Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Fins de Semana no São Luiz recebe Adélia Prado, primeira mulher negra a dirigir um longa no Brasil

Cinema também dá sequência ao Abril Indígena, com a exibição de filmes que exploram as vivências e questões dos povos originários com Martírio de Vincent Carelli

Dando sequência ao Abril Indígena, com a exibição de filmes que exploram as vivências e questões dos povos originários. Os fins de semana do São Luiz estão especiais com filmes que abordam a temática através de produções realizadas por cineastas indígenas ou em colaboração com eles, assim como por meio de obras dirigidas por não-indígenas que abordam eventos significativos para o debate estético e político.

“Martírio” de Vincent Carelli marca o retorno ao princípio da grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá através de filmagens do nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, Carelli busca as origens deste genocídio, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.

Vincent Carelli é um antropólogo, indigenista e documentarista franco-brasileiro, fundador do projeto Vídeo nas Aldeias (1987), que forma cineastas indígenas. Filho de pai brasileiro e mãe francesa, se mudou para São Paulo aos 5 anos e estudou Ciências Sociais na USP. Desde 1973, trabalha com projetos de apoio a grupos indígenas no Brasil, tendo sido indigenista da FUNAI e jornalista. Fundou o Centro de Trabalho Indigenista (CTI) em 1979 e foi diretor do Programa de Índio da TV Universidade

Além disso, essa semana também haverá um momento histórico com uma sessão de “Amor Maldito”, em homenagem a Adélia Sampaio, primeira mulher negra a dirigir um longa distribuído comercialmente no Brasil. Se atualmente não há equidade racial e de gênero nas produções cinematográficas e audiovisuais brasileiras, em 1984, quando Amor Maldito foi feito, essa realidade era ainda mais difícil.

“Esse fim de semana no São Luiz está muito especial por conta de diversos encontros. Eu acho que o primeiro é um momento histórico de exibição de “Amor Maldito” com a presença de Adélia Sampaio na sala, uma realizadora fundamental do cinema brasileiro que colocou na tela um debate sobre as questões de sexualidade, identidade, gênero e raça há 40 anos atrás”, disse o programador do Cinema São Luiz, Pedro Severien.

Sem recursos ou financiamentos, a diretora finalizou a obra inteiramente de modo cooperativo. O filme assim se tornou um marco político que ecoa até hoje por sua inventividade formal e enfrentamento de temas políticos relacionados à sexualidade, gênero e raça.

“Logo após essa sessão, nós vamos ter uma sessão de Martírio, um dos filmes mais contundentes e mais importantes do cinema brasileiro contemporâneo na abordagem da relação dos povos indígenas com o território. A forma como os Guarani Kaiowá defendem o território demonstra, através da busca histórica que o filme faz, a necessidade de valorização, proteção e transformação da sociedade brasileira com a ação dos povos indígenas”, completou Severien.

Confira a programação do Cinema São Luiz deste fim de semana:

Ingressos: R$ 5 (meia para todos)

Sábado (12/04/25)

15h Amor Maldito (Classificação indicativa: 16 anos)

Adélia Sampaio, 1984, RJ, 80’

Sinopse: Baseado numa história real, o filme mostra a relação amorosa entre a executiva Fernanda (Monique Lafond) e a ex-miss Sueli (Wilma Dias). Reprimida pela sua  família evangélica e conservadora, Sueli comete suicídio. Fernanda é acusada de responsável pela morte da companheira e julgada por um tribunal preconceituoso.

 

17h Martírio

Vincent Carelli, 2017, SP, 161’

Sinopse: O retorno ao princípio da grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá através das filmagens de Vincent Carelli, que registrou o nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, Carelli busca as origens deste genocídio, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.

Domingo (13/04/25)

11h Cinema para a Criança (Classificação Livre) Gratuita

Ciranda Feiticeira

Lula Gonzaga, 2023, PE, 8’

Direção:  Lula Gonzaga e Tiago Delácio

Sinopse: Janaina compartilha com sua mãe o ritual da pesca na Ilha de Itamaracá. Elas enfrentam a dor e a beleza dos ciclos da vida com sonho, poesia e música.

Fazenda Rosa

Chico Beloto, 2017, PE, 9’

Sinopse: Erasto Vasconcelos, poeta da percepção da vida, faz eco da “pernambucaneidade” do que nos rodeia.

Meu nome é Maalum

Luísa Copetti, 2021, RJ, 8’

Sinopse: Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Logo que sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e pelas práticas de uma sociedade racista. Assim que chega na escola, todos riem dela. Maalum não entende o porquê e, com ajuda da sua família, vai descobrir o significado do seu nome e transformar a tristeza em orgulho por sua ancestralidade.

A menina e o pote

Valentina Homem e Tati Bond, 2024, 12’

Sinopse: Em um mundo distópico, uma menina quebra o seu pote, objeto que guarda um segredo em seu interior.  A quebra do pote abre portais para universos paralelos e a menina adentra um tempo de transformação em que a criação de um novo mundo é finalmente possível.

15h Martírio (Classificação 14 anos) Meia para Todos

17h Amor Maldito (Classificação 16 anos) Gratuita

Teatro Arraial Ariano Suassuna: inscrição para edital de ocupação de pautas inicia na próxima segunda-feira (14)

Convocatória vai contemplar oito espetáculos nas linguagens de Dança, Teatro Adulto, Circo/Teatro Infantil, e as inscrições iniciam no dia 6 de junho, exclusivamente no Mapa Cultural de Pernambuco

Recife, 10 de abril de 2025 – A partir desta segunda-feira (14), às 9h, serão abertas as  inscrições da 17ª edição do edital de ocupação de pautas do  Teatro Arraial Ariano Suassuna, equipamento gerido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultural de Pernambuco – Secult-PE e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe.

As submissões ao “Temporada de Espetáculos” são feitas, exclusivamente, na plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br), até às 16h59 de 6 de junho, e o resultado final dos habilitados será divulgado no dia 9 de julho.

A convocatória, que este ano chega à 17ª edição, contemplará oito projetos, sendo seis propostas de espetáculos éditos, individuais ou coletivos, nas categorias de teatro adulto, circo/infantil e dança, com premiação de R$ 10.000,00 (dez mil reais); e duas propostas de espetáculos inéditos, individuais ou coletivos de teatro adulto e circo e/ou infantil, que serão remuneradas com R$ 8.000,00 (oito mil reais). Nesta edição, o prêmio total é de R$ 76.000,00 (setenta e seis mil reais).

Para a presidente da Fundarpe, Renata Borba, “os editais de ocupação de pautas são importantes ferramentas de incentivo à circulação da produção cultural de Pernambuco. O Teatro Arraial Ariano Suassuna é um espaço de memória das artes cênicas do Estado, que através do edital convida a classe artística para a construção de uma programação de forma coletiva, junto à nossa Superintendência de Equipamentos Culturais.”

“Estamos muito felizes com mais uma edição do nosso edital de Ocupação de Pautas. Como sempre, a cada ano, buscamos melhorias e atualizações para nossos artistas e produtores. Esse ano, além dos espetáculos não inéditos, vamos contemplar também espetáculos inéditos, dando a oportunidade das produções estrearem seus projetos dentro das nossas temporadas”, destaca a gestora do Teatro Arraial Ariano Suassuna, Ana Cláudia Wanguestel. Segundo ela,  outra boa notícia são os novos valores da premiação e um novo calendário que permitirá a ocupação do teatro por 06 meses ininterruptos, iniciando em julho até meados de dezembro.

Todos os espetáculos selecionados terão apresentações gratuitas no Teatro Arraial Ariano Suassuna, entre os dias 19 de julho e 14 de dezembro de 2025, sempre nas quintas, sextas-feiras, sábados e domingos, conforme o cronograma previsto no edital. As inscrições devem ser realizadas através do Mapa Cultural de Pernambuco (https://www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/2627/#info).

Mais acesso à cultura: Estudantes da Rede Municipal de Garanhuns recebem o projeto FazArt

 
A cultura e a arte estão cada vez mais presentes na vida dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns. Desde 2023, o projeto FazArt tem transformado a rotina escolar com as linguagens de dança, música, teatro, artes visuais e audiovisual. Em 2025, a iniciativa da Secretaria de Educação de Garanhuns chega a mais de 35 escolas, ampliando ainda mais o alcance e o impacto dessa ação.

Com uma proposta voltada à arte-educação, o FazArt promove o desenvolvimento humano por meio da ludicidade, da troca de experiências e do incentivo à criatividade. As atividades são conduzidas por educadores especializados, que utilizam diferentes linguagens artísticas para estimular a expressão, o pensamento crítico e a construção de identidade dos estudantes.

Diversos artifícios são utilizados nas aulas, como explica o arte-educador Geibson Nanes: “Também trabalhamos jogos com as crianças com o objetivo de desenvolver a imaginação, nessa perspectiva de ajudar esses alunos a se comunicarem melhor e se organizar como grupo”. As escolas que não estão contempladas com as formações continuadas estão recebendo as oficinas “Tecendo arte na Educação”, que são apresentadas em forma de uma aula. O espaço é aberto para descobertas das habilidades e integração com a comunidade onde se encontram.

As oficinas contribuem para inserção social e levam para o estudante da escola pública a oportunidade do acesso à cultura, no viés de uma construção da cidadania mais justa e igualitária. “Essa atividade desperta além da criatividade artística dos alunos, o lado crítico e a imaginação e a construção de identidade”, afirmou o instrutor de artes visuais, Geneilson Maraba.

De acordo com o coordenador do FazArt, Josimar Araújo, o projeto está abrindo portas para crianças e jovens. “Tem sido transformador na vida do estudante da rede pública porque ele tem acesso ao bem cultural facilitado, que por muitas vezes estava fora do alcance deles. Eles conhecem os mestres da cultura popular de nossa região e do Brasil inteiro, enriquecendo o repertório deles”, disse.

Ao final do ano será realizado um Festival de Arte, em que os estudantes expõem os frutos das linguagens trabalhadas nas escolas.

Foto: Jorsuey Correia

Policiais Civis lotam ALEPE em audiência pública histórica sobre a Paridade e Integralidade da Categoria

Com o auditório Senador Sérgio Guerra completamente lotado, Policiais Civis de Pernambuco participaram, nesta quarta-feira (9), de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) que entrou para a história da categoria. A mobilização teve início com uma passeata simbólica que saiu da Chefia da Polícia Civil e seguiu até o Legislativo estadual, culminando em uma audiência que discutiu a tentativa do Governo do Estado de retirar o direito à paridade dos Policiais Civis.

A audiência pública, promovida pela Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da ALEPE, foi marcada por discursos firmes e pela união da categoria.

Na audiência foi  anunciado um Projeto de Emenda Constitucional estadual (PEC) de autoria do SINPOL e formalizada pelo Deputado Estadual Joel da Harpa,  presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social  para garantir a paridade e integralidade de todos os Policiais Civis de Pernambuco.

“A aprovação dessa PEC representará uma valorização da Instituição Polícia Civil. É uma forma de fazer justiça com quem dedicou sua vida para  proteger a sociedade. É o mínimo de reconhecimento que se espera de um Estado que tanto exige dos seus servidores da segurança pública”, afirmou o presidente do SINPOL-PE, Áureo Cisneiros.

Durante sua fala, Áureo destacou o cenário de desvalorização vivido pela categoria: “Não temos estrutura para trabalhar. Há alguns dias denunciamos uma delegacia com teto prestes a desabar. Continuamos sem efetivo, sem direito a hora extra e recebendo um dos piores salários do país. O governo explora os policiais com um PJES que paga R$ 16 por hora. Isso é desumano.”

A fala do Presidente do SINPOL-PE arrancou aplausos da plateia ao destacar que “o Policial Civil não deixa de ser Policial quando termina seu expediente. Mesmo aposentado, ele permanece ameaçado. Por isso, garantir a paridade não é favor, é dever do Estado.”

A proposta de emenda constitucional foi assinada por mais de 20 parlamentares em menos de 24 horas, superando com folga o mínimo necessário de 17 assinaturas. O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Joel da Harpa, formalizou a apresentação da PEC e reforçou o compromisso com a causa dos Policiais Civis.

Ao final da audiência, os policiais realizaram uma assembleia extraordinária e, por unanimidade, aprovaram a suspensão das Operações de Repressão Qualificada a partir do dia 22 de abril de 2025, como forma de protesto e pressão por mais avanços para a categoria.

Com a PEC tramitando na ALEPE e o movimento fortalecido, o SINPOL-PE seguirá mobilizado, vigilante e atuante para garantir que os direitos conquistados sejam respeitados.

Prefeitura do Recife avança no processo de armamento gradual da Guarda Municipal

Reunião com a Polícia Federal iniciou o trâmite oficial para futura autorização do porte
A Prefeitura do Recife deu, nesta quarta-feira (9), o primeiro passo formal para a implantação do armamento gradual da Guarda Municipal. Em reunião com o superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Antônio de Pádua, o prefeito João Campos protocolou o pedido de cooperação técnica necessário para iniciar o processo de autorização do porte de arma de fogo para os agentes.
O compromisso com a segurança da população e com o fortalecimento da Guarda Municipal foi firmado ainda em 2024 e está sendo colocado em prática com responsabilidade e planejamento. “Demos o primeiro passo formal para o armamento gradual da Guarda Municipal do Recife. Este será um processo sério, com etapas bem definidas, e que prioriza a segurança dos recifenses e o treinamento rigoroso dos guardas municipais”, destacou o prefeito João Campos.
O processo de armamento será conduzido de forma gradual e responsável, cumprindo todas as exigências legais. Estão previstas, entre outras etapas: criação da Corregedoria e da Ouvidoria próprias da Guarda Municipal; avaliação psicológica obrigatórias para os agentes selecionados; treinamento técnico especializado para manuseio de armas; uso obrigatório de câmeras corporais (bodycams) para garantir transparência e segurança durante as ações.
Além disso, com a nova estrutura, a Guarda Municipal do Recife passará a ter novas atribuições, como o patrulhamento preventivo de bairros, ampliando sua presença nos territórios e fortalecendo a atuação conjunta com outras forças de segurança pública.
“Segurança pública se constrói com responsabilidade, estrutura, formação e presença. Esse é mais um passo importante para que o Recife tenha uma Guarda Municipal moderna, equipada e em condições de proteger a população com ainda mais eficiência”, completou o prefeito.
Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Itapetim recebe coordenadora estadual da Secretaria da Mulher e reforça compromisso com os direitos das mulheres

Itapetim recebeu a coordenadora estadual da Secretaria da Mulher, Rose, e sua equipe, em uma visita cheia de significado e compromisso com a causa feminina. Ela visitou a sede da Secretaria da Mulher do município e conheceu de perto o trabalho que vem sendo desenvolvido em defesa dos direitos das mulheres.

Rose elogiou a criação da Secretaria pelo Governo Municipal, destacando o cuidado da gestão com as mulheres itapetinenses.

A programação contou ainda com uma panfletagem na Escola Municipal Antônio Piancó Sobrinho, com o tema “Tem que respeitar!”, ao lado da equipe da Secretaria — secretária, advogada, psicóloga e educadora social — promovendo um momento de diálogo e conscientização com os estudantes.

A prefeita Aline Karina acompanhou a visita, junto com a secretária da Mulher, Edilene Machado, e demais secretárias e diretoras municipais, reforçando que, em Itapetim, o trabalho em prol dos direitos e melhorias para as mulheres é feito com união e seriedade!

Itapetim segue avançando com respeito, acolhimento e políticas públicas que fazem a diferença na vida de cada mulher do nosso município.

Prefeitura do Recife nomeia mais 780 profissionais para a rede municipal de Saúde

Enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, ACSs e ASACEs, entre outras formações tomam posse para auxiliar na saúde do município.

O prefeito João Campos anunciou, nesta quinta-feira (10), a nomeação de 780 aprovados em concurso público para a rede municipal de Saúde do Recife. As unidades do SUS na capital pernambucana estão ganhando mais enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de saúde ambiental e combate a endemias (ASACEs), entre outras formações, possibilitando a implantação de dois novos Centros TEA/NDI e de um Centros de Convivência em Saúde Mental; a continuidade da expansão da Atenção Básica e do programa Consultório na Rua, além do reforço nas escalas dos serviços de média e alta complexidade.

“Chegamos agora a mais de 4 mil nomeações na saúde, já que estou assinando neste momento a nomeação de 780 novos profissionais da saúde para a nossa rede. Com isso, garantimos a expansão dos serviços, por exemplo, os centros TEA que serão inaugurados, serviços de conveniência, de saúde mental e a expansão do consultório de rua, que é algo muito importante, o fortalecimento de toda a nossa rede. São mais de 100 médicos, 100 enfermeiros, 230 técnicos de enfermagem que somam à nossa rede municipal de saúde. Então, parabéns, contem comigo e vamos trabalhar para o povo do Recife”, afirmou o prefeito João Campos.

A lista completa de nomeações 107 médicos (diversas especialidades); 106 enfermeiros e 232 técnicos de Enfermagem; 89 agentes comunitários de saúde (ACSs) e 12 agentes de saúde ambiental e endemias (Asaces); 37 cirurgiões dentistas e 31 auxiliares em Saúde Bucal; 35 psicólogos (sendo 10 de 30 horas); 26 assistentes sociais; 15 sanitaristas; 14 terapeutas ocupacionais; 13 farmacêuticos; 10 fonoaudiólogos; 9 fisioterapeutas; 12 técnicos de laboratório;  6 analistas clínicos; 6 nutricionistas; 4 técnicos em Radiologia, 4 terapeutas; 4 profissionais de Educação Física; 3 agentes redutores de danos; 2 biomédicos; 2 técnicos em imobilização ortopédica e 1 médico veterinário.

“Esse incremento representa um ganho enorme para o SUS no Recife, porque possibilita a ampliação de programas e projetos inovadores que já estão transformando a vida de milhares de pessoas com necessidade de assistência integral e acolhimento em saúde mental, reabilitação motora e intelectual, pessoas em situação de rua e com cobertura das equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, além da substituição de vacâncias tanto na Atenção Básica, quanto nas policlínicas, maternidades e serviços de pronto atendimento”, diz a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. Essas nomeações representam um impacto mensal de mais de R$ 2 milhões no orçamento do município. “Este reforço trará benefícios de imediato, a médio e longo prazo. Inauguraremos, ainda este ano, mais dois Centro TEA/NDI, na Policlínica Albert Sabin e no bairro da Imbiribeira (Comunidade do Bem), e implantaremos mais duas equipes do Consultório na Rua, além de reforçar, logo após as convocações, as nossas unidades de pronto atendimento, a exemplo das maternidades e policlínicas”, ressalta a secretária.

Desde 2021, já são 4.298 profissionais nomeados para a saúde do Recife. Esses 780 futuros servidores públicos são do concurso de 2019, que está em vigor e ainda tem banco, e o certame aberto em 2024. A publicação desses atos saiu na edição do Diário Oficial do Município desta quinta-feira (10).

Foto: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife

Bolsonaro e Hugo Motta se encontram em Brasília para discutir anistia

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), esteve reunido, na tarde desta quarta-feira (9), com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para debater sobre o projeto de lei que dá anistia aos presos pelos atos criminosos ocorridos no dia 8 de janeiro.

A reunião entre os dois ocorreu em Brasília e foi confirmada pela assessoria de Motta. O encontro serviu como uma tentativa do ex-presidente de sensibilizar Hugo a pautar o projeto, caso o Partido Liberal consiga as 257 assinaturas para levar o texto da anistia diretamente para o plenário da Casa. Segundo o PL, o projeto já tem o apoio de 246 deputados.

De acordo com auxiliares de ambos, o presidente da Câmara ainda não está convencido a pautar o projeto no plenário e teria sinalizado ao ex-presidente a possibilidade de levar a discussão para uma comissão especial.

Além disso, Hugo Motta tem sugerido discutir o texto com outros Poderes. Segundo relatos, ele teria pontuado a necessidade de conversar com o Senado e com o Executivo.

Aliados afirmam que o presidente da Câmara busca uma costura sobre o tema, incluindo o Supremo Tribunal Federal (STF), para chegar a um texto que possa avançar, inclusive, com apoio do governo na Casa.

Antes da reunião, na terça-feira (8), a CNN antecipou que o encontro entre os dois ocorreria. Bolsonaro já havia telefonado para Motta a fim de entender, segundo aliados, o que estaria travando o andamento da proposta na Câmara.

Durante uma entrevista a um podcast, na noite de terça, o ex-presidente falou sobre o encontro e se mostrou confiante em levar o projeto da anistia para o plenário.

“Desde a campanha [para a presidência da Câmara], ele [Hugo] fala: ‘A maioria dos líderes querendo priorizar uma pauta, nós vamos atender à maioria’. Ele não participa da votação, tanto é que o voto foi pela abstenção. Não precisa lembrá-lo disso aí, ele sabe bem o que está acontecendo. Se a gente conseguir assinatura, ele vai botar em votação, tenho certeza disso”, disse Bolsonaro.

Com articulação de Duque, obra da adutora de Varzinha avança e entra em fase de licitação

O deputado estadual Luciano Duque participou, hoje (9), de uma reunião com o secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco, Almir Cirilo, para tratar do Sistema de Abastecimento que vai atender o distrito de Varzinha, em Serra Talhada. A obra, que representa um investimento de R$ 19,7 milhões, também vai beneficiar diretamente as comunidades de São José, Barreiros e Roças Velhas, levando dignidade e segurança hídrica para centenas de famílias da zona rural do município.

Durante o encontro, foi informado que o edital de licitação da obra deve ser publicado já na próxima semana. A previsão é de que a adutora fique pronta em até um ano. O sistema será alimentado por um poço com capacidade de vazão de 86 mil litros de água, o que vai garantir o abastecimento regular da população local.

“Essa é uma luta antiga do povo de Varzinha e das comunidades vizinhas. Nós assumimos esse compromisso e estamos cobrando, articulando e acompanhando de perto para que a obra saia do papel e transforme a vida das pessoas. Água é dignidade, é qualidade de vida”, destacou Luciano Duque.