Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Deputado Felipe Carreras e prefeito André Raimundo entregam motoniveladora e reforçam infraestrutura em Cachoeirinha

O município de Cachoeirinha recebeu, neste sábado (14), uma motoniveladora que vai reforçar a infraestrutura da cidade. Ao lado do prefeito André Raimundo, o deputado federal Felipe Carreras realizou a entrega do equipamento, adquirido por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 764.234,00.

A motoniveladora será utilizada principalmente na manutenção e recuperação das estradas vicinais, garantindo melhores condições de tráfego para a população. A ação impacta diretamente no dia a dia dos moradores, facilitando o transporte escolar, o deslocamento das famílias que vivem no campo e o escoamento da produção agrícola, atividade fundamental para a economia local.

A parceria entre o prefeito André Raimundo e o deputado Felipe Carreras tem gerado resultados concretos para Cachoeirinha. Com trabalho conjunto e compromisso com o desenvolvimento da cidade, os investimentos seguem chegando e a população já começa a colher os frutos dessa união em favor do município.

“Assumo a Amupe com o compromisso de fortalecer o apoio aos municípios pernambucanos”, diz Pedro Freitas

O prefeito de Aliança, Pedro Freitas, assumirá a presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) na próxima terça-feira, 17 de março, durante assembleia extraordinária que reunirá prefeitos e prefeitas na sede da entidade, no Recife. A reunião está marcada para começar às 9h e formalizará o início da nova etapa da gestão da instituição.

Pedro Freitas sucede Marcelo Gouveia, ex-prefeito de Paudalho, que esteve à frente da Amupe no primeiro ano do atual biênio. A transição ocorre dentro de um modelo de mandato compartilhado definido previamente entre os dois dirigentes, no qual Gouveia conduziu o primeiro ano da gestão e Freitas ficará responsável por concluir o ciclo administrativo da Amupe até fevereiro de 2027.

Ao comentar o início da nova fase, Pedro Freitas destacou a continuidade do trabalho institucional da entidade e a articulação em defesa dos municípios pernambucanos. “Assumo a Amupe com o compromisso de fortalecer o apoio aos municípios pernambucanos. Nossa atuação seguirá voltada ao diálogo institucional e à construção de soluções que contribuam para o funcionamento das gestões municipais”, afirmou.

Sobre a Amupe
A Amupe reúne prefeitos e prefeitas de todo o estado e atua na representação dos municípios junto aos governos estadual e federal, além de promover debates, capacitações e articulações voltadas à gestão pública municipal. Durante a assembleia, também será discutida a atuação situação dos cachês artísticos.

Duque entrega ensiladeira à Associação de Moradores do Sítio Inveja, em São José do Belmonte

Na manhã deste sábado (14), o deputado estadual Luciano Duque realizou a entrega de uma ensiladeira à Associação de Moradores do Sítio Inveja, em São José do Belmonte, fortalecendo o apoio aos pequenos criadores da comunidade rural. O equipamento foi destinado à associação presidida por Josimar, a partir de solicitação de Suca, com articulação junto ao gerente regional do IPA, Paulinho.

Durante a entrega, o deputado destacou a importância do equipamento para a convivência com o clima do Sertão. “A ensiladeira é uma ferramenta essencial para que os criadores possam preparar e armazenar silagem, garantindo alimento para os animais principalmente nos períodos de estiagem. Nosso compromisso é apoiar quem vive da agricultura e da criação, dando condições para que o homem e a mulher do campo produzam com mais segurança”, afirmou Luciano Duque.

O presidente da associação, Josimar, agradeceu a conquista para a comunidade. “Essa ensiladeira chega em boa hora e vai ajudar muito os criadores aqui do Sítio Inveja. Em nome de todos os associados, agradeço ao deputado Luciano Duque pela atenção e pelo apoio”, declarou.

Felipe Carreras participa da assinatura da ordem de serviço para construção de nova creche em Lajedo

O município de Lajedo deu mais um passo importante no fortalecimento da educação infantil. Neste sábado (14), ao lado do prefeito Erivaldo Chagas, do deputado estadual Álvaro Porto, dos Adilson Feitosa, Adelson enfermeiro, Diogo Quintino, Dinho Santos, Aracelli Freitas, Evandro Couto e Vânia Cosme, o deputado federal Felipe Carreras participou da assinatura da ordem de serviço para a construção de uma nova creche no Loteamento Vilela.

A nova unidade será construída por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

O projeto adotado será o modelo Creche Pré-Escola Tipo 1, um padrão de infraestrutura voltado à educação infantil que garante espaços adequados para aprendizagem, convivência e desenvolvimento das crianças. A estrutura tem capacidade para atender até 376 alunos em dois turnos (matutino e vespertino) ou 188 crianças em período integral.

A iniciativa reforça a parceria entre o prefeito Erivaldo Chagas, o deputado federal Felipe Carreras e o Governo Federal para ampliar a infraestrutura educacional e garantir melhores condições de ensino para as crianças lajedenses.

Raquel Lyra anuncia Mesa de Negociação com SINPOL para segunda-feira (16)

A agenda administrativa da governadora Raquel Lyra no Agreste, nesta sexta-feira(13), abriu espaço para um importante avanço no diálogo com as forças de segurança do estado. Durante o evento, representantes dos Policiais Civis apresentaram suas reivindicações, resultando na confirmação oficial de uma mesa de negociação entre o Governo de Pernambuco e a categoria para a próxima segunda-feira

A manifestação
Integrantes do Sinpol compareceram ao evento protestando, de forma organizada, para destacar a pauta da categoria. Com camisas padronizadas e faixas pontuando a necessidade de valorização profissional, os policiais civis buscaram visibilidade para suas pautas de valorização profissional e melhorias nas condições de trabalho.

A mobilização dos Policiais, durante as falas oficiais, chamou a atenção da comitiva governamental para a urgência da pauta da categoria.

O pronunciamento da Governadora
Demonstrando abertura ao diálogo, a governadora Raquel Lyra fez questão de interromper o roteiro previsto para ouvir e responder diretamente aos manifestantes presentes. Em sua fala, Raquel reforçou o compromisso com a escuta ativa: “Vivemos em uma democracia e meu governo é pautado pelo diálogo. Sempre que há uma demanda da sociedade ou dos nossos servidores, eu faço questão de parar para ouvir. É assim que temos construído nossa gestão em todo o estado”, declarou a governadora.

Ao final de sua intervenção, Raquel Lyra formalizou o convite que a categoria aguardava: “Quero convidar vocês para estarem, na próxima segunda-feira, sentados conosco na mesa de negociação”. O anúncio foi recebido positivamente pelos policiais, que viram no gesto um passo concreto para o entendimento.

Poço da Panela recebe novo Gramadão e amplia espaços públicos para prática esportiva

Intervenções no local incluem a instalação de grama sintética, troca das traves e alambrados, pintura, iluminação e outros serviços

O Poço da Panela ganhou, nesta sexta-feira (13), um novo Gramadão requalificado pela Prefeitura do Recife. O espaço esportivo conta com mais de mil metros quadrados e recebeu grama sintética, novas traves e melhorias estruturais para incentivar a prática esportiva na região. O prefeito do Recife, João Campos, e o vice-prefeito, Victor Marques, participaram da entrega.

Durante o evento, o prefeito João Campos destacou a importância de ampliar os espaços públicos gratuitos. “Quando assumimos a Prefeitura, não existia campo com grama sintética gratuito para as pessoas jogarem. Fizemos o primeiro e muita gente duvidou que daria certo, mas hoje estamos entregando o 19º gramadão da cidade”, afirmou.

Operacionalizado pela Secretaria de Esportes, o Gramadão do Poço da Panela é mais um espaço público entregue pela gestão municipal para incentivar a prática esportiva e o convívio comunitário. As obras incluíram serviços de drenagem e terraplanagem, instalação de redes de proteção, troca dos alambrados e pintura de todo o espaço. O investimento total foi de R$ 526.597,31.

O secretário de Esportes, Eriberto Filho, destacou o impacto do novo equipamento para a comunidade, especialmente para crianças e jovens da região. “É um equipamento muito importante para a comunidade. Agora eles têm um campo de grama sintética, com alambrado e rede de proteção, garantindo mais segurança e qualidade para quem utiliza o espaço. A alegria das crianças mostra o quanto esse equipamento já está fazendo diferença”, afirmou.

O secretário também ressaltou que o espaço contará com atividades esportivas regulares por meio de programas da Prefeitura. “Nos gramadões também acontece o programa GO Recife, com escolinhas e atividades esportivas para quem está começando e também para quem já treina em nível mais avançado. É uma forma de incentivar o esporte, a disciplina e o desenvolvimento dos jovens”, completou.

O entorno do equipamento também ganhou novas cores por meio do trabalho do Gabinete de Inovação Urbana. Já a revitalização das arquibancadas e corrimãos, assim como toda a iluminação do espaço, foi realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

Moradora da comunidade, Flávia Galdino Gomes destacou os benefícios de ter o equipamento próximo de casa. “Ter o campo perto de casa deixa a gente, as mães, muito mais seguras. Antes era apenas um campo de areia, sem controle, sujo e com animais. Agora se tornou um espaço limpo, organizado e disponível para todos”, contou.

De 2023 até agora, a Prefeitura do Recife beneficiou 19 localidades com as melhorias: a Arena 1×1, no Ibura, na antiga Praça do Lixão; a Vila Aliança, no Ipsep; o Campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira; o da Campina do Barreto, no bairro homônimo; o do Bueirão, na Torre; o Parque do Caiara e o da Coronel Furtado, na Iputinga; a Vila Cardeal, em Areias; o Campo do Onze, em Santo Amaro; o Campo dos Milagres, no Ibura; o Campo da Chesf e o de Roda de Fogo, ambos nos Torrões; o Campo do Coque; o do Parque da Macaxeira; o Campo do Banco, na Várzea; o do Caducos, na Mustardinha; o campo do Pina, no Parque Linear; e o Campo do Cacique, na Madalena.

Discurso de Carlos Veras em Tabira chamou a atenção de políticos

Quando da passagem da governadora Raquel à cidade de Tabira, na última quinta-feira (12), a noite, o Presidente Estadual do PT e deputado federal Carlos Veras, fez rasgados elogios a governadora, e também foi enfático: “O presidente Lula nunca perguntou em que palanque você estava ou estará, você também nunca me perguntou onde eu estava ou onde eu vou estar, você sempre disse, vamos trabalhar por Pernambuco”, disse Carlos Veras. As palavras do deputado gerou apreensão nos bastidores da política pernambucana.

 

Em Garanhuns, governadora Raquel Lyra anuncia ampliação do programa Leite para Todos

A distribuição do leite passará de 12 mil litros por dia para 24 mil litros. Anúncio da ampliação aconteceu na ExpoGaranhuns, feira de agropecuária

Durante a ExpoGaranhuns, no município do Agreste, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (13), a ampliação do programa Leite para Todos, iniciativa voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e ao combate à insegurança alimentar. Com investimento de R$ 11 milhões, a nova etapa amplia a operação do programa, dobrando a quantidade de leite distribuído para a população de 12 mil litros por dia para 24 mil. A partir de agora, mais 22 municípios serão beneficiados, chegando a 51 cidades. Assim, a previsão é de alcançar aproximadamente 100 mil pessoas beneficiadas por dia. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause e prefeitos da região, a governadora também entregou três novos tratores para reforçar o apoio ao setor da agropecuária e três ônibus escolares.

“Pernambuco voltou a ter a maior bacia leiteira do Nordeste. É claro que tem política pública envolvida nisso, a partir do momento em que trabalhamos a diminuição da tributação, tornando o ambiente de negócio favorável, voltam programas como o do Leite em Pernambuco, do jeito certo, pagando antes. Isso fortalece os pequenos produtores e as pessoas em vulnerabilidade social. Hoje também é um grande encontro nesta feira, uma rodada de negócios, aqui tem 30 expositores, mais de 60 criadores, mais de 300 animais, com gente do Nordeste inteiro acreditando na nossa potência”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O alimento é entregue, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, a famílias em situação de vulnerabilidade social, inscritas no CadÚnico. Com o programa, o Governo também assegura geração de renda aos pequenos produtores, pois o leite é comprado a eles a R$ 2,60 o litro, pago pela gestão estadual.

“De um lado retiramos impostos que incidiam sobre a cadeia leiteira e, de outro, passamos a comprar a produção do pequeno produtor para distribuir para quem precisa. Estamos pagando o preço pelo litro de leite acima do valor praticado no mercado, que gira em torno de R$ 2,05 a R$ 2,10. Isso ajudou a reerguer e potencializar a bacia leiteira de Pernambuco”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuário e Pesca, Cícero Moraes.

Desde a retomada do programa, em julho de 2024, a iniciativa já beneficiou 565 produtores rurais, com a aquisição de mais de 4,8 milhões de litros de leite de cabra e de vaca. A beneficiária Luana Brito reforçou o significado e o alcance do Leite para Todos. “É um programa muito importante para todas as cidades, mas principalmente nós, mães atípicas, com filhos com seletividade alimentar. Ajuda muito mesmo”, disse.

Durante a agenda, também foi feita a entrega de três ônibus escolares para o município de Garanhuns e três tratores distribuídos entre os municípios de Jurema, Saloá e Terezinha. Presente no evento, o deputado estadual Izaias Régis destacou o apoio do Executivo para a feira e a importância da ampliação do programa. “Sem o Governo de Pernambuco, nós não teríamos feito essa feira e essas entregas são mais um complemento. Isso demonstra o Governo com credibilidade e compromisso com a nossa região”, afirmou o deputado.

ExpoGaranhuns – A ExpoGaranhuns, uma feira agropecuária da região do Agreste Meridional, recebeu um aporte de R$ 1,3 milhão do Estado. No local, a chefe do Executivo estadual visitou estandes, conversou com vendedores e reforçou a realização da exposição para incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva agropecuária no Agreste.

Também estiveram presentes o secretário de Estado André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Eduardo Vieira (chefe do Gabinete da Governadora), o diretor do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Miguel Duque; os deputados estaduais Doriel Barros, Luciano Duque, Débora Almeida, Claudiano Filho e Dannilo Godoy. Além desses, os prefeitos Henrique Gois (Paranatama), Junior de Rivaldo (Saloá), Nivaldo Tirri (Caetés), Sandra Paes (Canhotinho), Edson Quebra Santo (Lagoa do Ouro), Zé Elias Filho (Calçado) e Alexandre Batité (São Bento do Una). Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Duque acompanha governadora Raquel Lyra em agenda de entregas e investimentos no Sertão do Pajeú

O deputado estadual Luciano Duque acompanhou a governadora Raquel Lyra em uma série de agendas realizadas nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13) no Sertão do Pajeú, que resultaram em importantes entregas e anúncios de investimentos nas áreas de infraestrutura, educação, abastecimento de água, assistência social e saúde.

Na quinta-feira, a comitiva esteve nos municípios de Itapetim, São José do Egito e Tabira. Em Itapetim, foi inaugurada a requalificação da rodovia PE-263, no trecho que liga o município à divisa com a Paraíba, obra realizada dentro do programa PE na Estrada com investimento de R$ 25,38 milhões. Durante a agenda também foi autorizada a construção de uma nova creche, que deverá criar 320 vagas para crianças da pré-escola, além da entrega de mais um ônibus escolar para reforçar o transporte de estudantes da rede pública.

Já em São José do Egito, a governadora entregou três sistemas de dessalinização nas comunidades rurais de Curralinho, Açudinho e Batata, ampliando o acesso à água potável para famílias da região. O município também recebe investimentos na recuperação de estradas vicinais e na requalificação de vias urbanas.

A agenda do primeiro dia foi concluída em Tabira, com a entrega de um pacote de ações que incluiu a restauração da rodovia PE-304, a inauguração do Centro de Referência da Mulher, a implantação de uma nova cozinha comunitária, a instalação de dessalinizadores e a entrega de dois ônibus escolares. Também foi iniciado o processo de regularização fundiária para famílias da Cohab e autorizada a licitação de obras de pavimentação em diversas ruas da cidade.

Durante as agendas, Luciano Duque destacou a importância dos investimentos para o desenvolvimento da região. “São obras que melhoram a vida das pessoas, encurtam distâncias, fortalecem a economia local e garantem mais dignidade para quem vive no Sertão. A governadora Raquel Lyra tem demonstrado coragem ao retomar obras importantes e levar investimentos para todas as regiões do estado”, afirmou.

Nesta sexta-feira (13), o parlamentar também acompanhou a governadora em Afogados da Ingazeira, onde foi entregue o novo ambulatório do Hospital Emília Câmara. Na ocasião, Duque reconheceu o esforço do Governo do Estado em ampliar a rede de saúde em Pernambuco, com investimentos que chegam a todas as regiões.

“O Governo do Estado tem feito investimentos importantes na saúde, do Sertão ao Cais, fortalecendo hospitais e ampliando a estrutura de atendimento para a população. O Hospital Emília Câmara tem um papel fundamental para toda a região do Pajeú. Já destinamos emendas para fortalecer essa unidade e seguimos defendendo a implantação de uma clínica de hemodiálise aqui em Afogados da Ingazeira, para evitar que tantos pacientes precisem se deslocar longas distâncias em busca de tratamento”, ressaltou.

Antes da agenda no hospital, o deputado também participou de entrevista na Rádio Pajeú, onde comentou as ações do Governo de Pernambuco no Sertão e reforçou seu compromisso de continuar atuando em parceria com a gestão estadual para levar mais investimentos e melhorias para o interior do estado.

Prefeitura de Sertânia promove Semana de Educação Previdenciária do IPSESE e reforça compromisso com os servidores municipais

A Prefeitura Municipal de Sertânia, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Sertânia (IPSESE), realizou entre os dias 9 e 13 de março a Semana de Educação Previdenciária do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A iniciativa, promovida pela primeira vez durante a gestão da prefeita Pollyanna Abreu, reforça o compromisso da administração municipal com a valorização e a orientação dos servidores ativos e aposentados do município.

A programação foi organizada pela diretora-presidente do Instituto, Amanda Siqueira, juntamente com Juliana Lins, gerente de Benefícios e Previdência, e Marinalda Souza, gerente Administrativa e Financeira. Durante a semana, os participantes tiveram acesso a uma série de atividades informativas, incluindo a distribuição de cartilhas previdenciárias explicativas sobre a história do instituto, orientações sobre educação financeira e palestras com profissionais das áreas jurídica e financeira.
Os encontros abordaram temas importantes para a vida funcional e financeira dos servidores, como orientações sobre empréstimos consignados sem comprometer a renda familiar, informações sobre quando e como solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição, além de palestras educativas voltadas à conscientização e ao planejamento previdenciário.

Em alusão ao Mês da Mulher, a programação também incluiu debates sobre assédio no serviço público, abordando causas, consequências e formas de prevenção. Entre os palestrantes convidados estiveram as advogadas Dra Vivyanni Gomes, Dra Helena Laet, Dra Angélika Souza, Dra Lorena Calado, a Psicóloga do CREAS Sra Andressa Pessoa, Técnica de Enfermagem Sra Íris Fernanda e a Jornalista Sra Elizângela Honório, também marcaram presença Dr Celestino Barros, o Consultor da 3it Derval Junior e o Doutor e Professor Sr Márcio Miceli da UFPE, que compartilharam orientações importantes com os servidores participantes.
De acordo com a diretora-presidente do IPSESE, Amanda Siqueira, o evento representa um marco histórico para o instituto. “Desde a criação do IPSESE, em 2001, nunca havia sido realizado um evento desse porte, voltado à orientação dos servidores municipais. Nosso objetivo é garantir que cada servidor tenha acesso às informações necessárias sobre seus direitos e deveres”, destacou.

Amanda também ressaltou a importância do apoio da gestão municipal para a realização da iniciativa. Servidora do instituto desde 2017, ela possui ampla experiência na área previdenciária e enfatizou que a missão do IPSESE é garantir que os servidores sejam acolhidos, estejam bem informados para que possam se preparar para o futuro.

A prefeita Pollyanna Abreu destacou que ações como essa fortalecem a relação de cuidado e respeito da gestão com os servidores públicos.
“Precisamos cuidar de quem faz a história de Sertânia acontecer todos os dias. Nenhuma gestão trabalha sozinha; é o esforço de uma grande equipe que faz a diferença. Falar de aposentados é cuidar de quem já contribuiu tanto para o desenvolvimento do nosso município e também pensar no futuro dos que ainda estão na ativa. Previdência é isso, manter o compromisso, e principalmente, garantir dignidade e segurança para todos os servidores”, afirmou a prefeita.

A Semana de Educação Previdenciária reforça o compromisso da Prefeitura de Sertânia em promover informação, valorização e planejamento para os servidores municipais, contribuindo para uma gestão cada vez mais transparente e responsável.