receber em dias e antecipado”, disse Josafá.
A vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva, assinou, na manhã desta quarta-feira (25), em seu gabinete, a ata de transição que oficializa a transferência do cargo de prefeita em exercício para o presidente da Câmara de Vereadores, Bruno Lambreta. O parlamentar assume interinamente a chefia do Executivo municipal até o dia 1º de março.
Dayse estava à frente da Prefeitura durante o período de recesso do prefeito Rodrigo Pinheiro e, com a missão oficial no Chile, formalizou a passagem do cargo, garantindo a continuidade administrativa do município.
O ato de transição contou com a presença do secretário de Governo, Gilvan Calado; do secretário de Comunicação, Thiago Azevedo; do procurador jurídico da Câmara de Vereadores, João Américo; Diego Lambreta representando a família do atual prefeito; e Ellen Lemoine, Assessora especial do Executivo.
Durante a assinatura, Dayse Silva destacou a importância da harmonia entre os poderes e desejou êxito ao novo gestor interino.
_“Tenho plena confiança na condução responsável e comprometida de Bruno à frente do Executivo nesses próximos dias. Desejo sucesso nessa jornada e reforço que todo o nosso time de servidores permanece à disposição para garantir a continuidade dos serviços e das ações em benefício da população de Caruaru”, afirmou._
Ao assumir o cargo, Bruno Lambreta ressaltou a honra e a responsabilidade de conduzir o município, e destacou o simbolismo do momento para sua trajetória política e pessoal.
_“Recebo essa missão com muita honra e senso de responsabilidade. É um momento histórico na minha vida pública e na história da nossa cidade. Assumo com o compromisso de dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado e com o respeito à confiança depositada em mim. Carrego comigo o legado do meu pai, Lambreta, que sempre pautou sua trajetória pelo compromisso com Caruaru e pelo serviço à população”, declarou._
Exercendo o cargo de prefeito, Bruno Lambreta inicia a agenda administrativa com compromissos importantes. Estão previstas a entrega de drenagem e pavimentação de diversas ruas e a inauguração do velório de Itaúna, reforçando o compromisso da gestão com a infraestrutura urbana e o atendimento às demandas da zona rural.
Em um único dia de agendas em Brasília, o deputado federal Felipe Carreras demonstrou força política e capacidade de articulação ao reunir prefeitos pernambucanos em uma verdadeira maratona ministerial: foram quatro ministros de Estado e dois presidentes de órgãos federais estratégicos.
Ao lado dos prefeitos Helinho Aragão, de Santa Cruz do Capibaribe, Diógenes Patriota, de Tuparetama e Aline Karina, de Itapetim, Carreras abriu portas no primeiro escalão do governo federal. As comitivas foram recebidas pelos ministros Gustavo Feliciano do Turismo, Jader Barbalho Filho, das Cidades, André Fufuca, do Esporte, e Tadeu Alencar (em exercício), do Empreendedorismo.
A agenda incluiu ainda reuniões com os presidentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Alexandre Motta, e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, ampliando o alcance das tratativas.
Em Brasília, onde acesso e interlocução fazem diferença, a sequência de agendas reforça o prestígio político de Felipe Carreras e sua capacidade de abrir portas e garantir que as demandas dos municípios pernambucanos cheguem diretamente aos centros de decisão do Governo Federal.
Serão estabelecidas as diretrizes permanentes e intersetoriais para a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher, bem como para a promoção da autonomia e do empoderamento econômico das mulheres na capital
A Prefeitura do Recife encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que institui a Política Municipal “Recife Pela Vida das Mulheres”, estabelecendo diretrizes permanentes e intersetoriais para a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher, bem como para a promoção da autonomia e do empoderamento econômico das mulheres no município. O PL também cria e fundamenta o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas Integradas para a Mulher e o Sistema Municipal de Promoção dos Direitos da Mulher.
Diante da relevância social da matéria, o prefeito João Campos solicitou a tramitação em regime de urgência e, além disso, a proposta prevê regulamentação por decreto no prazo de 90 dias após a publicação da Lei. A iniciativa está fundamentada nos artigos 26 e 27 da Lei Orgânica do Município, no artigo 30, inciso I, da Constituição Federal, e no artigo 247 do Regimento Interno da Casa Legislativa.
A proposta parte do reconhecimento de que a violência contra mulheres e meninas, especialmente mulheres negras e indígenas em situação de maior vulnerabilidade social, permanece como grave violação de direitos humanos. Mesmo diante dos avanços legais e das políticas públicas já implementadas, os índices de violência de gênero, inclusive feminicídio, demonstram a necessidade de fortalecimento contínuo das estratégias institucionais de prevenção e proteção.
O projeto está alinhado às diretrizes nacionais de enfrentamento à violência de gênero, especialmente ao Pacto Nacional entre os Três Poderes para Enfrentamento do Feminicídio, além de observar os parâmetros estabelecidos pela Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006) e pela Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015). A proposta reforça a importância de uma atuação integrada, intersetorial e baseada em dados e evidências.
A Política Municipal “Recife Pela Vida das Mulheres” será permanente e estruturada sob três diretrizes fundamentais:
Prevenção à Violência contra a Mulher – Inclui ações formativas e educativas para promoção da igualdade de gênero, fortalecimento do Observatório da Mulher, disseminação de informações sobre direitos e serviços, além de estratégias territoriais de prevenção;
Enfrentamento à Violência contra a Mulher – Consolida e fortalece iniciativas como a Rede Clarice Lispector, a Brigada Maria da Penha e o serviço municipal de abrigamento provisório para mulheres em situação de violência;
Promoção da Autonomia e do Empoderamento da Mulher – Prevê ações voltadas à autonomia socioeconômica, geração de renda, inserção no mundo do trabalho, ampliação da participação sociopolítica e fortalecimento do controle social.
A Política também estabelece princípios como o respeito à dignidade da pessoa humana, a não-revitimização institucional, a democratização do acesso aos serviços públicos e o fortalecimento da participação democrática.
Governança, Monitoramento e Integração
O Projeto de Lei cria o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas Integradas para a Mulher, instância colegiada de caráter permanente e deliberativo, coordenada pela Secretaria da Mulher, com a finalidade de assegurar a articulação transversal entre os órgãos municipais, a gestão integrada da informação e o monitoramento contínuo das políticas públicas.
Além disso, institui o Sistema Municipal de Promoção dos Direitos da Mulher, composto por: Secretaria da Mulher (órgão gestor); Comitê de Políticas Integradas para a Mulher (governança intersetorial); Observatório da Mulher (inteligência e produção de dados e evidências); Conselho Municipal da Mulher (participação e controle social); Instância de Monitoramento Orçamentário (o orçamento sensível a gênero para financiamento e suporte econômico às ações do Sistema).
Ao consolidar estratégias estruturantes em um único marco normativo, a Política Municipal “Recife Pela Vida das Mulheres” busca ampliar a efetividade das ações já desenvolvidas no território, fortalecer a coordenação institucional e aprimorar a capacidade de resposta do Município às demandas das mulheres recifenses. A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a construção de uma cidade mais justa, segura e inclusiva, onde o direito à vida, à dignidade, à autonomia e à igualdade de oportunidades seja assegurado a todas as mulheres.
REALIZAÇÕES DA PCR EM PROL DO EMPODERAMENTO FEMININO
Prevenção e enfrentamento – Centro de Referência Clarice Lispector; Ser Clarice (Serviço Especializado e Regionalizado Clarice Lispector); Brigada Maria da Penha; Unidade Móvel de Atendimento à Mulher; Maria da Penha vai à escola; Unidade de Formação para a Igualdade de Gênero; programa Empodera; Unidades Descentralizadas (COMPAZ) – Desde sua implementação, as Salas da Mulher nos Compaz (Centros Comunitários da Paz) têm desempenhado um papel crucial no atendimento e acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista no município. Estão distribuídas estrategicamente em cinco unidades: Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha); Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro); Compaz Dom Helder Câmara (Coque); Compaz Professor Paulo Freire (Ibura); Compaz Atriz Leda Alves (Pina). Promoção para a Igualdade de Gênero – Rede de Artesãs; Tá com Elas: o crédito é da mulher; Cria Esperança; Centro Marta Almeida de Promoção de Direitos da Mulher.
A reunião do Conselho Municipal da Mulher, realizada nesta terça-feira (24), data da conquista do voto feminino no Brasil, foi marcada pelo diálogo e pelo fortalecimento da participação democrática. Na ocasião, foram apresentados e votados o regulamento interno do órgão e os nomes que passam a compor a diretoria.
O encontro reuniu representantes do governo e membros da sociedade civil no auditório Antonieta de Barros, na sede da Secretaria da Mulher. Ao todo, 10 conselheiras votaram e elegeram a secretária interina da mulher, Hannah Miranda, e a coordenadora da saúde da mulher, Andressa Pacheco, como vice-presidenta e secretária, respectivamente.
A presidenta do Conselho, Letícia Danyelle, destacou a importância do órgão. “O Conselho Municipal da Mulher representa todas as mulheres de Caruaru. Ele acompanha e contribui para a construção das políticas públicas voltadas para elas. Toda mulher faz parte desse processo e é representada pelo Conselho”, afirmou.
A representante das instituições de ensino superior, Diana Bezerra, ressaltou o simbolismo da votação. “É motivo de muita alegria ver que mulheres de realidades diferentes podem e devem estar junto conosco para mostrar que Caruaru é uma cidade que tem valorização da mulher, que consegue combater a violência de gênero e criar espaços que agregam em diferentes situações”, pontuou.
As obras de duplicação da Ladeira da Cohab, principal ligação entre o Ibura de Cima e a BR-101, estão em estágio avançado. A intervenção é realizada pela Prefeitura do Recife, que investe cerca de R$ 11 milhões na obra. A via conecta a Avenida Dois Rios à parte alta do bairro e recebe, em média, 21 mil veículos por dia. Nesta terça-feira (24), o prefeito do Recife, João Campos, visitou o local para vistoriar o andamento dos trabalhos, cuja conclusão está prevista para o primeiro semestre deste ano.
Durante a visita, o prefeito destacou o ritmo acelerado das intervenções e os impactos positivos para a mobilidade urbana da região. “Estamos intensificando os serviços, inclusive à noite e nos fins de semana, para antecipar a entrega da obra. Mais de 40 mil pessoas passam diariamente por aqui em ônibus, além de milhares de veículos, ciclistas e pedestres. Sabemos que a execução gera transtornos temporários, mas o benefício será permanente para a população”, afirmou.
O gestor também ressaltou as melhorias estruturais previstas, como a nova iluminação pública e a preparação do acesso ao futuro Parque Municipal do Ibura. “A via terá iluminação reforçada no canteiro central, reorganização da rede elétrica e integração com o parque que será construído ao lado, consolidando uma transformação importante para o bairro”, completou.
Executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), a obra representa uma transformação estrutural para a área, ampliando a capacidade de tráfego, melhorando a acessibilidade e criando um novo acesso pela BR-101, que também funcionará como entrada para o futuro equipamento ambiental. Atualmente, estão em andamento os serviços de drenagem e aplicação do pavimento em concreto, tanto na parte inferior quanto na superior da ladeira.
Segundo o presidente da URB, Luís Henrique Lira, a obra já se encontra na etapa final de execução. “A duplicação da Ladeira da Cohab é um sonho antigo da população do Ibura. Estamos na fase de concretagem da nova pista de subida e realizando ajustes finais, incluindo passeios, iluminação e urbanização das áreas remanescentes”, explicou.
Os trabalhos também contemplam a contenção definitiva da encosta da área, etapa essencial para garantir a segurança estrutural e viabilizar a ampliação da via. Ao todo, estão sendo construídos três muros de arrimo, com aplicação de 365 m² de solo grampeado verde, instalação de 1.122 metros de grampos e execução de 126 m² de telas argamassadas.
Com quase um quilômetro de extensão, a Ladeira da Cohab passará de duas para quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido, cada uma com 3,6 metros de largura, além da implantação de um canteiro central. A ampliação permitirá que a via deixe de ser apenas um ponto de passagem e se consolide como um eixo estruturador do bairro, integrando melhor o tráfego da BR-101 e preparando o entorno para receber novos equipamentos públicos, como o Parque Municipal do Ibura.
Além da duplicação, o projeto inclui a recuperação do pavimento, execução de placas e pisos de concreto, instalação de meio-fio, modernização do sistema de drenagem e requalificação das calçadas, com piso tátil e travessias em nível. A obra contempla ainda a ampliação e modernização da iluminação pública, reforçando a segurança de motoristas, pedestres e moradores da região.
O senador Fernando Dueire (MDB-PE) apresentou, nesta terça-feira, no plenário do Senado Federal, o Projeto de Lei nº 6.384/2025, que institui o Programa Auxílio Caixa d’Água Social. A proposta é voltada às famílias de baixa renda do semiárido nordestino e busca enfrentar a chamada pobreza hídrica — realidade marcada não apenas pela escassez de água, mas pela falta de meios adequados para armazená-la com segurança.
Ao defender a iniciativa, Dueire destacou que muitas famílias ainda recorrem a recipientes improvisados, o que amplia riscos de contaminação e doenças. “Água é um direito fundamental. Não podemos aceitar que brasileiros armazenem água em condições precárias, colocando em risco a saúde das crianças, dos idosos e de toda a família”, afirmou. O projeto prevê prioridade para lares com idosos, pessoas com deficiência e crianças pequenas, justamente os mais vulneráveis aos efeitos da falta de higiene e saneamento adequado.
A proposta contempla famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. O auxílio poderá ser concedido por meio de pagamento em dinheiro para aquisição da caixa d’água ou pelo fornecimento gratuito de reservatórios com capacidade de até mil litros. Inspirado em modelos já consolidados de proteção social, como o Auxílio Gás, o programa adapta essa lógica à realidade da escassez hídrica no Nordeste.
Segundo o senador, além de garantir dignidade, o programa também representa uma medida preventiva de saúde pública. “Ao assegurar armazenamento seguro, o Estado reduz internações, previne doenças e melhora as condições de higiene doméstica. É uma solução simples, de baixo custo e alto impacto social”, ressaltou Dueire, defendendo a aprovação da matéria como resposta concreta às necessidades históricas do semiárido nordestino.
Subsídio de R$ 20 mil do Governo do Estado elimina principal barreira para financiamento e impulsiona mercado imobiliário
Após mais de dois anos de operação, o programa Morar Bem PE – Entrada Garantida atingiu a marca de mais de 20 mil famílias contempladas em Pernambuco. A iniciativa do Governo do Estado é executada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE) e da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), e tem como principal objetivo viabilizar o acesso à casa própria para famílias que não conseguem arcar com o valor da entrada do financiamento.
O que antes era considerado um obstáculo, os R$ 20 mil necessários para a entrada do imóvel, passou a ser peça-chave para que milhares de pernambucanos conquistassem a casa própria. Foi o que aconteceu com a fiscal agrícola Ana Lúcia Costa dos Santos, moradora de Petrolina. Antes de ser contemplada, ela vivia em um imóvel cedido por parentes e enfrentava dificuldades financeiras que a impediam de acumular o valor necessário para a entrada do financiamento.
“Fiquei muito contente e esperançosa. Foram muitos anos sonhando com a minha casa própria. E esses R$ 20 mil de entrada foram essenciais para que eu pudesse começar a transformar esse sonho em realidade”, relatou.
A nail designer Isabelle de Lima Pessoa, de 24 anos, também viu no programa a oportunidade de mudar de vida. Morando anteriormente em uma casa cedida pela sogra, ela enxergava na entrada do financiamento o maior entrave para conquistar seu próprio espaço.
“Ter o valor da entrada garantido foi o que tornou possível fechar o contrato. Sem esse apoio, eu não teria conseguido. Foi a porta que se abriu para mudar a minha história. Foi uma das maiores emoções da minha vida. Quando girei a chave pela primeira vez, senti que todo esforço tinha valido a pena. Era o meu lar, minha conquista, minha vitória”, afirmou emocionada.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o Morar Bem PE atua em sinergia com o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), do governo federal, garantindo que oscilações de renda e variações de mercado não inviabilizem os contratos. O grande diferencial é que o aporte de R$ 20 mil do Governo do Estado resolve o histórico gargalo das classes C, D e E: a falta de poupança para a entrada. Antes as famílias precisavam financiar esse valor diretamente com a construtora, o que elevava o risco de inadimplência. Agora o subsídio cobre a entrada, reduz a parcela mensal e dá sustentabilidade financeira ao contrato de longo prazo.
“O Programa Morar Bem PE – Entrada Garantida é o primeiro programa de subsídio complementar para a habitação do Norte e Nordeste. É um sucesso com repercussão nacional e sabemos da importância de um programa como esse para o mercado habitacional. Já somamos mais de 20 mil beneficiados e ainda contamos com mais de oito mil imóveis disponíveis em nosso portal de empreendimentos”, destaca o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.
O impacto do programa ainda vai além das famílias beneficiadas, alcançando o setor produtivo de ponta a ponta do Estado. A iniciativa tem chegado com fluidez a diversas regiões, do Litoral ao Sertão, passando pela Zona da Mata e Agreste, impulsionando o mercado imobiliário em cidades onde antes não havia demanda consolidada. Para a iniciativa privada, o Morar Bem PE – Entrada Garantida tornou-se um selo de garantia para novos investimentos e agilidade nas vendas em todo o território pernambucano.
Subsídio impulsiona produção e mercado em PE
O impacto do Morar Bem PE – Entrada Garantida transcende o benefício social e se consolida como o principal motor econômico do setor imobiliário no Estado. Para Leonardo Pessoa de Queiroz, diretor de Vendas e Incorporação Imobiliária da construtora Viana e Moura, o programa foi o divisor de águas que permitiu à empresa dobrar sua capacidade produtiva nos últimos três anos.
“O que aconteceu foi que aumentou o número de famílias com capacidade financeira para comprar seu imóvel e, com isso, o mercado cresceu. Na Viana e Moura conseguimos dobrar nossa capacidade de produção. Foi um fator decisivo e importante”, afirma o diretor.
Dados da Caixa Econômica Federal ratificam essa expansão: em apenas três anos, o volume anual de financiamentos para o público do programa em Pernambuco saltou de R$ 2 bilhões para R$ 8 bilhões. Esse crescimento de quatro vezes no volume ofertado reflete a segurança que o aporte de R$ 20 mil trouxe para reduzir o risco de inadimplência e garantir a sustentabilidade dos contratos de longo prazo.
Pela natureza do setor, que opera em ciclos de quatro a cinco anos entre a prospecção de terrenos e a entrega das chaves, o executivo destaca que a continuidade da política pública é fundamental para o planejamento estratégico das incorporadoras.
“A demanda ainda é muito alta e temos muitas famílias que precisam realizar o sonho da casa própria. Esperamos longevidade e perenidade no programa para que possamos continuar planejando, negociando terrenos e indo atrás de novos negócios para ofertar imóveis de qualidade”, projeta Leonardo.
Ações concretas na capital: o combate ao ônus do aluguel
Enquanto o cenário estadual aponta que 73% do déficit habitacional é provocado pelo peso excessivo do aluguel sobre a renda das famílias, o Morar Bem PE – Entrada Garantida apresenta resultados robustos para reverter esses indicadores na capital pernambucana. No Recife, o programa já transformou a realidade de 4.733 famílias, que deixaram a insegurança da locação ou da coabitação para conquistar o imóvel próprio.
“Atualmente a capital concentra 34 empreendimentos enquadrados na modalidade, fazendo parte de um universo de 373 projetos espalhados por todo o Estado. Essa capilaridade é fundamental para enfrentar os números do déficit habitacional no Recife, que, embora tenha apresentado queda nos últimos anos, ainda possui mais de 46 mil unidades comprometidas pelo gasto excessivo com aluguel. Para isso, em levantamento da Cehab junto às construtoras, identificamos lançamentos próximos que podem elevar a oferta para seis mil unidades ainda em 2026”, revela o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.
Para quem busca sair da precariedade e garantir um teto digno, o portal do programa oferece hoje 1.530 unidades habitacionais disponíveisespecificamente no Recife. Somadas aos próximos lançamentos, que totalizam 4.645 unidades, a oferta garante fôlego para atender à demanda reprimida. Esse estoque faz parte dos mais de oito mil imóveis prontos para comercialização em todo o território estadual.




