Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Dr. Ismael assina termo de compromisso e inicia mobilização pelo Selo UNICEF 2025-2028 em Santa Cruz

O município de Santa Cruz da Baixa Verde oficializou, nessa sexta-feira (30), sua adesão ao Selo UNICEF – Edição 2025-2028. O termo de compromisso foi assinado pelo prefeito Dr. Ismael Quintino e pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Shaiane Pádua.

O momento contou com a presença da articuladora do Selo Unicef no município, Jacqueline Keila, além de representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, do Conselho Tutelar, adolescentes integrantes do Nuca e demais mobilizadores que farão parte da equipe intersetorial que integrará os trabalhos voltados à melhoria das políticas públicas voltadas à infância e adolescência.

“Assinar este termo é muito mais que uma formalidade. É o primeiro passo de uma caminhada que exige dedicação, união e compromisso com o futuro de nossas crianças e adolescentes”, destacou o prefeito Dr. Ismael.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância que reconhece e incentiva os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira a implementarem ações que contribuam para a redução das desigualdades e a garantia dos direitos da população infantojuvenil.

Crônica de Ademar Rafael: mais vampiros que sangue

MAIS VAMPIROS DO QUE SANGUE

Em maio durante uma reunião com prestadores de serviços médicos/hospitalares para o setor público, visando identificar as causas dos atrasos dos repasses correspondentes aos serviços entregue na forma dos contratos administrativos firmados, um dos empresário fez a seguinte indagação: “Porquê os valores orçados, muitas vezes empenhado, demoram para ser liquidados?”

Mesmo percebendo que o prestador dos serviços detinha conhecimento sobre as fases de execução orçamentária de forma automática respondi: “É porque a quantidade de vampiros é maior que a de sangue.” Como a mesma rapidez que respondi vi que ele não entendeu a resposta. Este entrave na comunicação ocorreu porque no mundo corporativo os “ditados populares” não são adequados na maioria das oportunidades. Diante disto passei a traduzir o que ditado expressava.

Expliquei que o executores do orçamento público na União, Estado, Município e/outros entes públicos muitas vezes de deparam com situações onde o “urgente esmaga o importante”. Os fatores que atuam para que tal anomalia aconteça são diversos, podemos destacar dois. O primeiro e cumprir decisões judiciais, muitas delas sobre temas que o gestor deixou de observar tempestivamente e o segundo os penduricalhos em forma de salário indiretos e super faturamentos de obras e serviços com pagamentos imediatos, por questões  legais.

Sobre a primeira variável acima, não havendo procedimentos protelatórios, e o que resta é pagar e este fato atropela qualquer planejamento. A segunda variável é alimentada pela extrema capacidade que temos em criar “vampiros” para sugar os parcos recursos disponíveis. Permitam destacar alguns dos penduricalhos que  elevam verbas salariais e com elas são quitadas prioritariamente: “Auxílios alimentação, transporte, moradia, saúde, etc.; gratificações; progressões de carreiras; bônus; diárias; verbas de gabinetes e tantas outras.”  Não precisei concluir a longa lista, os empresários entenderam os injustificáveis motivos da sangria.

Governadora Raquel Lyra entrega nova cozinha comunitária em Caruaru e reforça combate à fome no Agreste

Batizada de Novo Mundo, em referência ao bairro onde foi construída, esta é a 147ª cozinha comunitária entregue na atual gestão estadual e a 22ª em 2025, ampliando a rede de segurança alimentar em Pernambuco

“Essa cozinha será boa para todos porque nós não temos o suficiente para sustentar nossas crianças. Agora não vai mais faltar comida na mesa”, foi o que afirmou a caruaruense Josicleide Bezerra, 33 anos, mãe de cinco crianças, ao comemorar a inauguração da Cozinha Comunitária Novo Mundo feita pela governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause, nesta sexta-feira (30), na sua cidade.

“Este é mais um trabalho do Governo do Estado para que possamos superar a pobreza e combater a fome em Pernambuco. Lançamos o programa Pernambuco Sem Fome, e essa é a cozinha comunitária de número 202, que, como as outras, funciona numa parceria com os municípios, aqui com a Prefeitura de Caruaru, onde a gente repassa o recurso e o município coloca em funcionamento entregando 200 refeições por dia para comunidades carentes. Hoje, estamos aqui no bairro Novo Mundo, mas já inauguramos uma em Caruaru, no bairro Kennedy, e é só o começo. Temos mais 100 cozinhas comunitárias que estão no forno, espalhadas por Pernambuco inteiro, e que chegarão na vida daqueles que são mais carentes”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A unidade é a 147ª inaugurada durante a atual gestão estadual e a 22ª somente em 2025. A iniciativa faz parte do Programa Bom Prato, uma das principais ações do Governo do Estado no enfrentamento à fome. Com a entrega, Pernambuco passa a contar com 202 cozinhas comunitárias em funcionamento, beneficiando diretamente milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social.

O secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre as Drogas, Carlos Braga, ressaltou que o enfrentamento à fome e à extrema pobreza no estado é uma prioridade do Governo de Pernambuco. “E isso é feito através do programa Pernambuco Sem Fome. Um dos braços desse programa é o Bom Prato, onde funcionam as cozinhas comunitárias que beneficiam mais de 40 mil pessoas diariamente. Vale destacar que estes espaços estão promovendo uma queda de mais de 25% nos casos de desnutrição no Estado”, comentou.

Instalada no Loteamento Novo Mundo, a nova unidade recebeu um investimento inicial de R$ 50 mil para estruturação e aquisição de equipamentos, além de um repasse mensal de R$ 20 mil para garantir seu funcionamento, que será das 7h às 15h. A cozinha oferece diariamente almoços nutritivos e balanceados, preparados por uma equipe composta por nutricionista, cozinheira, auxiliares de cozinha e equipe de apoio.

”Essa iniciativa significa segurança alimentar, mas também desenvolvimento econômico, porque todos esses produtos que estamos vendo aqui foram plantados ou comercializados aqui na nossa cidade, em especial na nossa zona rural. E vamos em frente para termos, de fato, uma cidade mais justa e próspera”, pontuou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

A gestão Raquel Lyra tem combatido a insegurança alimentar como prioridade. Mais de 14,1 milhões de refeições já foram servidas pelas cozinhas comunitárias em todo o estado. A inauguração da Cozinha Comunitária Novo Mundo simboliza o fortalecimento dessa estratégia que garante dignidade e alimentação de qualidade para quem mais precisa.

Estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Bruno Lambreta, e outros vereadores e lideranças locais.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Secretaria de Saúde de Itapetim realiza palestra em alusão ao Dia Mundial da Fibromialgia

A Secretaria de Saúde de Itapetim, em parceria com o Grupo de Fibromialgia do município, promoveu uma importante palestra com o psicanalista Edvan Soares, em alusão ao Dia Nacional e Mundial de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, celebrado em 12 de maio.

O encontro, realizado no auditório da Secretaria de Saúde, foi marcado por momentos de escuta, troca de experiências e orientações sobre o enfrentamento da fibromialgia, reforçando o compromisso da gestão municipal com a saúde integral da população.

A secretária de Saúde, Alda Araújo, esteve presente, prestigiando o evento e destacando a importância de iniciativas que promovem o acolhimento e o cuidado com quem convive com a doença.

A ação reafirma o compromisso do Governo Municipal, por meio da Secretaria, com a saúde dos itapetinenses.

Em mais uma ação do Juntos pela Segurança, Governo de Pernambuco desativa o Pamfa, unidade que integrava o Complexo Prisional do Curado

O Governo de Pernambuco desativou totalmente, na manhã desta sexta-feira (30), o Presídio Asp. Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), que integrava o Complexo Prisional do Curado (CPC), no Recife. A ação faz parte do programa Juntos pela Segurança, que tem o objetivo de reestruturar o sistema penitenciário do Estado e promover a completa ressocialização da pessoa presa.
 
“A desativação do Pamfa é mais um passo que o Governo de Pernambuco dá para a reestruturação completa do seu sistema penitenciário. Esse movimento se une a muitos outros, como a desativação da Barreto Campelo, em Itamaracá, para que nosso Estado tenha instalações prisionais onde, de fato, aqueles que aqui cumprem pena sejam ressocializados com dignidade e os servidores que lá atuam possam trabalhar com segurança. Nossa missão está apenas começando”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
O fechamento total do estabelecimento penal ocorreu com a transferência dos últimos 30 detentos que ocupavam o espaço, seguida da demolição simbólica de alguns setores, entre eles um dos pavilhões, a igreja e o galpão de visita. O trabalho foi realizado com uma retroescavadeira. “O dia de hoje é um marco para o sistema penal do Estado. O Pamfa serviu durante muitos anos ao Estado, mas devido à situação precária do prédio e das poucas condições de habitabilidade, não só a desativação, mas a demolição do espaço foi inevitável”, afirmou Paulo Paes, secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco.
 
A desocupação do Pamfa vinha ocorrendo, de forma gradativa, desde de março de 2025, quando havia cerca de 300 internos no local. Essas pessoas privadas de liberdade foram transferidas para o Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (Pjallb) e para o Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB), no próprio Complexo do Curado. A razão para a desativação da unidade foram as condições precárias do prédio e a oferta de melhor habitabilidade nas unidades de destino. Dessa forma, há também o melhor fluxo de efetivo.   
 
Desde 2023, o Governo de Pernambuco vem promovendo uma ampla reestruturação do sistema prisional do Estado, com foco em segurança, dignidade e reintegração social. Como parte desse processo, também foi desativada a histórica Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, que apresentava condições precárias. Em paralelo a isso, foi inaugurada uma nova unidade no Recife, o Presídio Policial Penal Leonardo Lago (PLL), que oferece qualidade, segurança, salubridade e menor custo de manutenção.
 
No município de Caruaru, no Agreste, a Penitenciária Juiz Plácido de Souza está passando por obras e novas unidades prisionais estão sendo construídas em Araçoiaba e Itaquitinga, ampliando a capacidade do sistema e garantindo melhores condições para internos e servidores. A previsão é que, até 2026, sejam entregues 7.950 novas vagas em todo o Estado.
 
Foto: Cristiano Regis/Seap

Prefeitura do Recife e Santa Cruz se unem e promovem ação para incentivar a adoção de animais

Jogadores “vestirão” a camisa do Adota PET, plataforma da gestão municipal, dando visibilidade e conscientizando sobre a causa

No próximo domingo, dia 01 de junho, o Estádio José do Rego Maciel será palco da ação “Adota Pet no Arruda”, uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia (SECTI) e da EMPREL, em parceria com o Santa Cruz Futebol Clube. A campanha tem como objetivo promover a adoção responsável de animais, aproveitando o alcance do jogo entre Santa Cruz e Ferroviário, que deve reunir cerca de 30 mil torcedores.

A ação visa ampliar a visibilidade da plataforma Adota Pet, estimular adoções e posicionar o Santa Cruz como instituição engajada em causas sociais. As atividades começam às 13h e se estendem até o início da partida, marcada para às 17h. O secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha, destaca o poder transformador da iniciativa. “O futebol tem uma capacidade única de mobilizar a sociedade. Os jogadores são ídolos, modelos para milhares de torcedores, especialmente os mais jovens. Quando eles abraçam uma causa, como a da adoção responsável, o impacto é enorme. Queremos usar essa força para dar visibilidade aos animais que esperam por um lar e que isso pode ser feito por meio da nossa plataforma Adota PET”, destaca.

O ponto alto da ação será a entrada dos atletas do Santa Cruz segurando uma faixa com a mensagem “Adote um pet e ganhe um torcedor fiel”, chamando atenção para a causa da adoção responsável. Também será montado o “Espaço Adota PET”, onde será possível conhecer mais a plataforma, assistir ao vídeo exclusivo dos jogadores interagindo com os pets e, ainda, participar de uma ativação com óculos de realidade virtual. Ainda durante o evento, seis promotoras circularão distribuindo panfletos informativos ao público presente. Vale destacar que previamente, durante a realização de um treino, os jogadores receberam os amigos de quatro patas para uma sessão de fotos promocionais.

“A ação oferece benefícios significativos para todos os envolvidos. Para o Santa Cruz, reforça a imagem institucional como clube socialmente responsável; para a Prefeitura do Recife, amplia o alcance da plataforma Adota Pet e o número de adoções realizadas; e para os animais, representa a chance de encontrar um novo lar”, finaliza Rafael Cunha.

PSD chega a 65 prefeitos com a filiação de Washington Ângelo, de Tacaratu. Ele deixou MDB

O PSD chegou à marca de 65 prefeituras em Pernambuco, nesta sexta-feira (30), com a filiação do prefeito de Tacaratu, Washington Ângelo. Ele foi eleito pelo MDB, no ano passado, com 7.976 votos. Já a sigla emedebista sofreu a segunda baixa na semana para o partido presidido no Estado pela governadora Raquel Lyra.

“É com muita alegria que passo a integrar o PSD, um partido que tem compromisso com o povo e com o desenvolvimento de Pernambuco. Quero agradecer à governadora Raquel Lyra pela acolhida e reforçar meu compromisso com o deputado Fabrizio Ferraz, com quem tenho construído uma parceria sólida em prol da nossa gente. Seguimos firmes, com coragem e responsabilidade, trabalhando pelo futuro de Tacaratu”, declarou Washington. Fabrizio é filiado ao Solidariedade, mas é próximo de Raquel.

A governadora ressaltou a importância da filiação de Washington como forma de ampliar sua base de apoio e colaborar para o desenvolvimento do Estado. “Quero dar as boas-vindas ao prefeito Washington. Sua chegada ao PSD fortalece ainda mais o nosso projeto para transformar Pernambuco. Agradeço a confiança e reafirmo nosso compromisso de seguir construindo, juntos, um estado mais justo e desenvolvido”, afirmou Raquel.

O vice-presidente estadual do PSD, André Teixeira Filho, também celebrou a chegada do novo prefeito à legenda. “É uma alegria receber o prefeito Washington em nosso partido. Tenho certeza de que essa nova caminhada será marcada por conquistas importantes, tanto para Tacaratu quanto para todo o PSD. Seja muito bem-vindo e que essa parceria gere muitos frutos positivos”, declarou.

Prefeitura de Itapetim realiza pagamento de maio dos servidores municipais

A Prefeitura de Itapetim efetuou, nesta sexta-feira (30), o pagamento dos salários referentes ao mês de maio para os servidores municipais ativos, além de aposentados e pensionistas. A medida reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização do funcionalismo público e a responsabilidade na administração dos recursos públicos.

O Governo Municipal de Itapetim segue pagando a folha rigorosamente em dia, demonstrando equilíbrio financeiro e respeito com quem contribui diariamente para o funcionamento dos serviços públicos.

A pontualidade no pagamento tem sido uma marca das últimas e da atual gestão, fortalecendo a economia local e garantindo tranquilidade ao funcionalismo municipal.

 

Recife sai na frente e inscreve mais de 10 empreendimentos no Minha Casa Minha Vida

Projetos inscritos são destinados à população em situação de vulnerabilidade social, com prioridade para moradores de palafitas e áreas de risco onde serão executados projetos de urbanização

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Habitação, concluiu, nesta quinta-feira (29), as inscrições de mais de 10 empreendimentos no programa federal Minha Casa Minha Vida FAR. Os projetos inscritos totalizam cerca de 2 mil unidades habitacionais e são distribuídos por diversas áreas da cidade, com o objetivo de garantir mais moradia digna à população em situação de vulnerabilidade social. 

“O Recife saiu na frente e foi a primeira cidade de Pernambuco a fazer as inscrições. Nossa equipe trabalhou até a madrugada para assegurar a inclusão do maior número possível de empreendimentos, pois a ordem de chegada é um dos critérios para a aprovação. Estamos confiantes de que grande parte deles serão aprovados, assegurando milhares de novas unidades para os recifenses que mais precisam”, afirma o secretário de Habitação do Recife, Felipe Cury.

De acordo com ele, os projetos priorizam a população que reside em palafitas e áreas de risco, onde serão executados projetos de urbanização social. “Os empreendimentos são localizados em áreas dotadas de boa infraestrutura, o que proporciona moradia digna e qualidade de vida para os beneficiados. Uma vez aprovadas as propostas, faremos os chamamentos públicos para contratar as construtoras e iniciar as obras”, completa o secretário.

INVESTIMENTOS – A Prefeitura do Recife e o Governo Federal já aprovaram a construção de cerca de 1,8 mil unidades habitacionais, dentro das modalidades FAR e Entidades do programa Minha Casa, Minha Vida FAR. O investimento previsto é da ordem de R$ 300 milhões, representando moradia digna para mais de 9 mil pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social em diversas áreas da cidade.

A política habitacional desenvolvida pela Prefeitura do Recife desde 2021 já viabilizou a construção de mais de 5 mil unidades habitacionais, entre obras concluídas, em andamento, em licitação, aprovadas junto ao Governo Federal e garantidas na PPP Morar no Centro. Foram entregues seis conjuntos habitacionais, totalizando 1.608 moradias. Estão em andamento as obras do habitacional Vila Esperança, no Monteiro, e Papa Francisco, na comunidade do Pilar. E o Conjunto Habitacional São José já está em fase de licitação pelo ProMorar.

Fotos:

Rodolfo Loepert/PCR – Habitacional Encanta Moça