Posts published by “Handson Matheus”
Pernambuco registrou uma redução de 6,1% nos homicídios em março de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, saindo de 326 para 306 casos. Este é o 11º mês consecutivo de queda no índice. De acordo com o levantamento da Secretaria de Defesa Social (SDS), os dados reforçam a tendência de diminuição já observada nos primeiros meses do ano, que chega a 13,9% de redução no acumulado dos três primeiros meses, saindo de 989 (2024) para 852 (2025). As informações foram detalhadas nesta terça-feira (8), pela governadora Raquel Lyra durante visita aos Cursos de Formação da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), no Recife. A vice-governadora Priscila Krause também esteve presente.
“Tive a alegria de visitar o Curso de Formação de novos oficiais e praças. Serão 2,4 mil novos policiais e 300 bombeiros que irão reforçar a segurança de Pernambuco. Com isso, estamos realizando a maior nomeação da nossa história e um recorde de investimentos. A redução nas mortes violentas no mês de março reflete o trabalho que estamos fazendo para garantir a segurança e a proteção da população. Vamos seguir firmes, com foco e determinação, para alcançar novos resultados em abril”, destacou a governadora Raquel Lyra.
A Violência Contra a Mulher também apresentou indicadores positivos, com diminuição de 5,6% (5.870 em 2024 e 5.541 em 2025). Os casos de feminicídio recuaram 28,6% em março, totalizando cinco registros, frente a sete no mesmo período de 2024.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, enfatizou a importância do planejamento estratégico adotado pelas forças de segurança para alcançar esses resultados. “A redução da violência é resultado de um planejamento detalhado feito para cada área integrada de segurança. O Estado se divide em 26 áreas integradas para que tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil, cada uma com suas atribuições, realizem um bom trabalho, e os resultados vistos desde maio do ano passado são fruto disso. E assim atingimos o 11º mês de redução consecutiva de homicídios em Pernambuco”, explicou o titular da pasta.
O Governo de Pernambuco realizou concurso público para mais de 7 mil novos policiais, que deverão assumir seus postos até o próximo ano. Deste total, 2.339 alunos, sendo 2.014 homens e 325 mulheres, já iniciaram o Curso de Formação e Habilitação de Praças da PMPE, com previsão de término para julho deste ano.
“É uma ação estratégica do Governo do Estado que vem para completar o efetivo e dar um maior gás para toda a nossa tropa em busca de melhores resultados no segundo semestre, já que a previsão de término desse curso permeia entre julho e agosto”, ressaltou o comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres.
O curso de formação do Corpo de Bombeiros possui 324 alunos, sendo 34 matriculados (31 homens e 03 mulheres) no curso de oficiais e 290 no curso de praças (241 homens e 49 mulheres).
O comandante-geral do CBMPE, coronel Francisco Cantarelli, enfatizou que, com a chegada desses profissionais, a corporação ganha fôlego para prestar um melhor serviço à sociedade pernambucana. “A nossa carência primordial em termos de efetivo é nas sessões do interior. Por vezes, são cinco homens compondo guarnições de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar, além de desenvolverem a atividade de salvamento que precisamos”, detalhou o comandante.
Também estiveram presentes o secretário da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede, e o comandante do Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), coronel Linaldo Tavares.
Fotos: Miva Filho/Secom
Dr. Rafael Miranda recebeu a honraria ao lado de outras personalidades, a exemplo do Ministro Camilo Santana
A Escola Superior da Advocacia (ESA), instituição de ensino ligada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), criou uma comenda em homenagem a Dra. Maria Augusta Saraiva (1879 – 1961), primeira mulher a ingressar na Faculdade de Direito do Largo São Francisco e também a primeira advogada a atuar no Tribunal do Júri. A Medalha, entregue a cada triênio, é concedido a personalidades com reconhecidas contribuições à educação jurídica, e este ano, dentre os homenageados está o procurador do município de Garanhuns, Dr. Rafael Pontes de Miranda.
Advogado multidisciplinar, Dr. Rafael Miranda é ex-diretor de Inovação e Tecnologia na gestão 2019/2022 da ESA Nacional, MBA em Finanças e carreira como procurador municipal, sendo reconhecido por sua atuação. Para o Procurador-Geral do Município, Dr. Paulo André Couto Soares, a Comenda Dra. Maria Augusta Saraiva para Dr. Rafael faz jus à sua disciplina e atuação na educação. “Conhecemos Dr. Rafael de longo tempo, e podemos atestar sua entrega quase missionária à Escola Superior da Advocacia Nacional, da qual recebe esta medalha tão relevante. Sentimos, aqui em Garanhuns, principalmente no meio jurídico, como um reconhecimento ao trabalho executado por todos aqueles que militam, sendo poder público ou não, pois é uma comenda que enxerga os bons e grandes profissionais que temos no interior do país”.
O prefeito Sivaldo Albino também comentou a honraria concedida a Dr. Rafael Miranda. “Ficamos envaidecidos de contar em nossos quadros com um profissional que recebe uma medalha no âmbito nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, ao lado do Ministro da Educação, Camilo Santana. Mas este reconhecimento nos enche de responsabilidade em continuar com esta excelência na prestação do serviço público. Que Dr. Rafael sinta-se homenageado pelo município, e em especial todos que fazem a nossa gestão”.
O Governo Municipal de Itapetim realiza, no próximo sábado, 12 de abril, um evento especial para marcar os 100 dias da gestão da prefeita Aline Karina. A celebração acontece a partir das 19h, na Praça Poeta Rogaciano Leite, no centro da cidade.
Durante a programação, serão apresentadas as ações já realizadas, as ações em andamento e os projetos a serem executados pela gestão municipal, destacando os avanços conquistados nestes primeiros meses de muito trabalho.
Um dos momentos mais aguardados será a divulgação oficial das atrações do São Pedro 2025, consolidado como o melhor do Pajeú, que atrai público de toda a região e movimenta a economia local. Na ocasião, também será lançado o Circuito Junino 2025.
O evento contará com a presença da prefeita Aline Karina, do vice-prefeito Chico, do ex-prefeito Adelmo Moura, vereadores, além de toda equipe de governo.
Para encerrar a noite com chave de ouro, haverá show com o cantor Silvio André, animando o público com muito forró e música boa.
A população está convidada a participar desse momento de prestação de contas, celebração e compromisso com o futuro de Itapetim.
No próximo dia 12 de abril de 2025, das 8h às 12h, a Escola Municipal Laura Florêncio, localizada na Rua Presidente Artur Bernardes, s/n, bairro Salgado, Caruaru – PE, será palco da ação “Juntos pela Cidadania”. Esta iniciativa do Governo de Pernambuco é coordenada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), por meio da Secretaria Executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência (SEAPREV), a Secretaria de Defesa Social (SDS), a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), em parceria com diversas secretarias estaduais e municipais.
*A ação desta edição, acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Caruaru,* e visa promover a integração entre redes de prevenção social, garantindo o acesso a direitos e contribuindo para a redução da violência.
Durante o evento, a população terá acesso a uma variedade de serviços gratuitos, incluindo emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito; emissão de carteiras de identidade (RG); orientações jurídicas e psicossociais; atendimento do Procon-PE sobre direitos do consumidor; orientações para obtenção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência; além de palestras educativas sobre prevenção à violência e direitos humanos. Também serão oferecidas atividades de saúde, como testagens para ISTS, vacinação, atendimento médico, aferição de pressão e glicemia, e distribuição de preservativos.
O “Juntos pela Cidadania” busca aproximar os serviços públicos das comunidades, fortalecendo os laços entre o governo e a população, e promovendo a cidadania ativa. A ação é uma oportunidade para que os cidadãos de Caruaru e região tenham acesso facilitado e gratuito a serviços essenciais, reforçando o compromisso do Estado com a inclusão e o bem-estar social.
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) confirmou, nesta segunda-feira (07/04), a realização da Caravana Federativa no 8º Congresso Pernambucano de Municípios. O evento será realizado nos dias 28, 29 e 30 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco, e é promovido pela própria Amupe. Após o sucesso da edição de 2024, a iniciativa do Governo Federal retorna neste ano com o objetivo de ampliar a cooperação entre União e municípios.
A Caravana Federativa tem como missão oferecer suporte técnico aos gestores municipais, destravar projetos paralisados e fortalecer a articulação institucional com o Governo Federal. A expectativa é reunir ministros de Estado e outras autoridades federais, promovendo um ambiente propício para o diálogo e a construção de soluções conjuntas.
Para o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, a presença da Caravana representa um importante avanço para o fortalecimento do municipalismo. “A presença da Caravana Federativa no congresso reforça o compromisso com o municipalismo e com a descentralização das políticas públicas. Será uma oportunidade única para que os gestores alinhem demandas e soluções em prol dos municípios pernambucanos”, destacou.
Além da Caravana, o congresso contará com uma programação diversificada, incluindo painéis temáticos nas áreas de saúde, educação, sustentabilidade e inovação. Também haverá uma área de exposições com tecnologias voltadas à gestão pública municipal. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no site amupe.org.
Fotos: José Bonifácio Lira
Outros bilionários e empresários ricos também criticaram abertamente a agenda tarifária de Trump nos últimos dias, à medida que o medo de seus impactos econômicos toma conta dos mercados
Líderes empresariais bilionários estão se voltando contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por seu plano de impor um conjunto colossal de tarifas aos parceiros comerciais do país, à medida que as perdas se acumulam nas bolsas de valores ao redor do mundo.
O investidor bilionário Bill Ackman, que apoiou a candidatura de Trump à presidência em 2024, alertou no último domingo (6) que levar adiante as novas tarifas seria equivalente a lançar uma “guerra nuclear econômica”.
Em uma publicação na rede X, Ackman afirmou que “os investimentos empresariais vão parar, e os consumidores vão fechar as carteiras” se as novas tarifas realmente entrarem em vigor.
“Vamos prejudicar seriamente nossa reputação com o resto do mundo, e levará anos ou até décadas para recuperá-la”, acrescentou. A publicação já havia sido visualizada 10,6 milhões de vezes.
A menos que Trump mude de rumo, “estamos caminhando para um inverno nuclear econômico autoinfligido, e devemos começar a nos preparar”, alertou Ackman, CEO da Pershing Square Capital Management.
“Qual CEO e qual conselho de administração se sentiriam confortáveis em fazer compromissos econômicos grandes e de longo prazo nos EUA em meio a uma guerra econômica nuclear?”, questionou, acrescentando que “o presidente está perdendo a confiança dos líderes empresariais ao redor do mundo”.
A tarifa básica de 10% sobre todas as importações de bens para os EUA já entrou em vigor no sábado (5), e dezenas de economias se preparam para tarifas ainda mais altas a partir de quarta-feira.
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), por meio da sua Comissão de Segurança Pública e Defesa Social, realizará uma audiência pública na próxima quarta-feira (09), às 11h, a pedido do SINPOL, ADEPPE e outras entidades classistas da Polícia Civil, para debater com representantes do Governo de Pernambuco a tentativa de retirada do direito à paridade dos Policiais Civis aposentados.
A iniciativa tem o objetivo de esclarecer com a FUNAPE (Fundação de Aposentadorias e Pensões do Estado de Pernambuco), SAD e demais representantes do Governo questões relacionadas à paridade dos Policiais Civis de Pernambuco.
A audiência ocorrerá após a circulação de um documento, nas redes sociais e grupos de WhatsApp dos Policiais Civis, que indica uma possível retirada de direito, gerando grande preocupação na categoria.
Diante da gravidade, os presidentes do SINPOL-PE, Áureo Cisneiros, e da ADEPPE, Diogo Victor, se reuniram, na semana passada com o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Joel da Harpa, para articular ações imediatas.
“Essa tentativa de retirada de um direito constitucional dos Policiais Civis não será aceita. Iremos lutar nas ruas, na ALEPE, nos tribunais, onde for necessário”, afirmou Áureo Cisneiros.
Na última sexta-feira (4), o SINPOL, ADEPPE, UNEPPE, APEMEPE, APOC e SINPOCRIM se reuniram e discutiram encaminhamentos pela valorização e ações para barrar toda e qualquer forma de retirada de direitos dos policiais civis. O SINPOL propôs, além das ferramentas tradicionais do sindicalismo, a entrega do PJES e enalteceu a importância da união da categoria para evitar que o governo Raquel Lyra continue a desestruturar e desvalorizar os Policiais Civis.
A audiência pública contará com a presença de representantes da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (FUNAPE), da Secretaria de Administração (SAD), além de outros órgãos do governo estadual.
O SINPOL-PE reforça o convite à categoria para acompanhar e participar da audiência, que será um momento decisivo na defesa dos direitos dos Policiais Civis pernambucanos.
A prefeita em exercício de Caruaru, Dayse Silva, marcou presença no evento de largada da 27ª edição do Rally RN 1500, realizado nesta segunda-feira (7), reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do turismo esportivo e o desenvolvimento econômico local. Durante a visita ao Pátio de Eventos, onde estão concentradas as equipes e competidores, Dayse destacou a importância de Caruaru sediar um dos maiores eventos de rally do país, ressaltando os benefícios que a competição traz para o comércio, a rede hoteleira e os serviços da cidade.
O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, e da Fundação de Cultura, representa uma grande vitrine para o município, que recebe visibilidade nacional com a largada do Rally RN 1500. A prefeita em exercício, juntamente com os secretários e o presidente da Empetur, ainda visitou vários pontos turísticos da cidade destacando Caruaru não apenas como capital do forró, mas como um novo polo de grandes eventos esportivos no Nordeste.
“Eu quero agradecer por vocês escolherem Caruaru, por trazer toda essa estrutura linda, gigante, para a nossa cidade, onde as pessoas que vieram com vocês também têm a oportunidade de conhecer um pouquinho da nossa cultura e do que a gente tem a oferecer. Então, Caruaru estará sempre de portas abertas para receber eventos como esse”, finalizou a prefeita em exercício.











