Posts published by “Handson Matheus”
Do Diario de Pernambuco
O prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos Xucuru (Republicanos), teve o afastamento do cargo solicitado, após uma operação contra corrupção deflagrada pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (3). O gestor foi alvo de um mandado expedido pela Comarca do município.
A Operação ”Pactum Amicis” também cumpriu um mandado de prisão e 15 mandados de busca e apreensão, além de bloqueio de bens. As ações da Polícia Civil também foram realizadas em Alagoinha e Arcoverde.
A investigação começou em abril de 2022. A polícia investiga uma organização criminosa suspeita também de fraude em licitação e lavagem de dinheiro.
Procurada pelo Diario, a Prefeitura de Pesqueira disse que o pedido de afastamento do Prefeito Marcos Xukuru “se deu por ele ter sido secretário no ano dessa investigação”.
Por meio de nota, a gestão municipal afirmou que o prefeito “não tem envolvimento com os fatos apurados e que as acusações são infundadas”.
Disse, ainda, que “as medidas legais cabíveis estão sendo tomadas para reverter o afastamento, que entendemos como mais um ato de perseguição política”.
A prefeitura informou, por meio de nota enviada ao Diario, que “até o momento não houve nenhuma citação ao órgão”.
A Prefeitura de Pesqueira disse que não suspendeu serviços. “As atividades seguem sendo realizadas conforme o cronograma previsto, atendendo toda a nossa população”, acrescentou.
NOTA OFICIAL
Nas redes sociais, a prefeitura expediu uma nota oficial.
Segundo a administração de Marcos Xucuru, existe “perseguição” e houve um “mais um capítulo de uma tentativa injusta de descredibilizar sua liderança”.
No texto, o Executivo disse que, nesta quinta (3), todos foram “surpreendidos com mais um episódio claro de perseguição política”.
“Desta vez, trata-se de uma ação relacionada a investigações de 2021, período anterior ao seu mandato como gestor municipal, que trazem acusações infundadas de supostas irregularidades em processos licitatórios e, de forma arbitrária, resultaram em um pedido de afastamento do cargo”.
Ainda na nota, a prefeitura afirmou que “reitera que o Cacique Marcos Xukuru não tem qualquer envolvimento com os fatos investigados”.
Também conforme a administração municipal, “a equipe jurídica já está tomando todas as medidas cabíveis para reverter esse ato, que entendemos ser mais uma tentativa desesperada de enfraquecer a luta legítima e transparente que o prefeito vem travando desde o início de sua gestão”.
“A atual administração se pauta na seriedade, na lisura dos processos e no compromisso com o povo pesqueirense. Seguiremos colaborando com as investigações, certos de que nenhum ato da gestão ou do prefeito será desabonado, pois não há qualquer ilegalidade que justifique tal medida extrema”, acrescentou.
Mais de 4 mil unidades habitacionais e 20 mil pessoas beneficiadas
O bairro José e Maria, um dos mais tradicionais e populosos de Petrolina, está vivendo um momento histórico. Após mais de 50 anos de espera e incertezas, milhares de famílias terão, enfim, a garantia legal de suas casas. O prefeito Simão Durando assinou, nesta quarta-feira (2), o decreto para início do maior processo de regularização fundiária já realizado em Petrolina. Serão mais de 4 mil unidades habitacionais e 20 mil pessoas beneficiadas.
Desde os anos 1970, quando as primeiras casas começaram a ser construídas, os moradores enfrentam dificuldades por não terem a propriedade oficial dos imóveis. O problema, que afeta diretamente a vida das famílias, impede investimentos, reformas e até acesso a serviços básicos. Agora, essa realidade muda de vez. Após a decisão judicial que ordenou o registro da área em nome do Município, a gestão vai realizar a titulação dos moradores do José e Maria. O trabalho de regularização já está em andamento.
O prefeito Simão Durando destacou a importância do trabalho para garantir direitos à população, ressaltando a força tarefa do seu governo voltada a periferia. “Sabemos o quanto essas famílias lutaram por esse momento. A regularização fundiária não é apenas um documento, é a garantia de que cada morador pode olhar para sua casa e dizer com orgulho: Esse lar é meu, essa terra é minha por direito. Nossa gestão tem um compromisso inegociável com as pessoas, principalmente com aqueles que mais precisam. Regularizar a periferia é fazer justiça social e promover dignidade para quem sempre batalhou por um futuro melhor”, destacou.
O processo seguirá um cronograma definido para garantir que todas as famílias sejam beneficiadas, passando pelo levantamento das famílias e imóveis, coleta de documentos, a análise e legalização, até a entrega das escrituras de forma gratuita para aqueles que são de baixa renda.
A gestão do prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, segue ganhando cada vez mais a confiança da população. Segundo levantamento realizado pelo instituto Múltipla nos dias 31 de março e 1º de abril, a aprovação do governo municipal passou de 87% registrado em fevereiro, para 89% um crescimento de dois pontos percentuais.
A pesquisa também apontou que 87% da população aprovou as atrações do São João de Arcoverde 2025, anunciadas no último dia 28 de março.
O resultado reflete o trabalho intenso realizado em pouco tempo, trazendo mudanças visíveis para a cidade com a volta do gestor e de sua equipe comprometida com o desenvolvimento de Arcoverde.
Com planejamento e dedicação, Arcoverde segue avançando!
A Prefeitura de Tabira, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, abre nesta quinta-feira (3) as inscrições para a Escola Municipal de Música Maestro Virgínio. As aulas são gratuitas e destinam-se a crianças a partir de 8 anos, com cursos de Flauta Doce, Clarinete, Saxofone e instrumentos de percussão.
As aulas ocorrerão no Centro Lítero Cultural Poeta Zé de Mariano e têm como objetivo proporcionar uma formação musical de qualidade para a juventude local. O renomado músico Carlos Antônio Malaquias, conhecido como Cacá Malaquias, foi contratado para ministrar as aulas. Cacá, que é músico e arranjador de destaque nacional, já se apresentou ao lado de artistas renomados, como Roberto Carlos, Raul Seixas e o americano Ray Conniff, e trará toda sua experiência para a formação dos alunos de Tabira.
As vagas serão distribuídas conforme a faixa etária: a turma de musicalização infantil, com aulas de Flauta Doce, é destinada a crianças de 8 a 11 anos, enquanto os outros instrumentos estão disponíveis para jovens a partir dos 12 anos, sem limite de idade.
As matrículas podem ser feitas até o dia 10 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (Rua José Maria) ou no Centro Cultural Poeta Zé de Mariano. Para se matricular, os interessados devem apresentar o RG, comprovante de residência e uma foto 3×4. As aulas terão início no dia 11 de abril.
A Prefeitura de Itapetim segue firme no compromisso de fortalecer ainda mais a zona rural e apoiar os produtores locais. Na noite da terça-feira (1º), a prefeita Aline Karina esteve no Distrito de São Vicente participando de um encontro com os criadores de leite de cabra.
Um dos assuntos abordados na reunião foi sobre o escoamento do leite que agora passa a ser vendido para uma empresa de Sertânia, garantindo mercado certo para os produtores, mais geração de renda e valorização da atividade leiteira na região. Além disso, a prefeita anunciou a doação de dois tanques de resfriamento pela prefeitura para o armazenamento da produção.
O encontro contou com a presença da diretora de Empreendedorismo Rayssa, Carlos Nunes (vereador), Fábio (SENAR), Paulo Henrique (Cooperativa de Leite de Cabra de Amparo-PB), Ronaldo (ACCOI), Jackson (Associação dos Produtores de Leite da Lagoa da Jurema) e Alan Costa (APLCCOI).
O objetivo da gestão municipal é expandir a produção leiteira para todo o município criando mais oportunidades na zona rural e fortalecendo a economia local.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), respondeu, nesta quinta-feira (3), às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quarta-feira (2). O chefe do Executivo afirmou que o governo brasileiro tomará “todas as medidas cabíveis” para defender empresas e trabalhadores.
“Diante da decisão dos Estados Unidos de impor uma sobretaxa aos produtos brasileiros, tomaremos todas as medidas cabíveis para defender as nossas empresas e nossos trabalhadores brasileiros. Tendo como referência a lei da reciprocidade econômica aprovada ontem pelo Congresso Nacional e as diretrizes da Organização Mundial do Comércio”, disse Lula durante um evento realizado nesta manhã para apresentar um balanço das ações do governo desde o início do terceiro mandato do petista.
O governo dos Estados Unidos anunciou ontem (2) a implementação de novas tarifas sobre produtos importados para diversos países, incluindo o Brasil, que terá taxação de 10% sobre seus produtos. Contudo, a tarifa média ainda será a ser maior do que a vigente, com risco de impactar nos preços brasileiros.
A lei da reciprocidade, citada por Lula e aprovada pelo Senado na terça-feira (1º) e pela Câmara dos Deputados, na quarta-feira (2), busca contornar possíveis sobretaxas de outros países, em especial para produtos do setor do agronegócio.
A proposta estabelece critérios para a suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade.
Lula ainda defendeu que o Brasil é “um país que não tolera ameaça à democracia, que não abre mão da sua soberania, que não bate continência para nenhuma outra bandeira que não seja a verde e amarela”.
“Que fala de igual para igual e respeita todos os países, dos mais pobres aos mais ricos. Mas que exige reciprocidade no tratamento. Defendemos o multilateralismo e o livre comércio e responderemos a qualquer tentativa de impor o protecionismo que não cabe mais hoje no mundo”, acrescentou.








