Para se inscrever, o casal deve apresentar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou de Casamento com averbação de divórcio ou óbito com emissão de até 90 dias; RG e CPF; Comprovante de Residência, número do NIS, folha resumo do CadÚnico, além de RG, CPF e comprovante de residência de duas testemunhas, que não podem ser pai ou mãe dos noivos. As inscrições devem ser realizadas presencialmente na CJC, localizada na Travessa Pau Pombo, 126, Centro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Mais informações pelo WhatsApp: (81) 99736-1045.
Posts published by “Handson Matheus”
O médico-chefe da equipe cirúrgica que operou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Cláudio Birolini, afirmou, em coletiva nesta segunda-feira (14), que a parede abdominal do ex-chefe do Executivo estava “bastante danificada”.
“Era um abdome hostil, múltiplas cirurgias prévias. Aderências causando um quadro de obstrução intestinal e uma parede abdominal bastante danificada em função da facada, das cirurgias prévias. Isso já antecipava que seria um procedimento bastante complexo e trabalhoso”, disse Birolini.
No domingo (13), o líder da direita no país tratou uma suboclusão intestinal. O quadro foi causada por uma obstrução parcial do intestino, em razão da formação de aderências que surgiram após as cirurgias feitas em decorrência da facada que sofreu em 2018, durante a campanha eleitoral.
O procedimento durou 12 horas. Segundo médico cardiologista Leandro Echenique, essa cirurgia foi a mais complexa das operações já feitas por Bolsonaro desde o atentado. A duração da cirurgia, porém, “era esperada”.
O ex-presidente sentiu fortes dores abdominais na manhã da última sexta-feira (110, enquanto cumpria agenda em Santa Cruz, cidade do interior do Rio Grande do Norte. Ele foi encaminhado para um hospital em Natal (RN) de helicóptero, onde realizou os primeiros exames de imagem que mostraram a suboclusão intestinal.
No sábado (12), Bolsonaro foi transferido para Brasília, onde os médicos viram a necessidade de intervenção cirúrgica.
O título desta crônica serve como uma luva para o nosso lendário rio Pajeú. Sem exagero o nosso guerreiro está sofrendo com descaso dos moradores de Afogados da Ingazeira para com ele. Esgotos e lixo de toda espécie são jogados em seu leito sem qualquer cerimônia. Do rio de outrora, descrito por Zé Dantas e Luiz Gonzaga na letra da música “Riacho do Navio” e por Sebastião Dias no poema “Cenário do Pajeú” nada restou. O estágio atual tem plena compatibilidade com o poema “Rio Pajeú” do poeta Diomedes Mariano do qual extraímos a estrofe a seguir transcrita: “…E hoje acumulam lixo/Como mato, arame e fio/Estão vomitando esgotos/Na boca do pobre rio/Que se encontra transformado/Tanto entulho acumulado/Por onde o líquido correu/Vamos salvar nosso irmão/Que está de vela na mão/Mas ainda não morreu…”
Também guarda perfeita sintonia com o rio de hoje a estrofe de minha autoria, abaixo transcrita, feita para cordel coletivo organizado pelo poeta Amaurílio Sousa, com apoio de Academia de Letras do Sertão Pernambucano – ALESPE, em mote da poetisa Maria de Jesus: “Não existem ingazeiras/Frondosas em suas margens/E são cinza as imagens/Do entorno das cachoeiras/Verdes gramíneas rasteiras/Não compõem a sua flora/Seu leito é vítima agora/De crimes ambientais/O PAJEÚ NÃO É MAIS/O RIO QUE FOI OUTRORA.”
Ainda é possível salvar o rio? Claro que sim. Para esta missão entendo que o poder público é incapaz de sozinho resolver essa parada. Necessário se faz o envolvimento da sociedade por meio de organizações do terceiro setor. Como isto poderia ser feito? Através de um projeto consistente transformar, no primeiro momento, a área nos fundos da Rua Henrique Dias em um canteiro de mudas nativas da caatinga e mudas exóticas que seriam utilizadas na arborização de áreas públicas e privadas da cidade. Dinheiro existe para tal finalidade o que falta são projetos bem elaborados que demonstrem com clareza os benefícios relacionados com a recuperação da área degradada, geração de emprego e renda e redução dos focos de doenças em virtude do uso indevido do espaço como lixão.
Nesta quinta-feira (10), a Secretaria da Mulher de Itapetim realizou uma ação de panfletagem durante a feira livre do município, com o objetivo de levar informação à população e fortalecer a luta pelos direitos das mulheres.
Durante a ação, foram distribuídos folders explicativos com os quatro pilares de atuação da Secretaria: enfrentamento à violência, empreendedorismo feminino, empoderamento e ocupação de espaços de poder, além de serviços e assistência social. A equipe também orientou a população sobre os diferentes tipos de violência que precisam ser combatidos diariamente, como a violência física, moral, psicológica, patrimonial e sexual.
A prefeita Aline Karina e a secretária da Mulher, Edilene Machado, estiveram presentes na mobilização, reforçando o compromisso da gestão municipal com a promoção da igualdade de gênero e a proteção dos direitos das mulheres.
A Secretaria da Mulher também divulgou os canais de denúncia disponíveis para casos de violência:
– Disque Denúncia da Secretaria da Mulher: (87) 99940-4737 (WhatsApp)
– Central de Atendimento à Mulher: 180 (funcionamento 24 horas, gratuito e sigiloso)
– Polícia Militar de Itapetim: (81) 99406-9201
– Serviços de Saúde (Hospital): (87) 99956-3969
A ação integra as atividades permanentes de conscientização e acolhimento desenvolvidas pela Secretaria em todo o município.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Abastecimento e Defesa Animal de Garanhuns participou do 7º Seminário de Sementes Crioulas da Rede de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco (Rede Semeam), realizado nesta quinta-feira (10) na cidade de Jucati.
A comitiva foi liderada pelo secretário Neilton Falcão, que integrou mesa de debates para apresentar as políticas públicas que transformaram o município em referência na preservação, troca e comercialização dessas sementes tradicionais na nossa região.
As sementes crioulas representam um patrimônio genético e cultural para a agricultura familiar e se destacam por sua resistência, adaptação às condições climáticas locais, além de estarem livres de modificações transgênicas.
Fotos: Geraldo Mendonça
A Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta sexta-feira (11), a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como um Direito Humano”. O evento marcou um importante momento de diálogo, reflexão e fortalecimento das políticas públicas voltadas para a saúde dos profissionais que atuam na linha de frente do cuidado com a população.
A programação contou com uma palestra do coordenador da Apevisa da X GERES, Antônio Carlos.
Participaram da conferência os Agentes Comunitários de Saúde, coordenadores e diretores da Saúde Municipal, membros do Conselho Municipal de Saúde, além da presença da prefeita Aline, do vice-prefeito Chico, da secretária de Saúde Alda, e de vereadores do município.
A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização dos trabalhadores da saúde e com a construção de um sistema cada vez mais humanizado.
Audiência pública acontece no auditório Sérgio Guerra, às 10h

Nesta segunda-feira (14.04), a Assembleia Legislativa de Pernambuco promove audiência pública para debater os impactos socioeconômicos da greve dos auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil. A reunião terá início às 10h, no auditório Sérgio Guerra.
A audiência pretende expor para a sociedade os prejuízos decorrentes da paralisação e também buscar soluções para o impasse causado pelo descumprimento do Termo de Compromisso N° 1, de 2024, pelo qual o Governo Federal se comprometia a negociar, via Ministério de Gestão e Inovação, pautas remuneratórias e não remuneratórias com a categoria.
Promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por solicitação do deputado Abimael Santos, atendendo a pleito do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil – Delegacia de Pernambuco, a audiência deve reunir senadores, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, representantes de sindicatos da área fiscal e de outros segmentos correlacionados.
A meta é discutir as consequências da inflexibilidade do governo federal em negociar o reajuste anual e também caminhos para pressionar a Secretaria de Relações do Trabalho a retomar o diálogo.
No início do mês, representantes do sindicato foram recebidos pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, para tratar da questão. Na ocasião, estavam acompanhados da prefeita de Canhotinho, a auditora fiscal Sandra Paes, que reforçou a importância da realização da audiência.
Álvaro Porto informou que a Alepe está atenta às dificuldades da categoria e assegurou que a Casa tem disponibilidade e todo o interesse em promover o necessário debate. Participaram do encontro, o vice-presidente da delegacia, José Maria Miranda Luna; o secretário geral, Gaspar Cordeiro Leão; e o diretor-adjunto de finanças, Antônio José Peres de Souza.
De acordo com eles, a recusa da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) em negociar o reajuste do vencimento básico, sob a alegação de que o assunto teria se esgotado com a regulamentação do bônus de eficiência dos auditores, revela intransigência do governo federal.
Isso porque ficou estabelecido que os acordos firmados entre o Executivo federal e a categoria sobre o bônus não se configuram negociação salarial. Portanto, segundo eles, o governo lança mão de um argumento equivocado para justificar a falta de flexibilidade.
Na verdade, a própria Presidência da República, por meio Decreto 11.938/24, regulamentou a Lei 13.464/2017, que solucionou a questão do bônus, uma pendência que vinha do governo da ex-presidente Dilma Rousseff e cujas negociações estavam suspensas há sete anos.
A situação, afirmam, fez que com os auditores-fiscais da Receita Federal se tornasse a única categoria do serviço público sem reajuste no vencimento básico em 2024.
Diante desta realidade, a greve decretada em novembro último, foi a saída encontrada para se tentar a retomada das negociações. De acordo com os auditores, a falta de diálogo com o governo federal, desmotiva a categoria e compromete um trabalho fundamental para o desenvolvimento do país.
Sem o serviço de fiscalização dos auditores, a arrecadação de impostos fica comprometida, inviabilizando o repasse de recursos federais aos governos estaduais e prefeituras. Como consequência, os municípios ficam impedidos de investir em obras estruturantes e na oferta de serviços básicos, como saúde e educação. Ou seja, os impactos atingem a economia, políticas sociais, direitos básicos, penalizando, em última instância, o cidadão.
Diante deste contexto, a realização da audiência publica se torna imprescindível para mobilizar a sociedade. A meta é reunir senadores, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, representantes de sindicatos da área fiscal e de outros segmentos para discutir as consequências da inflexibilidade do governo federal e também caminhos para pressionar a Secretaria de Relações do Trabalho a retomar as negociações.
Serviço:
Audiência Pública: “Greve dos auditores-fiscais da Receita Federal e seus impactos socioeconômicos”
Data: 14 de abril de 2025
Horário: 10h
Local: Auditório Senador Sérgio Guerra, localizado no Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, Rua da União, s/n, Boa Vista
Foto: divulgação
Trabalho segue nas demais estruturas de drenagem que cortam a capital pernambucana, junto com o conjunto de medidas da Ação Inverno 2025
A Prefeitura do Recife já finalizou a limpeza de 46 dos canais com maior impacto na infraestrutura da cidade, somando mais de 22 mil toneladas de resíduos removidos. Neste momento, o trabalho de limpeza segue no Canal Três Carneiros, no bairro do Ibura, Zona Sul da cidade, como parte das intervenções da Ação Inverno 2025, lançada na última quarta-feira (09). Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito em exercício e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, esteve no local para acompanhar o andamento dos serviços.
A intervenção acontece no trecho entre a Rua Expedicionário Francisco Vitoriano e a Rua Coronel Vilagran, totalizando 2.099 metros de extensão. A ação, executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB), terá duração de 60 dias e deve ser concluída até 7 de junho, com investimento de R$ 200 mil. Os serviços estão sendo realizados de forma manual e mecanizada. Até agora, já foram retiradas aproximadamente 275 toneladas de resíduos.
“Durante todo o ano todo, de janeiro a janeiro, a Prefeitura faz a limpeza e desobstrução de todos os 99 canais que cortam o Recife. Só de janeiro até agora, já foram 46 que passaram por esse mesmo processo. No total são mais de R$ 9 milhões que são investidos nessa ação, que envolve muitos profissionais, maquinário e tecnologia, porque a gente precisa que os canais estejam funcionando corretamente, para ajudar a prevenir os pontos de transborda e alagamento. É por isso que a gente pede tanto a colaboração da população, para que todo mundo faça a sua parte, jogando o lixo nos locais adequados”, destacou Victor Marques.
Atualmente, 13 frentes de trabalho estão em andamento e outras 37 já estão programadas.
A limpeza dos canais que cortam o Recife se soma a outras iniciativas que integram a Ação Inverno 2025, que conta com um investimento recorde de R$ 322,9 milhões. O programa atua em três grandes eixos: Prevenção, Infraestrutura e Prontidão, com foco em minimizar os impactos das chuvas e ampliar a segurança das áreas de risco.
Foto: Marlon Diego/ Prefeitura do Recife








