Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Prefeitura do Recife e Aena transformam muro do Aeroporto Internacional do Recife em novo cartão-postal da cidade 

Painéis de arte urbana instalados no entorno do sítio aeroportuário valorizam a cultura local e conectam visitantes à identidade pernambucana logo na chegada à capital

A Prefeitura do Recife, em parceria com a operadora aeroportuária Aena, está transformando o muro que contorna o Aeroporto Internacional do Recife em uma galeria de arte a céu aberto. O projeto foi viabilizado por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setur-L), com articulação do Gabinete de Inovação Urbana (GIURB).

Quem passa pela Avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, já pode ver o novo cartão-postal da cidade ganhando vida. Através da arte urbana, o projeto alia cores intensas a elementos da cultura local, conectando visitantes à identidade pernambucana logo na chegada à capital. A iniciativa conta com o apoio das Tintas Iquine, que doou parte dos materiais utilizados.

Além de fortalecer o turismo local, oferecendo uma experiência visual impactante para quem desembarca no aeroporto, o projeto busca despertar o sentido de pertencimento dos pernambucanos, através da valorização das suas formas de expressão. Até o dia 17 de junho, a pintura dos murais deve ser concluída e entregue oficialmente à cidade.

A execução dos murais artísticos está sob a coordenação do Gabinete de Inovação Urbana do Recife, responsável por convocar 14 artistas previamente credenciados no edital do programa Colorindo o Recife. A curadoria e a execução das obras estão sendo acompanhadas de perto pelo Gabinete, garantindo que os painéis reflitam a identidade cultural da cidade e dialoguem com o público de forma criativa.

“Arte urbana, além de ser inclusiva e culturalmente enriquecedora, transforma um local, antes não utilizado, em um atrativo para o público. No caso desta ação da SETUR-L com a Aena e o Gabinete de Inovação, vai gerar um impacto muito positivo em quem desembarca no Recife”, afirma o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Thiago Ângelus.

Para Ed Ruas, chefe do Gabinete de Inovação Urbana, “é importante que os turistas tenham esse cartão de visitas dos nossos talentosos artistas logo na chegada. É um pouco do que eles vão ver em toda cidade através do Colorindo o Recife e dos Megamurais.”

O diretor-geral da Aena, Joaquín Rodríguez, destaca que a concessionária já desenvolve um projeto de sense of place (sentido de pertencimento) dentro dos aeroportos e agora leva o conceito também para a área externa.  “Acreditamos que os terminais devem refletir a identidade dos lugares que representam. Transformar o entorno do Aeroporto Internacional do Recife em uma galeria a céu aberto é uma forma de valorizar o talento dos artistas locais, estimulando também o turismo. Essa parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Setur-L e do GIURB, reitera nosso compromisso em proporcionar experiências positivas para os passageiros e    fortalecer o vínculo entre o aeroporto e a cidade”, afirma.

Nova Creche Escola Municipal da Ilha de Joaneiro terá capacidade de atender 131 crianças 

Com investimentos na ordem de R$ 3,2 milhões, a unidade tem previsão de conclusão da obra no começo do segundo semestre deste ano

Nesta segunda-feira (2), o prefeito do Recife, João Campos visitou as obras da nova Creche Escola Municipal Amadeu Clementino, na Ilha de Joaneiro, zona norte da cidade. Com investimentos na ordem de R$ 3,2 milhões, a nova unidade de ensino irá ofertar 131 novas vagas, contemplando turmas do berçário ao grupo V –  e faz parte do Infância na Creche, programa que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife, a previsão de conclusão da obra é no começo do segundo semestre deste ano.

“A gente está vendo a transformação que é uma boa obra pública. Aqui era um espaço onde tinha muito lixo, um terreno que não tinha utilização, a prefeitura fez a desapropriação e, principalmente, a construção dessa nova creche. A Ilha de Joaneiro clamava há muito tempo por uma creche e podemos atender essa demanda, começar a obra e vamos estar aí nos próximos meses já terminando, para fazer a inauguração. Para garantir as seis salas de aula em funcionamento, em tempo integral, e já com o projeto de expansão para outras seis novas que serão construídas nesse terreno vizinho. A primeira etapa será inaugurada no segundo semestre, em seguida começamos a obra da outra para garantir o dobro de vagas. Então, quando realizamos uma conquista, miramos a próxima para garantir a expansão da nossa rede sempre”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos.

Localizada na Rua Professor Othon Paraíso, a creche escola terá cerca de 650m² de área construída, dividida em dois pavimentos, térreo e superior, interligados por meio de escada e plataforma elevatória, assegurando  o cumprimento das normas de acessibilidade em toda a unidade. A estrutura da unidade de ensino contará com salas de aula, berçário, fraldário, bateria de banheiros, lavanderia e rouparia, cozinha e refeitório, sala multiuso e área administrativa composta por secretaria, direção, almoxarifado, sala dos professores e depósitos. Já existe o projeto de ampliação da creche, ampliando a oferta de vagas da unidade para 250 crianças.

“Toda essa estrutura irá ofertar para a comunidade escolar um ambiente moderno e de qualidade, proporcionando um espaço de aprendizagem mais confortável. É importante ressaltar que esta nova creche, aqui na Ilha de Joaneiro, já nasceu com um projeto de ampliação, o que vai impactar diretamente na ampliação de vagas nesta etapa de ensino, um dos eixos centrais do Programa Infância na Creche. Com esta ampliação, a Creche Escola Municipal Amadeu Clementino passará a contar com doze salas de aula, beneficiando ainda mais famílias de Campo Grande e bairros do entorno. A gente fica muito feliz com mais esse passo importante para o fortalecimento da educação do Recife”, diz Cecília Cruz, secretária de Educação do Recife.

PE na Dança chega em sua segunda edição e leva ações para todas as regiões do estado

Realizado pela Governo do Estado, o evento levará espetáculos, oficinas e outras atividades formativas em Olinda, Glória do Goitá, Triunfo e Caruaru

Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), o projeto PE na Dança chega em sua segunda edição a partir do próximo dia 4 de junho, trazendo espetáculos e intervenções artísticas com formações para todas as regiões do estado. A programação passará por Olinda, Glória do Goitá, Caruaru e Triunfo até o mês de julho, fortalecendo uma das linguagens artísticas fundamentais para a identidade cultural pernambucana.

A programação começa em Olinda, realizada no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa. A abertura dos trabalhos será com a intervenção artística com formação “Encantos do Corpo em Movimento: Bumba meu Boi, Maracatu e Coco de Roda”, a partir da próxima quarta (4), seguindo até o dia 7, uma vivência prática e sensível que convida os participantes a explorarem os saberes corporais das danças populares brasileiras, ministrada por Dadinha Gomes. No mesmo dia, às 19h, a apresentação “Os Guerreiros: A luta pela sobrevivência”, realizado pelo balé Afro Raízes. Já na sexta (6), é a vez do espetáculo “Corpos em Travessia”, do grupo Dançando com as Diferenças, que tem como proposta a troca entre pessoas com e sem deficiência, promovendo processos colaborativos que ampliam os horizontes da expressão artística.

As atividades começam na Zona da Mata pernambucana a partir do dia 7 de junho, em Glória do Goitá, no Centro Cultural Mestre Zé Lopes. Por lá, será realizada a  intervenção artística com formação “O Cavalo Marinho no Corpo Cênico”, trazendo uma reflexão sobre a interligação das ações na brincadeira do Cavalo Marinho, percebendo-as não como divisão, mas como uma unidade de elementos da dança com a música e com a atuação, propondo que cada pessoa entenda e descubra seu corpo de estado de presença em cena. No dia 12, o Fábio Lopes, ministrante da intervenção artística, também apresenta o solo “Caminhos”, integrando música, dança e teatro.

A programação em Glória do Goitá continua com o espetáculo “Pisadas”, do Manifesto de Cultura Popular, celebrando a beleza e a força das tradições da zona canavieira de Pernambuco, em 13 de junho. No dia seguinte, quem se apresenta é o Cavalo Marinho Boi Tira-Teima, sob a liderança de Zé de Bibi, patrimônio vivo de Pernambuco. O PE na Dança em seguida seguirá para as cidades de Triunfo, de 25 a 29 de junho, e Caruaru, de 30 de junho a 4 de julho.

“A continuidade do PE na Dança é um reforço do nosso compromisso de políticas para a cultura o ano todo e em todas as regiões do estado , abraçando as mais diversas linguagens artísticas que tornam a identidade cultural pernambucana tão única e forte”, afirma a secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula.

“O evento retorna mantendo as características que o tornam um projeto tão inclusivo e diverso, assim como é a dança em Pernambuco. São ações que passam pela Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão, incluindo atividades formativas e espetáculos que se debruçam por questões como acessibilidade, força da cultura popular pernambucana e outros aspectos que envolvem o fazer artístico no estado”, complementa o assessor de Dança da Secult-PE, Paulo Henrique Ferreira.

Pernambuco registra em 2024 os menores percentuais de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza em 14 anos

Em 2024, Pernambuco alcançou os seus menores percentuais de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza da série histórica da Pnad Contínua sobre Rendimento, iniciada em 2012 e publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram trabalhados em um estudo do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), do Governo do Espírito Santo. O desempenho do Estado reforça a trajetória de queda no número de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza, iniciada no primeiro ano da atual gestão. No ano passado, 698 mil pernambucanos saíram da pobreza e 288 mil da extrema pobreza.

“Esses números mostram o esforço que todo o time do Governo de Pernambuco tem empenhado para mudar a rota que o Estado tinha no passado. E o jogo está virando, com o nosso povo tendo mais oportunidades de emprego e renda. Fomos o estado que mais aumentou a renda da população em 2024, fechamos o ano passado com mais de 62 mil postos de trabalho gerados, sendo o segundo estado que mais gerou emprego do Nordeste e oitavo maior do Brasil. Reduzimos, no ano passado, em 20% o número de internações por desnutrição através do programa Pernambuco sem Fome, pelo qual já foram distribuídas mais de 14 milhões de refeições, beneficiando mais de 40 mil pessoas diariamente. Sem contar o programa Mães de Pernambuco, que, em 2024, teve um investimento de R$ 380 milhões e beneficia 100 mil mães de crianças na faixa etária da primeira infância em situação de extrema pobreza. É um conjunto de ações que priorizam o combate à pobreza e à fome para proporcionar uma melhor qualidade de vida à população de todos os recantos deste Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Em 2022, o percentual de pessoas em situação de pobreza no Estado era de 50,8% e em extrema pobreza era de 12,2% e passou em 2023 para 47,7% e 9,3%, respectivamente. Já em 2024 houve uma redução ainda maior nesses números, com 40,3% dos pernambucanos na pobreza e 6,3% na extrema pobreza. O que significa que desde 2023 972 mil pessoas superaram a condição de pobreza, representando uma redução percentual de 20,6% em relação a 2022. No mesmo período, 563 mil pernambucanos saíram da situação de extrema pobreza, uma redução percentual de 48,3% em relação a 2022.

Enquanto isso, o Brasil saiu de uma taxa de pobreza de 31,6%, em 2022, para 23,4%, em 2024. Em relação à extrema pobreza, o país saiu de uma taxa de 5,9%, em 2022, para 3,5%, em 2024.

“Os dados reforçam que Pernambuco está crescendo de forma sustentável, não deixando ninguém para trás, um compromisso da gestão. O Estado segue numa trajetória de expansão da economia, com números históricos e aumento do investimento público a um patamar que não se via há uma década, registrando um crescimento do emprego e da renda para os pernambucanos, mas também acentuando muito a queda no percentual de pernambucanos em situação de pobreza e extrema pobreza”, disse o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.

A redução do número de pernambucanos em situação de pobreza em 2024 foi impulsionada pelo maior crescimento econômico dos últimos 15 anos, pela alta na geração de empregos no Estado e pelo maior crescimento da renda da série histórica estadual no mesmo ano. Já a queda no percentual de pessoas em situação de extrema pobreza ocorreu também, além dos fatores já mencionados, graças à atuação forte do Estado na criação de um grande programa de transferência de renda com um investimento total de R$ 380 milhões em 2024, o Mães de Pernambuco, que beneficia 100 mil mulheres.

Simão Durando apresenta a vereadores plano de investimentos de R$ 800 milhões para Petrolina

Petrolina está prestes a dar um novo salto de desenvolvimento. O prefeito Simão Durando apresentou aos vereadores da bancada governista um plano de investimentos no valor de R$ 800 milhões, o maior já previsto na história da cidade. O projeto, viabilizado com recursos de bancos internacionais e aprovado junto ao Ministério do Planejamento e Orçamento, será enviado à Câmara ainda nesta semana.

Durante reunião com a bancada governista, na última sexta-feira (30), o prefeito detalhou os principais eixos do plano, que contemplam ações estruturantes em mobilidade urbana, saúde, educação, saneamento, urbanização, assistência social e esportes. Segundo Simão, a união das lideranças políticas locais será fundamental para viabilizar a execução do projeto com eficiência e transparência. “Sem apoio dos vereadores não teríamos avançado tanto em Petrolina. E esse novo plano será algo histórico, construído a muitas mãos e que fará Petrolina dar um novo salto de desenvolvimento”, assegura o prefeito.

No setor de mobilidade, estão previstas grandes intervenções como a duplicação do trecho final da Transnordestina e da estrada das Pedrinhas até a BR-428, além da pavimentação de estradas vicinais, como a ligação entre os núcleos N-04 e N-05. O maior programa de pavimentação da história de Petrolina também será reforçado com R$ 150 milhões, destinados à execução de obras em diversas ruas nos bairros da cidade.

A infraestrutura urbana também ganhará um grande impulso com a reestruturação da drenagem na entrada dos bairros José e Maria e Vila Eulália, que receberão um novo sistema e a pavimentação da via marginal da Avenida Sete de Setembro. O plano inclui ainda estudos para a construção de um viaduto e um novo terminal rodoviário.

Na área de saneamento, o município pretende universalizar o esgotamento sanitário na área urbana e levar água tratada a seis núcleos irrigados e à Tapera. Já na saúde, estão previstas a construção de novas unidades de atenção básica e a reforma e ampliação de outras unidades já existentes, todas com climatização completa.

A educação também será contemplada com a construção de escolas de tempo integral e novas creches. Em urbanização e lazer, o programa prevê a construção de praças públicas, centros gastronômicos e complexos esportivos, com campos de grama sintética e coberturas metálicas em quadras já existentes.

“Estamos dando o primeiro passo para o maior plano de investimentos da história de Petrolina. Esse projeto vai preparar nossa cidade para o futuro, garantindo mais inclusão social, infraestrutura moderna e oportunidades para quem mais precisa. É um salto ousado, mas necessário, para consolidar Petrolina como uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil. E nada disso seria possível sem o apoio fundamental dos nossos vereadores”, destacou o prefeito.

A reunião contou ainda com a presença do deputado estadual Antonio Coelho, do vice-prefeito Ricardo Coelho, do presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, além de secretários municipais. As primeiras obras começam ainda neste ano, no final do segundo semestre.

Prefeitura do Recife prorroga inscrições para eleição da Rainha e do Rei do Milho da Pessoa Idosa 

Os interessados podem se dirigir à Prefeitura do Recife até sexta-feira (6). O concurso ocorrerá no Compaz Governador Eduardo Campos no próximo dia 10

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, prorrogou as inscrições para o concurso inédito da Rainha e do Rei do Milho da Pessoa Idosa, que integra a programação do São João de Direitos 2025. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (6), das 9h às 16h, na sala da Gerência da Pessoa Idosa, no 6º andar do edifício-sede do Executivo municipal. A seleção será realizada no dia 10 de junho, das 14h às 17h, no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. 

“Esta iniciativa reforça nosso compromisso com o envelhecimento digno e com a valorização das expressões culturais da nossa terra. Em sintonia com a Década do Envelhecimento Saudável, proposta pela ONU, entendemos que oferecer acesso à cultura e ao lazer é também investir em saúde e bem-estar de forma preventiva”, afirmou o secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho.

Os vencedores receberão uma premiação no valor de R$ 2 mil cada. Os grupos de convivência de pessoas idosas, as Instituições de Longa Permanência de Pessoas Idosas (ILPs), os representantes e usuários das Academias da Cidade e outras entidades voltadas para esse público do Recife poderão inscrever uma candidata à Rainha do Milho e um candidato a Rei do Milho. Os candidatos(as) deverão ter idade igual ou superior a 60 anos, morar na capital pernambucana e fazer parte de alguma dessas entidades. 

No ato de inscrição, será preciso preencher uma ficha, assinar um termo de compromisso e apresentar um comprovante de residência do Recife, bem como uma declaração de participação em Grupo de Convivência, ILPIs, Academia da Cidade ou outras entidades voltadas para o segmento da pessoa idosa, sediadas na capital pernambucana. Não será permitida a inscrição de candidato ou candidata que já tenha sido eleito Rei ou Rainha do Carnaval da Pessoa Idosa nos dois últimos anos anteriores a 2025. 

Mais informações podem ser obtidas na Gerência da Pessoa Idosa, através dos telefones (81) 3355-8534 ou (81) 99285-1317. O edital referente ao concurso pode ser acessado na edição nº 63 do Diário Oficial do Recife. O São João da Pessoa Idosa 2025 será realizado no Classic Hall no próximo dia 17 de junho.

FOTO: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife.

Garanhuns | Encerramento do Maio Laranja mobiliza sociedade em defesa das crianças e adolescentes

Ações da Secretaria de Assistência Social reforçaram a importância da denúncia e da proteção de meninas e meninos contra o abuso e à exploração sexual
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Cras Bela Vista e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou, nesta sexta-feira (30), a caminhada e o apitaço de encerramento do Maio Laranja. Ao longo do mês de maio, diversas atividades alusivas ao Maio Laranja, que reforça o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, foram promovidas com o objetivo de conscientizar a população, mobilizar a sociedade e fortalecer a rede de proteção às vítimas.

Alunos, professores e coordenação da Escola Municipal Jaime Luna, além de crianças e mães acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), juntamente com moradores da Cohab 3, participaram da ação. O momento reforçou a importância da denúncia e da atuação conjunta entre escola, família, sociedade civil e poder público, na garantia dos direitos de meninas e meninos e no enfrentamento a esse tipo de violência.

Panorama – Em Garanhuns, no ano de 2024, foram registrados 57 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Em nível nacional, segundo informações do site do Senado Federal, cerca de 500 mil meninos e meninas são explorados sexualmente todos os anos no Brasil. O Disque 100 é o canal oficial gratuito para denunciar o abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, funcionando 24 horas por dia.

Fotos: Paula Mayer

Presidente estadual do NOVO Tecio Teles e vereadores do Recife se reúnem em Brasília para articulações políticas

Na última semana, o presidente estadual do Partido Novo em Pernambuco, Tecio Teles (NOVO), esteve em Brasília acompanhado dos vereadores do Recife Eduardo Moura, líder da bancada do partido na Câmara Municipal, e Felipe Alecrim, atual líder da oposição na Casa.

A comitiva pernambucana foi recebida na liderança do Partido Novo na Câmara Federal pelo deputado federal Marcel Van Hattem e por dirigentes nacionais do partido. Durante a visita, também se reuniram com o senador Eduardo Girão, a deputada federal Adriana Ventura, o deputado federal Luiz Lima e o deputado federal Ricardo Salles (NOVO).

O objetivo dos encontros foi reforçar o alinhamento entre as pautas do Congresso Nacional e as demandas do estado de Pernambuco, fortalecendo a atuação conjunta do partido em diversas frentes legislativas.

Durante a agenda, o vereador Eduardo Moura apresentou ao senador Eduardo Girão, um projeto de lei que endurece as penas para crimes cometidos por integrantes de torcidas organizadas, uma resposta legislativa à crescente preocupação com a violência ligada ao futebol.

“Consideramos essa visita muito importante, pois traz o alinhamento do nosso partido com as demandas municipais e estaduais de Pernambuco, através de nossos representantes na Câmara Federal. O Partido Novo é um partido coeso e tem uma unidade em torno daquilo que faz bem e é melhor para a população”, afirmou Tecio Teles.

As reuniões reforçam o compromisso do Partido Novo com a coerência ideológica, a defesa das liberdades individuais e a promoção de uma gestão pública eficiente, tanto em âmbito federal quanto nos municípios onde atua.

Sileno: “João Campos aponta para um novo horizonte na esquerda brasileira”

Presidente do PSB de Pernambuco repercutiu a eleição do prefeito do Recife como dirigente nacional do partido

O presidente do PSB de Pernambuco, deputado Sileno Guedes, declarou, nesta segunda-feira (2), que João Campos aponta para um novo horizonte na esquerda brasileira. Para o dirigente, a eleição do prefeito do Recife como presidente nacional do PSB durante o XVI Congresso Nacional do partido, no fim de semana, em Brasília, foi uma demonstração da densidade política e eleitoral que ele tem e do reconhecimento à sua figura como uma personalidade política de abrangência nacional.

“Foi um reconhecimento à liderança do prefeito João Campos, ao tamanho que ele passou a ter na política brasileira. Foi um movimento do PSB que apontou para uma renovação geracional sem abrir mão de sua essência e dos seus compromissos. João aponta para essa renovação, para um novo horizonte na esquerda brasileira, por sua densidade eleitoral e política, apesar de sua juventude, que já faz com que ele se consolide como uma grande liderança política. Não à toa, assumiu por aclamação, ontem, a liderança nacional do partido”, declarou Sileno, em entrevista à Rádio Folha.

O dirigente também repercutiu declarações do presidente Lula (PT) durante o congresso do PSB, ocasião em que reforçou sua parceria com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e com figuras históricas do partido, como os ex-governadores Miguel Arraes (1916-2005) e Eduardo Campos (1965-2014). Com base nisso, Sileno disse acreditar que haverá condições de fazer a mesma unidade nacional que existe entre PT e PSB ter rebatimentos no cenário eleitoral de 2026 em Pernambuco.

“A militância do PSB está muito alinhada, muito afinada, com o projeto que vem sendo desenvolvido no Brasil sob a liderança do presidente Lula. O novo presidente do PSB, o prefeito João Campos, reafirmou o compromisso de mantermos essa aliança pela importância que ela tem para o Brasil, pela importância que vem tendo para manter a tranquilidade democrática em nosso país. O partido já aponta para o desejo de, em 2026, manter a chapa vitoriosa de 2022”, afirmou. “Eu tenho plena convicção de que o PSB e o PT vão ter condições de construir uma grande unidade aqui em Pernambuco para 2026, liderada pelo presidente Lula, que será o grande comandante do processo eleitoral das forças de esquerda no país inteiro”, completou.

Por fim, o deputado reafirmou que o PSB apresentará um projeto para Pernambuco nas eleições do ano que vem como resposta às dificuldades de gestão enfrentadas pelo atual governo. Sileno também avaliou que o Poder Executivo tem falhado no diálogo e na concessão de respostas transparentes em episódios como o do trancamento da pauta da Assembleia Legislativa (Alepe), o que vem inviabilizando votações de projetos de interesse do povo pernambucano há várias semanas.

“A oposição está no plenário. A liderança do Governo é que tem orientado sua bancada a não participar das sessões. A indicação do novo presidente da Adagro entrou na pauta praticamente todos os dias da semana passada. A Assembleia não está se furtando disso. A Assembleia já aprovou vários empréstimos pedidos pelo Governo. A oposição votou a favor e votará novamente, desde que se justifique a necessidade e onde se aplicaram os outros empréstimos”, finalizou o parlamentar.

Haddad cita correção de distorções e reformas estruturais como alternativas ao aumento do IOF

Após o Congresso Nacional estabelecer um prazo de 10 dias para que o governo federal apresente um plano alternativo para o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou nesta segunda-feira (2) que a equipe econômica tem duas alternativas.

A primeira possibilidade, segundo Haddad, é “corrigir distorções do sistema financeiro”. O ministro, no entanto, não detalhou quais distorções podem ser corrigidas.

Haddad descartou que a equipe econômica fará mudanças na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) por causa da regra da noventena.

“Corrigir distorções do sistema financeiro para abrir espaço para a calibragem do decreto do IOF. Se houver qualquer calibragem, vai ser no âmbito da expansão da correção dos desequilíbrios existentes hoje dos tributos que dizem respeito às finanças”, afirmou Haddad a jornalistas.

Outra alternativa que está sendo estudada é a implementação de novas reformas estruturais. De acordo com o ministro, a medida é necessária para evitar a elaboração de um novo pacote fiscal a cada ano, como o que foi enviado ao Congresso Nacional no final de 2024.

“Eu tenho duas alternativas. Uma é uma medida regulatória para resolver o problema de modo paliativo para cumprir as metas do ano. A outra, que interessa mais a Fazenda, é voltar a fazer reformas estruturais”, disse.

Segundo Haddad, as propostas foram apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre.

No último domingo (1°), Hugo Motta (Republicanos-PB), solicitou à equipe econômica do governo federal a suspensão imediata da elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o chamado “risco sacado”.

“Não vai ser discutido [risco sacado] dessa maneira. Não vai ser discutido rapidamente. Ninguém aqui está querendo postergar”, disse Haddad nesta segunda (2).

O governo anunciou, em maio, uma elevação no IOF cobrado sobre diversas operações financeiras para cumprir a meta fiscal de 2025. Em razão da repercussão negativa no mercado financeiro, a equipe econômica começou a recuar no mesmo dia.