Posts published by “Handson Matheus”

A Prefeitura do Recife vai iniciar a implantação de uma nova ciclovia na Avenida Mascarenhas de Moraes, um dos principais corredores viários da cidade. A primeira etapa do projeto compreende um trecho de 3,6 km, entre a Avenida General McArthur e a divisa com Jaboatão dos Guararapes. Com um investimento de R$ 5 milhões, essa fase será financiada pela empresa Aena Brasil como medida mitigadora das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional do Recife. Além dessa intervenção, a gestão municipal também construirá outro trecho da ciclovia, ligando o aeroporto à futura Ponte Júlia Santiago, que conectará os bairros de Areias e Imbiribeira. Para essa segunda fase, serão investidos R$ 2,7 milhões. Ou seja, no total, a nova ciclovia contará com R$ 7,7 milhões de investimento entre as suas duas etapas.
O projeto faz parte do Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC) e será implantado ao longo do canteiro central da avenida, nos dois sentidos, preservando a arborização existente e minimizando o impacto nas faixas de rolamento e travessias de pedestres. A ciclovia terá 4,8 km de extensão, combinando trechos unidirecionais e bidirecionais, com largura de um metro por sentido. O projeto também inclui a implantação de áreas de espera, ilhas, refúgios e outros dispositivos para garantir a segurança dos ciclistas.
DRENAGEM – Também dentro do projeto de requalificação urbana na Avenida Mascarenhas de Moraes, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) implantou nova rede de drenagem pluvial, no trecho compreendido entre a Avenida Centenário Alberto Santos Dumont e a Praça Ministro Salgado Filho, nas proximidades do Aeroporto, no bairro do Ibura. O valor da intervenção foi de R$ 1,5 milhão.
Foi realizada nesta semana a primeira medição técnica do Habitacional Jaime Lins, o primeiro conjunto habitacional do programa Morar Bem Pernambuco no estado. A obra, localizada em Ipojuca, já está em execução desde fevereiro de 2025 e prevê a construção de 288 unidades habitacionais, voltadas para famílias de baixa renda organizadas pelo movimento MTST.
O empreendimento é fruto de uma ampla articulação entre os movimentos sociais, liderados por Lídia Brunes e Marconde, o Governo do Estado de Pernambuco, a Caixa Econômica Federal, a Prefeitura de Ipojuca – que doou o terreno durante a gestão da ex-prefeita Célia Sales – e o apoio decisivo do deputado estadual Romero Sales Filho.
Durante a visita técnica da medição, estiveram presentes representantes da construtora, engenheiros da Caixa, membros da diretoria do MTST, a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Simone Nunes, o presidente da CEHAB, Paulo Lins, lideranças do município de Ipojuca e a ex-prefeita Célia Sales, atual assessora especial da Casa Civil do Estado.
O Habitacional Jaime Lins é um símbolo de conquista e perseverança: são 288 famílias que lutam há mais de 10 anos por uma moradia digna. O empreendimento é financiado pelo programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades (FDS), com contrapartida do Governo do Estado, que assumirá o pagamento integral das prestações, garantindo moradia 100% gratuita aos beneficiários.
Para o deputado Romero Sales Filho, trata-se de uma vitória coletiva. “Esse é o resultado da boa política, do diálogo com os movimentos, do trabalho firme da prefeita Célia que iniciou esse processo, e da decisão política da governadora Raquel Lyra em destravar as obras de habitação no estado. É dignidade chegando para quem mais precisa.”
O habitacional leva o nome do ex-prefeito Jaime Lins, pai de Célia Sales e avô do deputado Romero, como forma de homenagear sua trajetória pública e compromisso com o povo de Ipojuca. Essa é a terceira obra habitacional de grande porte viabilizada no município. As anteriores, Vila Canoas I e II, também foram entregues durante a gestão de Célia, totalizando 576 moradias.
A expectativa é que, em menos de um ano, as primeiras chaves sejam entregues. “Estamos transformando o sonho da casa própria em realidade com trabalho, fé e parceria entre o povo e o poder público”, concluiu Romero.
Na noite desta quinta-feira(03), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) esteve em São Bento do Una para celebrar os 165 anos de emancipação do município, ao lado do prefeito Alexandre Batité, do vice-prefeito Paulo Renato, do deputado federal Felipe Carreras e dos vereadores da cidade. Durante o evento, foram entregues novos veículos para fortalecer a frota municipal e melhorar a eficiência dos serviços públicos. Na oportunidade, Diogo Moraes reforçou seu compromisso com o município.
Além das entregas, a solenidade foi marcada pela assinatura de importantes ordens de serviço, garantindo investimentos significativos para a infraestrutura e o bem-estar da população. Entre as ações anunciadas, destacam-se:
a construção de duas creches para atender mais crianças do município;
de uma escola em tempo integral com nove salas, fortalecendo a educação local;
de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ampliando o atendimento médico, além da aquisição de camas elétricas para o hospital municipal, melhorando a estrutura hospitalar.
O deputado Diogo Moraes reforçou seu compromisso com o desenvolvimento de São Bento do Una e a importância de parcerias para viabilizar avanços na cidade. “É uma honra participar desse momento histórico e contribuir para o progresso de São Bento do Una. Nosso trabalho segue firme para garantir mais investimentos e melhorias para a população. Estar nessa solenidade de início das comemorações dos 165 anos é muito gratificando e mais uma oportunidade para reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento desta terra”, destacou.
Diogo destacou também uma série de investimentos destinados à cidade através do seu mandato por meio de emendas parlamentares e a parceria com o deputado federal Felipe Carreras, que também tem levado diversas ações para São Bento do Una.
A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Tabira divulgou nesta quinta-feira (03) o resultado preliminar da chamada pública de seleção de alfabetizadores populares para a prestação de atividade voluntária no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do Ministério da Educação (MEC).
O Programa Brasil Alfabetizado tem como objetivo promover a alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais, além de estimular a elevação da escolaridade e contribuir para o exercício pleno da cidadania. Os educadores selecionados desempenharão um papel fundamental nesse processo, oferecendo uma formação continuada com suporte de plataformas online e ações presenciais de capacitação.
Os candidatos que se sentirem prejudicados pelo resultado preliminar poderão interpor recurso à Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado, na terça-feira (08), das 8h às 17h, na sede da Secretaria de Educação e Esportes. Após a análise dos recursos, o resultado final será publicado no Diário Oficial e no site oficial da Prefeitura de Tabira. Ressalta-se que não serão aceitos recursos interpostos fora do prazo ou que não estejam devidamente fundamentados.
A divulgação do resultado final da primeira fase da seleção está prevista para a próxima quarta-feira (09).
Os alfabetizadores selecionados para uma turma ativa e em efetivo exercício receberão uma bolsa no valor de R$ 1.200,00, que será paga pelo Governo Federal.
Confira a lista dos selecionados:
1 – Edyanny Lima Pereira;
2 – Maria Natália Regina Nobre da Silva
3 – Darlan da Silva Dias
4 – Valério de Freitas Gomes
5 – Maria Elisabethe Lima Lopes
6 – Alisson Renem Batista Duarte
7 – Vanessa Batista do Amaral
8 – Desterro Amancio Neto
9 – Tatiana Nunes Honorato
10 – Janielly Henrique Silva
11 – Tamyriz Allane de Souza Silva
12 – Ana Maria Nunes Palmeira
13 – Mayara Geane Ferreira da Silva
14 – Ellen Maria da Silva Souza
15 – Maria Rafaela Nogueira Alves
16 – Maria Leidianne dos Santos Torres
17 – Zeuda Silva Moraes Ramos
18 – Viviane Silvana Lima Justo Barbosa
O processo de seleção foi realizado pela Secretaria de Educação e Esportes, com uma comissão de servidores responsável pela análise dos currículos e pela avaliação da formação acadêmica e experiência profissional dos candidatos.
Com o objetivo de promover solidariedade e garantir mais dignidade a famílias em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Serra Talhada lançou nesta semana, uma campanha de arrecadação de cestas básicas alusiva à Semana Santa. A iniciativa está sendo divulgada pelas redes sociais da gestão com o intuito de reforçar o espírito de compaixão e partilha característico do período.
“A Semana Santa é um momento que nos convida à reflexão, ao amor e à solidariedade. Por isso, estamos convocando toda a população serra-talhadense a contribuir com essa campanha, para que possamos levar alimento e esperança a quem mais precisa”, destacou a prefeita Márcia Conrado. Ela reforçou que pequenas ações podem ter um grande impacto na vida de muitas famílias.
As doações podem ser feitas até o dia 07 de abril, em três pontos fixos de arrecadação: o Centro Administrativo 1 (Av. Custódio Conrado, AABB), o Centro Administrativo 2 (Av. Osvaldo de Godoy Lima, AABB) e a sede da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Rua Manoel Pereira da Silva, Centro).
Para o secretário de Assistência Social e Cidadania, Márcio Oliveira, “a campanha faz parte de um conjunto de ações sociais promovidas pela Prefeitura com foco na proteção social e no fortalecimento dos vínculos comunitários. A doação de uma cesta básica é um gesto simples, mas que pode transformar a Páscoa de muitas famílias em um momento mais digno, humano e acolhedor”, concluiu.
Foto: Secom Serra Talhada
A Prefeitura de Tabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, dará início aos Jogos Escolares Municipais 2025 nesta sexta-feira (04), com uma grande cerimônia de abertura marcada para às 18h, no Centro Desportivo Pedro Soares de Souza. O evento, que acontecerá até o dia 12 de abril, é considerado o maior evento esportivo escolar do município.
Ao todo, 10 escolas, tanto da rede municipal quanto estadual e particular, irão competir nas diversas modalidades esportivas. O objetivo dos Jogos Escolares é promover a integração e a socialização entre os estudantes, proporcionando um ambiente de convivência saudável e cooperativa através do esporte. “É uma competição muito esperada, não só pela prática dos esportes e premiações, mas por promover uma integração entre as escolas”, destacou a Secretária de Educação e Esportes, Aracelis Amaral.
A cerimônia de abertura contará com uma programação especial, incluindo apresentações culturais, o desfile das delegações das escolas participantes, um show pirotécnico e o tradicional acendimento da pira olímpica.
Os Jogos Escolares Municipais 2025 irão contar com disputas em modalidades como voleibol, futsal, futebol, basquete, handebol, natação, xadrez, vôlei de areia, tênis de mesa, badminton, judô, luta olímpica e atletismo. As competições serão realizadas no Centro Desportivo Pedro Soares de Souza, no Tabira Campestre Clube e no Campo do América FC, localizado no bairro Riacho do Gado.
As escolas vencedoras nas modalidades disputadas representarão Tabira na Fase Regional dos Jogos Escolares, que ocorrerá em maio, na cidade de Afogados da Ingazeira.
Com grande expectativa da comunidade escolar e local, os Jogos Escolares de Tabira prometem movimentar a cidade e reforçar a importância do esporte na formação dos jovens tabirenses.
O deputado estadual Luciano Duque foi homenageado, na noite desta quinta-feira (3), ao ser eleito cidadão lagoa-grandense durante uma sessão da Câmara de Vereadores do município. A iniciativa, proposta pela vereadora Edneuza Lafaiete e aprovada por unanimidade, pegou o parlamentar de surpresa enquanto acompanhava os trabalhos legislativos locais.
Natural de Serra Talhada, Duque já é cidadão honorário de São José do Belmonte, Parnamirim e Betânia. Ao receber a homenagem, ele expressou gratidão e reafirmou seu compromisso com a população de Lagoa Grande.
“Venho construindo uma relação de respeito e compromisso com o povo de Lagoa Grande. Nosso mandato tem trabalhado em pautas importantes para a região, como a da recategorização da Reserva de Vida Silvestre Tatu Bola. Essa honraria é um sinal de que nosso trabalho está sendo bem feito e reconhecido”, afirmou o deputado.
Luciano Duque está no Sertão do São Francisco desde a quarta-feira (2), acompanhando as consultas públicas promovidas pela CPRH e pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), voltadas à reserva ambiental Tatu Bola. A solenidade para a entrega oficial do título ainda será marcada.
Durante o evento, serão eleitos os membros do Diretório, Executiva estadual e Executiva dos segmentos do partido
Após o sucesso dos congressos regionais e municipais, o PSB volta a reunir a militância neste sábado (5), às 8h, no Congresso Estadual do partido, no Recife. O evento terá o objetivo de eleger os membros do Diretório, da Comissão Executiva estadual e das Comissões Executivas dos segmentos da legenda. O ato terá a presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, do prefeito do Recife e vice-presidente nacional da sigla, João Campos, e de outras lideranças.
Para o presidente do PSB de Pernambuco, deputado Sileno Guedes, que é candidato a mais um triênio à frente do partido, o Congresso Estadual vai reafirmar a força da legenda. “Por conta de algumas manobras confusas de quem hoje ocupa o poder estadual, Pernambuco está vivendo um período de instabilidade política. Enquanto isso, do lado de cá, junto com a nossa maior liderança, que é o prefeito João Campos, nossa militância fez bonito nos congressos regionais e municipais e vai novamente se reunir, agora no Congresso Estadual, para falar de futuro e de esperança para o nosso estado”, afirmou.
Durante o Congresso Estadual do PSB, além dos membros do Diretório, da Executiva e da direção dos segmentos, serão eleitos os delegados e delegadas que representarão Pernambuco no Congresso Nacional do partido, marcado para 30 e 31 de maio e 1º de junho, em Brasília. Na ocasião, o prefeito João Campos deverá ser eleito presidente nacional do PSB, posição também já ocupada por seu bisavô, o ex-governador Miguel Arraes, e por seu pai, o ex-governador Eduardo Campos.
HOMENAGEM – O Congresso Estadual do PSB será dedicado a José Patriota, falecido em setembro do ano passado. O deputado era um militante histórico do partido e se destacou na defesa do municipalismo, especialmente durante seu trabalho à frente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Patriota também foi homenageado, no último domingo (30), durante o Congresso Regional do PSB em Afogados da Ingazeira, município do qual foi prefeito por dois mandatos.
A população de São Vicente celebrou, na noite desta quinta-feira (03), a entrega de importantes melhorias realizadas pelo Governo Municipal. Foram revitalizadas a Praça da entrada de São Vicente, a Academia da Saúde e o abrigo de passageiros, além da iluminação em LED na entrada do Distrito, com início na ponte.
As ações reforçam o compromisso da gestão municipal com a valorização dos espaços públicos, promovendo mais qualidade de vida, segurança e bem-estar para a população.
A prefeita Aline Karina esteve presente ao lado do vice-prefeito Chico, do ex-prefeito Adelmo Moura, vereadores, secretários, diretores municipais e moradores do Distrito, que comemoraram com entusiasmo as conquistas entregues.
O Distrito de São Vicente está vivenciando as festividades em homenagem ao Padroeiro São Vicente Férrer. Nesta sexta-feira (04/04), tem shows em praça pública com Gamadões do Forró, Banda Feras e Gleydson Gavião, prometendo uma noite de muita música e alegria.










