Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Festival de Carros de Boi de Flores abre inscrições com mais de R$ 20 mil em prêmios

O município de Flores, no Sertão do Pajeú, já respira tradição e expectativa para mais uma edição do maior evento cultural da região. Estão abertas as inscrições para o 15º Festival de Carros de Boi de Flores, reconhecido como o maior do gênero no mundo. O evento, que celebra a força da cultura sertaneja, traz este ano uma premiação robusta: mais de R$ 20 mil em prêmios, além de R$ 250 reais garantidos para cada participante.

As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, na Secretaria de Agricultura, das 8h às 13h, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. Um ponto importante é que, neste ano, a organização reforça: a decoração do carro de boi é obrigatória. No ato da inscrição, os participantes deverão informar o tema ou a proposta visual do seu carro, contribuindo para tornar o desfile ainda mais bonito e atrativo.

O festival é uma realização do Governo Municipal de Flores, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos e da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento, e promete mais uma vez reunir um grande público, movimentando a economia local e fortalecendo a identidade cultural do município.

A gestão municipal convida a população a prestigiar, participar e ajudar a manter viva essa tradição centenária, que é motivo de orgulho para todo o povo florense.

Prefeito Zeca Cavalcanti apresenta estrutura do São João 2025 e reforça impacto econômico e cultural para Arcoverde

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, concedeu entrevista ao programa Super Manhã, da Rádio Jornal, na manhã desta terça-feira (03), para apresentar os principais destaques da edição 2025 do São João da cidade. Com início marcado para o dia 14 de junho, o evento segue até o dia 28 com nova estrutura, distribuída em oito polos culturais e o palco principal, que terá capacidade para receber 25 mil pessoas por noite.
“Esse São João foi pensado para todos os públicos, com polos diversos, valorizando a tradição e garantindo espaço para os artistas locais. Teremos atrações de renome nacional, mas todos os dias, no palco principal, também terá artista da terra. Isso é compromisso com nossa cultura e com o nosso povo”, afirmou o prefeito Zeca.

Durante a entrevista, Zeca também reforçou a relevância econômica do evento. A estimativa da gestão é de que o São João 2025 movimente cerca de R$70 milhões na economia local, com impacto direto e indireto para mais de 5 mil trabalhadores. “O São João não é custo, é investimento. Estamos injetando recursos na cidade, fortalecendo o comércio, gerando empregos e atraindo turistas. Arcoverde vai receber, por dia, uma média de 40 mil pessoas”, destacou.*

Segurança
Em articulação com o Governo do Estado, a Prefeitura confirmou a instalação de um centro integrado de segurança dentro do Pátio de Eventos, com a presença de efetivos da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e demais forças públicas. “Já nos reunimos com a Casa Civil e a Secretaria de Defesa Social. Recebemos total apoio e vamos garantir uma festa segura para todas as famílias”, garantiu o prefeito.

Referência Cultural
O prefeito, Zeca Cavalcanti destacou que os maiores ciclos juninos da história de Arcoverde ocorreram sob sua administração, e que a edição 2025 representa a retomada definitiva da cidade como referência cultural no São João do Nordeste. *“Revigoramos o São João de Arcoverde. A cidade está linda, com investimentos em infraestrutura, mobilidade, limpeza, iluminação, e com o povo ansioso. O que estamos entregando este ano é fruto de muito trabalho e planejamento.”*

Carpina prepara ações de segurança para São João 2025: videomonitoramento, equipes especializadas e mais

Já no primeiro ano de gestão, a Prefeitura de Carpina está investindo no resgate do São João do município, reforçando o compromisso com a cultura e as tradições locais. Para garantir um festejo de qualidade, a segurança do público é uma das principais prioridades neste período de organização. Por isso, uma série de ações estão sendo planejadas em parceria com a Polícia Militar, incluindo câmeras de monitoramento e a presença de equipes especializadas no local da festa.

Para garantir o controle do evento, serão instaladas câmeras de videomonitoramento – com atuação 24h – em diferentes pontos da festa. Os equipamentos vão disponibilizar imagens em tempo real permitindo maior prevenção e respostas mais rápidas a possíveis ocorrências. Além disso, em caso de qualquer necessidade, o público poderá recorrer às equipes de segurança que estarão na festa à disposição.

Além do efetivo de segurança pública, o São João de Carpina também contará com a presença de equipes de saúde em todos os dias de festa. Os profissionais estarão disponíveis para atender possíveis emergências e prestar toda assistência necessária para a população.

Ainda pensando na segurança da população, ficará proibida na área fechada do evento a entrada de coolers, bebidas de fora ou qualquer objeto que possa se tornar uma arma. A medida é uma ação necessária para evitar acidentes e não colocar a segurança de todos em risco.

A Prefeitura de Carpina está empenhada em fazer uma festa organizada em todos os eixos. Ou seja, pensando não apenas em programação e estrura de qualidade, como também em segurança e saúde. As ações que serão implementadas é a prova desse compromisso.

Sudene lança edital de R$ 1 milhão para projetos inovadores liderados por jovens

O Inova Juventudes, em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude, destinará recursos para o desenvolvimento de tecnologias sociais da área de atuação da Autarquia

Natal (RN) – A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) da Secretaria-Geral da Presidência da República, anunciou hoje (3), durante a Caravana na capital potiguar, o lançamento do edital Inova Juventudes. A iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento de tecnologias sociais voltadas para os jovens nos territórios de atuação da Sudene. O investimento é de R$ 1 milhão.

“Essa ação é resultado de uma parceria estratégica voltada para tornar as políticas públicas voltadas para as juventudes efetivas na nossa área de atuação e fruto de um diálogo com a SNJ, o Conselho Nacional da Juventude e os movimentos sociais. O edital fala para os desafios dos 13 milhões de jovens do Nordeste, especialmente os mais vulneráveis e busca incorporar tecnologias sociais a desafios escolhidos a partir desse diálogo”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

A publicação do Inova Juventudes no Diário Oficial da União será amanhã (4) e as inscrições estarão abertas até 20 de julho. O resultado final dos projetos aprovados será divulgado em dezembro. Cada projeto selecionado poderá receber até R$ 200 mil. Mais detalhes podem ser obtidos no site da Sudene (www.gov.br/sudene).

Ao defender a aprovação do Plano Nacional da Juventude, a secretária-adjunta da SNJ, Jessy Daiane, destacou a importância do Inova Juventudes. “É um passo importante no investimento em inovação e no fortalecimento do protagonismo juvenil, utilizando o conhecimento local para construir um futuro mais sustentável e equidade”, disse.

O edital é direcionado a jovens pesquisadores, vinculados a universidades e institutos federais, em parceria com organizações da sociedade civil. A Sudene busca projetos que atuem prioritariamente em territórios como o semiárido, áreas rurais e territórios tradicionais. Há um forte compromisso em apoiar a diversidade das juventudes, incluindo mulheres, populações negras, indígenas e povos tradicionais, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIAPN+.

Segundo o edital, as tecnologias sociais são destacadas como ferramentas essenciais por valorizarem o conhecimento e as práticas desenvolvidas nas próprias comunidades. O Inova Juventudes apoiará propostas em três linhas temáticas cruciais para o desenvolvimento e a autonomia da juventude. São elas: emprego decente, empreendedorismo e geração de trabalho e renda; meio ambiente e produção sustentável; e cultura, comunicação e economia criativa.

A primeira linha do edital é voltada para tecnologias sociais que promovam o trabalho decente e a geração de renda, por meio do empreendedorismo, do cooperativismo e associativismo e/ou da economia popular e solidária desenvolvidas por jovens em situação de vulnerabilidade social. Já a segunda é direcionada para a promoção de formas de produção sustentáveis e resilientes, a segurança alimentar e nutricional, a segurança hídrica e a segurança energética desenvolvidas por jovens da área de atuação da Sudene.

E a terceira linha para o fomento da promoção da cultura local, da comunicação democrática e promotora dos direitos humanos e a criatividade e o conhecimento desenvolvidas por jovens em situação de vulnerabilidade social da área de atuação da Sudene.

Itapetim recebe Circuito Banco Vermelho em ação de combate à violência contra a mulher

O município de Itapetim recebeu, nesta terça-feira (03), o Circuito Banco Vermelho, uma iniciativa de conscientização no enfrentamento ao feminicídio e à violência contra a mulher. A ação é promovida pela Secretaria da Mulher de Itapetim, em parceria com a Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco.

O projeto faz parte de um movimento global que utiliza o símbolo de um banco vermelho instalado em locais públicos para chamar atenção da população sobre os altos índices de violência contra mulheres e meninas. A proposta é provocar reflexão e estimular o debate em torno do tema.

Em Itapetim, o banco ficará exposto em diferentes pontos do município, com a seguinte programação:

·         Até 08 de junho – Praça Padre João Leite

·         Dias 09 e 10 de junho – Distrito de São Vicente

·         Dias 11 e 12 de junho – Distrito de Piedade

·         Dia 13 de junho – Encerramento na Praça João Arcanjo, no Conjunto Miguel Arraes

Durante o evento de lançamento, estiveram presentes a prefeita Aline Karina, a secretária da Mulher Edilene Machado e sua equipe, Rose Silva, coordenadora da Secretaria da Mulher do Estado, o promotor de Justiça da Comarca de Itapetim, Dr. Samuel, além do presidente da Câmara Municipal, Júnio Moreira, e os vereadores Carlos Nunes, Dr. Antônio e Cleubia. Representantes de outras secretarias também participaram da atividade.

A iniciativa integra as ações permanentes de prevenção e enfrentamento à violência, reforçando o compromisso do município com políticas públicas voltadas para a proteção e valorização da mulher.

Santa Cruz da Baixa Verde se destaca com Corrida pela Infância Protegida no distrito de Jatiúca

O município de Santa Cruz da Baixa Verde foi destaque neste fim de semana ao promover, no domingo (1º), mais uma ação inovadora de conscientização social: a Corrida pela Infância Protegida, realizada no distrito de Jatiúca. A iniciativa fez parte da culminância das atividades da campanha Maio Laranja, voltada ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Diferente da maioria das ações realizadas em alusão à campanha, tradicionalmente centradas em passeatas, palestras e demais eventos de conscientização, Santa Cruz da Baixa Verde optou por uma abordagem inovadora e mobilizadora, além das tradicionais, que também foram realizadas no município: promover uma corrida de rua com foco em um propósito urgente — a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

A atividade reuniu moradores de todas as idades, entre crianças, jovens e adultos, em um momento que aliou esporte, bem-estar e engajamento social. A proposta foi colocar a população para correr por uma causa nobre: a proteção da infância.

A Corrida pela Infância Protegida foi a terceira prova organizada pela Prefeitura este ano, dentro de um calendário de eventos que une atividade física e propósito social. A primeira foi a Corrida da Mulher, durante o Março Mulher, com uma programação voltada ao empoderamento feminino e à valorização da mulher. A segunda foi a Corrida Pró-Vacina, com foco na conscientização sobre a importância da vacinação na prevenção de doenças. Agora, com a corrida em Jatiúca, o município se mobilizou por uma infância livre de violência.

“Nosso objetivo é que cada passo, cada quilômetro percorrido, seja também um avanço na luta pelos direitos e pela conscientização sobre esses temas urgentes. Temos conseguido construir isso, graças à população, que tem abraçado esses eventos, e ao nosso time, que está dando um show nas mobilizações. Unindo esporte, saúde e cidadania, temos conseguido tocar as pessoas de uma maneira muito mais significativa”, destacou o prefeito Dr. Ismael.

Prefeitura realiza 6ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife

Nesta quarta e quinta-feira, os diálogos democráticos vão acontecer na Universidade Católica de Pernambuco, das 8h às 17h

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por equidade, Direitos e Participação”, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR) vão promover a 6ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife. O evento será realizado nesta quarta (4) e quinta-feira (5), na Universidade Católica de Pernambuco, sempre das 8h às 17h.

Os 120 delegados eleitos nas pré-conferências municipais da pessoa idosa do Recife, realizadas entre os meses de abril e maio, participarão do encontro junto a representantes da sociedade civil. Na quarta, no Auditório José de Anchieta, Bloco G da universidade, o credenciamento ocorrerá das 8h às 9h. Em seguida, a mesa de abertura será iniciada com falas institucionais de representantes da Prefeitura do Recife, COMDIR, Ministério Público de Pernambuco, Polícia da Pessoa Idosa, Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Universidade Católica de Pernambuco, Câmara de Vereadores do Recife e OAB-PE. 

Às 10h, será a vez da palestra de Sálvea Campelo. Ela é assistente social com doutorado na área pela Universidade Federal de Pernambuco; coordena o Projeto de Extensão Escola do Estatuto, do Hospital Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco; e é autora do livro “Envelhecimento, saúde e trabalho no tempo do capital”. Já a leitura e aprovação do Regimento da 6ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa ocorrerá a partir das 10h30. À tarde, será a vez das discussões dos eixos temáticos em grupos, no 8º andar do Bloco G.

Na quinta-feira, as discussões dos eixos temáticos acontecerão pela manhã. O turno da tarde será reservado para a eleição dos 12 delegados e delegadas que representarão o Recife na VI Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco, nos dias 26 e 27 de agosto.

“A 6ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife tem como propósito principal fortalecer a promoção e defesa dos direitos desse público, a partir da identificação dos desafios do envelhecimento plural na cidade. Entre os objetivos da iniciativa estão a sensibilização da sociedade sobre o contexto atual do envelhecimento da população, a mobilização da população idosa em torno da conquista do direito a envelhecer com dignidade e a garantia da participação social na construção de ações que enfrentem os entraves ao envelhecimento saudável”, explicou o secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho. 

Também serão debatidos temas ligados à Política Nacional da Pessoa Idosa, com foco na efetivação de seus princípios e diretrizes, além da construção de propostas para a defesa, promoção e proteção dos direitos e da cidadania das pessoas idosas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3355.8534 ou pelo e-mail comdirrecife@gmail.com.

Circuito Junino abre programação do São Pedro de Itapetim 2025 em uma noite de cultura, tradição e muita animação

Na noite desta segunda-feira, 02 de junho, foi oficialmente aberta a programação do São Pedro 2025 em Itapetim, com o início do Circuito Junino, que segue até o dia 30 de junho. A abertura aconteceu na Praça Simão Leite, no Centro da cidade, com cultura, arte e tradição.

O evento contou com apresentações do Grupo de Dança do Serviço de Convivência de Piedade e do Grupo de Dança da Secretaria de Cultura, que encantaram o público presente. Também se apresentaram a tradicional Banda de Pífano da Goiabeira. A noite incluiu ainda uma bela exposição de artesanato no Centro de Cultura Gera Marques, valorizando os talentos artísticos do município.

Encerrando a abertura com chave de ouro, a animação ficou por conta da Banda Forró Dellas, formada exclusivamente por mulheres itapetinenses, que levaram alegria e muito forró ao palco.

A prefeita Aline Karina esteve presente no evento, acompanhada pelo secretário de Cultura, Vandivaldo Piancó, pelo presidente da Câmara, Júnio Moreira, e pelos vereadores Carlos Nunes e Cleubia. Também participaram secretários e diretores municipais, equipe da Cultura e a população.

A programação segue durante todo o mês de junho, com uma série de eventos já confirmados, incluindo o São João das Escolas, a tradicional Festa de Santo Antônio, o Barracão Junino, o Festival de Sanfoneiros, o Show de Calouros e a Noite Religiosa com o Padre Fabrício, marcada para o dia 26 de junho.

O ponto alto da festa acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho, com as três grandes noites do melhor São Pedro do Pajeú, que contará com grandes atrações musicais em praça pública, incluindo Se Desejo, Fulô de Mandacaru, Walkyria Santos, Brasas do Forró, Natanzinho Lima, Forrozão Tropykália e artistas locais.

A cidade de Itapetim já vive o clima junino, reforçando seu compromisso com a valorização da cultura e com a alegria do seu povo.

 OBS: Uma correção na data, amigos!

Condenada pelo STF, Carla Zambelli anuncia que deixou o Brasil

Parlamentar disse que deve se basear na Europa e pedir licença de seu mandato como deputada federal

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) anunciou nesta terça-feira (3) que deixou o Brasil. Em entrevista à Rádio Auri Verde, a parlamentar disse que deve se basear na Europa e pedir licença de seu mandato como deputada.

“Queria anunciar que estou fora do Brasil já faz alguns dias, eu vim a princípio buscando tratamento médico que eu já fazia aqui e agora eu vou pedir para que eu possa me afastar do cargo”, disse.

Em maio, Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na ocasião, a Primeira Turma determinou uma pena de 10 anos de prisão, em regime inicialmente fechado; perda do mandato parlamentar (a ser declarada pela Câmara dos Deputados após o trânsito em julgado); e a inelegibilidade da política. Além disso, também foi condenada a pagar uma indenização de R$ 2 milhões por danos morais e coletivos.

Zambelli também é alvo de outro inquérito no STF, no qual responde por crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Nesse caso, porém, ela ainda não foi condenada. O julgamento foi interrompido em março, após um pedido de vista do ministro Nunes Marques.