Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Águas de Pernambuco: governadora Raquel Lyra autoriza início de construção de novo Sistema de Abastecimento de Água para eliminar rodízio em Solidão

Em mais uma ação do programa Águas de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra autorizou, nesta sexta-feira (13), o início das obras de implantação do novo Sistema de Abastecimento de Água de Zé Dantas, no município de Solidão, no Sertão do Pajeú. Com o investimento de R$ 1,5 milhão do Governo do Estado, a intervenção irá ampliar a capacidade de produção do sistema para 10 litros por segundo, praticamente dobrando a atual produção e ampliando a oferta de água para toda a cidade. Cerca de 5 mil pessoas serão beneficiadas com o fim do rodízio após a obra, que será executada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

“Não prometemos nada que não podemos cumprir e daqui a seis meses a população de Solidão vai ter água nas torneiras todos os dias. Poder enxergar os que nunca foram vistos é o nosso trabalho no Governo de Pernambuco, trabalhando para todos os pernambucanos. Não dá para viver em 2026 e nosso povo ainda pedir água. Por isso, realizamos a concessão da Compesa e não vamos sossegar até garantirmos água para todas as famílias de Pernambuco”, declarou Raquel Lyra.

O investimento para o fortalecimento do Sistema reforça o compromisso da gestão estadual em modernizar e garantir o abastecimento de água para toda a população, do Litoral ao Sertão. A previsão é que os serviços sejam concluídos até outubro deste ano, concentrando o tratamento em uma instalação mais moderna e eficiente, além de garantir um controle operacional maior, redução de perdas e diminuição dos custos de manutenção.

O Sistema de Abastecimento de Água ficará integrado à nova Estação de Tratamento de Água do município. “É uma obra com o investimento de R$ 1,5 milhão, em que vamos colocar uma estação de tratamento de água e uma adutora. Essa obra vai fornecer quase quatro vezes o que a cidade consome hoje, então é uma obra que vai trazer desenvolvimento, dignidade para a cidade, acabando com o racionamento de água”, explicou Douglas Nóbrega, presidente da Compesa.

Participando do evento, o deputado federal Carlos Veras destacou a importância da iniciativa. “São entregas e anúncios muito importantes. Água é vida e essa obra passa a acontecer para garantir água de qualidade na torneira das pessoas. Essa é uma das melhorias, assim como Cozinha Comunitária que já temos aqui com apoio do Governo do Estado”, pontuou.

Com o aumento da produção de água em Solidão, será possível eliminar o regime de rodízio praticado atualmente, de apenas um dia e meio com abastecimento para até 10 dias sem fornecimento, permitindo assim maior regularidade na distribuição. “Essa ordem de serviço assinada hoje é fundamental para o nosso município. Teremos um grande reforço para que a população seja beneficiada”, contou o prefeito de Solidão, Mayco da Farmácia.

Para a professora Lindinalva Santos, de 52 anos, moradora de Solidão, o novo sistema de abastecimento vai permitir mais dignidade para as famílias. “Representa um marco grande, histórico na verdade, apesar do município ser pequeno, ele é abastecido por uma barragem e não chega água em todas as residências. Hoje saímos do sonho para a prática”, afirmou.

Acompanharam a agenda os secretários estaduais André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Túlio Vilaça (Casa Civil), Juliana Gouveia (Mulher), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer). Também estiveram presentes os prefeitos Fredson Brito (São José do Egito), Flávio Marques (Tabira), Pollyanna Abreu (Sertânia), Zé Pretinho (Quixaba), Dr. Ismael (Santa Cruz da Baixa Verde), Luciano Bonfim (Triunfo), Joelson (Calumbi), Diógenes (Tuparetama), Toinho Macêdo (Areia de Baraúnas, na Paraíba); entre outras autoridades.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Parque da Macaxeira recebe feira de serviços com atendimentos gratuitos à população neste sábado (14)

Das 8h às 17h, acontecerá a primeira edição do evento Viva Social – Quem Cuida Chega Junto, que oferecerá uma ampla variedade de serviços de diversas áreas, voltados principalmente para a população da Região Político-Administrativa (RPA) 3

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), promove neste sábado (14), das 8h às 17h, a primeira edição da feira de serviços “Viva Social – Quem Cuida Chega Junto”, no Parque Urbano da Macaxeira, na Zona Norte da cidade. A ação reúne, em um único espaço, atendimentos nas áreas de assistência social, saúde, cidadania, qualificação profissional e sustentabilidade, voltados principalmente para a população da Região Político-Administrativa (RPA) 3.

“Nosso objetivo é levar os serviços para mais perto das pessoas, especialmente de quem mais precisa. Quando reunimos diversas políticas públicas em um mesmo espaço, facilitamos o acesso da população aos seus direitos e fortalecemos a rede de cuidado nos territórios. A programação é gratuita e aberta à população, para que todos possam participar e conhecer os serviços disponíveis”, destaca a secretária de Assistência Social e Combate à Fome do Recife, Edivania Arcanjo.

O público terá acesso a serviços socioassistenciais como VEM Livre Acesso, Carteira da Pessoa Idosa, PAIF, SCFV, CREAS, Família Acolhedora, AEPETI, Abordagem social e Inclusão Produtiva (Orientação profissional, divulgação e inscrição dos cursos). O ônibus Novos Horizontes, da Política sobre Drogas, estará presente. Haverá também atividades de segurança alimentar, como orientação e educação nutricional.

A feira contará ainda com a parceria de diversas secretarias municipais, ampliando a oferta de serviços à população. A Secretaria de Saúde do Recife realizará vacinação humana e animal, testes rápidos, mamografia, atendimento de saúde bucal, atividades da Academia da Saúde e práticas integrativas. Já a Secretaria da Mulher promoverá oficina de turbantes, feira de mulheres empreendedoras e ações de prevenção e orientação. Haverá também instalações pedagógicas com sementes, mudas e ferramentas, apresentando a política pública de agricultura urbana, além de oficina de produção de mudas, promovidas pela Secretaria Executiva de Agricultura Urbana.

A programação também inclui os serviços do Expresso Recife, da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, o ônibus da malhação, da Secretaria de Esportes, oficinas voltadas para as crianças no ônibus da Secretaria Executiva da Primeira Infância e a van Conecta Recife, da Emprel, que realizará emissão de RG.

Diversos órgãos e instituições parceiros também participam. A Neoenergia dará orientações sobre temas como troca de lâmpadas, cadastro na tarifa social de energia, pagamento/parcelamento, ⁠orientação de economia de energia, recebimento de resíduos e desconto na conta de energia, ⁠cadastro e recebimento de resíduos catadores com pagamento via pix. O INSS falará sobre inclusão no BPC e desbloqueio. Haverá também um espaço de beleza, onde os equipamentos públicos CINPOP e Centro Arrecifes da Cidadania oferecerão serviços de corte de cabelo e barba, design de sobrancelhas e maquiagem. Além disso, o SENAC participará da parceria realizando revitalização facial. Uninassau e UniFG darão orientações sobre empregabilidade e orientação jurídica.

Programa Casa Sem Barreiras garante acessibilidade em residência de criança com mobilidade reduzida

Oliver Henrique da Silva Barbosa, 11 anos, diagnosticado com deficiência física e intelectual, ganhou mais qualidade de vida com novo banheiro acessível e outras melhorias no imóvel

O prefeito do Recife, João Campos, e o vice-prefeito, Victor Marques, realizaram, nesta sexta-feira (13), no Alto do Refúgio, Zona Norte, a entrega de mais uma residência adaptada para pessoas com deficiência, por meio do Programa Casa Sem Barreiras. O beneficiado foi Oliver Henrique da Silva Barbosa, de 11 anos, que apresenta dificuldades de locomoção por ser uma pessoa com deficiência física e intelectual, decorrentes de paralisia cerebral ainda na infância. Com a realização da obra, Oliver, que mora com os pais, ganhou mais conforto e acessibilidade em sua residência. O investimento foi de R$ 22 mil, incluindo materiais doados pela Ferreira Costa.

“Eu lembro do dia em que vim aqui, no meu aniversário, 26 de novembro, para assinar a ordem de serviço e dar início às obras para garantir a acessibilidade de Oliver. Hoje a gente entregou a casa e entregou a acessibilidade que ele tanto precisa. Fiquei muito feliz de ver ele empurrando a cadeirinha dele, conversando, agradecendo e falando do amor pela família. Isso enche o coração de alegria. A gente fazer o que gosta e, principalmente, fazer o bem pelo próximo e por quem mais precisa”, disse o prefeito João Campos.

A casa de Oliver, situada na Rua Portelândia, número 26, ganhou um banheiro acessível, com instalação de barras de apoio horizontais e verticais para facilitar o uso, além de melhorias gerais na acessibilidade e na estrutura do imóvel. A casa já havia recebido uma obra de melhoria de acesso pelo Programa Parceria, pelo qual a Prefeitura fornece projeto, material e orientação técnica, enquanto os moradores entram com a mão de obra.

“O Casa Sem Barreiras foi pensado para entrar na casa das pessoas usuárias de cadeira de rodas e tornar esse espaço mais acessível. Neste caso, além do material, a Defesa Civil também entra com a mão de obra, porque é uma ação muito delicada. Hoje realizamos a terceira entrega desse programa, com intervenções de acessibilidade em toda a casa, especialmente no banheiro, que foi totalmente reformado, o que traz mais dignidade e facilidade para o dia a dia das pessoas”, contou Alexandre Rebêlo, secretário de Ordem Pública e Segurança.

A mãe de Oliver, Ana Paula, conta que chegou ao programa Casa Sem Barreiras por meio de outro projeto da Prefeitura do Recife, o Parceria. Ela aponta que a acessibilidade trouxe mais qualidade de vida, não só para Oliver, mas para toda a família.

“Aqui era tudo barreira e eu fui buscar ajuda na Defesa Civil. Lá me apresentaram o Projeto Parceria, em que eles mandam o material e o morador entra com a mão de obra. O pai dele fez aqui o quintal e a rampa de acessibilidade dele. Depois o prefeito ficou sabendo da situação e veio aqui oferecer a Oliver um banheiro acessível, por meio do Casa Sem Barreiras. Agora a casa está toda acessível, tem cerâmica também. A Defesa Civil e a Prefeitura ficaram bem empenhadas para oferecer uma casa acessível para Oliver”, explicou.

Sensibilizados com a história do menino, parceiros também ajudaram na construção de um pequeno quarto gamer adaptado para Oliver.

CASA SEM BARREIRAS – Lançado em novembro, o Programa Casa Sem Barreiras já entregou três obras e tem outras cinco em andamento. As melhorias são executadas pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops), por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), responsável pelo projeto, fornecimento de materiais e execução das obras. As intervenções incluem adaptação de sanitários, alargamento de portas, instalação de barras de apoio e outras adequações estruturais. A Defesa Civil conta com equipes especializadas em obras emergenciais e pequenas intervenções estruturais em imóveis vulneráveis, garantindo mais eficiência, agilidade e capacidade de resposta às demandas.

CRITÉRIOS — Os critérios de seleção seguem as legislações municipal e federal. Além da prioridade para pessoas usuárias de cadeira de rodas, o programa considera famílias inscritas no CadÚnico, presença de idosos, maior precariedade habitacional, maior número de moradores e lares chefiados por mulheres. Esses fatores permitem que o programa alcance primeiro residências em maior situação de vulnerabilidade social, onde as intervenções geram maior impacto na qualidade de vida.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

“Assumo a Amupe com o compromisso de fortalecer o apoio aos municípios pernambucanos”, diz Pedro Freitas

O prefeito de Aliança, Pedro Freitas, assumirá a presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) na próxima terça-feira, 17 de março, durante assembleia extraordinária que reunirá prefeitos e prefeitas na sede da entidade, no Recife. A reunião está marcada para começar às 9h e formalizará o início da nova etapa da gestão da instituição.

Pedro Freitas sucede Marcelo Gouveia, ex-prefeito de Paudalho, que esteve à frente da Amupe no primeiro ano do atual biênio. A transição ocorre dentro de um modelo de mandato compartilhado definido previamente entre os dois dirigentes, no qual Gouveia conduziu o primeiro ano da gestão e Freitas ficará responsável por concluir o ciclo administrativo da Amupe até fevereiro de 2027.

Ao comentar o início da nova fase, Pedro Freitas destacou a continuidade do trabalho institucional da entidade e a articulação em defesa dos municípios pernambucanos. “Assumo a Amupe com o compromisso de fortalecer o apoio aos municípios pernambucanos. Nossa atuação seguirá voltada ao diálogo institucional e à construção de soluções que contribuam para o funcionamento das gestões municipais”, afirmou.

Sobre a Amupe

A Amupe reúne prefeitos e prefeitas de todo o estado e atua na representação dos municípios junto aos governos estadual e federal, além de promover debates, capacitações e articulações voltadas à gestão pública municipal. Durante a assembleia, também será discutida a atuação situação dos cachês artísticos.

 

Com o Oscars, Recife ganha projeção internacional com filme “O Agente Secreto”

Obra cinematográfica foi filmada na capital pernambucana e concorre a quatro estatuetas, entre elas a de melhor filme, na principal premiação do cinema internacional. Filme foi ambientado em diversas locações na cidade, exaltando histórias, lenda urbana e curiosidades do município

Neste domingo (15), o mundo volta os olhos para a maior premiação do cinema internacional: o Oscar 2026, em cerimônia realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. Entre os destaques da noite está o filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, que chega à premiação com quatro indicações e coloca o Recife em evidência no cenário cinematográfico mundial.

Além da força do elenco e da direção, o filme tem outro protagonista importante: a cidade do Recife, que serviu de cenário para sequências da trama. Ambientado no final dos anos 1970, durante o período da ditadura militar, o longa utiliza paisagens urbanas e elementos culturais da capital pernambucana para construir a atmosfera da história. Diversos pontos da cidade foram utilizados como locações para as gravações, reforçando a identidade local da obra e transformando a capital pernambucana em parte essencial da narrativa.

Entre os principais cenários utilizados estão o Parque 13 de Maio, em Santo Amaro, a Ponte 6 de Março, mais conhecida como Ponte Velha, na Boa Vista, a Galeria Teresa Cristina e o Cinema São Luiz, o Ginásio Pernambucano, a Agência Central dos Correios e Avenida Guararapes, o edifício Ofir, a Vila Santo Antônio, na rua do Riachuelo, entre tantas outras locações situadas na cidade.

Com o destaque alcançado na temporada de premiações e a expectativa para a cerimônia do Oscar, “O Agente Secreto” projeta o Recife para o circuito internacional do cinema. A obra já acumulou reconhecimento em festivais e premiações ao redor do mundo, ampliando a visibilidade do cinema brasileiro e da produção cultural nordestina. Independentemente do resultado da premiação, o filme já representa um marco para a cultura nacional, e especialmente para o Recife, que ganha destaque global ao transformar suas ruas, paisagens e história em cenário de uma produção indicada a uma das maiores honrarias do cinema mundial.

O longa disputa as categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Elenco, consolidando-se como uma das produções brasileiras mais relevantes da temporada de premiações.

Recife amplia agricultura urbana e beneficia mais de 8 mil pessoas com ações agroecológicas na cidade

Secretaria Executiva de Agricultura Urbana expande ações de segurança alimentar, educação ambiental e promoção da saúde no Recife, com atuação em mais de 100 territórios agroecológicos, reaproveitamento de cerca de 300 toneladas de resíduos orgânicos, realização de 40 mutirões, 60 oficinas e mais de 55 parcerias institucionais

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana (SEAU), divulgou, nesta quarta-feira (11) o balanço das ações realizadas em 2025, que consolidam a agroecologia como uma política pública voltada à sustentabilidade, inclusão social e segurança alimentar na cidade. As iniciativas beneficiaram mais de 8 mil pessoas e estão presentes em mais de 100 territórios agroecológicos, incluindo 49 escolas e creches. Além de promover a formação de 1.500 participantes em 60 oficinas, os programas também geram impacto ambiental positivo, com o reaproveitamento de quase 160 toneladas de resíduos orgânicos, transformados em mais de 56 toneladas de composto e contribuindo para evitar a emissão de cerca de 100 toneladas de gases de efeito estufa.

Ao longo do tempo, a Secretaria Executiva de Agricultura Urbana vem atuando na promoção de práticas sustentáveis em espaços institucionais, escolares, comunitários, culturais e de saúde. As ações ampliam o acesso a alimentos saudáveis, fortalecem a segurança alimentar e incentivam o uso de tecnologias sociais voltadas, especialmente, para populações em situação de vulnerabilidade. O relatório completo está disponível no site oficial: https://www2.recife.pe.gov.br/pagina/secretaria-executiva-de-agricultura ou pelo link na bio do perfil no Instagram @agroecologia.recife.

“O Recife se consolida como referência nacional em agricultura urbana de base agroecológica. Estamos ampliando parcerias, fortalecendo territórios produtivos e promovendo formação e inclusão social, sempre com o objetivo de garantir alimento saudável, cuidado com o meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população”, destaca a secretária executiva de Agricultura Urbana do Recife, Adriana Figueira.

PARTICIPAÇÃO E ARTICULAÇÃO – A SEAU ampliou sua atuação em redes e espaços de debate sobre agroecologia, sustentabilidade e segurança alimentar. Em 2025, a secretaria participou de 19 eventos municipais, nacionais e internacionais, fortalecendo a troca de experiências e o reconhecimento do Recife como referência na área. Também foram firmadas 55 parcerias institucionais, superando a meta inicial de 30, envolvendo órgãos públicos, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, pesquisa e extensão e iniciativas comunitárias. Outro destaque foi a mobilização comunitária, com a realização de 40 mutirões em diferentes territórios da cidade para implantação e fortalecimento de hortas urbanas.

IMPLANTAÇÃO E APOIO ÀS ESTRUTURA DE PRODUÇÃO – As ações da Secretaria estão presentes em mais de 100 territórios agroecológicos distribuídos em equipamentos públicos e espaços comunitários da cidade. A rede inclui 49 instituições de ensino, 18 unidades de saúde, 14 hortas comunitárias, 17 equipamentos institucionais e 9 espaços culturais e religiosos, incluindo terreiros de matriz africana. Ao longo do ano, foram realizadas mais de 550 visitas técnicas, além da distribuição de insumos e apoio à implantação de hortas pedagógicas, terapêuticas, comunitárias e culturais. Entre os materiais distribuídos estão mais de 20 mil mudas, 12 toneladas de esterco e mais de 50 caminhões de triturados provenientes de podas.

Outro destaque é o Sistema Agroflorestal Urbano e de Compostagem (SAFUC), iniciativa que integra manejo sustentável, redução de resíduos e fortalecimento da agroecologia na cidade. Com mais de 70 espécies, entre frutíferas, leguminosas, hortaliças, plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e medicinais, o espaço colheu mais de 1 mil mudas de plantas e produziu cerca de 350 kg de alimentos. O SAFUC também recebeu, aproximadamente, 1.200 visitantes em atividades pedagógicas e transformou mais de 140 toneladas de resíduos orgânicos em composto, evitando a emissão de mais de 100 toneladas de gases de efeito estufa.

Também integra esse eixo o Sítio Nathan Valle, primeira escola pública de agroecologia do Recife. Em 2025, o espaço recebeu cerca de 300 visitantes, produziu aproximadamente 350 kg de alimentos, colheu mais de 5 mil mudas de plantas e gerou 5,4 toneladas de adubo orgânico. O local mantém ainda um banco de sementes com cerca de 50 variedades e reúne diversas tecnologias sociais, como aquaponia, composteiras, cultivo em vasos reutilizados, farmácia viva, viveiro de mudas, meliponário, minhocário, corredor agroecológico urbano e produção de bioprodutos, como sabão feito a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha.

INICIATIVAS INOVADORAS – Entre as iniciativas inovadoras está o Muvúka – Agricultura Urbana e Saúde Mental, projeto desenvolvido em parceria entre a Secretaria Executiva de Agricultura Urbana, a Secretaria de Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A iniciativa busca institucionalizar a agricultura urbana como prática terapêutica na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Em 2025, o projeto implantou 18 hortas terapêuticas em equipamentos de saúde da cidade, beneficiando cerca de 450 pessoas. A proposta utiliza o cultivo agroecológico como ferramenta de cuidado, convivência e fortalecimento do bem-estar dos usuários dos serviços de saúde mental.

FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO – A formação em agroecologia também foi ampliada em 2025 por meio do programa Cultiva Recife, que promove cursos e oficinas sobre agricultura urbana, soberania alimentar, compostagem, produção de mudas, agrofloresta e plantas medicinais. Ao longo do ano foram realizadas 60 oficinas, beneficiando cerca de 1,5 mil pessoas em diferentes territórios da cidade.

Outro destaque é o projeto Cultiva Terreiro – Saberes Ancestrais e Agricultura Urbana, que promoveu encontros em sete terreiros da Região Metropolitana, fortalecendo a troca de saberes tradicionais e práticas agroecológicas. A iniciativa beneficiou cerca de 70 participantes. As ações de formação também incluíram atividades voltadas à ressocialização de pessoas em cumprimento de medidas socioeducativas, com oficinas, cursos e vivências formativas em práticas agroecológicas.

ECONOMIA SOLIDÁRIA, CIRCULAR E SEGURANÇA ALIMENTAR – Entre as iniciativas voltadas à economia circular e ao combate ao desperdício está o programa Recolheita, que atua no aproveitamento de alimentos e na compostagem de resíduos orgânicos provenientes de mercados públicos e feiras. Em 2025, foram coletadas 139,5 toneladas de resíduos orgânicos, que resultaram na produção de 50 toneladas de composto orgânico utilizado na rede de hortas da cidade. A iniciativa também contribuiu para evitar a emissão de 98 toneladas de gases de efeito estufa. Os alimentos em condições adequadas de consumo são destinados a cozinhas solidárias e a equipamentos públicos que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL – No campo institucional, a Secretaria ampliou sua participação em redes nacionais e internacionais voltadas à agroecologia e sistemas alimentares sustentáveis, incluindo o Pacto de Milão, que reúne cidades comprometidas com políticas alimentares urbanas. A equipe também apresentou experiências da cidade no 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia, com trabalhos sobre compostagem urbana, agricultura urbana e saúde mental, educação popular e reintegração social.

Além disso, o Recife avançou na estruturação de políticas públicas para o setor, com iniciativas como o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), cursos de formação de gestores e articulações para a criação do Decreto de Fomento à Agricultura Urbana de Base Agroecológica. Outro marco é a realização, na cidade, do 2º Encontro Nacional de Agricultura Urbana (ENAU), reforçando o protagonismo do Recife no debate sobre sistemas alimentares sustentáveis e políticas públicas para a agricultura urbana de base agroecológica.

Recife passa a comprar resíduos da construção civil recolhidos por trabalhadores de coleta alternativa na Ecoestação do Arruda

Visando reduzir o descarte irregular de resíduos, a Prefeitura do Recife prevê o pagamento de R$ 0,05 por quilo de entulhos da construção civil e materiais volumosos

Nesta sexta-feira (13), no bairro do Arruda, o prefeito do Recife, João Campos, divulgou uma nova iniciativa para fortalecer a política de limpeza urbana e reduzir o descarte irregular de resíduos na cidade. A ação começa pela Ecoestação do Arruda, localizada na Rua Farias Neves, 954/1002, e faz parte do programa Recife Limpa + Valor, com previsão de expansão para outras ecoestações da cidade. A partir de agora, trabalhadores de coleta alternativa poderão entregar resíduos da construção civil e materiais volumosos no local e receber pagamento pelo volume transportado, desde que o transporte seja realizado sem o uso de veículos de tração animal.

“A gente já tem um serviço de limpeza de metralha na cidade, destinando para o lugar correto. Então a gente gasta 30 milhões com a coleta e 20 milhões com o destino final da metralha, e agora também vamos comprar do autônomo. Às vezes você pode fazer pequenas reformas em casa e acaba fazendo o descarte da metralha de maneira irregular, em beiras de canal, em calçadas e em terrenos abandonados. Agora a prefeitura vai comprar essa metralha, fazendo o pagamento na hora”, disse o prefeito João Campos.

O prefeito João Campos reforçou que veículos de tração animal não serão aceitos na entrega dos materiais, tendo em vista a proibição na cidade. “Lembrando que a gente não vai aceitar veículo de tração animal, tendo em vista a proibição na cidade, nem de empresas, porque é voltado para pessoas autônomas que trabalhem para garantir isso, como os catadores. A gente começa hoje aqui no Arruda e vai levar para mais cinco pontos da cidade”, explicou.

Os materiais entregues serão pesados no momento da chegada e os trabalhadores receberão R$ 0,05 por quilo de resíduos, com pagamento realizado por PIX. O objetivo é criar uma alternativa regular para a destinação desses materiais, evitando que entulho e objetos volumosos sejam descartados de forma irregular em ruas, canais, rios e áreas públicas.

“Na época de chuva, aumentam os alagamentos por conta desse tipo de material, além de gerar infestação de ratos, baratas e insetos. Nós vamos criar o PIX do resíduo da construção civil. Como forma de estímulo, a gente vai pagar para quem trouxer esse resíduo de construção aqui na Ecoestação do Arruda. É importante lembrar que o seu resíduo, se você não cuidar dele, ele vai parar em um lugar irregular e isso impacta toda a cidade”, destacou o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura do Recife, Victor Marques.

Para participar do programa, os trabalhadores de coleta alternativa deverão realizar cadastro prévio no local, apresentando documento de identificação, CPF e inscrição ativa no CadÚnico, além de registrar uma chave PIX vinculada ao CPF para recebimento do pagamento. Após o cadastro, os trabalhadores passam a entregar os resíduos nas ecoestações, onde o material é pesado e registrado no sistema.

O diretor de Limpeza Urbana, José Mario, explica que os resíduos não precisam ser entregues necessariamente por catadores, mas não poderão ser remunerados em casos de transporte por veículos motorizados ou de tração animal. “Se a pessoa estiver fazendo uma reforma, ela pode trazer esse material para cá. Mas, para receber, não pode carro ou caminhão. Aqui o resíduo vai ser recebido e descartado da maneira correta”, contou.

A operação contará com infraestrutura de controle e monitoramento, incluindo balança, sistema de cadastro e acompanhamento das entregas. Todo o material recebido será encaminhado para destinação ambientalmente adequada dentro do Sistema de Limpeza Urbana do Recife.

Um dos catadores de recicláveis cadastrados no programa é Pedro José Maurício Barbosa da Silva, que conta estar bastante animado com a ideia de conseguir vender os resíduos em um ponto fixo e arrecadar renda. “A prefeitura fez uma proposta boa para nós e eu achei ótimo. Vamos progredir e vai ficar 100%. Com essa balança nova a gente vai poder trazer metralha, trazer sofá, cama, tudo que tiver na rua a gente vai trazer para ganhar um trocadinho. Agora vamos botar a bola no pé e chutar para o gol”, comemorou.

Com a medida, a Prefeitura busca organizar o fluxo de resíduos que hoje muitas vezes circula de forma informal na cidade, reduzir pontos críticos de descarte irregular e fortalecer a política de limpeza urbana com inclusão socioeconômica dos trabalhadores envolvidos nessa atividade.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

PRD aposta em Zé Guri para disputar vaga na Câmara Federal

O Partido Renovação Democrática (PRD) deve lançar o vereador Zé Guri como candidato a deputado federal nas próximas eleições. A aposta do partido é fortalecer sua presença no Agreste e ampliar a representatividade política da região em Brasília.

Zé Guri construiu sua trajetória política em Belo Jardim, onde foi eleito vereador por três mandatos consecutivos, sempre figurando entre os mais votados do município. Durante esse período, também presidiu a Câmara Municipal, consolidando liderança política e ampliando sua base de apoio.

Com perfil jovem e forte articulação regional, Zé Guri é visto dentro do PRD como um nome promissor para representar o Agreste pernambucano na Câmara dos Deputados. A expectativa da legenda é que ele consiga reunir aliados e lideranças políticas em torno de sua candidatura, fortalecendo o projeto do partido no estado.

A escolha de Zé Guri faz parte da estratégia do PRD de apostar em novas lideranças com potencial de crescimento eleitoral. Nos bastidores, avaliações internas indicam que o vereador já começa a pontuar em levantamentos preliminares na região, chegando a aparecer próximo de nomes tradicionais da política local.

Zé Guri deve protagonizar uma disputa importante no Agreste, onde poderá se firmar como uma nova força política e representar um contraponto a lideranças já consolidadas na corrida por uma vaga na Câmara Federal.

Prefeitura do Recife moderniza frota pesqueira de Brasília Teimosa com entrega de novos motores

Através do programa CredPop, 31 pescadores da Colônia Z1 do Pina recebem kits de propulsão com juro zero para impulsionar a produtividade e reduzir o esforço físico na pesca artesanal.

A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel), deu um passo significativo na modernização da pesca artesanal da capital pernambucana. Em solenidade realizada na Praia de Brasília Teimosa, foram entregues 31 kits de motores de popa para pescadores associados à Colônia Z1 do Pina. A iniciativa integra o CredPop (Crédito Popular do Recife), programa estratégico que fornece ferramentas de trabalho para trabalhadores autônomos com condições facilitadas de financiamento.

Os equipamentos entregues são compostos por motores estacionários de 6,5 HP, equipados com rabetas e hélices em aço inoxidável. A escolha técnica do material visa garantir maior durabilidade em ambiente marinho e aumentar a eficiência das embarcações de pequeno e médio porte. Na prática, a motorização transforma a rotina dos pescadores, reduzindo drasticamente o tempo de deslocamento até as áreas de pesca e a penosidade do trabalho braçal, refletindo diretamente em uma melhor qualidade de vida e maior capacidade de geração de renda.

O modelo de microcrédito aplicado nesta etapa do programa foi desenhado para ser acessível e inclusivo. Os pescadores beneficiados assumiram o financiamento dos kits em 20 parcelas mensais fixas de R$ 100,00, contando com uma taxa de juros zero. O CredPop mantém seu foco social ao priorizar o atendimento a mulheres, jovens, pessoas com deficiência, além de populações pretas e pardas, buscando promover a inclusão produtiva e estimular a economia local nos bairros.O presidente da Emprel, Vitor Pavesi, fala que a expansão do programa para diferentes setores da economia informal é um dos pilares do sucesso da gestão municipal. “O êxito do projeto, que já atendeu desde profissionais de estética (nail designers) até motoristas com kits de gás natural, demonstra a capacidade da prefeitura em dialogar com públicos que muitas vezes não teriam acesso a crédito no sistema bancário tradicional”.

O impacto social é visível em depoimentos como o da marisqueira Edileuza Silva do Nascimento, que aos 70 anos conquistou seu primeiro motor, celebrando a autonomia profissional independentemente da idade. “Fazia muitos anos que eu queria um motor e não conseguia. Agora estou muito feliz, completei 70 anos e esse foi o maior presente da minha vida”, afirmou.

Moradores do Recife que atuam de forma autônoma em setores como entregas, táxi, costura e beleza também podem buscar os benefícios do programa. O acesso ao CredPop é facilitado pela plataforma Conecta Recife, onde os interessados podem preencher um formulário digital com as informações necessárias para a análise e concessão do kit, consolidando o uso da tecnologia a serviço do desenvolvimento econômico da população.

No Sertão do Pajeú, governadora Raquel Lyra inaugura novo trecho da PE-263, autoriza construção de creche e entrega dessalinizadores

Ação da gestão estadual também garantiu a entrega de mais um ônibus escolar para Itapetim e a recuperação de vias urbanas em São José do Egito

A governadora Raquel Lyra realizou, nesta quinta-feira (12), no Sertão do Pajeú, uma série de ações em estradas, abastecimento de água e educação. No município de Itapetim, a gestora entregou a requalificação da PE-263, no trecho que leva à divisa com o estado da Paraíba, com investimento de R$ 25,38 milhões. Na cidade, ainda foi autorizado o início das obras de construção de uma creche, com o aporte de R$ 5 milhões. Já em São José do Egito, foram entregues três novos sistemas de dessalinização nas comunidades rurais de Curralinho, Açudinho e Batata.

Durante a cerimônia, a governadora Raquel Lyra vistoriou as obras de recuperação asfáltica realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Seduh), em São José do Egito. “A PE-263 é esperada há muito tempo, e agora garantimos os investimentos acontecendo por meio do PE na Estrada. No município de Itapetim também será construída uma nova creche para que meninos e meninas possam frequentar uma unidade novinha, com toda a estrutura. Também levamos mais água para São José do Egito com os novos dessalinizadores”, destacou Raquel Lyra.

Dentro do programa PE na Estrada, através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), junto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), a PE-263 recebeu o investimentos de R$ 25,38 milhões, em um trecho de 11,7 quilômetros, garantindo mais segurança viária.

“É a implementação de uma nova estrada, ligando Itapetim até o estado da Paraíba, fazendo com que a economia gire. Dessa forma, já realizamos a recuperação de 1,5 mil quilômetros de asfalto”, pontuou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.

A prefeita de Itapetim, Aline Karina, comemorou mais uma ação do Governo do Estado na cidade. “É uma entrega muito importante. Em gestões anteriores não tinham concluído e ela teve essa atenção, esse zelo de fazer esse trecho. Já fomos agraciado com outras ações e só temos a agradecer a governadora por ter tido essa atenção e esse carinho com Itapetim”, afirmou.

A construção da creche em Itapetim vai garantir a criação de 320 vagas para crianças da pré-escola, com 10 salas. Quanto ao ônibus escolar, o novo veículo entregue se soma aos 4 ônibus entregues entre 2023 e fevereiro de 2025, totalizando R$ 2,4 milhões em compra de ônibus para a educação de Itapetim.

Para a comunidade rural de São José do Egito, os investimentos contemplaram a mobilidade e o abastecimento d’água. O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) coordena a recuperação de 25 quilômetros de estradas vicinais, investindo R$ 1,35 milhão. Já por meio do Águas de Pernambuco, executado pela Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, está aportando R$ 600 mil para a instalação de três dessalinizadores nas localidades de Curralinho, Açudinho e Batata, beneficiando 760 pessoas.

O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, realizou um balanço dos benefícios que já estão chegando ao município, como a construção de uma Delegacia da Polícia Civil, Batalhão de Polícia Militar, calçamento de ruas, entre outras ações. “É um governo sensível que faz questão de estar perto da população urbana e rural, que leva água potável. Trazendo estradas vicinais, é uma felicidade ver tantas entregas”, declarou.

O deputado federal Fernando Monteiro, ressaltou que as entregas mostram a presença da gestão em todas as regiões. “A estrada leva a saúde e a educação, isso é prova de competência, resiliência e planejamento. A governadora ajuda independente de coloração partidária”, afirmou. “Raquel teve a coragem de retomar obras importantes que encurta distâncias. São vidas que são cuidadas e esse governo fez muito pela infraestrutura do nosso estado”, completou o deputado estadual Luciano Duque.

Acompanharam as agendas os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer), Juliana Gouveia (Mulher); o secretário executivo de Educação, Natanael Silva, o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano, Francisco Sena; o diretor-presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), João Baltar Freire, além dos prefeitos Dr. Ismael (Santa Cruz da Baixa Verde), Diógenes Patriota (Tuparetama), Pollyanna Abreu (Sertânia), Gilson Bento (Brejinho), Dr. Evaldo Bezerra (Mirandiba), vereadores e outras lideranças.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom