Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Prefeita em exercício, Dayse Silva marca presença na largada da 27ª edição do Rally RN 1500 em Caruaru

A prefeita em exercício de Caruaru, Dayse Silva, marcou presença no evento de largada da 27ª edição do Rally RN 1500, realizado nesta segunda-feira (7), reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do turismo esportivo e o desenvolvimento econômico local. Durante a visita ao Pátio de Eventos, onde estão concentradas as equipes e competidores, Dayse destacou a importância de Caruaru sediar um dos maiores eventos de rally do país, ressaltando os benefícios que a competição traz para o comércio, a rede hoteleira e os serviços da cidade.

O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, e da Fundação de Cultura, representa uma grande vitrine para o município, que recebe visibilidade nacional com a largada do Rally RN 1500. A prefeita em exercício, juntamente com os secretários e o presidente da Empetur, ainda visitou vários pontos turísticos da cidade destacando Caruaru não apenas como capital do forró, mas como um novo polo de grandes eventos esportivos no Nordeste.

“Eu quero agradecer por vocês escolherem Caruaru, por trazer toda essa estrutura linda, gigante, para a nossa cidade, onde as pessoas que vieram com vocês também têm a oportunidade de conhecer um pouquinho da nossa cultura e do que a gente tem a oferecer. Então, Caruaru estará sempre de portas abertas para receber eventos como esse”, finalizou a prefeita em exercício.

Prefeitura de Garanhuns realiza 2ª Semana da Saúde e Nutrição

Segunda edição do evento movimentou os bairros da Cohab 1, Cohab 2 e Boa Vista

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Saúde, realizou mais uma edição da Semana da Saúde e Nutrição. Pelo segundo ano consecutivo, moradores de diferentes localidades puderam cuidar da saúde através da oferta de serviços como aulas de dança, orientação nutricional e psicológica, aferição de pressão, auriculoterapia, medição de glicemia, testes de bioimpedância e acuidade visual.

A programação foi encerrada na última sexta-feira (4), no Parque Luiz Carlos de Oliveira. Além da Boa Vista, os bairros da Cohab 1 e Cohab 2 também foram contemplados com as atividades, realizadas pela Equipe Multidisciplinar (eMulti) da Saúde, com apoio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e parcerias com as Óticas DNZ, Afya e Uninassau Garanhuns.

A Semana da Saúde e Nutrição surgiu em alusão ao Dia Mundial da Saúde e Nutrição (31 de março), ao Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e ao Dia Mundial da Atividade Física (ambos comemorados em 6 de abril). O objetivo é incentivar a população a cultivar hábitos saudáveis, além de descentralizar e apresentar os serviços que já são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde.

Serra Talhada: avenida Adriano Duque em obras

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Obras, informa que a Avenida Adriano Duque está temporariamente interditada para execução de serviços no trecho mais crítico da via: a rotatória com a Avenida Waldemar de Oliveira, já pavimentada pela gestão municipal.

De acordo com a secretária de Obras, Gabriela Pereira, esta é a primeira etapa da intervenção, que consiste na retirada do asfalto comprometido e da base, para que seja feita a recomposição completa, garantindo mais segurança e melhor mobilidade para a população.

A Secretaria de Obras também adianta que outros trechos da rodovia receberão recapeamento nos próximos dias. A Prefeitura reforça o compromisso com a melhoria da infraestrutura urbana e pede a compreensão da população durante o período de obras.

Fotos: Secom Serra Talhada

Prefeito de Paulista declara apoio a Marcelo e Gustavo Gouveia para as eleições 2026

Na manhã desta segunda-feira (7), o prefeito de Paulista, Severino Ramos, oficializou apoio a dois importantes nomes que disputarão as eleições de 2026: Marcelo Gouveia, pré-candidato a deputado federal, e Gustavo Gouveia, que buscará a reeleição como deputado estadual.

“Estamos unindo forças com quem realmente trabalha pelo povo e conhece de perto as necessidades do nosso estado. Marcelo tem mostrado preparo e compromisso, assim como Gustavo, que já vem fazendo um excelente trabalho na Assembleia Legislativa. Meu apoio é a esse time que olha para o futuro de Pernambuco”, afirmou o prefeito Severino Ramos.

Com a adesão do gestor de Paulista, Marcelo e Gustavo Gouveia ampliam ainda mais sua base de apoio, consolidando um grupo forte para o próximo pleito e fortalecendo o diálogo com diversas lideranças políticas da Região Metropolitana do Recife e do interior.

Pesquisa aponta que 79,9% dos tabirenses aprovam governo de Flávio Marques

Uma pesquisa realizada entre os dias 2 e 4 de abril de 2025 pelo Instituto XB3 Soluções revelou que a gestão do prefeito Flávio Marques em Tabira é amplamente aprovada pela população. De acordo com os resultados, 79,9% dos entrevistados expressaram satisfação com a administração municipal, enquanto 20,1% manifestaram desaprovação.

O levantamento, que ouviu 800 pessoas, aponta um cenário de forte respaldo ao governo local, refletindo uma avaliação positiva das ações e políticas implementadas pela gestão de Flávio Marques. Com um índice de confiança de 95% e margem de erro de 6%, os dados demonstram um cenário favorável para o prefeito, evidenciando sua popularidade na cidade.

A pesquisa foi conduzida em um momento importante, com a cidade se aproximando de um novo ciclo político, o que torna esses números significativos para a avaliação do desempenho do governo. Os resultados indicam que a administração de Flávio Marques tem alcançado bons índices de satisfação nas áreas mais relevantes para a população, como saúde, educação, infraestrutura, assistência social e agricultura.

Garanhuns deve sediar Congresso Estadual da Federação das Câmaras Lojistas

 
O Procurador Geral do município, Dr. Paulo Couto, recebeu nesta quarta-feira (02) diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Garanhuns e da Federação que representa todas as câmaras do estado. Luiz Carlos Andrade, presidente da CDL local e Eduardo Catão, presidente da FCDL, trataram sobre a parceria com a gestão municipal para a realização em Garanhuns do Congresso da Federação, no final do mês de agosto, evento que deve reunir centenas de empresários para discutir investimentos e desenvolvimento econômico, principalmente voltado ao segmento do comércio.

Representando o prefeito Sivaldo Albino, que se encontra em agenda fora de Garanhuns, Dr. Paulo Couto afirmou que o Congresso da Federação já conta com o apoio do prefeito, que manifestou diretamente aos dirigentes, e que a gestão de Sivaldo Albino está sempre aberta para firmar parcerias com instituições públicas e privadas que estimulem a economia municipal.

O Congresso da FCDL deve movimentar o final do mês de agosto, em um período pós-Festival de Inverno, de preparação para o Viva Jesus e Encantos do Natal, e é também um ótimo momento de apresentar o novo momento de desenvolvimento do município a um segmento que tem grande potencial de investimentos geradores de emprego e renda.

Fotos: Hilton Marques

Promovendo a inclusão: Garanhuns realiza 10ª Caminhada do Autismo

 
Com o objetivo de conscientizar a população, Garanhuns realizou a décima edição da Caminhada do Autismo. Famílias, estudantes e profissionais da Rede Municipal caminharam juntos para reforçar a importância do respeito às pessoas dentro do espectro autista. O evento é realizado em uma parceria entre a Prefeitura de Garanhuns e o grupo Autismo em Foco.

Com o tema “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, a mobilização partiu do Parque Euclides Dourado e seguiu pelas ruas centrais de Garanhuns. Mais do que uma caminhada, o evento foi um espaço para troca de experiências, escuta ativa e aprendizado sobre o autismo. O objetivo foi levar conhecimento para a população e fortalecer a luta por direitos e inclusão.

A Prefeitura de Garanhuns, por meio de suas secretarias, tem ampliado iniciativas voltadas para a inclusão, garantindo políticas públicas que respeitam as especificidades das pessoas autistas. Durante toda a semana, diversas ações foram realizadas em escolas e unidades de saúde. Rodas de conversa, palestras com especialistas e atividades lúdicas ajudaram a desmistificar o autismo e promover um olhar mais acolhedor sobre o tema.

“Nas escolas, o trabalho com o autismo inclui práticas pedagógicas inclusivas e atividades que valorizam as habilidades e potencialidades dos estudantes, garantindo um ambiente acolhedor e equitativo. O município tem investido em formação continuada de professores, Salas de AEE e em parcerias para promoção de um ambiente escolar mais inclusivo”, afirmou Arnaldo Gomes, gerente de Ensino da Secretaria de Educação.

Rede Municipal de Ensino do Recife ganha reforço com a nomeação de 547 novos profissionais

Convocação contempla professores, ADIs, AADEEs e AAEs, demonstrando o foco estratégico da gestão em fortalecer a educação da capital pernambucana

A Rede Municipal de Ensino do Recife ganhará um reforço significativo com a nomeação realizada nesta segunda-feira (7) de 547 novos profissionais para as diversas áreas da educação. Por meio da Secretaria de Educação, a iniciativa da Prefeitura do Recife – além de reafirmar o compromisso com a área – fortalece a educação municipal e reforça a capacidade de atendimento das escolas e creches da rede. A chegada destes novos profissionais, que contempla professores I e II, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEEs) e Agentes Administrativo Escolar (AAEs), demonstra o foco estratégico da gestão municipal em ofertar uma educação de qualidade à comunidade escolar.

“A gente tem muita escola sendo construída, creche ampliada, rede crescendo… Para isso, profissionais precisam ser nomeados – professores, professoras, ADIs, AADEEs e AAEs, carreiras super importantes para a nossa rede. Esses trabalhadores estão sendo nomeados numa edição extra do Diário Oficial. Parabéns e sucesso na missão tão importante e gratificante que devem cumprir”, declarou o prefeito João Campos.

O quadro de profissionais vai compreender a integração de 209 docentes, sendo 160 professores I (educação infantil e anos iniciais) e 49 professores II (anos finais), e 247 ADIs, ambos aprovados no último concurso público das respectivas categorias. A grande convocação deste primeiro semestre letivo contemplará também a chegada de novos AADEEs (72) e AAEs (19) oriundos de uma seleção simplificada. A chegada destes novos profissionais é um passo muito importante para a melhoria contínua da educação, promovendo um cenário mais inovador e inclusivo, beneficiando diretamente os mais de 105 mil estudantes da rede.

“A educação é uma das maiores prioridades do prefeito João Campos. Eu fico muito feliz em assumir a Secretaria de Educação do Recife anunciando a nomeação e convocação destes novos profissionais. Estamos celebrando este grande avanço, que tem como eixo central aprimorar o atendimento educacional das nossas escolas e creches e ofertar uma educação de qualidade para os nossos estudantes. Isso só reforça o nosso compromisso em consolidar as unidades de ensino em um ambiente mais dinâmico e inovador. Sem dúvidas, estes novos profissionais chegam para somar e fortalecer ainda mais a rede do Recife. Temos um olhar muito especial com a educação e os professores e auxiliares são personagens fundamentais nesse processo de ensino e aprendizagem”, diz Cecília Cruz, secretária de Educação do Recife.

PROFESSORES – Com a nomeação dos 209 novos professores aprovados no certame realizado em 2023 – o maior da história do Recife – a atual gestão municipal alcança a marca de mais de 1700 novos docentes convocados para atuar nas escolas e creches municipais. O concurso para professor, inclusive, teve como eixo central o reforço da rede de ensino da capital pernambucana, ampliando não apenas o quadro de profissionais, mas possibilitando que os estudantes tenham cada vez mais acesso a uma educação pública de qualidade e referência.

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Anistia: entenda o que diz o projeto que perdoa envolvidos nos atos de 8/1

Mais uma manifestação promovida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ocorreu no domingo (6) na Avenida Paulista, em São Paulo. A pauta bolsonarista se concentra em pressionar a favor do projeto de lei da anistia para os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Travado na Câmara dos Deputados desde o ano passado, o projeto que beneficia quem participou dos ataques na Praça dos Três Poderes, em Brasília, tem sido alvo de intensas investidas envolvendo a articulação de parlamentares da oposição.

Sem uma resposta definitiva do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre pautar o texto em plenário, a bancada do Partido Liberal (PL) tem ameaçado obstruir a pauta da Casa.

Hugo, porém, disse que não cederá a pressões e que discutirá o texto com os líderes partidários até o final deste mês. Hoje, a tendência é enviar o projeto a uma comissão pessoal, antes de pautá-la no plenário da Casa Legislativa.

Crônica de Ademar Rafael

TROCA INADEQUADA

Elaborando atividades recentes veio uma dúvida. “Manter a calma, sem uso de medicamentos, reduz a ansiedade?” Esta indagação – cuja resposta é sim -, busca encontrar respostas para o que é considerado o mal do século XXI: A ansiedade. Patologia que quanto não controlada em tempo hábil é transformada em um monstro capaz de destruir toda capacidade produtiva de uma pessoa, um grupo e promover prejuízos incalculáveis em uma organização empresarial ou no seio familiar.

Durante a procura surge outra pergunta. “O que nos leva a trocar um momento da calma por um momento de ansiedade?” Para este questionamento a lista de respostas é imensa e para cada uma encontramos fatores internos e externos que podem modular a intensidade do impacto em nossa vida. Especialistas no assunto estão debruçados há muito tempo sobre esse tema e uma resposta concreta ainda está longe de ser alcançada.

Quando ouvimos alguém dizer ou dizemos: “Perdi a razão na hora que perdi a calma” e buscamos entender o quanto de verdade está inserido na frase descobrimos que a Bíblia – O livro sagrado nos alerta em Eclesiastes 10:4: “Se aquele que governa ficar indignado contra você, não deixe o seu lugar, porque o ânimo sereno acalma grandes ofensas“. Entre as interpretações, disponíveis na rede mundial dos computadores, destaco: “

… a tranquilidade dissipa grandes erros; … o espírito calmo pode superar até mesmo grandes erros e erros sérios podem ser perdoados se você não perder a calma”. 

Somente com reflexões sobre o último parágrafo resolveremos o caso da troca inadequada de calma por ansiedade? Com certeza não. Precisamos praticar muitos exercícios disponíveis na literatura sobre o assunto. Para ajudar podemos recorrer ao que nos ensina 1 Coríntios 13:4 “O amor é paciente, o amor é bondoso.” Aqui não há dúvida. A paciência, por ser o contrário da ansiedade, caminha junto com a calma. A estrada da calma tem menos curvas que a estrada da ansiedade, vamos por ela transitar?