Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Prefeitura de Garanhuns relembra inscrições para o Casamento Civil Comunitário

Casais interessados podem se inscrever até 30 de abril na Casa de Justiça e Cidadania. Cerimônia acontecerá no dia 29 de maio de 2025
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, através da Casa de Justiça e Cidadania (CJC), relembra o prazo para inscrição do Casamento Civil Comunitário. As inscrições seguem até o dia 30 de abril e a cerimônia está prevista para acontecer no dia 29 de maio, às 14h30. A iniciativa conta com a parceria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Para se inscrever, o casal deve apresentar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou de Casamento com averbação de divórcio ou óbito com emissão de até 90 dias; RG e CPF; Comprovante de Residência, número do NIS, folha resumo do CadÚnico, além de RG, CPF e comprovante de residência de duas testemunhas, que não podem ser pai ou mãe dos noivos. As inscrições devem ser realizadas presencialmente na CJC, localizada na Travessa Pau Pombo, 126, Centro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Mais informações pelo WhatsApp: (81) 99736-1045.

Parede abdominal de Bolsonaro estava “bastante danificada”, diz médico que operou ex-presidente

O médico-chefe da equipe cirúrgica que operou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Cláudio Birolini, afirmou, em coletiva nesta segunda-feira (14), que a parede abdominal do ex-chefe do Executivo estava “bastante danificada”.

“Era um abdome hostil, múltiplas cirurgias prévias. Aderências causando um quadro de obstrução intestinal e uma parede abdominal bastante danificada em função da facada, das cirurgias prévias. Isso já antecipava que seria um procedimento bastante complexo e trabalhoso”, disse Birolini.

No domingo (13), o líder da direita no país tratou uma suboclusão intestinal. O quadro foi causada por uma obstrução parcial do intestino, em razão da formação de aderências que surgiram após as cirurgias feitas em decorrência da facada que sofreu em 2018, durante a campanha eleitoral.

O procedimento durou 12 horas. Segundo médico cardiologista Leandro Echenique, essa cirurgia foi a mais complexa das operações já feitas por Bolsonaro desde o atentado. A duração da cirurgia, porém, “era esperada”.

O ex-presidente sentiu fortes dores abdominais na manhã da última sexta-feira (110, enquanto cumpria agenda em Santa Cruz, cidade do interior do Rio Grande do Norte. Ele foi encaminhado para um hospital em Natal (RN) de helicóptero, onde realizou os primeiros exames de imagem que mostraram a suboclusão intestinal.

No sábado (12), Bolsonaro foi transferido para Brasília, onde os médicos viram a necessidade de intervenção cirúrgica.

“Ponto inicial foi a facada”

De acordo com Birolini, Bolsonaro precisou passar por cirurgia em decorrência da facada que ele sofreu em 2018, em Minas Gerais, durante campanha eleitoral.

“O ponto de início é a facada, as cirurgias iniciais e posteriormente as outras cirurgias, todas elas têm um fator que tem um papel no quadro atual. O objetivo dessa cirurgia foi reverter todos esses fatores que poderiam contribuir para uma nova ocorrência para um quadro assim. O ponto inicial. que fique claro para todos. foi a facada”, afirmou o médico.

O ex-presidente passou por uma laparotomia exploratória, cirurgia em que o abdômen é completamente aberto tratar condições que não foram previamente identificadas por meio de exames de imagem.

Nesta manhã, Jair Bolsonaro segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), apresentando quadro estável e sem previsão de alta.

“Está acordado, conversando conosco, já fez até uma piadinha. Então está tudo sob controle”, destacou Echenique durante coletiva.

Crônica de Ademar Rafael

ESTÁGIO TERMINAL

O título desta crônica serve como uma luva para o nosso lendário rio Pajeú. Sem exagero o nosso guerreiro está sofrendo com descaso dos moradores de Afogados da Ingazeira para com ele. Esgotos e lixo de toda espécie são jogados em seu leito sem qualquer cerimônia. Do rio de outrora, descrito por Zé Dantas e Luiz Gonzaga na letra da  música “Riacho do Navio” e por Sebastião Dias no poema “Cenário do Pajeú” nada restou. O estágio atual tem plena compatibilidade com o poema “Rio Pajeú” do poeta Diomedes Mariano do qual extraímos a estrofe a seguir transcrita: “…E hoje acumulam lixo/Como mato, arame e fio/Estão vomitando esgotos/Na boca do pobre rio/Que se encontra transformado/Tanto entulho acumulado/Por onde o líquido correu/Vamos salvar nosso irmão/Que está de vela na mão/Mas ainda não morreu…”

Também guarda perfeita sintonia com o rio de hoje a estrofe de minha autoria, abaixo transcrita,  feita para cordel coletivo organizado pelo poeta Amaurílio Sousa, com apoio de Academia de Letras do Sertão Pernambucano – ALESPE, em mote da poetisa Maria de Jesus: “Não existem ingazeiras/Frondosas em suas margens/E são cinza as imagens/Do entorno das cachoeiras/Verdes gramíneas rasteiras/Não compõem a sua flora/Seu leito é vítima agora/De crimes ambientais/O PAJEÚ NÃO É MAIS/O RIO QUE FOI OUTRORA.”

Ainda é possível salvar o rio? Claro que sim. Para esta missão entendo que o poder público é incapaz de sozinho resolver essa parada. Necessário se faz o envolvimento da sociedade por meio de organizações do terceiro setor. Como isto poderia ser feito? Através de um projeto consistente transformar, no primeiro momento, a área nos fundos da Rua Henrique Dias em um canteiro de mudas nativas da caatinga e mudas exóticas que seriam utilizadas na arborização de áreas públicas e privadas da cidade. Dinheiro existe para tal finalidade o que falta são projetos bem elaborados que demonstrem com clareza os benefícios relacionados com a recuperação da área degradada, geração de emprego e renda e redução dos focos de doenças em virtude do uso indevido do espaço como lixão.

Secretaria da Mulher realiza ação de conscientização na feira livre de Itapetim

Nesta quinta-feira (10), a Secretaria da Mulher de Itapetim realizou uma ação de panfletagem durante a feira livre do município, com o objetivo de levar informação à população e fortalecer a luta pelos direitos das mulheres.

Durante a ação, foram distribuídos folders explicativos com os quatro pilares de atuação da Secretaria: enfrentamento à violência, empreendedorismo feminino, empoderamento e ocupação de espaços de poder, além de serviços e assistência social. A equipe também orientou a população sobre os diferentes tipos de violência que precisam ser combatidos diariamente, como a violência física, moral, psicológica, patrimonial e sexual.

A prefeita Aline Karina e a secretária da Mulher, Edilene Machado, estiveram presentes na mobilização, reforçando o compromisso da gestão municipal com a promoção da igualdade de gênero e a proteção dos direitos das mulheres.

A Secretaria da Mulher também divulgou os canais de denúncia disponíveis para casos de violência:
– Disque Denúncia da Secretaria da Mulher: (87) 99940-4737 (WhatsApp)
– Central de Atendimento à Mulher: 180 (funcionamento 24 horas, gratuito e sigiloso)
– Polícia Militar de Itapetim: (81) 99406-9201
– Serviços de Saúde (Hospital): (87) 99956-3969

A ação integra as atividades permanentes de conscientização e acolhimento desenvolvidas pela Secretaria em todo o município.

 

Governo de Pernambuco entrega novo Terminal Integrado de Igarassu totalmente requalificado após mais de 10 anos de espera

Com investimento de R$ 30 milhões, a obra amplia a capacidade para 40 mil passageiros por dia, garante acessibilidade, segurança e impulsiona mobilidade urbana na Região Metropolitana Norte
Após mais de uma década de espera, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (11), o Terminal Integrado de Igarassu (TI Igarassu), na Região Metropolitana do Recife. O equipamento foi totalmente reformado e ampliado, representando mais mobilidade urbana na região em um compromisso cumprido pela atual gestão estadual. Com investimento de R$ 30 milhões — sendo R$ 20 milhões provenientes do Governo do Estado e R$ 10 milhões do Governo Federal —, o terminal, prometido para a Copa de 2014, foi transformado em um equipamento moderno, seguro e acessível, pronto para atender às necessidades da população usuária do transporte público.
 
“Hoje é um dia muito importante para, pelo menos, 40 mil pessoas de toda a Região Metropolitana Norte que circulam pelo Terminal de Igarassu. Quando assumimos o Governo de Pernambuco, colocamos o terminal como uma de nossas prioridades. Essa entrega representa um grande benefício para os trabalhadores do transporte rodoviário, os comerciantes locais e, sobretudo, para o nosso povo, que diariamente enfrenta as dificuldades do transporte público, que ainda precisa melhorar muito a sua infraestrutura. Temos a convicção de que, com a garantia da PE-15, do Terminal de Igarassu, da Avenida Pan Nordestina e de todas as obras realizadas na Região Metropolitana Norte por meio do programa PE na Estrada, estaremos promovendo mais qualidade de vida para a população”, destacou a governadora Raquel Lyra. 
 
A vice-governadora Priscila Krause ressaltou a responsabilidade do governo. “A entrega do Terminal de Igarassu, após inúmeros atrasos, significa que tratamos o dinheiro público com decência. Que a gente trata os prestadores de serviço com decência, respeitando o trabalho deles e, acima de tudo, a população. Em um ano e meio a gente entrega essa obra linda ao povo de Pernambuco e toda a Região Metropolitana Norte”, afirmou. 
 
A obra teve sua execução retomada em 2023, quando o canteiro apresentava apenas 3,67% de avanço. O local tinha apenas um muro de contenção erguido e estava parado por causa de entraves econômicos devido à defasagem de preços dos insumos. Além disso, a terraplenagem precisou ser refeita por erros de cota e desgaste pelo tempo decorrido.
 
Para o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia, o equipamento significa a qualidade da gestão pública. “A entrega desta obra é um exemplo para o Brasil do que é uma boa gestão pública. Ela estava paralisada há muitos anos e, com muito empenho, esforço, dedicação e um olhar para as pessoas, a gestão estadual está entregando com o objetivo de melhor servir à população”, declarou. 
 
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, enfatizou que a entrega vai mais que dobrar a capacidade de passageiros por dia. “O terminal está passando de uma operação de 15 mil para 40 mil passageiros por dia. Esse aumento impacta diretamente a mobilidade. Ouvimos o Sindicato dos Rodoviários para também garantir um espaço apropriado para os motoristas”, declarou a titular da pasta. 
 
O equipamento vai garantir, ainda, a integração eficiente entre diferentes modalidades de transporte, incluindo os ônibus do tipo BRT. “A partir deste sábado teremos na Integração, em média, 11 linhas com 85 ônibus conectando os principais municípios do Litoral Norte e a Região Metropolitana”, detalhou o diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM), Matheus Freitas.
 
A área construída do Terminal Integrado de Igarassu passou de 3.088,05 m² para 12.511,10 m². A requalificação amplia as plataformas de embarque de 6 para 11 e adapta acessos para pessoas com mobilidade reduzida, garantindo inclusão. O novo terminal terá bicicletário, área de convivência com lanchonetes, quiosques, banco 24h e recarga do VEM.
 
A prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, celebrou a entrega. “Sou grata pelo olhar atento do Governo do Estado com o nosso município. O terminal está sendo entregue com mobilidade, acessibilidade, banheiros com ar-condicionado, além do respeito com as mulheres, porque os banheiros possuem fraldário. Isso vai alavancar muito a nossa economia, nosso desenvolvimento e sobretudo o turismo de Igarassu e da região”, comemorou a gestora municipal.
 
Presente na solenidade, o deputado federal Guilherme Uchôa destacou a relevância da entrega. “O que vemos aqui não é uma reforma e ampliação, mas sim um novo terminal. Agradeço ao Governo do Estado pelo olhar que se tem hoje pelo nosso litoral norte”, agradeceu o parlamentar. Já o deputado estadual Antônio Moraes também participou da inauguração. “A entrega do Terminal de Igarassu era um grande sonho para toda a Região Metropolitana Norte”, complementou. 
 
Cristiane Maria dos Santos, de 46 anos, mora no município de Itapissuma e há 24 anos utiliza o Terminal de Igarassu. “Antes o terminal era um descaso total, muito transtorno. Quando chovia, por exemplo, a fossa estourava, ficavam os resíduos, era um espaço pequeno, todo deteriorado e sem banheiros. A gente vinha esperando essa obra há bastante tempo, iniciava e parava e todo mundo pensava: ‘isso não vai sair’. Agora, graças a Deus, está ótimo para a população”, comemorou a usuária.
 
Participaram da solenidade o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga; os prefeitos Ramos Santana (Paulista), Júnior de Irmã Têca (Itapissuma) e Paulo Galvão (Ilha de Itamaracá), o diretor de Planejamento da Nova Mobi, Diego Melo; o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Roberto Carlos Torres; e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Igarassu, Maguila. 

Secretaria de Desenvolvimento Rural de Garanhuns destaca políticas para sementes crioulas em seminário da Rede Semeam

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Abastecimento e Defesa Animal de Garanhuns participou do 7º Seminário de Sementes Crioulas da Rede de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco (Rede Semeam), realizado nesta quinta-feira (10) na cidade de Jucati.

A comitiva foi liderada pelo secretário Neilton Falcão, que integrou mesa de debates para apresentar as políticas públicas que transformaram o município em referência na preservação, troca e comercialização dessas sementes tradicionais na nossa região.

As sementes crioulas representam um patrimônio genético e cultural para a agricultura familiar e se destacam por sua resistência, adaptação às condições climáticas locais, além de estarem livres de modificações transgênicas.

Fotos: Geraldo Mendonça

Itapetim realiza a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

A Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta sexta-feira (11), a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como um Direito Humano”. O evento marcou um importante momento de diálogo, reflexão e fortalecimento das políticas públicas voltadas para a saúde dos profissionais que atuam na linha de frente do cuidado com a população.

A programação contou com uma palestra do coordenador da Apevisa da X GERES, Antônio Carlos.

Participaram da conferência os Agentes Comunitários de Saúde, coordenadores e diretores da Saúde Municipal, membros do Conselho Municipal de Saúde, além da presença da prefeita Aline, do vice-prefeito Chico, da secretária de Saúde Alda, e de vereadores do município.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização dos trabalhadores da saúde e com a construção de um sistema cada vez mais humanizado.

Impactos socioeconômicos da greve dos auditores da Receita serão debatidos na Alepe nesta segunda (14)

Audiência pública acontece no auditório Sérgio Guerra, às 10h


Nesta segunda-feira (14.04), a Assembleia Legislativa de Pernambuco promove audiência pública para debater os impactos socioeconômicos da greve dos auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil. A reunião terá início às 10h, no auditório Sérgio Guerra.

A audiência pretende expor para a sociedade os prejuízos decorrentes da paralisação e também buscar soluções para o impasse causado pelo descumprimento do Termo de Compromisso N° 1, de 2024, pelo qual o Governo Federal se comprometia a negociar, via Ministério de Gestão e Inovação, pautas remuneratórias e não remuneratórias com a categoria.

Promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por solicitação do deputado Abimael Santos, atendendo a pleito do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil – Delegacia de Pernambuco, a audiência deve reunir senadores, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, representantes de sindicatos da área fiscal e de outros segmentos correlacionados.

A meta é discutir as consequências da inflexibilidade do governo federal em negociar o reajuste anual e também caminhos para pressionar a Secretaria de Relações do Trabalho a retomar o diálogo.

No início do mês, representantes do sindicato foram recebidos pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, para tratar da questão. Na ocasião, estavam acompanhados da prefeita de Canhotinho, a auditora fiscal Sandra Paes, que reforçou a importância da realização da audiência.

Álvaro Porto informou que a Alepe está atenta às dificuldades da categoria e assegurou que a Casa tem disponibilidade e todo o interesse em promover o necessário debate. Participaram do encontro, o vice-presidente da delegacia, José Maria Miranda Luna; o secretário geral, Gaspar Cordeiro Leão; e o diretor-adjunto de finanças, Antônio José Peres de Souza.

De acordo com eles, a recusa da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) em negociar o reajuste do vencimento básico, sob a alegação de que o assunto teria se esgotado com a regulamentação do bônus de eficiência dos auditores, revela intransigência do governo federal.

Isso porque ficou estabelecido que os acordos firmados entre o Executivo federal e a categoria sobre o bônus não se configuram negociação salarial. Portanto, segundo eles, o governo lança mão de um argumento equivocado para justificar a falta de flexibilidade.

Na verdade, a própria Presidência da República, por meio Decreto 11.938/24, regulamentou a Lei 13.464/2017, que solucionou a questão do bônus, uma pendência que vinha do governo da ex-presidente Dilma Rousseff e cujas negociações estavam suspensas há sete anos.

A situação, afirmam, fez que com os auditores-fiscais da Receita Federal se tornasse a única categoria do serviço público sem reajuste no vencimento básico em 2024.

Diante desta realidade, a greve decretada em novembro último, foi a saída encontrada para se tentar a retomada das negociações. De acordo com os auditores, a falta de diálogo com o governo federal, desmotiva a categoria e compromete um trabalho fundamental para o desenvolvimento do país.

Sem o serviço de fiscalização dos auditores, a arrecadação de impostos fica comprometida, inviabilizando o repasse de recursos federais aos governos estaduais e prefeituras. Como consequência, os municípios ficam impedidos de investir em obras estruturantes e na oferta de serviços básicos, como saúde e educação. Ou seja, os impactos atingem a economia, políticas sociais, direitos básicos, penalizando, em última instância, o cidadão.

Diante deste contexto, a realização da audiência publica se torna imprescindível para mobilizar a sociedade. A meta é reunir senadores, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, representantes de sindicatos da área fiscal e de outros segmentos para discutir as consequências da inflexibilidade do governo federal e também caminhos para pressionar a Secretaria de Relações do Trabalho a retomar as negociações.

Serviço:
Audiência Pública: “Greve dos auditores-fiscais da Receita Federal e seus impactos socioeconômicos”
Data: 14 de abril de 2025
Horário: 10h
Local: Auditório Senador Sérgio Guerra, localizado no Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, Rua da União, s/n, Boa Vista

Foto: divulgação

Prefeitura do Recife conclui limpeza dos canais com maior impacto na cidade  

Trabalho segue nas demais estruturas de drenagem que cortam a capital pernambucana, junto com o conjunto de medidas da Ação Inverno 2025

A Prefeitura do Recife já finalizou a limpeza de 46 dos canais com maior impacto na infraestrutura da cidade, somando mais de 22 mil toneladas de resíduos removidos. Neste momento, o trabalho de limpeza segue no Canal Três Carneiros, no bairro do Ibura, Zona Sul da cidade, como parte das intervenções da Ação Inverno 2025, lançada na última quarta-feira (09). Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito em exercício e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, esteve no local para acompanhar o andamento dos serviços.

A intervenção acontece no trecho entre a Rua Expedicionário Francisco Vitoriano e a Rua Coronel Vilagran, totalizando 2.099 metros de extensão. A ação, executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB), terá duração de 60 dias e deve ser concluída até 7 de junho, com investimento de R$ 200 mil. Os serviços estão sendo realizados de forma manual e mecanizada. Até agora, já foram retiradas aproximadamente 275 toneladas de resíduos.

“Durante todo o ano todo, de janeiro a janeiro, a Prefeitura faz a limpeza e desobstrução de todos os 99 canais que cortam o Recife. Só de janeiro até agora, já foram 46 que passaram por esse mesmo processo. No total são mais de R$ 9 milhões que são investidos nessa ação, que envolve muitos profissionais, maquinário e tecnologia, porque a gente precisa que os canais estejam funcionando corretamente, para ajudar a prevenir os pontos de transborda e alagamento. É por isso que a gente pede tanto a colaboração da população, para que todo mundo faça a sua parte, jogando o lixo nos locais adequados”, destacou Victor Marques.

Atualmente, 13 frentes de trabalho estão em andamento e outras 37 já estão programadas.

A limpeza dos canais que cortam o Recife se soma a outras iniciativas que integram a Ação Inverno 2025, que conta com um investimento recorde de R$ 322,9 milhões. O programa atua em três grandes eixos: Prevenção, Infraestrutura e Prontidão, com foco em minimizar os impactos das chuvas e ampliar a segurança das áreas de risco.

Foto: Marlon Diego/ Prefeitura do Recife