Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Prefeitura do Recife transforma realidade da Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira

Obras de urbanização integrada estão sendo realizadas pelo ProMorar com investimento de R$ 34 milhões

A Prefeitura do Recife iniciou um grande volume de obras que contemplam a Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira. Com investimentos de R$ 34 milhões, dentro do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar), as intervenções mudarão a cara da comunidade, que fica às margens da Unidade de Conservação da Natureza (UCN) Parque dos Manguezais, englobando as localidades de Irmã Dorothy, Beira da Maré/Nova Esperança e Aritana. O prefeito em exercício e secretário de Infraestrutura do Recife, Victor Marques, vistoriou o andamento das obras nesta sexta-feira (11).

“Aqui estamos visitando obras que vão mudar completamente a realidade dessa região. O que hoje era uma situação difícil, de muita vulnerabilidade, vai passar a ter tudo: unidade de saúde, escola, pavimentação das vias, dos becos e das vielas, saneamento, abastecimento de água, tratamento de esgoto, praça e parque. É uma transformação completa”, explicou Victor Marques.

Os investimentos estão sendo feitos nas obras de urbanização e infraestrutura, incluindo a criação de 6 km de sistema viário, implantação de sistema de abastecimento de água com 8km, rede de saneamento básico com 6,4 km de extensão e pavimentação e drenagem de 32 ruas, com passeios e sinalização. “A necessidade das intervenções foi identificada após coleta de dados junto aos moradores e por meio de consultas públicas, que nos permitiram entender as principais demandas e desafios da comunidade”, afirma o chefe do Gabinete do ProMorar, João Charamba. Toda a parte de urbanização da comunidade tem previsão de entrega para março de 2026.

Na margem do Rio Jordão será implantado um parque linear que, além de facilitar a contemplação, tem o objetivo de resgatar a relação da comunidade com o ambiente natural. Uma área voltada para a educação ambiental também está prevista. “Além disso, vamos fazer a contenção da margem do rio para proteger a comunidade dos alagamentos, que são decorrentes da proximidade com o rio e da baixa cota de nível do terreno”, completa a secretária executiva do ProMorar, Beatriz Menezes.

ARRECIFES – Na Comunidade do Bem, também já está em construção o primeiro centro Arrecifes da Cidadania, que vai funcionar como um espaço integrado com o objetivo de promover o diálogo contínuo e a escuta da população. As obras recebem investimento de R$ 3,4 milhões do ProMorar. No Arrecifes da Cidadania, a população terá acesso a serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Núcleo Municipal de Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária e do projeto Geração Juventudes, realizados respectivamente pelas secretarias executivas da Assistência Social, de Direitos Humanos e de Juventude. O equipamento, que teve obra iniciada agosto do ano passo, tem previsão de entrega para a segunda quinzena de maio.

SAÚDE – As obras da Unidade de Saúde da Família (USF) da Comunidade do Bem estão com obras avançadas. O espaço terá como característica principal o atendimento à população no modelo de atenção da Estratégia de Saúde da Família, ofertando consultas médicas, de enfermagem e odontológicas. Com um investimento de R$ 10,2 milhões, a expectativa é que sejam realizados mais de 26 mil atendimentos por ano para uma população estimada de 12 mil residentes em seu território de abrangência.

CRECHE – Além disso, a gestão municipal pretende garantir acesso à educação infantil de 100% das crianças de 0 até 5 anos que moram na Comunidade do Bem. Para isso, vai construir uma creche com capacidade para atender até 246 meninos e meninas em turnos parciais, com 4 horas de atendimento, e integral, com 7 horas. A estrutura física do local vai contar com salas de aula, multiuso, lactário, berçário, lavanderia, refeitório e mini-campo.

HABITAÇÃO – O projeto de transformação social da Comunidade do Bem inclui também a construção de 580 unidades habitacionais. Serão 336 apartamentos incluídos no programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, cuja obra já foi iniciada e outros 244 que serão construídos pelo ProMorar.

Foto: Marlon Diego/ Prefeitura do Recife

Governadora Raquel Lyra entrega Terminal Integrado de Igarassu e títulos de propriedade no município e prestigia a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Na manhã desta sexta-feira (11), às 8h, em Igarassu, a governadora Raquel Lyra realiza a entrega do Terminal Integrado da cidade. A obra, que originalmente possuía previsão de conclusão para 2014 e foi retomada em 2023 pela atual gestão, dobrará a capacidade do modal para 40 mil passageiros por dia. Também em Igarassu, às 10h, a gestora entrega os títulos de regularização fundiária a 115 famílias de baixa renda da Vila Saramandaia em mais uma ação do Morar Bem PE. Às 17h, Raquel Lyra segue para Brejo da Madre de Deus, no Agreste, onde acompanhará o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. 

Em Riacho das Almas, governadora Raquel Lyra entrega sistemas de água, assina ordem de serviço para o projeto de duplicação da PE-095 e inaugura obras de infraestrutura urbana

A governadora Raquel Lyra esteve, nesta quinta-feira (10), no município de Riacho das Almas, no Agreste Central, onde realizou uma série de entregas e anúncios voltados à melhoria da qualidade de vida da população. A programação incluiu a entrega de sistemas de dessalinização que vão beneficiar milhares de moradores da zona rural com água potável, a inauguração de obras de pavimentação em três ruas da cidade e a assinatura da ordem de serviço para o projeto de duplicação da rodovia PE-095, uma das principais vias da região.
 
“Nós estamos trabalhando para poder mudar a vida dos pernambucanos e hoje estamos tirando do papel uma obra que é sonhada há muito tempo, como a estrada de acesso a Vitorino. Foram quase R$ 4 milhões investidos numa área turística para fomentar o turismo nesta região. Ainda entregamos o calçamento de três ruas na área urbana garantindo mais desenvolvimento em Riacho das Almas. Além disso, entregamos dois dessalinizadores e assinamos a ordem de serviço para o projeto de duplicação da PE-095, que também é bastante sonhada para essa população”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
 
A primeira entrega foi de dois sistemas de dessalinização, que passam a atender moradores da zona rural de Riacho das Almas. Outros quatro equipamentos estão em fase de conclusão e devem ser entregues em maio. O Programa Água Doce é executado por meio de uma parceria entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA), com um investimento total de R$ 2,1 milhões no município.
 
Os sistemas contam com tecnologia avançada de dessalinização, bombas dosadoras, reservatórios, chafarizes e estrutura completa para assegurar durabilidade e eficiência. “Com essa iniciativa, reafirmamos um dos principais compromissos do governo estadual para a Zona Rural, ao implementar políticas públicas que garantam água potável, proporcionando qualidade de vida às famílias mais afetadas pela seca no Semiárido pernambucano”, disse o secretário de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes.
 
Para o morador José Minevino Sobrinho, de 59 anos, o sistema marca o fim da necessidade do uso de água de poço pela população. “Quando faltava água, o pessoal aqui da rua pegava água no poço comum. Uma água sem ser doce, sem ser tratada. Agora, já iremos tomar água de qualidade”, contou. 
 
Na mesma ocasião, a governadora assinou a ordem de serviço para a elaboração do projeto executivo de engenharia da duplicação e pavimentação da PE-095. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), representa um investimento de R$ 562 mil para o projeto, com previsão de conclusão em 140 dias.
 
A rodovia PE-095 já passou por obras de restauração, concluídas em março deste ano, com um investimento de R$ 54 milhões. As ações fazem parte do programa PE na Estrada. “A duplicação da PE-095, entre Caruaru e Riacho das Almas, vai permitir uma integração maior do desenvolvimento econômico do Agreste, seja na parte de confecção, turismo, serviços ou na agropecuária. A obra irá  permitir que as pessoas possam chegar a seus destinos mais rápido e de forma segura. A previsão é de que dentro de cinco meses o projeto seja concluído”, disse o titular da Semobi, Diogo Bezerra.
 
Ainda contemplando a infraestrutura viária, foram entregues duas importantes obras de infraestrutura viária que somam mais de R$ 4,2 milhões em investimentos estaduais. A primeira delas é a pavimentação em paralelepípedo da estrada que liga a PE-095 à Vila do Vitorino, zona rural do município. A via, com 2,95 quilômetros de extensão, recebeu drenagem e terraplanagem, beneficiando cerca de 2.700 pessoas. As obras foram executadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).
 
A segunda entrega contemplou o calçamento de três ruas na zona urbana, totalizando 1.743 m² de vias pavimentadas. A obra, orçada em R$ 334,8 mil, foi executada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). “Era uma obra que deveria ter ficado pronta em 2017, pegamos ela paralisada, retomamos e entregamos. Em menos de 12 meses, demos a ordem de serviço e hoje fazemos a entrega, isso faz parte da característica da gestão da governadora Raquel Lyra, de prometer aquilo que já tem recursos garantidos e que vai sair do papel”, pontuou a secretária da pasta, Simone Nunes.
 
Presente na ocasião, o deputado estadual Antônio Moraes celebrou o investimento aplicado do governo estadual. “A estrada do Vitorino é uma obra de grande importância. Este governo está recuperando mais de 1.200 km de estrada em Pernambuco. A nossa malha viária estava acabada e, agora, o nosso Estado está em um novo momento”, celebrou o parlamentar.
 
Ainda durante a cerimônia, a governadora Raquel Lyra assinou a licitação da construção da coberta de feiras de Riacho das Almas. A obra será tocada pela Adepe e o espaço terá uma área total de aproximadamente 4.500m² com o objetivo de promover a modernização das instalações e melhoria das condições para os comerciantes. Para o prefeito de Riacho das Almas, Dió Filho, as conquistas representam a parceria com o Governo do Estado. “Hoje vemos entregas feiras à população, e projetos que já têm recursos garantidos. Por isso, agradeço pela parceria com o Estado que tem trazido mais desenvolvimento para nossa cidade”, pontuou.
 
Estiveram presentes os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil), Hercílio Mamede (Casa Militar), o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Miguel Duque e o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira. As prefeitas Dona Graça (Catende) e Cátia (Jataúba) também compareceram. 
 
Foto: Janaína Pepeu/Secom

Bolsonaro passa mal e governo do RN disponibiliza helicóptero

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), disponibilizou um helicóptero para a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — que passou mal em uma agenda no interior do estado nesta sexta-feira (11) — a um hospital na capital, Natal.

Bolsonaro estava na cidade de Santa Cruz (RN) quando precisou ser atendido com urgência depois de sentir dores abdominais.

Em nota, o governo do Estado também informou que orientou os gestores da Secretaria de Saúde que adotem “todas as providências necessárias ao eventual atendimento”.

No X (antigo Twitter), o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) informou que seu pai estava sentindo dores desde o início da manhã.

“Mesmo assim, iniciou suas atividades e, no percurso, não aguentando mais as dores, foi levado ao hospital de Santa Cruz (RN), onde foi avaliado com reflexos de aderências (consequências permanentes da facada que sofreu) e, então, foi sedado para exames”, disse o parlamentar.

O PL (Partido Liberal), partido em que Bolsonaro faz parte, também se manifestou desejando boa recuperação ao ex-presidente.

“O Partido Liberal está profundamente consternado com o ocorrido e mantém suas orações pela plena recuperação do presidente Bolsonaro, confiando em Deus para que ele supere mais esse momento difícil”, diz a nota.

Prefeito Zeca Cavalcanti apresenta balanço dos 100 dias de gestão e anuncia investimentos para Arcoverde

Nesta quarta-feira (10), o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, reuniu secretários, vereadores e membros da imprensa para apresentar o balanço dos 100 primeiros dias de gestão. A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura Velha.
Durante o encontro, foram apresentadas as  ações dos 100 dias nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Entre as grandes obras anunciadas para os próximos meses, destacam-se:
•Reforma de 24 escolas municipais e conclusão da escola no povoado Caraíbas;
•Construção de um novo abatedouro público municipal;
•Instalação da terceira cozinha comunitária em Arcoverde;
•Revitalização da Praça da Bandeira, com ordem de serviço já assinada;
•Pavimentação de mais de 30 ruas no município;
Também foi assinado o documento de abertura do processo licitatório para novas escolas e creches.
Encerrando o evento, Zeca Cavalcanti reafirmou o compromisso com o desenvolvimento da cidade. “Estes primeiros 100 dias são apenas o começo. Vamos seguir trabalhando com planejamento, responsabilidade e foco para transformar Arcoverde em uma cidade cada vez melhor para todos”, declarou.

Câmara aprova projeto que cria programa de saúde mental para pessoas idosas

Proposta também prevê ações de promoção da saúde mental para cuidadores; texto vai ao Senado

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria um programa de saúde mental voltado à população idosa. O texto será enviado ao Senado.

De autoria do deputado André Janones (Avante-MG), o Projeto de Lei 127/24 foi aprovado nesta quarta-feira (9) com redação elaborada pelo relator, deputado Eriberto Medeiros (PSB-PE).

O texto do relator altera o Estatuto da Pessoa Idosa e atribui ao Sistema Único de Saúde (SUS) a implantação do programa, com prioridade para ações que beneficiem a população idosa em situação de vulnerabilidade.

As ações de promoção da saúde mental serão estendidas aos cuidadores, com a realização de campanhas de conscientização e capacitação para profissionais de saúde, profissionais de assistência social e familiares. A intenção é aprimorar o acolhimento e o cuidado de pessoas idosas com transtornos mentais.

Um relatório anual sobre as atividades do programa deverá ser elaborado por todas as esferas de governo (municipal, estadual e federal), com divulgação ampla, observando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Durante o debate em Plenário, o relator da proposta, deputado Eriberto Medeiros, lembrou que os idosos sofrem muitas vezes de isolamento e depressão. “O programa vai dar atenção às pessoas de baixa renda que precisam do apoio do governo para ter melhor qualidade de vida”, disse.

O total de idosos no Brasil chega a 33 milhões de pessoas, cerca de 15% da população, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Jarbas Filho, herdeiro legítimo de Jarbas Vasconcelos, merece disputar a presidência do MDB em Pernambuco

Os valores e princípios do ex-governador Jarbas Vasconcelos cativaram o Recife, Pernambuco e o País. Jarbas é um símbolo das corajosas lutas democráticas, e também de um gestor que, com a ajuda de uma equipe valorosa e dedicada, recuperou através de políticas públicas inovadoras a alta estima de seu povo.

Tive a honra de servir ao seu governo por uma escolha sua, pessoal, em uma ampla área ligada aos serviços públicos e de infraestrutura econômica e social. Ao concluir seus dois mandatos como governador de Pernambuco me fez mais um honroso convite, dessa feita para fazer parte de sua assessoria técnica no Senado Federal.

Em 2018, em sua última disputa de um mandato popular, me surpreendeu com uma nova distinção, ocupar a sua suplência. Eleito senador, depois de quatro anos entendeu que seria a hora de se aposentar e, portanto assumi a continuidade de seu mandato, que busco honrar com empenho.

Nesse período, o MDB, partido do qual Jarbas foi um dos fundadores, em Pernambuco perdeu força política e teve desbotadas suas bandeiras. Envelhecido e cartorialmente engessado, hoje suplica por uma renovação. Ninguém mais preparado e com legitimidade indiscutível do que seu herdeiro político, o deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho. Ele sim é o depositário fiel desse patrimônio. Jarbas Filho faz um mandato exemplar e guarda o caráter e a conduta irretocável de seu pai.

Portanto, é com entusiasmo que incentivo o seu legítimo herdeiro, o deputado Jarbas Filho, a disputar a presidência do MDB de Pernambuco. Que ele, ao lado de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e novas lideranças forjadas no partido possam recuperar a chama de uma luta cívica e corajosa pelo nosso povo. Este é um momento de desprendimento e largueza dos que há mais de 10 anos lá estão, para que novos talentos possam construir o futuro que o partido precisa reencontrar.

Sigo firme no espírito de luta, somando forças para reconstruir um MDB que valorize seu patrimônio de conquistas e aponte para os desafios do futuro.

Fernando Dueire

Garanhuns dá a largada para o 2º Festival do Chocolate com prévia recheada de sabores

Lançamento do evento aconteceu nesta quarta (09), na sede do Sebrae Garanhuns

O clima doce já começou a tomar conta de Garanhuns com o lançamento oficial do 2º Festival do Chocolate, realizado na tarde desta quarta-feira (09), na sede do Sebrae no município. Durante o lançamento, 18 representantes das empresas participantes deram um gostinho do que o público poderá encontrar no festival, com amostras e apresentações dos produtos que estarão disponíveis. A edição deste ano promete fortalecer ainda mais o turismo gastronômico da região e movimentar a economia local.

O evento contou com a presença de nomes da gestão pública e do setor criativo e empreendedor, como Amanda Ferreira, gestora do Sebrae Garanhuns, Gerlane Melo, gestora de Turismo, Artesanato e Economia Criativa do Sebrae, além do prefeito Sivaldo Albino e do vice Eraldo Ferreira. Também participaram a Secretária de Cultura e Turismo, Sandra Albino, e os secretários Ronaldo César (Comunicação Social) e Claudomira Andrade (IPSG).

A edição deste ano do Festival do Chocolate, acontece entre os dias 10 e 27 de abril, período que coincide com a Páscoa. O evento é uma parceria da Prefeitura de Garanhuns com o Sebrae, celebrando a paixão pelo chocolate e impulsionando a economia local, promovendo o turismo e valorizando os empreendedores da região. Com uma programação diversificada e sabores inovadores, o evento promete atrair tanto moradores quanto turistas, consolidando-se como uma tradição anual no calendário cultural e gastronômico de Garanhuns.​

Foto: Hilton Marques

Duque participa do lançamento do Programa Terra Plantar ao lado de Raquel Lyra e Miguel

O deputado estadual Luciano Duque participou, na manhã desta quinta-feira (10), em Caruaru, do lançamento do Programa Terra Plantar, comandado pela governadora Raquel Lyra, junto ao presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Miguel Duque, e ao secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes.
A iniciativa representa um marco no fortalecimento da agricultura familiar em Pernambuco, reunindo um conjunto de ações voltadas à produção agrícola, assistência técnica, distribuição de insumos, incentivo à comercialização e aquisição de equipamentos. O programa será coordenado pelo IPA e conta com um investimento estadual superior a R$ 200 milhões, beneficiando centenas de famílias em todas as regiões do estado.
Durante o lançamento, foram detalhados os principais eixos do investimento:
•R$ 24 milhões para a distribuição de sementes;
•R$ 16 milhões para assistência técnica e extensão rural;
•R$ 32 milhões para aquisição de equipamentos agrícolas;
•R$ 17 milhões para construção de barragens;
•R$ 41 milhões para perfuração de poços;
•R$ 60 milhões para requalificação de estradas vicinais;
•R$ 15 milhões para serviços de aração de terra;
•30 novos veículos para apoio logístico das ações.
O presidente do IPA, Miguel Duque, destacou que o Terra Plantar representa o maior investimento da história do instituto. “A governadora aumentou em cinco vezes os recursos investidos no campo, reafirmando o compromisso com quem produz a base da nossa economia”, afirmou.
O deputado Luciano Duque celebrou a iniciativa e seu impacto transformador para o interior. “Com sementes, água, máquinas e estradas, estamos oferecendo às agricultoras e agricultores de Pernambuco a oportunidade de crescer com dignidade e gerar mais renda para suas comunidades”, pontuou.
A governadora Raquel Lyra ressaltou o compromisso do governo com a valorização do setor. “Estamos construindo estruturas para garantir que os agricultores sejam enxergados e tenham condições reais de prosperar”, afirmou.
Também participaram do evento deputados estaduais, prefeitos e lideranças de todo o estado ligadas ao setor rural.