Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Programa Rua Tinindo entrega obras em três vias na Vila Santa Luzia, bairro da Torre

Ação da Prefeitura do Recife contemplou as ruas Barra Grande, Piranhas e Santa Cruz do Deserto, garantindo pavimentação e drenagem na localidade

A Prefeitura do Recife entregou, nesta segunda-feira (02), as obras de pavimentação e drenagem das ruas Barra Grande, Piranhas e Santa Cruz do Deserto, na Vila Santa Luzia, localizada no bairro da Torre, Zona Norte da cidade. Executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), por meio do Programa Rua Tinindo, as intervenções somam investimento total de R$ 584.289,37 e garantem mais mobilidade, acessibilidade e eficiência no escoamento das águas pluviais. A solenidade contou com a presença do prefeito João Campos e do vice-prefeito Victor Marques.

Durante a entrega, o prefeito destacou o impacto direto das obras na vida da população e o compromisso da gestão com a infraestrutura dos bairros. “A gente sabe o quanto uma rua calçada e com drenagem muda a vida das pessoas. Acaba a lama, melhora o acesso, dá mais segurança e dignidade para quem mora aqui. É para isso que a gente trabalha: para garantir obra chegando onde o povo precisa”, afirmou.

João Campos também ressaltou a continuidade das ações na área. “Hoje a gente entrega as três ruas e já está olhando para as próximas que também serão feitas aqui na comunidade. Nosso compromisso é seguir avançando e ampliando os investimentos nos bairros do Recife”, completou.

O vice-prefeito Victor Marques reforçou a importância das intervenções para a comunidade. “Essa é uma entrega que representa mais qualidade de vida para os moradores. A gente vem trabalhando para melhorar a infraestrutura da Vila Santa Luzia e pode ter certeza de que esse trabalho vai continuar”, declarou.

Entre as vias contempladas, a Rua Barra Grande recebeu o maior volume de serviços, com 197 metros de extensão, 759,77 m² de pavimento em paralelepípedo, 938,72 m² de passeio em concreto e 395,73 metros de meio-fio. Também foram executados 200,86 metros de drenagem com sarjeta em concreto, fortalecendo o sistema de escoamento das águas pluviais e contribuindo para a prevenção de alagamentos. O investimento na via foi de R$ 324.876,00.

Na Rua Piranhas, as obras abrangeram 53,90 metros de extensão, com 345,44 m² de pavimento em CBUQ, 107,52 metros de meio-fio, 197,76 m² de passeio em concreto e 107,52 metros de drenagem. O investimento foi de R$ 95.282,17.

Já na Rua Santa Cruz do Deserto, foram executados 53,50 metros de extensão, 201,36 m² de pavimento em CBUQ, 124,73 metros de meio-fio, 114,60 m² de passeio em concreto e 142,73 metros de drenagem com sarjeta em concreto, reduzindo riscos de alagamento. O investimento foi de R$ 164.131,20.

Morador da Rua Barra Grande há quase 30 anos, Ivaldo Guedes comemorou a transformação na rotina da comunidade. “Hoje a gente tem as crianças brincando na calçada. Antes não tinha condição, era tudo lama. Isso é um resgate da cidadania. A gente sempre teve aquele sentimento de que paga muito e recebe pouco. Agora a gente está vendo a diferença”, afirmou.

RUA TININDO – O Programa Rua Tinindo tem como objetivo ampliar a infraestrutura urbana por meio de obras de pavimentação e drenagem em diversas regiões da cidade. Até o momento, 180 ruas já foram beneficiadas e outras 31 seguem com serviços iniciados nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife, promovendo melhorias nas condições de tráfego, acessibilidade e qualidade de vida da população.

Arcoverde recebe quatro novos ônibus escolares em parceria entre prefeito Zeca Cavalcanti, deputado Gustavo Gouveia e governadora Raquel Lyra.

O prefeito Zeca Cavalcanti recebeu, nesta segunda-feira (03), mais quatro novos ônibus escolares para a rede municipal de ensino de Arcoverde. Com a nova entrega, a atual gestão já contabiliza oito veículos conquistados em pouco mais de um ano, ampliando de forma significativa a estrutura do transporte estudantil no município.

Os novos ônibus, dois com 59 lugares e dois com 44 lugares, são equipados com ar-condicionado e equipamento de acessibilidade, garantindo mais conforto, segurança e inclusão no deslocamento diário até a escola. A iniciativa fortalece principalmente o atendimento aos alunos da zona rural e amplia a capacidade logística da rede municipal.

A entrega integra o programa Juntos pela Educação, do Governo de Pernambuco, com financiamento do Governo Federal, resultado da articulação do prefeito junto ao deputado estadual Gustavo Gouveia e à governadora Raquel Lyra. A parceria institucional tem sido decisiva para ampliar investimentos estruturantes na educação de Arcoverde.

“A educação é prioridade na nossa gestão. Já são oito novos ônibus em pouco mais de um ano, ampliando o acesso dos nossos estudantes à escola com dignidade e segurança. Agradeço à governadora Raquel Lyra e ao deputado Gustavo Gouveia pela parceria firme e comprometida com Arcoverde”, destacou o prefeito Zeca Cavalcanti.

Com a nova entrega, a frota municipal passa a contar com 39 ônibus escolares, consolidando um avanço concreto na infraestrutura educacional e reafirmando o compromisso da gestão municipal com a qualidade do ensino público.

Manoel Sátiro lança pré-candidatura a deputado estadual pelo Avante

O ex-vice-prefeito e ex-vereador de Olinda, Manoel Sátiro, está de casa nova. O Avante foi o partido escolhido por ele para lançar seu nome como pré-candidato a deputado estadual. O ato de filiação aconteceu nesta segunda-feira (2).

“Já estou muito à vontade no Avante. Sinto-me honrado em fazer parte desse time qualificado de pré-candidatos e ainda mais motivado para trabalhar por Olinda e por Pernambuco, na Alepe”, afirmou Manoel Sátiro.

Sebastião Oliveira destacou a importância do momento para o fortalecimento do partido. “Fico muito feliz em receber esse grande amigo, que possui um imenso legado de trabalho em prol de Olinda. O Avante está à sua disposição para que possamos construir um projeto sólido e vitorioso”, ressaltou o presidente estadual da legenda.

Diogo Stanley assume Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife

Marco Aurélio Filho deixa a pasta para retomar o mandato na Câmara Municipal

Nesta segunda-feira (2), a Prefeitura do Recife anunciou que Diogo Stanley é o novo secretário de Direitos Humanos e Juventude. Ele já atuava como secretário executivo da pasta e assume o cargo com a missão de dar continuidade às políticas públicas estruturadas na área. A mudança ocorre após Marco Aurélio Filho deixar a gestão municipal para retomar o mandato na Câmara Municipal do Recife.

O prefeito João Campos agradeceu a contribuição de Marco Aurélio à frente da secretaria e destacou a parceria construída ao longo do período na gestão. “Marco deu uma contribuição importante para fortalecer as políticas de direitos humanos e juventude no Recife, com diálogo, sensibilidade e compromisso social. Agradeço pelo trabalho realizado e tenho certeza de que seguiremos alinhados, agora também na Câmara, defendendo as pautas que ampliam direitos e promovem inclusão na nossa cidade”, afirmou.

Ao assumir a pasta, Diogo Stanley ressaltou o compromisso com a continuidade das ações. “Recebo essa missão com responsabilidade e vamos seguir fortalecendo as políticas públicas da secretaria, ampliando o diálogo e garantindo a promoção dos direitos humanos no Recife”, declarou. Já Marco Aurélio Filho agradeceu a oportunidade de integrar a gestão municipal. “Foi uma honra contribuir com essa política pública tão importante para a cidade. Retorno à Câmara com o compromisso de seguir colaborando e estarei sempre à disposição para ajudar no que for necessário. Sou um soldado de um time que se acostumou a fazer mais e diferente”, disse.

Diogo Stanley é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Direito pela mesma instituição, além de especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Servidor público municipal desde 2011, atuou como educador social e supervisor antes de assumir a Secretaria Executiva de Direitos Humanos. Também é advogado e tem trajetória ligada à defesa de políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade.

Na Mata Sul, governadora Raquel Lyra autoriza licitação de trecho estratégico da PE-125, no município de Maraial

A obra atende ao distrito de Sertãozinho de Baixo até a divisa com o estado de Alagoas

Beneficiando a população da Mata Sul de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta segunda-feira (2), a autorização de licitação para a pavimentação asfáltica de um trecho da PE-125, no município de Maraial. Com investimento de R$ 9,8 milhões, a obra vai contemplar quase três quilômetros de extensão, ligando o distrito de Sertãozinho de Baixo à divisa com o estado de Alagoas. A obra irá fortalecer a mobilidade, a segurança viária e o escoamento da produção regional. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a agenda.

“Hoje damos mais um passo importante para o município de Maraial. Estamos garantindo a realização da obra de acesso ao distrito de Sertãozinho, atendendo a um pedido antigo da população. Com isso, Maraial ficará ainda mais conectada, garantindo calçamento de qualidade, asfalto e melhor acesso entre a cidade e a zona rural. Por muito tempo essa região ficou esquecida, mas o tempo do abandono passou. Agora é tempo de trabalho”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

De acordo com a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), responsável pelo projeto da obra, o trecho contará com a pavimentação de quase três quilômetros, incluindo sinalização vertical e horizontal. “Hoje, para a população de Sertãozinho acessar o município de Maraial teria que percorrer uma grande distância em estrada de terra. Com essa obra, vamos trazer melhor qualidade de vida para a população”, explicou o superintendente de Obras da Cehab, Sérgio Rodrigues.

O serviço totaliza uma área de pavimentação de 35.722,68 m². As intervenções beneficiarão a população de cerca de 9,4 mil habitantes. “Nós temos um time. Hoje o Governo de Pernambuco anuncia uma grande obra para a nossa região. É asfalto, ônibus, creche, cozinha comunitária e muito mais. Agradeço ao Governo de Pernambuco por estar olhando para o nosso município, que por anos ficou esquecido”, comentou o prefeito de Maraial, Marlos Henrique.

Presente na agenda, o deputado federal Clodoaldo Magalhães ressaltou a importância da obra para a região. “Essa obra que o Governo de Pernambuco anuncia tira o distrito de Sertãozinho do ilhamento. Hoje é um dia de realização para o povo de Maraial”, disse. Já o deputado estadual France Hacker afirmou que o Estado tem olhado para as necessidades dos pernambucanos. “Todos os municípios de Pernambuco recebem atenção da gestão estadual, que vem transformado a vida das pessoas”, pontuou.

Acompanharam a agenda os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); os prefeitos Zé Baiano (São Benedito do Sul), Beto do Sargento (Belém de Maria), Ridete Pellegrino (Jaqueira), Fátima Borba (Cortês), Dona Graça (Catende), Berg de Hacker (Rio Formoso), Márcia Barreto (Joaquim Nabuco), Miruca (Água Preta), Pité (Quipapá) e Júnior de Beto (Palmares), assim como vereadores e lideranças locais.

Recife é a cidade que mais gerou vagas em creche no Brasil, aponta Censo Escolar 2025

Capital pernambucana criou 2.946 novas vagas, somando todas as redes de ensino e lidera entre os mais de 5.570 municípios do País. No recorte em Pernambuco, Recife responde por quase um terço da expansão registrada, entre os anos de 2024 e 2025

O Recife foi o município brasileiro que mais ampliou o número de matrículas em creches (0 a 3 anos) entre os anos de 2024 e 2025, de acordo com dados do Censo Escolar 2025, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Considerando os 5.570 municípios do País, a capital pernambucana ocupa o 1º lugar geral no ranking nacional de crescimento absoluto, com 2.545 novas matrículas no período, quando são somadas as vagas em todas as redes de ensino: municipal, estadual, federal e privada. Levando em consideração apenas a rede municipal do Recife, o volume de vagas é ainda maior: foram criadas 2.946 novas vagas no período.

O desempenho do Recife também se repete no recorte das capitais. A cidade lidera o crescimento total de matrículas de 0 a 3 anos entre 2024 e 2025. Das capitais que registraram aumento no período, o Recife concentrou cerca de 18% de toda a expansão verificada.

No cenário estadual, o protagonismo também se confirma. Pernambuco apresentou crescimento de 6.387 matrículas em creches no período analisado. Entre os 184 municípios pernambucanos e Fernando de Noronha, 109 ampliaram suas vagas, somando 9.179 novas matrículas. O Recife responde por 28% de todo o crescimento registrado no Estado, quase um terço da expansão, com volume quase cinco vezes superior ao das cidades que aparecem na sequência, como Petrolina e Caruaru.

CRESCIMENTO IMPULSIONADO PELA REDE MUNICIPAL – Quando se observa especificamente a rede municipal de ensino do Recife, que inclui unidades próprias e parceiras, o avanço é ainda mais expressivo.

O total consolidado do município aparece como 2.545 matrículas porque houve redução de aproximadamente 400 vagas na rede privada no mesmo período. Isso evidencia que o crescimento da cidade foi impulsionado diretamente pela ampliação da oferta pública.

A secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, destaca a importância dessa conquista. Segundo ela, enquanto parte da rede privada reduziu matrículas, a Prefeitura ampliou de forma consistente a oferta de vagas públicas, com quase 3 mil novas vagas na rede municipal. “Esse resultado demonstra planejamento, investimento e prioridade à primeira infância, reforçando o compromisso da gestão em seguir ampliando o acesso à creche e garantindo o direito das crianças à educação desde os primeiros anos de vida”, afirma.

INVESTIMENTO MACIÇO NA REDE MUNICIPAL – Os resultados do Recife refletem os investimentos realizados pela Prefeitura por meio do programa Infância na Creche, lançado em 2021 pela gestão do prefeito João Campos. Considerado o maior programa de expansão de vagas em creche da história do Recife, a iniciativa conta com investimento estimado em R$ 150 milhões.

Desde então, já foram entregues mais de 100 novas unidades de creche – entre construídas e conveniadas -, ampliando em mais de 10 mil o número de vagas nessa etapa de ensino desde 2021. Nesse período, foram abertas quase 1 mil novas salas de aula em creches, consolidando a maior expansão da história da rede municipal. A gestão municipal trabalha com o objetivo de triplicar o total de vagas, alcançando mais de 20 mil vagas de creches, estando próxima de alcançar esse novo marco.

Governo disponibiliza informe de rendimentos no Portal do Servidor

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (SAD), disponibilizou, nesta segunda-feira (2), o documento que informa o valor total dos rendimentos obtidos pelo servidor no ano de 2025. Os servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Estadual podem acessar o Portal do Servidor (www.nps.pe.gov.br) para emitir o comprovante de rendimentos e fazer a declaração do Imposto de Renda 2026 (ano-base 2025).

Caso o servidor não lembre da senha de acesso ao Portal do Servidor, a mesma pode ser reiniciada clicando em “Crie ou atualize sua senha”. Alternativamente, os servidores ativos podem entrar em contato com a Central da Acolhimento ao Servidor (Coase) ou com a Central de Atendimento ao Servidor (CAS/Recife), pelos fones: 3183.8028 e 3183.8029 ou pelo e-mail: coase@sad.pe.gov.br. Também é possível contatar a CAS/Petrolina, no fone: (87) 3866.6729; CAS/Caruaru, no número: (81) 3727.7552; CAS/Garanhuns: (87) 3761.8667 e CAS/Vitória de Santo Antão (81) 3526.8512.

Quanto aos aposentados e pensionistas o procedimento é o mesmo e, em caso de dúvidas, devem ligar para a Agência Previdenciária 0800 281 5404 ou entrar em contato pelo e-mail: atendimento@funape.pe.gov.br. Credores de alimentos de aposentados ou de pensionistas por morte, bem como herdeiros (de ex-segurados inativos sem dependentes previdenciários ou de pensionistas por morte) que precisam fazer a declaração de espólio, devem dirigir-se à Agência Previdenciária da Funape mais próxima para obter o documento presencialmente ou por meio de seu representante legal devidamente habilitado.

Para os servidores que tiveram os vínculos encerrados, é necessário entrar em contato com o órgão ao qual pertenciam.

Juntos pela Cidadania: serviços gratuitos chegam a Ipubi e Ouricuri em março

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), dá continuidade ao calendário 2026 do Juntos pela Cidadania, desta vez no Sertão do Araripe. A ação será realizada em parceria com as Prefeituras de Ipubi e Ouricuri, nos dias 10 e 12 de março, respectivamente.

Em Ipubi, o mutirão acontecerá na Praça Agamenon Magalhães. Já em Ouricuri, os atendimentos serão realizados no Ginásio São Pedro, na Barra de São Pedro. Nos dois municípios, a programação ocorre das 8h às 12h.

Durante a ação, os moradores terão acesso gratuito a serviços de cidadania, como emissão da 1ª via da Carteira Nacional de Identificação (novo RG) e encaminhamento para segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito.

A iniciativa também disponibilizará, por meio da SJDH, a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e do PE Livre Acesso, além de orientações sobre os programas Mães de Pernambuco e Morar Bem.

A programação contará ainda com orientações jurídicas, serviços de assistência social, atendimentos de saúde e outras ações voltadas ao bem-estar da população, construídas em articulação com as gestões municipais e demais órgãos parceiros.

Para a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueirêdo, a descentralização das ações é uma prioridade da gestão. “Essa estratégia está alinhada ao plano de governo da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que estabelece como compromisso ampliar o acesso aos serviços públicos em todas as regiões do Estado. Quando levamos cidadania para mais perto das pessoas, especialmente nas regiões do Sertão, promovemos inclusão, reduzimos desigualdades e contribuímos diretamente para a prevenção à violência”, ressaltou.

Camilla Iumatti, secretária executiva de Articulação e Prevenção ao Crime e à Violência, destacou que levar o Juntos pela Cidadania ao Sertão do Araripe representa um avanço importante na estratégia de atuação territorial do Governo do Estado. “A prevenção ao crime e à violência começa com a garantia de direitos. Quando asseguramos acesso à documentação básica, à informação e aos serviços públicos, fortalecemos os vínculos comunitários e reduzimos fatores de vulnerabilidade. Essa atuação articulada com os municípios potencializa resultados e aproxima o Estado de quem mais precisa”, afirmou.

Senador Fernando Dueire entrega viatura na Ilha de Itamaracá e reforça compromisso com a segurança dos municípios

O senador Fernando Dueire realizou, nesta segunda-feira (02), a entrega de uma nova viatura para reforçar a segurança pública da Ilha de Itamaracá. O equipamento, já cedido à Guarda Civil Municipal, vai fortalecer o trabalho das equipes responsáveis pelo policiamento e ampliar a proteção à população da ilha.

A entrega foi feita ao lado do prefeito Paulo Galvão e pelo ex-prefeito de Itapissuma, Zé de Irmã Teca, município que, no ano passado, também foi contemplado com viaturas destinadas à segurança pública graças ao trabalho do senador. “Nosso mandato é municipalista. É na ponta, nas cidades, que a vida acontece e onde as pessoas precisam sentir a presença do poder público. Reforçar a segurança é garantir mais tranquilidade às famílias e melhores condições de trabalho para quem protege a população”, afirmou o senador.

O prefeito Paulo Galvão ressaltou a importância da parceria. “Essa viatura amplia nossa capacidade de atuação e representa mais segurança para moradores e visitantes. Agradecemos ao senador pelo compromisso com a Ilha de Itamaracá e com os municípios pernambucanos”, declarou.

O ex-prefeito Zé de Irmã Teca também destacou o alcance do trabalho. “Itapissuma recebeu viaturas no ano passado graças ao empenho do senador. Agora é a Ilha de Itamaracá que ganha esse importante reforço. Isso mostra que é um trabalho contínuo, que fortalece as cidades e valoriza a gestão municipal”, disse.

Além de Itamaracá e Itapissuma, as cidades de Belo Jardim, Pombos, São Vicente Férrer e Olinda também receberam viaturas e equipamentos de segurança graças ao trabalho do senador Fernando Dueire em favor dos municípios, reforçando a presença do poder público onde a população mais precisa.

Diogo Moraes destaca força da união política na entrega de novas creches em Santa Cruz do Capibaribe

Santa Cruz do Capibaribe avançou mais um passo importante na área da educação infantil com a abertura de duas novas creches nas comunidades do Gavião e do Dona Lica. O deputado estadual Diogo Moraes ressaltou que a conquista é resultado do trabalho conjunto e da articulação entre lideranças comprometidas com o desenvolvimento do município.

As unidades foram planejadas dentro dos critérios técnicos estabelecidos pelo FNDE e oferecem estrutura completa para acolher crianças de 0 a 3 anos com conforto e segurança. Os espaços incluem salas adequadas para cada faixa etária, berçário, lactário, área de recreação, refeitório, ambientes administrativos e espaços voltados à convivência com a comunidade escolar.

Com capacidade total para atender até 300 crianças, as novas creches ampliam a rede municipal e fortalecem as ações voltadas à primeira infância, garantindo mais acesso à educação de qualidade e apoio às famílias.

Para Diogo Moraes, o momento simboliza compromisso e responsabilidade social. “Investir na base é investir no futuro. Quando existe união e propósito, conseguimos tirar projetos do papel, destravar e transformar em benefícios concretos para quem mais precisa”, afirmou.

A iniciativa reafirma o compromisso do grupo político com políticas públicas estruturantes, promovendo oportunidades desde os primeiros anos de vida e contribuindo diretamente para o crescimento sustentável de Santa Cruz do Capibaribe