Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Prefeitura do Recife sanciona projeto de lei para o combate à violência contra a mulher

Medidas administrativas e multas de até R$ 1 milhão visam reforçar o combate à violência doméstica na capital pernambucana

O Recife dá um passo importante no combate à violência de gênero. Nesta quarta-feira (09) o prefeito do Recife, João Campos sancionou o Projeto de Lei nº 188/23, que estabelece punições administrativas para agressores de mulheres no Recife, com o objetivo de fortalecer o combate à violência doméstica na cidade. A medida, de autoria da vereadora Liane Cirne (PT), inclui multas que podem variar de R$ 1 mil a R$ 1 milhão, dependendo da gravidade da infração, e a proibição de contratação de agressores pelo município, além de bloqueio de benefícios fiscais e de crédito.

O prefeito do Recife, João Campos destacou a importância da medida. “Isso é muito importante para impedir que a administração pública mantenha qualquer vínculo com quem pratica violência contra a mulher. O compromisso da cidade se materializa agora com uma lei específica. Parabenizo a vereadora Liana por essa iniciativa, para que, de forma conjunta entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura do Recife, possamos efetivar essa medida na nossa cidade”, afirmou.

O PL também determina que as multas aplicadas aos agressores sejam revertidas para o financiamento de políticas públicas voltadas para o atendimento e apoio às mulheres vítimas de violência. Com essa ação, o município busca não apenas punir os responsáveis, mas também garantir recursos para o fortalecimento das políticas públicas em defesa das mulheres. Além das punições financeiras, o projeto proíbe que agressores contratados pela administração municipal continuem recebendo benefícios do município, reforçando o compromisso da gestão com a proteção das mulheres buscando um ambiente seguro na cidade.

“Essa multa se soma às outras penalidades e faz com que o agressor seja corresponsável pelo financiamento das políticas públicas para as mulheres. Quando um agressor atinge uma mulher, ele atinge toda a sociedade. Com essa medida, afirmamos que não aceitaremos a impunidade e que faremos com que a violência tenha consequências reais”, destacou a vereadora Liana Cirne.

Foto: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife

Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde promove dia dedicado à saúde da mulher com realização de exame citológico

A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quarta-feira, 10 de abril, uma grande ação voltada à saúde da mulher, com foco na realização do exame citológico (preventivo) — procedimento essencial na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer do colo do útero.
O atendimento será realizado das 8h às 17h, na UBS Janaína Braz, com uma estrutura montada para acolher mulheres de todas as comunidades do município, inclusive aquelas que são atendidas por outras Unidades Básicas de Saúde. Ou seja, todas as mulheres, independentemente da UBS de referência, podem participar da ação e realizar seu exame preventivo nesta data.
Além da coleta do exame citopatológico — que contará com a atuação de quatro enfermeiras —, a programação do dia contará com uma série de serviços complementares, como:
•Aferição de pressão arterial;
•Teste de glicemia;
•Palestra sobre a importância da saúde da mulher;
•Sorteio de brindes;
•Lanche especial para as participantes.
“Com essa ação, queremos reafirmar a importância do cuidado com a saúde da mulher. Ainda temos uma baixa adesão à realização do exame citológico durante os atendimentos de rotina, e por isso decidimos ampliar o acesso através dessa ação. Vamos estender o horário de atendimento, disponibilizar mais enfermeiras e permitir que cada mulher escolha o melhor horário e a profissional com quem se sente mais à vontade. Nosso objetivo é promover um dia de acolhimento, cuidado e informação, para que a população feminina possa se beneficiar ao máximo desse serviço”, explicou Sabrina Silva, coordenadora da Atenção Básica de Santa Cruz da Baixa Verde.

Dueire e Baleia Rossi trabalham pela aprovação da PEC da Sustentabilidade Fiscal

O senador Fernando Dueire (MDB) e o deputado federal e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi , se reuniram hoje para somar forças e discutir estratégias para aprovação da PEC 66/2023, uma das principais pautas municipalistas do ano. A proposta – que nasceu no Senado Federal e tramita na Câmara dos Deputados com relatoria de Baleia Rossi -, busca estabelecer limites e novos prazos de parcelamento de débitos previdenciários que sufocam os caixas das prefeituras de todo o País. “Toda ajuda aos prefeitos hoje é mais do que necessária. Essa proposta permite que os gestores retomem o equilíbrio fiscal e mantenham a qualidade dos serviços prestados à população”, afirmou Dueire.

A PEC da Sustentabilidade Fiscal prevê o parcelamento especial das dívidas dos municípios junto ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e aos respectivos Regimes Próprios da Previdência Social (RPPS). Também sugere novo modelo de quitação de precatórios pelos municípios e a desvinculação de receitas. “Queremos dar fôlego e capacidade aos prefeitos. Isso vai possibilitar que eles possam investir em políticas públicas, ajudando na ponta quem mais precisa”, complementou Baleia Rossi.

Banco do Nordeste inaugura loja do Crediamigo em Tabira, nesta sexta

O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, participa, nesta sexta-feira, 11, às 9h, em Tabira (PE), da inauguração de uma nova unidade do programa de microcrédito urbano orientado, Crediamigo, em Pernambuco. A nova loja iráatender microempreendedores de sete municípios da região.

O evento contará com a presença do superintendente do BNB no estado, Hugo Luiz de Queiroz, e de autoridades locais.

A nova loja do Crediamigo em Tabira será a 29ª unidade inaugurada no estado desde o início do projeto de expansão da rede, em 2023. Pernambuco foi o primeiro estado a ser contemplado no plano com a abertura de loja na Feira de Caruaru. A expansãoprevê que o programa passe das iniciais 39 Unidades no estado para 88 pontos de atendimento até final de 2025.

Flávio Marques assina ordem de serviço para construção da nova sede da Secretaria de Saúde de Tabira

O Governo Municipal de Tabira, por meio das Secretarias de Saúde e de Obras e Infraestrutura, anunciou uma nova conquista para a população local. Na manhã desta quarta-feira (9), o prefeito Flávio Marques assinou a ordem de serviço para o início da reforma e ampliação da sede da Secretaria Municipal de Saúde. A nova sede será instalada no prédio onde funcionava a Estação Cidadania e, anteriormente, o antigo Fórum do município.

A obra será inteiramente custeada com recursos próprios da prefeitura e visa melhorar a infraestrutura da área de saúde no município. O anúncio da assinatura da ordem de serviço ocorreu em frente ao local, na Avenida Coronel Zuza Barros, e contou com a presença do prefeito Flávio Marques, do secretário de Saúde, Gildázio Moura, vereadores, secretários municipais, servidores públicos e membros da sociedade civil.

Durante o evento, Flávio destacou a importância da nova sede para a melhoria do atendimento à população. A reforma e readequação do espaço permitirão que todas as coordenações da saúde do município sejam concentradas em um único local, de forma mais organizada e acessível. “A nova sede contará com estruturas adequadas para abrigar a Vigilância Sanitária, a Atenção Básica, a Central de Marcações, o TFD (Tratamento Fora de Domicílio) e outros serviços essenciais, ajudando a reduzir a demanda no Hospital Dr. Luiz da Silva Neto, que atualmente concentra diversas funções e gera um grande fluxo de pessoas”, explicou.

A assinatura da ordem de serviço faz parte do plano de 100 dias de governo do prefeito Flávio Marques. Na quinta-feira (10), o gestor entregará o primeiro Restaurante Popular do município, localizado no Bairro Vitorino Gomes. A iniciativa visa oferecer refeições diárias, de segunda a sexta-feira, para a população em situação de vulnerabilidade social.

Grupos prioritários já podem receber vacina contra gripe em Garanhuns

Crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes e pessoas com doenças crônicas estão entre os grupos a serem vacinados

A vacinação contra a influenza já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Garanhuns, informa a Secretaria Municipal de Saúde. A estratégia de vacinação visa alcançar, inicialmente, os grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde. São eles:
* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
* Gestantes
* Idosos a partir de 60 anos
* Trabalhadores da saúde
* Puérperas (que não foram vacinadas durante a gestação)
* Professores do ensino básico e superior
* Povos indígenas e quilombolas
* Pessoas em situação de rua
* Trabalhadores dos Correios
* Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo
* Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas
* Pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais
* Pessoas com deficiência permanente
* População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
* Jovens sob medidas socioeducativas

Para se vacinar, basta se dirigir à UBS mais próxima portando documento de identificação, Cartão Nacional de Saúde e, se possível, carteira de vacinação. A vacina protege contra até 70% dos casos graves e óbitos provocados pela doença.

Garanhuns recebeu 13 mil doses da vacina contra a influenza. A meta é imunizar 90% da população prioritária. O imunizante protege contra três vírus diferentes, H1N1, H3N2 e B, além de poder ser administrado junto com outras vacinas.

Governo de Pernambuco lança licitação para requalificação do Museu de Arte Contemporânea

Projeto de reforma do museu foi elaborado pela Fundarpe, com obras contemplando as áreas internas e externas do equipamento histórico

O Governo do Estado anunciou mais uma requalificação de seus patrimônios culturais. Desta vez, o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE), no Sítio Histórico de Olinda, entrará em uma nova fase de suas obras. Através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o governo lançou, nesta quarta-feira (9), o edital de licitação para contratação de empresa de engenharia para a conservação e restauro do museu. As companhias que desejarem concorrer têm até as 10h de 23 de maio para entregarem suas propostas. O edital está disponível no site do PE Integrado (www.peintegrado.pe.gov.br).

“A requalificação do Museu de Arte Contemporânea garante a permanência e a conservação da história, da arte, da cultura em Pernambuco. Estamos trabalhando fortemente na valorização dos nossos equipamentos culturais, e não poderia ser diferente com o MAC. As intervenções vão possibilitar um espaço mais seguro, acessível e bonito para que a população possa desfrutar das obras de grandes nomes das artes plásticas”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Elaborado por equipes técnicas da Fundarpe, o projeto do MAC-PE tem como foco a recuperação geral do equipamento cultural, nas áreas interna e externa. As intervenções vão englobar a implantação do sistema de acessibilidade (banheiros, elevador e rampas), restauração de cantarias, assoalho, renovação das instalações elétricas, prevenção de combate a incêndio, instalação do sistema de ar-condicionado, paisagismo na área externa, reforço estrutural do mezanino e recuperação de cobertura da sala de exposição temporária.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, ressaltou a prioridade da atual gestão estadual em ações de salvaguarda do patrimônio histórico do Estado. “Mais uma obra que reafirma o compromisso do Governo do Estado com a preservação do patrimônio cultural pernambucano. A restauração e requalificação do edifício do antigo Aljube, que hoje abriga o MAC, permitirá a reabertura desse importante equipamento, com seu precioso acervo de obras modernas e contemporâneas, que contribuirá para a dinamização do Sítio Histórico de Olinda, nossa cidade Patrimônio Mundial”, afirmou a gestora.

Para a secretária de Cultura, Cacau de Paula, a recuperação do MAC é um importante movimento para as artes plásticas de Pernambuco. “Monumento histórico de Olinda, o espaço tem um dos acervos mais importantes da arte contemporânea brasileira. É um orgulho para nós, pernambucanos, zelar por estas obras e em muito breve devolvê-las à população. A reabertura próxima do MAC irá também fortalecer o turismo no nosso Estado, movimentando ainda mais o setor artístico”, frisou a secretária.

PRIMEIRA ETAPA – Em 2023, ao assumir o Governo de Pernambuco, a atual gestão, por meio da Fundarpe, recebeu o MAC-PE fechado, com problemas estruturais e de segurança patrimonial. No primeiro momento, foi dada continuidade à obra já em andamento de consolidação com reforço nas fundações e revisão das cobertas, concluída em outubro de 2024. Em paralelo às obras, a Diretoria de Obras e Projetos Especiais da Fundarpe realizou o projeto completo de requalificação, que está agora em fase licitatória.

SOBRE O MAC-PE – Localizado no Sítio Histórico de Olinda, o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE) foi inaugurado no dia 23 de dezembro de 1966, com a doação de parte da Coleção do Embaixador Assis Chateaubriand ao Estado. Hoje, o museu conta com um acervo de mais de 4 mil obras das mais variadas técnicas, épocas e estilos, indo desde o academicismo francês até a contemporaneidade.

Além de seu rico e único acervo — que é um dos principais de arte moderna da América Latina —, o MAC-PE está instalado em um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Fotos: Acervo/Secult-PE/Fundarpe

Profissionais da Secretaria de Educação de Garanhuns participam de formação em São Paulo

 
A equipe da Secretaria de Educação de Garanhuns participou na última semana de um encontro formativo no Instituto Qualidade no Ensino (IQE), em São Paulo. O momento teve o objetivo de discutir a trajetória que o município vem percorrendo na educação. Durante três dias os profissionais analisaram os avanços que vêm sendo registrados na Rede Municipal de Ensino, buscando estratégias para resultados cada vez melhores.

Um dos destaques foi para a Educação Infantil, por meio do Ciclo Alfa, que é um programa que atua desde a pré-escola até o segundo ano do Ensino Fundamental, fortalecendo a aprendizagem e o processo de alfabetização das crianças. “Trabalhamos os resultados do percurso realizado com a educação infantil para entendermos com que perfil essas crianças estão chegando ao Ensino Fundamental. Conseguimos avançar em todas as questões, investindo na merenda escolar, infraestrutura e no ensino, até chegarmos ao patamar de hoje”, afirmou Wilza Vitorino, secretária de Educação de Garanhuns.

Durante a formação, foram analisados os dados das avaliações diagnósticas realizadas no município e quais estratégias podem ser utilizadas para trazer ainda mais avanços. O conselheiro do IQE, Marcos Magalhães, enalteceu o desempenho que Garanhuns teve nos últimos anos. “O trabalho que está sendo feito pela Rede Municipal é estruturante. É um legado que o governo municipal está deixando, que é extremamente relevante”, disse.

Também fez parte da programação uma visita técnica ao Colégio Sidarta, para conhecer a proposta educacional e os espaços pedagógicos. O Colégio é um espaço que oferece uma educação baseada em princípios: valoriza a aprendizagem por meio da experiência, visa o respeito à diversidade e estimula o trabalho social como forma de exercício da cidadania.

“Foi uma experiência inspiradora. Pudemos perceber aqui muito do que é feito na Rede municipal na primeira infância de Garanhuns. Essa unidade de ensino percebe a criança como protagonista do processo de aprendizagem e desenvolvimento. Assim, pudemos ver que estamos no caminho certo, garantindo os direitos das nossas crianças”, disse Adriana Cordeiro, diretora de Ensino de Garanhuns.

Economia não será mais “fator determinante” de eleição, diz Haddad

Na avaliação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a atual conjuntura mundial indica que “a economia não vai ser mais o fator determinante” nas eleições.

“Estamos em uma situação crítica. A economia não vai ser mais o fator determinante de um resultado eleitoral”, disse Haddad em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, publicada na noite de terça-feira (8).

A declaração foi dada em resposta a uma pergunta sobre a queda de popularidade do governo Lula, apesar de o Brasil ter registrado crescimento econômico em 2024.

Haddad afirmou que o mundo hoje vive uma ascensão da extrema-direita, e citou como exemplo os resultados das eleições na França e dos Estados Unidos.

“Os governos do [presidente da França, Emmanuel] Macron e do [ex-presidente e candidato derrotado por Trump nos EUA, Joe] Biden apresentavam bons indicadores econômicos, e não foram bem nas urnas”, afirmou.

Para o ministro, a baixa popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT),  “não é uma questão crônica”.

“A queda não é crônica. É recente. Eu penso que o solavanco que ocorreu com o dólar em dezembro, nos debates com o mercado financeiro, causou uma certa apreensão”.

Em dezembro do ano passado, a moeda americana fechou o ano em R$ 6,18, apresentando uma alta de 27,36% ao longo de 2024, maior oscilação desde 2020.