Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Professora da Rede Municipal de Garanhuns fará palestra no maior evento de Educação da América Latina

Garanhuns vai marcar presença no maior evento de Inovação e Tecnologia para a Educação da América Latina. De 28 de abril a 1º de maio, São Paulo será palco da Bett Brasil 2025, e entre as histórias que inspiram está a da professora intérprete de Libras Juliana Di Paula, da Rede Municipal de Ensino, selecionada para apresentar seu relato em um dos auditórios do evento.

Juliana atua na Sala Bilíngue para estudantes surdos da Escola Municipal Gabriela Mistral, além da Escola José Brasileiro Vila Nova. Ela vai participar do Bett Talks – Histórias que Inspiram, um espaço voltado a experiências educacionais transformadoras. Na roda de conversa, Juliana vai falar sobre “A inclusão de surdos no ambiente escolar”. A Bett Brasil deve receber mais de 40 mil visitantes ao longo dos quatro dias, com a proposta de dialogar entre os diversos atores educacionais, estimulando ideias, conexões e soluções para o desenvolvimento da educação.

Ainda em 2022 a profissional iniciou o projeto ‘Libras na Escola’ na EFITI José Ferreira Sobrinho, escola em tempo integral no Distrito de São Pedro. Desenvolvido com os estudantes, a iniciativa buscava a inclusão com o ensino da Língua Brasileira de Sinais no ambiente escolar, envolvendo o ensino básico de Libras e musicalização. Além disso, foi formado um grupo cultural que realizava apresentações em alguns eventos.

“Estou muito feliz e ansiosa para participar desse evento que é tão grandioso, onde vou poder compartilhar sobre o meu trabalho, o projeto que eu desenvolvo em Garanhuns que proporciona o ensino de Libras como uma segunda língua para pessoas ouvintes, facilitando a comunicação e quebrando as barreiras comunicacionais no ambiente escolar”, afirmou a professora.

“Ter um projeto desenvolvido na Rede Municipal de Ensino selecionado para participar da Bett Brasil através da professora Juliana, em especial por se tratar de um projeto de inclusão, nos alegra e reafirma o compromisso da gestão municipal com a educação pública de qualidade e que estamos caminhando na direção certa para uma educação cada vez mais inclusiva, equitativa e justa”, expressou a secretária de Educação de Garanhuns, Wilza Vitorino.

A palestra de Juliana Di Paula será no dia 30 de abril, às 11h, na Expo Center Norte.

Foto: Jorsuey Correia

Viva Garanhuns 2025: Credenciamento de imprensa para o evento já está disponível

Prazo para interessados em realizar a cobertura do evento segue até o dia 22 de abril
A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza, no período de 01 a 04 de maio de 2025, o Festival Viva Garanhuns. O credenciamento para os veículos e profissionais de imprensa interessados em realizar a cobertura dos shows na Praça Mestre Dominguinhos já está disponível, por meio do preenchimento do formulário disponível no link:  https://forms.gle/6Xi3dBpD3KWJ26EMA

Os veículos de comunicação habilitados receberão a confirmação por meio do endereço de e-mail informado, e os crachás de identificação serão entregues nos dias 30 de abril e 01 de maio (quarta e quinta-feira), das 09h às 15h, na Secretaria de Comunicação, que fica localizada na rua Siqueira Campos, no bairro Santo Antônio.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Cultura de Garanhuns

Governadora Raquel Lyra lança o Recicla+Pernambuco

A governadora Raquel Lyra lança, nesta terça-feira (15), o Recicla+Pernambuco, projeto inovador do Governo do Estado em parceria com o Instituto Recicleiros. Com investimento de R$ 30 milhões — sendo R$ 12 milhões oriundos de recursos estaduais e R$ 9 milhões de contrapartida da instituição parceira —, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a política de resíduos sólidos em Pernambuco, por meio da capacitação de gestores públicos dos 184 municípios e do arquipélago de Fernando de Noronha, além de promover a inclusão socioprodutiva de catadores de materiais recicláveis.

Governo de Pernambuco nomeia novos servidores para a Saúde e Educação

O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (15) novas nomeações de profissionais para as áreas da Saúde e Educação. São 491 novos servidores que irão atuar na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) e nas diversas Gerências Regionais de Educação (GRE) em todo o Estado. As nomeações foram efetuadas pela governadora Raquel Lyra através dos Atos nº 2848 (Hemope), nº 2849 (professores) e nº 2850 (analistas e assistentes da Educação).
 
“Os novos profissionais vêm para somar em áreas que são prioridades do nosso governo: Saúde e Educação. Desde o início da nossa gestão, são áreas que temos focado na contratação de servidores, para aperfeiçoarmos esses serviços, melhorarmos nossos índices e proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos os pernambucanos”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Para a Saúde, foram nomeados 59 profissionais, fortalecendo todo o serviço do Hemope. Foram contemplados os cargos de médicos hematologistas clínicos e pediátricos, médicos clínicos, advogados, assistentes sociais, laboralistas, técnicos em laboratório e técnicos em enfermagem. As nomeações atendem as unidades de Recife, Caruaru, Serra Talhada, Salgueiro e Arcoverde. 
 
Na educação, 432 profissionais foram nomeados, sendo 312 analistas em gestão educacional e 113 assistentes administrativos educacionais. O cargo de analista em gestão educacional tem diversas áreas de atuação, entre elas: nutrição, fonoaudiologia e pedagogia, o destaque é a nomeação de 276 psicólogos, o que corresponde a mais de 80% dos analistas. Ainda foram nomeados sete docentes, sendo seis braillistas — especialistas que ensinam o sistema de leitura tátil para pessoas com deficiência visual — e um professor de música. Gerências Regionais de Educação (GRE) de todas as macrorregiões de Pernambuco serão atendidas com a chegada dos novos profissionais.
 
Foto: Hesíodo Góes/Secom

Diretor-geral da Abin é intimado para prestar depoimento à PF sobre espionagem ilegal

Luiz Fernando Corrêa em sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal. — Foto: Roque de Sá/Agência Senado

g1 – A Polícia Federal intimou o diretor-geral da Agência Brasileira de Informações (Abin), Luiz Fernando Corrêa, para depor no inquérito que apura um esquema de espionagem ilegal.

Segundo o g1 apurou, a ideia é que Correa seja ouvido na próxima quinta-feira (17).

Investigadores ouvidos pelo g1 afirmam que o objetivo é apurar duas coisas:

  • se houve eventual obstrução por parte da atual gestão à investigação do uso da Abin durante o governo Jair Bolsonaro (PL) para espionar autoridades, jornalistas e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente tinha como desafetos, caso conhecido como Abin paralela (clique para saber mais).
  • e se ela tinha conhecimento e autorizou a suposta espionagem de autoridades paraguaias (clique aqui para saber mais).

A intimação põe em polos opostos duas pessoas da extrema confiança de Lula: Corrêa foi diretor-geral da PF durante o segundo governo do petista; Andrei Rodrigues, o atual chefe da corporação, comandou a segurança do presidente durante a campanha de 2022.

Entenda o caso Abin paralela

Iniciada em 2023, a investigação apura se policiais, servidores e funcionários da Abin formaram uma organização criminosa para monitorar pessoas e autoridades públicas, invadindo celulares e computadores sem autorização judicial.

De acordo com os investigadores, a ferramenta FirstMile foi usada para acompanhar os passos de pessoas que eram consideradas desafetas de Bolsonaro.

A expectativa era de que as apurações fossem finalizadas no fim de 2024, o que ainda não aconteceu.

Operação hacker da Abin contra sistemas do Paraguai

Um funcionário da Abin afirmou em depoimento à Polícia Federal (PF) que a atual gestão do órgão teria mantido operações de invasão hacker a sistemas do governo do Paraguai e de autoridades envolvidas nas negociações da usina de Itaipu.

O caso foi revelado pelo portal UOL. A TV Globo teve acesso a trechos do depoimento.

O servidor disse que o ataque começou ainda no governo Bolsonaro, mas que continuou durante o governo Lula, com autorização expressa do atual diretor da Abin, Luiz Fernando Corrêa, e do diretor interino Saulo de Cunha Moura, que ocupou o cargo em maio de 2023.

Segundo o depoimento, a ação tinha como objetivo obter dados sigilosos sobre valores em negociação de um trecho do tratado de Itaipu que impacta no preço que o Brasil paga ao Paraguai por energia produzida na usina binacional.

Em nota, o governo Lula disse que interrompeu a ação assim que ficou sabendo dela, em maio de 2023.

Garanhuns: palestra aborda causa autista

No último sábado (12), a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), realizou uma palestra voltada para profissionais de Educação Física com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento aconteceu no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) e reuniu especialistas e representantes da causa para compartilhar conhecimentos e experiências.

A programação contou com a participação do professor de Educação Física e pesquisador do TEA, Klayton Danata, que apresentou práticas e abordagens inclusivas no contexto esportivo. Também esteve presente Renata Amorim, mãe atípica e uma das pioneiras no diagnóstico do autismo na região, que trouxe um olhar sensível e necessário sobre a vivência familiar e os desafios enfrentados.

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Zaqueu Naum Lins, abriu o evento destacando a importância da formação continuada dos profissionais da área para garantir a inclusão e o acolhimento de pessoas autistas em atividades esportivas. A iniciativa reforça o compromisso da pasta com a promoção de políticas públicas inclusivas e o fortalecimento da capacitação técnica dos profissionais da Educação Física no município.

Foto: Hilton Marques

Itapetim realiza abertura do Campeonato de Futebol Feminino Zezé da Loteria

Foi dada a largada para mais uma importante competição esportiva em Itapetim (PE). A abertura do Campeonato de Futebol Feminino Zezé da Loteria aconteceu neste domingo (13), no Centro Esportivo Genilson Batista, reunindo atletas, autoridades e torcedores.

Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Esportes e Lazer, o campeonato tem como objetivo incentivar o esporte feminino e reconhecer o talento das jogadoras itapetinenses. A rodada de estreia contou com dois confrontos bastante disputados: Fênix enfrentou o time Esperança, enquanto Unidas Pela Bola duelou com o V10 de São Vicente.

O evento contou com a presença da prefeita Aline Karina, do vice-prefeito Chico, do homenageado Zezé da Loteria, do diretor de Esportes Matheus Patriota e sua equipe, além de vereadores, secretários e diretores municipais.

A presença das autoridades reforça o compromisso do Governo Municipal com a promoção do esporte e o fortalecimento da participação feminina nas competições locais.

Mais de 580 mil empregos foram gerados ou mantidos por financiamentos do BNB em 2024

Em Pernambuco, o mercado de trabalho foi impactado em cerca de 56 mil vagas

O número de empregos impactados pelos financiamentos do Banco do Nordeste (BNB), em 2024, superou 580 mil vagas, entre formais e informais. Os valores foram calculados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), que considerou os cerca de R$ 61,3 bilhões contratados, ano passado, em toda área de atuação do Banco, que abrange estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Outro efeito do crédito foi o incremento na arrecadação tributária. No ano passado, esse valor superou R$ 2 bilhões. Houve, ainda, um incremento de R$ 19,7 bilhões no valor adicionado à economia.

O presidente do BNB, Paulo Câmara, explica que esses efeitos se devem à forma como o crédito é liberado. “Como banco de desenvolvimento, cada recurso aplicado por nós em um projeto é vinculado à produção de algum bem ou serviço. Por isso, os postos de trabalho surgem da construção ao funcionamento de empresa, por exemplo. E cada emprego se reflete de forma positiva na vida de uma família inteira. Estamos seguindo a determinação do presidente Lula em criar oportunidades que vão se desdobrar na economia por causa dos salários que circulam no comércio e nos serviços”, afirma.

Segundo o Etene, essas aplicações do BNB impactaram no aumento de R$ 8,4 bilhões na massa salarial da população dentro da área de atuação do Banco. Dos R$ 61,3 bilhões contratados em 2024, cerca de R$ 44,8 bilhões foram somente com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

Santa Cruz celebra os primeiros 100 dias de gestão com avanços expressivos na saúde e nas áreas sociais

Mais de 12 mil atendimentos na saúde, recuperação de escolas e frota escolar, e ampliação dos serviços sociais marcam o início de um novo tempo na cidade.
A Prefeitura de Santa Cruz completou os primeiros 100 dias de gestão com um balanço positivo em diversas áreas, enfrentando desafios herdados com muito trabalho, planejamento e compromisso com a população. Os maiores destaques vão para a saúde, que registrou números históricos de atendimentos, e para o cuidado com a educação, infraestrutura e assistência social. As informações foram apresentadas em coletiva de imprensa realizada no último sábado (12), quando a gestão prestou contas das ações desenvolvidas nesse início de mandato.
SAÚDE
Um dos principais avanços foi na área da saúde. Santa Cruz passou a contar com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos (adulto e infantil), terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psiquiatra, neurologista, fisioterapeuta e nutricionista, oferecendo reabilitação e acompanhamento integral aos pacientes.
Os números falam por si só:
•Mais de 3.900 atendimentos médicos nos Postos de Saúde;
•Mais de 6 mil atendimentos realizados no Hospital Municipal;
•Mais de 1.000 atendimentos especializados, com médicos como neurologista, psiquiatra, pediatra, ortopedista e ultrassonografista;
•Mais de 1.400 atendimentos com a equipe multidisciplinar;
•E mais de mil moradores da zona rural atendidos através do Programa UBS Itinerante, que chegou a localidades como Sítio Covão, São Paulo, Cana Brava e Lagoa do Almeida.
Além disso, foi anunciada a criação do Centro de Reabilitação Enfermeira Kerly Padilha, que em breve abrigará os atendimentos especializados em um novo espaço, mais estruturado e acessível. Outro destaque é a conquista de um ônibus novo para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), adquirido com recursos de emenda parlamentar do deputado Luciano Duque.
EDUCAÇÃO
Na educação, a gestão conquistou a construção de uma creche padrão FNDE por meio do PAC, com processo licitatório já iniciado. Foram construídas duas novas salas na Escola Otacílio Carlos de Alencar, e já está em andamento a licitação para ampliação da Creche Prefeito Armando Nunes.
A frota escolar, que estava em situação crítica, também foi recuperada: dos 13 ônibus, apenas três estavam em funcionamento. Agora, quase toda a frota está restaurada e foi conquistado um ônibus novo junto ao Governo do Estado.
Outras ações importantes na educação podem ser citadas:
•Reajuste do piso salarial dos professores;
•Formação continuada para equipe pedagógica;
•Entrega de kits escolares, fardamento e mochilas;
•Melhorias nas escolas da rede;
•Criação do Núcleo de Educação Inclusiva, atuando em parceria com a saúde.
INFRAESTRUTURA
Logo no início da gestão, a Prefeitura criou duas novas secretarias: Esportes e Assuntos Jurídicos, esta última com o objetivo de prestar assistência jurídica gratuita à população.
Entre as melhorias executadas:
•Limpeza urbana e retomada da coleta de lixo hospitalar;
•Dedetização de prédios públicos e manutenção da iluminação;
•Operação tapa-buracos e reorganização da rede hidráulica;
•Fechamento de esgotos e instalação de manilhas;
•Roço de estradas em localidades rurais;
•Calçamento em Pedra Bruta nos sítios Santo Antônio e São Bento;
•Revitalização das quadras e conserto de caçambas e máquinas do município.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Cozinha Comunitária foi reestruturada e passará a oferecer 200 refeições diárias a partir desta semana. O CRI Itinerante chegou a localidades como Jatiúca e Sítio Icó, ampliando o atendimento aos idosos.
O Serviço de Convivência também foi ampliado: em Jatiúca, mais crianças estão sendo atendidas com oficinas de dança e balé. Na sede, mais de 100 crianças participam das atividades, e a Escola de Balé foi implantada tanto na zona urbana quanto no distrito.
Além disso:
•Foram realizadas ações itinerantes do programa Bolsa Família, para ampliar cadastros;
•Foi implantado o projeto Novos Horizontes, em parceria com o Banco Santander, com foco na prevenção da violência contra a pessoa idosa.
“Nossa gestão segue demonstrando que, mesmo diante de obstáculos, é possível avançar com planejamento, organização e dando prioridade ao povo e suas necessidades. Os nossos 100 primeiros dias foram apenas o começo de uma trabalho que promete transformar Santa Cruz com compromisso e cuidado com quem mais precisa”, afirmou o prefeito do município, Dr. Ismael.