Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Juntos pela Segurança: Estado autoriza convocação dos aprovados no concurso da Polícia Civil para Curso de Formação Profissional

Matrícula deverá ser feita nos dias 15 e 16 de abril; Pernambuco terá 7 mil novos profissionais atuando nas forças de segurança do Estado até 2026
O Governo do Estado autorizou a convocação dos aprovados no concurso da Polícia Civil nos cargos de delegado, agente e escrivão para o Curso de Formação Profissional da corporação. A lista com o nome dos 445 candidatos aprovados está disponível no site da Cebraspe (www.cebraspe.org.br), banca realizadora do certame. A matrícula deverá ser feita nos dias 15 e 16 de abril (da 0h do primeiro dia às 23h59 do último dia, no horário local). Das vagas previstas no edital, 45 são para delegados, 250 para agentes e 150 para escrivães que, após a realização do curso de formação, vão reforçar o efetivo da segurança pública do Estado.
 
“Parabenizo, com enorme alegria, os aprovados no concurso da Polícia Civil. Tenho certeza de que esses homens e mulheres que decidiram abraçar a carreira policial, assim que concluírem o Curso de Formação Profissional, estarão mais do que preparados para proteger a população pernambucana e contribuir para colocar Pernambuco no patamar de segurança que tanto almejamos. Até 2026, teremos mais de 7 mil novos profissionais atuando nas forças de segurança do Estado, incluindo a Polícia Militar, Polícia Científica, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
Os aprovados no concurso da Polícia Civil devem acessar o tutorial de matrícula disponível no endereço eletrônico https://ead.acadepol.pc.pe.gov.br/mod/page/view.php?id=3363. O Curso de Formação Profissional terá carga horária de 900 horas-aula presenciais e duração de seis meses, em tempo integral. Em caso de dúvidas ou necessidade de outros esclarecimentos, os candidatos podem entrar em contato com a Secretaria de Defesa Social pelo e-mail cursodeformacaopcpe2025@cere.sds.pe.gov.br ou pelo telefone (81) 3183.5341.
 
“Esta é mais uma etapa do tão esperado concurso para a Polícia Civil. Chegou a hora de preparar os aprovados para estarem nas ruas o mais breve possível. Aproveito para reforçar que o aumento do efetivo é mais um importante passo para a reestruturação das forças de segurança do Estado fortalecendo, ainda mais, o trabalho do Juntos pela Segurança”, declarou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
 
No fim de 2024, o Governo do Estado já havia iniciado a primeira turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças da Polícia Militar, com 2.400 alunos, que logo estarão prontos para atuar em todo o território pernambucano. O Curso de Formação do Corpo de Bombeiros também começou no ano passado com 335 alunos.
 
JUNTOS PELA SEGURANÇA – O reforço no efetivo policial de Pernambuco é uma das ações do Juntos pela Segurança, política pública executada pelo Governo do Estado que conta um investimento garantido de mais de R$ 1 bilhão para ações na área de segurança pública e defesa social. Este ano, por meio do programa, por exemplo, a gestão estadual irá instalar cerca de 2 mil câmaras de videomonitoramento no Estado. O Juntos pela Segurança também abrange a renovação da frota policial e investimentos em infraestrutura e material de trabalho, além da qualificação e valorização dos profissionais de segurança de Pernambuco.
 
Foto: Hesíodo Góes/Secom

Prefeitura do Recife entrega obra de contenção de encosta no Vasco da Gama

Além da proteção estrutural, o projeto incluiu uma intervenção artística, transformando a barreira em uma grande tela que homenageia o bairro com a inscrição “Vasco Meu Amor
A Prefeitura do Recife entregou, nesta quinta-feira (3), a obra de contenção da encosta localizada na Rua Rio Novo, no bairro do Vasco da Gama, na Zona Norte da cidade. Com um investimento de R$ 1,5 milhão, a intervenção reforça a segurança dos mais de 250 moradores da área e melhora a infraestrutura local. Além da proteção estrutural, o projeto incluiu uma intervenção artística, transformando a barreira em uma grande tela que homenageia o bairro com a inscrição “Vasco Meu Amor”. O prefeito João Campos participou da entrega.
“Mais uma obra de contenção de encosta sendo inaugurada no Vasco da Gama. fizemos aqui uma operação da inovação urbana do Mais Vida e isso é bonito porque além de fazer a obra de proteção e de drenagem a gente também faz uma obra de arte com um grande painel mostrando o nosso amor pelo Vasco”, afirmou o prefeito João Campos.
Para garantir a proteção das 42 famílias que residem na área, a Autarquia de Urbanização do Recife (URB) realizou uma série de melhorias estruturais. Foi construído um muro de arrimo, totalizando 500 m², além de 116 metros de canaletas para garantir a drenagem eficiente. A obra também incluiu 1.368 m² de proteção de talude com tela argamassada, 400 m² de piso de concreto, e 177 metros de assentamento de corrimão.
“Essa é uma encosta sonhada pela população há mais de 50 anos. Fizemos uma obra completa, com escadaria, corrimão, guarda-corpo, passeio e a proteção com muro de arrimo. A gente sabe o quanto é importante cuidar da nossa cidade, dando dignidade para que os moradores do bairro possam dormir em segurança,” destacou o vice-prefeito e secretário de infraestrutura, Victor Marques.
Além das melhorias estruturais, a obra recebeu uma intervenção artística para integrar ludicidade e valorização cultural ao espaço. A ação, conduzida pelo Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), faz parte de uma estratégia de urbanismo social que visa transformar espaços urbanos em locais mais acolhedores e interativos para a comunidade.
Desde 2021, a Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), concluiu 139 obras de contenção definitiva de encostas em toda a cidade, beneficiando diretamente mais de 20 mil pessoas — e totalizando R$ 237 milhões em investimentos. Atualmente, outras 24 intervenções estão em andamento, ampliando a proteção para mais 4 mil pessoas, com um aporte de R$ 87 milhões.
Hilda Paixão, moradora do bairro há mais de 65 anos, relatou como a encosta era antes de ser feita. “Tinha muito capim e lixo. Quando chovia, ficávamos com medo do que poderia acontecer. Agora está uma lindeza. João fez o que muitos prometeram, mas só ele cumpriu”, disse ela.
OUTRAS INTERVENÇÕES – Por meio do programa Tá Aprumado, do GIURB, a Prefeitura do Recife também entregou um novo espaço de lazer e convivência para os moradores do Vasco da Gama, beneficiando diretamente 500 famílias. A intervenção na Rua Vinte e Dois de Outubro resultou na criação de uma praça, na revitalização das fachadas das casas ao redor e na implementação de melhorias estruturais para tornar o ambiente mais seguro e acessível.
O projeto incluiu a instalação de mobiliário urbano, como bancos e vasos decorativos de concreto, além de guarda-corpos com tela de proteção e uma rampa de acesso para ampliar a acessibilidade. Pensando no público infantil, foram criados espaços de brincadeira com gangorra, escorregador, circuito lúdico no piso e uma pista de corrida interativa. O paisagismo também foi revitalizado com o plantio de 60 mudas ornamentais e duas árvores, criando uma nova área verde para a comunidade.
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Prefeito de Pesqueira tem afastamento do cargo pedido após operação que investiga corrupção

Do Diario de Pernambuco

O prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos Xucuru (Republicanos), teve o afastamento do cargo solicitado, após uma operação contra corrupção deflagrada pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (3). O gestor foi alvo de um mandado expedido pela Comarca do município. 

A  Operação ”Pactum Amicis” também cumpriu um mandado de prisão e 15 mandados de busca e apreensão, além de bloqueio de bens.  As ações da Polícia Civil também foram realizadas em Alagoinha e Arcoverde.

A investigação começou em abril de 2022. A polícia investiga uma organização criminosa suspeita também de  fraude em licitação e lavagem de dinheiro.

Procurada pelo Diario, a Prefeitura de Pesqueira disse que  o pedido de afastamento do Prefeito Marcos Xukuru “se deu por ele ter sido secretário no ano dessa investigação”.

Por meio de nota, a gestão municipal afirmou que o prefeito “não tem envolvimento com os fatos apurados e que as acusações são infundadas”. 

Disse, ainda, que “as medidas legais cabíveis estão sendo tomadas para reverter o afastamento, que entendemos como mais um ato de perseguição política”.

A prefeitura informou, por meio de nota enviada ao Diario, que “até o momento não houve nenhuma citação ao órgão”. 

A Prefeitura de Pesqueira disse que  não suspendeu serviços.  “As atividades seguem sendo realizadas conforme o cronograma previsto, atendendo toda a nossa população”, acrescentou.

NOTA OFICIAL 

Nas redes sociais, a prefeitura expediu uma nota oficial.

Segundo a administração de Marcos Xucuru, existe “perseguição” e houve um  “mais um capítulo de uma tentativa injusta de descredibilizar sua liderança”.

No texto, o Executivo disse que, nesta quinta (3), todos foram “surpreendidos com mais um episódio claro de perseguição política”.

“Desta vez, trata-se de uma ação relacionada a investigações de 2021, período anterior ao seu mandato como gestor municipal, que trazem acusações infundadas de supostas irregularidades em processos licitatórios e, de forma arbitrária, resultaram em um pedido de afastamento do cargo”.

Ainda na nota, a prefeitura afirmou que “reitera  que o Cacique Marcos Xukuru não tem qualquer envolvimento com os fatos investigados”. 

Também conforme a administração municipal, “a equipe jurídica já está tomando todas as medidas cabíveis para reverter esse ato, que entendemos ser mais uma tentativa desesperada de enfraquecer a luta legítima e transparente que o prefeito vem travando desde o início de sua gestão”.

“A atual administração se pauta na seriedade, na lisura dos processos e no compromisso com o povo pesqueirense. Seguiremos colaborando com as investigações, certos de que nenhum ato da gestão ou do prefeito será desabonado, pois não há qualquer ilegalidade que justifique tal medida extrema”, acrescentou.

Um sonho de 50 anos: Simão Durando anuncia regularização fundiária do José e Maria

Mais de 4 mil unidades habitacionais e 20 mil pessoas beneficiadas

O bairro José e Maria, um dos mais tradicionais e populosos de Petrolina, está vivendo um momento histórico. Após mais de 50 anos de espera e incertezas, milhares de famílias terão, enfim, a garantia legal de suas casas. O prefeito Simão Durando assinou, nesta quarta-feira (2), o decreto para início do maior processo de regularização fundiária já realizado em Petrolina. Serão mais de 4 mil unidades habitacionais e 20 mil pessoas beneficiadas.

Desde os anos 1970, quando as primeiras casas começaram a ser construídas, os moradores enfrentam dificuldades por não terem a propriedade oficial dos imóveis. O problema, que afeta diretamente a vida das famílias, impede investimentos, reformas e até acesso a serviços básicos. Agora, essa realidade muda de vez. Após a decisão judicial que ordenou o registro da área em nome do Município, a gestão vai realizar a titulação dos moradores do José e Maria. O trabalho de regularização já está em andamento.

O prefeito Simão Durando destacou a importância do trabalho para garantir direitos à população, ressaltando a força tarefa do seu governo voltada a periferia. “Sabemos o quanto essas famílias lutaram por esse momento. A regularização fundiária não é apenas um documento, é a garantia de que cada morador pode olhar para sua casa e dizer com orgulho: Esse lar é meu, essa terra é minha por direito. Nossa gestão tem um compromisso inegociável com as pessoas, principalmente com aqueles que mais precisam. Regularizar a periferia é fazer justiça social e promover dignidade para quem sempre batalhou por um futuro melhor”, destacou.

O processo seguirá um cronograma definido para garantir que todas as famílias sejam beneficiadas, passando pelo levantamento das famílias e imóveis, coleta de documentos, a análise e legalização, até a entrega das escrituras de forma gratuita para aqueles que são de baixa renda.

Aprovação do prefeito Zeca Cavalcanti cresce e reforça o avanço de Arcoverde

A gestão do prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, segue ganhando cada vez mais a confiança da população. Segundo levantamento realizado pelo instituto Múltipla nos dias 31 de março e 1º de abril, a aprovação do governo municipal passou de 87% registrado em fevereiro, para 89% um crescimento de dois pontos percentuais.

A pesquisa também apontou que 87% da população aprovou as atrações do São João de Arcoverde 2025, anunciadas no último dia 28 de março.

O resultado reflete o trabalho intenso realizado em pouco tempo, trazendo mudanças visíveis para a cidade com a volta do gestor e de sua equipe comprometida com o desenvolvimento de Arcoverde.

Com planejamento e dedicação, Arcoverde segue avançando!

Prefeitura de Tabira abre inscrições para a Escola Municipal de Música

A Prefeitura de Tabira, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, abre nesta quinta-feira (3) as inscrições para a Escola Municipal de Música Maestro Virgínio. As aulas são gratuitas e destinam-se a crianças a partir de 8 anos, com cursos de Flauta Doce, Clarinete, Saxofone e instrumentos de percussão.

As aulas ocorrerão no Centro Lítero Cultural Poeta Zé de Mariano e têm como objetivo proporcionar uma formação musical de qualidade para a juventude local. O renomado músico Carlos Antônio Malaquias, conhecido como Cacá Malaquias, foi contratado para ministrar as aulas. Cacá, que é músico e arranjador de destaque nacional, já se apresentou ao lado de artistas renomados, como Roberto Carlos, Raul Seixas e o americano Ray Conniff, e trará toda sua experiência para a formação dos alunos de Tabira.

As vagas serão distribuídas conforme a faixa etária: a turma de musicalização infantil, com aulas de Flauta Doce, é destinada a crianças de 8 a 11 anos, enquanto os outros instrumentos estão disponíveis para jovens a partir dos 12 anos, sem limite de idade.

As matrículas podem ser feitas até o dia 10 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (Rua José Maria) ou no Centro Cultural Poeta Zé de Mariano. Para se matricular, os interessados devem apresentar o RG, comprovante de residência e uma foto 3×4. As aulas terão início no dia 11 de abril.

Prefeitura de Itapetim apoia produtores de leite de cabra com novas parcerias e investimentos

A Prefeitura de Itapetim segue firme no compromisso de fortalecer ainda mais a zona rural e apoiar os produtores locais. Na noite da terça-feira (1º), a prefeita Aline Karina esteve no Distrito de São Vicente participando de um encontro com os criadores de leite de cabra.

Um dos assuntos abordados na reunião foi sobre o escoamento do leite que agora passa a ser vendido para uma empresa de Sertânia, garantindo mercado certo para os produtores, mais geração de renda e valorização da atividade leiteira na região. Além disso, a prefeita anunciou a doação de dois tanques de resfriamento pela prefeitura para o armazenamento da produção.

O encontro contou com a presença da diretora de Empreendedorismo Rayssa, Carlos Nunes (vereador), Fábio (SENAR), Paulo Henrique (Cooperativa de Leite de Cabra de Amparo-PB), Ronaldo (ACCOI), Jackson (Associação dos Produtores de Leite da Lagoa da Jurema) e Alan Costa (APLCCOI).

O objetivo da gestão municipal é expandir a produção leiteira para todo o município criando mais oportunidades na zona rural e fortalecendo a economia local.

“Tomaremos todas as medidas cabíveis”, diz Lula após “tarifaço” de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), respondeu, nesta quinta-feira (3), às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quarta-feira (2). O chefe do Executivo afirmou que o governo brasileiro tomará “todas as medidas cabíveis” para defender empresas e trabalhadores.

“Diante da decisão dos Estados Unidos de impor uma sobretaxa aos produtos brasileiros, tomaremos todas as medidas cabíveis para defender as nossas empresas e nossos trabalhadores brasileiros. Tendo como referência a lei da reciprocidade econômica aprovada ontem pelo Congresso Nacional e as diretrizes da Organização Mundial do Comércio”, disse Lula durante um evento realizado nesta manhã para apresentar um balanço das ações do governo desde o início do terceiro mandato do petista.

O governo dos Estados Unidos anunciou ontem (2) a implementação de novas tarifas sobre produtos importados para diversos países, incluindo o Brasil, que terá taxação de 10% sobre seus produtos. Contudo, a tarifa média ainda será a ser maior do que a vigente, com risco de impactar nos preços brasileiros.

A lei da reciprocidade, citada por Lula e aprovada pelo Senado na terça-feira (1º) e pela Câmara dos Deputados, na quarta-feira (2), busca contornar possíveis sobretaxas de outros países, em especial para produtos do setor do agronegócio.