Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Cursos gratuitos de ‘Formação de Garçom’ e de ‘Bombons e Ovos de Páscoa’ são realizados pela Prefeitura de Salgueiro

Por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através de parceria com o SEBRAE e o SENAC, a Prefeitura de Salgueiro está realizando os cursos gratuitos de ‘Formação de Garçom’ e de ‘Bombons e Ovos de Páscoa’. A iniciativa tem como finalidade qualificar a mão de obra local, estimulando a geração de emprego e renda no município.

O curso voltado à formação de garçons teve inscrições abertas nesta segunda-feira, 2. Já a segunda capacitação, na área de confeitaria artesanal, muito pertinente nessa época do ano, terá inscrições abertas no dia 9 de março.

Interessados em participar devem se inscrever na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua Arcôncio Vieira, n° 129, no bairro Nossa Senhora das Graças (Bomba). Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência e declaração escolar.

Qualquer pessoa que saiba ler e escrever, com idade mínima de 18 anos, pode participar dos cursos totalmente gratuitos.

Diogo Moraes destaca força da união política na entrega de novas creches em Santa Cruz do Capibaribe

Santa Cruz do Capibaribe avançou mais um passo importante na área da educação infantil com a abertura de duas novas creches nas comunidades do Gavião e do Dona Lica. O deputado estadual Diogo Moraes ressaltou que a conquista é resultado do trabalho conjunto e da articulação entre lideranças comprometidas com o desenvolvimento do município.

As unidades foram planejadas dentro dos critérios técnicos estabelecidos pelo FNDE e oferecem estrutura completa para acolher crianças de 0 a 3 anos com conforto e segurança. Os espaços incluem salas adequadas para cada faixa etária, berçário, lactário, área de recreação, refeitório, ambientes administrativos e espaços voltados à convivência com a comunidade escolar.

Com capacidade total para atender até 300 crianças, as novas creches ampliam a rede municipal e fortalecem as ações voltadas à primeira infância, garantindo mais acesso à educação de qualidade e apoio às famílias.

Para Diogo Moraes, o momento simboliza compromisso e responsabilidade social. “Investir na base é investir no futuro. Quando existe união e propósito, conseguimos tirar projetos do papel e transformar em benefícios concretos para quem mais precisa”, afirmou.

A iniciativa reafirma o compromisso do grupo político com políticas públicas estruturantes, promovendo oportunidades desde os primeiros anos de vida e contribuindo diretamente para o crescimento sustentável de Santa Cruz do Capibaribe.

Desemprego no Recife atinge menor nível desde 2014

Segundo pesquisa da PNAD Contínua, do IBGE, taxa na capital pernambucana recuou para 7,8% no 4º trimestre de 2025, uma queda de 3 pontos percentuais em relação ao mesmo período em 2014. Índice na cidade ficou abaixo do registrado em Pernambuco, que foi 8,8%

A taxa de desemprego no Recife recuou para 7,8% no 4º trimestre de 2025, registrando o menor patamar para o período desde 2014, segundo a PNAD Contínua do IBGE divulgada na última semana de fevereiro. O resultado representa uma queda de 3,0 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e mantém a trajetória de redução observada ao longo de 2025. O índice da capital também ficou abaixo da média de Pernambuco, que encerrou o trimestre com taxa de 8,8%, reforçando o desempenho mais favorável do mercado de trabalho recifense.

Dessa forma, a força de trabalho recifense chegou a 834 mil pessoas no 4º trimestre de 2025. Desse total, 769 mil pessoas estavam ocupadas, patamar elevado na série recente e ligeiramente superior ao registrado no trimestre anterior. O número de desocupados caiu para 65 mil pessoas, reforçando o movimento de redução do desemprego e consolidando o encerramento do ano com indicadores mais favoráveis no mercado de trabalho local.

RENDIMENTO DOS TRABALHADORES – O rendimento médio real dos trabalhadores do Recife atingiu R$ 4.195,00 no 4º trimestre de 2025 ainda de acordo com a mesma pesquisa do IBGE, mantendo-se em patamar elevado e acima das médias estadual e nacional.

O valor supera com ampla margem o registrado em Pernambuco, que foi de R$ 2.728,00, e permanece superior ao observado na própria capital um ano antes, quando havia alcançado R$ 4.151,00. Isso ratifica a trajetória recente de recuperação da renda no município e evidencia o diferencial do mercado de trabalho recifense em relação ao restante do estado.

Marília blefa! afirma jornalista Magno Martins

No seu editorial da sua Coluna desta segunda-feira (02), o jornalista Magno Martins, afirma que ex-deputada Marília Arraes estaria exercitando um “jogo de blefe” ao anunciar, nas redes sociais, que será candidata ao Senado “de todo jeito”.

A ex-deputada Marília Arraes (SD) disse, ontem, em suas redes sociais, que será candidata ao Senado e ninguém será capaz de removê-la. O que tenho ouvido, entretanto, é que exercita o jogo do blefe, porque a estratégia de um projeto majoritário para ela, garante, naturalmente, mídia, exposição. Para quem não tem um só prefeito apoiando sua candidatura a deputada, seu caminho natural, a aposta recai no voto de opinião.

Quanto mais afirmar que será postulante ao Senado, mais os holofotes estarão voltados para ela. Mas Marília blefa. Não será candidata porque não tem chapa, não tem grupo e nem sequer partido. O recurso de candidatura avulsa esbarra em tempo de TV, em estrutura partidária, em fundo eleitoral robusto.

O Solidariedade, seu partido, não tem tempo de TV e nem fundo eleitoral. É uma legenda nanica. Ela tem vazado para coleguinhas da mídia que o PDT escancarou as portas para adotá-la rumo ao Senado. Carlos Lupi, presidente nacional da legenda, é capaz de tudo. Pelo poder, até enforcar a mãe, como diria Brizola, mas o PDT também padece de estrutura. É tão anão quanto o SD.

Marília fica berrando que é candidata ao Senado de todo jeito porque já percebeu que na chapa de João Campos (PSB), primo e candidato a governador, não tem a menor chance. Numa eleição extremamente polarizada, enfrentando uma adversária no poder e com a máquina escancarada, não tem o menor sentido João montar uma chapa familiar.

Logo, diriam o que da chapa de João? A batizariam de “A Grande família”, aquele seriado humorístico da TV Globo. Uma família muito unida, e também muito ouriçada, que briga por qualquer razão, mas acaba pedindo perdão, diz o enredo da série global. Para derrotar Raquel, João precisa subtrair apoios da concorrente. Esta é a máxima do jogo elementar da política.

E para desestruturar Raquel, João terá que seduzir nomes potenciais, como Eduardo da Fonte, presidente da federação formada pelo PP e União Brasil. A chegada de Dudu, como é mais conhecido, passa por uma negociação e a compreensão de aliados, como Sílvio Costa Filho, que também quer o Senado.

Dudu, sim, somaria: maior federação, maior tempo de TV, maior fundo partidário, maior bancada no Senado, na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, além do maior número de prefeitos.

Marília não soma, subtrai. E se sair mesmo candidata avulsa ao Senado só vai criar problemas ao projeto majoritário do primo João.

É isso aí!

Saúde da mulher avança em Pernambuco com atendimento itinerante e diagnóstico mais rápido

Chegar mais perto de quem precisa e garantir que o cuidado continue mesmo após a realização dos exames. É com esse foco que as Carretas da Mulher Pernambucana vêm ampliando a assistência especializada em todas as regiões do Estado. Desde o início da estratégia, as unidades móveis já contabilizam 78.944 atendimentos, levando consultas, exames e encaminhamentos para a rede estadual de saúde de forma ágil e resolutiva, visando o diagnóstico precoce e o tratamento em tempo oportuno dos cânceres de mama e do colo do útero.

A iniciativa faz parte do Cuida PE Mulher, coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), e tem como diferencial a oferta do cuidado completo: da avaliação inicial à definição do fluxo assistencial para as pacientes que necessitam de acompanhamento em serviços de referência.

Entre os procedimentos mais realizados, as mamografias seguem como destaque, somando 42.776 exames. Em seguida, aparecem as consultas com ginecologista (15.902) e as ultrassonografias das mamas (15.462). Já as teleconsultas com mastologista chegam a 2.290 atendimentos, permitindo avaliação especializada e maior rapidez na conduta clínica.

Além dos exames de rotina, as Carretas permitem a realização de procedimentos complementares, como colposcopias e biópsias de mama e do colo do útero, garantindo resposta mais rápida para casos com alterações e o encaminhamento imediato para continuidade do tratamento na rede estadual, fortalecendo o cuidado integral e sem interrupções.

Para ter acesso aos atendimentos, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência. Exames como ultrassonografia, colposcopia e biópsia são realizados mediante encaminhamento médico ou indicação clínica.

Confira a agenda da Carreta da Mulher Pernambucana nesta semana, de segunda a sexta, das 8h até as 17h, e no sábado das 8h às 12h:

Carreta 01 – Recife – Jardim Jordão (02 a 05/03)
Local: Avenida Júlio César (Por trás da academia Selfit)

Carreta 02 – Jaboatão dos Guararapes – Curado IV (02 a 04/03)
Local: Avenida Um (Antigo terminal de ônibus)

Carreta 03 – Altinho (02 a 04/03)
Local: Praça José Ferreira de Lima (Em frente ao Banco do Brasil)

Carreta 04 – Granito (02 a 04/03)
Local: Avenida José Saraiva Xavier (Ao lado da prefeitura)

Carreta 04 – Salgueiro (05 e 07/03)
Local: Rua Otávio Leitinho (Em frente ao clube ACS)

Programa Parceria ultrapassa marca de 5 mil obras entregues desde 2021 no Recife

Serviços realizados incluem tratamento das encostas com soluções técnicas de rip rap, tela argamassada e alvenaria armada; neste domingo (1º), Prefeitura entregou mais uma obra do programa em Nova Descoberta, junto com uma geomanta e uma escadaria requalificada

O Programa Parceria, desenvolvido pela Prefeitura do Recife para reforçar a segurança e a qualidade de vida nas áreas de risco da cidade, ultrapassou a marca de mais de 5 mil obras concluídas desde 2021. O balanço consolidado pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) mostra que 11.071 famílias foram beneficiadas pelas 5.175 intervenções da iniciativa municipal entregues pela atual gestão. Além disso, há outras 395 obras do programa em andamento, beneficiando 621 famílias.

Neste domingo (1º), o prefeito João Campos e o vice-prefeito Victor Marques entregaram mais uma obra do Parceria no bairro de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife, junto com uma geomanta e uma escadaria requalificada. As melhorias do foram executadas na Rua Alto Santa Luzia, números 22 e 23, na localidade da Vila União. Usando a técnica da alvenaria com 2 cintas e tela argamassada, a intervenção cobre uma área de 45 m2 e garante mais segurança para 2 famílias, fruto de investimentos em torno de R$ 7,5 mil.

Durante a entrega, o prefeito João Campos destacou o alcance social do programa. “A Prefeitura entra com projeto, material e supervisão técnica, enquanto a comunidade constrói junto. É uma parceria que vem ampliando resultados e hoje já alcança cerca de 1.200 obras por ano”, afirmou.

Com o Parceria, a Prefeitura fornece projeto, material e orientação técnica para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra como contrapartida. Os serviços incluem tratamento das encostas com soluções técnicas de rip rap, tela argamassada e alvenaria armada; melhoria de infraestrutura com implantação de acessos, microdrenagem e corrimão; e melhorias habitacionais (fossa séptica, revestimentos e recuperação de paredes).

O vice-prefeito Victor Marques ressaltou a importância das intervenções para a preparação da cidade para o período chuvoso. “São ações importantes para a comunidade e fazem parte do trabalho descentralizado da Prefeitura, que realiza mais de 1.200 obras do programa por ano, garantindo mais segurança para as famílias, especialmente antes do inverno”, explicou.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL – Em 2022, o Programa Parceria conquistou reconhecimento internacional quando foi premiado com o Pergaminho de Honra do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que é considerada a premiação mais prestigiada de habitação sustentável do mundo. A iniciativa reconhece contribuições extraordinárias na área de assentamentos humanos e habitação, destacando a situação das pessoas que vivem na pobreza ou que foram deslocados de seus territórios.

O secretário executivo de Defesa Civil destacou que o principal indicador do programa é o número de famílias protegidas. “São obras, em sua maioria, em áreas de morro, com drenagem e contenção de encostas. Além da proteção, o programa fortalece o sentimento de pertencimento, já que a própria comunidade participa da execução e ajuda a garantir a manutenção das melhorias”, disse.

GEOMANTA – Sete famílias que residem na Rua Alto Santa Luzia, nos números 22, 32, 32A, 32B, 32C, 33 e 33A, também ganharam mais segurança com a proteção da encosta por meio da técnica da geomanta, um geocomposto de PVC que pode ser aplicado em taludes de grande porte. Com investimentos de R$ 65,6 mil, uma grande área de 516,67 m² foi coberta, sob a responsabilidade da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec). Entre 2021 e 2025, 139 geomantas foram aplicadas no Recife, protegendo uma área total de de 108.141,89 m2 e beneficiando 1.002 famílias, com investimentos de quase R$ 18 milhões.

O produto é um geotêxtil de PVC, com proteção UVA e UVB e elevada resistência à tração, com tempo útil de cinco anos — podendo ser estendido de acordo com os cuidados tomados. Entre as vantagens da técnica, que evita a passagem de água e preserva barreiras, estão a baixa necessidade de manutenção, alta durabilidade, baixo custo de execução, rápida aplicação e capacidade de se moldar às irregularidades da encosta. O composto é impermeável e flexível.

ESCADARIA – Além disso, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) requalificou a escadaria da Travessa Alto de Santa Luzia. O serviço foi realizado entre 27 de outubro do ano passado e dia 5 deste mês, com um investimento de R$ 220 mil. A Emlurb fez o trabalho de recuperação dos degraus e canaletas nos 66 metros de extensão do equipamento e implantou 60 metros de corrimão, levando mais segurança aos moradores do local. Em 2025, foram recuperadas 84 escadarias e implantado corrimão em 65 equipamentos (totalizando 2.958 metros), um investimento de mais de R$ 6 milhões. Este ano, já foram concluídas 19 escadarias e implantado corrimão em 17 (1.076,60 metros). Outros 4 equipamentos estão com obras em andamento.

No Recife, mutirão oftalmológico realiza cerca de 600 atendimentos no Centro Ermírio de Moraes

Ação promovida pela Prefeitura amplia o acesso a consultas e exames especializados e contribui para reduzir filas da rede municipal de saúde

A Prefeitura do Recife realizou, em sua rede de saúde, mais um mutirão de exames e consultas no fim de semana, reduzindo o tempo de espera por procedimentos de oftalmologia para pacientes que estão na fila da Central de Regulação. Neste domingo (1º), foram realizados cerca de 600 atendimentos no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, localizado no bairro de Casa Forte. O prefeito do Recife, João Campos, acompanhado pelo vice-prefeito Victor Marques, visitou a unidade para acompanhar o mutirão.

Durante a visita, o prefeito João Campos destacou que a iniciativa faz parte da estratégia da gestão para ampliar o acesso aos serviços especializados e reduzir filas na rede municipal de saúde. “Estamos realizando mutirões aos domingos para acelerar atendimentos e exames. Hoje, o foco é a oftalmologia, com exames de vista e procedimentos importantes, como os voltados para glaucoma e catarata, que têm grande demanda”, afirmou.

Entre os exames ofertados hoje estão capsulotomia com YAG laser, mapeamento de retina, iridotomia (procedimento oftalmológico a laser) e espirometria (prova de função pulmonar). As consultas oftalmológicas atenderam adultos e crianças, enquanto as UCIs correspondem a pareceres cardiológicos que integram o pré-operatório dos pacientes.

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, explicou que os mutirões vêm sendo realizados regularmente aos fins de semana. “A proposta é avançar na diminuição das filas de consultas e exames. A cada final de semana realizamos um mutirão diferente, seja de cirurgias ou de procedimentos, em várias regiões da cidade, facilitando o acesso dos pacientes a serviços mais próximos de casa”, destacou.

A ação é destinada a pacientes com necessidades de cuidados em oftalmologia, como glaucoma e avaliação de acuidade visual, que possuem solicitação cadastrada no Sistema de Regulação (SISREG). Todos foram previamente contatados e tiveram os atendimentos agendados.

Um dos atendidos foi o paciente Édson Gomes, de 60 anos, que faz acompanhamento por glaucoma no município e participou do mutirão para realizar um exame que irá auxiliar na avaliação da necessidade de um procedimento a laser. Ele destacou a agilidade do atendimento. “Recebi a informação pelo WhatsApp com dia e horário certinhos. Cheguei cedo e estou sendo bem atendido. Para quem precisa de exame, essa oportunidade ajuda muito”, afirmou.

Ao lado de Marília Arraes, Álvaro e Gabriel Porto destacam resultados da gestão de Sandra Paes em Canhotinho

Ao lado da pré-candidata ao Senado Marília Arraes, a quem declararam apoio neste sábado (28.02), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto e o pré-candidato a deputado federal Gabriel Porto cumpriram agenda conjunta em Canhotinho ressaltando os resultados positivos da gestão da prefeita Sandra Paes.

Na companhia da gestora do município, eles participaram das cerimônias de entrega da requalificação da Quadra Poliesportiva Severino Sátiro de Oliveira e da Praça Dr. Fernando
Pessoa de Melo, no distrito de Paquevira.

Os dois equipamentos foram totalmente refeitos. A praça ganhou novo piso, paisagismo, bancos, pergolados, corrimões e iluminação renovada. A quadra também recebeu novo revestimento, fechamento laterais, banheiros e arquibancadas, tudo dentro do padrão poliesportivo.

De acordo com Gabriel, por onde por onde se anda em Canhotinho é possível ver serviço prestado. “Isso é resultado do trabalho que vem sendo feito, todos os dias, graças a todos os secretários, vereadores e funcionários da prefeitura, que estão servindo e fazendo entregas à população. Estas obras asseguram bem-estar e qualidade de vida ao povo, exatamente porque a gestão municipal prioriza a atenção com cada cidadão e cidadã de Canhotinho. Temos acompanhado este trabalho de perto e já nos colocamos à disposição para contribuir com o município com projetos futuros. Seja para infraestrutura, saúde, educação, lazer e cuidado dos canhotinhenses”, disse.

Para o deputado Álvaro Porto, a disponibilização dos equipamentos só comprova que o grupo que ele lidera a partir do mandato na Alepe tem compromisso com a boa política e com obras de qualidade. “A prefeita e sua equipe tem realizado uma gestão de resultados reconhecidos em todas as áreas. A oferta de espaços bem estruturados para prática esportiva e atividades de lazer faz parte de um conjunto de ações de cuidado integral dos moradores de Canhotinho”, observou.

Por sua vez, Marília ressaltou estar feliz por não só por ter ido a Canhotinho, mas também por fazer o mesmo que o ex-governador Miguel Arraes, seu avô, fazia: ir aos distritos, conversar com as pessoas e ver de perto demandas e desafios apresentados. “Hoje a gente testemunha as soluções realizadas por grupo que é unido, coeso, e que quer mudar não só Canhotinho, mas a região e Pernambuco. E hoje vemos aqui estas transformações”, afirmou.

A prefeita Sandra Paes disse que fazer entregas representa gratidão e satisfação. Agradecendo o apoio do deputado que, ao longo dos mandatos, tem colaborado com o envio de emendas e defesa de projetos do município, ela destacou que as obras são consequência do trabalho feito coletivamente. “Cada ação que executamos é resultado do empenho deste grupo que atua sempre atento às necessidades da nossa população. As requalificações da quadra e da praça asseguram lazer e saúde, além de possibilitar espaços de convivência seguros e dignos aos moradores de Paquevira”, frisou.

As inaugurações foram acompanhadas pelo vice-prefeito Marco Torres, pelo ex-prefeito Felipe Porto, secretários e vereadores de Canhotinho. Após os eventos, Álvaro, Gabriel e Marília se juntaram à prefeita na festa de São Sebastião, em Paquevira. Entre as atrações, estiveram Wallas Arrais, Wesley Gabriel e Cavaleiros do Forró.

Em Igarassu, governadora Raquel Lyra anuncia obra de ponte no município e garante revitalização da Feira da Sulanca e do Mercado das Carnes

Garantindo desenvolvimento econômico e social, a governadora Raquel Lyra anunciou, neste sábado (28), no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, a recuperação estrutural da ponte do Loteamento Agamenon Magalhães, importante via que permite acesso a bairros centrais da cidade. A assinatura do convênio para a obra foi feita pela gestora estadual em parceria com a prefeitura do município. Além disso, a governadora assegurou a revitalização e modernização da Feira da Sulanca e do Mercado Público das Carnes, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico (Adepe). Após o momento, a gestora prestigiou o Bloco Toque de Batom, no município.

“A gente vem mais uma vez aqui à cidade de Igarassu, ao lado da prefeita Elcione, para anunciar mais investimentos para o município. Assinamos um convênio para reestruturar a ponte do Agamenon e também a garantia da reforma da Feira da Sulanca e do Mercado Público das Carnes. E, claro, participamos do pós-Carnaval em Pernambuco, no Bloco Toque de Batom. É o povo na rua, brincando e feliz, com geração de emprego e renda, mostrando que fazemos o Carnaval mais seguro do Brasil”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

A prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, enfatizou a parceria com a gestão estadual. “Destaco a importância econômica das assinaturas dos convênios, que vão requalificar a Feira da Sulanca e o Mercado das Carnes, garantindo mais estrutura, conforto e dignidade para quem trabalha e para quem compra, além do acesso na ponte do loteamento Agamenon. Agradeço ao Governo de Pernambuco, que sempre boas novidades para o nosso município e para o Litoral Norte”, disse.

A chefe do Executivo estadual formalizou um convênio com a gestão municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, para a recuperação estrutural da ponte do Loteamento Agamenon Magalhães. O investimento previsto é de R$ 1,1 milhão, sendo 95% oriundos do aporte do Governo de Pernambuco e 5% de contrapartida da gestão municipal, com prazo previsto de sete meses para a obra, que será executada pela prefeitura.

“Essa restruturação vai melhorar a mobilidade urbana, os acessos a diversos bairros do município de Igarassu. A ponte liga a parte central da cidade, como os bairros da Boa Esperança, Nossa Senhora de Fátima e áreas próximas ao Alto do Céu”, comentou Francisco Sena, secretário executivo de Desenvolvimento Urbano.

Já a revitalização da Feira da Sulanca e do Mercado Público das Carnes vai beneficiar 71 comerciantes fixos e até 100 vendedores temporários, em sua grande maioria mulheres. Ao todo, 48 lojas da Feira da Sulanca serão estruturadas e terá instalação de um galpão multiuso para eventos. No mercado, serão 23 quiosques equipados com bancadas e sistema de refrigeração.

Essas parcerias reforçam a importância de uma economia local mais robusta e sustentável. “Olhar para esses equipamentos é garantir para essas pessoas que elas tenham desenvolvimento econômico de forma digna e sustentável, garantindo emprego e renda”, destacou Roberta Andrade, diretora-presidente interina da Adepe.

Toque de Batom – Na mesma noite, a governadora prestigiou o bloco feminino Toque de Batom, que conta com apoio do Governo do Estado, marcando o encerramento do Carnaval de Igarassu. Ao lado da prefeita Elcione, a gestora estadual cumprimentou comerciantes e famílias que curtiam o festejo. A programação musical contou com apresentações de Elba Ramalho, Raphaella Santos e Nanny Alves.

Acompanharam a agenda o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Daniel Coelho, o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, e o deputado federal Lula da Fonte.

Fabinho faz mais uma visita a Brasília e articula emendas para investimentos em Salgueiro

Na última semana de fevereiro, o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, reservou sua agenda administrativa para mais uma visita a Brasília em busca de investimentos para Salgueiro. Ele esteve em gabinetes de deputados federais, senadores e ministérios. Neste sábado, 28, Fabinho fez uma live, prestando contas sobre sua primeira visita à capital do país em 2026

O prefeito Informou que visitou os gabinetes dos deputados Fernando Filho, Túlio Gadelha e André Ferreira; os três senadores pernambucanos: Humberto Costa, Fernando Duere e Teresa Leitão; e os ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura) e José Múcio (Defesa).

Em conversa com Fernando Filho, que destinou mais de R$ 12 milhões ao município em 2025, Fabinho encaminhou algumas demandas, como a construção de um viaduto no acesso ao bairro Copo de Cristal. Com Gadelha, assegurou a destinação de R$ 500 mil para o CSU, R$ 400 mil para requalificação da orla do Açude Velho e R$ 1 milhão para investimentos na saúde. Já com Ferreira e Ramos, conseguiu R$ 1 milhão para a saúde e R$ 2 milhões para a pavimentação de ruas, respectivamente.

No Senado, o prefeito esteve com Humberto, que enviou R$ 1,3 milhão para a área da saúde; com Teresa, que garantiu emenda de R$ 500 mil para a saúde e R$ 500 mil para a recuperação de praças; e Duere, que prometeu R$ 1 milhão para a saúde e R$ 1 milhão para outros investimentos.

Fabinho ainda se reuniu com o ministro André de Paula para tratar sobre projetos de piscicultura nas barragens do município; e José Múcio, no intuito de lembrar ao ministro da Defesa que existe um projeto de construção de uma estrada entre a BR-116 e a EBI-3, sob responsabilidade do Exército, no âmbito do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). Ele destacou que a ação agilizará a pavimentação da estrada do Pau Ferro.

O prefeito salientou na live a importância das parcerias em sua administração. “Eu bato em todos os gabinetes, daqueles votados ou não votados em Salgueiro, por uma relação de amizade que eu construí ao longo da vida, para que eu possa abrir portas e construir soluções para Salgueiro”, disse. Da Assessoria