Posts published by “Handson Matheus”
Proposta também prevê ações de promoção da saúde mental para cuidadores; texto vai ao Senado
A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria um programa de saúde mental voltado à população idosa. O texto será enviado ao Senado.
De autoria do deputado André Janones (Avante-MG), o Projeto de Lei 127/24 foi aprovado nesta quarta-feira (9) com redação elaborada pelo relator, deputado Eriberto Medeiros (PSB-PE).
O texto do relator altera o Estatuto da Pessoa Idosa e atribui ao Sistema Único de Saúde (SUS) a implantação do programa, com prioridade para ações que beneficiem a população idosa em situação de vulnerabilidade.
As ações de promoção da saúde mental serão estendidas aos cuidadores, com a realização de campanhas de conscientização e capacitação para profissionais de saúde, profissionais de assistência social e familiares. A intenção é aprimorar o acolhimento e o cuidado de pessoas idosas com transtornos mentais.
Um relatório anual sobre as atividades do programa deverá ser elaborado por todas as esferas de governo (municipal, estadual e federal), com divulgação ampla, observando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Durante o debate em Plenário, o relator da proposta, deputado Eriberto Medeiros, lembrou que os idosos sofrem muitas vezes de isolamento e depressão. “O programa vai dar atenção às pessoas de baixa renda que precisam do apoio do governo para ter melhor qualidade de vida”, disse.
O total de idosos no Brasil chega a 33 milhões de pessoas, cerca de 15% da população, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Os valores e princípios do ex-governador Jarbas Vasconcelos cativaram o Recife, Pernambuco e o País. Jarbas é um símbolo das corajosas lutas democráticas, e também de um gestor que, com a ajuda de uma equipe valorosa e dedicada, recuperou através de políticas públicas inovadoras a alta estima de seu povo.
Tive a honra de servir ao seu governo por uma escolha sua, pessoal, em uma ampla área ligada aos serviços públicos e de infraestrutura econômica e social. Ao concluir seus dois mandatos como governador de Pernambuco me fez mais um honroso convite, dessa feita para fazer parte de sua assessoria técnica no Senado Federal.
Em 2018, em sua última disputa de um mandato popular, me surpreendeu com uma nova distinção, ocupar a sua suplência. Eleito senador, depois de quatro anos entendeu que seria a hora de se aposentar e, portanto assumi a continuidade de seu mandato, que busco honrar com empenho.
Nesse período, o MDB, partido do qual Jarbas foi um dos fundadores, em Pernambuco perdeu força política e teve desbotadas suas bandeiras. Envelhecido e cartorialmente engessado, hoje suplica por uma renovação. Ninguém mais preparado e com legitimidade indiscutível do que seu herdeiro político, o deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho. Ele sim é o depositário fiel desse patrimônio. Jarbas Filho faz um mandato exemplar e guarda o caráter e a conduta irretocável de seu pai.
Portanto, é com entusiasmo que incentivo o seu legítimo herdeiro, o deputado Jarbas Filho, a disputar a presidência do MDB de Pernambuco. Que ele, ao lado de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e novas lideranças forjadas no partido possam recuperar a chama de uma luta cívica e corajosa pelo nosso povo. Este é um momento de desprendimento e largueza dos que há mais de 10 anos lá estão, para que novos talentos possam construir o futuro que o partido precisa reencontrar.
Sigo firme no espírito de luta, somando forças para reconstruir um MDB que valorize seu patrimônio de conquistas e aponte para os desafios do futuro.
Fernando Dueire
Lançamento do evento aconteceu nesta quarta (09), na sede do Sebrae Garanhuns
O clima doce já começou a tomar conta de Garanhuns com o lançamento oficial do 2º Festival do Chocolate, realizado na tarde desta quarta-feira (09), na sede do Sebrae no município. Durante o lançamento, 18 representantes das empresas participantes deram um gostinho do que o público poderá encontrar no festival, com amostras e apresentações dos produtos que estarão disponíveis. A edição deste ano promete fortalecer ainda mais o turismo gastronômico da região e movimentar a economia local.
O evento contou com a presença de nomes da gestão pública e do setor criativo e empreendedor, como Amanda Ferreira, gestora do Sebrae Garanhuns, Gerlane Melo, gestora de Turismo, Artesanato e Economia Criativa do Sebrae, além do prefeito Sivaldo Albino e do vice Eraldo Ferreira. Também participaram a Secretária de Cultura e Turismo, Sandra Albino, e os secretários Ronaldo César (Comunicação Social) e Claudomira Andrade (IPSG).
A edição deste ano do Festival do Chocolate, acontece entre os dias 10 e 27 de abril, período que coincide com a Páscoa. O evento é uma parceria da Prefeitura de Garanhuns com o Sebrae, celebrando a paixão pelo chocolate e impulsionando a economia local, promovendo o turismo e valorizando os empreendedores da região. Com uma programação diversificada e sabores inovadores, o evento promete atrair tanto moradores quanto turistas, consolidando-se como uma tradição anual no calendário cultural e gastronômico de Garanhuns.
Foto: Hilton Marques
Com investimento de R$ 1,2 milhão, iniciativa prevê consultas, exames e fornecimento de óculos para cerca de 34 mil beneficiários em 2025
Nesta quinta-feira (10), a Prefeitura do Recife lançou o Programa Visão Recife, iniciativa que irá oferecer assistência oftalmológica com consultas, exames e fornecimento gratuito de óculos de grau para estudantes e profissionais da Rede Municipal de Ensino. A ação contempla desde a pré-escola até os anos finais do ensino fundamental, além de alunos da correção de fluxo e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com investimento previsto de R$ 1,2 milhão em 2025, o programa deve atender aproximadamente 34 mil beneficiários, entre estudantes e trabalhadores da educação.
“É um programa que integra saúde e educação. Crianças em sala de aula podem ser identificadas com dificuldades visuais, encaminhadas a especialistas, diagnosticadas e, se necessário, receberão os óculos adequados na idade certa. Isso impacta diretamente na aprendizagem”, explicou o prefeito João Campos. “Se uma criança não tem o diagnóstico feito ou não tem acesso ao óculos de que precisa, isso compromete seu desempenho. O Visão Recife nasce como um programa permanente e articulado, que vai desde a observação feita pelo professor até o diagnóstico, produção e entrega dos óculos. É um exemplo da nossa capacidade de trabalhar de forma conjunta”, completou o gestor.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 80% do aprendizado na infância ocorre por meio da visão, mas estima-se que 30% das crianças em idade escolar tenham problemas de refração que afetam o desempenho e a qualidade de vida. “O Visão Recife vai permitir diagnosticar esses problemas, garantir tratamento e melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes, além de contribuir para a redução da evasão escolar. Esse trabalho só é possível com o apoio técnico da Secretaria de Saúde”, afirmou a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz.
O funcionamento será da seguinte forma: os estudantes passam por triagem realizada pelos próprios profissionais de educação, capacitados com apoio da saúde municipal. A partir daí, são encaminhados para consultas e exames oftalmológicos. Para os profissionais da rede, não será necessária a triagem. Serão realizados quatro exames principais: acuidade visual, mapeamento de retina, teste de cores e teste ortóptico. Aqueles com prescrição receberão os óculos gratuitamente, entregues nas escolas, após escolha da armação.
“Todos os óculos serão fornecidos pela Prefeitura do Recife, que também garantirá as consultas, exames, transporte e alimentação durante os atendimentos, realizados pela Fundação Altino Ventura (FAV) e pela Prontoclínica Oftalmológica (PCO)”, reforçou a secretária.
Os atendimentos estão previstos para começarem no dia 28 de abril. Cada clínica terá capacidade para receber cerca de 40 pessoas por dia. A expectativa é de que, ao longo de 2025, o programa realize 10 mil atendimentos oftalmológicos e forneça 5.500 óculos de grau. Inicialmente, os estudantes do ensino fundamental anos finais serão priorizados, com estudos para ampliar o atendimento às demais etapas da rede municipal.
Foto: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife
Licitação será lançada no próximo mês e obras devem ser concluídas ainda este ano
Mais uma boa notícia para a causa animal em Petrolina. O prefeito Simão Durando anunciou a ampliação do projeto da Clínica Veterinária Municipal, que, além de oferecer atendimento ambulatorial e cirurgias para animais de pequeno porte, contará também com um canil e um gatil destinados à recuperação pós-cirúrgica. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o bem-estar animal, garantindo um atendimento ainda mais completo e humanizado.
A previsão é de que o edital de licitação seja lançado no próximo mês e que as obras sejam concluídas ainda este ano. A estrutura da clínica, que terá 700m² e será localizada na Av. Deyse Kelly Pereira Dantas, no bairro Vila Eulália, já contava com uma série de espaços essenciais, incluindo farmácia, sala de análises clínicas, raio-x, consultórios, sala de vacinação e ultrassonografia, área de desinfecção, sala de cirurgia, pós-operatório e área administrativa. Com a inclusão do Canil e do Gatil, os animais em tratamento pós-operatório terão um ambiente adequado para sua recuperação, recebendo os cuidados necessários até que estejam prontos para retornar aos seus lares ou para adoção responsável.
“A ampliação do projeto reforça nosso compromisso com a saúde e o bem-estar animal. Sabemos da importância de garantir não apenas o atendimento veterinário de qualidade, mas também um espaço adequado para a recuperação dos cães e gatos, e assim tornar efetivo o trabalho para reduzir o número de animais abandonados e vítimas de maus tratos. Essa é mais uma ação da nossa gestão para fortalecer a causa animal em nossa cidade”, concluiu”, destacou o prefeito Simão Durando.
O novo espaço será fundamental para dar suporte aos animais atendidos pela clínica, garantindo que tenham o acompanhamento adequado no pós-operatório. A ampliação do projeto segue alinhada às demais ações da Prefeitura de Petrolina na área, como a criação da coordenação de bem estar animal, campanhas de vacinação, castração e incentivo à adoção responsável.
Com investimento de R$ 5 milhões, equipamentos irão beneficiar cerca de mil estudantes
Reafirmando o compromisso com a educação, uma das maiores prioridades da atual gestão, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, entregou, nesta quinta-feira (10), à comunidade escolar do Ibura, na Zona Sul da cidade, uma nova unidade de ensino e a ampliação de uma creche-escola. A inauguração em dose dupla representa um avanço importante, ampliando o acesso à educação de qualidade, da primeira infância aos anos finais do ensino fundamental. Com investimento da ordem de R$ 5 milhões, os equipamentos irão beneficiar cerca de mil estudantes do bairro e das regiões do entorno.
“Em um dia especial, em que completamos 100 dias dessa nova gestão, não poderíamos começar de outra forma senão fazendo uma entrega na área da educação. E aqui foi um dos casos que mais chamou nossa atenção, porque se trata de uma área tão grande que permitiu duas expansões na creche, a construção de uma escola com 550 vagas e ainda a preservação de espaço para a criança brincar. Isso mostra que não é só fazer, é saber como fazer. É ter um time que entende de trabalho e enxerga as oportunidades corretas”, destacou o prefeito João Campos, durante a inauguração. O gestor também comemorou o balanço das vagas de creche nesses três primeiros meses do novo mandato: “Prometi que duplicaríamos as vagas no primeiro governo, e cumprimos. Agora, vamos triplicar, e já estamos muito perto de alcançar 50% dessa meta.”
Localizada na Rua Expedicionário Francisco Vitoriano, a nova Escola Municipal do Ibura tem capacidade para atender cerca de 600 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, e contou com investimento de R$ 2,8 milhões. A estrutura é composta por um prédio acessível com três pavimentos, que inclui área administrativa, refeitório, pátio coberto e área pedagógica. Esta última dispõe de dez salas de aula, baterias de banheiros, cozinha, sala de leitura, sala multiuso, sala de recursos multifuncionais, copa, despensa e campinho de areia.
Toda a estrutura foi projetada para oferecer um ambiente mais acolhedor e seguro. Os pavimentos são interligados por rampas e escadas, e a área externa conta com horta orgânica, paisagismo e playground.
“Hoje é um dia de compromisso, e isso é muito simbólico para nós, porque aqui há o compromisso com a obra feita e entregue, com a vaga, com a criança que está se alimentando, vestindo a farda nova e com o kit escolar. Essa é uma entrega que reforça nosso compromisso com a educação”, explicou o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques. “Educação é sempre nossa prioridade, e isso se comprova quando vemos a vida das pessoas começar a melhorar.”
A educação infantil também foi contemplada. Localizada ao lado da nova escola, a Creche Escola Recife do Ibura recebeu R$ 2,2 milhões em investimentos para obras de ampliação, aumentando em mais de 40% a oferta de vagas em creches no bairro. Esta é a segunda ampliação da unidade, que atende crianças do berçário ao grupo V. A primeira etapa foi entregue em março de 2022.
Com capacidade para atender 390 crianças, a creche conta agora com 18 salas de aula, incluindo berçário, além de secretaria, diretoria, coordenação, almoxarifado, lavanderia, cozinha, despensa e refeitório. A unidade também possui sala de recursos multifuncionais, sala de leitura, sala multiuso, fraldário, lactário e parque infantil.
“Sem dúvidas, hoje é um dia muito importante para a educação do Recife, especialmente para a comunidade escolar do Ibura. Estamos entregando uma nova escola e a ampliação de uma creche. Esses equipamentos educacionais reforçam o compromisso do prefeito João Campos com a educação. Investimentos como este impactam diretamente o dia a dia das famílias, garantindo mais conforto e segurança para estudantes e professores, além de estimular ainda mais o aprendizado, com uma estrutura moderna e de qualidade”, afirmou a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz.
Fotos: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife
Cinema também dá sequência ao Abril Indígena, com a exibição de filmes que exploram as vivências e questões dos povos originários com Martírio de Vincent Carelli
Dando sequência ao Abril Indígena, com a exibição de filmes que exploram as vivências e questões dos povos originários. Os fins de semana do São Luiz estão especiais com filmes que abordam a temática através de produções realizadas por cineastas indígenas ou em colaboração com eles, assim como por meio de obras dirigidas por não-indígenas que abordam eventos significativos para o debate estético e político.
“Martírio” de Vincent Carelli marca o retorno ao princípio da grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá através de filmagens do nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, Carelli busca as origens deste genocídio, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.
Vincent Carelli é um antropólogo, indigenista e documentarista franco-brasileiro, fundador do projeto Vídeo nas Aldeias (1987), que forma cineastas indígenas. Filho de pai brasileiro e mãe francesa, se mudou para São Paulo aos 5 anos e estudou Ciências Sociais na USP. Desde 1973, trabalha com projetos de apoio a grupos indígenas no Brasil, tendo sido indigenista da FUNAI e jornalista. Fundou o Centro de Trabalho Indigenista (CTI) em 1979 e foi diretor do Programa de Índio da TV Universidade
Além disso, essa semana também haverá um momento histórico com uma sessão de “Amor Maldito”, em homenagem a Adélia Sampaio, primeira mulher negra a dirigir um longa distribuído comercialmente no Brasil. Se atualmente não há equidade racial e de gênero nas produções cinematográficas e audiovisuais brasileiras, em 1984, quando Amor Maldito foi feito, essa realidade era ainda mais difícil.
“Esse fim de semana no São Luiz está muito especial por conta de diversos encontros. Eu acho que o primeiro é um momento histórico de exibição de “Amor Maldito” com a presença de Adélia Sampaio na sala, uma realizadora fundamental do cinema brasileiro que colocou na tela um debate sobre as questões de sexualidade, identidade, gênero e raça há 40 anos atrás”, disse o programador do Cinema São Luiz, Pedro Severien.
Sem recursos ou financiamentos, a diretora finalizou a obra inteiramente de modo cooperativo. O filme assim se tornou um marco político que ecoa até hoje por sua inventividade formal e enfrentamento de temas políticos relacionados à sexualidade, gênero e raça.
“Logo após essa sessão, nós vamos ter uma sessão de Martírio, um dos filmes mais contundentes e mais importantes do cinema brasileiro contemporâneo na abordagem da relação dos povos indígenas com o território. A forma como os Guarani Kaiowá defendem o território demonstra, através da busca histórica que o filme faz, a necessidade de valorização, proteção e transformação da sociedade brasileira com a ação dos povos indígenas”, completou Severien.
Confira a programação do Cinema São Luiz deste fim de semana:
Ingressos: R$ 5 (meia para todos)
Sábado (12/04/25)
15h Amor Maldito (Classificação indicativa: 16 anos)
Adélia Sampaio, 1984, RJ, 80’
Sinopse: Baseado numa história real, o filme mostra a relação amorosa entre a executiva Fernanda (Monique Lafond) e a ex-miss Sueli (Wilma Dias). Reprimida pela sua família evangélica e conservadora, Sueli comete suicídio. Fernanda é acusada de responsável pela morte da companheira e julgada por um tribunal preconceituoso.
17h Martírio
Vincent Carelli, 2017, SP, 161’
Sinopse: O retorno ao princípio da grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá através das filmagens de Vincent Carelli, que registrou o nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, Carelli busca as origens deste genocídio, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.
Domingo (13/04/25)
11h Cinema para a Criança (Classificação Livre) Gratuita
Ciranda Feiticeira
Lula Gonzaga, 2023, PE, 8’
Direção: Lula Gonzaga e Tiago Delácio
Sinopse: Janaina compartilha com sua mãe o ritual da pesca na Ilha de Itamaracá. Elas enfrentam a dor e a beleza dos ciclos da vida com sonho, poesia e música.
Fazenda Rosa
Chico Beloto, 2017, PE, 9’
Sinopse: Erasto Vasconcelos, poeta da percepção da vida, faz eco da “pernambucaneidade” do que nos rodeia.
Meu nome é Maalum
Luísa Copetti, 2021, RJ, 8’
Sinopse: Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Logo que sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e pelas práticas de uma sociedade racista. Assim que chega na escola, todos riem dela. Maalum não entende o porquê e, com ajuda da sua família, vai descobrir o significado do seu nome e transformar a tristeza em orgulho por sua ancestralidade.
A menina e o pote
Valentina Homem e Tati Bond, 2024, 12’
Sinopse: Em um mundo distópico, uma menina quebra o seu pote, objeto que guarda um segredo em seu interior. A quebra do pote abre portais para universos paralelos e a menina adentra um tempo de transformação em que a criação de um novo mundo é finalmente possível.
15h Martírio (Classificação 14 anos) Meia para Todos
17h Amor Maldito (Classificação 16 anos) Gratuita











